Gravidez na adolescência

6
Consequências físicas e psicológicas na gravidez na adolescência

Transcript of Gravidez na adolescência

Page 1: Gravidez na adolescência

Consequências físicas e psicológicas na gravidez

na adolescência

Isabel Raposo nº9 12ºA

Page 2: Gravidez na adolescência

Introdução

Segundo a OMS, a adolescência é definida como uma fase que vai desde os 10 aos 19 anos de idade e é um período marcado por complexas modificações físicas, cognitivas, culturais e socias. É um período confuso caracterizado muitas vezes por problemas de família, na escola, no ambiente em que vive. A ocorrência de uma gravidez precoce, e eventual maternidade, traz diversas implicações que são importantes analisar para que se evitem situações semelhantes ou se atenuem as consequências negativas que daí podem advir, tanto para a jovem mãe como para o bebé.

Consequências de uma gravidez na adolescência 

Estas consequencias podem ser a nivel fisico, a nivel psicologico, a nivel social e a nivel familiar :  Nivel fisicoUma gravidez entre os 12 e os 18 anos é considerada uma situação de risco, pois é na adolescência que as transformações do corpo mais importantes ocorrem. Quanto mais baixa a faixa etária da adolescente maiores são os ricos obstétricos.Os riscos obstétricos mais frequentes, resultantes da gravidez precoce são :

- anemias ;- hemorragias no inicio da gravidez ;- disfunção uterina ;- infecções urinárias ;- hipertensão ;- ganho de peso insuficiente ;- desporpoção céfalo-pélvica ;- deslocamento permaturo da placenta ;- trabalho de parto complicado (ex : cesariana ou recurso a fórceps) ;- morte da mãe devido a complicações da gravidez, parto e puerpério.

O risco encontra-se também ligado ao estilo de vida de muitas adolescentes (DSTs, consumo de tabaco, álcool e drogas) e ao facto de muitas adolescentes apenas começarem com os cuidades pré-natais bastante tarde. O desiquilibrio nutritivo pode manifestar-se através do emagrecimento ou da obesidade. Para o bebé os riscos são principalmente :

- anomalias no sistema nervoso central ;- prematuridade ;- maior probabilidade de morte perinatal ;- dificuldades respiratórias ;

Page 3: Gravidez na adolescência

- baixo peso à nascença ;- maior mortalidade infantil- hipoglicemia ;- convulsões- etc.

Nivel psicológicoPor ser um periodo de crise devido a todas as características alterações relacionadas com esta fase, a adolescência é agravada por uma inesperada gravidez. A insegurança e a instabilidade psicológica da rapariga podem levá-la a estados de depressão e ansiedade para os quais contribuem a relação instável com o pai da criança e o afastamento dos amigos. Um dos problemas mais comuns nestas adolescentes é a imagem corporal. Muitas vezes, devido ao aumento de peso, optam por uma alimentção inadequada que conduz a enormes riscos de saúde e a deficits nutricionais.Existem 3 graves crises que as adolescentes grávidas têm de encarar :

- conflitos e problemas de identidade, de dependência, autonomia e autocontrole ;

- a crise de aceitação às mudanças corporais acentuadas pela gravidez ;- a dificuldade em aceitar o papel de mãe e nalguns casos o papel também

de esposa ;

Devido a estas crises a adolescente sente-se frustrada e com baixa auto-estima com manifestções de ansiedade e depressão, sendo a taxa de suicidio relativamente elevada nesta população.

Nivel socialRelacionados com a componente social, existem diversos problemas, nomeadamente a exclusão e a consequente pressão que a adolescente sente na escola e muitas vezes na imposição de casamento. Ao nivel de suporte emocional, é crucial o apoio do companheiro, pois diminui a sobrecarga com a futura criança face às dificuldades sentidas. O estigma social apenas adquire uma importância significativa quando não se verifica o apoio do companheiro, logo a pressão social afecta as adolescentes quando estas se sentem desamparadas. Este desajustamento social suscita na pessoa sentimentos de culpa, vergonha, medo e insegurança, que levam por vezes à tomada de decisões no sentido de continuar ou não com a gravidez, surgindo por vezes o recurso ao aborto como solução mais viável.

Maior parte das vezes a adolescente grávida depende de ajudas económicas da familia, do estado ou denoutras instituições. A maternidade precoce conduz a uma estigmatização destas jovens, pois muitas vezes esta situação ocorre contextos sociais caracterizados por fracos recursos económicos.

Igualmente resultado da maternidade precoce é a imposição de um casamento. A união com o companheiro constuma ser imatura e instável e este, por sua vez, abandona com frequência a mãe e o filho.

Page 4: Gravidez na adolescência

Nivel familiarQuando surge a gravidez precoce a familia é fundamental, porém em maior parte dos casos os pais adoptam uma posição de desapontamento e até mesmo de agressividade. A maior parte destas adolescentes, provêm de matrizes familiares destruturadas, onde os problemas emocionais são constantes, juntamente ainda com fracos recursos socio-económicos.A jovem grávida precisa de todo o apoio familiar, pois as alterações fisicas, psicologicas e socias da adolescência, aliadas à gravidez precoce desencadeiam na jovem necessidade de apoio e afecto.

Aborto

Para o adolescente, enfrentar uma gravidez é modificar completamente a sua vida, desde os aspectos físicos e emocionais até ao seu comportamento diante da sociedade. Algumas jovens preferem não vivenciar esse tipo de problemas e uma das opções mais viáveis que encontram é o aborto. O procedimento pode causar complicações que comprometem o futuro reprodutivo desta adolescente, podem prejudicar a jovem em termos psicológicos e geram, mais cedo ou mais tarde, sentimentos de culpa.

Sabe-se que é muito alta a frequência de abortos na adolescência como também os inúmeros problemas que daí advém. Realizar um aborto não elimina os problemas psicológicos de uma gravidez indesejada, nem para a adolescente nem para o seu parceiro. O aborto é uma situação conflituosa e não se faz sem deixar marcas e repercussões no equilíbrio emocional.

Conclusão

Este trablho contribui para uma melhor compreensão da gravidez na adolescência, e das consequências que daí podem advir e também para uma melhor compreensão do aborto, que, muito frequentemente, é a opção escolhida pelas adolescentes.

Bibliografia https://sites.google.com/site/gravidezeabortonaadolescencia/http://www.apf.pt/?area=001&mid=003&sid=005http://issuu.com/shivbhudia/docs/trab_final_gravidez_adolescencia_1_

Page 5: Gravidez na adolescência

http://801emacao.blogspot.pt/2010/12/as-consequencias-psicologicas.htmlhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Gravidez_na_adolesc%C3%AAnciahttp://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2330.pdf