GEOGRAFIA - SUPER RESUMO.docx

7
Geografia do Brasil Geografia – Vídeos – AlfaCon – Técnico IBGE 2013. Aula 01 – Brasil: localização 1) Localização: O Brasil é o 5º país mais extenso do mundo. Também é o 5º mais populoso. Está totalmente no hemisfério ocidental, com terras nos dois hemisférios (92% no hemisfério Sul). É cortado por duas linhas: Linha do Equador e Trópico de Capricórnio. 2) Pontos extremos do Brasil: São dados pelas latitudes e longitudes. 5º 16’ Lat N: nascente do Rio Ailá (RR) 33º 45’ Lat S: Arroio Chuí (RS) 34º 47’ Long W: Ponta do Seixas (PB) 73º 59’ Long W: Serra da Contamana (AC) 3) Divisões regionais do Brasil: A atual divisão é resultado de uma série de transformações políticas, econômicas e sociais. As divisões do IBGE (criado em 1936) tem como base o critério político administrativo para o governo. São 5 regiões. Objetivos da mudança da capital: tirar a capital do centro nervoso; gerar desenvolvimento e fluxo econômico para o interior; proteção da capital; - década de 40: - década de 60: criação do estado do TO. Nessa época, um geógrafo chamado Pedro Pinchas propôs uma divisão baseada em complexos regionais e/ou regiões geoeconômicas. Ele dividiu o Brasil em três grandes regiões (não se adapta as divisões territoriais dos estados): Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

Transcript of GEOGRAFIA - SUPER RESUMO.docx

Page 1: GEOGRAFIA - SUPER RESUMO.docx

Geografia do Brasil

Geografia – Vídeos – AlfaCon – Técnico IBGE 2013.

Aula 01 – Brasil: localização

1) Localização:

O Brasil é o 5º país mais extenso do mundo. Também é o 5º mais populoso. Está totalmente no hemisfério ocidental, com terras nos dois hemisférios (92% no hemisfério Sul). É cortado por duas linhas: Linha do Equador e Trópico de Capricórnio.

2) Pontos extremos do Brasil:

São dados pelas latitudes e longitudes.

5º 16’ Lat N: nascente do Rio Ailá (RR)33º 45’ Lat S: Arroio Chuí (RS)34º 47’ Long W: Ponta do Seixas (PB)73º 59’ Long W: Serra da Contamana (AC)

3) Divisões regionais do Brasil:

A atual divisão é resultado de uma série de transformações políticas, econômicas e sociais.

As divisões do IBGE (criado em 1936) tem como base o critério político administrativo para o governo.

São 5 regiões. Objetivos da mudança da capital: tirar a capital do centro nervoso; gerar desenvolvimento e fluxo econômico para o interior; proteção da capital;

- década de 40: - década de 60: criação do estado do TO.Nessa época, um geógrafo chamado Pedro Pinchas propôs uma divisão baseada em complexos regionais e/ou regiões geoeconômicas. Ele dividiu o Brasil em três grandes regiões (não se adapta as divisões territoriais dos estados): Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

- década de 80:

3) Estrutura geológica do Brasil:

Estrutura geológica considerada antiga. No Brasil é resultante e desgastada pelos agentes externos.- todas as formas de relevo são resultados de agentes internos e externos. - Logo, é uma estrutura antiga, desgastada, baixa e estável.

Page 2: GEOGRAFIA - SUPER RESUMO.docx

3.1) Classificação geral:

36% são representados pelos escudos ou maciços cristalinos antigos (afloramento de superfície); formados na (era pré-cambriana) (32% Arqueozóico e 4% proterozóico onde são encontradas as jazidas de minerais metálicos). E 64% são bacias sedimentares (encontramos combustíveis fósseis) formadas nas eras: paleozoica, mesozoica e cenozoica (últimos 70 milhões de anos).

3.2) Principais classificações:

Dec. 40: Aroldo de Azevedo: utilizou o critério de altimetria (altitudes).

Dec. 60: Aziz Ab Saber: altimetria + processos erosivos; (acrescentaram-se planaltos na região Nordeste e Serras na região de Minas e RJ).

Dec. 80: Jurandir Ross: participou do RADAM Brasil (aerofotogrametria); 28 unidades de relevo. Importante: planície é praticamente ao nível do mar.

3.3) Caraterística gerais: - riquezas em rios e pobreza em lagos; - predomina rios de planalto, o que favorece o potencial hidráulico;- drenagem exorreica (drena para o oceano) tem outras classificações;- regime dos rios: pluvial (*mantidos pelas chuvas).

4) Bacias hidrográficas:

4.1) Bacias secundárias: abastecimento urbano;4.2) Bacias principais:

- Amazônica: maior bacia hidrográfica do mundo (em extensão e volume); nascentes na C. dos Andes (Peru), passa na Colômbia e adentra no Brasil com o nome de Solimões; rios de planície (navegação; p. hidráulico – volume)

- Tocantis-Araguaia: maior usina do Brasil: Tucuruí; maior ilha fluvial do mundo: ilha do bananal.

- São Francisco: nascentes em MG; bacia de planalto e grande potencial hidráulico e navegável a partir de Pirapora até Juazeiro.

- Paraná: rio de planalto; melhor aproveitamento hidráulico; formada pela confluência dos rios Paranaíba e Grande.

- Paraguai: drena o pantanal mato-grossense;

- Uruguai: rio de planalto; divisa entre SC e RS.

5) Brasil – CLIMA:

Page 3: GEOGRAFIA - SUPER RESUMO.docx

Tempo: condição atmosférica momentânea.Clima: conjunto de fenômenos que caracteriza a atmosfera de uma região.

Característica gerais:

- temperaturas médias gerais: superiores a 18ºC; - amplitude térmica inferior a 6ºC;- ventos alísios;- massas de ar

Massas de ar: porção de ar atmosférico que possui característica de acordo com o local de origem:

Temperatura: quente ou fria; Umidade: úmida ou seca.

Abaixo as 5 massas de ar importantes que atuam no Brasil e sua região de origem:

Norte: MEC – massa equatorial continental (úmida e quente);

Litoral (NE): MEA – massa equatorial atlântica (úmida e quente);

Litoral (S):MTA – massa tropical atlântica (úmida e quente);

Centro-Oeste:MTC – massa tropical continental (seca e quente);

Sul (origem na patagônia): MPA – massa polar atlântica ou antártica (fria e úmida)

O deslocamento da MPA para o Brasil Central atua por duas vertentes (sobre o sudeste e centro-oeste) e é conhecido por friagem.

Classificação climática:

Região: NorteClima: Equatorial úmidoCaracterísticas: altas temp. + altos índices pluviométricos

Região: Nordeste (sertão)Clima: semiáridoCaracterísticas: altas temp. e baixa pluviosidade

Page 4: GEOGRAFIA - SUPER RESUMO.docx

Região: litoralClima: tropical úmidoCaracterísticas: altas temp. e altos índices de chuvas

Região: Centro-Oeste/SudesteClima: tropical típico ou continentalCaracterísticas: duas estações bem definidas; verão chuvoso e inverno seco; cerrado; abrange a maior parte do Brasil.

Região de Campos do Jordão: tropical de altitude

Região: SulClima: temperadoCaracterísticas: estações bem definidas; florestas subtropicais e campos.

VEGETAÇÃO:

São fatores que influenciam a vegetação: clima; solo e relevo.

1) Norte; equatorial úmido; floresta equatorial amazônica. Características: higrófila (adaptada a ambientes úmidos); latifoliada (folhas largas); perene (folhas não caem); densa; heterogênea e mega diversidade.

Ações antrópicas: agropecuária; madeireiros; mineração; biopirataria e energias.

2) Litorânea (Serra do Mar e até litoral NE); tropica úmido; Mata Atlântica.Características: higrófila (adaptada a ambientes úmidos); latifoliada (folhas largas); perene (folhas não caem); densa;

Ações antrópicas: colonização; urbanização; agropecuária; industrialização; energias.

3) Nordeste (sertão); semiárido; caatinga.Características: xerófila (adaptação a baixos índices de chuva); aciculifoliada; plantas baixas e esparsas; troncos retorcidos e cascas grossas e raízes profundas.Ações antrópicas: agropecuária; carvão vegetal.

4) Centro Oeste; tropical típico; cerrado (savana brasileira)Características: tropófila; perenes e caducas; plantas baixas e esparsas; cascas grossas.Ações antrópicas: agropecuária; carvão vegetal; queimadas e construção civil.

5) Sul; subtropical (temperado); florestas subtropicais (araucárias).

Características: poucas espécies; caducas; aciculifoliada.Ações antrópicas: agropecuária; indústria de móveis; queimadas e construção civil.

Page 5: GEOGRAFIA - SUPER RESUMO.docx

Mata dos Cocais: transição entre caatinga e floresta amazônica.Pantanal mato-grossense: Mangues: Matas de galerias (ciliares):

Fusos horários:

Passaram a ser utilizados a partir de 1884 nos US, com o objetivo de criar um padrão de horas no mundo. Meridiano inicial: Leste: horas adiantadas em relação ao ponto inicial (12 fusos a leste)Oeste: horas atrasadas (12 fusos a oeste)

Estrutura: Divisão da Terra em 24 fusos. Cada fuso corresponde a 15º que correspondem à 1 hora.

Oeste (esquerda) - Mer. De Gren Meridiano Leste (direita) +-4 -3 -2 -1 0 +1 +2 +3 +49 10 11 12 1 2 3 4

População brasileira:

População absoluta: é a população total de um país/área. População relativa: relação da população com a extensão territorial, (hab/Km2) ou densidade demográfica. Cuidado com as relações entre povoado e populoso.Região considerada povoada: 70 a 100 hab/Km2.