Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina...

36
Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fi[email protected]

Transcript of Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina...

Page 1: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Gestão do Conhecimento

uma estratégia para a tomada de decisão

Prof. Fabrizio Fiscina

[email protected]

Page 2: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Sumário

• Valores organizacionais• Dado, Informação, Conhecimento• Gestão do Conhecimento• Inteligência Competitiva

Page 3: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Organizações

totalidade integrada

natureza dinâmica

estruturas flexíveis embora estáveis

resultam das interações e interdependências de suas partes

cultura organizacional

Page 4: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Valores Organizacionais

músculos

mão-de-obra

bens tangíveis

cérebro

cérebro-de-obra

bens intangíveis

Valorização do ser humano

Page 5: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Valores Organizacionais

bens intangíveis

dados

informação

conhecimento

COMUNICAÇAO

TOMADA DE DECISÃO

Sistema de Comunicação

Page 6: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

DADO

Elementos brutos, sem significado, desvinculado da realidade.

“Observações sobre o estado do mundo” Davenport, 1998

São símbolos e imagens que não reduzem nossas incertezas.

Constituem a matéria prima da informação.

Dados sem qualidade levam a informações e decisões da mesma natureza.

Page 7: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

INFORMAÇÃO

“Dados com significado, relevância e propósito.” ( Drucker apud Davenport, 1998))

“Conjunto de dados contextualizados que visam fornecer uma solução para determinada situação de decisão.” (MacDonough apud Lussato, 1991)

“Matéria-prima para o conhecimento.” ( Malhorta,1993)

Page 8: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

CONHECIMENTO

“Conhecer é o processo de compreender e internalizar as informações recebidas, possivelmente combinando-as de forma a gerar mais conhecimento. “ (Merton apud Gonçalvez, 1995)

Page 9: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Transformando...

Dados em Informações

e Informações em Conhecimento

O modelo mental de cada pessoa interfere na codificação e decodificação dos dados, informações e conhecimentos, acarretando muitas vezes distorções individuais que poderão ocasionar problemas no processo de comunicação.

O decisor deve ter consciência de que o maior desafio não é o de obter dados, informações e conhecimentos, mas sim a aceitação de que, no processo de codificação / decodificação, as distorções ocorrem e existem formas para amenizá-las.

Page 10: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Alavancando Decisões

A melhoria do processo e dos meios de comunicação e o trabalho em equipe desempenham papéis relevantes para resolver algumas das dificuldades essenciais do processo de tomada de decisão.

“Nas organizações tradicionais as decisões são tomadas por uma elite decisória provocando distanciamento dos macroobjetivos e perda de informação. “

(Gutierrez ,1999)

Page 11: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Melhorando a Comunicação

A melhoria da qualidade da comunicação depende da capacidade dos seres humanos em desenvolver habilidades de se expressar e de ouvir.

A decisão em equipe deve ser tomada como um processo essencialmente coletivo no qual deve prevalecer a multiracionalidade caracterizada pela interferência das diferenças individuais na coleta, interpretação da informação.

Page 12: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Usando a Tecnologia como suporte

A tecnologia é essencial na comunicação e armazenamento dos dados, das informações, dos conhecimentos como na integração dos tomadores de decisão.

As tecnologias da informação conduzem a um aumento da capacidade de compartilhamento da informação e do conhecimento.

Page 13: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Decisão

Informação Conhecimento

ComunicaçãoDado

Ambiente de tecnologias da informação

Page 14: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Reconhecendo o ambiente externo

O ambiente externo das organizações se caracteriza por constantes mudanças, nos campos social, econômico, político e tecnológico.

A sobrevivência das organizações, diante das adversidades que se apresentam, depende cada vez de sua capacidade de conhecer a ambiência externa para atuar com eficácia.

Em uma economia baseada na informação, sucesso das organizações depende cada vez mais da sua capacidade de gestão do conhecimento e de construção da inteligência organizacional.

Page 15: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Tipologia do conhecimento organizacional

conhecimento formal ou tácito

O conhecimento formal está registrado nos documentos e por ser concreto pode ser facilmente armazenado e recuperado pelas organizações.

conhecimento informal

O conhecimento informal são idéias, suposições, conjecturas, pontos de vista geralmente gerados durante o processo de produção do conhecimento formal. O conhecimento informal é muito valioso por se caracterizar como inteligência do conhecimento formal. Por seu caráter abstrato, coletar, registrar, estruturar, compartilhar e reutilizar este tipo de conhecimento é um verdadeiro desafio.

Page 16: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Conhecimento Tácito

Conhecimento Explícito

Conhecimento Tácito

Conhecimento Explícito

Processos de Conversão do Conhecimento ( Nonaka & Takeuchi,1997 )

SocializaçãoExternalização

InternalizaçãoCombinação

Page 17: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

conversão de conhecimento tácito

em conhecimento explícito

novo conhecimento

Page 18: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Conhecimento Cultural ou Cultura Organizacional

“Valores, crenças e normas compartilhadas que estabelecem o referencial em que os membros de uma organização constroem a realidade, reconhecem uma informação nova e avaliam interpretações e ações alternativas . “

( Choo, 1998)

Page 19: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

conhecimento de dicionário

conhecimento de diretório

conhecimento de manual

conhecimento axiomático

O que é considerado problema e sucesso

Como um problema é resolvido e o sucesso alcançado

Qual ação deve ser tomada para resolver um problema ou alcançar o sucesso

Porque eventos acontecem

( Sackman, 1992 )

Page 20: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Gestão do ConhecimentoConjunto de procedimentos estabelecidos para desenvolver e controlar todo tipo de conhecimento essencial para a organização atingir seus objetivos.

ObjetivoApoiar o processo decisório em todos os níveis

MetasIdentificar os fluxos informais de comunicação

Mapear as formas pelas quais o conhecimento é compartilhado / socializado

Verificar se houve a criação de novo conhecimento

Page 21: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Planejamento Estratégico

• realizar um diagnóstico da situação atual;

• estabelecer políticas, procedimentos e tecnologias

coletar, distribuir, utilizar o conhecimento como fator de mudança organizacional

Page 22: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Planejamento Estratégico

Quais são as categorias de informação necessárias a apoiar as estratégias da organização ?

Quais os departamentos e atividades são os mais relevantes no cumprimento da missão institucional ?

Qual o estado atual do conhecimento organizacional?

Como é o acesso rotineiro a informação?

Onde estão as fontes potencias internas de produção e recuperação de informação?

Que categorias de informação relevantes são geradas externamente?

Page 23: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Planejamento Estratégico

Como transformar o estado atual da base de conhecimentos da organização em uma nova e poderosa ferramenta?

De que modo as pessoas envolvidas na produção e uso do conhecimento organizacional mantém contato ?

Como deve ser gerenciado o conhecimento para assegurar o cumprimento da missão organizacional?

Page 24: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Projeto de Gestão do Conhecimento

• formular política estratégica de desenvolvimento e aplicação do conhecimento na organização como um todo;

• definir e implementar estratégias de conhecimento com a participação de todos os segmentos relevantes da organização;

• acompanhar o uso e o desenvolvimento de conhecimento através da melhoria dos processos organizacionais.

Page 25: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Conhecimento

Oportunidade Localização

Forma Conteúdo

Conhecimento

( Moresi, 2001 )

Page 26: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Aprendizagem organizacional

percepcões

conhecimentos

modelos mentais compartilhados

Capacidade de uma organização identificar e armazenar conhecimento resultante de experiências individuais e organizacionais e de modificar seu comportamento de acordo com os estímulos percebidos no ambiente.

Page 27: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

NormasPressupostosEstratégias

AçãoOrganizacional

Resultados

Aprendizagem de 1o. nível

Aprendizagem de 2o. nível

( Argyris& Schon, 1978 )

Page 28: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Especialista de domínio

Criação e uso de conhecimento

Efetividade organizacional

Especialista de informação

Especialista em TI

Organização do conhecimento

Infra-estrutura de compartilhamento do conhecimento

Eficiência de processosUso produtivo de

informação e conhecimento

( Choo, 1998)

Page 29: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Indivíduos

Grupos

Comitês

Departamentos

Setores

ClientesParceiros

FornecedoresCompetidores

Page 30: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Inteligência organizacional

Capacidade de uma organização como um todo reunir informação,inovar, criar conhecimento e atuar efetivamente baseada no conhecimento que ela gerou.

Interativa, agregadora e complexa coordenação das inteligências humanas e de máquina dentro de uma organização.

Page 31: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Fontes de Informação

MissãoProspecção

Informacional

Conhecimento

Prospecção informacional

Método ou técnica que visa a identificação dos dados, informação e conhecimento relevante para a organização.

Page 32: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Etapas da Prospecção informacional

Análise Diagnóstico organizacional

mapeamento dos fluxos informacionaiscontato com liderançaslevantamento das necessidades informacionais

Construção de redes informacionais arquitetura de dados, informação e conhecimento de acordo com sua geração e uso

Identificação de fontes informacionaisformais e informaisinternas e externas

Coleta de dados

Page 33: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Etapas da Prospecção informacional

Tratamento da InformaçãoAgregação de valor aos dados, informação e conhecimentoDisseminação da informação

elaboração de produtos e serviços informacionais capazes de atender com rapidez e precisão as demandas informacionais da organização

Page 34: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Monitoramento Informacional

Método ou técnica de observação e acompanhamento constante de dados, informação e conhecimento relevantes ao negócio da organização.

Técnicas de Monitoramento

Ambiente Interno monitoramento de informações

estruturáveis ( sem seleção, tratamento, acesso)estruturadas ( arquivos, bibliotecas, bases de dados)

Ambiente Externomonitoramento concorrencial ( agentes de mercado)

tecnológico ( inovação tecnológica)político-econômico (políticas,legislação,editais, indicadores)financeiro (mercado financeiro em geral)ambiental (imagem institucional e meio ambiente)

Page 35: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.

Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota.

Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...”

Sun Tzu. A Arte da Guerra

Page 36: Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Prof. Fabrizio Fiscina Fabrizio.fiscina@superig.com.br.

Referências Bibliográficas

ANGELONI, Maria Terezinha. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ci. Info., Brasília, v.32,n.1, p.17-22, jan./abr. 2003.

MARCOVITCH, Jacques. A informação e o conhecimento. São Paulo em Perspectiva, v. 16, n.6, p. 3-8, 2002.

MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Inteligência organizacional: um referencial integrado. Ci.Info., Brasília, v.30, n.2, p. 35-46, maio/ago. 2001.

VALENTIM, Marta. Cultura organizacional e gestão do conhecimento. mar. 2003. [http://www.ofaj.com.br/colunaicgc_mv_0303.html]

______________. Prospecção e monitoramento informacional no processo de inteligência competitiva. abr. 2003.

______________. Métodos e técnicas de prospecção e monitoramento informacional(1). maio. 2003.

______________. Métodos e técnicas de prospecção e monitoramento informacional(2). jun. 2003.

______________. Métodos e técnicas de prospecção e monitoramento informacional(3). jul. 2003.