Gestão e Estudo do Patrimônio...

2
Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural Rua Senador Eduardo Assmar, nº 1247 Calçadão da Gameleira - 2º Distrito - CEP. 69-900-150 - Rio Branco - AC Fone/Fax: (68) 3223-7717 / 3222-7269 - E-mail: [email protected] Justificativa do Curso O curso vem a atender a necessidade de formação de recursos humanos habilitados a lidar com as questões que envolvem o estudo e a gestão do patrimônio arqueológico, tendo em vista a falta de arqueólogos no Estado do Acre e as prementes necessidades de estudo e gerenciamento do patrimônio arqueológico do Estado. Pretende-se com o curso qualificar pessoas que já estão atuando em projetos de pesquisa arqueológica e gestão do patrimônio arqueológico, funcionários de Prefeituras e Estado ligados as áreas da Educação, Cultura, Patrimônio, Meio Ambiente, Infra-estrutura, Obras e Turismo, professores e recém-graduados em áreas afins, qualificando-os para: (1) o registro de sítios arqueológicos; (2) elaboração de diagnósticos sobre o estado de preservação dos sítios; (3) registro, estudo e gerenciamento de acervos arqueológicos; (4) planejamento e gestão do patrimônio arqueológico; (5) elaboração e gerenciamento de projetos relacionados a turismo arqueológicos; (6) elaboração e gerenciamento de projetos de arqueologia pública (educação patrimonial); (7) ensino de arqueologia para os níveis fundamental e médio. O desenvolvimento acelerado da região, especialmente na última década, vem afetando negativamente o patrimônio arqueológico. Dezenas de sítios tem sido descobertos ultimamente na região, sem que os órgãos gestores tenham a capacidade técnica de lidar com a crescente demanda. Por isso esse curso vem a suprir uma grande lacuna em termos de recursos humanos locais qualificados. DPHC - [email protected] Iphan-AC - Rua Dom Bosco, nº 186 - Bosque / 3227-9029 - iphan- [email protected] ou pelo e-mail: [email protected] Rua Senador Eduardo Assmar, nº 1247 / 3223-7717 - INFORMAÇÕES REALIZAÇÃO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- Iphan DPHC - Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (Fundação Elias Mansour - FEM) Gestão e Estudo do Patrimônio Arqueológico Curso de Especialização Coordenadora: Drª. Denise Pahl Schaan Vice-coordenadora: Profª. Drª. Jane Beltrão Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA/UFPA Profª. IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Transcript of Gestão e Estudo do Patrimônio...

Page 1: Gestão e Estudo do Patrimônio Arqueológicoportal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/35_1... · Calçadão da Gameleira - 2º Distrito - CEP. 69-900-150 - Rio Branco - AC ...

Departamento de Patrimônio Histórico e CulturalRua Senador Eduardo Assmar, nº 1247

Calçadão da Gameleira - 2º Distrito - CEP. 69-900-150 - Rio Branco - ACFone/Fax: (68) 3223-7717 / 3222-7269 - E-mail: [email protected]

Justificativa do Curso

O curso vem a atender a necessidade de formação de recursos humanos habilitados a lidar com as questões que envolvem o estudo e a gestão do patrimônio arqueológico, tendo em vista a falta de arqueólogos no Estado do Acre e as prementes necessidades de estudo e gerenciamento do patrimônio arqueológico do Estado.

Pretende-se com o curso qualificar pessoas que já estão atuando em projetos de pesquisa arqueológica e gestão do patrimônio arqueológico, funcionários de Prefeituras e Estado ligados as áreas da Educação, Cultura, Patrimônio, Meio Ambiente, Infra-estrutura, Obras e Turismo, professores e recém-graduados em áreas afins, qualificando-os para: (1) o registro de sítios arqueológicos; (2) elaboração de diagnósticos sobre o estado de preservação dos sítios; (3) registro, estudo e gerenciamento de acervos arqueológicos; (4) planejamento e gestão do patrimônio arqueológico; (5) elaboração e gerenciamento de projetos relacionados a turismo arqueológicos; (6) elaboração e gerenciamento de projetos de arqueologia pública (educação patrimonial); (7) ensino de arqueologia para os níveis fundamental e médio.

O desenvolvimento acelerado da região, especialmente na última década, vem afetando negativamente o patrimônio arqueológico. Dezenas de sítios tem sido descobertos ultimamente na região, sem que os órgãos gestores tenham a capacidade técnica de lidar com a crescente demanda. Por isso esse curso vem a suprir uma grande lacuna em termos de recursos humanos locais qualificados.

DPHC - [email protected]

Iphan-AC - Rua Dom Bosco, nº 186 - Bosque / 3227-9029 - [email protected]

ou pelo e-mail: [email protected]

Rua Senador Eduardo Assmar, nº 1247 / 3223-7717 -

INFORMAÇÕESREALIZAÇÃO

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IphanDPHC - Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (Fundação

Elias Mansour - FEM)

Gestão e Estudo do

Patrimônio ArqueológicoCurso de Especialização

Coordenadora: Drª. Denise Pahl SchaanVice-coordenadora: Profª. Drª. Jane Beltrão

Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA/UFPA

Profª.

IPHANInstituto doPatrimônioHistórico eA r t í s t i c oN a c i o n a l

Page 2: Gestão e Estudo do Patrimônio Arqueológicoportal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/35_1... · Calçadão da Gameleira - 2º Distrito - CEP. 69-900-150 - Rio Branco - AC ...

Público-alvo

Constituem o público-alvo os graduados em Arqueologia, Ciências Sociais, História, Geologia, Geografia, Arquitetura, Ciências Ambientais, Museologia, Oceanografia, Biologia, e outros cursos considerados afins pelo Colegiado do Curso.

Graduados de qualquer área que já desenvolveram ou estejam desenvolvendo atividades relacionadas a pesquisa arqueológica, gestão de patrimônio arqueológico ou bens culturais, ou ainda pessoas ligadas ao desenvolvimento de atividades culturais ou pedagógicas de qualquer natureza.

Os alunos egressos estarão qualificados para o magistério nas áreas de arqueologia e pré-história, para atividades relacionadas ao gerenciamento do patrimônio arqueológico, assim como para atuação em grupos de pesquisa arqueológica.

Objetivos do Curso

Objetivo Geral

Proporcionar ao discente uma formação básica de qualidade em arqueologia e patrimônio, com ênfase para a gestão do patrimônio arqueológico, considerando as especificidades da Amazônia e do Acre, fornecendo o instrumental teórico, metodológico e técnico necessários para planejar e empreender ações concretas visando o gerenciamento desse patrimônio.

Objetivos Específicos

Ÿ Proporcionar aos discentes contato com a arqueologia enquanto disciplina científica, com ênfase para a arqueologia Amazônica e do Estado do Acre.

Ÿ Proporcionar conhecimento sobre a metodologia básicas da arqueologia habilitando os discentes a trabalharem o registro e curadoria de materiais arqueológicos, assim como preparação de exposições museológicas.

Ÿ Proporcionar conhecimento sobre a metodologia básicas que envolvem o registro de sítios arqueológicos e a avaliação do estado de preservação.Ÿ Proporcionar reflexão e instrumental necessário para executar projetos educativos que tenham como objetivo sensibilizar as pessoas para a

importância do patrimônio arqueológico e a necessidade de proteção e promoção do mesmo.Ÿ Proporcionar conhecimento sobre os processos que envolvem a socialização de sítios arqueológicos por intermédio do turismo e outras práticas que

envolvam grupos sociais, de forma a planejar e gerenciar os bens de maneira responsável e sustentável.

Concepção do Programa

O curso pretende formar um profissional qualificado para o gerenciamento do patrimônio arqueológico, e também para atuação com as comunidades no sentido de sensibilizá-las para as questões relativas a proteção e preservação do patrimônio arqueológico, assim como para atuação em projetos turísticos de socialização de sítios arqueológicos. Do ponto de vista teórico, serão trabalhadas teorias arqueológicas na sua interface com a antropologia, visando principalmente proporcionar uma base antropológica para a interpretação dos vestígios arqueológicos e a possibilidade de interagir de maneira ética e adequada com as comunidades que vivem próximas aos sítios arqueológicos.

As atividades práticas do curso acontecerão em municípios próximos a Rio Branco, como Senador Guiomard e Capixaba, no âmbito do projeto ´´Geoglifos da Amazônia Ocidental´´, coordenado por Denise Schaan. As atividades práticas serão desenvolvidas pelos alunos em um período de 20 dias. Essas atividades serão parte da disciplina de metodologia da pesquisa. O deslocamento e diária dos alunos serão custeados pelo projeto.

A partir da pesquisa de campo, do material arqueológico coletado, e dos conhecimentos obtidos durante o curso, os alunos deverão produzir um trabalho de conclusão que pode ser: monografias, relatório, projeto, produção de material informativo, proposta de musealização do sítio para visitação, proposta de exposição museológica, etc. Cada trabalho será individual.

O curso será realizado pela Universidade Federal do Pará, em parceria com o Iphan e o Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação Elias Mansour.

Critérios de Seleção

O pré-requisito para o ingresso é o diploma de curso de nível superior. O aluno será avaliado através de exame de currículo, histórico escolar, carta de intenções e entrevista. É importante que o candidato demonstre ter condições de realizar todas as leituras e atividades exigidas durante o curso. É desejável, mas não obrigatório que o aluno seja capaz de ler inglês ou espanhol. A experiência anterior em pesquisa arqueológica, assim como bom desempenho durante o curso de graduação serão considerados para egeito de classificação.

Certificação

O certificado de conclusão será expedido pela UFPA, nos termos da resolução nº 4.065/2010.A Universidade Federal do Pará ofereceu uma primeira turma de especialização em Arqueologia em 2007, cujos alunos se formaram em 2008. Em

2009 iniciou-se uma Segunda turma que defendeu suas monografias ao final de 2010. A instituição possui profissionais altamente qualificados e o curso de especialização conta com profissionais externos, sendo um do Iphan e uma doutora sem vínculo institucional em seu quadro de professores.

Data Atividade Local

02 e 27/07/2012 Inscrições Iphan e DPHC

28 e 29/07/2012 Divulgação da análise do currículo Iphan e DPHC

30 e 31/07/2012 Entrevistas Iphan e DPHC

01/08/2012 Divulgação dos selecionados Iphan e DPHC

02/08/2012 Matrícula DPHC

Número de Vagas: 30