Gotas do “oceano de sua infinita mercê” osmar mendes

68
G G G G G ot ot ot ot ot as do as do as do as do as do O O O O O cean cean cean cean cean o o o o o Osmar Mendes de Sua de Sua de Sua de Sua de Sua I I I I I nf nf nf nf nf init init init init init a a a a a M M M M M er er er er er ce ce ce ce ce ^

description

Literatura Bahá'í

Transcript of Gotas do “oceano de sua infinita mercê” osmar mendes

Page 1: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

GGGGGotototototas doas doas doas doas doOOOOOceanceanceanceanceanooooo

Osmar Mendes

de Suade Suade Suade Suade Sua

IIIIInfnfnfnfnfinitinitinitinitinitaaaaaMMMMMererererercecececece

Page 2: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

© 2006 copyleftTodos os direitos em português reservados para:

EDITORA BAHÁ’Í DO BRASILCaixa Postal 108513800-973 – Mogi Mirim – SP

www.editorabahaibrasil.com.br

ISBN: 85-320-0144-0

1a Edição: 2006 (versão eletrônica)

TERMO DE USO DO © COPYLEFT

Ao adquirir este livro em versão eletrônica, você aceita a seguir os seguintes termos e condiçõesdos nossos procedimentos privados. A Editora Bahá’í do Brasil pode revisar o Termo de Uso aqualquer tempo sem aviso prévio.

Você tem permissão de fazer e usar livremente cópias deste livro eletrônico e de qualquerinformação dos textos contidos neste documento/livro incluindo: imprimir, postar eletronicamenteou por correio, copiar, fazer download, transmitir e disponibilizar parte ou a totalidade de seuconteúdo seguindo as orientações abaixo:

1. A informação de nosso Copyright ou Copyleft deve estar anexa ao conteúdo;2. O conteúdo não pode ser modificado ou alterado em qualquer forma,

a não ser para mudar o tipo de fonte (letra) ou o lay-out (aparência);3. O conteúdo somente pode ser utilizado para propósitos não-comerciais.

Apesar deste anúncio permitir a reprodução do conteúdo livremente, sem qualquer permissãoespecial, a Editora Bahá’í do Brasil retêm completa proteção do direito autoral (Copyright)sobre esta obra, a qual é aplicada a lei internacional e nacional.

Para obter permissão para publicar, transmitir, expor ou outra forma de uso deste conteúdo paraqualquer fim comercial, por favor contatar: [email protected].

Caso for imprimir o livro utilizarpapel A4: 210 x 297 mm.

Page 3: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

www.editorabahaibrasil.com.br

ÍNDICE

Apresentação 4

I A CHAVE MESTRA DA FELICIDADE 7

Triunfando sobre nossas fraquezas esuperando testes e provações

1. Provações e Sofrimentos 10

2. O caminho infalível para superar provaçõese sofrimentos 12

3. O Convênio de Bahá’u’lláh 14

II LUZES DA GUIA DIVINA 22

III VISÍVEL REALIDADE DA REALIDADE INVISÍVEL 38

IV O ENSINO – CONFORME A Última Vontade eTestamento de ‘Abdu’l-Bahá

Primeira parte: “Ensinando a Causa de Deus” 46

Segunda parte: Leituras de Inspiração 51

V FÉ E OTIMISMO 54

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 65

Page 4: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[4]

APRESENTAÇÃO

Este livro foi especialmente concebido para leitura, meditação e vivênciaprática dos seguidores de Bahá’u’lláh interessados em aprofundar seusconhecimentos sobre textos oficiais da Fé que tratam da vida individual e seudesenvolvimento espiritual, com vistas à superação de temores, ansiedades edificuldades, desafios que os dias atuais assediam a todas as pessoas.

Os textos são apresentados como gotas do “oceano encapelado de Suainfinita mercê”, conforme o próprio Bahá’u’lláh afirma:

“Uma gota do oceano encapelado de Sua infinita mercê adornou toda acriação com o ornamento da existência, e um alento emanado de Seuincomparável Paraíso vestiu todos os seres com o manto de Sua santidadee glória. Um orvalhar das insondáveis profundezas de Sua vontade soberanae predominante chamou do nada absoluto, elevando-a para a existência,uma criação infinita em seu âmbito e imorredoura quanto à sua duração.As maravilhas de Sua generosidade não podem cessar, e jamais será detidoo fluxo de Sua graça misericordiosa. O processo de Sua criação não tevecomeço nem poderá ter fim.”1

“Ó Meus servos! Minha sagrada Revelação, divinamente ordenada, se podecomparar a um oceano em cujas profundidades se ocultam inúmeras pérolasde grande preço, de brilho inexcedível. É dever de cada um que busca,despertar e envidar esforços para atingir as orlas deste oceano, de modoque possa, em proporção ao ardor de sua busca e aos esforços por eledespendidos, participar de tais benefícios como foram preordenados nasocultas e irrevogáveis Epístolas de Deus.”2

O livro foi compilado e organizado de forma a deixar bem acessível aoleitor centenas dessas gotas preciosas de um infinito oceano de sabedoria divina,não apenas para ser lido e meditado uma vez, mas também como um roteiro deassuntos que devem ser constantemente consultados, repensados e incorporadosna vida da pessoa. Ele abrange cinco grandes áreas, apresentados em 5 capítulos:

Page 5: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[5]

O Capítulo I – A CHAVE MESTRA DA FELICIDADE, apresenta a solução existentenas Escrituras Bahá’ís para que possamos triunfar sobre nossas fraquezas pessoaise superar os testes e sofrimentos pelos quais todos passamos na vida. Textossobre Provações e Sofrimentos nos mostrarão o quanto as nossas amadas FigurasCentrais tiveram de enfrentar em Suas vidas, informações que nos farão pensarmelhor quando pensarmos em nos queixar e lamentar pelos testes e provaçõesque nos advierem na vida.

Na compilação intitulada O caminho infalível para superar provações esofrimentos – caminho esse que é a Palavra Divina revelada por Bahá’u’lláh –veremos como encontrar em Seu infalível Convênio compreensão e encorajamento.

O Capítulo II – LUZES DA GUIA DIVINA, realmente um tesouro espiritual devalor inapreciável. São todos textos de Bahá’u’lláh, selecionados por ShoghiEffendi para o livro O Advento da Justiça Divina, justificando os mesmos nasseguintes palavras:

“Ansioso que estou para prestar a cada um de vós qualquer assistência aomeu alcance que vos possa capacitar a desempenhar mais efetivamentevossos deveres sempre-crescentes, que vos foram designados por Deus,nada melhor posso fazer do que dirigir a vossa atenção especial, nesta horadecisiva, a estas passagens imortais, colhidas, em parte, da grande massados escritos de Bahá’u’lláh... exemplos dinâmicos e típicos da linguagemsublime de Bahá’u’lláh,...”3

O Capítulo III – VISÍVEL REALIDADE DA REALIDADE INVISÍVEL, uma seleção detextos que mostram a “ilusória realidade do mundo material diante da efetiva epermanente realidade dos mundos invisíveis de Deus e Sua ajuda infalível”.

Iludimo-nos quase sempre, como que acreditando mais no que vemos comnossos olhos físicos e mortais do que nos mundos de luz e beleza, infinitos, e naajuda poderosa e segura, que só podemos sentir com “os olhos da alma e docoração”. Os textos selecionados mostram a realidade dos mundos invisíveis deDeus e destacam a ajuda do Alto, que está sempre à nossa disposição para nossoenriquecimento espiritual e para melhor podermos servir à Sua Causa divina.

O capítulo tem três partes: uma meditação de ‘Abdu’l-Bahá intitulada deAlma, Mente e Espírito; importantes textos sobre o Espírito Santo; e uma seleçãode As Palavras Ocultas, de Bahá’u’lláh, relativas ao tema tratado.

O Capítulo IV – O ENSINO, tema permanente em todas as atenções quedevemos dar à vida bahá’í, o ENSINO será sempre o principal objetivo das atividadesdiárias de um seguidor fiel de Bahá’u’lláh em seus contatos com outras pessoas.Há certamente muitos enfoques sobre o tema do Ensino da Fé. O que escolhemos

Page 6: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[6]

para este trabalho foram textos escritos por Adib Taherzadeh num estudo que fezsobre a Última Vontade e Testamento de ‘Abdu’l-Bahá, e que estão publicadosem inglês num volumoso livro intitulado The Child of the Covenant.

Existem muitos campos de ação para o Ensino e muitas metas e estratégiaspara ensinar a Fé. Neste trabalho, porém, pela procedência dos textos, umdocumento que terá validade eterna na Fé, e pela autoria dos mesmos, ninguémmenos que o Centro do Convênio de Bahá’u’lláh e Intérprete oficial de SeusEscritos – ‘Abdu’l-Bahá, tais textos têm validade permanente e podem serconsiderados qualquer que seja o enfoque, a meta ou a estratégia empregadapara ensinar a Fé. Algo realmente precioso!

O Capítulo V – FÉ E OTIMISMO, são 19 textos especialmente selecionadospara a prática diária, que destacam a fé e o otimismo que devemos ter e mantersempre em nossas vidas como bahá’ís e como servidores da Causa divina deBahá’u’lláh.

É feita a recomendação para que, iniciando em qualquer mês bahá’í, apessoa leia e medite durante os 19 dias do mês, um por um dos textos apresentados,procurando vivenciá-los durante o dia e, à noite, fazer um exame de consciênciasobre o quanto das recomendações conseguiu colocar em ação. É um exercíciode desenvolvimento espiritual de grande valia, fonte realmente de alegria pessoal,fé e otimismo na vida.

Que o leitor utilize o livro não somente como uma fonte de conhecimentosde preciosidades da Revelação Bahá’í, mas, também, como um repositório deadmoestações, conselhos e orientações de origem divina, que certamentepropiciarão aos que os utilizarem, oportunidades de enriquecimento espiritual euma vida maravilhosa de alegria e felicidade, bem como de serviço útil aossemelhantes, sob a tutela e a inspiração da infalível Guia Divina da Revelação deBahá’u’lláh.

Que os queridos leitores obtenham o melhor aproveitamento possível destetrabalho, é o desejo sincero do organizador da obra.

Osmar MendesCuritiba, 23 de maio de 2006

Page 7: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[7]

Capítulo I

A CHAVE MESTRA DA FELICIDADE

Primeira Parte

É uma afirmativa reconhecida como verdade na tradição popular de que oser humano foi criado para ser feliz, sendo a conquista da felicidade pessoal ameta comum de homens e mulheres, em todas as partes do mundo, qualquer queseja a raça, nacionalidade, profissão e cultura da pessoa. Todos buscam ser felizes– na vida profissional, no casamento, no relacionamento com os outros – felicidadeque se completa com a saúde, do corpo e da mente, e com o sucesso financeiro.

Os bahá’ís são iguais a todos os outros, e têm também as mesmas aspirações,acrescidas, porém, da conquista da felicidade suprema e duradoura, a felicidadeespiritual, que está ao seu alcance quando se entrega de corpo e alma ao seu BemAmado e Salvador da humanidade – Bahá’u’lláh, buscando, em seu viver diário,seguir as leis e as recomendações do Manifestante Divino, que afirmou:

“A verdadeira liberdade consiste na submissão do homem a Meusmandamentos,... Fossem os homens observar o que Nós lhe mandamos doCéu da Revelação, eles atingiriam com toda a certeza, a liberdade perfeita.Feliz o homem que tiver apreendido o Desígnio de Deus em tudo o queEle tenha revelado do Céu de Sua Vontade, a qual abrange todas as coisascriadas. Dizei: A liberdade que vos é proveitosa só se encontra em completaservitude a Deus, a Verdade Eterna. Quem tiver experimentado sua doçura,recusará trocá-la por todo o domínio da terra e do céu.”4

No entanto, diante de tantos problemas e tantas provações existentes nomundo atual, é natural que as pessoas, em qualquer recanto deste imenso planeta,sejam também atingidas por eles, uns mais outros menos, mas ninguém escapandodos perigos da vida agitada e violenta, em especial nas grandes cidades. O reflexosobre as pessoas são a ansiedade e o temor, a incerteza e a desconfiança, as

Page 8: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[8]

dificuldades financeiras e as mil e uma formas de stress e depressão que vão setornando uma doença coletiva.

Para muitos, felizmente não os seguidores de Bahá’u’lláh, a buscadesesperada para esquecer isso tudo é entregar-se aos prazeres fáceis, ao álcool eàs drogas, piorando ainda mais sua condição de vida, saúde, amor próprio easpirações mais elevadas. O que conseguem é apressar o fim, o fim pior, oaniquilamento total, do corpo e da alma.

Mas muitos bahá’ís, no entanto, apesar de todas as promessas de ajudadivina, não se sentem felizes como poderiam e deveriam sentir-se, deixando-seinfluenciar pelas condições negativas em que vive a sociedade, reforçadas peloque a mídia divulga e propala de forma a assustar todo mundo. Bahá’u’lláh edepois dele ‘Abdu’l-Bahá, Shoghi Effendi e a Casa Universal de Justiça, deixoutudo bem claro e definido para que Seus discípulos vivam sempre felizes,superando todos os testes e provações que a vida lhes apresentar, pois esta é umaNova Era e os bahá’ís, que estão na vanguarda da construção desta Nova Era,devem ser exemplos da sabedoria, e da vida criativa, produtiva e feliz à qualnosso Bem-Amado nos convocou e para a qual nos proveu de todos os recursose orientações.

O estudo que se segue, alicerçado pelas compilações de textos oficiais daFé, objetivam esclarecer, estimular e dar orientações práticas para que os bahá’ís,jovens e adultos, homens e mulheres, novos e veteranos, relembrem osensinamentos de nossa amada Fé, leiam, meditem e os pratiquem, para viveremsempre alegres e felizes, superando com galhardia todo e qualquer teste ouprovação que surgir à sua frente.

Existem muitas chaves neste mundo e em várias instituições, que podematé conduzir a algumas portas que levam à felicidade, mas a chave mestra, a queabre todas as portas, esta só a Fé Bahá’í possui atualmente, para nos transformar,fortalecer e nos permitir servirmos e sermos úteis para ajudar a humanidade inteiraa ser feliz também.

Este é o Dia em que o Oceano da misericórdia de Deus se manifestou aoshomens,o Dia em que o Sol de Sua bondade sobre eles irradiou seu esplendor,o Dia em que as nuvens de Sua plena graça abrigaram todo o gênerohumano.Agora é o tempo de alegrar e refrescar o deprimido com a brisa revigorantedo amor e da associação fraternal,com as águas viventes da amizade e da benevolência.

Bahá’u’lláh5

Page 9: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[9]

Ó Filho do Homem!Fosses tu percorrer a imensidão do espaçoe atravessar a extensão do céu,nem assim encontrarias repouso,salvo em submissão a Nosso mandamentoe em humildade perante a Nossa Face.

Bahá’u’lláh6

Ó Filho do Ser!Tu és Minha lâmpada, e Minha Luz está em ti.Que obtenhas dela o teu resplendor e não aspires a outro senão a Mim.Pois Eu te criei rico e generosamente derramei sobre ti as Minhas graças.

Bahá’u’lláh7

Page 10: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[10]

Segunda Parte

TRIUNFANDO SOBRE NOSSAS FRAQUEZAS ESUPERANDO TESTES E PROVAÇÕES

O Desafio: “Sabei vós que provações e tribulações, desde tempos imemoriais,têm sido a sorte dos Eleitos de Deus e Seus bem-amados e daqueles de Seusservos que estejam desprendidos de tudo mais, senão dEle,... Bem-aventuradosos que suportam com firmeza, os que são pacientes em vicissitudes e durezas,que não lamentam por causa de qualquer coisa que lhes sobrevenha e quetrilham a senda da resignação...”8

A Solução: “Você deve ter inteira confiança de que sua estrita conformidadecom as leis e mandamentos ordenados por Bahá’u’lláh é o único poder queserve para guiá-lo efetivamente e lhe dar a capacidade de superar as provaçõese tribulações de sua vida, e ajudar-lhe a continuamente crescer e desenvolver-se espiritualmente.”9

1. PROVAÇÕES E SOFRIMENTOS

Ninguém escapa deles, e as Figuras Centrais da Fé foram os que maissofreram! Qual foi a resposta ao chamado de Deus, neste Dia sem igual na históriada humanidade? Shoghi Effendi responde a esta pergunta:

“O Báb denominado por Bahá’u’lláh como ‘o Foco em cujo redor gravitamas realidades dos Profetas e Mensageiros’, foi o primeiro a ser atirado navoragem que engolfou Seus apóstolos. Houve a súbita ordem de prisãomesmo no primeiro ano de Sua breve e espetacular carreira, seguida pelaafronta pública infligida deliberadamente na presença dos dignitários

Page 11: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[11]

eclesiásticos de Shiráz, e pelo estrito e prolongado encarceramento nasgélidas fortalezas das montanhas de Adhirbáyján. ... Seguiu-se, então oato final: o de suspendê-Lo na praça do quartel de Tabriz e disparar contraSeu peito juvenil uma carga de cerca de setecentas balas na presença deuma insensível multidão de dez mil pessoas, culminando na ignominiosaexibição de Seus restos mutilados na margem do fosso além do portão dacidade. ... ‘Juro por Deus’, escreveu o próprio Báb em Sua Epístola aMuhammad Sháh, ‘soubesses tu o que me sobreveio, no espaço destesquatro anos, nas mãos de teu povo e teu exército, conservarias suspensoteu hálito por temor a Deus. ... Ai, ai das coisas que a Mim tocaram!’ ”10

Bahá’u’lláh, durante quase meio século, e sob o domínio dos dois maispoderosos potentados do Oriente, que foi objeto de uma conspiração sistemáticadificilmente igualada – no que se refere a seus efeitos e sua duração nos anaisdas religiões anteriores, disse:

“As crueldades que Meus opressores Me infligiram, fizeram-Me curvarsob seu peso e Me embranqueceram o cabelo. Se te apresentasses anteMeu trono, não poderias reconhecer a Beleza Antiga, pois a frescura deSeu semblante se acha alterada e seu esplendor já esvaeceu, emconseqüência da opressão dos infiéis.”11

“Bahá’u’lláh escreveu em Sua Epístola ao Filho do Lobo: ‘Por quatromeses fomos relegados a um lugar horrendo além de comparação. Quantoà masmorra em que foram confinados este injuriado e outrossemelhantemente injuriados, um abismo estreito e tenebroso erapreferível... A masmorra estava envolta em densa escuridão, e Nossoscompanheiros de prisão eram umas cento e cinqüenta almas – ladrões,assassinos e salteadores. Embora encerrasse tão grande número, nãohavia saída, mas somente a passagem por onde entramos. Para retrataresse local, a pena falha, nem pode a língua descrever seu nauseabundoodor.’”12

Tal foi a intensidade de Seu sofrimento que os sinais dessa crueldadepermaneceram gravados em Seu corpo durante todos os dias de Sua vida.

Ao sempre crescente fluxo de provações que acabrunharam o Báb, asprolongadas calamidades que choveram sobre Bahá’u’lláh, as advertênciasexpressas tanto pelo Arauto como pelo Autor da Revelação Bahá’í, devemosacrescentar os sofrimentos pelos quais passou ‘Abdu’l-Bahá por nada menos de

Page 12: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[12]

setenta anos, bem como Suas exortações e súplicas expressas no crepúsculo deSua vida, relativas aos perigos que ameaçavam cada vez mais a humanidadeinteira.

‘Abdu’l-Bahá nasceu no ano exato que testemunhou a etapa iniciante daRevelação Bábí, sendo batizado nos fogos iniciais de perseguição que assolavamem volta desta Causa ainda em sua infância, foi testemunha ocular, quando eraum menino de oito anos, das violentas comoções que abalavam a Fé esposadapor Seu pai, com quem participou da ignomínia, dos perigos e dos rigores.

Em conseqüência dos sucessivos desterros de Sua pátria para países muitoalém de seus confins, foi preso e forçado a suportar, numa cela sombria, aindignidade do encarceramento logo após a Sua chegada a ‘Akká. Sendo objetode repetidas investigações, alvo de ataques e afrontas incessantes sob o domíniodespótico do sultão Abdu’l-Hamid e, mais tarde, sob a inexorável ditadura militardo suspeitoso e cruel Jamál Pashá. Assim também ‘Abdu’l-Bahá, centro e pivôdo incomparável Convênio de Bahá’u’lláh e Perfeito Exemplo de Seusensinamentos, teve de sorver o cálice da tribulação oferecido pelas mãos dospotentados, eclesiásticos, governos e povos – o mesmo cálice angustiante quefora sorvido pelo Báb e por Bahá’u’lláh, como também por muitos daqueles queOs seguiam.

2. O CAMINHO INFALÍVEL PARA SUPERARPROVAÇÕES E SOFRIMENTOS

– Qual é?– É a Palavra de Deus.

Leiamos porquê:

“O ministério de Bahá’u’lláh é caracterizado por dois traços distintos,ambos sem paralelo na história da humanidade: primeiro, os sofrimentose perseguições que Lhe foram infligidos, e segundo, a vastidão de SuaRevelação. O contraste de luz e escuridão, de majestade e cativeiro, deglória e rebaixamento, pode ser bem notado através de todo o Seu ministério.A história de Sua vida pode ser descrita como um livro cujas páginas sãomanchadas pelas crueldades impostas sobre Ele nas mãos de uma geraçãoperversa, mas cujas letras brilham com os esplendores da Revelação deDeus, jorrando seu brilho sobre um mundo encoberto pela ignorância epelos preconceitos.

Page 13: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[13]

As energias espirituais latentes nesta poderosa Revelação foram liberadaspor Bahá’u’lláh durante os quarenta anos de Seu ministério. Foramdestinadas a revitalizar a inteira raça humana e criar uma civilizaçãodivina que tem sido anunciada por anteriores Mensageiros como o‘advento do Reino de Deus na Terra’. O veículo dessas energias é aPalavra de Deus que Ele revelou para esta era. Tal Palavra não foi fruto doaprendizado ou do conhecimento, pois a educação de Bahá’u’lláh era apenaselementar, mas, sim, a emanação do Espírito Santo.”13

2.1. Poder Criativo da Palavra de Deus

“A Palavra de Deus é a forma mais nobre da criação de Deus e situa-semuito acima da compreensão do ser humano. Bahá’u’lláh nos adverte, emuma Epístola, a nunca compararmos a criação da “Palavra” com a criaçãode outras coisas. Afirma que cada uma das palavras de Deus é como umespelho através do qual os atributos de Deus estão refletidos, e que todasas coisas vieram à existência pela Palavra de Deus.”14

Afirma Bahá’u’lláh:

“Cada palavra que procede dos lábios de Deus é dotada de tal potênciaque pode instilar nova vida em todo corpo humano...”15

“Cada uma das letras procedentes de Nossos lábios é dotada de tal poderregenerador que pode trazer à existência uma nova criação – uma criaçãocuja magnitude é inescrutável a todos, menos a Deus.”16

O sr. Taherzadeh explica:

“As palavras que os Manifestantes de Deus pronunciam são a forma externadas forças espirituais nascidas da Revelação de Deus. A realidade internalatente na Palavra é ilimitada em suas potencialidades. Pertence ao mundode Deus e não é compreendida inteiramente pelo ser humano, cuja mentefinita é capaz apenas de alcançar um vislumbre, num grau bem limitado,do significado, do poder e da criatividade da Palavra.”17

Page 14: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[14]

2.2. Dádiva Divina ao Ser humano

Todos podem usufruir das graças da Palavra Revelada!

“Os Escritos de Bahá’u’lláh são muito amplos em sua abrangência e foramrevelados de várias formas e estilos, tratando de todos os aspectos dasnecessidades humanas, tanto físicas como espirituais, e descortinando aosnossos olhos grandes panoramas de conhecimento e sabedoria. Ainda assim,Seus Escritos são simples de entender, quando quem os lê tem o coraçãopuro e santificado. O entendimento da Revelação de Bahá’u’lláh nãodepende de conhecimento acadêmico; uma pessoa não sofisticada e atéiletrada pode reconhecer sua origem divina e entender seusensinamentos.Na verdade, muito dos destacados discípulos de Bahá’u’lláh, cujas vidasderam grande lustre aos anais da Idade Heróica da Fé e cujos nomes estãoimortalizados como gigantes espirituais desta Dispensação, foram pessoasde pouca ou nenhuma educação formal.A Revelação de Bahá’u’lláh confere uma nova capacidade naquelescujos corações são tocados por sua luz, capacitando-os a adquirir umconhecimento que não depende de erudição.”18

3. O CONVÊNIO DE BAHÁ’U’LLÁH

Fontes de compreensão e encorajamento!

3.1 “Ó vós, amados de Bahá! Não penseis em vossas fraquezas, ao contrário,confiai nas confirmações do Espírito Santo. Verdadeiramente, Ele tornaforte o fraco, poderoso o humilde; transforma a criança num jovem e umjovem num adulto; torna grandioso o insignificante. Peço a Deus que Elevos faça difusores de Suas fragrâncias, servos de Sua Causa, porta-vozesde Seu louvor, e que vos proteja contra os testes e provações, para que vostorneis luzes resplandecentes, estrelas brilhantes, lâmpada incandescentee árvores frondosas. Verdadeiramente, isto não é difícil para Deus!”19

3.2 “Não deveis dar atenção às vossas fraquezas e fragilidades; fixai vosso olharno poder invencível do Senhor, vosso Deus, o Todo-Poderoso. Nãoconseguiu Ele, no passado, fazer com que Abraão, a despeito de sua aparente

Page 15: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[15]

fraqueza, triunfasse sobre as forças de Nimrod? Não fez com que Moisés,cujos companheiros era apenas Ele, triunfasse sobre o Faraó e sobre suasforças? Não estabeleceu a ascendência de Jesus, pobre e humilde como eraaos olhos dos homens, sobre as forças combinadas do povo judeu? Nãosubjugou as bárbaras e guerreiras tribos da Arábia em Seu nome, peladisciplina sagrada e transformadora de Maomé, Seu Profeta?

Levantai-vos, pois, em Seu nome, colocando toda a vossa confiançanEle e assegurando-vos de vossa vitória final.”20

3.3 “...Bahá’u’lláh reconhece que os seres humanos são falíveis. Ele sabe que,em nossas fraquezas, repetidamente tropeçamos quando tentamos trilhar ocaminho que Ele nos indicou. Se todos os seres humanos tornassem-seperfeitos ao aceitarem o chamado de Bahá’u’lláh este mundo seriacertamente um mundo diferente. Foi levando em consideração nossafragilidade que ‘Abdu’l-Bahá apelou aos amigos em todas as partes a seamarem uns aos outros e enfatizou o ensinamento insofismável deBahá’u’lláh de que cada um de nós deve se concentrar na melhoria de suaprópria vida e ignorar as faltas alheias. Quantas vezes o Mestre enfatizoua necessidade da unidade, pois sem ela a Causa de Seu Pai não pode iravante.”21

3.4 “Não deves pensar em tuas fraquezas; confia inteiramente em Deus; deixateu coração arder de desejo em servir à Sua Missão e proclamar Seuchamado; então irá constatar quão eloqüentemente e com que podertransformador do coração humano isso irá ocorrer com o passar do tempo.”22

3.5 “O Mestre nos assegura que quando esquecemos de nós mesmos e nosesforçamos com todas as nossas energias para servir e ensinar a Fé,recebemos ajuda divina. Não somos nós que fazemos o trabalho; somosapenas os instrumentos utilizados naquela oportunidade e para aquelafinalidade de ensino de Sua Causa.”23

3.6 “Tais impedimentos [isto é, doenças e outras dificuldades], não importaquão severas e insuperáveis que possam parecer à primeira vista, podem eserão efetivamente superadas através da ação combinada do poder da oraçãoe de um esforço determinado e contínuo. Pois não foram os própriosBahá’u’lláh e ‘Abdu’l-Bahá que repetidamente nos asseguraram que asHostes divinas e invisíveis da vitória reforçarão e fortalecerão aqueles que,de forma valente e confiante, trabalharem em Seus Nomes? Esta certeza

Page 16: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[16]

prometida certamente nos permitirá superarmos nossos sentimentos deinadequação e incapacidade para servir, bem como qualquer limitaçãointerna ou externa que ameace nossos serviços pela Causa. Você deve,portanto, levantar-se, e com o coração pleno de alegria e confiança, esforçar-se para contribuir com qualquer porção que esteja em seu poder para maiordifusão e mais forte consolidação de sua amada Fé.

Qualquer que seja o campo particular de serviço que você escolher,seja no ensino ou na administração, o essencial é que você persevere e nãopermita que nenhum sentimento de inadequação de sua parte diminua seuzelo, muito menos impeça que você sirva alegre e ativamente.”24

3.7 “Em última instância, todas as batalhas da vida ocorrem dentro do próprioindivíduo. Nenhuma ajuda de organizações poderá resolver os problemasíntimos, produzir ou prevenir, qualquer que seja o caso, vitória ou fracassono momento crucial. Em tempos como estes, em especial, quando as pessoassão afligidas pelas poderosas forças em ação no mundo, é quando iremosver que algumas pessoas, mais fracas, tornam-se miraculosamente fortes, eoutras, que se mostravam fortes, enfraquecem – apenas podemos tentar,através de amoroso aconselhamento, como o seu comitê está fazendo, fazercom que os crentes se dediquem cada vez mais aos serviços da Causa,cujos frutos revertem para o bem de todos.”25

3.8 “Os crentes, como todos nós sabemos, devem esforçar-se para dar tal exemploem sua conduta e suas vidas pessoais que os outros se sintam impelidos aabranger uma Fé que reforma o caráter humano. Infelizmente, no entanto,nem todos conseguem fácil e rapidamente a vitória sobre o ego. O quetodo crente, seja novo ou velho, deve compreender, é que a Causa tem opoder espiritual para nos recriar, se nós fizermos o esforço para deixar essepoder nos influenciar; e aquilo que mais contribui para isso é a oração.Devemos suplicar a Bahá’u’lláh que nos ajude a superar as falhas em nossospróprios caráteres e devemos também exercer nossa própria força de vontadeem nos dominarmos.”26

3.9 “Vemos que Deus é bondoso para com todos. Assim como Ele nos ama, Eleama a todos os outros; assim como Ele provê a nós, provê aos demais. Elenutre e educa a todos com a mesma solicitude.

Deus é grande! Deus é bondoso! Ele não vê as faltas humanas; Ele nãoconsidera as fraquezas humanas. O homem é uma criatura de Suamisericórdia, e Ele convoca todos à Sua misericórdia. Por que então

Page 17: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[17]

devemos desprezar ou odiar Suas criaturas por ser este um judeu, o outroum budista ou zoroastriano, e assim por diante? Isto é ignorância, pois aunicidade da humanidade como servos de Deus é um fato consumado ecerto.

...Por isso devemos ter o máximo amor uns pelos outros. Devemos seramáveis a todos os povos do mundo. Não devemos considerar qualquerpovo como o povo de Satã, mas devemos saber e reconhecer que todos sãoservos do Deus uno. Quando muito, ocorre o seguinte: alguns não sabem,devem ser orientados e treinados. Devem ser ensinados a amar seussemelhantes e serem encorajados a adquirir virtudes. Alguns são ignorantes;devem ser informados. Alguns são como crianças, ainda não desenvolvidas;devem ser ajudados a atingir a maturidade. Alguns são enfermos, suacondição moral é doentia; devem ser tratados até que sua moralidade sejapurificada. Mas o doente não deve ser odiado por causa de sua doença, acriança não deve ser evitada por ser criança, o insipiente não deve serdesprezado por sua falta de conhecimento. Eles todos devem ser tratados,educados, treinados e ajudados com amor. Tudo deve ser feito para que ahumanidade possa viver à sombra de Deus na máxima segurança,desfrutando o mais elevado grau de felicidade.”27

3.10 “Todos os membros do gênero humano são servos do Deus glorioso, nossoCriador. Ele criou todos. Certamente deve ter amado a todos igualmente;caso contrário, Ele não os teria criado. Ele protege todos. IndubitavelmenteEle ama Suas criaturas; de outro modo não as protegeria. Ele provê a todos,mostrando Seu amor por todos, sem distinção ou preferência. Ele manifestaSua perfeita benevolência e amorosa bondade em relação a todos. Ele nãonos pune pelos nossos pecados e faltas, e estamos todos imersos no oceanode Sua infinita mercê. Já que Deus é clemente e amoroso aos Seus filhos,indulgente e misericordioso com nossas faltas, por que nós deveríamos serrudes e inclementes uns para com os outros? Como Ele ama a humanidadesem distinção ou preferência, por que nós não deveríamos amar a todos?Poderíamos conceber um plano ou diretriz superior ao propósito divino?Evidentemente não podemos. Por isso, devemos nos esforçar para cumprira vontade do glorioso Senhor e emular Sua diretriz de amar toda ahumanidade. A sabedoria e a política de Deus são a realidade e a verdade,ao passo que a política humana é incidental e restrita à nossa limitadacompreensão. A política de Deus é infinita.”28

Page 18: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[18]

3.11 “Portanto, ó amigos de Deus, deveis, em perfeita pureza de intenção, alcançarunidade espiritual e acordo a um grau tal que possais expressar um únicoespírito e uma única vida. Nesta condição, os corpos físicos não têm umpapel importante; o comando e a autoridade estão nas mãos do espírito.Quando o espírito torna-se todo inclusivo, a união espiritual é alcançada.Dia e noite deveis vos esforçar para alcançar harmonia perfeita; cuidaratentamente de vosso desenvolvimento espiritual e fechar os olhos àsdeficiências uns dos outros. Por vossos atos, pela pureza de vida, humildadee servitude, deveis ser uma lição de vida para os outros. ‘Abdu’l-Bahá nãodeseja que coração algum seja ferido ou sinta-se magoado; nem que alguémseja fonte de tristeza para outra pessoa; pois não existe maior felicidade doque ser uma fonte de alegria para os outros. Peço a Deus que possais vostornar como anjos celestiais, fontes de felicidade para as almas.”29

3.12 “Ó tu que estás implorando a Deus.Eu realmente sabia dos grandes infortúnios e aflições que caíram sobre ti,mas espero que pela graça de teu Senhor, Ele ordene para ti as fragrânciase a espiritualidade dos céus, bem como as percepções internas e as atraçõesdo Reino; que Ele te conceda força para superar as fraquezas, tranqüilidadeapós as dificuldades que enfrentas; faça com que possa aproximar-te maisdEle e fazer de ti um sinal de Seu amor entre Suas criaturas, e que perdoeteu pai, mãe, irmão e avô de seus pecados. Verdadeiramente, Ele é Quemperdoa, O Perdão supremo.”30

3.13 “Quanto a ti: não dê atenção à tua debilidade e incapacidade; ao contrário,volta teu olhar para o poder do Senhor, que envolve todas as regiões. Omar do perdão se agita e as ondas do perdão e da ajuda submergiram ospecadores. Isola-te das grades do ego e do desejo, para que possas sairvitorioso naquilo que exige o serviço no Reino de Deus e que possas sercurado de todos os males e doenças.”31

3.14 “Talvez a razão porque você não tenha conseguido muito no campo de ensinoé devido à extensão na qual você tenha pensado apenas em sua fraqueza eincapacidade para divulgar a mensagem. Bahá’u’lláh e o Mestre, ambosrepetidamente nos disseram para desconsiderarmos nossas própriaslimitações e colocarmos toda a confiança em Deus. Ele virá em nossa ajudase apenas nos levantarmos e nos tornarmos canais ativos para a graça deDeus. Você pensa que são os instrutores que fazem as conversões etransformam os corações humanos?

Page 19: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[19]

Não, certamente que não... Pare de pensar em suas carências, tenhatotal confiança em Deus. Deixa teu coração iluminar-se com o desejo deservir à Sua missão e proclama Seu chamado, irá observar quão eloqüentevocê será e como o poder de transformar corações atuará através de você.”32

3.15 “Nunca deves olhar para tuas próprias limitações, muito menos permitirque elas te impeçam de promover a Mensagem. Pois os crentes, capazesou não, ricos ou pobres, influentes ou humildes, são apenas os canais atravésdos quais Deus faz chegar Sua Mensagem à humanidade. Eles sãoinstrumentos pelos quais Deus comunica Sua vontade aos povos do mundo.Os amigos, portanto, devem parar de pensar em suas próprias limitações,cujos temores podem matar neles o espírito de iniciativa e de serviço. Elesdevem confiar na ajuda divina prometida por Bahá’u’lláh, e sentirem-sefortalecidos e reavivados pela certeza de que poderão continuar com seutrabalho até o final de seus dias.”33

3.16 “O número reduzido de membros, a falta de instrutores habilitados, os meiosmodestos de que disponham, jamais deverão desencorajá-los ou detê-los.Eles devem lembrar a história gloriosa da Causa, a qual, tanto no Orientecomo no Ocidente, foi estabelecida por almas dedicadas, as quais, na maioriados casos, não eram nem ricas, nem famosas, nem tinham educação formal,mas cuja devoção, zelo e auto-sacrifício sobrepujaram todos os obstáculose alcançaram miraculosas vitórias para a Fé Divina... Que eles se dediquem,jovens e adultos, homens e mulheres igualmente, e saiam para servir,estabelecendo-se em novas regiões, trabalhando e ensinando apesar dafalta de experiência, e que estejam assegurados de que Bahá’u’lláh prometeuajudar a todos os que se levantam em Seu Nome. Seu poder sustentá-los-á;suas limitações não são importantes.”34

3.17 “Se os amigos fossem esperar até se tornar inteiramente qualificados pararealizar alguma tarefa, o trabalho da Causa ficaria praticamente paralisado.Na verdade, apenas o ato de se esforçar para servir, embora por mais indignae incapaz a pessoa possa sentir-se, tal ato atrairá as bênçãos de Deus ecapacitará a pessoa deixando-a pronta para a tarefa.”35

3.18 “Cada um de nós, se formos olhar nossas fraquezas, certamente nossentiremos indignos e desesperados, e este sentimento apenas irá frustrarnossos esforços construtivos e será um desperdício de tempo. O que temos

Page 20: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[20]

a fazer é focalizarmos nossa atenção na glória da Causa e no Poder deBahá’u’lláh que pode transformar uma mera gota em um oceano!”36

3.19 “Não considereis vossas próprias limitações; Deus vos ajudará. Esquecei avós próprios. A ajuda de Deus certamente virá!

Quando invocardes a Graça de Deus que está à vossa espera, para vosfortalecer, vossa força será decuplicada.

Olhai para mim: eu sou tão fraco, contudo foi-me concedida energiapara vir até vós; um pobre servo de Deus, que foi capacitado para vos daresta mensagem! Não estarei convosco por muito tempo! Nunca devemosatentar para a nossa própria debilidade; é a força do Espírito Santo doAmor que nos dá o poder de ensinar. O pensar em nossa própria fraquezasó nos pode trazer desespero. Devemos olhar mais alto do que todos ospensamentos terrenos; desprendamo-nos de todas as idéias materiais eansiemos por coisas do espírito; fixemos o olhar sobre a perpétua e generosaGraça do Onipotente, que encherá nossas almas da felicidade da jubilosaobediência ao Seu mandamento – ‘Amai-vos uns aos outros’.”37

3.20 A ajuda infalível do Convênio – três orações especiais:

3.20.1“Ó meu Senhor e minha Esperança!

Ajuda Teus amados a serem firmes em Teu poderoso Convênio, apermanecerem fiéis à Tua Causa manifesta e a cumprirem os mandamentosque lhes prescrevestes em Teu Livro de Esplendores; para que se tornemestandartes de guia, lâmpadas da Assembléia no alto, mananciais da Tuainfinita sabedoria e estrelas que guiam à senda reta reluzindo do céusuperno.

Tu, em verdade, és o Invencível, o Onipotente, o Todo Poderoso.”38

3.20.2“Ó Deus compassivo!

Agradeço-Te por me haveres despertado e tornado consciente. Deste-me olhos que vêem e me favoreceste com ouvidos que ouvem. Tu meconduziste a Teu reino e me guiaste a Teu caminho. Fizeste-me ver orumo certo e entrar na arca da salvação. Ó Deus! Concede-me firmeza etorna-me constante e vigoroso. Protege-me de provações violentas e abriga-me na fortaleza inexpugnável de Teu Convênio e Teu Testamento. És oPoderoso! És Quem vê! És Quem ouve!

Page 21: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[21]

Ó Tu, o Deus compassivo! Dota-me de um coração que, semelhante aum espelho, se ilumine com a luz de Teu amor e concede-me umpensamento que possa transformar este mundo num jardim de rosas,através da graça espiritual.

Tu és o Compassivo, o Clemente. És o Deus de Grande Misericórdia.”39

3.20.3“Glória a Ti, ó Senhor, Tu que trouxeste à existência todas as coisascriadas, através do poder do Teu mando.

Ó Senhor! Ajuda àqueles que a tudo, menos a Ti, renunciaram, econcede-lhes uma grande vitória. Faze descer sobre eles, ó Senhor, aassembléia dos anjos nos céus e na terra e tudo o que entre eles está, paraauxiliar Teus servos, socorrê-los e fortalecê-los, para capacitá-los a alcançarêxito, para sustentá-los, investi-los de glória, lhes conferir honra eexaltação, enriquecê-los e fazê-los triunfarem com um triunfo admirável.

Tu és seu Senhor, o Senhor dos céus e da terra, o Senhor de todos osmundos. Fortalece esta Fé, ó Senhor, através do poder desses servos, efaze-os prevalecerem sobre todos os povos do mundo, pois eles, emverdade, são Teus servos que se desprenderam de tudo, menos de Ti, eTu, deveras, és o Protetor dos verdadeiros crentes.

Permite Tu, ó Senhor, que seus corações, através da lealdade a esta,Tua Fé inviolável, se possam tornar mais fortes do que qualquer outracoisa, nos céus e na terra e naquilo que entre eles se encontra, e fortalecesuas mãos, ó Senhor, com os sinais de Teu admirável poder, a fim de quepossam manifestar Teu poder diante dos olhos de toda a humanidade.”40

Page 22: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[22]

Capítulo II

LUZES DA GUIA DIVINA

“Dentro em breve, havereis de testemunhar, com vossos próprios olhos,quão brilhantemente cada um de vós, assim como uma estrela cintilante,irradiará a luz da Guia Divina no firmamento de vosso país e conferirá aseu povo a glória de uma vida eterna...”41

Selecionei alguns textos* de Bahá´u´lláh, do livro O Advento da JustiçaDivina, citado por Shoghi Effendi.

1. AS GUIAS INTRODUTÓRIAS

1.1“Um mundo que obscurece à medida que a luz da religião persistentementese esvai, intumescido com as forças explosivas de um nacionalismo cego etriunfante; chamuscado pelos fogos da impiedosa perseguição, quer racialou religiosa; iludido pelas teorias e doutrinas falsas que ameaçam substituira adoração a Deus e a santificação de Suas leis; enervado por ummaterialismo desenfreado, brutal; desintegrando-se através da influênciacorrosiva da decadência moral e espiritual; enredado na maranha daanarquia e lutas econômicas – tal é o espetáculo que se apresenta aosolhos dos homens,...”42

1.2“Tão triste e comovente espetáculo... longe de incutir consternação noscorações de Seus adeptos ou de lhes paralisar os esforços, só lhes pode

*Os títulos em cada texto foram escolhidos pelo organizador deste trabalho, sendo apenas partes defrases constantes do próprio texto, e têm apenas o intuito de definir um dos pontos principais domesmo.

Page 23: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[23]

aprofundar a fé, aumentar o entusiasmo e a ansiedade de se levantarem edemonstrarem no vasto campo que lhes foi delineado pela pena de Abdu´l-Bahá, sua capacidade para desempenharem seu papel na tarefa da redençãouniversal proclamada por Bahá´u´lláh.”43

1.3“As oportunidades que a turbulência da época atual apresenta – com todasas tristezas por ela causadas, os receios excitados, a desilusão produzida,as perplexidades criadas, a indignação que ela incita, a revolta que provoca,os agravos que engendra, o espírito de busca insaciável que desperta –devem, semelhantemente, ser aproveitadas a fim de difundir por toda parteo conhecimento do poder redentor da Fé de Bahá’u’lláh e alistar novosrecrutas no sempre crescente exército de Seus seguidores. É possível quenunca mais ocorra tão preciosa oportunidade, tão rara combinação decircunstâncias favoráveis. Agora é o tempo, o tempo determinado,...”44

1.4“Bem-amados amigos! Ansioso que estou para prestar a cada um de vósqualquer assistência ao meu alcance que vos possa capacitar a desempenharmais efetivamente vossos deveres sempre crescentes, que vos foramdesignados por Deus, nada melhor posso fazer do que dirigir a vossa atençãoespecial, nesta hora decisiva, a estas passagens imortais, colhidas, em parte,da grande massa dos escritos de Bahá’u’lláh ainda não publicados nemtraduzidos. Quer seja em Sua revelação do grau e das funções de Seusbem-amados, em Seus elogios da grandeza de Sua Causa, na ênfase queEle dá à suprema importância do ensino, ou nos perigos que pressagia,nos conselhos que participa, nas advertências que pronuncia, nas vistasque descerra, em Sua certeza e nas promessas que faz – estes exemplosdinâmicos e típicos da linguagem sublime de Bahá’u’lláh, tendo cada umde Seus dizeres uma relação direta às tarefas com as quais a comunidadebahá’í americana atualmente defronta, não podem deixar de produzir, nasmentes e nos corações de qualquer um de seus membros que se aproximedeles com devida humildade e desprendimento, reações tão poderosas queiluminarão todo o seu ser, incentivando uma intensificação tremenda emseus esforços diários.”45

Page 24: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[24]

2. O ADVENTO DO REINO

2.1 Vosso alto destino“Ó amigos! Não desestimeis as virtudes das quais fostes dotados, nemdesprezeis vosso alto destino. ... Sois as estrelas do céu da compreensão, abrisa que se agita ao romper do dia, as águas que fluem suavemente, dasquais deve depender a própria vida de todos os homens, as letras inscritassobre Seu pergaminho sagrado.”46

2.2 Sois as brisas da primavera“Ó povo de Bahá! Sois as brisas da primavera que flutuam sobre o mundo.Por vosso intermédio, temos embelezado o mundo do ser com o adorno doconhecimento do Mais Misericordioso. Por vosso intermédio, a face domundo foi engrinaldada de sorrisos e o brilho de Sua Luz se irradiou.Segurai-vos à Corda da constância, de tal modo que todas as vãsimaginações esvaneçam completamente.”47

2.3 Apressai-vos“Apressai-vos a surgirdes do horizonte do poder, em nome de vosso Senhor,o Ilimitado, e a anunciardes a Seus servos, com sabedoria e eloqüência, asboas novas desta Causa, cujo esplendor se irradiou sobre o mundo do ser.Acautelai-vos para que nada vos impeça de observardes as coisas que aPena da Gloria vos prescreveu, enquanto se movia sobre Sua Epístola commajestade e poder soberanos. Grande é a bem-aventurança daquele queescutou sua voz penetrante, enquanto se erguia através do poder da verdade,perante todos os que estão no céu e todos os que estão na Terra...”48

2.4 Ele, em verdade, auxiliará cada um que Lhe der apoio“Ó povo de Bahá! O rio que é a Vida, verdadeiramente, fluiu por vossacausa. Sorvei vós, em Meu Nome, a despeito daqueles que desacreditaramem Deus, o Senhor da Revelação. Nós vos fizemos as mãos de Nossa Causa.Tornai vitorioso este Injuriado, que foi penosamente aflito nas mãos dosobreiros da iniqüidade. Ele, em verdade, auxiliará cada um que Lhe derapoio e se lembrará de cada um que Dele se lembrar. Disso dá testemunhoesta Epístola que irradiou o esplendor da misericórdia de vosso Senhor, oTodo-Glorioso, o Predominante.”49

Page 25: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[25]

2.5 São eles o consolo da vista da criação“Bem-aventurado é o povo de Bahá! Deus dá-me testemunho! São eles oconsolo da vista da criação. Por eles os universos foram adornados e aEpístola Preservada foi embelezada. São eles quem navegaram na arca daindependência completa, com suas faces volvidas para a Aurora da Beleza.Como é grande sua bem-aventurança por haverem atingido aquilo que seuSenhor, o Onisciente, Possuidor de toda sabedoria, tenha determinado.Sua luz adornou os céus e fez brilhar a face dos que Dele se aproximaram.”50

2.6 A posição do verdadeiro crente“Tal é a posição que se destina ao verdadeiro crente que, se sua glóriafosse revelada à humanidade, num grau menor que o fundo de uma agulha,todo crente seria consumido por seu desejo ardente de atingí-la. Por isso,foi decretado que, nesta vida terrena, a plenitude da glória de seu estadopermanecesse oculta dos olhos do crente.” “Se se levantasse o véu e tornassemanifesta a plena glória do estado dos que se volveram inteiramente paraDeus e, por amor a Ele, renunciaram o mundo, a criação inteira ficariaestupefata.”51

2.7 A grandeza desta Revelação“Dou testemunho, perante Deus, da grandeza, da inconcebível grandezadesta Revelação. Repetidas vezes, na maior parte de Nossas Epístolas, temostestemunhado esta verdade, a fim de que a humanidade se despertasse desua negligencia.” “Como é grande esta Causa e preponderante suaMensagem!” “Nesta mais poderosa Revelação, todas as Eras do passadoatingiram sua consumação mais alta e final.”52

2.8 Este é o Dia...“A mais alta essência e a mais perfeita expressão de qualquer coisa que ospovos de antanho tenham dito ou escrito, foram enviadas, através destapoderosíssima Revelação, vindo do céu da Vontade Daquele que tudopossui, de Deus, que sempre permanece.” “Este é o Dia em que os maisexcelentes favores de Deus manaram sobre os homens, o Dia em que Suagraça toda-poderosa se infundiu em todas as coisas criadas.”53

2.9 Este é o Dia...“Este e o Dia em que o Oceano da misericórdia de Deus se manifestou aoshomens, o Dia em que o Sol de Sua benevolência irradiou sobre eles o seuesplendor, o Dia em que as nuvens de Seu favor generoso têm amparado à

Page 26: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[26]

sua sombra a humanidade inteira.” “Pela retidão de Meu próprio Ser!Grande, imensuravelmente grande é esta Causa! Poderoso,inconcebivelmente poderoso é este Dia! Cada Profeta anunciou a vindadeste Dia e todo Mensageiro gemeu em seu ardente desejo por estaRevelação – uma Revelação tão grande, que, mal aparecera, quando todasas coisas criadas exclamavam, dizendo: ‘A Terra pertence a Deus, o Excelso,o Supremo!’ ‘O Dia da Promessa veio, e Aquele que é o Prometido proclamaem altas vozes perante todos os que estão na Terra: – Verdadeiramente,não há outro Deus senão Ele, o Amparo no perigo, O que subsiste por Sipróprio!’”54

2.10 Felizes os olhos que vêem...“Invoco o testemunho de Deus! É revelado aquilo que, desde a eternidade,estivera entesourado no conhecimento de Deus, o Conhecedor do visível edo invisível. Felizes os olhos que vêem o Semblante de Deus, Senhor detoda a existência, e feliz a face que se lhe vira.”55

2.11 Este Dia Maravilhoso“Grande, em verdade, é este Dia! As alusões que lhe são feitas, em todasas sagradas Escrituras, como o dia de Deus, testemunham sua grandeza. Aalma de todo Profeta de Deus, de todo Mensageiro Divino, era sedentadeste Dia maravilhoso. Todas as várias raças da Terra, semelhantemente,muito desejavam atingí-lo.”56

2.12 A porta está aberta...“Neste Dia, uma porta está aberta com extensão maior que o céu e a terra.Os olhos da misericórdia Daquele que é o Desejo dos mundos volvem-separa todos os homens. Um ato, por infinitésimo que seja, quando visto noespelho do conhecimento de Deus, é mais poderoso que uma montanha.Cada gota oferecida em Seu caminho é como o mar, ao ser vista naqueleespelho. Pois este é o Dia que Deus, verdadeiro e único – glorificado sejaEle – anunciou em todos os Seus Livros e Seus Profetas e SeusMensageiros.”57

2.13 Miríades... serão sua recompensa“Esta é uma Revelação na qual, se um homem derramar por sua causa umasó gota de sangue, miríades de oceanos serão sua recompensa.” “Ummomento fugaz, neste Dia, excede séculos de uma era passada... Nem solnem lua tem testemunhado um dia como este Dia.”58

Page 27: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[27]

2.14 Feliz que tenha vivido para ver este Dia...“Este é o Dia em que o mundo invisível exclama: Grande é a tua bem-aventurança, ó Terra, pois foste feita o escabelo de teu Deus, foste escolhidapara ser o sítio de Seu poderoso Trono.” “O mundo da existência brilha,neste Dia, com o resplendor desta Revelação Divina. Todas as coisas criadaselogiam sua graça salvadora e lhe cantam louvores. O universo estáenvolvido num êxtase de júbilo e alegria. As Escrituras das Eras passadascelebram o grande Jubileu que há de saudar, forçosamente, este, o maisgrandioso Dia de Deus. Feliz aquele que tenha vivido para ver este Dia ereconhecido seu grau.”59

2.15 Neste Dia, nasceu um Sol diferente...“Neste Dia, nasceu um Sol diferente, e um céu diferente foi adornado comsuas estrelas e seus planetas. O mundo é outro mundo, e a Causa, outraCausa.”... “É este o dia em que os ouvidos humanos têm tido o privilégiode ouvir o que Aquele que conversou com Deus (Moisés) ouviu no Sinai,o que Aquele que é o Amigo de Deus (Muhammad) ouviu quando foielevado em direção a Ele, e o que Aquele que é o Espírito de Deus (Jesus)ouviu enquanto ascendia a Ele, o Amparo no perigo, O que Subsiste por SiPróprio.”60

2.16 Feliz quem tiver renunciado ao mundo“Este Dia é o Dia de Deus, e esta Causa, Sua Causa. Feliz quem tiverrenunciado este mundo e se segurado Àquele que é a Aurora da Revelaçãode Deus.” “Este é o Rei dos Dias, o Dia que presenciou a vinda do MaisAmado, Daquele que por toda a eternidade tem sido aclamado o Desejo doMundo.” “Este é o Principal de todos os dias e o seu Rei. Grande é a bem-aventurança daquele que atingiu a vida eterna, através do doce aroma destesdias, e que, com a máxima constância, se levantou para auxiliar a CausaDaquele que é o Rei dos Nomes. Tal homem é como a vista para o corpo dahumanidade.” “Incomparável é este Dia, pois é como olhos para passadosséculos e eras, como uma luz para a escuridão dos tempos.”61

2.17 Pertencem a Deus estes dias“Este Dia é diferente dos outros dias; esta Causa, diferente das outrascausas. Suplicai a Deus, verdadeiro e único, que não prive os olhos doshomens de contemplarem Seus sinais, nem seus ouvidos de escutarem avoz penetrante da Pena da Glória.” “Pertencem a Deus, estes dias, ummomento dos quais os séculos e eras jamais poderão rivalizar. Um átomo,

Page 28: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[28]

nestes dias, é como o sol; uma gota, como o oceano. Um só sopro exaladoem amor a Deus e em Seu serviço é anotado pela Pena da Glória como umato principesco. Fossem relatadas as virtudes deste Dia, todos ficariamatônitos, exceto aqueles que teu Senhor tiver eximido.”62

2.18 A grandeza deste Dia“Pela retidão de Deus! São estes os dias em que Deus provou os coraçõesda companhia inteira de Seus Mensageiros e Profetas e, além destes, dosque guardam Seu Santuário sagrado e inviolável, os habitantes do Pavilhãocelestial e do Tabernáculo da Gloria.” “Fosse a grandeza deste Dia reveladaem sua plenitude, cada homem renunciaria miríades de vidas em seu ardentedesejo de participar de sua grande glória, ainda que fosse por apenas ummomento – quanto mais este mundo e seus tesouros corruptíveis!”63

2.19 Falar e proclamar a todos os que estão no céu e na Terra“Deus, o Verdadeiro, é Minha Testemunha! Este é o Dia em que incumbea cada um dotado de visão, contemplar; e a cada ouvido que ouve, escutar;e a cada coração que compreende, perceber; e a cada língua que fala,proclamar a todos os que estão no céu e na Terra, este Nome santo, excelso,altíssimo.”64

2.20 Um dia inigualável!“Dizei, ó homens! Este é um Dia inigualável. Inigualável, também, deveser a língua que celebra o louvor do Desejo de todas as nações, e inigualávelo ato que aspira a ser aceitável a Seus olhos. A humanidade inteira temdesejado ardentemente este Dia, para que possa talvez cumprir o que convémà sua posição e seja digno de seu destino.”65

2.21 Em cada palavra uma potência nova“Pelo movimento de Nossa Pena de Glória e a mando do OrdenadorOnipotente, temos insuflado uma nova vida em cada corpo humano einstilado em cada palavra uma potência nova. Todas as coisas criadasproclamam as evidências desta regeneração mundial.”66

2.22 Uma criação de magnitude inescrutável a todos, menos a Deus“Pela retidão de Deus, verdadeiro e único! Se uma partícula de uma jóiafor perdida e enterrada debaixo de uma montanha de pedras, e jazer ocultaalém dos sete mares, a Mão da Onipotência haverá, seguramente, de revelá-la neste Dia, pura e isenta de escória.” “Cada uma das letras procedentes

Page 29: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[29]

de Nossos lábios é dotada de tal poder regenerador que possa trazer àexistência uma nova criação – uma criação cuja magnitude é inescrutávela todos menos a Deus. Ele, verdadeiramente, tem conhecimento de todasas coisas.”67

2.23 Sóis de infinito e inimaginável esplendor“Está em Nosso poder, se assim quiséssemos, capacitar uma partícula depó flutuante a gerar, em menos de um piscar de olhos, sóis de infinito einimaginável esplendor, a fazer uma gota de orvalho desenvolver-se emoceanos vastos e inumeráveis e a infundir em cada letra tamanha força quea torne capaz de desdobrar todo o conhecimento das eras passadas e futuras.”“Possuímos um poder tão grande que, se for trazido à luz, transmudará oveneno mais mortal em panacéia de eficácia infalível.”68

2.24 O Dia prometido chegou!“Os dias aproximam-se de seu fim e ainda os povos do mundo se vêemmergulhados em lastimável inadvertência, perdidos em erro manifesto.”“Grande, grande é a Causa! Aproxima-se a hora em que a maior convulsãoterá aparecido. Invoco o testemunho Daquele que é a Verdade! Fará aseparação afligir a todos, mesmo àqueles ao Meu redor.” “Dizei: Óassembléia dos desatentos! Deus é Minha Testemunha! O Dia prometidochegou, o dia em que provações atormentadoras terão surgido por cima devossas cabeças e debaixo de vossos pés, dizendo: – Provai o que vossasmãos cometeram!” “Chegou o tempo para a destruição do mundo e de seupovo. Aquele que é o Preexistente já veio, a fim de que possa conceder avida eterna, outorgar a preservação infindável e conferir o que conduz aoverdadeiro modo de viver.” “Aproxima-se o dia em que sua chama (a dacivilização) devorará as cidades, quando a Língua da Grandeza proclamará:– O Reino pertence a Deus, o Onipotente, Objeto de todo louvor!”69

2.25 Um alerta aos destituídos de compreensão!“Ó vós que estais destituídos de compreensão! Uma tribulação severapersegue-vos e, subitamente, vos sobrevirá. Despertai-vos, para que elapossa, talvez, passar e não vos infligir dano.” “Ó vós, povos do mundo!Sabei, em verdade, uma calamidade imprevista segue-vos e penosaretribuição vos espera. Não penseis que os atos que cometestes fossemapagados de Minha vista.” “Ó desatentos! Embora as maravilhas de Minhamisericórdia tenham envolvido todas as coisas, tanto visíveis comoinvisíveis, e se bem que as revelações de Minha graça e generosidade

Page 30: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[30]

tenham penetrado todo átomo do universo, no entanto, a vara com a qualposso castigar os malfeitores é penosa, e é terrível a veemência de Minhaira contra eles.” “Não lamenteis por causa daqueles que se ocuparam comas coisas deste mundo e esqueceram a menção de Deus, o Mais Grandioso.Por Aquele que é a Verdade Eterna! Aproxima-se o dia em que a plena irado Onipotente se terá apoderado deles. Em verdade, Ele é o Todo-Poderoso,o Predominante, o Potentíssimo. Haverá de expurgar a Terra da mancha desua corrupção e legá-la àqueles de Seus servos que estejam próximosdEle.”70

2.26 Não outro refúgio aonde se recorrer“Dentro em breve, se ouvirá exclamar de todas as terras: – Sim, sim, eis-me aqui, eis-me aqui. – Pois nunca houve nem pode haver, outro refúgioaonde se recorrer.” “E ao vir a hora predeterminada, haverá de aparecersubitamente o que fará tremer os membros da humanidade. Então, e somenteentão, o Estandarte Divino se desfraldara e o Rouxinol do Paraíso cantarásua melodia.”71

2.27 Sede como uma montanha na Causa de vosso Senhor!“No princípio de cada Revelação, prevaleceram adversidades, as quais,mais tarde, se transformaram em grande prosperidade.” “Dize: – Ó povode Deus! Acautelai-vos para que os poderes da Terra não vos alarmem, aforça das nações não vos enfraqueça, o tumulto do povo da discórdia nãovos detenha, nem os expoentes da glória terrena vos entristeça. Sede comouma montanha na Causa de vosso Senhor, o Onipotente, o Todo-Glorioso,o Irrestrito.”72

2.28 Ponde vossa confiança em Deus“Dizei: Acautelai-vos, Ó povo de Bahá, para que os fortes da Terra não vosroubem a força, nem aqueles que governam o mundo vos encham de medo.Ponde vossa confiança em Deus e entregai a Seu cuidado vossos interesses.Verdadeiramente, Ele, através do poder da verdade, vos fará vitoriosos;Ele, em verdade, é poderoso para fazer o que Ele queira; em Suas mãosestão as rédeas da onipotência.”73

2.29 Toda coisa boa foi criada para vós“Juro por Minha vida! Nada pode sobrevir aos Meus amados, salvo aquiloque lhes traga proveito. Testemunho disso é dado pela Pena de Deus, oMais Poderoso, o Todo-Glorioso, o Mais Amado.” “Que os acontecimentos

Page 31: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[31]

do mundo não vos entristeçam. Deus é Minha Testemunha! O mar do júbiloanela a atingir vossa presença, pois toda coisa boa foi criada para vós e,segundo as necessidades dos tempos, vos será revelada.”74

2.30 Dias de extasiante felicidade vos esperam...“Ó Meus servos! Não vos entristeçais se, nestes dias e neste plano terreno,coisas contrárias aos vossos desejos tiverem sido determinadas emanifestadas por Deus, pois seguramente vos esperam dias de extasiantefelicidade, de deleite celestial. Mundos santos, espiritualmente gloriosos,desvendar-se-ão diante de vossos olhos. Sois destinados por Ele, nestemundo e no vindouro, a participar de seus benefícios, ter um quinhão desuas alegrias e receber uma porção de sua graça alentadora. A cada umdestes, indubitavelmente, atingireis.”75

2.31 Falar... guiar os povos do mundo......“Este é o dia em que se deve falar. Incumbe ao povo de Bahá esforçar-se,com a máxima paciência e tolerância, a fim de guiar os povos do mundo aoHorizonte Mais Grandioso. Cada corpo reclama em altas vozes uma alma.As almas celestiais, através do sopro da Palavra de Deus, devem instilarnos corpos mortos um novo espírito. Dentro de cada palavra se oculta umespírito novo.”76

2.32 Almas santas... boas ações... na propagação da Fé de Deus“Feliz o homem que a isso atinja e que se tenha levantado a fim de ensinara Causa Daquele que é o Rei da Eternidade.” “Dizei: Ó servos! O triunfodesta Causa tem dependido e continuará a depender do aparecimento dealmas santas, da manifestação de boas ações e da revelação de palavras deconsumada sabedoria.” “Concentrai vossas energias na propagação da Féde Deus. Quem for digno de tão alta vocação, que se levante e a promova.Quando alguém não pode, é seu dever designar quem possa, em seu lugar,proclamar esta Revelação, cujo poder fez com que os alicerces das maisimponentes estruturas tremessem, toda montanha fosse esmagada em pó, etodas as almas se tornassem atônitas.”77

2.33 Não repouseis em vossos leitos!“Que vosso interesse principal esteja em salvar do tremedal da extinçãoiminente aquele que caiu e ajudá-lo a abraçar a Fé antiga de Deus. Vossaconduta para com vosso próximo deve ser tal que manifeste claramente ossinais de Deus, verdadeiro e único, pois vós sois os primeiros entre os

Page 32: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[32]

homens a serem criados novamente pelo Seu Espírito, os primeiros aadorarem e curvarem o joelho diante Dele, os primeiros a circularem Seutrono de glória.” “Ó vós bem-amados de Deus! Não repouseis em vossosleitos, mas sim, despertai-vos logo que reconheçais vosso Senhor, o Criador,e saibais das coisas que Lhe tenham sucedido, e apressai-vos a assistí-Lo.Libertai vossas línguas e proclamai incessantemente a Sua Causa. Isto voshá de ser melhor que todos os tesouros do passado e do futuro – se sois dosque compreendem esta verdade.”78

2.34 Pioneiros e instrutores viajantes!“Invoco o testemunho Daquele que é a Verdade! Dentro em breve Deusadornará o princípio do Livro da Existência com a menção de Seus bem-amados que sofreram tribulação em Seu caminho e viajaram pelos paísesem Seu Nome e Seu louvor. Quem tiver atingido Sua presença, ufanar-se-á, de tê-los conhecido, e todos os que habitam em cada terra serãoiluminados pela sua memória.”79

2.35 Ensino... o que vos trará proveito neste mundo e no vindouro“Rivalizai uns com outros em serviço a Deus e à Sua Causa. É isto, emverdade, o que vos trará proveito neste mundo e no vindouro. Vosso Senhor,o Deus de Misericórdia, é O de tudo informado, o Onisciente. Não vosentristeçais com as coisas que vedes neste dia. Dia virá em que as línguasdas nações proclamarão: – A Terra pertence a Deus, o Todo-Poderoso, oÚnico, o Incomparável, o Onisciente!” “Bem-aventurado é o lugar, a casaou o coração, e bem-aventurada a cidade, a montanha, o refúgio, a cavernaou o vale, a terra ou o mar, o prado ou a ilha, onde se haja feito menção deDeus e celebrado Seu louvor.”80

2.36 Instrutores viajantes“O próprio movimento de lugar em lugar, quando empreendido por amora Deus, tem sempre exercido, e pode agora exercer, sua influência no mundo.Nos Livros do passado, foi anotado e inscrito o grau daqueles que viajarampor toda parte a fim de guiarem os servos de Deus.” “Deus é MinhaTestemunha! Tão grandes são as coisas destinadas àqueles que se mantêmconstantes que, se fossem desveladas, nem sequer na extensão do fundode uma agulha, todos os que estão no céu e na Terra ficariam atônitos,salvo aqueles que Deus, o Senhor de todos os mundos, quis eximir.” “Invocoo testemunho de Deus! O que se destina àquele que ajuda Minha Causa,excede os tesouros da Terra.”81

Page 33: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[33]

2.37 As hostes da inspiração divina descerão do céu...“A quem abrir seus lábios, neste dia, e fizer menção do Nome de seuSenhor, as hostes da inspiração divina descerão do céu de Meu Nome, oOnisciente, o Possuidor de toda sabedoria. A ele descerá também aAssembléia das alturas, erguendo cada um altamente um cálice de puraluz. Assim foi predestinado no reino da Revelação de Deus, a mandoDaquele que é o Todo-Glorioso, o Poderosíssimo.” “Pela retidão Daqueleque, neste dia, exclama no imo do coração de todas as coisas criadas: –Deus, não há outro Deus senão Eu!”82

2.38 Nenhuma pena pode transmitir a sublimidade de seu grau...“Se qualquer homem se levantasse para defender, em seus escritos, a Causade Deus contra seus agressores, tal homem, por inconsiderável que fosseseu quinhão, seria tão honrado no mundo vindouro que a Assembléia noalto lhe invejaria a glória. Nenhuma pena pode transmitir a sublimidadede seu grau, nem língua alguma descrever seu esplendor.” “Permita Deussejais todos vós fortalecidos para executardes o que for a Vontade de Deuse, através de Sua graça, ajudados a apreciar o grau conferido àqueles deSeus bem-amados que se tenham levantado em Seu serviço e na glorificaçãode Seu Nome. Sobre eles esteja a glória de Deus, a glória de tudo o queestá nos céus e tudo o que está na Terra, e a glória dos habitantes doexcelso paraíso, do céu dos céus.”83

2.39 Seres divinos e essências imperecíveis...“Ó povo de Bahá! Que não há quem vos rivalize, é sinal de misericórdia.Do Cálice da Generosidade, sorvei o vinho da imortalidade, a despeitodaqueles que repudiaram Deus, Senhor dos nomes e Criador dos céus.”“Deus, verdadeiro e único, é Minha Testemunha! É este o dia daquelesque se desprenderam de tudo menos Dele, o dia daqueles que reconheceramSua unidade, o dia em que Deus criou, com as mãos de Seu poder, seresdivinos e essências imperecíveis, cada um dos quais jogará atrás de si omundo e tudo o que nele se acha, e se tornará tão firme na Causa de Deusque cada coração sábio e compreensível se admirará.”84

2.40 Uma nova raça de homens!“Jazia oculta dentro do Santo Véu e preparada para o serviço de Deus,uma companhia de Seus eleitos que se tornarão manifestos aos homens,que auxiliarão a Sua Causa, que de ninguém terão medo, ainda que ahumanidade inteira se levante e trave guerra contra eles. São estes que,

Page 34: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[34]

ante os olhos dos que residem na Terra e dos que habitam o céu, selevantarão e, exclamando em altas vozes, aclamarão o nome do Onipotentee convocarão os filhos dos homens para o caminho de Deus, o Todo-Glorioso, Objeto de todo louvor.” “Aproxima-se o dia em que Deus, porobra de Sua Vontade, terá erguido uma raça de homens cuja natureza éinescrutável a todos, menos a Deus, o Onipotente, O que subsiste por Sipróprio.”85

2.41 Purificarão a humanidade...“Dentro em breve, Ele tirará, do Regaço do Poder, as Mãos da Ascendênciae Grandeza – Mãos que se levantarão a fim de ganharem a vitória para esteJovem, e que purificarão a humanidade da contaminação do réprobo e doímpio. Essas Mãos farão os preparativos, fortalecendo-se para serem oscampeões da Fé de Deus e, em Meu Nome, o subsistente por si próprio, opoderoso, dominarão os povos e as raças da Terra. Entrarão nas cidades einstilarão medo nos corações de todos os seus habitantes. Tais são asevidências do poder de Deus; como é temível, como é veemente Seupoder!”86

Page 35: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[35]

3. DESAPEGO MATERIAL – PUREZA E SANTIDADE

3.1 O mundo, suas vaidades e glórias, aos olhos de Deus são como pó ecinzas...“Pela justiça de Deus!” escreve Bahá’u’lláh, “O mundo, suas vaidades esua glória, e quaisquer deleites que possa oferecer, são todos, aos olhos deDeus, de tão pouco valor como pó e cinzas – antes, são ainda maisdesprezíveis. Oxalá pudessem os corações dos homens compreender isto!Limpai-vos completamente, ó povo de Bahá, da corrupção do mundo e detudo o que lhe pertence. Deus Mesmo dá-Me testemunho! As coisas daTerra mal vos convêm. Rejeita-as, deixando-as para aqueles que as possamdesejar e fixai vossos olhos nesta mais santa e esplendorosa Visão.”87

3.2 Avançai até entrardes na vasta imensidão do Reino de Deus“Ó vós, Meus bem-amados! Não permitais que a orla das Minhas sagradasvestes seja manchada e enlodada com as coisas deste mundo, e não sigaisas insinuações de vossos desejos maus e corruptos. Ó vós os bem-amadosde Deus, Uno e Verdadeiro! Passai além do estreito refúgio de vossos desejosmaus e corruptos e avançai até entrardes na vasta imensidão do reino deDeus e permanecei nos prados da santidade e do desprendimento, paraque a fragrância de vossas ações possa conduzir a humanidade inteira aooceano da infindável glória de Deus.”88

3.3 Desapego do mundo e de suas vaidades“Desembaraçai-vos de todo apego a este mundo e às suas vaidades.Acautelai-vos, para não vos aproximardes delas, desde que vos incitem aseguir nos caminhos de vossa própria lascívia e vossos desejos cobiçosos evos impeçam de entrar na Senda reta e gloriosa.” “Evitai toda espécie demaldade, pois tais coisas vos são vedadas no Livro que ninguém podetocar salvo aquele que Deus purificou de toda mancha de culpa e incluiuno número dos purificados.”89

3.4 Uma raça de homens – incomparável em caráter“Uma raça de homens, incomparável em caráter, será erguida e, com ospés do desprendimento, passará por cima de todos os que estão no céu e naTerra e lançará a manga da santidade sobre tudo o que tem sido criado deágua e de barro.” “A civilização, tantas vezes alardeada pelos eruditos

Page 36: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[36]

expoentes das ciências e letras, se lhe for permitido ultrapassar os limitesda moderação, trará grande mal aos homens... Se for levada a um extremo,a civilização virá a ser tão prolífica causa de mal como fora fonte de bemenquanto restrita dentro dos confins da moderação.”90

3.5 Os corações de Seus servos – a sede da revelação de Sua glória“Ele escolheu do mundo inteiro os corações de Seus servos, e de cada umfez uma sede para a revelação de Sua glória. Santificai-os, pois, de todacorrupção, a fim de que sejam gravadas sobre eles as coisas para que foramcriados. É, em verdade, sinal do generoso favor de Deus.”91

3.6 De suas vestes, pode-se inalar a fragrância da santidade...“Dizei, não há de ser contado entre o povo de Bahá aquele que seguir seusdesejos terrenos ou fixar seu coração nas coisas da Terra. Meu verdadeiroseguidor é aquele que, se vier a um vale de puro ouro, o atravessarádiretamente, tão de parte como uma nuvem e nem se virará para trás nemfará pausa. Tal homem, seguramente, a Mim pertence. De suas vestes, aAssembléia no alto pode inalar a fragrância da santidade...”92

3.7 Criação da imaculada castidade“E se ele encontrasse a mais bela e formosa das mulheres, não sentiria seucoração seduzido pela mais tênue sombra de desejo da sua beleza. Talpessoa é, em verdade, a criação da imaculada castidade. Assim vos instruia Pena do Ancião dos Dias, segundo ordenado por vosso Senhor, oOnipotente, o Todo-Generoso.”93

3.8 Inalar de suas vestes os suaves aromas de santidade...“Os que seguem seus desejos lascivos e suas inclinações corruptas, errame dissipam seus esforços. Estão, em verdade, entre os perdidos.” “Cumpreao povo de Bahá morrer para o mundo e tudo o que nele existe, estar tãodesprendido de todas as coisas terrenas, que os habitantes do Paraíso possaminalar de suas vestes os suaves aromas da santidade...”94

3.9 Pureza e Castidade“Os que têm deslustrado o belo nome da Causa de Deus, seguindo ascoisas carnais – estes estão em erro palpável!” “A pureza e a castidade têmsido, e ainda o são, os ornamentos supremos para as servas de Deus. Deusé Minha Testemunha! O esplendor da luz da castidade difunde sua

Page 37: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[37]

iluminação sobre os mundos do espírito e sua fragrância é levada até oMais Excelso Paraíso.”95

3.10 Um diadema para as cabeças de suas servas“Deus fez da castidade, verdadeiramente, um diadema para as cabeças deSuas servas. Grande é a bem-aventurança daquela serva que tiver alcançadotão elevado grau.” “Nós, em verdade, temos decretado em Nosso Livrouma boa e generosa recompensa para quem quer que se afastar da maldadee levar uma vida casta e piedosa. Em verdade, Ele é o Generosíssimo,Deus de toda bondade.”96

3.11 Nós, em verdade, observamos vossas ações“Temos suportado o peso de todas as calamidades, a fim de vos santificarde toda corrupção terrena e, no entanto, sois indiferentes... Nós, em verdade,observamos vossas ações. Se percebermos delas os suaves aromas da purezae santidade, Nós, com toda a certeza, vos abençoaremos. Então as línguasdos habitantes do Paraíso louvar-vos-ão e glorificarão vossos nomes entreaqueles que se aproximaram de Deus.”97

3.12 Não vos priveis de Suas maravilhosas dádivas“Se um homem deseja adornar-se com os ornamentos da Terra, usar asvestes ou participar dos benefícios que ela pode conceder, nenhum mal lhepode sobrevir, contanto que não permita que coisa alguma intervenha entresi e Deus, pois Deus ordenou cada coisa boa, quer criada no céu ou naTerra, para aqueles de Seus servos que Nele, verdadeiramente, crêem.Alimentai-vos, ó povo, com as boas coisas que Deus vos concedeu e nãovos priveis de Suas maravilhosas dádivas. Agradecei e louvai a Ele e sededos sinceramente gratos.”98

Page 38: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[38]

Capítulo III

VISÍVEL REALIDADE DA REALIDADE INVISÍVEL

O mundo da alma é o mundo da realidade, embora seja invisível. Aconsciência (o fato de ser consciente) da alma é efetivamente real, porque éduradoura. Procede de um plano superior de vida. A alma é o ser humanoverdadeiro, criada à imagem e semelhança do próprio Deus. Significa que asqualidades divinas se expressam através do ser humano. Sua alma é como umespelho a refletir a luz que procede do próprio Criador Supremo, e por isso éeterna e indestrutível. Tal luz, tais qualidades divinas, se expressam através doser humano como expressões de amor, sabedoria, paz, espiritualidade, auto-conhecimento e certeza da imortalidade.

Viver, em realidade, é atuar conscientemente no plano da alma, um planosuperior ao material onde a visão da eternidade e da realidade da vida é muitoclara, inconfundível, transcendental; é alegria, felicidade, contentamento eestabilidade emocional.

‘Abdu’l-Bahá nos explica com clareza o que sejam alma, mente e espírito,conforme a seguinte meditação, publicada no livro Divine Philosophy, sem ediçãoem português:

“O espírito do homem compreende as realidades dos reinos que não têmconhecimento dele, assim como uma criança no ventre não temconhecimento da existência exterior; no entanto, a mãe é consciente daexistência da criança. O reino superior entende o inferior, mas o fato doinferior não entender o superior não é prova de sua inexistência. No mundohumano, se não entendemos o mundo divino, isso seria prova da nãoexistência do mundo de Deus? Quando olhamos para o universo, vemostratar-se de um espaço infinito, pois não podemos restringir o universo aosreinos inferiores e ao homem que aqui vive apenas por pouco tempo eentão se esvanece.

Sendo o universo físico infinito, e a existência material interminável,quanto mais os mundos de Deus! Quando pensamos nos mundos visíveis

Page 39: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[39]

como sendo infinitos, como pensar serem limitados os mundos de Deus?Não existe começo nem fim nos mundos materiais ou nos mundosespirituais, invisíveis. O ser humano passa por diferentes fases e quandose encontra no estado de consciência menor, não pode entender um estadode consciência que lhe é superior. A criança que ainda não nasceu, nãotem consciência do mundo humano fora do ventre materno. Da mesmaforma, se o reino vegetal pudesse falar poderia perguntar: ‘Onde está omundo humano?’ O ser humano pergunta: ‘Onde está o reino do espírito?’

Meu desejo é que vocês, enquanto viajando através do universo daexistência, venham a conhecer novos e maravilhosos significados; que oconhecimento aumente cada vez mais – um conhecimento ilimitado. Entãovocês irão entender as realidades existentes em todos os reinos. Capacidadesignifica esforço e sinceridade.

Minhas orações são para que sua visão interna torne-se clara, quevocês possam perceber coisas que os desatentos não vêem, que venham acompreender os infinitos mundos de Deus. Um homem que desconhece ouniverso celestial perde parte de sua herança e é como uma pedra que nadasabe da existência da humanidade. Que Deus abra sua visão interna, paraque vocês possam conhecer seus segredos, alcançar o máximo grau deexistência, expressar sua humanidade espiritual e usufruir a porção desabedoria celestial que Bahá’u’lláh concede ao ser humano.

Essas luzes divinas envolveram o Oriente e o Ocidente, mas os olhoshumanos não sabem como percebê-las, as inteligências são fracas e porisso os homens se privam e vivem em carência manifesta. Recomendo quevocês se voltem para o reino de El-Abhá, para que os mistérios divinos lhesejam revelados.”99

Bahá’u’lláh afirma:

“Quanto à tua pergunta sobre os mundos de Deus. Sabe tu que, em verdade,os mundos de Deus são incontáveis em seu número e infinitos em seuâmbito. Ninguém os pode avaliar ou compreender, salvo Deus, o Onisciente,a Suma-Sabedoria. ... Em verdade digo, a criação de Deus abrange mundosalém deste mundo e criaturas distintas destas criaturas. Em cada um dessesmundos, Ele tem ordenado coisas que ninguém pode perscrutar, senão Elepróprio, o Perscrutador de Tudo, o Onisciente.”100

Page 40: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[40]

“Quanto à tua pergunta relativa à origem da criação. Sabe tu com segurança,que a criação de Deus existe desde a eternidade e continuará a existir parasempre. Seu princípio não teve princípio e seu fim não conhece fim.”101

“Sabe tu que a alma do homem está elevada acima de todas as enfermidadesdo corpo ou da mente e independente delas.”102

“Sabe tu, em verdade, que a alma é um sinal de Deus, uma jóia celestialcuja realidade os mais eruditos dos homens não conseguiram apreender ecujo mistério mente alguma, por aguçada que seja, pode esperar jamaisdesvendar.”103

Antes de passarmos à parte seguinte, que tratará de duas realidadesinvisíveis, poderosas, maravilhosas, divinas realmente, vitais para a vida da alma,para sua iluminação e saúde espiritual – a primeira as confirmações prometidaspor Bahá’u’lláh a Seus seguidores, e a segunda algumas explicações sobre oEspírito Santo, a mais poderosa realidade emanada do Criador para a vida espiritualdo ser humano, consideremos os dois exemplos dados a seguir, que mostram deforma simples e bem objetiva como entender a visível realidade da realidadeinvisível.

A. Imaginemos um aparelho de televisão e uma pessoa que nunca viu taltipo de objeto. A pessoa poderá ficar atraída pela aparência do aparelho,sua enorme tela, sua cor agradável, seu formato bonito. Um objeto realmenteque impressiona pela aparência externa. A pessoa olha atentamente paratodos os detalhes do aparelho, e acaba se convencendo tratar-se de algorealmente maravilhoso. E só. Pode voltar várias vezes à frente da tv ejulgar estar diante de uma grande obra da tecnologia humana. Mas só.

Aí chega alguém, já bem familiarizado com um aparelho de televisão epergunta ao visitante ignaro:

–– Que tal, o que acha da televisão?A resposta, sincera, mas de alguém muito simples e ingênuo, seria:–– Maravilhosa, que objeto lindo e perfeito!–– E as imagens, e o som? – é a nova pergunta.–– Que imagens? Que som? Do que você está falando?–– Você não ligou o aparelho? Não sabe que dentro dele existem

mundos maravilhosos de imagens e sons?–– O que? Dentro dessa caixa, que agora me parece tão pequena e

insignificante, existem mundos maravilhosos de imagens e sons?

Page 41: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[41]

–– Sim! Vamos ligar o aparelho e você se deslumbrará com a riqueza ea variedade de imagens e sons.

O visitante fica boquiaberto ao ver tanta novidade, tantos canaisdisponíveis, a variedade enorme de programas, as cores, o som – mundosnovos jamais imaginara poderiam existir.

A comparação é a seguinte: O aparelho de televisão representa o corpofísico do ser humano, tem muitas qualidades materiais, mas não tem vida.É necessário ligar alguma coisa para ver abrir diante dos olhos, mundosnovos e até então inimagináveis. É a vida da alma, é a consciência espiritual.Os programas, imagens e sons, podem ser belos ou feios, retratar cenas deamor ou de ódio, mostrar belezas naturais ou armas de destruição –exatamente o que uma alma pode vivenciar, o bem ou o mal, o belo ou ofeio, alegria e felicidade, ou tristeza e sofrimento.

Existem incontáveis mundos invisíveis que se expressam de formavisível através do corpo físico de um ser humano!

B. Imaginemos a eletricidade. Uma força da natureza, totalmente invisível,mas de efeitos físicos realmente fantásticos, poderosos, bons e úteis, masque poderá também queimar e destruir. A eletricidade nos dá a luz que, aotoque de um botão, pode iluminar nosso lar, as ruas da cidade, as grandesáreas internas de um shopping center, a grandiosidade de um salão defestas. Mas poderá também aquecer alimentos num fogão elétrico, fazerfuncionar diferentes tipos de máquinas industriais e de utilidade diárianos lares humanos. Enfim, sua utilização é fantástica e incrivelmentediversificada.

Mas, voltemos ao aparelho de televisão (ao ser humano). Semeletricidade não vive, não funciona. Sem a eletricidade espiritual (o EspíritoSanto) o ser humano corporal jamais terá a vida verdadeira, a espiritual.

O Mestre, ‘Abdu’l-Bahá, revelou sobre o Poder do Espírito Santo e sobrecomo poderemos utilizar esse poder extraordinário para nosso benefício próprio,particularmente para nossa vida espiritual.

Ele esclarece que o Intermediário entre Deus e o ser humano, o EspíritoSanto pode ser comparado aos raios do sol em relação à Terra. Em sua natureza,tem a mesma luz, calor, energia e poder que o sol têm, mas não com a mesmaintensidade da fonte de onde se origina. Se assim fosse, o planeta seria destruído,pois o grau de calor é tão elevado no sol que a Terra é incapaz de suportá-lo emtoda a sua intensidade. Por isso há o fator intermediário, que adapta o grau decalor que o corpo recipiente pode suportar.

Page 42: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[42]

Em todas as manifestações ternárias ocorre o mesmo fenômeno, por umainjunção natural. Entre o conhecimento humano reunido pela ciência e o alunoque entra na escola para conhecer e se aprofundar nesse conhecimento total, há oprofessor para adaptar, para fornecer a dose certa que o aluno pode absorver. Eisso de forma gradativa, organizada. A transmissão do conhecimento humano égradual e seqüencial. Parte-se do mais simples para o mais complexo.

O professor tem todo o conhecimento que vai ministrar ao aluno, mas o fazde forma gradativa, inclusive em uma linguagem que o aluno possa entender,normalmente de acordo com a idade e com a experiência já adquirida.

A energia solar, por exemplo, chega à terra de forma a permitir a vida noplaneta, tanto a vegetal, como a animal e a humana. A Sabedoria Divina – Deus,o Criador – no mistério da criação, organizou tudo no universo de uma formaperfeita. Não há desordem no universo. Tudo, desde um átomo até às galáxiasmais gigantescas e longínquas – e isso a ciência é a primeira a confirmar – operamdentro de uma ordem imutável e perfeita. Não existe o caos no funcionamento dacriação. Tudo é ordem, correção, harmonia, mas sempre harmonizando as conexõesentre o emissor e o receptor.

No caso da relação Deus/Ser Humano o fator intermediário é conhecidocomo o ESPÍRITO SANTO. Trata-se de uma energia de origem divina, com ascaracterísticas de poder, sabedoria, luz, perfeição, amor — as mesmascaracterísticas que imaginamos serem as qualidades do Criador Supremo e quetêm a ver com nossa vida espiritual. E manifestam-se no plano humano atravésde um intermediário que tem a mesma natureza que temos como seres humanos.Se assim não o fosse, se o intermediário não falasse em uma linguagem queentendêssemos, ou não tivesse a forma humana que temos, seria um intermediárioinconcebível, naturalmente algo mágico, estranho à vida humana, e não teria acredibilidade que sua missão exige.

A história humana registra a manifestação desses seres humanos especiaisnas pessoas de Abraão, Krishna, Buda, Moisés, Jesus, Muhammad, o Báb eBahá´u´lláh, estes dois interligados diretamente com a manifestação da era e dacivilização bahá´ís, como Cristo o foi com a civilização cristã, e Muhammad coma muçulmana.

São seres especiais, pois encarnam, pela vontade do próprio Deus, asqualidades e os poderes do Espírito Santo e os manifestam aos seres humanosem Suas vidas terrenas. Os recipientes de Suas Mensagens são normalmenteaqueles que estão mais próximos deles e conhecidos como Seus primeirosdiscípulos e seguidores.104

‘Abdu’l-Bahá, filho de Bahá’u’lláh e Seu Intérprete autorizado, disse oseguinte sobre o poder do Espírito Santo:

Page 43: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[43]

“No ensinamento de Bahá’u’lláh está escrito: ‘Somente o Poder do EspíritoSanto torna o homem capaz de progredir, pois o poder do homem é limitadoe o Poder Divino é infinito.’...

Os Profetas de Deus não foram todos graduados nas escolas defilosofia erudita; eram realmente, na maioria, homens de nascimentohumilde, aparentemente incultos, desconhecidos, sem nenhumaimportância aos olhos do mundo; algumas vezes faltava-lhes até oconhecimento da leitura e da escrita.

O que ergueu esses grandes Seres acima dos demais homens, e dianteo qual foram capazes de tornarem-Se Instrutores da verdade, foi o Poderdo Espírito Santo. Sua influência sobre a humanidade, em virtude dessapoderosa inspiração, foi grande e penetrante.

A influência dos filósofos mais sábios, sem esse Espírito Divino,tem sido relativamente insignificante, embora extensiva sua cultura eprofunda sua erudição....

Compreendemos que o Espírito Santo é o fator energético na vidado homem. Quem quer que receba este poder é capacitado para influenciartodos aqueles com os quais entra em contato. ...

Um humilde, sem instrução, mas cheio do Espírito Santo, é maispoderoso do que o homem de profunda erudição e da mais nobre origem,sem essa inspiração. Aquele que é educado pelo Espírito Divino podeconduzir os outros, em seu tempo, a receberem o mesmo Espírito. ...

Não penseis em vossas próprias limitações, atentai unicamente aobenefício que vem do Reino da Glória. Considerai a influência de JesusCristo sobre Seus apóstolos e refleti, pois, no efeito que eles tiveram sobreo mundo. Esses homens simples foram capacitados, pelo poder do EspíritoSanto, a propagar as boas novas!

Assim, possais todos vós receber a assistência Divina! Nenhumacapacidade é limitada quando o Espírito de Deus a guia.”105

‘Abdu’l-Bahá continua nos dando outras explicações sobre o EspíritoHumano, o Divino, e o Espírito Santo:

“O espírito do homem tem, entretanto, dois aspectos: um divino, outrosatânico. É capaz da maior perfeição, como também da maior imperfeição.Se adquirir virtudes, será o mais nobre dos seres existentes, e se adquirirvícios, tornar-se-á o mais degradado.

O quarto grau do espírito é o celestial: é o espírito da fé, é umadádiva de Deus; provém do sopro do Espírito Santo e, pelo poder divino,

Page 44: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[44]

se torna a causa da vida eterna. É o poder que faz do homem terreno umser celestial, e do homem imperfeito um perfeito. Torna o impuro puro, osilencioso eloqüente; purifica e santifica quem está prisioneiro dos desejoscarnais; do ignorante, faz um sábio.

O quinto espírito é o Espírito Santo. Este é o mediador entre Deus eSuas criaturas. É como um espelho voltado para o sol. Assim como o espelhopuro recebe luz do sol e transmite esta graça aos outros, também o EspíritoSanto é o intermediário da Santa Luz do Sol da Realidade, transmitindo-aàs realidades santificadas. Está adornado com todas as perfeições divinas.Sempre que aparece, o mundo é renovado, um novo ciclo se inicia. Ocorpo da humanidade põe novas vestimentas. É comparável à primavera,cuja vinda faz o mundo passar de uma a outra condição. Ao vir a épocaprimaveril, a terra negra – os campos e as solidões – tornam-se verdejantese floridas, todas as espécies de flores e ervas olorosas crescem; ressuscitam-se as árvores, aparecem frutos novos; um novo ciclo começa. Assim tambémé o aparecimento do Espírito Santo: reanima sempre o mundo humano,incute na realidade humana um espírito novo, adorna o mundo existentecom vestes dignas de louvor, dispersa as trevas da ignorância, fazendoirradiar a luz das perfeições. Cristo com este poder renovou o ciclo: aprimavera celestial ergueu sua tenda no mundo humano com a maiorfrescura e suavidade, e o zéfiro vivificador encheu de perfume o olfato dosiluminados.

Assim também foi o aparecimento de Bahá’u’lláh: veio uma novaprimavera com brisas sagradas, as hostes da vida eterna, o poder celestial.Estabeleceu Ele o Trono do Reino Divino no centro do mundo, através doEspírito Santo, infundindo vida nova às almas e iniciando um novo ciclo.”106

Quanto à vida humana, leiamos e meditemos sobre o que Bahá’u’lláh, emSua infalibilidade de Mensageiro Divino, nos assegura e promete. São fatoresinvisíveis também, mas torná-los realidade visível é algo que está ao alcance detoda pessoa que sinceramente busca incorporá-los em seu viver diário. A fontevem das Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh:

Do Árabe:

“Tu és Minha lâmpada, e Minha luz está em ti. Que obtenhas dela o teuresplendor e não aspires a outro senão a Mim. Pois Eu te criei rico egenerosamente derramei sobre ti as Minhas graças.”107

Page 45: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[45]

“Teu ouvido é Meu ouvido; que ouças com ele. Tua vista é Minha vista;com ela deves tu ver, para que, no imo de tua alma, possas testemunharMinha santidade sublime e Eu, dentro de Mim mesmo, te possa atestaruma posição excelsa.”108

“Teu coração é Meu lar; santifica-o para Minha descida. Teu espírito é asede de Minha revelação; purifica-o, para que nele Eu Me possamanifestar.”109

“Minha eternidade é Minha criação, para ti a criei. Faze-a a vestimenta deteu templo. Minha unidade é obra de Minhas mãos: elaborei-a para teubem. Adorna-te com ela, a fim de que sejas, por toda a eternidade, arevelação de Meu ser imortal.”110

Do Persa:

“Tu és o sol dos céus de Minha santidade; não permitas que a corrupção domundo eclipse teu esplendor. Rompe o véu da negligência, para que possasemergir, resplandecente, de trás das nuvens, e adornar todas as coisas comas vestes da vida.”111

“Não abandoneis a beleza eterna por uma beleza fadada a perecer, e não vosafeiçoeis a este mundo mortal de pó.”112

“Não penseis que os segredos dos corações estejam ocultos; não, sabei comtoda a certeza que se acham gravados em caracteres claros, abertamentemanifestos na santa Presença.”113

“Sois as árvores de Meu jardim; deveis dar frutos belos e maravilhosos,para que vós e outros sejam por eles beneficiados. Assim, compete a cadaum ocupar-se em ofícios ou profissões, pois o segredo da riqueza estánisso, ó homens de compreensão. Resultados dependem de meios e a graçade Deus vos será toda-suficiente. Árvores infrutíferas sempre foram e serãodestinadas ao fogo.”114

Page 46: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[46]

Capítulo IV

O ENSINO:CONFORME A “ÚLTIMA VONTADE ETESTAMENTO DE ‘ABDU’L-BAHÁ”

“De todas as dádivas divinas a maior é a do Ensino. Isso atrai a nós aGraça de Deus, e é nossa primeira obrigação. Como poderemos privar-nosde tão grande dádiva? Não, nossas vidas, nossos bens, nossos confortos,nosso repouso – tudo oferecemos em sacrifício pela Beleza de Abhá, eensinamos a Causa de Deus.”115

Primeira Parte

ENSINANDO A CAUSA DE DEUS

“Se a prometida ajuda da Beleza Antiga não tivesse sido benignamenteconcedida, a todo momento, a este ser, por indigno que seja, aquele (MírzáMuhammad ‘Alí) teria, de certo, destruído, exterminado, a Causa de Deus,e teria subvertido completamente a Estrutura Divina. Mas, louvado seja oSenhor, o triunfante auxílio do Reino de Abhá foi recebido, as hostes doReino do além apressaram-se para conceder a vitória. Difundiu-selargamente a Causa de Deus, ouviu-se em toda parte o chamado doVerdadeiro,... as insígnias da Santidade tremularam, gloriosas no alto, e osversículos que celebram Sua Unidade Divina foram entoados.”116

Page 47: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[47]

O sr. Taherzadeh nos explica:

“O estudo dos Escritos sagrados deixa claro que o crescimento e o progressoda Fé, e o desenvolvimento de suas instituições, dependem da interação de duasforças. Uma é liberada dos reinos do Alto, enquanto que a outra é gerada atravésdos esforços dos crentes que servem a Causa com devoção e sinceridade. Quandoessas duas forças se combinam, a Fé de Deus é promovida. Em Sua misericórdia,Deus ordenou que os crentes somente receberiam confirmações divinas quandose esforçassem para servi-Lo.

O progresso da Causa de Bahá’u’lláh depende das ações dos crentes. Todoato puro atrai as confirmações de Bahá’u’lláh, as quais, por sua vez, trazemvitória à Causa. Mas o primeiro passo tem de ser dado pelo indivíduo; sem isso,a ajuda de Deus não pode alcançar a comunidade bahá’í. Esta é uma das leisirrevogáveis do Convênio de Deus, que tem dois lados: o de Deus, e o do homem.A parte de Deus no Convênio não pode ser confundida com a do homem. Deusderrama suas bênçãos e graças sobre o homem, mas o homem tem de tomar aação necessária para recebê-las. A não ser que abra seu coração e se submetainteiramente à vontade de Deus, as dádivas divinas não poderão chegar até ele.Em As Palavras Ocultas, Bahá’u’lláh definiu a lei deste Convênio nas seguintespalavras:

‘Ama-Me, a fim de que Eu te possa amar. Se não Me amas, de modoalgum pode o Meu amor te atingir. Sabe isto, ó servo!’117

Na verdade, a mais poderosa fonte de forças para um bahá’í é o poder queemana do próprio Bahá’u’lláh. É a única forma pela qual o crente poderáefetivamente promover a Sua Causa. O requisito essencial para ter acesso a essailimitada fonte de energia espiritual é ter fé em Bahá’u’lláh e acreditarinabalavelmente na existência deste poder. Sem uma crença sincera de queBahá’u’lláh é a Manifestação de Deus para esta era e que Ele, e somente Ele, é afonte de todas as energias criativas destinadas a vivificar as almas de todos oshomens, um bahá’í não poderá usufruir deste poderoso reservatório de forçacelestial. O mesmo acontece na natureza. Como poderá alguém usar uma formade energia sem conhecer sua fonte? Ter certeza na Fé é a primeira condição parareceber o poder que emana de Bahá’u’lláh.

A segunda condição é tornar-se humilde e considerar-se como nada emrelação a Deus e ao Seu Manifestante. Para entender bem isso, voltemos nossaatenção para as leis da natureza, que são semelhantes às do mundo espiritual.Isso porque a criação de Deus, tanto física como espiritual, é una. As leis do

Page 48: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[48]

reino inferior existem no reino superior, mas são aplicadas em um grau maiselevado.

No mundo físico, a energia pode ser gerada entre dois pontos onde existeuma diferença de níveis. A água pode fluir de um plano mais alto para um maisbaixo. A energia elétrica pode ser gerada quando existe uma diferença de potencialentre dois pontos no circuito. De forma semelhante, para obter o poder deBahá’u’lláh, o crente deve colocar-se numa posição inferior em relação à elevadaposição de Bahá’u’lláh. Bahá’u’lláh pode ser comparado com o cume de umamontanha e os crentes com o vale lá em baixo. Da mesma forma que a água fluido alto da montanha para o vale, as energias da Revelação de Bahá’u’lláh, e agraça de Seu poder e fortaleza, chegarão até um bahá’í que se tenha voltado paraEle em espírito de verdadeira humildade e servidão. Os Escritos das FigurasCentrais da Fé dão abundante testemunho deste princípio básico que governa arelação do homem com seu Criador. Em As Palavras Ocultas, Bahá’u’lláhprescreve:

‘Humilha-te perante Mim, para que Eu, por Minha graça, te possa visitar.’118

Quando o crente assume uma posição de humildade e de total abnegaçãodiante de Deus, desejará comungar com Ele em espírito de oração e sem qualquerdesejo pessoal, ‘transcendendo o murmúrio das sílabas e dos sons’.119

Ter fé, ser humilde e orar em louvor e glorificação de Deus, no entanto,não são requisitos suficientes para atrair o poder de Bahá’u’lláh. Existe aindaoutra condição vital que a pessoa tem de cumprir, ou seja, levantar-se para servira Causa. Se o crente não agir, os canais da graça permanecerão fechados e nenhumadevoção a Bahá’u’lláh ou humildade diante dEle poderão liberar os poderes doAlto. O simples ato de levantar-se é, por si mesmo, capaz de atrair as confirmaçõesde Bahá’u’lláh. Em muitas de Suas Epístolas, Bahá’u’lláh assegura a Seusseguidores que, se eles apenas se levantarem com fé e devoção para promoverSua Causa, as hostes invisíveis de Suas confirmações descerão sobre eles e ostornarão vitoriosos. A seguinte passagem, do Kitáb-i-Aqdas, é apenas uma dentremuitas:

‘Nós vos observamos do Nosso reino de glória e ajudaremos todo aqueleque se levantar para o triunfo de Nossa Causa, com as hostes da Assembléiado alto e uma legião de Nossos anjos prediletos.’120

A crença de que o poder de Bahá’u’lláh pode, por si mesmo, realizar apromoção e o estabelecimento da Fé em todo o mundo, sem a participação dos

Page 49: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[49]

crentes no cumprimento de suas obrigações de ensinar e formar as instituiçõesda Causa é infundada e inteiramente contra as leis do Convênio de Deus. Naverdade, as mãos de Bahá’u’lláh estarão atadas se o indivíduo bahá’í não selevantar para servir Sua Causa. Em alguns de Seus escritos, ainda do tempo emque vivia em ‘Akká, Bahá’u’lláh afirma (em A Epístola da Medicina – Lawh-i-Tibb) que se todos os crentes tivessem cumprido inteiramente Seus ensinamentosem suas vidas diárias, a grande maioria dos povos do mundo teriam reconhecidoa Ele e abraçado Sua Causa em Seus dias.

Desde o início desta Dispensação até o tempo presente, cada vitória que aFé de Bahá’u’lláh tem alcançado é devida às confirmações e ajudas divinas; eassim será também no futuro. O poder liberado do alto tem sido responsável peloprogresso da Causa e pela construção de suas embrionárias instituições. Comrecursos insignificantes, limitados pela falta de capacidade e de recursos humanosadequados, e muitas vezes carentes de conhecimento e formação intelectual,milhares de homens e mulheres espalharam-se por todas as partes do mundocomo pioneiros, residindo nas mais inóspitas regiões do globo. No entanto, adespeito de sua incapacidade e inadequação, essas almas têm conquistado vitóriassurpreendentes para a Causa de Bahá’u’lláh. Todos os que se levantam comdevoção confirmam o poder infalível das confirmações divinas de Bahá’u’lláh,poder que lhes é dado de forma miraculosa muitas vezes, capacitando-os a ensinara Fé e ajudar a construir as instituições, a despeito de todos os obstáculos, algumasvezes aparentemente insuperáveis. ...

Em muitas de Suas Epístolas, Bahá’u’lláh faz promessas semelhantes. Porexemplo, Ele afirma de forma categórica:

‘Se qualquer um abrir os lábios neste Dia e fizer menção do nome de seuSenhor, as hostes da inspiração Divina sobre ele descerão do céu de MeuNome, o Onisciente, a Suma Sabedoria. Sobre ele haverá de baixar tambéma Assembléia do alto, cada um erguendo um cálice de pura luz. Assim foipreordenado no domínio da Revelação de Deus, a mando dAquele que é oTodo-Glorioso, o Potentíssimo.’121

De ‘Abdu’l-Bahá também, em muitas Epístolas, temos afirmativas idênticas,como a seguinte:

‘Pelo Senhor do Reino! Se alguém se levantar para promover a Palavra deDeus com o coração puro, pleno de amor a Deus e desapegado das coisasdo mundo, o Senhor das Hostes ajudá-lo-á com tal poder que penetrará noâmago de todas as coisas existentes.’122

Page 50: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[50]

E Shoghi Effendi, igualmente, reafirma tais promessas maravilhosas, comono seguinte texto escrito em seu nome:

‘...Hoje, como nunca antes, o ímã que atrai as bênçãos do Alto é o ensinoda Fé de Deus. As Hostes do Céu permanecem em posição entre o céu e aterra, apenas esperando, pacientes, para o bahá’í se levantar, com puradevoção e consagração, a fim de ensinar a Causa de Deus, quando, então,de imediato, lhe assistirão e ajudarão. ... Quem deseja atingir a imortalidade,que se levante e erga o Chamado Divino. E haverá de se maravilhar emface das vitórias espirituais por ele ganhas.’123”124

Page 51: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[51]

Segunda Parte

LEITURAS DE INSPIRAÇÃO

Qual a importância na Fé Bahá’í do documento A Última Vontade eTestamento de ‘Abdu’l-Bahá? Adib Taherzadeh explica, no Prefácio de seu livroThe Child of the Covenant:

“A Última Vontade e Testamento de ‘Abdu’l-Bahá constitui umdocumento fundamental do Convênio de Bahá’u’lláh. É descrito por ShoghiEffendi como ‘o Filho do Convênio’125 e ‘a Carta de uma futura civilizaçãomundial e que pode ser considerado em alguns aspectos o suplemento deum Livro tão importante quanto o Kitáb-i-Aqdas’.126 A necessidade de umestudo mais profundo desse momentoso documento é óbvia quandoobservamos que Shoghi Effendi estipulou que uma das qualificações deum verdadeiro crente é uma ‘adesão leal e inabalável a todas as cláusulasdo sagrado Testamento de nosso Bem Amado’.127...

Aprofundar o conhecimento sobre a Fé é uma obrigação pessoal,alcançada através do estudo dos escritos sagrados em um espírito dehumildade e em uma atitude de oração. Isso é especialmente válido paraum estudo profundo da Última Vontade e Testamento de ‘Abdu’l-Bahá,do qual a firmeza no Convênio é o componente principal. Outro fator a serconsiderado é a seguinte advertência feita por Shoghi Effendi em umacarta escrita em seu nome em 25 de março de 1930:

‘O conteúdo da Última Vontade e Testamento do Mestre está muitoalém do que pode a presente geração entender. Será necessário pelo menosum século do atual estágio onde nos encontramos para que os tesouros desabedoria nele ocultos possam ser revelados...’128”129

Textos selecionados da Última Vontade e Testamento de ‘Abdu’l-Bahá:

1. “Segundo o direto e sagrado imperativo de Deus, é-nos proibido pronunciarcalúnias, incumbe-nos de mostrar paz e amizade, retidão de conduta,sinceridade e harmonia para com todas as raças e nações do mundo.”130

Page 52: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[52]

2. “Ó Deus, meu Deus! Tu vês como este Teu servo injuriado, está preso àsgarras de leões ferozes, de lobos vorazes, de feras sanguinárias.* Ajuda-me, pelas Tuas graças e por meu amor a Ti, a fim de que eu possa sorverprofundamente do cálice que transborda de fidelidade a Ti e que está repletode Tuas generosas dádivas; para que eu, caído sobre o pó, fique prostrado,esvaído, enquanto as vestes se tinjam de carmesim com meu sangue. Éesse meu desejo, o anseio de meu coração, minha esperança, meu orgulho,minha glória.” 131

3. “Nestes dias, a mais importante de todas as coisas consiste em guiar asnações e raças do mundo. Divulgar a Causa é da máxima importância, poisé a pedra angular do próprio alicerce. Este servo injuriado tem passado osdias e as noites a promover a Causa e a exortar os povos a serví-la. Nempor um momento sequer, pôde ele descansar, enquanto não difundisse pelomundo a fama da Causa de Deus e despertasse Oriente e Ocidente com asmelodias celestiais do Reino de Abhá. Os amados de Deus devem seguiresse exemplo. Este é o segredo da fidelidade; é o requisito da servidão aoLimiar de Bahá!” 132

4. “Ó vós amados do Senhor! Nesta sagrada Dispensação o conflito e a contendade modo algum são permitidos. Todo agressor priva-se das graças de Deus.Incumbe a cada um demonstrar o máximo grau de amor, retidão de conduta,sinceridade e verdadeira benevolência para com todos os povos e raças daTerra, quer amigos, quer estranhos. Tão intenso deve ser o espírito deamor e bondade que o estranho se sinta um amigo, e o inimigo umverdadeiro irmão, não existindo entre eles qualquer diferença. Pois auniversalidade é divina; toda limitação, terrestre. Assim deve o homemesforçar-se para que sua realidade manifeste virtudes e perfeições cuja luzse irradie sobre todos. A luz do sol brilha sobre o mundo inteiro, e aschuvas misericordiosas da Divina Providência caem sobre todos os povos.A brisa vivificadora anima toda criatura vivente, e todos os seres dotadosde vida obtêm seu quinhão à Sua mesa celestial. De igual modo, devem-seestender generosa e universalmente a todo o gênero humano o afeto e abondade daqueles que servem a Deus, Uno e Verdadeiro. Nesse respeito,não se pode, em absoluto, permitir qualquer restrição ou limitação.”133

*Os Rompedores do Convênio que O assediavam implacavelmente.

Page 53: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[53]

5. “Senhor! Meu cálice de angústia transborda, e de todos os lados enfurecemgolpes violentos ao meu redor. Os dardos da aflição me envolveram e assetas do sofrimento choveram sobre mim. Assim, a tribulação meacabrunhou e, diante da investida dos inimigos, minha força se converteuem fraqueza dentro de mim, enquanto fiquei só, abandonado em meio àsminhas vicissitudes. Senhor! Tem compaixão de mim, faze-me subir a Tipróprio e permite que eu sorva do Cálice do Martírio, pois o mundo, comtoda sua vastidão não mais me pode conter.

Tu és, em verdade, o Misericordioso, o Compassivo, o Generoso, aSuma Bondade!”134

6. “Se qualquer pessoa, ou qualquer reunião, se tornar um obstáculo à difusãoda Luz da Fé, os amados deverão aconselhá-los, dizendo: ‘De todas asdádivas divinas a maior é a do Ensino. Isso atrai a nós a Graça de Deus, eé nossa primeira obrigação. Como poderemos privar-nos de tão grandedádiva? Não, nossas vidas, nossos bens, nossos confortos, nosso repouso– tudo oferecemos em sacrifício pela Beleza de Abhá, e ensinamos a Causade Deus.’”135

Page 54: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[54]

Capítulo V

FÉ E OTIMISMO

A seleção abaixo, dividida em 19 itens, presta-se a um programa de leiturae meditação das Escrituras Sagradas bahá’ís durante os dezenove dias de qualquermês bahá’í. O leitor inicia no primeiro dia do mês bahá’í, lendo e meditando, demanhã e à noite, os textos do item n° 1. Durante o dia deve procurar pôr emprática os ensinamentos lidos, buscando mantê-los sempre vivos em sua mente,como fator motivacional de vivenciamento. À noite, ao relê-los, pode fazer umaauto-análise sobre o quanto foi fiel em sua conduta naquele dia com relação aoque os textos sagrados lhe recomendaram e manter a decisão, firme e consciente,de aprimorar-se cada vez mais todos os dias.

1. A Verdadeira Riqueza

“Não te aflijas enquanto pobre, nem ponhas confiança na riqueza, pois àpobreza se segue a riqueza e à riqueza a pobreza. Ser pobre, todavia, emtudo, salvo em Deus, é dádiva maravilhosa; não desprezes seu valor, poisisso, afinal, te fará rico em Deus,...”136

“Eu te criei rico; porque te empobreces? Nobre te fiz; com o que te rebaixas?Da essência da sabedoria, Eu te concedi a existência; por que buscasiluminação de outro, senão de Mim? Da argila do amor, te moldei; como éque te ocupas com outro? Volta teus olhos a ti mesmo, a fim de que, dentrode ti, Me possas encontrar, forte, poderoso, O que subsiste por Si Próprio.”137

2. Alegria

“Quem guardar os mandamentos de Deus, atingirá a sempiternafelicidade.”138

Page 55: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[55]

“Ó Filho do homem! Não te entristeças salvo por te encontrares longe deNós; nem exultes, a menos que te estejas aproximando, de regresso aNós.”139

“Regozijai, pois a mesa celestial está preparada para vós.Regozijai, pois os anjos do céu são vossos assistentes e auxiliadores. ...Regozijai, pois Bahá’u’lláh é vosso Protetor.Regozijai, pois glória imperecível vos é destinada.Regozijai, pois a vida eterna espera por vós.”140

3. Espírito Radiante

“Sede flamejantes como o fogo, para que possais queimar os véus danegligência e fazer arder, com as energias vivificadoras do amor de Deus,o coração enregelado e refratário.”141

“O Deus Todo-Amoroso criou o homem para irradiar a Luz Divina eiluminar o mundo por meio de Suas palavras, ação e vida.”142

“... devem mostrar sua crença na sua vida cotidiana, de modo que o mundopossa ver a luz em suas faces. Uma face brilhante e feliz alegra as pessoas.Se estiverdes tristes e passardes por uma criança que esteja sorrindo, elavendo vossa face triste, deixará de sorrir sem saber por quê.”143

“Com os corações incandescentes pelo fogo do amor de Deus e os espíritosrefrescados pelo alimento do espírito celestial, deveis seguir adiante comoos discípulos fizeram há dezenove séculos, vivificando os corações doshomens com o chamado de boas-novas, com a luz de Deus em vossasfaces, afastados de tudo salvo de Deus. Portanto, dirigi vossas vidas deacordo com o primeiro princípio do ensinamento divino, que é o amor.Servir à humanidade é servir a Deus. Deixai que o amor e a luz do Reinose irradiem através de vós de modo que todo aquele que vos olhar sejailuminado pelo seu reflexo. Sede como estrelas, brilhantes e cintilantes nasublimidade de sua posição celestial. Sabeis o valor do Dia em que viveis?Este é o século da Abençoada Perfeição!Este é o ciclo da luz de Sua beleza!Este é o dia da consumação de todos os Profetas!”144

Page 56: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[56]

4. Criaturas Perfeitas de Deus

“Com as mãos do poder, Eu te fiz; com os dedos da potência, Eu te criei;e dentro de ti coloquei a essência de Minha luz. Que estejas contente comisso e nada mais busques, pois é perfeita Minha obra e inexorável Meumandamento. Não questiones, nem alimentes dúvida sobre isto.”145

“Tu és Meu domínio, e Meu domínio não perece; por que temes perecer?És Minha luz, e Minha luz jamais se extinguirá; por que receias extinção?És Minha glória, e Minha glória não se esvaece; és Minha vestimenta, eMinha vestimenta jamais se desgastará. Permanece firme, pois, em teuamor por Mim, a fim de que Me possas encontrar no reino de glória.”146

5. Promessas Divinas

“Presta tu ouvidos às palavras deleitáveis de Minha dulcíssima língua e,de Meus doces lábios, sorve o fluxo da santidade mística. Lança as sementesde Minha sabedoria divina no solo puro de teu coração e rega-as com aágua da certeza, para que os jacintos de Meu conhecimento e Minhasabedoria brotem, frescos e verdejantes, na cidade sagrada de teucoração.”147

“Com as mãos da misericórdia, plantei no santo jardim do paraíso a árvorejovem de vosso amor e amizade, regando-a com as chuvas benéficas deMinha terna mercê; agora que é chegada a hora de dar frutos, esforçai-vospara protegê-la e não permitir que seja consumida pela flama do desejo eda paixão.”148

6. Sabedoria no Viver Diário

“Nenhum mal deves tu ouvir, nem ver; não te rebaixes, nem suspires, nemchores. Nenhum mal deves falar, para que não o ouças falado a ti; nemaumentes as faltas alheias, a fim de que as tuas próprias não se afiguremgrandes. Não desejes a humilhação de ninguém, para que não se torneevidente tua própria humilhação. Vive, pois, os dias de tua vida, os quaissão menos de um momento fugaz, mantendo sem mancha a tua mente,imaculado teu coração, puros teus pensamentos e santificada tua natureza,

Page 57: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[57]

de modo que, livre e contente, possas abandonar essa forma mortal, recolher-te ao paraíso místico e habitar, para todo o sempre, no reino eterno.”149

“Palavras santas e ações puras e dignas ascendem ao céu da glória divina.Esforçai-vos para que vossas ações sejam expurgadas do pó do egoísmo eda hipocrisia e encontrem aceitação na corte da glória; pois, dentro embreve, os avaliadores da humanidade nada aceitarão, na santa presença doSer Adorado, salvo a virtude absoluta e atos de imaculada pureza. Este é osol da sabedoria e do mistério divino que raiou no horizonte da vontadedivina. Bem-aventurados aqueles que para lá se volvem.”150

7. A Certeza do Perdão Divino

“Os portais da graça estão abertos de par em par diante da face de todos oshomens. Em Nossas relações exteriores com eles, temos tratado de ummodo igual o homem reto e o pecador, para que o malfeitor possa,porventura, atingir o oceano ilimitado do perdão Divino. Nosso nome, ‘OOcultador’, derramou tal luz sobre os homens, que o refratário temimaginado que ele estivesse incluído no número dos piedosos. A ninguémque Nos procura, jamais desapontaremos; tampouco o acesso à Nossa corteserá negado àquele que a Nós tiver dirigido a face...”151

“Purificai vossos corações do amor às coisas terrenas, vossas línguas detoda lembrança, salvo Sua lembrança, todo o vosso ser de qualquer coisaque vos possa impedir da contemplação de Sua face ou vos possa tentar aseguir as sugestões de vossos desejos maus e corruptos.”152

8. Evitar Disputas Pelas Coisas Mundanas

“Com ninguém disputeis sobre as coisas deste mundo e seus assuntos,pois Deus os abandonou àqueles que a tais coisas se afeiçoaram. Do mundointeiro, escolheu Ele para Si próprio os corações dos homens – coraçõesque as hostes da revelação e das palavras podem subjugar. Assim foiordenado pelos Dedos de Bahá sobre a Tábua do irrevogável decreto deDeus, a mando dAquele que é o Supremo Ordenador, o Onisciente.”153

Page 58: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[58]

“Sede justos a vós próprios e aos outros, a fim de que as evidências dajustiça se revelem, através de vossos atos,... Acautelai-vos para que nãousurpeis os bens de vosso próximo. Provai-vos dignos de sua fé e confiançaem vós, e não negueis aos pobres as dádivas que a graça de Deus vosconcedeu. Ele, verdadeiramente, recompensará os caridosos, e lhesretribuirá em dobro o que doaram.”154

9. A Luz da Unidade – Pureza e Retidão

“Através do poder das palavras por Ele proferidas, torna-se possível àhumanidade inteira iluminar-se com a luz da unidade, e a lembrança deSeu Nome pode inflamar os corações de todos os homens e consumir osvéus que intervém entre eles e Sua glória. Um só ato reto é dotado de umapotência suficiente para elevar o pó e fazê-lo passar além do céu dos céus,para romper todo vínculo e restaurar a força que se gastou e se desvaneceu...Sê puro, ó povo de Deus, sê puro; sê reto, sê reto... O que pode assegurara vitória dAquele que é a Verdade Eterna – Suas hostes, Seus auxiliadoresna terra, foi assentado nas Escrituras e nos Livros Sagrados e está tão claroe manifesto como o sol. Essas hostes são as ações retas, a conduta e ocaráter que são, a Seu ver, aceitáveis.”155

“É da essência da Fé de Deus e de Sua Religião, neste Dia, que jamaisdeve ser permitido às diversas comunidades da terra e aos múltiplos sistemasde crença religiosa, promover sentimentos de animosidade entre os homens.Esses princípios e leis, esses sistemas firmemente estabelecidos e poderosos,procedem de uma mesma Origem e são os raios de uma só Luz. O fato deque diferem uns dos outros deve ser atribuído aos vários requisitos dasépocas em que foram promulgados.”156

10. Frutos e Folhas de uma Mesma Árvore...

“O que Deus pronuncia é uma lâmpada cuja luz são estas palavras: Vóssois os frutos de uma só árvore e as folhas de um mesmo ramo. Tratai unsaos outros com o maior amor e harmonia, em espírito amigável e fraternal.Aquele que é o Sol da Verdade dá-Me testemunho! Tão potente é a luz daunidade que pode iluminar toda a terra. ...

Page 59: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[59]

Esforçai-vos para que possais atingir este transcendente e mais sublimegrau, grau esse que pode garantir a proteção e segurança de toda ahumanidade. Esta meta supera a qualquer outra meta; esta aspiração é omonarca de todas as aspirações. ...

Associai-vos a todos os homens,... em espírito amigável e fraternal. Seestiverdes cientes de uma certa verdade, se possuirás uma jóia da qualoutros são privados, reparti-a com eles em uma linguagem da maior bondadee benevolência. Se for aceita, sendo assim realizado seu propósito, tereisatingido vosso objetivo. Se alguém a recusar, deixai-o a sós e suplicai aDeus que o guie. Guardai-vos de tratá-lo de um modo pouco bondoso.Uma língua bondosa é o ímã dos corações dos homens. É o pão do espírito,veste de significado as palavras, é a fonte da luz da sabedoria ecompreensão...”157

11. Atenção aos Pobres e Espezinhados

“Se encontrardes os rebaixados ou espezinhados, não vos afasteis delescom desdém, pois o Rei da Glória sempre os vigia e rodeia de tal ternuracomo ninguém pode sondar, a não ser aqueles que deixaram suas vontadese seus desejos fundirem-se na Vontade de vosso Senhor, o Benévolo, oOnisciente. Ó vós, os ricos na terra! Não deveis fugir da face do pobre quejaz no pó, mas, sim, ser-lhe amigos e deixá-lo relatar as tribulações com asquais, segundo o inescrutável decreto de Deus, foi afligido. ... Bem-aventurados os eruditos que não se orgulham de suas habilidades; e felizesos retos que não zombam dos pecadores, mas sim, lhes ocultam os atoserrados, a fim de que suas próprias faltas permaneçam veladas aos olhosdos homens.”158

12. O Pássaro da Alma...

“Pudésseis vós apreender que maravilhas de Minha munificência e bondadeEu quis confiar às vossas almas, vós, verdadeiramente, vos livraríeis deapego a todas as coisas criadas e adquiriríeis um verdadeiro conhecimentode vós próprios – conhecimento esse que é o mesmo que a compreensãode Meu próprio Ser. ... Sois assim como a ave que voa, com a plena forçade suas poderosas asas e com completa e jubilosa confiança, através daimensidão dos céus, até que, impelida a satisfazer a fome, se volve

Page 60: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[60]

avidamente para a água e o barro da terra em baixo e, emaranhada noenredo de seu desejo, se vê impotente para retomar seu vôo para os domíniosdonde viera. Sem o poder de se livrar daquilo que lhe pesa nas asasmaculadas, essa ave, antes um habitante dos céus, é forçada agora a buscarsua morada no pó. Portanto, ó Meus servos, não contamineis vossas asascom o barro da desobediência e dos desejos vãos, e não as deixeismacularem-se com o pó da inveja e do ódio, para que não sejais impedidosde voar nos céus de Meu conhecimento divino.”159

13. Ó Vós, Aves Mortais!

“No Roseiral de imutável esplendor, principiou a brotar uma Flor, emcomparação com a qual todas as outras flores são apenas espinhos, e diantedo brilho de Cuja glória, a própria essência da beleza deve empalidecer edefinhar. Levantai-vos, pois, e com todo o entusiasmo de vossos corações,com todo o ardor de vossas almas, com o pleno fervor de vossa vontade eos esforços concentrados de todo o vosso ser, empenhai-vos para atingirdeso paraíso de Sua Presença, inalardes a fragrância da Flor incorruptível,perceberdes os doces sabores da santidade e obterdes um quinhão desteperfume de glória celestial. Quem seguir este conselho, romperá suascorrentes, saboreará o abandono do amor extático, atingirá o desejo docoração e renderá sua alma às mãos de seu Bem-Amado. Rompendo suagaiola, assim como a ave do espírito, alçará vôo ao seu ninho santo esempiterno.”160

14. A Grandeza Deste Dia

“Este é o Dia em que os mais excelentes favores de Deus manaram sobreos homens, o Dia em que Sua graça toda-poderosa se infundiu em todas ascoisas criadas.”

“Este é o Dia em que o Oceano da misericórdia de Deus se manifestou aoshomens, o Dia em que o Sol de Sua benevolência irradiou sobre eles o seuesplendor, o Dia em que as nuvens de Seu favor generoso têm amparado àsua sombra a humanidade inteira.”

Page 61: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[61]

“Grande, em verdade, é este Dia! As alusões que lhe são feitas, em todasas sagradas Escrituras, como o dia de Deus, testemunham sua grandeza. Aalma de todo Profeta de Deus, de todo Mensageiro Divino, era sedentadeste Dia maravilhoso. Todas as várias raças da Terra, semelhantemente,muito desejavam atingí-lo.”

“Neste Dia, uma porta está aberta com extensão maior que o céu e a Terra.Os olhos da misericórdia dAquele que é o Desejo dos mundos volvem-separa todos os homens. Um ato, por infinitésimo que seja, quando visto noespelho do conhecimento de Deus, é mais poderoso que uma montanha.Cada gota oferecida em Seu caminho é como o mar, ao ser vista naqueleespelho.”161

15. As Virtudes Deste Dia

“Fossem relatadas as virtudes deste Dia, todos ficariam atônitos,...”

“Fosse a grandeza deste Dia revelada em sua plenitude, cada homemrenunciaria miríades de vidas em seu ardente desejo de participar de suagrande glória, ainda que fosse por apenas um momento – quanto mais estemundo e seus tesouros corruptíveis!”

“Deus, o Verdadeiro, é Minha Testemunha! Este é o Dia em que incumbea cada um dotado de visão, contemplar; e a cada ouvido que ouve, escutar;e a cada coração que compreende, perceber; e a cada língua que fala,proclamar a todos os que estão no céu e na Terra, este Nome santo, excelso,altíssimo.”

“Pelo movimento de Nossa Pena de Glória e a mando do OrdenadorOnipotente, temos insuflado uma nova vida em cada corpo humano einstilado em cada palavra uma potência nova. Todas as coisas criadasproclamam as evidências desta regeneração mundial.”162

16. Uma Nova Raça de Homens

“Jazia oculta dentro do Santo Véu e preparada para o serviço de Deus,uma companhia de Seus eleitos que se tornarão manifestos aos homens,

Page 62: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[62]

que auxiliarão a Sua Causa, que de ninguém terão medo, ainda que ahumanidade inteira se levante e trave guerra contra eles. São estes que,ante os olhos dos que residem na Terra e dos que habitam o céu, selevantarão e, exclamando em altas vozes, aclamarão o nome do Onipotentee convocarão os filhos dos homens para o caminho de Deus, o Todo-Glorioso, Objeto de todo louvor.”

“Aproxima-se o dia em que Deus, por obra de Sua Vontade, terá erguidouma raça de homens cuja natureza é inescrutável a todos, menos a Deus, oOnipotente, O que subsiste por Si próprio.”163

17. A Responsabilidade Individual

“No dia em que todos os povos da terra forem juntados, se a algum homem,enquanto na presença de Deus, se perguntar: ‘Por que deixaste de crer emMinha Beleza e te desviaste de Mim Mesmo?’, e se esse homem responder,dizendo: ‘Já que todos os homens erraram, não se encontrando nenhumdisposto a volver a face para a Verdade, eu também, seguindo-lhes oexemplo, deixei, lamentavelmente, de reconhecer a Beleza do Eterno’, talargumento será, com toda certeza, rejeitado. Pois a fé de homem algumpode ser condicionada por qualquer outro senão por ele mesmo.”

“Segue-se, pois, que todo homem tem sido e continuará a ser capaz, por sisó, de apreciar a Beleza de Deus, o Glorificado.”

“Santificai vossas almas de qualquer coisa que não seja de Deus, e saboreaia doçura do repouso dentro do recinto de Sua vasta e poderosa Revelaçãoe à sombra de Sua autoridade suprema e infalível.”

“Não vos deixeis ser envolvidos nos véus densos de vossos desejos egoístas,desde que aperfeiçoei em cada um de vós a Minha criação, para que aexcelência de Minha obra seja plenamente revelada aos homens.”164

18. Mais Importante é a Visão Espiritual

“Ó tu que possuis coração que vê! Embora no plano material estejas privadoda vista física, no entanto – louvado seja Deus! – tens visão espiritual. Teu

Page 63: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[63]

coração vê e teu espírito ouve. A visão física está sujeita a mil enfermidadese, seguramente, no fim será perdida. Assim, nenhuma importância lhe deveser dada. A vista do coração, porém, é iluminada. Ela discerne e descobreo Reino Divino. É duradoura, é eterna. Rende, pois, louvores a Deus porestar iluminada a vista de teu coração e por poderes escutar bem com amente. ...

Feliz é a alma que, nesta era radiante, busca os ensinamentos celestiais,e bem-aventurado o coração que se comove e é atraído pelo amor deDeus.”165

19. As Bem-Aventuranças de Bahá’u’lláh

• Bem-aventurado o adormecido que se desperta com Minha Brisa.• Bem-aventurado aquele sem vida que se ressuscita através de Meus sopros

vivificadores.• Bem-aventurados os olhos que se confortam ao contemplarem Minha

beleza.• Bem-aventurado o caminhante que dirige os passos ao Tabernáculo de

Minha glória e Majestade.• Bem-aventurado o sofredor que busca refúgio à sombra de Meu pálio.• Bem-aventurado o sedento que se apressa às águas suaves de Minha

benevolência, as quais suavemente fluem.• Bem-aventurada a alma insaciável que, por amor a Mim renuncia seus

desejos egoístas e toma seu lugar na mesa de banquete que Eu fiz descerdo céu da graça divina para Meus eleitos. Feliz o humilhado que se segurafirmemente à corda de Minha glória; e o necessitado que entra na sombrado Tabernáculo de Minha riqueza.

• Bem-aventurado o inculto que busca a fonte de Meu conhecimento, e onegligente que vem a apegar-se à corda de Minha lembrança.

• Bem-aventurada a alma que se ressuscitou ao ser atingida por Meu soprovivificador e à qual foi concedido acesso a Meu Reino celestial.

• Bem-aventurado o homem que se comoveu através das doces fragrânciasda reunião Comigo, assim se aproximando do Alvorecer de MinhaRevelação. Feliz o ouvido que escutou, e a língua que deu testemunho, e

• Bem-aventurados os olhos que viram e reconheceram o próprio Senhor,em Sua excelsa glória e majestade, investido de grandeza e domínio.

• Bem-aventurados aqueles que têm atingido Sua presença.• Bem-aventurado o homem que do Sol de Minha Palavra buscou iluminação.

Page 64: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[64]

• Bem-aventurado quem adornou sua cabeça com o diadema de Meu amor.• Bem-aventurado é aquele que soube de meu pesar e se levantou para Me

apoiar entre Meu povo.• Bem-aventurado é aquele que sacrificou a vida em Meu caminho e suportou

múltiplas tribulações por causa de Meu Nome. Feliz o homem que, havendose assegurado de Minha Palavra, se levantou dentre os mortos para celebrarMeu louvor.

• Bem-aventurado é aquele que se extasiou com Minhas admiráveis melodiase rompeu os véus, através da potência de Minha grandeza.

• Bem-aventurado é aquele que se tem mantido fiel a Meu Convênio e aquem as coisas do mundo não têm impedido de atingir Minha Corte desantidade.

• Bem-aventurado é o homem que de tudo se desprendeu, menos de Mim,que alçou vôo na atmosfera de Meu amor, obteve acesso a Meu Reino,contemplou Meus domínios de glória, sorveu as águas vivificadoras deMinha graça e, do rio celestial de Minha terna providência, se saciou, queveio a conhecer Minha Causa e a apreender o que Eu ocultara dentro dotesouro de Minhas Palavras, e que resplandeceu do horizonte doconhecimento divino, dedicando-se a Meu louvor e Minha glorificação.Ele é, em verdade, um dos Meus. Que sobre ele repousem Minhamisericórdia, Minha benevolência, Minha generosidade e Minha glória.166

Page 65: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[65]

1. Bahá’u’lláh. Seleção dos Escritos de Bahá’u’lláh,seção XXVI, 2ª ed. 2001, pp. 56-57.

2. Ibid., seção CLIII, p. 241.3. Shoghi Effendi. O Advento da Justiça Divina, 2ª

ed. 1977, p. 114.4. Bahá’u’lláh. Seleção dos Escritos de Bahá’u’lláh,

seção CLIX, p. 248.5. Ibid., seção V, p. 20.6. Bahá’u’lláh. As Palavras Ocultas, 7ª ed. 2006, do

Árabe, nº 40, p. 41.7. Ibid., do Árabe, nº 11, p. 12.8. Bahá’u’lláh. Seleção dos Escritos de Bahá’u’lláh,

seção LXVI, pp. 103-04.9. Shoghi Effendi citado em A Importância da

Oração e Meditação e da Atitude Devocional, 1ªed. 1982, p. 32.

10. Shoghi Effendi. O Dia Prometido Chegou, 2ª ed.1998, pp. 12-13.

11. Ibid., p. 14.12. Ibid., pp. 15-16.13. Adib Taherzadeh. A Revelação de Bahá’u’lláh,

Volume 1, 1ª ed. 2001, p. 22.14. Ibid., p. 35.15. Bahá’u’lláh. Seleção dos Escritos de Bahá’u’lláh,

seção LXXIV, p. 112.16. Shoghi Effendi. O Advento da Justiça Divina, p.

122.17. Adib Taherzadeh. A Revelação de Bahá’u’lláh,

Volume 1, p. 37.18. Ibid., pp. 50-51.19. ‘Abdu’l-Bahá. Tablets of ‘Abdu’l-Bahá, Volume

II, p. 274. BPT of USA.20. O Báb citado em: Os Rompedores da Alvorada,

vol. I, 1ª ed. 1989, p. 94.21. A Casa Universal de Justiça citada em: Developing

Distinctive Bahá’í Communities, BPT of USA, pp.15-25.

22. Shoghi Effendi citado em O Indivíduo e o Ensino:Levantando o Chamado Divino, 1ª ed. 1981, p.21.

23. Ibid., p. 38.

*Todas as publicações são da Editora Bahá’í do Brasil, salvo os títulos que são citados as Editoras.

Referências Bibliográficas*

24. Shoghi Effendi citado em On the Bahá’í Life, AENdo Canadá, p. 6.

25. Ibid., p. 10.26. Shoghi Effendi citado em A Importância da

Oração e Meditação e da Atitude Devocional, pp.33-34.

27. ‘Abdu’l-Bahá. A Promulgação da Paz Universal,1ª ed. 2005, pp. 336-37.

28. Ibid., pp. 393-94.29. ‘Abdu’l-Bahá. Tablets of ‘Abdu’l-Bahá, Volume

I, p. 23. BPT of USA.30. Ibid., p. 114.31. Ibid., p. 190.32. Shoghi Effendi citado em The Power of Divine

Assistance, em The Compilation of Compilations,Volume II, pp. 219-20.

33. Ibid., p. 220.34. Shoghi Effendi citado em Dawn of a New Day,

BPT of Índia, p. 89.35. Shoghi Effendi citado em The Power of Divine

Assistance, em The Compilation of Compilations,Volume II, p. 222.

36. Ibid., p. 222.37. ‘Abdu’l-Bahá. Palestras de ‘Abdu’l-Bahá, Paris

– 1911, 4ª ed. 2005, p. 26.38. ‘Abdu’l-Bahá em Orações Bahá’ís, 11ª ed. 2004,

p. 68.39. Ibid., p. 158.40. O Báb em Orações Bahá’ís, pp. 31-32.41. ‘Abdu’l-Bahá, citado em: O Advento da Justiça

Divina, p. 111.42. Bahá’u’lláh, citado em: O Advento da Justiça

Divina, pp. 72-73.43. Ibid., p. 73.44. Ibid., p. 74.45. Ibid., p. 114.46. Ibid., pp. 114-15.47. Ibid., p. 115.48. Ibid.49. Ibid., pp. 115-16.50. Ibid., p. 116.

Page 66: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[66]

51. Ibid.52. Ibid., p. 117.53. Ibid.54. Ibid., pp. 117-18.55. Ibid., p. 118.56. Ibid.57. Ibid., pp. 118-19.58. Ibid., p. 119.59. Ibid.60. Ibid., pp. 119-20.61. Ibid., p. 120.62. Ibid.63. Ibid., pp. 120-21.64. Ibid., p. 121.65. Ibid.66. Ibid.67. Ibid., p. 122.68. Ibid.69. Ibid., pp. 122-23.70. Ibid., pp. 123-24.71. Ibid., p. 124.72. Ibid.73. Ibid., pp. 124-25.74. Ibid., p. 125.75. Ibid.76. Ibid.77. Ibid., pp. 125-26.78. Ibid., p. 126.79. Ibid., pp. 126-27.80. Ibid., p. 127.81. Ibid., pp. 127-28.82. Ibid., p. 128.83. Ibid.84. Ibid., pp. 128-29.85. Ibid., p. 129.86. Ibid., pp. 129-30.87. Ibid., p. 48.88. Ibid., pp. 48-49.89. Ibid., p. 49.90. Ibid., pp. 49-50.91. Ibid., p. 50.92. Ibid.93. Ibid.94. Ibid.95. Ibid., pp. 50-51.96. Ibid., p. 51.97. Ibid.98. Ibid., pp. 52-53.99. ‘Abdu’l-Bahá. Divine Philosophy, 1a ed. 1914, p.

114.100.Bahá’u’lláh. Seleção dos Escritos de Bahá’u’lláh,

seção LXXIX, pp. 119-20.101.Ibid., seção LXXVIII, p. 118.102.Ibid., seção LXXX, p. 121.103.Ibid., seção LXXXII, p. 124.

104.Ver explicação inteira de ‘Abdu’l-Bahá emPalestras de ‘Abdu’l-Bahá – Paris, 1911, pp. 46-8.

105.‘Abdu’l-Bahá. Palestras de ‘Abdu’l-Bahá – Paris,1911, pp. 162-64.

106.‘Abdu’l-Bahá. Respostas a Algumas Perguntas,5ª ed. 2001, pp. 128-29.

107.Bahá’u’lláh. As Palavras Ocultas, do Árabe, nº11, p. 12.

108.Ibid., do Árabe, nº 44, p. 45.109.Ibid., do Árabe, nº 59, p. 60.110.Ibid., do Árabe, nº 64, p. 65.111.Ibid., do Persa, nº 73, p. 159.112.Ibid., do Persa, nº 14, p. 91.113.Ibid., do Persa, nº 59, p. 144.114.Ibid., do Persa, nº 80, p. 168.115.‘Abdu’l-Bahá. A Última Vontade e Testamento de

‘Abdu’l-Bahá, 2ª ed. 1982, p. 32.116.Ibid., p. 7.117.Bahá’u’lláh. As Palavras Ocultas, do Árabe, nº 5,

p. 6.118.Ibid., do Árabe, nº 42, p. 43.119.‘Abdu’l-Bahá em Orações Bahá’ís, p. 157.120.Bahá’u’lláh. O Kitáb-i-Aqdas, 1ª ed. 1995,

parágrafo 53, p. 32.121.Bahá’u’lláh. Seleção dos Escritos de Bahá’u’lláh,

seção CXXIX, p. 209.122.‘Abdu’l-Bahá. Tablets of ‘Abdu’l-Bahá, Volume

II, p. 348.123.Shoghi Effendi citado em O Indivíduo e o Ensino,

pp. 46-47.124.Adib Taherzadeh. The Child of the Covenant, pp.

156-59.125.Shoghi Effendi. A Ordem Mundial de Bahá’u’lláh,

1ª ed. 2003, p. 186.126.Shoghi Effendi. A Presença de Deus, 1ª ed. 1981,

p. 441.127.J. E. Esslemont. Bahá’u’lláh e a Nova Era, 9ª ed.

2001, p. 260.128.De uma carta datada de 25 de março de 1930,

escrita em nome de Shoghi Effendi a um crente,citada em: Messages from the Universal House ofJustice 1968-1973, pp. 44.

129.Adib Taherzadeh. The Child of the Covenant, p.viii.

130.‘Abdu’l-Bahá. A Última Vontade e Testamento de‘Abdu’l-Bahá, p. 10.

131.Ibid., p. 11.132.Ibid., p. 13.133.Ibid., pp. 17-18.134.Ibid., p. 30.135.Ibid., p. 32.136.Bahá’u’lláh. As Palavras Ocultas, do Persa, nº 51,

p. 133.137.Ibid., do Árabe, nº 13, p. 14.

Page 67: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

[67]

138.Bahá’u’lláh. Seleção dos Escritos de Bahá’u’lláh,seção CXXXIII, p. 215.

139.Bahá’u’lláh. As Palavras Ocultas, do Árabe, nº35, p. 36.

140.‘Abdu’l-Bahá. A Promulgação da Paz Universal,p. 265.

141.Bahá’u’lláh. Seleção dos Escritos de Bahá’u’lláh,seção CLII, p. 239.

142.‘Abdu’l-Bahá. Palestras de ‘Abdu’l-Bahá – Paris,1911, p. 108.

143.‘Abdu’l-Bahá. Palestras de ‘Abdu’l-Bahá –Londres, 1911, 1ª ed. 2005, pp. 113.

144.‘Abdu’l-Bahá. A Promulgação da Paz Universal,pp. 7-8.

145.Bahá’u’lláh. As Palavras Ocultas, do Árabe, nº12, p. 13.

146.Ibid., do Árabe, nº 14, p. 15.147.Ibid., do Persa, nº 33, p. 113.148.Ibid., do Persa, nº 34, p. 114.149.Ibid., do Persa, nº 44, pp. 124-25.150.Ibid., do Persa, nº 69, pp. 154-55.151.Bahá’u’lláh. Seleção dos Escritos de Bahá’u’lláh,

seção CXXVI, p. 203.152.Ibid., seção CXXVIII, p. 206.153.Ibid., p. 208.154.Ibid.155.Ibid., seção CXXXI, pp. 213-14.156.Ibid., seção CXXXII, p. 214.157.Ibid., seção CXXXII, p. 215.158.Ibid., seção CXLV, p. 233.159.Ibid., seção CLIII, pp. 241-42.160.Ibid., seção CLI, p. 237.161.Bahá’u’lláh, citado em: O Advento da Justiça

Divina, pp. 117-18.162.Ibid., pp. 120-21.163.Ibid., p. 129.164.Bahá’u’lláh. Seleção dos Escritos de Bahá’u’lláh,

seção LXXV, pp. 113-14.165.‘Abdu’l-Bahá. Seleção dos Escritos de ‘Abdu’l-

Bahá, nº 18, p. 34.166.Bahá’u’lláh. Epístolas de Bahá’u’lláh – reveladas

após o Kitáb-i-Aqdas,1ª ed. 1983, pp. 25-26.

Page 68: Gotas do “oceano de sua infinita mercê”   osmar mendes

www.editorabahaibrasil.com.br

Osmar Mendes, autor desta obra, conheceu a Fá Bahá’í no iníciodo ano de 1960, e em 1963 começou oficialmente sua vida deserviço à Causa de Bahá’u’láh.

Publicitário de profissão, jornalista,escritor e tradutor por inclinação,aprofundou seus estudos em duas áreas quejulgou vitais à sua vida de bahá’í – a primeira,para alegria e progresso de sua alma, asEscrituras Bahá’ís; a segunda, o estudo dalíngua inglesa para serviços da Causa no

campo literário.Sua primeira tradução foi o livro “Ladrão na Noite”, desde

então, e aprimorando cada vez mais seus conhecimentos dosidiomas, escreveu muitos artigos, ensaios e estudos sobre assuntosbahá’ís, e traduziu inúmeros livros, todos publicados pela EditoraBahá’í do Brasil.