Graziella semin au-turmalinaqf

7
JAZIDAS AURÍFERAS DE PITANGUI Os jazimentos denominados Pontal, Faina, Satinoco e Turmalina dispõem-se ao longo de 4,5 Km de extensão em uma faixa que atravessa obliquamente o empilhamento estratigráfico. Embora geneticamente relacionados e com mineralogia similar, eles apresentam caracteristicas próprias por se alojarem em diferentes rochas hospedeiras.

Transcript of Graziella semin au-turmalinaqf

Page 1: Graziella semin au-turmalinaqf

JAZIDAS AURÍFERAS DE PITANGUI

Os jazimentos denominados Pontal, Faina, Satinoco e Turmalina dispõem-se ao longo de 4,5 Km de extensão em uma faixa que atravessa obliquamente o empilhamento estratigráfico. Embora geneticamente relacionados e com mineralogia similar, eles apresentam caracteristicas próprias por se alojarem em diferentes rochas hospedeiras.

Page 2: Graziella semin au-turmalinaqf
Page 3: Graziella semin au-turmalinaqf

Satinoco

O depósito Satinoco está hospedado nos Metassedimentos que compõem a porção intermediária do Greenstone, este corpo está abaixo do pacote de Anfibolito do Faina. Constitui-se por uma camada de Formação Ferrífera, alternando com níveis de Grafita Xisto, Clorita Xisto, Clorita Anfibólio Xisto, Biotita Xisto e Calcário. O ouro está associado a Arsenopirita , mas como produto de alteração hidrotermal ainda ocorre em grande quantidade silica, carbonato, sulfetos como Pirrotita e Pirita e em menor quantidade Bertierita.As Camadas tem direção predominante N35°W/65°NE e lineação mergulhando para 55° NE.

Trabalhos

• Dados de 176 furos de sondagem;

• 27 trincheiras amostradas e com resultados;

• Mapas e perfis;

• Open Pit.

Page 4: Graziella semin au-turmalinaqf

Faina

O depósito Faina é constituído por Anfibólitos , quehospeda a mineralização e que está associado a umenriquecimento em Biotita. Neste depósito a mineralizaçãoocorre em maior quantidade em sulfetos muito finos edisseminados, decorrente da alteração hidrotermal encontra se também a Pirrotita, Pirita, Bertierita e carbonato.A foliação é N20°W/60°NE com eixos das dobras N62°E/54° que controla a mineralização.

Trabalhos

• 27 furos de sondagem;

• Galeria de pesquisa;

• Mapas e perfis.

Page 5: Graziella semin au-turmalinaqf

Pontal

A mineralização neste depósito ocorre em Metaconglomerados , Metalapilli tufo e Metatufos. Na zona mineralizada a rocha apresenta granulação média a fina intensamente silicificada e carbonatada, por vezes bandada com Pirita, Pirrotita, Arsenopirita e Bertierita.

Trabalhos

• Furos de sondarem;

•Galeria;

• Mapas e perfis.

Page 6: Graziella semin au-turmalinaqf

Turmalina

Esta jazida ocorre em um nível de Sericita-Quartzo-Biotita Xisto localizado acima do pacote de Metatufo Clorítico similar ao do Pontal.A mineralização é estratiforme e o minério é identificado por uma forte silicificação do Sericita- Quartzo-Biotita Xisto com presença sulfetos de Arsenopirita, Pirrotita e Pirita.

Trabalhos

• 4 furos profundos;

• Mina subterrânea;

• Mapas e perfis.

Page 7: Graziella semin au-turmalinaqf

Folha SE 23 – Z-C-IV – Pará de Minas

Metassedimentos Superiores do Greenstone

Constitui-se por Metamargas e Xistos sericíticos e cloríticos, com níveis de cloritóide, neste pacote situa-se os veios de Quartzo esfumaçado que no passado formavam os depósitos mais trabalhados pelos Bandeirantes . Esses veios de Quartzo alojados nesses Metassedimento Superiores estendem-se por mais de 12 Km desde a cidade de Pitangui a noroeste passando pela cidade de Onça do Pitangui a sudoeste marcando o chamado Lineamento Penha – Onça.