Glossário Financeiro

11
Fonte: http://www.financaspraticas.com.br GLOSSÁRIO FINANCEIRO

description

Glossário Financeiro

Transcript of Glossário Financeiro

Page 1: Glossário Financeiro

Fonte: http://www.financaspraticas.com.br

GLOSSÁRIO FINANCEIRO

Page 2: Glossário Financeiro

AAfiliado: Instituição financeira que tem um acordo contratual com um lojista paraprocessar transações realizadas através de cartões.

Anuidade: Pagamento anual de taxas, por serviços. Por exemplo: cartões de créditopodem cobrar taxa anual pela prestação de serviços que oferecem.

Avaliação de Crédito: Exame realizado por instituições financeiras, lojas ou bancoscom o fim de avaliar se o cliente está apto a receber crédito e em condições de pagar Asavaliações de crédito são definidas pelos outorgantes do crédito ou através de consultasespecificas a órgãos que mantém registros do CPF e do nome dos não pagadores.

BBalanço da conta corrente: O ato de confirmar se o saldo no talão de cheque dealguém corresponde ao extrato ao bancário.

Beneficiário: Aquela pessoa que recebe um pagamento, seja em dinheiro em espécie,cheque, ordem de pagamento ou nota promissória.

Bens: Qualquer item de valor econômico de propriedade de um indivíduo ou empresa.Exemplos disso são: dinheiro em espécie, títulos, contas a receber, equipamentos deescritório, uma casa, um carro.

Bônus: Uma soma em dinheiro ou equivalente dada a um empregado, além do salário.

CCaixa automático: Um terminal automático que funciona por meio de senha e pode serutilizado para saques em dinheiro, depósitos, emissão de folhas de cheques ou algunstipos pagamentos.

Canhoto (de talão de cheques): A parte de um cheque que fica retida no cantoesquerdo para o usuário registrar anotações do movimento de conta corrente.

Capital: Riqueza na forma de dinheiro ou bens usados ou acumulados em um negóciopor uma pessoa ou empresa.

Cartão de Crédito: Linha de crédito ligada a uma conta de cartão a ser pagamensalmente através da fatura, que pode ser paga na íntegra ou parcialmente, sendo osaldo transferido para a próxima fatura acrescido de encargos financeiros.

Cartão de débito: Cartão vinculado à sua conta corrente, que pode ser utilizado parapagamentos em estabelecimentos afiliados.

Fonte: http://www.financaspraticas.com.br

Page 3: Glossário Financeiro

Cartão eletrônico: Um cartão que serve para movimentar sua conta bancária emterminais automáticos. Pode também servir como cartão de débito.

Cartão Gold: O cartão Gold identifica instantaneamente o portador como um clientepreferencial, que escolheu a maneira mais fácil, segura e conveniente de pagar suascompras em inúmeras lojas, supermercados, restaurantes, hotéis, agências de viagem ecomerciantes em todos os mercados. Além disso, o cartão Gold oferece vantagensespeciais de valor agregado, como seguro de acidentes de viagem, seguro de carroalugado, todos sujeitos às limitações e condições incluídas nas apólices, assistência aviagens, oferecendo ao portador do cartão segurança e paz de espírito enquanto viaja. Oportador do cartão é identificado instantaneamente como um consumidor moderno queescolheu a forma de pagamento mais fácil, segura e conveniente.

Cartão Platinum: O cartão Platinum foi especificamente projetado para atender osrequisitos de um grupo seleto de consumidores de prestígio elevado. Fornecendoserviços e vantagens superiores, o Platinum permite que os portadores aproveitemintegralmente suas atividades e viagens com total liberdade, confiança e paz de espírito.Aceito em mais de 22 milhões de estabelecimentos e mais de 700.000 pontos de caixasautomáticos no mundo todo, o cartão Platinum identifica instantaneamente o portadordo cartão como um cliente de alto poder aquisitivo, que escolheu a maneira mais fácil,segura e conveniente de pagar suas compras em inúmeras lojas, supermercados,restaurantes, hotéis e agencias de viagem, incluindo estabelecimentos comerciais deprestígio em todos os mercados. O cartão Platinum fornece vantagens superiores comoSeguro de Acidentes de Viagem, Seguro de Assistência Médica de Emergência, Segurode Carros Alugados, sujeito às limitações e condições das apólices de seguros e daAssistência a Viagens. Existem serviços opcionais, como o programa Platinum VisaRewards e o Serviço de Recepcionista Pessoal. (Personal Concierge Service)

Cartões de pagamento: Os cartões de pagamento permitem que você faça compras deforma virtual em qualquer lugar do mundo, de maneira fácil e conveniente. Os tiposmais conhecidos de cartões de pagamento são os de crédito e de débito. Ambosfornecem alternativas seguras ao dinheiro em espécie e aos cheques.

Cartões pré-pagos: Um cartão que tem um valor em reais atribuído a ele, para serusado como dinheiro em espécie ou para ter acesso a serviços como ligaçõestelefônicas.

Casa de Penhores: Um pequeno outorgante que empresta dinheiro a uma taxa elevadade juros e fica em poder de alguns dos bens pessoais do consumidor como garantia. Se oempréstimo não for pago, os bens poderão ser postos à venda.

Caução: Bens oferecidos a um outorgante como garantia por um empréstimo. Emboraos bens sejam garantidos para o outorgante, eles ainda são de propriedade do mutuário,a menos que ele deixe de pagar o empréstimo.

Fonte: http://www.financaspraticas.com.br

Page 4: Glossário Financeiro

Certificado de Depósito Bancário: Um certificado de um banco, informando que aparte designada tem uma soma especificada em depósito, geralmente por um períododeterminado, a uma taxa de juros fixa.

Cheque compensado: Um cheque processado por uma instituição financeira. Acompensação assegura que o pagamento foi feito.

Cheque sem fundos: Um cheque que o banco devolve devido à insuficiência de fundosna conta corrente.

Ciclo de faturamento: A quantidade de dias entre a data de seu ultimo extrato e a datade seu extrato atual.

Comprovante de depósito: Um comprovante fornecido quando são feitos depósitos nasua conta corrente.

Conta corrente: Serve para acolher depósitos e realizar pagamentos do dia-a-dia. Nãorende juros, salvo os casos em que seu banco oferece poupança automática. Permite quevocê movimente o seu dinheiro utilizando cartões a partir de um caixa automático,remotamente pelo home banking (banco pela Internet, telefone e outras mídias), oupessoalmente em uma agencia/posto bancário utilizando cartão ou cheques.

Conta poupança: Uma conta de depósito em um banco, que gera rendimento, mas nãopode ser movimentada por cheques.

Contrato de adesão: A declaração por escrito da administradora do cartão, dos termose condições relativos à sua conta de cartão de crédito. O contrato informa a taxa anualde porcentagem, a fórmula de pagamento mínimo mensal, a taxa anual, se aplicáveis, eseus direitos em eventuais disputa contra o banco.

Contrato de aluguel: Um contrato pelo qual o possuidor de um bem imóvel permiteque um inquilino a use por um tempo e aluguel específicos.

Crédito a prestações: Um empréstimo que você promete quitar em partes, pagando amesma quantia regularmente, em geral por mês, por um período específico. Porexemplo: você poderia quitar um empréstimo a prestações, pagando R$ 300,00 ao mêsdurante 5 anos. Empréstimos estudantis, financiamento de residências e empréstimospara comprar carros geralmente são empréstimos em prestações.

Crédito rotativo: Um contrato de crédito que permite os consumidores financiar osaldo a pagar (ou parte dele) de um empréstimo ou cartão de crédito. À medida que ocrédito vai sendo pago, ele se torna disponível novamente, para ser usado em outracompra ou saque emergencial.

Crédito: Uma quantia que um banco ou administradora de cartão de crédito empresta avocê. Você pode debitar/gastar qualquer quantia de sua linha de crédito para fazercompras ou saques emergenciais. Desde que pague o valor mínimo devido todo mês nadata de vencimento, você pode continuar a usar seu crédito disponível restante. O termo

Fonte: http://www.financaspraticas.com.br

Page 5: Glossário Financeiro

também pode designar a sua capacidade de obter crédito. Ex: crédito pessoal, bomcrédito.

Credor: Uma pessoa a quem se deve dinheiro ou bens.

Curto prazo: Jargão financeiro utilizado para designar períodos inferiores a um ano.

Custo de financiamento: O custo adicional para financiar uma compra que não foirealizada com dinheiro em espécie.

Custo do Crédito: O custo de financiar uma compra (correção monetária, juros, taxasetc.)

Custo Total do Seguro: Valor total dos prêmios devidos a seguradoras em razão decoberturas contratadas.

DDébito automático: Pagamentos programados para serem retirados da conta correnteem uma data específica.

Dependentes: Que dependem ou exigem a assistência de terceiros para sustento. Porexemplo: filhos menores de 18 anos.

Depósito de garantia: Dinheiro pago antes de uma transação para proteger o credorcontra danos ou não-pagamento.

Depósito inicial mínimo: O depósito mínimo exigido para abrir uma conta.

Depósito: Adição de fundos à sua conta corrente ou qualquer outra conta ou fundobancário.

Depreciação: Uma queda no valor de um bem, devido ao uso e desgaste geral ouobsolescência.

Desconto de cheque: O ato de trocar um cheque por dinheiro em espécie em umaagência bancária.

Despesa fixa: Uma despesa não variável, como aluguel, imposto sobre propriedade,parcelas de seguro ou financiamento.

Despesas variáveis: Despesas que não têm sempre o mesmo valor, como contas dacasa, gastos com combustível, alimentação etc.

Dívida: Uma quantia em dinheiro que você deve a bancos, administradoras de cartão,instituições financeiras, estabelecimentos comerciais, entre outros. Maisespecificamente, é a quantia que você usou e ainda não pagou de volta.

Fonte: http://www.financaspraticas.com.br

Page 6: Glossário Financeiro

DOC: Sigla de Documento de Ordem de Crédito. Transferência de dinheiro entrecontas correntes de bancos diferentes.

EEmissor: Uma instituição que emite alguma coisa (títulos, publicações ou moeda etc.)

Empréstimo: Uma quantia emprestada a juros.

Encargos financeiros: O custo de crédito ao consumidor. Incluem todas as despesas,como juros e taxas, pagas pelo consumidor ao credor, para obter um empréstimo.

Entrada: Um pagamento parcial feito na ocasião da compra, com o saldo a ser pagoposteriormente.

Extrato bancário: Mostra seu saldo atual e uma lista corrente das atividades da suaconta.

Extrato mensal: Um extrato mensal de sua conta, que descreve e resume a atividade damesma, inclusive o saldo a pagar, compras, pagamentos, créditos, despesas financeiras eoutras transações do mês.

FFatura: Uma nota mensal de sua administradora de cartão de crédito, que descreve eresume a atividade de sua conta, incluindo o saldo a pagar, as compras, pagamentos,créditos, encargos financeiros e outras transações do mês.

Fiador: Uma pessoa que assina um empréstimo ou contrato com o requerente principal,garantindo ser responsável pelo pagamento do débito caso o requerente não possa fazê-lo.

Fraude: Transação de má-fé, com o intuito de lesar ou ludibriar alguém. Por exemplo:quando alguém usa o numero do seu cartão de crédito sem autorização.

GGorjeta: Pagamento opcional dado além de um pagamento necessário, geralmente paraexpressar agradecimento por serviço excelente; também chamado de gratificação.

H

Fonte: http://www.financaspraticas.com.br

Page 7: Glossário Financeiro

Home banking: Desempenha as funções de um caixa de banco ou um caixa automáticopela Internet ou telefone.

IIndependência financeira: Auto-suficiência em termos financeiros, não depender deterceiros.

Índice de endividamento: O índice de endividamento é uma forma de imaginar quantovocê deve em comparação com quanto você ganha. Este índice é a porcentagem de suarenda que vai para pagar suas dívidas todo mês. Geralmente, esse índice fornece umavisão clara de todo o seu bem-estar financeiro. Para calcular seu índice deendividamento, primeiramente some toda a sua renda mensal, inclusive salário líquido(depois de tributos), pensões ou benefícios de invalidez e pensão alimentícia. Emseguida, some todos os seus pagamentos para empréstimos e contas que cobram juros,como financiamentos, empréstimos e cartões de crédito. Se você pagar aluguel, incluaesse valor, mas não inclua despesas com serviços básicos e telefone, pois elas podemvariar mensalmente. Finalmente, divida seus pagamentos mensais por sua renda.Multiplique o resultado por 100 e aquele número é a porcentagem de seu índice deendividamento. Um índice baixo fica abaixo de 20%, o que significa que você está emboas condições financeiras e está fazendo um bom trabalho no controle de seu dinheiro.Um índice moderado fica entre 21% e 40%. Isso significa que você deverá olharcuidadosamente para seus pagamentos mensais e começar a diminuir seu nível geral dedívidas, inclusive cartões de crédito. Um encargo alto de dívida fica acima de 40%.Você deverá parar imediatamente de acumular dívidas e começar a procurar formas dereduzir suas dívidas ou aumentar sua renda.

Inquilino: Aquele que reside em casa alugada.

JJuros compostos: Juros que incidem sobre o valor principal da dívida e sobre jurosprevimente acumulados.

Juros: A remuneração que um credor cobra pelo dinheiro emprestado por um período.

LLeasing: Um contrato que concede o uso ou ocupação de propriedade ou veículo,durante um período específico em troca de um pagamento mensal, com opção decompra ao final do prazo contratado.

Limite de crédito: Seu limite de crédito é sua linha de crédito total menos o seu saldo apagar. Por exemplo: se sua linha de crédito for de R$ 5.000,00 e você tiver um saldo apagar de R$ 4.000,00, seu limite de crédito é R$ 1.000,00, o que significa que você tem

Fonte: http://www.financaspraticas.com.br

Page 8: Glossário Financeiro

R$ 1.000,00 de crédito restante que pode usar para fazer compras com seu cartão decrédito.Limite do cheque especial: Uma característica de contas bancárias, na qual umapessoa tem uma linha de crédito para preencher cheques com valores superiores aosaldo real da conta. Ao invés de sofrer cobrança de cerca de, por exemplo, R$ 25,00 porcheque sem fundos, a proteção contra saques a descoberto irá, na realidade, dar aocorrentista um empréstimo instantâneo. A taxa de juros poderá ser extremamente alta,mas, se a quantia for reembolsada rapidamente, ficará mais baixa do que a taxa decheque sem fundos.

Linha de crédito: O valor máximo de um empréstimo, financiamento ou outro tipo deconcessão de crédito. Também é o termo não-específico usado para se referir a qualquertipo crédito: empréstimos, financiamentos, leasing, etc.

OOrçamento: O registro financeiro que você usa para rastrear o dinheiro que você ganha,quanto você gasta e em que gasta.

Outorgante: Aquele que concede um empréstimo ou financiamento.

PPagamento à vista: Os bens e serviços são pagos de uma só vez, dentro de um deter-minado tempo após a compra. Geralmente, não há cobrança de juros. Os exemplos dissoincluem companhias de utilidades, serviços médicos e alguns negócios de varejo.

Pensão alimentícia: Uma provisão para sustento feita em juízo para uma pessoadivorciada pelo ex-cônjuge ou o pagamento feito para o sustento dos filhos de paisdivorciados ou separados, enquanto os filhos forem menores, ou até eles atingirem aidade determinada pelo acordo de separação ou maioridade, com base em uma ordemjudicial.

Pensão: Benefícios que um beneficiário pode vir a receber quando um parenteaposentado falece, pago pela Previdência Social ou por um fundo de pensão. Período de carência: Isenção de pagamento ou prestação de serviço tanto pelocontratante como pelo contratado no caso de benfeitorias ou pagamentos que serãousufruídos por uma das partes posteriormente.

Prazo: O número de dias, meses ou anos que serão necessários para quitar um emprésti-mo específico.

Q

Fonte: http://www.financaspraticas.com.br

Page 9: Glossário Financeiro

Quitação: A dispensa parcial ou completa de uma obrigação por sua liquidação, naforma da transferência de fundos, ativos ou serviços, igual ao valor monetário de parteou do todo da obrigação do devedor.

RRenda: A quantidade de dinheiro recebida durante certo tempo, em troca de trabalho ouserviços ou como lucro de investimentos financeiros.

Rendimento: O retorno ganho sobre um investimento.

Roubo de identidade: O roubo das informações financeiras de uma pessoa,especialmente cartões de crédito, RG, CPF e o número da Previdência Social, com aintenção de usar aqueles dados para cometer fraudes.

SSalário liquido: O valor do salário após as deduções tributárias aplicáveis.

Saldo a pagar: O valor total que você deve em um cartão de crédito ou outroempréstimo.

Saldo atual: O valor total que você deve à administradora do cartão no momento,incluindo todos os saldos a pagar do último mês, novas compras, saques emergenciais, etodas as outras despesas como anuidade, taxas de mora ou despesas financeiras. Podetambém se referir ao montante de dinheiro disponível na sua conta corrente ou a quantiaque pendente de pagamento em um empréstimo ou financiamento.

Saldo final: O saldo da conta no final do período do extrato.

Saldo inicial: Saldo da conta no primeiro dia do ciclo de extratos.

Saldo mínimo: O saldo mínimo necessário em sua conta do banco para a manutençãoda mesma.

Saque emergencial: Uma retirada de dinheiro em espécie em um caixa automáticousando o seu cartão de crédito. Esse dinheiro em espécie é um empréstimo instantâneotirado do seu limite de crédito. A administradora do cartão irá aplicar os encargosfinanceiras a partir do dia em que você toma o adiantamento, até o dia em que você opagar. Uma taxa de transação poderá ainda ser cobrada, com base no valor de suaretirada.

Segurança eletrônica: Um protocolo que permite o processamento seguro detransações pela Internet ou outras redes.

Fonte: http://www.financaspraticas.com.br

Page 10: Glossário Financeiro

Seguro: Uma promessa de compensação para perdas futuras potenciais específicas, emtroca de um pagamento periódico. O seguro tem a finalidade de proteger o bem-estarfinanceiro de um indivíduo, uma empresa ou outra entidade, no caso de perdainesperada. A lei exige algumas formas de seguro, enquanto outras são opcionais.Concordar com os termos de uma apólice de seguros cria um contrato entre o seguradoe a seguradora. Em troca pelos pagamentos do segurado (chamados prêmios), aseguradora concorda em pagar ao portador da apólice uma soma em dinheiro naocorrência de um evento específico. Na maioria dos casos, o segurado paga parte daperda (chamado de franquia) e a seguradora paga o resto. Os exemplos incluem segurode carros, de saúde, de invalidez, de vida e de negócios. Tarifa mensal: O valorcobrado por uma instituição financeira para manter uma conta corrente e um conjuntode serviços atrelados a ela.

TTarifas: Valores cobrados por um banco para a utilização de alguns serviços.

Taxa de juros anual ou mensal: Uma medida do custo de crédito. Quando você abreuma conta de cartão de crédito, por exemplo, concorda em pagar uma porcentagem dosaldo devedor em forma de juros quando decide parcelar seu débito.

Taxa de juros: A taxa cobrada por um credor de um mutuário, pelo uso de dinheiroemprestado, geralmente é expressa como uma porcentagem anual do valor principal; ataxa depende do valor temporal do dinheiro, do risco de crédito do mutuário e da taxade inflação. Nesse caso, juros por ano divididos pela quantia principal são expressoscomo uma porcentagem chamada de taxa de juros.

Taxa de Saque a descoberto: Taxa cobrada por saque além do limite de crédito em suaconta ou limite do cheque especial concedido pelo banco.

Taxa de saque emergencial: Uma taxa cobrada por cada saque emergencial em caixasautomáticos com seu cartão de crédito.

Titular do cartão: Um indivíduo para quem um cartão é emitido ou que é autorizado ausar esse cartão.

Total da fatura: O valor total que você deve à administradora do cartão de crédito,inclusive qualquer saldo a pagar do último mês, novas compras, adiantamentos de caixae todas as outras despesas como anuidade, taxas de mora ou despesas financeiras. Transações: O negociação entre um portador de cartão e um estabelecimento comercialou um adquirente, que resulta na geração de um recibo de transação.

Transferência de fundos: A transferência eletrônica de um pagamento diretamente daconta do pagador para aquela da parte que estiver sendo paga.

Fonte: http://www.financaspraticas.com.br

Page 11: Glossário Financeiro

Transferência de valores: O ato de transferir fundos de uma conta para outra, nomesmo banco.

VVariações de orçamento: Uma diferença no orçamento, resultante de despesas orçadase despesas reais.

Fonte: http://www.financaspraticas.com.br