Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I...

19
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana Placco (professora de arte) Coordenadora: Simone Godoy

Transcript of Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I...

Page 1: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.

Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos

Série: 4º ano do Ensino Fundamental I

Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e

Juliana Placco (professora de arte)

Coordenadora: Simone Godoy

Page 2: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.

ApresentaçãoOs alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I do colégio Pueri Domus, unidade Aldeia da Serra trabalharam com o livro Linhas da Vida (Mundo Leitor) com várias atividades e se interessaram bastante pelo tema do grafite. A maioria dos alunos mora no bairro de Aldeia da Serra, onde prevalece grafites que decoram várias ruas do bairro.

O grafite surgiu na década de 1970, em Nova Iorque, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. Essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

Page 3: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.

Essa manifestação artística foi introduzida no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a sua arte, tornando o estilo do grafite brasileiro reconhecido entre os melhores do mundo.

Hoje, com a arte contemporânea, o momento é de grande liberdade artística e o Grafite, considerado como uma das maiores expressão artísticas do Brasil, possibilita que paredes e muros públicos se transformem em suportes que podem transmitir mensagens e ideias de uma forma muito mais direta e crítica aos indivíduos de um bairro ou de uma cidade.

Page 4: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.

A partir dessa premissa, os alunos refletiram sobre questões que afligem nossa sociedade atual e experienciaram algumas formas de colocar em prática suas opiniões através da arte, conhecendo também artistas que trabalham em prol de uma sociedade melhor.

Page 5: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.

Objetivos:• Identificar o grafite como uma manifestação artística

urbana, diferente de pichação, que pode ser utilizada como um protesto para atingir a população de forma consciente e crítica.• Estudar a técnica de pintura em grande escala.• Entender a arte como forma de comunicação e expressão,

que possibilita ao homem registrar e posicionar suas ideias e intenções pelo mundo. • Aproximar a escola da comunidade visando um trabalho dos

alunos que possa ser visto por diversas pessoas, fora dos limites da escola.

Page 6: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.

Desenvolvimento• Leitura do livro Linhas da Vida explorando as

imagens de muros grafitados nas peças do jogo de memória. Construção e jogo (págs. 55 e 56).• Pesquisa de campo por imagens de grafites e

pichações encontrados no bairro.• Sondagem e reflexão sobre o que é o grafite a partir

das atividades do livro Linhas da Vida (pág. 57 e 58).

Page 7: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.

• Pesquisa em meios eletrônicos e impressos sobre as diferenças entre Grafite e Pichação e a postura das autoridades frente a essas duas manifestações.• Em Arte, reflexão sobre vários movimentos

artísticos que tem como objetivo o protesto social, enfatizando a arte do grafite.• Entrevista e conversa com o artista grafiteiro Elder

Oliveira, amigo da aluna do 4º ano, Maria Eduarda, sobre seus sua trajetória de vida, dicas e técnicas da arte do grafite e seu principal projeto “Afeto na Lata”, levando os alunos a pensar sobre o papel social da arte de rua.

Page 8: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.

• Para a Mostra Cultural, criação de painel em grande formato sobre temas que aflingem nosso cotidiano: escassez de energia elétrica, a falta de água e destruição das matas. • Criação de um segundo painel com sugestões sobre

formas de soluções alternativas de energia que podem ser utilizadas como: eólica e solar, e de maneiras de economia de água.

Page 9: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.

• No bairro onde se encontra a escola e onde moram a maioria dos alunos existem manilhas servindo como lixeiras. A galeria de arte do bairro desenvolveu um projeto onde vários artistas decoraram essas manilhas expressando sua arte. Para conclusão do projeto sobre grafite, os alunos foram convidados a pintar uma dessas manilhas expressando sua arte para a comunidade do bairro. Representaram o incentivo à leitura e ao estudo.

Page 10: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.

Fotos das etapas do trabalhoExercícios do livro “Linhas da Vida”

Page 11: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.

Visita do artista grafiteiro...

Page 12: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.

Projeto “Afeto na lata”

Page 13: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.
Page 14: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.

Criação do mural

Page 15: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.
Page 16: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.
Page 17: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.

Pintura da manilha

Page 18: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.
Page 19: Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos Série: 4º ano do Ensino Fundamental I Professoras responsáveis: Márcia Celiberto (polivalente) e Juliana.