Grelha introducao ao_estudo_de_recursos_educativos_digitais_segura_net

2
1. Caracterização de sites que disponibilizam Recursos/Aplicações/Ferramentas Site: SeguraNet Proposta de grelha de análise: Critérios Observações 1. Tipo de recursos que contém (ex. manuais, sequências didácticas, actividades) Jogos interactivos e guiões para promover actividades de debate em sala de aula, entre alunos desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário. 2. Relação/adequação com os conteúdos curriculares Adequação com os conteúdos curriculares: 1º Ciclo – Actividades Extra-Curriculares; 2º Ciclo – disciplinas de Oferta de Escola e Currículos Alternativos; 3º Ciclo – disciplina TIC ( 9º ano e CEF’s) 3. Relação/adequação com as competências e os objectivos curriculares Boa adequação com as competências e os objectivos curriculares. 4. Tipos de actividades (experimentais? Práticas? Que potencializam o quê? Ex: raciocínio? Resolução de problemas? ) As actividades são do foro prático, que potenciam a aquisição de aprendizagens, consolidação dos conhecimentos e desenvolvimento do espírito crítico. 5. Factor inovação/mudança: que exigências implicam a nível da planificação e concretização das aulas? - Qual o papel do professor? - Qual o papel do aluno? - Qual o papel da(s) tecnologia(s)? É um factor de inovação/mudança visto que: tem recursos interactivos para a consolidação dos conhecimentos e guiões que promovem o debate em contexto de sala de aula; e o envolvimento de toda a comunidade escolar

Transcript of Grelha introducao ao_estudo_de_recursos_educativos_digitais_segura_net

Page 1: Grelha introducao ao_estudo_de_recursos_educativos_digitais_segura_net

1. Caracterização de sites que disponibilizam Recursos/Aplicações/Ferramentas

Site: SeguraNet

Proposta de grelha de análise:

Critérios Observações1. Tipo de recursos que contém (ex. manuais, sequências didácticas, actividades)

Jogos interactivos e guiões para promover actividades de debate em sala de aula, entre alunos desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário.

2. Relação/adequação com os conteúdos curriculares

Adequação com os conteúdos curriculares:

1º Ciclo – Actividades Extra-Curriculares;

2º Ciclo – disciplinas de Oferta de Escola e Currículos Alternativos;

3º Ciclo – disciplina TIC ( 9º ano e CEF’s)

3. Relação/adequação com as competências e os objectivos curriculares

Boa adequação com as competências e os objectivos curriculares.

4. Tipos de actividades (experimentais? Práticas? Que potencializam o quê? Ex: raciocínio? Resolução de problemas? )

As actividades são do foro prático, que potenciam a aquisição de aprendizagens, consolidação dos conhecimentos e desenvolvimento do espírito crítico.

5. Factor inovação/mudança: que exigências implicam a nível da planificação e concretização das aulas?- Qual o papel do professor?- Qual o papel do aluno?- Qual o papel da(s) tecnologia(s)?

É um factor de inovação/mudança visto que: tem recursos interactivos para a consolidação dos conhecimentos e guiões que promovem o debate em contexto de sala de aula; e o envolvimento de toda a comunidade escolar (actividades interactivas dirigidas aos pais que promovem o acompanhamento escolar dos filhos). A implementação é facilitada na nossa escola pois as salas de TIC possuem computadores com acesso à Internet.O papel do professor é de orientador na implementação dos recursos.O aluno tem um papel participativo nas suas aprendizagens aliado à sua postura colaborativa e cooperativa, desenvolvendo o seu espírito crítico.As tecnologias têm um papel potenciador na diversidade e execução destes recursos na sala de aula.

6. Outro(s) crirério(s) à sua escolha

Trabalho realizado por : Florbela Ribeiro e Ana Marta Dias