GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter...

40
QUINTA-FEIRA. 08.MAR 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCVIII | n.º 31694 António Costa encantado com projetos de escolas profissionais de Viana Avelino Lima D. Óscar Romero a caminho da santidade RELIGIÃO P.13 WWW.AUTOFIX.PT AutoFix.lda igreja viva | Pobreza, exclusão social e desigualdades GRUPO RNM APRESENTA INVESTIMENTO DE 15 MILHÕES EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 Aprovado milagre para canonização de Paulo VI RELIGIÃO P.13 Festival de Órgão em “tons de rosa” homenageia a mulher na música BRAGA P.03 REGIÃO P.09 DM Sp. Braga rejeita cedência mas Câmara exige solução DESPORTO A empreitada da segunda fase da Cidade Desportiva do Sporting de Braga continua num impasse. O ponto de discórdia reside na cedência de um espaço por parte do emblema bracarense para a prática de ginástica aos munícipes. P.16 Portugal-Tunísia joga-se em Braga DESPORTO P.18

Transcript of GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter...

Page 1: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

QUINTA-FEIRA.08.MAR 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 € Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCVIII | n.º 31694

António Costaencantadocom projetosde escolasprofissionaisde Viana

Ave

lino

Lim

a

D. Óscar Romeroa caminhoda santidade

RELIGIÃO P.13

WWW.AUTOFIX.PT AutoFix.lda

igreja viva | Pobreza, exclusão social e desigualdades

GRUPO RNMAPRESENTAINVESTIMENTODE 15 MILHÕESEM FAMALICÃO

DR

HOJE

s

REGIÃO P.11

Aprovado milagrepara canonizaçãode Paulo VI

RELIGIÃO P.13

Festival de Órgãoem “tons de rosa”homenageiaa mulher na música

BRAGA P.03

REGIÃO P.09

DM

Sp. Braga rejeita cedência mas Câmara exige solução DESPORTO A empreitada da segunda fase da Cidade Desportiva do Sporting de Braga continua num impasse. O ponto de discórdia reside na cedênciade um espaço por parte do emblema bracarense para a prática de ginástica aos munícipes. P.16

Portugal-Tunísiajoga-se em Braga

DESPORTO P.18

Page 2: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

02 DIÁRIO DO MINHO / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

Costumamos ser cruéis em relação a quem par-te cedo, em relação aquelas ou aqueles a quem a vida não proporcionou bons e longos anos e ainda carregou, muitas vezes, de tanto so-frimento e dor.

Lembrar, ter presente essas pessoas é pa-ra todos nós um dever e para aqueles que professam a fé cristã uma forma de a demonstrar, pois acreditamos que “Vivem” mesmo não estando ao nosso lado.

Quem chegou a uma idade avançada, e uma idade avan-çada hoje é mais de 70 anos, olha para aqueles com quem conviveu ou conheceu e tem muito que recordar.

Particular recordação merecem aqueles que utilizaram o dom da Vida para lutar por um mundo mais justo, por um mundo melhor. É por isso que vi com muito agrado a evocação feita na segunda- feira, dia 5 de março, a Mar-garida Vilarinho que não conheci muito de perto, mas vi o suficiente , nomeadamente a sua ação na “Civitas Bra-ga”, para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi-da. Pela minha parte só me pesa não ter estado presente.

PS – No domingo passado houve eleições em Itália e interrogamo-nos: como é possível partidos e movimen-tos que advogam a hostilidade para com os imigrantes te-rem tanta simpatia, tantos votos?

Ficamos a pensar na condição humana e naqueles que pensam que os outros que se arranjem, pois o que inte-ressa é o nosso bem estar. E, no entanto, o sofrimento, o abandono de uma qualquer pessoa em qualquer lugar deve ser um grito que nos fere os ouvidos. Por vezes, não podemos fazer muito por eles, mas podemos sempre fa-zer alguma coisa.

E tudo isto é dito sem esquecer que a Itália e a Grécia não têm lições a receber de outros países da Europa (a co-meçar por Portugal) nesta matéria.

Há gente muito boa em Itália!PPS – Na segunda-feira à noite nos canais de notícias

portugueses, nomeadamente SIC, TVI, salve-se a RTP3, a informação e o comentário não incidia sobre as eleições italianas ou o novo governo na Alemanha ou outros as-suntos relevantes. Não! Benfica, Porto e Sporting, como de costume ocupavam o horário nobre! E depois queixá-mo-nos. Porca miséria!

1. Celebra-se hoje o Dia Internacional da Mu-lher. Recorda o 8 de março de 1857, quan-do operárias nova-iorquinas da indústria têxtil fizeram uma greve pela igualdade de salários e a redução da jornada de trabalho para dez horas. Foram fechadas na fábrica

onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 morreram queimadas. Em 1910, numa conferên-cia internacional de mulheres realizada na Dinamar-ca, decidiu-se, em homenagem àquelas trabalhadoras, comemorar o 8 de março como “Dia Internacional da Mulher”. Celebrá-lo hoje é mais uma oportunidade pa-ra refletir sobre a sua dignidade e missão.

2. Nem sempre se vê na mulher um ser igual ao ho-

mem em dignidade e em direitos. Todavia, ambos são seres humanos. Ambos, numa visão cristã, são filhos de Deus. Ambos são chamados a caminhar na vida, de mãos dadas, lado a lado, na execução de um pro-jeto comum.

3. Sendo iguais em dignidade e em direitos, ho-mem e mulher são diferentes.

O facto de o serem não significa que um seja mais do que o outro. São, simplesmente, complementares um do outro.

É um erro haver maridos que se consideram donos das esposas como é errado haver senhoras que acei-tam submissamente a sujeição ao marido.

4. Não embarco na tão propalada teoria da igualda-

de de género, mas lamento a existência de escandalo-sas e injustas desigualdades de que a mulher é vítima.

Não aceito que a mulher seja vista como criada do homem, embora continue a haver famílias onde as meninas são educadas para servirem os irmãos e mães que atuam como empregadas dos filhos. O rapaz po-de deixar tudo em desalinho. Quem, depois, tem de fazer as arrumações é a irmã ou a mãe.

No estilo de sociedade em que vivemos, em que a mulher precisa de trabalhar fora de casa como o ma-rido, a justiça e o respeito pelo outro exigem se pro-ceda a uma adequada distribuição de tarefas, para que

Dia Internacional da Mulhernão recaia tudo sobre a mulher.

Não aceito que para trabalho igual haja sa-lário diferente.

Não aceito que a maternidade penalize no acesso ao emprego ou na progressão da carreira

5. É um escândalo a forma como, em di-

versos meios que se dizem civilizados, a mu-lher é tratada, considerada mais como objeto sexual do que como ser humano. E é lamen-tável haver mulheres que se deixam tratar as-sim, quando não acontece de até darem a ideia de assim quererem ser tratadas.

É injusto tratar a mulher como cidadã de segunda e não como cidadã de corpo inteiro.

Nos casos de violência doméstica e de vio-lência no namoro, regra geral, a vítima é a mulher.

O tráfico de seres humanos normalmente atinge as mulheres, para serem exploradas e usadas como fonte de lucro.

6. É importante educar as pessoas para o

respeito mútuo. Igualmente importante é que as pessoas se respeitem a si mesmas, o que nem sempre acontece. Que cada um tome consciência da sua dignidade e da dignidade dos outros e procure agir em conformidade.

7. De lembrar, finalmente, a importância

das mulheres na vida da Igreja. Se desta as retirarmos, o que fica? Quem mais colabora nas diversas atividades eclesiais?

Lê-se numa nota do Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos, divulgada para as-sinalar este dia:

«Reconhecer hoje o valor da mulher, é fa-zer memória também do valor e do reconhe-cimento que Jesus Cristo deu às mulheres do seu tempo. Aproximou-se delas, repro-vou as atitudes de quem delas abusava, e fê--las precursoras do anúncio da Boa Nova da Sua Ressurreição.

A mulher, disse o Papa Francisco, traz a harmonia ao mundo, ensina-nos a amar com ternura.

9. Que este dia contribua para que a mu-

lher tome cada vez mais consciência da sua dignidade e da grandeza da sua missão. Pa-ra que se sinta, sempre, respeitada por todos. Para que ninguém a coisifique nem ela mes-ma se coisifique.

Há gestos de delicadeza que vão desapare-cendo, e é pena. Sou do tempo em que o ca-valheiro dava a direita à senhora e em que a senhora caminhava pela parte de dentro do passeio.

Silva Araújo

SERENAMENTE

Margarida Vilarinho

Particular recordação merecem aqueles que utilizaram o dom da Vida para lutar por um mundo mais justo, por um mundo melhor.

antónio cândido de oliveira

Que este dia contribua para que a mulher tome cada vez mais consciência da sua dignidade e da grandeza da sua missão. Para que se sinta, sempre, respeitada por todos. Para que ninguém a coisifique nem ela mesma se coisifique.

Page 3: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 03 www.diariodominho.pt

Festival de Órgão em "tons de rosa" presta homenagem à mulher na música

Carla esteves

Homenagear a mulher organista, composi-tora, instrumentista, ou apenas a figura

feminina e o seu contri-buto na história da mú-sica e da arte em geral, é o objetivo da quinta edi-ção do Festival Interna-cional de Órgão de Bra-ga, que decorre de 27 de abril a 6 de maio. No Dia Internacional da Mulher, a direção artística do fes-tival realça esse papel que, «por vezes, a sociedade e as épocas tornou menos visível» e predispõe-se a atribuir-lhe o destaque que lhe é devido.

Segundo o diretor ar-tístico, José Rodrigues, é precisamente «um festi-val em "tons de rosa" que percorrerá várias igrejas da cidade, e acolherá or-ganistas não só de Portu-gal, mas também de Es-panha, Polónia e Rússia, no qual se ouvirão tam-bém obras compostas por mulheres».

Salientando o incon-testável papel e contri-

A Sé Catedral foi o palco escolhido para a abertura do Festival com um concerto "Com Órgãos e Tambores"

Braga A mulher organista, compositora e instrumentista será alvo de homenagem na quinta edição do festival.

DR

buto da figura feminina na música, o diretor artís-tico do Festival Interna-cional de Órgão de Bra-ga recorda que «a própria ciência chega a considerar o género feminino como menos capaz, mais frágil e até débil, atribuindo-lhe meros papéis de inspira-ção à arte, pensamentos

que hoje estão ultrapas-sados e sabe-se, compro-vadamente, da paridade que existe entre géneros».

O Festival de Órgão de Braga oferecerá, por isso, uma oportunidade única de escutar o "instrumento rei" pelas mãos de várias organistas nacionais e pro-venientes de outros paí-

ses, como Espanha, Poló-nia, Suíça e Rússia. Serão elas que acompanharão o público em mais uma viagem aos órgãos histó-ricos da cidade de Braga.

Recorde-se que os con-certos terão início no dia 27 de abril, às 21h30, na Sé Catedral de Braga, num concerto "Com Órgãos e

Conhecer os hábitos musicaisnos conventos femininos de Braga O programa destaca uma visita guiada ao Conven-to da Conceição, no Instituto Monsenhor Airosa (IMA), que pretende revelar um pouco mais acer-ca dos hábitos musicais nos conventos e institui-ções femininas da cidade.

Marcada para o dia 5 de maio, às 11h00, e condu-zida por Ernesto Português, a visita "A Igreja e o Con-vento da Conceição" sugere ao participante um vis-lumbre da arte que então se produzia nestes locais.

No âmbito deste programa não faltará ainda a oportunidade de assistir a um recital de órgão, pe-la organista Rute Magalhães, intitulado "Música

Tambores", pelas organis-tas Isabel Albergaria, Da-niela Moreira e Isabel Silva.

Segue-se, no dia 28 de abril, às 21h30, na igreja do Pópulo, no Campo da Vinha, "Mozart com Ór-gão & Orquestra", por Ol-ga Zhukova & Orquestra Sinfonietta de Braga, que compreende a inaugura-

O Cortejo Bíblico "Vós Sereis o meu Povo", popularmente conhecido como "Procissão da Burrinha" será apresentado às 10h30, na igreja de S. Victor.

hoje

ção do órgão, após ter si-do alvo de restauro.

No dia 29 de abril, às 16h00, na igreja da Mi-sericórdia, junto à Cate-dral, o concerto "Órgão & Flauta Transversal" será da responsabilidade das or-ganistas Agnieszka Kos-mecka e Anna Rozińska.

O programa prossegue no dia 4 de maio, às 21h30, na igreja de S. Victor, com "Órgão & Oboé Barroco", por Saskia Roures Navar-ro e Francisco Gil.

No dia 5 de maio, na igreja de Santa Cruz, a fi-gura da mulher continua em destaque com "Ór-gão & Orquestra Femini-na", por Marisol Mendive & Orquestra Barroca da Universidade do Minho.

Finalmente, a 6 de maio, a igreja do Salva-dor (Lar Conde de Agro-longo) inaugura o seu be-líssimo órgão, após ter sido recuperado, com um con-certo de "Órgão, Trombo-ne & Coro Feminino", por Rute Martins, Mário Tei-xeira, Sílvio Cortez e o Co-ro Feminino do Conser-vatório do Vale do Sousa.

atrás das grades", bem como um "Concerto" de Pa-lavras, intitulado "Música nos Espaços Femininos",

por Marta Lobo Araújo e Elisa Bessa, da Universi-dade do Minho, e Alexanda Esteves, da Universi-dade Católica Portuguesa.

Durante a visita haverá a possibilidade única de subir à antiga clausura e visitar o belíssimo órgão deste convento. Contrariamente ao que sucede em outros instrumentos das igrejas da cidade, ali, respei-tando a condição de clausura da organista, e salva-guardando a sua identidade, esta tocava o instrumen-to no interior de um pequeno cubículo construído para o efeito no interior do próprio órgão.

Ainda no domínio dos concertos, também a igre-ja de S. Marcos ou do Hospital será palco do Con-certo "Jovens Músicos", pelos alunos dos conserva-tórios e academias de Música do Norte.

DR

Page 4: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

04 DIÁRIO DO MINHO / Braga / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

Católica de Braga distingueos melhores alunos de 2017

Decorre, no próximo dia 17 de março, às 10h30, na Aula Mag-na da Faculdade de

Filosofia e Ciências So-ciais da Universidade Ca-tólica, em Braga, a sessão solene de bênção e entre-ga de diplomas a licen-ciados, pós-graduados e mestres das Faculda-

des do Centro Regional de Braga da Universi-dade Católica, referen-tes ao ano académico de 2016/2017.

A cerimónia, que fi-cará marcada pela apre-sentação de um vídeo institucional do Centro Regional de Braga, será também aproveitada pa-

ra dar a conhecer e pre-miar os melhores alunos de 2016-2017, com a en-trega dos respetivos pré-mios e bolsas de mérito.

O evento conta com a presença do presiden-te do Centro Regional de Braga, João Duque, bem como do diretor da Faculdade de Filosofia e

Ciências Sociais, Miguel Gonçalves. Na sessão par-ticipam ainda a Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Cape-loa Gil, e o Arcebispo Pri-maz, D. Jorge Ortiga. O acompanhamento musi-cal estará a cargo do Co-ro Académico do Centro Regional de Braga.

reitora da UCP e arcebispo primaz participam na realizaçãoBREVES

BRAGA SENSIBILIZA JOVENSPARA A VIOLÊNCIA NO NAMORO

educação O Centro Local de Desenvolvi-mento Social 3G, que envolve a Cáritas Arqui-diocesana de Braga, o Centro Cultural e Social de Santo Adrião e Santa Casa da Misericórdia de Braga, está a dinamizar sessões de "Teatro do Oprimido", para a exploração da temática da violência no namoro.

A realização tem como público alvo os alu-nos do 11.º e 12.º anos do Agrupamento de Esco-las Carlos Amarante. «Os alunos são convidados a participar ativamente nas sessões, integrando também a teatralização, questionados e levados a pensar», disse fonte da organização.

A mesma fonte acrescentou que «após a rea-lização da mesma tipologia de ação em outras escolas, o retorno tem sido muito positivo, co-locando a comunidade escolar a debater um te-ma sensível e atual, de uma forma descontraí-da mas séria».

MUSEU NOGUEIRA DA SILVA ACOLHECICLO DEDICADO À CULTURA CHINESA hoje O Museu Nogueira da Silva acolhe hoje um ciclo de conferências sobre grandes vultos da cultuyra chinesa.

A obra "A sabedoria ao serviço da guerra", de Sun Tzu, é o ponto de partida para reflexão que será protagonizada por João Paulo Oliveira Cos-ta, a partir das 18h00. A organização da palestra é da responsabilidade do Instituto Confúcio da Universidade do Minho.

CARLOS AMARANTE PROMOVE HOJE PROJETO DE AJUDA A FAMÍLIAS

social O Agrupamento de Escolas Carlos Ama-rante, em Braga, vai promover a campanha "CA-SA PRONTA – recheio de uma habitação em Es-pinho". A sessão pública de apresentação desta iniciativa terá lugar hoje, pelas 15h15, nas insta-lações da Escola Secundária Carlos Amarante.

O projeto“Casa Pronta” visa «dar corpo à res-ponsabilidade social do agrupamento, envolven-do a comunidade numa ação de solidariedade que tem como principal objetivo satisfazer as necessidades primárias de uma família da co-munidade que viu os seus sonhos interrompidos por um infortúnio», disse fonte da instituição.

Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa vai entregar diplomas aos alunos de 2016-2017

Arq

uiv

o D

M

UMinho na feira da educação objetivo de investigadores da Uminho é reduzir efeitos secundários

A Universidade do Mi-nho participou na "Qualifica – Feira de Educação, For-

mação, Juventude e Em-prego", que decorre na Ex-ponor, em Matosinhos. O evento contou com uma centena de instituições de ensino e empresas de to-do o país e aguarda cerca de 20 mil visitantes.

«A UMinho apresen-

tou um stand moderno e apelativo, onde foi dispo-nibilizada a mais variada informação formativa e científica», disse fonte da academia, acrescentando que «também houve acon-selhamento personaliza-do para jovens do ensino secundário e universitá-rio que planeiam o futuro académico e profissional, esclarecimentos sobre saí-

das profissionais, demons-trações de caligrafia chi-nesa e árabe, entrevistas, desafios, vídeos e outros momentos de animação».

«Foram ainda divulga-das as cidades que aco-lhem a Universidade: Guimarães, candidata a Capital Europeia Verde 2020, e Braga, Cidade Eu-ropeia do Desporto 2018, através das suas masco-

tes Gusto e Diana», dis-se a fonte.

 Tendo por tema “Love the Planet”, o certame in-clui dezenas de atividades, como "workshops", con-cursos, desfiles, concer-tos e desportos radicais, entre outros. Estudantes, encarregados de educação, professores, educadores e profissionais na área foram o principal público-alvo.

DM

Page 5: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / Braga / DIÁRIO DO MINHO 05 www.diariodominho.pt

Pais da Associação Cultural de Cabreiros queremque o ATL permaneça em instalações da Junta

Carla Esteves

Um grupo de pais da Associação Cultu-ral e Recreativa de Cabreiros manifes-

tou-se, ontem, em frente à Câmara de Braga, ale-gando que a partir de se-gunda-feira, por ordem do tribunal, as 51 crian-ças que frequentam as valências de ATL e com-plemento de Jardim de Infância, terão de aban-donar as instalações, que são propriedade da autar-quia bracarense.

As referidas instalações foram cedidas pela Câma-ra, por contrato de como-dato, à Junta de Fregue-sia de Cabreiros, que por sua vez, as cedeu à asso-ciação por um período de

20 anos, até 2015, para o funcionamento da creche.

Atualmente as instala-ções acolhem as crianças que frequentam o ATL da associação e o comple-mento de Jardim, mas a Junta de Freguesia recla-ma este espaço para pro-ceder ao alargamento do seu próprio ATL que aco-lhe as crianças do Jardim e da Escola Básica.

Segundo o presidente da Associação, António Rocha Araújo, e Lucin-da Oliveira, funcionária e mãe de duas crianças que frequentam estas valên-cias, a associação «tentou chegar a consenso, reuniu com a Câmara de Braga, e recorreu em tribunal», mas em finais de feve-reiro chegou a sentença

do Tribunal de Guima-rães, que ditava o aban-dono das instalações no dia 1 de março.

Pais foram ouvidosOntem, os pais entrega-ram no Município um

Grupo entregou um abaixo-assinado, pedindo a intervenção da autarquia

Ave

lino

Lim

a

Um grupo de pais esteve ontem na Câmara Municipal de Braga

abaixo-assinado solici-tando intervenção ur-gente, e da parte da tarde foram recebidos pelo vi-ce-presidente da Câmara de Braga, Firmino Mar-ques, tendo-lhes sido ga-rantido que será marca-

da uma reunião, em que a autarquia fará a mediação entre as partes, na tentati-va de chegar a um acordo.

Entretanto, em decla-rações ao Diário do Minho, o presidente da Junta de Freguesia de Cabreiros,

José Silva, esclareceu que o contrato de comodato celebrado com a associa-ção já terminou em 2015, mas em 2010, em reunião com a associação, a Junta tinha já proposto a parti-lha do espaço, «proposta que repetiu por diversas vezes, mas que a associa-ção sempre recusou».

Contudo, segundo José Silva, «o serviço às crian-ças nunca esteve em causa», uma vez que a própria Jun-ta está disposta a assegurá--lo juntando as crianças que frequentam o ATL da asso-ciação às do ATL da Junta de Freguesia, que funciona no mesmo edifício. Porém, a associação não aceita es-ta solução porque ela não contempla todas as crian-ças que frequentam o ATL.

Page 6: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

06 DIÁRIO DO MINHO / Braga / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

Investigação ajuda a detetar doença de Alzheimer mais cedo

Uma equipa de inves-tigadores da Escola de Medicina da Uni-versidade do Minho

deu mais um passo para a compreensão da doen-ça de Alzheimer. O estu-do, que foi recentemente publicado na prestigiada revista Nature Communi-cations, do grupo Nature, mostra que a diminuição de um determinado lípi-do poderá contribuir pa-ra o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

«Os resultados obtidos propõem ainda a utili-zação de biomarcadores que detetam a presença

da doença. Graças a esta descoberta, poderá estar para breve a deteção pre-coce do Alzheimer, atra-vés de uma simples análi-se ao sangue», disse fonte ligada à investigação.

Embora a doença de Alzheimer seja uma das mais estudadas em todo o mundo, as inúmeras ten-tativas de encontrar uma terapêutica não têm tido sucesso. Já se sabia que as doenças neurodegenera-tivas, como o Alzheimer e o Parkinson, estão as-sociadas a alterações dos neurónios, promovendo a acumulação de proteí-

nas e lípidos que, por sua vez, conduzem à morte dos neurónios. Uma das proteínas acumuladas é a proteína precursora da beta-amilóide (proteína responsável pela forma-ção de placas no cérebro caraterísticas do apare-cimento da doença de Alzheimer).

Estas alterações das cé-lulas são semelhantes ao comportamento das célu-las num grupo de doenças genéticas raras que afetam as crianças e provocam alterações neurológicas graves. Foi esta analogia que levou André Miran-

da e a sua equipa a olhar mais atentamente para a doença de Alzheimer, no-meadamente para o com-portamento de um lípi-do que está diminuído na presença da doença.

Os investigadores fize-ram estudos com neuró-nios de ratinho e perce-beram que, antes da sua morte, os neurónios li-bertam as proteínas e lí-pidos acumulados. São estes que, pelas suas cara-terísticas, podem ser asso-ciados a doenças neuro-degenerativas e estar na origem da deteção pre-coce do Alzheimer.

trabalho foi realizado por equipa de investigadores da universidade do Minho BREVES

JUNTA DE FREGUESIA DE S. VICENTE COMEMORA DIA MUNDIAL DA MULHER

comemoração A Junta de Freguesia de S. Vi-cente, em estreita parceria com a Associação de Reformados da mesma freguesia, promove ho-je, dia 8 de março, o "Dia Mundial da Mulher".

A iniciativa, que tem lugar pelas 15h00, no salão multiusos do Centro Cívico, é extensiva a população vicentina. O programa comemo-rativo integra um lanche comunitário e muita música à mistura.

SECRETÁRIA DE ESTADO DA CIÊNCIAFALA DE OPORTUNIDADES NA UCP

ensino A secretária de Estado da Ciência, Tec-nologia e Ensino Superior, Fernanda Rolo, vai estar amanhã no Auditório Isidro Alves da Fa-culdade de Ciência Sociais da Universidade Ca-tólica de Braga para falar sobre os desafios e as oportunidades do ensino superior e tecnológico.

A comunicação da governante, que é feira a convite da Comissão de Coordenação do cur-so de Turismo,tem início pelas 10h00, sendo aberta ao público.

"Ensino superior, Tecnologia, e Emprego: Desafios e Oportunidades" é o tema da pales-tra, que será seguida de um debate com alunos e professores.

CENTRO SOCIAL DE SANTO ADRIÃO VAI EVOCAR DIA DA MULHER

sábado O Centro Cultural e Social de Santo Adrião vai celebrar, no próximo dia 10, sábado, a “Festa da Mulher”, comemoração que já é ha-bitual desde há vários anos.

O programa comemorativo destaca um jan-tar típico “de Chanfana”. O repasto, que inclui outras degustações gastronómicas, tem início pelas 20h00, seguindo-se um convívio musi-cal e dançante, com algumas surpresas de ho-menagem a todas as participantes.

«Esta ação visa a angariação de fundos para apoio às obras ultimamente concluídas», refe-re fonte da instituição.

A mesma fonte acrescentou que para o dia 16 de março, às 21h00, está agendada a realização de uma assembleia-geral de associados, desti-nada à apreciação e votação do Relatório de Ati-vidades e Contas do ano de 2017.

Trabalho realizado com investigadores da UMinho foi feito em parceria com cientistas norte-americanos

Arq

uiv

o D

M

Fármaco para artrite em teste objetivo de investigadores da Uminho é reduzir efeitos secundários

Reduzir o número de administrações, com a aplicação de dosagens menores,

e diminuir os efeitos se-cundários habituais no tratamento da artrite reu-matoide. Vão ser as prin-cipais vantagens de uma nova versão do fármaco

para tratar a doença. Antes de avançar para

os testes clínicos em hu-manos, a solução desen-volvida pelo Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho foi testada em animais no âmbito de um projeto europeu – FOLSMART,

que está a ser desenvol-vido pela equipa de in-vestigadores Eugénia No-gueira, Diana Guimarães e Artur Cavaco-Paulo). O processo consiste no re-curso a nanopartículas, que são utilizadas para transportar o fármaco. Os investigadores, que es-

tão a testar o método em animais, estimam que o passo seguinte seja o en-saio clínico em humanos.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória, sem cura até ao momento, que pode ocorrer em qual-quer idade e que afeta cer-ca de 40 mil portugueses.

Arq

uiv

o D

M

Page 7: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / Braga / DIÁRIO DO MINHO 07 www.diariodominho.pt

Exposição da Via-Sacra de Maximinos solidária com os Bombeiros Voluntários

ANA MARQUES PINHEIRO

As fotografias presen-tes na exposição da via-sacra de Maxi-minos vão ser pos-

tas à venda por cem euros e o lucro reverte na tota-lidade para os Bombei-ros Voluntários de Braga.

O anúncio foi feito on-tem, na inauguração da exposição, no Centro Co-mercial Nova Arcada.

As fotografias são da autoria de Carlos Ferrei-ra e retratam a via-sacra do ano passado.

Para o fotógrafo o ob-jetivo foi trazer a via-sa-cra para perto das pessoas.

«Queria, para quem cá viesse, que sentisse a via- -sacra como se fosse sua», explicou Carlos Ferreira.

Para o coordenador ge-ral da via-sacra de Maxi-

minos, Francisco Mota, o evento é um dos pon-tos altos da Semana San-ta de Braga.

a inauguração da exposição decorreu no centro comercial nova arcada

Capitão Ferreira agradeceu o gesto de solidariedade

An

a M

arq

ue

s P

inh

eiro

O responsável con-fessou que foram «gas-tas muitas energias» para que este ano fosse reali-

zada a iniciativa, mas que «por razões alheias à orga-nização», não foi possível.

Francisco Mota expli-

cou que a exposição des-te ano desperta «a cons-ciência da solidariedade» e que lembra «os heróis de um país de memória curta».

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, expli-cou que a exposição re-flete o sentimento de não «deixar perder o projeto».

«A via-sacra já é uma marca que se foi instalan-do no território, que não exclui ninguém, que une e inclui», disse Lídia Dias.

A vereadora garante que no próximo ano a via-sacra terá «certamen-te» oportunidade de sair à rua.

O diretor da Nova Ar-cada, Pedro Leite, enal-teceu o gesto de apoiar a Associação dos Bombei-ros e confessou que para

o Nova Arcada «é sem-pre um prazer acolher a exposição».

«É um espaço comer-cial mas também é um espaço da cidade», disse Pedro Leite.

O presidente da Asso-ciação dos Bombeiros Vo-luntários, capitão Ferreira, desabafou que «a vida nos bombeiros não é fácil».

«Temos uma despesa diária brutal. Nós socor-remos e depois é que ten-tamos arranjar dinhei-ro para pagar», referiu o presidente.

O responsável disse ainda que acha que «Bra-ga está a acordar para os bombeiros». «Qualquer euro que seja entregue aos bombeiros, no que depender de mim, é para ser bem gasto», garantiu o capitão Ferreira.

Universidade do Minhobate recorde de recolha de roupas

nuno cerqueira

A Universidade do Minho, através dos Serviços de Ação Social (SAS), entre-

gou ontem 2600 peças de vestuário, fruto de uma campanha que decorreu nos campi, de 25 de janei-ro a 24 de fevereiro. Este ano, para além do apoio da Associação Académica da Universidade do Mi-nho, Associação Recrea-tiva Cultural Universitá-ria do Minho também se estreou na ajuda na reco-lha de vestuário e calçado.

Para além das peças de vestuário, a ação também angariou peças de roupa para cama.

«Foi uma carência si-nalizada pelas instituições com quem colaboramos», frisou Carlos Videira do Gabinete dos SAS da UMi-

Este ano a academia também recolheu peças de roupa para cama

Nu

no

Ce

rqu

eir

a

nho, acrescentando que este ano foram batidos «os recordes de recolhas des-de que se realizam este ti-po de campanhas na uni-

versidade». «Significa que os alunos e comunidade académica está atenta a estes problemas. Temos alunos dentro da própria

Cáritas foi uma das instituições que recebeu bens

universidade que acabam por ser ajudados com estas

campanhas e que procu-ram roupa junto dos nos-sos serviços. Felizmente há roupa que ainda so-bra e que doamos às ins-tituições dos concelhos de Guimarães e Braga», apontou Carlos Videira.

Este ano as instituições beneficiadas foram o Cen-tro Comunitário de So-lidariedade e Integração Social "Fraterna" de Gui-marães, a Cáritas de Bra-ga, a Loja Social da Junta de Freguesia de S. Vicen-te e o Synergia.

«Estas campanhas aju-dam a sensibilizar os jo-vens universitários que há muita gente que precisa de ajuda e que por vezes têm lá em casa encostado uma peça que pode dar jeito a muita gente», frisou o presidente da Cruz Ver-melha Portuguesa (CVP) de Braga, apontando que a roupa da campanha tem como destino a Loja Ver-melha da CVP.

A campanhaé organizada pelos SASUMem cooperação com a AAUM desde 2008.

Page 8: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08 DIÁRIO DO MINHO / Braga / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

«São momentosmuito especiais»

Jorge Oliveira

Juliana Machado par-ticipa em procissões da Semana Santa de Braga como figurado

há cerca de dez anos. Ora entra na procissão do En-terro do Senhor, na Sex-ta-feira Santa, organizada pelo Cabido da Catedral, Irmandades da Misericór-dia e de Santa Cruz e Co-missão da Semana Santa, ora no cortejo bíblico “Vós sereis o meu povo”, orga-nizada, desde 1998, pela Paróquia e pela Junta de

Freguesia de S. Victor. Para esta última procissão cos-tuma levar os filhos, An-tónio e Constança.

O seu contributo não se cinge a uma única perso-nagem ou quadro. «Nor-malmente, quando vou fa-zer a reserva do meu lugar na procissão é o que está li-vre, não tenho preferência por alguma personagem, porque a minha intenção é participar», adianta.

A presença de Juliana nas procissões da Semana Santa de Braga deve-se a uma promessa pessoal fei-ta quando a filha nasceu, por sinal, no período da Quaresma, e também ao seu desejo de viver, a ca-da ano, esta experiência de cunho religioso.

«Eu sempre assisti a es-ta procissão e, a partir do momento em que cumpri a promessa, quis continuar

Juliana Machado numa das procissões da "Senhora da Burrinha"

Ve

lhin

ho

a participar nesta tradição da cidade», conta.

Juliana Machado pre-tende com este seu sinal passar o testemunho às novas gerações, nomea-damente aos seus filhos.

«Acho importante as pessoas participarem, não só as da cidade, mas tam-bém as que vêm de fora. Aconselho a todos a viver esta experiência», declara.

Juliana ainda se lem-bra da sua primeira pro-cissão do Enterro do Se-nhor. «Foi um momento único, principalmente a chegada à Sé», conta.

Segundo esta jovem bracarense, nas procissões da Semana Santa de Bra-ga «vivem-se vários sen-timentos e são momentos muito especiais».

Afirma que os figura-dos comungam do mes-mo espírito e é a fé que os leva a participar. «Es-sa componente é essen-cial», refere.

Para a procissão notur-na da Sexta-feira Santa os figurados não têm que le-var vestes nem nenhum acessório. Basta fazerem antecipadamente a reser-va do lugar.

É a fé que

nos leva a participar,

é uma componente

essencial.

O Diário do Minho, em colaboração com a Comissão da Semana Santa de Braga, inicia hoje a publicação de uma série de testemunhos de figurantes sobre a sua participação nas procissões.O objetivo é envolver a comunidade bracarense nos eventos previstos no programa.

Considera secção de braga do movimento democrático das Mulheres

Jornada de luta contra atentado aos direitos das mulheres

JOaquim martins fernandes

A secção de Braga do Movimento Demo-crático das Mulhe-res (MDM) conside-

ra que a comemoração do Dia Internacional da Mu-lher «é comemorar a lu-ta pela emancipação das mulheres».

«Proclamado num tem-po em que as trabalhado-ras clamavam por igual-dade salarial, a redução da jornada de trabalho e pela valorização do seu traba-lho, encontramo-nos, de novo, perante a inquie-tante atualidade destas reivindicações», afirmou ontem, em comunicado, a

secção do MDM. Na nota de imprensa, a estrutura «saúda todas as mulheres do distrito de Braga, que todos os dias enfrentam desigualdades no traba-lho e na vida e que lutam pelos seus direitos labo-rais, sociais, económicos e sociais».

«Mais de 100 anos de-pois, percebemos que a igualdade consagrada nas leis está longe de se refle-tir e concretizar na vida da maioria das mulhe-

res, continuando os seus problemas mais urgentes por resolver», acrescenta o movimento, apontando «a precariedade, a insta-bilidade no trabalho e a violência contra as mu-lheres» como «verdadei-ros abusos do poder» que «acarretam novas formas de subalternização e hu-milhação indesculpáveis».

«São estes os motivos que levam o Movimento Democrático das Mulhe-res a convocar, pela segun-da vez, uma grande ma-nifestação nacional, em Lisboa, convidando to-das as mulheres do distri-to de Braga a juntarem-se ao resto do país e a parti-

e a justeza das nossas rei-vindicações, dar expressão e visibilidade à nossa in-dignação face às desigual-dades, discriminações, à precariedade, à violência e desrespeito pelos direi-tos das mulheres enquan-to cidadãs, trabalhadoras e mães e dizer ao Governo que as mulheres são im-prescindíveis para o de-senvolvimento do país» são outros motivos da concentração que ocor-re hoje na capital.

«No ano em que o MDM cumpre 50 anos de existência na defesa dos direitos das mulhe-res portuguesas e na lu-ta pela sua concretização,

esta manifestação reves-te-se também desta cele-bração especial», continua o comunicado, vincando que o movimento «con-tinua a ter um papel «in-substituível no combate pela mudança das men-talidades, na luta contra a violência de todas os ma-tizes, na defesa da paz e na solidariedade com as mulheres do mundo que sofrem, lutam e resistem, pela paz, pelos direitos e pela sua dignidade».

ciparem ativamente nesta celebração do Dia Inter-nacional da Mulher, em luta por mudanças polí-ticas convergentes com os princípios e valores da dignidade humana», con-tinua a nota de imprensa.

O comunicado salienta que a jornada de luta vai também «celebrar as lu-tas das gerações de mu-lheres que foram decisi-vas para a consagração dos direitos que hoje temos».

«Afirmar a atualidade

Braga é um dos concelhos onde a desigualdade entre homens e mulheres são acentudasA

rqu

ivo

DM

JULIANA MACHADOJUULIANNAA MAMACHCHADADOOJULIANA MACHADO

QuaresmaTESTEMUNHOS

Page 9: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 09 www.diariodominho.pt

qualidade do ensino pro-fissional e uma nova qua-lidade de estudantes. É tão importante vê-los ganhar o campeonato do mun-do como ver um outro grupo que vai organizar aqui, em abril, um even-to como a feira de produ-tos tradicionais, como os que conseguiram montar pequenos robôs a dançar, entre outros exemplos», elogiou António Costa.

Este foi, aliás, o mote para o primeiro-ministro defender a igualdade de oportunidades e de tra-tamento do ensino pro-fissional, no que diz res-peito ao acesso ao ensino superior.

A este propósito, o mi-nistro da Educação tam-bém classificou o ensi-no profissional como um

Região Esta é a celebração do conhecimento, do trabalho diligente daqueles que fazem a escola e é a celebração do potencial humano.

Viana do Castelo assistiu ao nascimento dos clubes de ciência viva, levando ciência às escolas.

protocolo

Primeiro-ministro encantado com projetos inovadores de escolas profissionais de Viana

Escola secundária de Santa Maria Maior foi palco da assinatura de um protocolo para a criação de clubes de ciência viva nas escolas

Ave

lino

Lim

aA Escola Secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, «celebrou e viveu ciência» ontem à tarde. Não só pela exposição de projetos desenvolvidos pelas escolas profissionais do distrito, que impressionaram o Governo, mas também pela assinatura do protocolo que cria clubes de ciência viva em várias escolas do país, num investimento de 1,5 milhões de euros.

Francisco de Assis

O primeiro-ministro, acompanhado pelos ministros da Ciên-cia e Tecnologia e

da Educação e mais dois secretários de Estado, es-teve ontem na Escola Se-cundária de Santa Maria Maior, em Viana do Cas-telo, para, como referiu o diretor da Escola, «ce-lebrar a ciência». Depois de visitar uma exposição de projetos desenvolvi-dos por alunos de escolas profissionais do distrito, António Costa mostrou--se impressionado com a inovação e aplicação prá-tica da ciência e defendeu a igualdade de oportuni-dades no acesso ao ensi-no superior.

Depois de regressar de

«ensino de corpo intei-ro», ele que se sentiu «na Maior», na escola de San-ta Maria.

Viana exemplificadescentralizaçãoO município de Viana do Castelo também foi lar-gamente elogiado pelo primeiro-ministro por ter criado a Rede Esco-lar de Ciência e de Apoio à Investigação. Esta rede de sete laboratórios, tra-balha em conjunto, sob a orientação do Geopar-que de Viana. É uma for-ma de descentralização da ciência. Simultanea-mente traz ciência para a escola, mas ao mesmo tempo a autarquia pode tirar partido dos projetos produzidos nas escolas», elogiou.

António Costa impressionado com os projetos das escolas profissionais em Viana

Ave

lino

Lim

a

Gondomar, onde viu a ar-ticulação entre discipli-nas, em Viana, o chefe do Governo elogiou não só o trabalho dos jovens mas também da Câmara, com a criação da rede escolar de laboratórios.

«Nesta volta que de-mos vimos vários projetos encantadores que, aliás, só nos fazem ter pena de não podermos voltar à es-cola. Um dos mais emo-cionantes foi o proje-to Kevo, que se tornou campeão do mundo, no Dubai, na área da mecâ-nica e automação. É mo-tivo de grande satisfação para todos nós. O mé-rito é dos quatro jovens e dos professores, mas não só. Simboliza o que representa uma nova geração de escola, da

Ave

lino

Lim

aA

velin

o L

ima

Page 10: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

10 DIÁRIO DO MINHO / Região / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

Assaltam ourivesaria em Vianae deixam marretas para trás

Três homens assalta-ram, ontem de ma-drugada, no centro da cidade de Viana

do Castelo, a ourivesaria "Quilates". Os ladrões, e depois do furto, deixa-

Furto terá rendido muitos milhares de eurosBREVE

DECO MINHO RECEBE CADA VEZ MAIS QUEIXAS CONTRA GINÁSIOS

consumo A DECO Minho, em Viana do Cas-telo, tem recebido um crescendo de reclama-ções de jovens consumidores da região sobre os contratos celebrados com ginásios, que, ca-da vez mais, exigem a aceitação de períodos de fidelização.

«Ao aceitar a chamada fidelização, o consu-midor compromete-se a manter-se vinculado por um período de 12 meses ao ginásio, fican-do obrigado a indemnizar o estabelecimento se deixar de o frequentar antes de terminar es-se prazo», alerta a DECO, vincando que «o pro-blema coloca-se quando, por motivo de força maior, o consumidor não pode frequentar o gi-násio, como situações de doença temporária, desemprego ou gravidez de risco».

«Embora, por regra, os ginásios estabeleçam a possibilidade de se suspender o contrato en-quanto durar essa indisponibilidade, o consu-midor sente que fica eternamente vinculado ao contrato, pois são colocados entraves à desvin-culação definitiva. Por outro lado, durante essa suspensão, alguns consumidores veem-se obri-gados a pagar metade da mensalidade, sem po-der usufruir do serviço prestado», acentua a ins-tituição de defesa do consumidor, que «defende a necessidade de legislação específica sobre es-ta matéria, por forma a garantir a salvaguarda dos interesses e direitos dos consumidores».

A DECO entende que as fidelizações em gi-násios «só devem ser válidas se forem ofere-cidas vantagens ao utilizador, vantagens estas que devem estar especificamente identifica-das no contrato».

Assaltantes levaram todo o ouro que encontraram na ourivesaria "Quilates", em Viana

ram as ferramentas utili-zadas no assalto no local.

«Deviam ser 04h00», começou por dizer Diana Almeida, filha dos pro-prietários da loja, que viu o assalto levar «alguns

quilos de ouro tradi-cional».

«Eles levantaram a cor-tina que protege a lo-ja para entrar. Partiram o vidro reforçado com picaretas e marretas, le-

vando todo o ouro que se encontrava dentro da lo-ja», referiu Diana Almei-da.

A Polícia de Segurança Pública já investiga o ca-so numa ourivesaria, si-tuada no centro históri-co, na rua Gago Coutinho, que tem sido alvo de vá-rias tentativas de assalto, sendo que o último con-sumado foi há 21 anos.

O segundo comandante da PSP, Raul Curva, refe-riu que foram apreendi-das as três marretas deixa-das no local de um assalto onde o prejuízo ainda es-tá por apurar, mas que face ao ouro tradicional levado será de «milhares de euros».

A ourivesaria ontem assaltada situa-se a escas-sos metros de uma ou-tra, a ourivesaria Freitas, que em 2007 foi alvo do mais violento assalto de que há memória em Via-na do Castelo.

Pensionista de Viana com reforma suspensa por ter sido dada como morta

devido a erro na troca de dados entre segurança social e ministério da justiça

a pensão e até nos acon-selharam, por uma ques-tão de segurança, a fazer o pedido para receber o dinheiro por transferên-cia bancária», explicou.

Segundo Armando So-breiro, «as pensões de ja-neiro de 2018 foram depo-sitadas, certinhas, na conta bancária, mas não o mon-tante em atraso de 2017».

Em fevereiro, para «es-tranheza» da família, a idosa voltou a não rece-ber. «Fomos, novamente, ao Centro Distrital de Se-gurança Social e fomos in-formados que a suspensão se ficou a dever ao facto

de a minha sogra ter sido classificada como morta. Adiantaram que iriam co-municar o caso aos servi-ços centrais, apontando, na melhor das hipóteses, para abril a reposição dos pagamentos», afirmou, explicando que forma-lizou nova reclamação.

«Isto é vergonhoso a todos os níveis e, de-pois, ninguém assume responsabilidade. Uma pessoa nesta situação de que forma vai sobreviver quando é suspensa a sua única fonte de rendimen-tos? Durante estes me-ses vai viver de quê, que

contas paga, como pa-ga os medicamentos?», interrogou-se.

Num esclarecimento complementar, entretan-to remetido à agência Lu-sa, o ISS explicou que o «Ministério da Justiça é que procedeu à comuni-cação de óbito da pensio-nista ao ISS».

«Como o Ministério da Justiça deu a senho-ra como falecida, o ISS deu baixa da pensionista e deixou de pagar as pen-sões. O ISS só se aperce-beu do erro porque rece-beu uma reclamação da idosa», especificou.

Uma pensionista de 77 anos, de Viana do Castelo, foi dada co-mo morta pela Segu-

rança Social e ficou sem receber em fevereiro a pensão de direito próprio e a de sobrevivência, pe-lo falecimento do mari-do, contou fonte familiar.

Em resposta escrita a um pedido de esclare-cimentos enviado pela agência Lusa, o Instituto da Segurança Social (ISS) informou que «a pensão de direito próprio e a pensão de sobrevivência foram suspensas em resultado de uma troca eletrónica

de dados com o Ministé-rio da Justiça».

Fonte do ISS, contac-tada pela Lusa, lamentou o «lapso» que resultou na classificação da idosa co-mo falecida, e sublinhou que «o erro foi corrigido, mal foi detetado».

No esclarecimento por escrito, o ISS explicou que «no seguimento de uma reclamação, o pagamen-to das pensões foi reativa-do e as pensões serão pa-gas no mês de abril, com os devidos retroativos».

A resposta não satis-fez Armando Sobreiro, o genro da pensionista. «A

minha sogra está muito abalada com toda esta si-tuação, que só não é mais dramática porque ainda há algum suporte fami-liar. Se não houvesse, co-mo seria? Onde está o Es-tado?», questionou.

Nas suas declarações, o genro da idosa explicou que a falta de pagamento das pensões começou em novembro de 2017.

«Em dezembro fomos reclamar ao Centro Dis-trital de Segurança Social de Viana do Castelo. Infor-maram-nos que, num pra-zo de 90 dias, deveria es-tar a receber novamente

TIV

C

Page 11: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / Região / DIÁRIO DO MINHO 11 www.diariodominho.pt

BREVEs

DETIDO EM GUIMARÃES NA POSSEDE 26 DOSES DE HAXIXE

Estupefaciente Um jovem de 21 anos foi ontem detido na Alameda da Universidade, em Guimarães, na posse de haxixe suficiente para 26 doses, que lhe foram apreendidas.

O detido foi notificado para comparecer nos Serviços do Ministério Público, junto do Tribu-nal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER ASSINALADO COM ZUMBA

guimarães A Câmara de Guimarães assinala, hoje, o Dia Internacional da Mulher, com uma aula de zumba e várias atividades.

Hoje, quinta-feira, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher e a Câmara de Gui-marães assinala a efeméride com um conjunto de iniciativas, convidando à participação das vi-maranenses, na Alameda de S. Dâmaso. A partir das 15h00, decorrerá uma performance dos alu-nos do Curso Profissional de Marketing da Es-cola Secundária Francisco de Holanda, seguida de uma aula de zumba. Neste plano de ativida-des, nota de destaque para uma intervenção mo-tivacional, através do projeto TABU, que resulta da primeira edição do Orçamento Participativo.

O projeto TABU assume a missão do comba-te à violência de género através de um acompa-nhamento próximo, incentiva a participação das mulheres na atividade económica e social, pro-movendo ainda os valores da igualdade, cidada-nia e uma cultura de não-violência.

 Na parte final do programa de atividades, está ainda reservada uma surpresa para todas as mu-lheres. A iniciativa da Câmara Municipal de Gui-marães conta com a parceria da Tempo Livre, Fraterna, CASFIG, Desincoop, Projeto TABU e o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda.

CORPO DE MULHER ENCONTRADONO MONTE DE SANTO OVÍDIO

ponte de lima O corpo de uma mulher com cerca de 50 anos foi encontrado sem vida on-tem pelas 15h00 no Monte de Santo Ovídio, em Ponte de Lima, disse à Lusa fonte da GNR local.

Segundo a mesma fonte, o alerta foi dado por visitantes do local, regularmente visitado como miradouro, que encontraram cadáver.

Até ao momento é desconhecida a causa da morte da mulher encontrada.

Grupo RNM apresenta investimento de 15 milhões

vila nova de famalicão

ARNM – Produtos Químicos, SA vai investir cerca de 15 milhões de eu-

ros em Vila Nova de Fa-malicão, na construção de novas instalações na fre-guesia de Landim, anun-ciou ontem a Câmara Municipal.

Segundo a edilidade, «a nova unidade vai per-mitir a concentração da atividade industrial e co-mercial da empresa e, as-sim, aumentar a sua efi-ciência e potencial de crescimento».

A apresentação pública do novo projeto da RNM está marcada para hoje, pelas 15h00, nas atuais instalações da empresa, na Rua da Fábrica, 123,  na freguesia da Carreira, no âmbito de mais uma jornada do Roteiro Pe-la Inovação de Vila Nova de Famalicão.

Entretanto, durante a manhã, o executivo mu-nicipal famalicense vai declarar o interesse pú-blico municipal do novo

Projeto é apresentado hoje, na RNM, na Rua da Fábrica, na freguesia da Carreira

investimento da empre-sa através da sua classifi-cação como Projeto 2IN.

 O Grupo RNM é líder de mercado na distribui-ção de produtos quími-cos, assegurando solu-ções integradas ao nível da comercialização, pro-dução, logística e trans-porte para os mais diver-sos setores de atividade.

A empresa fechou o ano de 2017 com um volume de negócios consolidado de 135 milhões de euros que traduzem bem a di-nâmica da gestão impri-mida pelos seus acionistas e pelos seus 215 colabora-dores que com uma mé-dia de idades inferior a 40 anos constituem os re-cursos humanos das áa-

rias empresas do Grupo. Muito ligada ao setor

têxtil na sua fase inicial de atividade, a empresa fez da crise do setor no final do séc. XX uma oportuni-dade diversificando áreas de negócio que posicio-naram a RNM entre os cinco maiores operado-res de produtos quími-cos da Península Ibérica.

DR

Projeto "Urban Youth" estende-se em Famalicão

Chegou agora a Jesufrei

Depois de Vila Nova de Famalicão e Re-quião, Jesufrei foi a freguesia escolhida

para receber o terceiro mural de arte urbana rea-lizado por jovens famali-censes no âmbito do pro-jeto "Urban Youth".

O mural, cuja elabora-ção envolveu a participa-ção de mais de uma deze-na de jovens, é inspirado no Arcanjo S. Miguel, o protetor de Jesufrei, e está localizado no Centro Pa-

roquial da freguesia. A intervenção artísti-

ca, que ilustra o Arcanjo S. Miguel a proteger a po-voação, foi inaugurada no domingo pelo presiden-te da Câmara Municipal, Paulo Cunha, num mo-mento que contou, com as presenças da vereado-ra da Juventude da autar-quia, Sofia Fernandes, e do presidente da Junta de Freguesia, Carlos Alber-to Fernandes, entre ou-tras personalidades. Simbologia da freguesia incluída na obra

DR

DR

Page 12: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

12 DIÁRIO DO MINHO / Região / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

Cidade de Fafe acolhe competição nacional de alunos do Ensino Profissional

A cidade de Fafe vai acolher a compe-tição nacional de alunos e projetos

do Ensino Profissional. O denominado "iChal-lengeU" decorrerá de 4 a 5 de maio

Fafe vai ser palco, nos dias 4 e 5 de maio, do "iChallengeU", um even-to que desafia os conheci-mentos técnicos e científi-cos dos alunos. A iniciativa que irá decorrer no Pavi-lhão Multiusos, servirá de

evento decorre em maio

Evento reúne vários parceiros institucionais e vai mostrar conhecimentos técnicos e científicos

base para uma competi-ção de projetos do ensino profissional, de diferen-tes áreas, desde a Robóti-ca, Graffitti, Programação Web, VideoJogos, Fotogra-fia e novas tecnologias.

O "iChallengeU", pro-movido pela Escola Pro-fissional de Fafe e o Município de Fafe, foi apresentado, na tarde de terça-feira e, de acordo, com Raul Cunha, presi-dente da Câmara Muni-cipal de Fafe, «aquilo que

aproximou a Câmara Mu-nicipal deste projeto foi a enorme vontade em qua-lificar os jovens, dar-lhes as ferramentas necessá-rias para, no futuro, te-rem capacidade de apre-sentar projetos, negócios e oportunidades».

Ainda de acordo com o edil fafense, aquilo que que o "iChallengeU" pro-cura é também «prestigiar e promover o Ensino Pro-fissional, uma área mui-tas vezes desvalorizada,

mas que tem conduzido a nossa linha de ação. Es-te evento vai reconhecer a importância que o En-sino Profissional tem no nosso país e, em particu-lar, em Fafe, onde tantos alunos já alcançaram exce-lentes resultados em diver-sas competições nacionais, com projetos desenvolvi-dos em sala de aula», va-lorizou Raul Cunha

O "iChallengeU" cinta com vários parceiros en-volvidos, como a Universi-

Breve

MARIA ANTÓNIA PALLA DÁ ENTREVISTA DE VIDA EM GUIMARÃES

festival Maria Antónia Palla é a convidada para a "Entrevista de Vida", com moderação de Tito Couto, hoje, dia 8 de março, Dia In-ternacional da Mulher. Trata-se de uma con-versa sobre a vida e obra de uma jornalista que marcou a história recente de Portugal, quer pe-la afirmação do papel da mulher na socieda-de, quer pelos relatos e denúncias de violên-cia doméstica.

Aquela iniciativa do Festival Húmus tem início às 18h00, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, em Guimarães. A segunda edição do Húmus — Festival Literário de Guimarães, a decorrer entre os dias 7 e 12 de março, dedica a sua programação às mulheres.

DM

Combate a incêndios urbanos reforçado

Oresidente da Câma-ra de Guimarães, Domingos Bragan-ça, assume o «apoio

necessário» à Associação Humanitária dos Bombei-ros Voluntários de Guima-rães para aquisição de uma nova autoescada que visa o combate a incêndios urba-nos, considerando que «na área da prevenção o inves-timento nunca é caro, sen-do importante ter os meios necessários para darem uma resposta eficaz quan-

do ocorrem os sinistros». Na terça-feira, decorre-

ram alguns testes de aces-sibilidade nas ruas do Cen-tro Histórico, com a nova autoescada de marca fin-landesa, a fim de confir-mar a resposta deste veí-culo às necessidades reais, principalmente ao nível das acessibilidades em contex-to urbano.

 O veículo testado em Guimarães tem um peso de 14 toneladas, com um braço hidráulico articulado

de 22 metros, um alcance horizontal de 15 metros e uma estabilização mínima de 2,20 metros. A platafor-ma móvel tem uma capa-cidade de trabalho até 400 quilos, dispondo de uma câmara e monitor.

 Os testes foram acom-panhados pelo presidente da Câmara, o presidente da direção dos Bombeiros de Guimarães, João Miranda, o comandante Bento Mar-ques e ainda uma equipa de técnicos.

guimarães testa nova autoescada

dade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Escola Supe-rior de Tecnologia do Ins-tituto Politécnico do Cáva-do e do Ave, o Instituto de Estudos Superiores de Fa-fe, e a FafeTV, que trarão também ao evento proje-tos de diferentes áreas de especialidade, mostrando a capicidade e a inovação associados a este nível de ensino e formação.

Também os Agrupa-mentos de Escolas do con-celho e o Colégio ACR For-

nelos vão colaborar nesta iniciativa.

Neste momento, o "iChallengeU" procura bandas de música, gru-pos de teatro ou dança, para dinamizar o even-to, e, por isso, a organi-zação lança do desafio a todos para que se inscre-vam e façam parte desta iniciativa, onde poderão também apresentar novas ideias, num palco que ser-virá de montra para no-vos projetos.

Page 13: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 13 www.diariodominho.pt

D. Óscar Romero a caminho da santidadeSanta Sé publica decreto que aprova milagre atribuído ao antigo bispo de el salvador

D. Óscar Romero deu testemunho de fé com a sua vida

que viram reconhecidos o milagre necessário para a sua proclamação como santos, entre eles o Papa Paulo VI.

Nos três anos em que serviu as comunidades católicas da capital de El Salvador (São Salvador), o arcebispo Óscar Romero denunciou a repressão do regime militar e da vio-lência praticada pelos es-quadrões da morte.

Aquando da beatifica-ção de D. Óscar Romero, o Papa Francisco enviou uma carta ao arcebispo de San Salvador, D. José Escobar Alas, prestando homenagem aquela fi-gura «que construiu a paz com a força do amor, deu testemunho da fé com a sua vida dedicada até ao extremo».

ReligiãoA N O P A S T O R A L 2 0 1 7 / 2 0 1 8

DESPERTAR ESPERANÇA

Romão.Figueiredo

Romão.Figueiredo

Romão.Figueiredo

Reconhecer a passagem de Deus […]. O que nos falta? A atenção como tarefa espiritual primeira. A atenção como a pobreza que têm aqueles que esperam, aqueles que habitam a iminência, os que percebem que cada instante não é apenas o tempo que corre, mas é um pequeno caminho para uma pergunta imensa. (JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA)

O Papa autorizou, on-tem, a publicação do decreto que re-conhece um mila-

gre atribuído à interces-são de D. Óscar Romero, antigo arcebispo de El Sal-vador, onde foi morto a tiro em 1980, às mãos da junta militar que domi-nava o país.

A decisão, divulgada em comunicado, pela sa-la de imprensa da Santa Sé, abre caminho à ca-nonização do arcebispo, beatificado como «már-tir» da fé católica a 23 de maio de 2015.

A data e local para a cerimónia de canoni-zação vão ser decididos num próximo consistó-rio (reunião de cardeais), no Vaticano, tal como a das outros quatro beatos

«Em tempos difíceis de convivência, D. Óscar Ro-mero soube guiar, defen-der e proteger o seu reba-nho, permanecendo fiel

ao Evangelho e em comu-nhão com toda a Igreja. O seu ministério destacou--se pela atenção especial aos pobres e marginaliza-

DR

dos», escreveu Francisco.Em 2007, durante a

viagem para o Brasil, o Papa emérito Bento XVI disse aos jornalistas que D. Óscar Romero «foi cer-tamente uma grandiosa testemunha da fé, um ho-mem de grandes virtudes cristãs, que se compro-meteu pela paz e contra a ditadura, e que foi as-sassinado durante a ce-lebração da Missa».

A comissão de teólogos

da Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé) reconheceu em 2015 o martírio do arcebispo, morto «por ódio à fé».

Com canonização, um cristão é declarado santo e alarga-se a sua venera-ção a todas as nações e congregações religiosas.

A causa de beatifica-ção de Óscar Arnulfo Ro-mero, cujos restos mor-tais jazem na catedral da capital salvadorenha, ini-ciou a sua fase diocesana em 1994, que foi concluí-da em 1996.

O processo foi então apresentado ao Vaticano, no mesmo ano, e em 1997 foi recebido por Roma o decreto por meio do qual a causa era oficialmente aceite como válida.

Redação/Ecclesia

Aprovado milagre para canonização de Paulo VI

O Papa Francisco apro-vou um milagre atri-buído à intercessão do beato Paulo VI,

abrindo, assim, caminho à sua canonização, infor-mou ontem a sala de im-prensa da Santa Sé.

A data e o local para a cerimónia de canoniza-ção de Giovanni Montini (1897-1978) vão ser deci-didos num próximo con-sistório (reunião de car-deais), no Vaticano.

Em fevereiro, o Papa Francisco tinha anuncia-do, durante um encon-tro com o clero da Dio-cese de Roma, que Paulo VI seria canonizado ain-da em 2018.

Paulo VI, pontífice nas-cido em Itália que lide-rou a Igreja Católica en-tre 1963 e 1978, período em que encerrou o Concí-lio Vaticano II, foi beatifi-cado pelo Papa Francisco a 19 de outubro de 2014.

O futuro santo Paulo VI foi o primeiro Papa a fazer viagens internacio-nais, entre as quais uma visita ao santuário de Fáti-ma, a 13 de maio de 1967. Foi o primeiro pontífice a visitar o nosso país, por ocasião do 50.º aniversá-rio das aparições maria-nas na Cova da Iria.

A biografia divulgada pelo Vaticano aquando da beatificação referia que Paulo VI «sofreu muito

por causa das crises que afetaram repetidamente o corpo da Igreja», durante a sua vida, tendo respon-dido com «uma corajosa transmissão da fé, garan-tindo a solidez doutrinal num período de mudan-ças ideológicas».

O milagre necessário para a canonização terá sido a cura de uma be-bé, ainda no ventre da sua mãe.

Redação/Ecclesia

Antigo Papa será declarado santo ainda este ano

Paulo VI foi Papa entre 1963 e 1978

Data e local da canonização do antigo arcebispo serão decididos numa próxima reunião de cardeais.

DR

Page 14: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

14 DIÁRIO DO MINHO / Religião / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

tidão» daquela paroquia-na «pela cura do marido» se transformasse em tra-dição de um lugar onde a desertificação está bem presente.

«Há pouca gente, foram todos saindo», lamentou João Cunha Viana, páro-co de Santa Leocádia de Geral do Lima há 60 anos.

No domingo, e apesar «das limitações da idade» quer estar presente na «se-mente» que Lúcia e a fa-mília querem lançar pa-ra que o lugar passe a ter não uma, mas duas festi-vidades por ano.

«Quem sabe esta pro-messa não dê origem a uma festa em março, em honra de São José e ou-tra, em agosto, em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem», afirmou a filha Olívia Fernandes, «braço direito» de Lúcia na con-feção das «muitas cente-

Uma capela construí-da há 34 anos numa aldeia de Viana do Castelo e pratica-

mente sem utilização vai abrir no próximo domin-go para cumprir a pro-messa de uma devota de ali promover um «louvor» e uma romaria a São José.

A ideia do louvor co-meçou a ser pensada há um ano, com a promessa de Lúcia Fernandes pe-la «cura» do marido, Joa-quim Agostinho, a quem doou um rim, e foi ga-nhando forma com o «ca-rinho» que recebeu dos moradores do lugar de Agros, Santa Leocádia de Geraz do Lima, em Viana do Castelo.

«Há muito que temos capela, temos santos mas não temos festa. As pes-soas estavam um boca-dinho tristes com isso», lamentou a sexagenária.

Ainda em recuperação, «correu a freguesia toda a convidar o maior número de pessoas possível» pa-ra os preparativos, entre «autorizações» para fa-zer a festa, pedidos ao pa-dre para celebrar a missa e elaboração do desdo-brável para a anunciar a

Capela de Agros foi construída há 34 anos e pouco é utilizada

Ric

ard

o S

ou

sa/

Rád

io A

lto

Min

ho

Há muito que temos capela, temos santos mas não temos festa.

Promessa de devota de S. José"abre" capela sem uso

Santa Leocádia de Geraz do Lima, Viana do Castelo

romaria.«Para que a minha pro-

messa tenha sentido isto tem de ter continuidade», desafiou, pensando já na constituição de uma fu-tura comissão de festas que «garanta a devoção» em Agros, um lugar «iso-lado» no monte daquela aldeia, situada a cerca de 20 quilómetros da cidade de Viana do Castelo.

Em 1984, a distância e os difíceis acessos daquele lugar à igreja paroquial, no centro da aldeia, feitos por uma estrada, hoje asfalta-da, mas apertada e íngre-me estiveram na origem da construção do templo.

Ao repto lançado pe-lo padre João Cunha Via-na os moradores respon-deram com «mão de obra e com material» e ergue-ram o templo que até ho-je nunca funcionou regu-larmente como lugar de culto e devoção a São Jo-sé e a Nossa Senhora da Boa Viagem.

A ideia da festa promo-vida por Lúcia foi «mui-to bem acolhida» pelo pá-roco. Hoje com 90 anos, João Cunha Viana «fica-ria muito contente» que a «manifestação de gra-

nas» de flores artificiais que vão ornamentar os andores, o interior e ex-terior da capela.

«Ainda não tinha en-trado para a sala de ope-rações para doar o rim ao meu marido e já pensava em como fazer uma fes-ta diferente para atrair as pessoas e foi então que me lembrei das flores ar-tificiais», explicou Lúcia.

Aprendeu a fazê-las na ‘net’ onde também pes-quisou sobre os materiais, comprados com os fun-dos angariados na aldeia.

Mais de 50 folhas de papel Eva, outras tantas de cartolina, mais de 125 me-tros de papel crepe, perto de 100 pares de meias de seda de várias cores dão forma a «muitas centenas» de flores que Lúcia co-meçou a confecionar em julho do ano passado. O marido, antigo carpintei-ro, «ajudou nos trabalhos em madeira», e os filhos, quatro num casamento de 35 anos, também estão en-volvidos na promessa que quer virar festa.

«Nunca imaginei a di-mensão que isto ia tomar. Fiquei impressionada. A promessa já não é só mi-nha. É de toda a gente. Muitas pessoas reveem--se na minha história e muitos perceberam até que um transplante não é uma desgraça», admi-tiu Lúcia.

A primeira edição da festa na capela de Agros começa, às 14h30, com a missa, sermão e procissão. No final, haverá convívio. Broa caseira, chouriço e rojões são alguns dos pro-dutos típicos do repasto, oferecido pelos habitan-tes de Agros.

Os andores e arranjos floridos vão permanecer em exposição na capela, até agosto, «mês de re-gresso dos emigrantes da aldeia».

Redação/Lusa

Lausperene Quaresmal 2018

Março08 e 09: S. João do Souto10 e 11: Santa Cruz12 e 13: Lapa14 e 15: S. Victor16 e 17: Pópulo18 e 19: S. Lázaro 20 e 21: Carmo22 e 23: Congregados24 e 25: S. Vicente26 e 27: Senhora a Branca28 e 29: Instituto Mons. Airosa

Breve

CONFERÊNCIA ABORDA SOCIABILIDADE RELIGIOSA EM VIANA

Hoje “Sociabilidade religiosa em Viana na se-gunda metade do séc. XIX” é o tema de uma conferência que é proferida hoje, em Viana do Castelo, no âmbito do Ciclo de Estudos “Cren-ças religiosas e mudanças culturais”, uma inicia-tiva do Centro de Estudos Regionais.

Depois das conferências de Pedro Pereira, que abordou o tema “Paisagens religiosas marianas em Portugal,” e de Helena Vilaça, que apresen-tou a realidade atual das religiões no nosso país, recorrendo a dados estatísticos recentes, José Carlos Loureiro propõe-se hoje apresentar, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Via-na do Castelo, a partir das 17h00, traços da vi-da religiosa vianense no final do séc. XIX, cen-trando-se nas formas de sociabilidade popular.

José Carlos Loureiro é licenciado em Histó-ria e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É pós-graduado em Sociologia da Cultura e Es-tilo de Vida pela Universidade do Minho e dou-tor em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universi-dade do Porto.

O Ciclo de Estudos “Crenças religiosas e mu-danças culturais”, que decorre até junho, é com-posto por um conjunto de conferências e ativida-des paralelas como visitas de estudo. A primeira das quais está prevista para o dia 5 de abril, na cidade do Porto.

A entrada nas conferências é livre.

DR

Page 15: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 15 www.diariodominho.pt

Espaço AbertoA RECUPERAÇÃO DOS VERDADEIROS VALORES HUMANOS (308)

Nos artigos enviados para o Diário do Minho destinados a esta secção deve constar a identifi cação completa dos seus autores (nome, morada, n.º de B.I. e contacto).

ARTUR GONÇALVES FERNANDES

Enfarte na mulher manifesta-se mais tarde, mas mata mais

A relevância da ação dos paisna educação dos seus filhos

Ainda há poucos dias refletimos sobre esta temática, mas, devido à sua rele-

vância e atualidade per-manente, voltamos a ela, numa perspetiva de con-solidação de conceitos fundamentais. De facto, sendo a educação um fe-nómeno exclusivamente humano, a sua importân-cia torna-se incontorná-vel. Ainda se vê muita confusão entre conce-ções educativas e que ur-

ge ajudar a clarificar. An-da agora na boca de toda a gente a lei sobre a pos-sibilidade de os animais domésticos acompanha-rem os donos às salas dos restaurantes para as res-petivas refeições. A socie-dade está a revelar uma certa tendência para hu-manizar os animais e fe-rir de morte a dignidade do homem. Assiste-se, in-clusive, à discussão sobre as consequências da apli-cação da lei que foi apro-vada na Assembleia da República. Muito se fala em saber educar os ani-mais para que tenham um comportamento adequa-do. No entanto, era bom que não se adulterasse aquilo que não é passí-vel de adulteração. Os animais domesticam-se, não se educam. Só o ho-mem se educa.

À educação compete promover a personali-dade humana sob os vá-rios pontos de vista, no-meadamente, pessoal e relacional. A educação tem por grande objetivo ajudar a construir a for-mação do homem, so-bretudo durante os pri-meiros períodos do seu desenvolvimento pessoal. Educar uma criança é de-senvolver na sua mente o conhecimento das fina-lidades da vida humana, penetrar no seu coração e despertar nele o impe-rativo moral que já pos-sui como capacidade na-tural e que é: “eis o que se deve fazer, eis o que se deve evitar”.

O educador deve aju-dar a desenvolver no edu-cando esta verdade ele-mentar: “deve praticar-se o bem e evitar-se o mal”.

Tal princípio universal está na base de todos os outros preceitos éticos e morais que devem orien-tar a conduta humana. Sem ele, não há relação humana que perdure. Es-ta obrigatoriedade per-tence, em primeiro lugar, à família que constitui o alicerce da sociedade e é a primeira instituição edu-cativa. A família não pode alienar ou transferir es-ta sua prerrogativa para qualquer outra entidade. Os pais não podem pedir à escola que transmita as normas educativas que só eles podem e devem dar. A função educativa da escola é complemen-tar e não pode substituir a que pertence à família.

Todo aquele tipo de sociedade que, com os seus sistemas educativos desajustados, subtrai as

crianças às famílias, pa-ra as educar à sua ma-neira e as usar para fins desumanos, fá-lo não só abusivamente, mas tam-bém de um modo anti-natural. Os pais são os primeiros e únicos res-ponsáveis pela entrada da criança no mundo e, por inerência, pela sua educação de base. É um direito (e um dever) que lhes assiste imposto pela própria natureza humana. Os afetos, a doação total e uma autoridade equi-librada fazem parte da química do amor pater-no e jamais o Estado po-derá expropriá-los. Se os pais, para além do tem-po que gastam na luta pe-la vida, consumirem, em futilidades, a maior parte do que lhes resta, então não encontrarão tempo livre suficiente para fa-

larem e conviverem com os filhos. Durante a in-fância, a criança tende a afirmar-se sobre as pes-soas e sobre o ambiente, para agir sozinha, inven-tar e experimentar coisas novas. Estas situações, po-rém, exigem uma perma-nente atenção e um zelo-so acompanhamento por parte dos pais, para que o crescimento harmonioso dos filhos não seja afeta-do negativamente. A vi-da da criança, nos pri-meiros períodos da sua existência, é alimentada fundamentalmente pela atividade afetiva que só se consegue, plenamen-te, no seio familiar.

PEDRO FARTO E ABREU*Médico

O enfarte agudo do miocárdio, tam-bém conhecido co-mo ataque cardía-

co, ocorre quando uma

ou mais das artérias que irrigam o coração ficam obstruídas, o que impe-de a passagem das quan-tidades de sangue e oxigé-nio necessárias ao normal desenvolvimento deste músculo.

O coração das mu-lheres é menor, as arté-rias coronárias são mais estreitas e de um modo geral a frequência car-díaca em repouso é su-perior. Por outro lado, os sintomas de enfarte namulher também podem

ser diferentes. Muitasvezes, a conjugação de dor no peito associadaà dor no braço e maxila-res não está tão presen-te, e o enfarte pode ma-nifestar-se com náuseas, vómitos e dor na zonado estômago. De um mo-do geral, a não associa-ção aos sintomas mais típicos de enfarte leva a que a procura por ajuda médica seja mais tardia, o que tem efeitos na eficá-cia do tratamento e con-sequentemente na evo-

lução clínica imediata e futura.

Na presença destes sin-tomas é importante ligar imediatamente para o nú-mero de emergência mé-dica – 112 e esperar pe-la ambulância que estará equipada com aparelhos que registam e monitori-zam a atividade do cora-ção e permitem diagnos-ticar o enfarte. A pessoa deve evitar tentar chegar a um hospital pelos seus próprios meios.

Também existem di-

ferenças entre os fatores de risco nos homens e nas mulheres. Em geral, a doença coronária ma-nifesta-se na mulher 10 anos mais tarde do que nos homens. As mulhe-res após menopausa, hi-pertensas, diabéticas e/ou obesas, têm maior risco de enfarte com aumen-to da mortalidade. Tam-bém as mulheres mais jovens, que sejam fuma-doras e que ao mesmo tempo façam contraceção hormonal, têm mais pre-

cocemente risco acresci-do de enfarte.

Apesar das diferen-ças entre os sintomas e os fatores de risco, en-tre homens e mulheres, a prevenção deve ser a mesma: praticar exercí-cio físico, não fumar, ter uma alimentação saudá-vel e consultar um médi-co regularmente.

* Coordenador Na-cional da iniciativa Stent Save a Life – Não perca tempo, Salve uma Vida.

Page 16: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

16 DIÁRIO DO MINHO / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

JOsé costa lima

A empreitada da se-gunda fase da Ci-dade Desportiva do Sporting de Bra-

ga continua num impas-se, numa balança de ar-gumentos sem ponto de equilíbrio entre o clu-be arsenalista e a Câma-ra Municipal. Uma con-clusão que surge após a reunião de ontem entre os elementos do executi-vo municipal e os órgãos sociais do clube.

O ponto de discórdia entre as partes reside na cedência de um espaço por parte do emblema bracarense. António Sal-vador – expressou-o cla-ramente à imprensa – não está na disposição de ce-der «800 metros quadra-dos» do futuro pavilhão multiusos (na inacabada piscina olímpica) para a prática de ginástica aos

munícipes, ainda que a mesma esteja «prevista no contrato», como lem-brou Ricardo Rio.

«É um facto que o mu-nicípio quer um espaço, mas o Sporting de Braga sempre disse, desde a pri-meira hora, que não esta-va disponível para ter um espaço aberto ao público dentro das nossas instala-ções. A Câmara de Bra-ga foi informada desde a primeira hora que não seria possível partilhar o espaço das nossas moda-lidades, dos nossos atletas e dos nossos sócios com o público», sublinhou o presidente do Sporting de Braga aos jornalistas, na esperança que «tudo se vai resolver num cur-to espaço de tempo».

«Houve aqui uma reu-nião de alguns esclareci-mentos sobre o projeto relativo à segunda fase da Cidade Desportiva, que foi

o senhor presidente que me pediu para convocar aqui no Estádio Munici-pal com os representan-tes do executivo e com os partidos que fazem par-te da assembleia munici-pal. Toda a gente elogiou o nosso projeto, um pro-jeto de valor maior para a cidade e para o País, o único projeto desportivo que é de interesse nacio-nal decretado pelo Go-verno em Diário da Re-pública», argumentou o dirigente.

«Se não aceitarfica mais difícil...»Por sua vez, Ricardo Rio, que falou aos jornalistas antes de António Salvador, explicou o porquê deste braço de ferro entre Câ-mara Municipal e Spor-ting de Braga.

«O que gerou este im-passe foram as reservas do Sporting de Braga para essa

cedência [800 metros qua-drados], como estava deli-berado nos órgãos muni-cipais. Foi isso que criou este impasse! Houve a qua-se unanimidade nesta sa-la que este projeto é essen-cial para a cidade, mas há determinados preceitos e condições que devem ser salvaguardados. Há condi-ções que foram impostas e que devem ser respeitadas. Agora temos de encontrar soluções», juntou o presi-dente da Câmara, especifi-cando os assuntos aborda-dos na reunião de ontem.

«O aspeto dominante tem que ver com a cedên-cia de espaço, que estava prevista, no pavilhão. Se essa cedência não acon-tecer tem que haver ou-tro investimento por parte do Sporting de Braga, em benefício da cidade, nou-tros locais. Há outros as-petos pontuais divergen-tes, mas essa é a principal

Reunião entre clube e município revelou-se inconclusiva

Sporting de Braga rejeita cedência mas autarquia exige solução

“CHICOTADAS”Os técnicos Filipe Gonçae Ricardo Cerqueiradeixaram, respetivamente,o comando do GD Porto d’Avee do Dumiense.

Obras da segunda fase

Pavilhão,área residenciale mini-estádioSem data para o seu começo, embora António Salvador aponte um prazo máximo de um mês para o arranque das obras, a segunda fase da Ci-dade Desportiva prevê a construção de um pa-vilhão multiusos, intervenção que, segundo o clube, «contempla quatro grandes espaços fun-cionais: área administrativa, loja do clube e ser-viços de apoio aos sócios».

À luz do projeto apresentado pela direção de António Salvador, o pavilhão multiusos (que vai dar lugar à inacabada piscina olímpica) terá ca-pacidade para 1250 lugares e contará com uma área residencial com 60 quartos duplos, área de refeitório e de descanso. O projeto contempla ainda um espaço de apoio às equipas profissio-nais e vai ser constituído por balneários, giná-sio, fisioterapia, hidroterapia com piscina e ga-binetes de trabalhos. Está igualmente prevista a construção de um mini-estádio, com uma ban-cada coberta e capacidade para 2800 lugares.

Ricardo Rio com António Salvador, na Academia do Sporting de Braga

DM

DESPORTOPORTUGAL

JOGA EM BRAGADIA 28 DE MAIO

barreira e que mais difi-cilmente pode ser ultra-passada», admitiu.

Rio valida, todavia, o ar-gumento do clube: «Até percebemos que não exis-ta [cedência] naquele local [piso inferior do pavilhão]». Ainda assim, acrescenta a este testemunho uma con-vicção: «Terá de haver ou-tro tipo de compensação [por parte do Sp. Braga]».

E, em jeito de aviso, o autarca frisou que o muni-cípio vai aguardar por uma contraproposta do emble-ma bracarense.

«Alguma contrapartida o Sporting de Braga terá de aceitar, porque se as-

sim não for o processo fi-ca mais difícil. Isso é o que estamos a limar e a procu-rar encontrar uma solução. Todos temos consciência da relevância deste pro-jeto. Para isso, temos que estar disponíveis para dar um contributo para que o que está para fazer seja feito», fechou.

Sem revelarem datas para o efeito, os responsá-veis do executivo munici-pal e dos órgãos sociais do Sporting de Braga vão reu-nir novamente para discu-tir o processo da segunda fase da Cidade Desporti-va e tentarem chegar ao entendimento.

Page 17: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 17 www.diariodominho.pt

JOsé costa lima

A polémica dos úl-timos dias entre o Sporting de Braga e a Câmara Munici-

pal de Braga, tendo como pano de fundo o projeto definitivo da segunda fa-se da Cidade Desportiva, não afetaram as relações de ambas as partes, asse-gura António Salvador.

O presidente dos arse-nalistas diz mesmo que «há total sintonia» entre as duas instituições e afas-tou um cenário mais ten-so pelas notórias diver-gências de ideias.

«Para mim foi uma sur-presa ter lido que havia relações tensas... Foi um mal-entendido por parte do município ou da co-municação social. Hou-ve uma sessão de esclare-cimentos e agora vamos

tentar ultrapassar estes assuntos o mais rápido possível», reforçou on-

António Salvador aponta prazo para as obras na Cidade Desportiva do Sporting de Braga

«Esperamos avançar dentro de um mês»

tem, o dirigente, à saída da reunião entre o executivo municipal e os órgãos so-

ciais do clube, e que ser-viu de esclarecimento pa-ra tentar colocar fim ao

impasse da segunda fa-se da Cidade Desportiva.

Acreditando que a fal-ta de entendimento será ultrapassada «dentro de dias», o líder do Sporting de Braga mantém-se con-victo que a obra vai arran-car a breve prazo.

«Estamos prontos pa-ra fazer a escritura para adjudicar a segunda fa-se e arrancar o mais rapi-damente possível. Espero que dentro de um mês, o mais tardar, as obras pos-sam avançar», revelou An-tónio Salvador.

Prometidauma terceira fase As novidades, porém, não acabam no prazo apon-tado pelo responsável do clube para o começo da empreitada na Cidade Desportiva. O dirigente

António Salvador

Vereador da CDU acredita que desacordo «é mal menor»

Carlos Almeidaapela ao «equilíbrio»

O vereador da CDU da Câmara Munici-pal de Braga, Carlos Almeida, defendeu

ontem, à saída da reunião entre o Sporting de Braga e o executivo municipal, que só com «equilíbrio, contrapartidas e concor-dância» é possível chegar a um entendimento en-tre o clube e o município relativamente ao proje-to final da segunda fase da Cidade Desportiva do Sporting de Braga.

«Em qualquer negocia-ção tem que haver tensão, pois todos procuram de-fender os seus interesses. A nós, CDU, cabe-nos de-fender o município e ao Sporting de Braga cabe defender os seus próprios interesses. Agora, tem que

haver equilíbrio, contra-partidas e concordância para ver este projeto de grande importância con-cluído», testemunhou.

Lembrando que o pro-jeto da Cidade Desporti-va «valoriza a cidade e a região», Carlos Almeida acredita que o ponto a se-

parar as partes envolvidas «é um mal menor».

«Tem que se chegar a um acordo… Há aqui al-guma discordância entre os interesses de ambos os lados, mas acho que isso é um mal menor», expli-cou o vereador comunis-ta, apelando à sintonia en-

tre a Câmara Municipal e o emblema arsenalista.

«O que está em causa são questões de gestão, de utilização do espaço. O clube tem um entendi-mento sobre o seu uso, e o município tem um con-junto de soluções que quer ver asseguradas. E, caso is-so não aconteça, terão de ser outras», esclareceu aos jornalistas.

«O que nós, CDU, que-remos é procurar o equilí-brio e atenuar problemas, sem prejuízos para o mu-nicípio, sabendo o contri-buto que o Sporting Bra-ga, um clube de tamanha importância, está a ter pa-ra a cidade - e até para a região - com a realização desta obra», rematou Car-los Almeida.

Carlos Almeida

promete uma terceira fa-se de intervenção, “segre-do” para já guardado a sete chaves e que será trans-mitido aos associados em primeira mão.

«O Sporting de Braga e o município têm esta-do em sintonia para que a segunda fase deste pro-jeto seja um realidade», assegurou o presidente dos minhotos, concluin-do com uma revelação aos jornalistas presentes no Auditório do Estádio Municipal de Braga:

«A primeira fase da Cidade Desportiva já es-tá concluída, queremos avançar com esta segun-da e no futuro ainda va-mos partir para uma ter-ceira fase, que apenas irei divulgar em momento oportuno aos nossos asso- ciados».

DM

DM

Page 18: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

18 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

O Vitória de Guimarães encontra-se desde ontem a estagiar no Algarve, onde do-

mingo de manhã defronta o Portimonense, em en-contro da 26.ª jornada da I Liga. José Peseiro chamou 24 jogadores para a deslo-cação ao sul, incluindo Ju-nior Tallo, um atleta com um processo disciplinar.

O avançado enfrenta um processo disciplinar após gesto dirigido aos adeptos vitorianos na re-ceção ao Sporting de Bra-ga (derrota por 5-0), em 18 de fevereiro, mas a reso-lução do caso é, para já, desconhecida, e o costa--marfinense, autor de dois golos em 19 jogos oficiais, faz parte dos convocados.

A preparação para o jo-go de domingo, com iní-cio às 11h45, em Portimão,

inclui ainda a presença do guarda-redes Daniel Fi-gueira e do lateral-direito Sacko, dois jogadores que têm sido mais utilizados na equipa B, da II Liga, e

José Peseiro chamou 24 atletas

Vitória no Algarvecom Tallo na comitiva

o regresso de Celis, após o médio colombiano ter cumprido castigo na ron-da anterior, na receção ao Belenenses (0-0).

Já o lateral-direito Vic-

tor Garcia, que contraiu uma lesão na coxa esquer-da no treino da manhã de ontem, o médio Hurtado, com uma mialgia de es-forço, também na coxa es-querda, e o médio Waka-so estão fora das opções para domingo, não ten-do viajado.

Os convocados:Guarda-redes: Dou-

glas, Miguel Silva e Da-niel Figueira.

Defesas: João Aurélio, Sacko, Jubal, Moreno, João Afonso, Dénis Duarte, Pe-dro Henrique, Konan e Vigário.

Médios: Rafael Miran-da, Celis, Francisco Ramos e Mattheus Oliveira.

Avançados: Sturgeon, Hélder Ferreira, Héldon, Rincón, Raphinha, Wel-thon, Junior Tallo e Ra-fael Martins.

Tallo enfrenta um processo desde o jogo com o Braga

No final da época

Sporting retiraequipa da II LigaO Sporting vai deixar a II Liga de futebol no final desta época, retirando a equipa B das competi-ções profissionais, para passar a disputar o novo campeonato de sub-23. «Informo da nossa deci-são de não continuar a participar no Campeona-to Nacional da II Liga com uma Equipa B. (...) É nossa intenção competir no novo campeonato de sub-23 que será inaugurado na próxima épo-ca desportiva», lê-se na carta enviada pelo pre-sidente do Sporting, Bruno de Carvalho, à Liga.A carta do dirigente "leonino" foi também enviada aos outros clubes das competições profissionais.

Jogo em atraso da 26.ª jornada da II Liga

Nacional goleouFC Porto BO Nacional goleou ontem o FC Porto B por 6-0, em partida que se encontrava em atraso da 26.ª jornada da II Liga. Os madeirenses obtiveram um resultado confortável graças a um "bis" de Mu-rilo e aos golos de Felipe Lopes, João Camacho, Ricardo Gomes e Diogo Coelho. Os "alvinegros", ascenderam ao 6.º lugar, com 43 pontos e me-nos um jogo, frente ao Real. O FC Porto B, por sua vez, manteve o quarto lugar com 45 pontos.

Preparação para o mundial 2018

Portugal-Tunísia joga-se em Braga

O jogo particular entre Portugal e Tunísia, de preparação pa-ra o Mundial 2018 e

marcado para 28 de maio, vai ser realizado no Está-dio Municipal de Braga, revelou ontem a Federa-ção Portuguesa de Fute-bol (FPF).

Portugal regressa a Braga depois de aqui ter vencido a Dinamarca por 1-0, em outubro de 2015, no último jogo da fa-se de qualificação para o Euro-2016.

No período de prepa-ração para o Mundial, que se realiza na Rússia entre 14 de julho e 15 de julho, Portugal enfrenta o Egito, em 23 de março, em Zu-rique, e a Holanda, três dias depois, em Genebra.

Depois do encontro

com a Tunísia, a seleção campeã europeia joga na Bélgica, em 2 de junho, e defronta a Argélia, no dia 7 de junho, ambos em lo-cal ainda a designar.

Portugal integra o Gru-po B, juntamente com Es-panha, Marrocos e Irão, e inicia a competição no dia 15 de junho, diante dos espanhóis.

Salvador lembraEuro 2016«Foi em Braga que a sele-ção carimbou o passapor-te para o Euro 2016, que viria a conquistar, e que-remos que também seja em Braga que embale pa-ra um grande campeona-to do mundo», afirmou o presidente do Sporting de Braga, António Salvador, citado pelo sítio oficial da

FPF na Internet.

Ricardo Rio:«grande satisfação»Já o presidente da Câma-ra Municipal de Braga, Ricardo Rio, expressou "grande satisfação" por receber a seleção, consi-derando que «esta deci-são faz todo o sentido sa-bendo especialmente que Braga é a cidade Capital Europeia do Desporto».

«Temos uma política de descentralização dos jogos da seleção e pareceu-nos que faria todo o sentido regressar a Braga, que é atualmente a Capital Eu-ropeia do Desporto, tem um magnífico estádio e recebe sempre calorosa-mente a nossa seleção», comentou o presidente da FPF, Fernando Gomes. Estádio Municipal de Braga, recebe jogo da seleção

Est

úd

ios

Lim

a/V

ila V

erd

e

DM

Page 19: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 19 www.diariodominho.pt

Fundado no dia 8 de março de 1926, o Soarense SC cele-bra, hoje, o seu 92.º

aniversário. Para come-morar a efeméride se-rá celebrada, hoje, pelas 18h00, na igreja de S. Vi-cente, uma Eucaristia em memória dos dirigentes e atletas que durante todos estes anos fizeram com

que o Soarense seja uma referência no desporto e no associativismo da ci-dade de Braga. Presidido por Carlos Guimarães, o clube parte com ambi-ção para mais um ano de vida, com o presidente a enumerar três objetivos no imediato. O primeiro passa por tornar a nova sede uma realidade.

«O processo já se en-contra numa fase final de projetos e ao que tudo in-dica durante o próximo mês dar-se-á o arranque da obra», salienta Carlos Guimarães. Por outro la-do, diz o presidente que a ambição passa «por ser-mos campeões no escalão de infantis».

Daí que atribua rele-vância ao encontro, a dis-putar sábado (9h30 nas Camélias), entre o Soa-rense e o Fintas, respeti-vamente, primeiro e se-gundos classificados da Série D, separados ape-nas por um ponto.

O clube pretende, ain-da, alcançar a manutenção da equipa sénior na Divi-são de Honra. Para já ocu-pa a 10.ª posição, com 25 pontos.

da época do Dumiense foi ontem confirmado.

Marco Campos, coor-denador da formação no clube de Dume, atual 6.º classificado, vai sentar--se no banco de suplen-tes na próxima jornada,

assumindo o comando do plantel até final da época desportiva.

A direção entende que Marco Campos é a me-lhor escolha para inverter os últimos resultados no campeonato e tentar uma

aproximação da equipa aos lugares de subida.

Na nova equipa técnica, liderada por Marco Cam-pos, Baixo é o responsá-vel pelo treino de guarda--redes e a Rui Sá caberá o papel de adjunto.

divisão de honra af braga (série A)

Marco Campos substitui Ricardo Cerqueira no Dumiense

Marco Campos é o terceiro treinador da temporada no Dumiense

bracarenses são sextos

Derrota em Rorizatrasou objetivo A derrota do Dumiense em Roriz atrasou ainda mais a aproximação do clube de Braga aos lugares de su-bida. O plantel que vai agora ser comandado por Marco Campos, após orientação de Miguel Veiga e Ricardo Cerqueira, está no 6.º lugar da tabela clas-sificativa, com 33 pontos somados em 20 jornadas na Divisão de Honra AF Braga (série A). No total, o emblema de Dume somou 10 vitórias e três empa-tes, tendo averbado sete derrotas. Na frente do cam-peonato está o FC Amares, com 46 pontos, à frente do vice-líder Martim, com 39 pontos.

está no 13.º lugar

Estreia com o vizinhoMarco Campos, que regressa ao banco de suplen-tes para orientar uma equipa sénior depois de pas-sagens por Tadim, Celeirós e Viatodos, entre outros, tem estreia marcada pelo Dumiense no Campo Ce-lestino Lobo.

O emblema de Dume recebe o vizinho Bairro da Misericórdia, adversário que está em 13.º lugar (20 pontos), ou seja, em lugar de despromoção. O en-contro em Dume começa às 15h00.

JOsé costa lima

Fim de etapa para Ri-cardo Cerqueira no Dumiense FC. O téc-nico que rendeu Mi-

guel Veiga há apenas cin-co jornadas não resistiu ao último resultado da equi-pa na Divisão de Honra AF Braga (derrota por 3-0 no terreno do Roriz) e che-gou a acordo com a dire-ção presidida por Ildefos-no Duarte para a rescisão do vínculo contratual.

De saída do emblema bracarense está igual-mente Marco Gonçalves, adjunto de Ricardo Cer-queira e antigo guarda-re-des do Sporting de Bra-ga.

E o terceiro treinador

Clube bracarense celebra hoje 92.º aniversário

Soarense SC quernova sede como prenda

Carlos Guimarães, presidente do Soarense

DM

DM

Page 20: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

20 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

pedro vieira da silva

OMaria da Fonte as-sumiu, no passado domingo, a lideran-ça da Pró-Nacional,

após bater, na Póvoa de Lanhoso, o Vieira SC, que estava no topo da tabela, por 3-0. Alberto Fernan-des, técnico dos marifon-tistas, avisa, todavia, que a luta pela subida vai ser «tremenda» até ao final do campeonato.

«Estou satisfeito, claro, sobretudo pelos meus jo-gadores. Mas valeu ape-nas três pontos e o aces-so ao primeiro lugar. Mas, repito, vai ser uma luta tremenda até ao fim. Na-da está ainda decidido,

porque faltam muitos jo-gos. Este campeonato tem boas equipas, bons treina-dores, bons jogadores e bons clubes. Temos muito trabalho pela frente mas,

técnico do maria da fonte e nova chegada à liderança

«Luta tremenda até ao final»

Maria da Fonte lidera a Pró-Nacional da AF Braga

claro, estamos motivados para continuar a lutar pe-la subida e por vencer to-dos os jogos», finalizou o técnico da turma da Pó-voa de Lanhoso.

miguel paredes, técnico do vieira, lembra que nada está decidido

«Não usámos a cabeçana Póvoa de Lanhoso»

Vieira recebe domingo o Brito SC

DM

pedro vieira da silva

O Vieira SC perdeu, na Póvoa de La-nhoso, a liderança da Pró-Nacional.

Miguel Paredes, técnico da equipa vieirense, não gostou nada do que viu no Campo dos Moinhos Novos mas, ainda assim, lembra que há «muito campeonato» pela fren-te e que o Maria da Fon-te «tem apenas um pon-to de vantagem».

«Perdemos, mas fo-ram apenas três pontos. É um dérbi especial, com alguma rivalidade, mas não fomos a equipa que costumámos ser. O meu diretor desportivo dis-se aos atletas uma coisa que eu concordo em ab-soluto: só existem duas maneiras de jogar fute-bol. Uma é lutar sempre para vencer e tentar subir e, outra, para não descer.

O Vieira já não desce e, por isso, só podemos lu-tar para subir», destacou Miguel Paredes que, de seguida, analisou, ao por-menor, os aspetos que, na sua maneira de ver, impediram que a turma de Vieira saísse da Póvoa com outro resultado.

«Na Póvoa de Lanhoso tivemos uma arbitragem fraquinha e ficámos sem um jogador para a próxi-

ma partida. Mas não foi por isso que perdemos o jogo, atenção. Perdemos porque não fomos a equi-pa que costumámos ser e cada um olhou muito pa-ra o seu umbigo. Fomos pouco grupo e pouco in-teligentes. O futebol jo-ga-se muito com os pés, mas sobretudo com a ca-beça. E, no último jogo, não usámos a cabeça. Não fomos inteligentes», des-

Domingo, o Maria da Fonte visita a AD Espo-sende. Nas últimas cinco deslocações, a turma ma-rifontista somou três vitó-ria e duas derrotas.

tacou o técnico que, no fi-nal do jogo, deu aos seus atletas a tática para os jo-gos que se avizinham, a começar já pela receção, no domingo, ao Brito SC.

«Disse-lhes, ainda no intervalo do jogo, que têm de perceber que a "revolta" e insatisfação têm de ser transporta-das para dentro de cam-po, porque é aí que tudo se resolve», vincou.

e lembra o passado recente do vieira sc

Comissão Administrativapede apoio aos sóciosA Comissão Administrativa do Vieira SC emitiu, ontem, um comunicado, onde «apela ao apoio de todos os simpatizantes, sócios e vieirenses em geral para que todos se possam associar nes-te momento exigente que o clube atravessa».

O apelo é feito dado «o baixo número de só-cios com quotas atualizadas e o reduzido núme-ro de patrocinadores, apesar do intenso traba-lho na tentativa de angariar mais patrocínios e na sensibilização dos sócios, verifica-se uma re-dução da receita apurada e, consequentemente, o aumento da dificuldade em continuar a redu-ção do passivo que todos desejam».

Recorda, ainda, que «há sensivelmente 2 anos, o clube esteve a um pequeno passo de encerrar, uma vez que após a Assembleia-Geral realiza-da na altura, ninguém se disponibilizou para assumir os destinos do Vieira SC. O passivo era bem superior a 200.000€, havia ordenados em atraso, dívidas às Finanças, num valor superior a 5000€, à Segurança Social num valor superior a 4000€, vários processos a decorrer em Tribu-nal, pedidos de penhora, pedidos de insolvên-cia, entre tantas situações de resolução urgente. Ainda recentemente o clube recebeu mais um processo de penhora, entretanto já resolvido…

Hoje, o Vieira SC tem ordenados em dia, re-solveu todos os processos que tinha em Tribu-nal, liquidou a dívida às Finanças, tem 4 viatu-ras para transporte de atletas, tem um plano de pagamentos com a Segurança Social que está a cumprir, passou de duas para oito equipas nas camadas jovens com cerca de duzentos atletas».

DM

Page 21: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 21 www.diariodominho.pt

Prémios da semana

Em semana marcada pela atribuição de óscares na indústria cinematográfica americana, Portugal as-sistiu a um desfilar de cenas dignas de um filme no mundo do futebol. E tivemos cenas para todos os

gostos, com diversos protagonistas e diferentes bandas sonoras a animar os distintos cenários.

O óscar de melhor ator principal vai para Jorge Jesus pelo seu desempenho no magazine televisivo da Liga Eu-ropa. Chamado a falar sobre a eliminatória dos oitavos de final com o Viktoria Plzen, Jorge Jesus aproveitou para se promover como treinador e com um ar muito sério, mes-mo muito sério, confessou-se o humilde autor da mar-cação à zona, das táticas de bolas paradas e da importa-ção dos bloqueios, usados no basquetebol, para o futebol. Confessou-se obcecado pela perfeição e apesar de nos cus-tar, temos de concordar com ele. Anda há três anos a per-der campeonatos de uma forma absolutamente perfeita.

Na categoria de melhor ator secundário o óscar foi pa-ra Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica detido esta semana pela Polícia Judiciária, por suspeitas de cor-rupção ativa e passiva, acesso ilegítimo, violação de se-gredo de justiça, falsidade informática e favorecimento pessoal. A polivalência de Gonçalves em campos tão dis-tintos como os tribunais, árbitros e ex-árbitros e a forma segura como se mexe em diferentes meandros, valeram--lhe esta distinção. Muitos acreditam que a vai usar ape-nas no Estabelecimento Prisional do Linhó. Pessoalmen-te, e fazendo fé em outros casos similares ocorridos no nosso país, creio que a vai disfrutar em pleno onde ele muito bem quiser. Há muito que percebemos que a justi-ça nestas coisas não é nem propriamente cega nem dura.

A disputa pelo óscar de melhor banda sonora foi renhi-da. Marítimo e Estoril eram os grandes candidatos mas a intervenção do presidente do Marítimo, Carlos Perei-ra, após o jogo do seu clube com o Benfica, desequili-brou as coisas a favor do Marítimo que acabou a ganhar este prémio. Os disparos em direção aos jogadores e ao treinador da equipa insular pondo a nu a falta de empe-nho generalizada, comprovaram a justeza do galardão atribuído. Juntos não somos mais fortes, será sempre a música ouvida por Fábio Pacheco, entretanto impedido de treinar na equipa maritimista por ter sido aquele que mais se destacou na exibição na Luz para que a equipa fosse considerada a melhor banda.

E o óscar de melhor curta-metragem vai para o candi-dato à presidência do Vitória de Guimarães, Júlio Vieira de Castro, notificado pelos Xutos e Pontapés por usar a música "À minha maneira" como hino de campanha. O homem ainda nem é presidente e já se encontra a bra-ços com problemas legais.

E na categoria de melhor filme de animação, a distin-ção vai também para Guimarães e também para um Júlio, desta vez o Mendes, atual presidente do clube vitoriano. Imbuído de um profundo espírito religioso e aprovei-tando o facto de estarmos na Quaresma, Júlio Mendes escreveu um extenso texto no boletim dominical inter-paroquial de Guimarães, que é distribuído em todas as igrejas do município, apelando à sapiência dos adeptos do clube e à esperança em dias melhores para o Vitória. Quando o jornal da paróquia serve para isto, pode ha-ver maior animação?

OPINIÃO | ANA PEREIRA

Treinador entendeu ser este o momento para «encerrar o ciclo»

Filipe Gonça deixa Porto d'Ave

Luís Filipe Silva

Filipe Gonça deixou o comando técnico do GD Porto d'Ave. A de-cisão partiu do pró-

prio treinador e foi co-muicada à direção e ao grupo de trabalho no fi-nal do treino da passada terça-feira.

Em declarações pres-tadas ao Diário do Minho, Filipe Gonça disse ter en-tendido «ser este o mo-mento indicado para en-cerrar o ciclo» no Porto d'Ave e está agora dispo-nível para analisar novos projetos.

Apesar de o momen-to em termos de resulta-dos desportivos não ser o melhor, Filipe Gonça res-salvou não ter sido esse o

motivo pelo qual decidiu colocar um ponto final na sua ligação ao emblema povoense. «É certo que não estávamos no me-lhor momento mas mes-mo assim estávamos den-tro dos objetivos traçados, que era a manutenção», disse. «Gosto de uma es-trutura forte e ambiciosa e aqui os jogadores foram fantásticos», frisou.

«Deixo o Porto d'Ave numa situação cómoda»O treinador sublinhou ainda ter «deixado o GD Porto d'Ave numa situa-ção cómoda na tabela» e que confia que dentro em breve a manutenção será selada em termos matemáticos.

Pró-Nacional e ainda uma presença na final da Taça AF Braga, algo que o GD Porto d'Ave nunca havia conseguido em 40 anos de existência. Esta épo-ca estávamos em 10.º lu-gar e numa posição tran-quila. São números que ficam», disse.

Filipe Gonça agradeceu aos responsáveis do GD Porto d'Ave», pela oportu-nidade concedida» no co-meço da sua carreira co-mo treinador. «É um clube que me diz muito e que fi-cará sempre no meu cora-ção e saio daqui um trei-nador mais forte», disse.

Sobre o futuro, Filipe Gonça irá analisar os pro-jetos que forem surgindo, que terão de ser ambicio-sos. «Tenho por meta che-gar ao alto rendimento, mais a minha equipa téc-nica. Vamos ver os con-vites que surgem», disse.

Com Filipe Gonça ao leme, o GD Porto d'Ave chegou a liderar isolado o campeonato da Pró-Na-cional da AF Braga duran-te largas jornadas.

Agora, após uma que-bra de rendimento, os po-voenses ocupam o 10.º lugar, com 34 pontos, e estão muito perto de ga-rantir a manutenção.

Na última ronda, o GD Porto d'Ave foi derrota-do, por 3-0, na desloca-ção ao recinto do Águias da Graça.

O abaixamento de for-ma do GD Porto d'Ave es-teve relacionado com inú-meras lesões que afetaram o plantel. «Chegámos a treinar com 11/12 jogado-res e isso acabou por se re-fletir. Houve também ou-tras situações que são do foro interno», disse.

Em jeito de balanço destas duas épocas e meia ao serviço do GD Porto d'Ave, que marcaram a es-treia de Filipe Gonça co-mo técnico de uma equi-pa sénior, o treinador fala «em sucesso. «Começa-mos em 2015/16 com uma subida de divisão e um tí-tulo de campeão na Divi-são de Honra. Na época seguinte conseguimos um oitavo lugar num campeo-nato exigente como é o da

Filipe Gonça já não é treinador do GD Porto d'Ave

ex-técnico dos juniores

Jorge Sousa assume equipa sénior

A direção do GD Porto d'Ave foi célere a tratar da sucessão de Filipe Gonça. Assim, Jorge Sou-sa, treinador da equipa júnior do clube povoen-se, foi promovido à equipa sénior e ontem mes-mo já ministrou o treino.

A estreia de Jorge Sousa no banco do Porto d'Ave está marcada para o próximo domingo, na receção ao Santa Eulália, em jogo a contar para a 25.ª jornada do campeonato Pró-Nacional da AF Braga. O clube resolveu apostar num homem que conhece bem o clube e dar continuidade ao tra-balho, quando faltam disputar 10 partidas para o final da temporada.

em comunicado

GD Porto d'Ave agradece a Gonça

A direção do Grupo Desportivo de Porto d’Ave agra-deceu o empenho de Filipe Gonça enquantou tra-balhou no clube, num comunicado enviado para a nossa redação. «Queremos deixar o nosso mais pro-fundo agradecimento ao mister Filipe Gonça pelo empenho, amor e seriedade demonstrados ao lon-go destas três épocas a liderar o GDPA – a sua de-dicação e garra já tinham sido demonstrados en-quanto jogador do nosso clube, também. A ele, e ao seu adjunto Rui Faria, o nosso mais sincero obri-gado por tudo o que deram ao nosso clube, assim como o desejo de que a carreira que começou no GDPA seja, sempre, cheia de sucessos», pode ler-se.

DM

Page 22: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

22 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

Preparação para o mundial universitário

AAUMinho arrecada prata no BTTDownhill.

A prova que teve como palco a localidade de Ar-mil, em Fafe ficou marca-da pela escassa participa-ção de atletas (apenas 10 compareceram) e pela es-petacularidade do trajeto e dos saltos proporciona-dos pelo mesmo.

A AAUMinho fez-se re-presentar por dois atletas, Francisco Ruivo (MIEG-SI) e João Pereira. Este úl-timo viria a conquistar a medalha de prata, fican-do a apenas 8 segundos do vencedor, David Mar-tins da AEISEC. Em ter-ceiro lugar ficou Francis-co Quinaz, da Académica de Coimbra.

Para Francisco Pereira, um dos responsáveis pelo desporto na UMinho, es-te «foi um bom teste pa-ra o Mundial».

O pódio masculino

Liga dos campeões

Juventus e Citynos quartos de finalOs italianos da Juventus e os ingleses do Man-chester City qualificaram-se, ontem, para os quar-tos de final da Liga dos Campeões. A Juventus fê-lo vencendo o Tottenham por 2-1, em Ingla-terra (depois de 2-2 em Itália) e o City garantiu a qualificação com os 4-0 da primeira mão, na Suíça, uma vez que ontem, em Inglaterra, per-deu por 2-1 com o Basileia.

futsal feminino

Três atletas do Vermoimna seleção nacionalElsa Ferreira, Márcia Ferreira e Telma Pereira, do FC Vermoim, foram convocadas para o estágio de preparação que a seleção nacional de futsal feminino sub18 vai realizar entre os dias 11 e 14 de março, em Viseu.

O estágio visa preparar o conjunto nacio-nal para os Jogos Olímpicos da Juventude, e contará ainda com atletas do Nun’Álvares, Fla-viense, Internacional, Novasemente, Benfica e Sporting.

O CNU de BTT na va-riante de Downhill realizou-se no dia 4 de março em Fafe,

tendo a Associação Aca-démica da Universidade do Minho (AAUMinho) como entidade organi-zadora. Numa prova que

serviu de preparação pa-ra o Mundial Universi-tário de Ciclismo, que a Universidade do Minho vai organizar em agos-to, João Pereira, aluno de Eng.ª Eletrónica conquis-tou a medalha de prata pa-ra os minhotos.

Num ano em que os grandes eventos mundiais do desporto universitário estão de regresso à UMi-nho, coube à sua asso-ciação de estudantes, a organização do Campeo-nato Nacional Universi-tário (CNU) de BTT em

DR

Page 23: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 23 www.diariodominho.pt

CANAIS POR CABO

06h30 Bom dia Portugal (+ mundo automóvel); 10h00 3 às 10 (+ manchetes e desporto); 11h00 3 às 11; 12h00 Jornal das 12; 13h00 Grande entrevista; 14h30 3 às 14; 14h45 Ciclismo: Paris/Nice (direto); 16h25 3 às 16; 17h00 3 às 17; 18h00 18/20 (+ economia e desporto); 19h50 As horas extraordinárias; 20h00 Mulheres da Liberdade; 21h00 360º; 23h00 3 às 23; 23h05 Grande área; 00h00 24 Horas

06h00 Edição manhã; 09h45 Terra emergente; 09h55 Global Teacher Prize; 10h00 Jornal das 10; 10h50 The next big idea; 11h00 Jornal síntese; 11h15 Opinião pública; 12h00 Jornal do meio-dia; 13h00 Jornal síntese; 13h40 Magazine Liga Europa; 13h50 The next big idea; 14h00 Jornal das 2; 14h55 Global Teacher Prize; 15h00 Edição da tarde; 15h30 Opinião pública; 16h30 Jornal síntese; 17h00 Edição da tarde; 18h55 Jornal das 7; 20h00 Jornal síntese; 21h00 Edição da noite; 23h00 Quadratura do círculo; 00h00 Jornal da meia-noite

06h30 Diário da manhã; 10h00 No� cias; 11h00 No� cias; 11h30 SOS 24; 12h00 No� cias; 13h00 Jornal da uma; 14h00 No� cias; 14h30 SOS 24; 15h00 No� cias; 16h00 No� cias; 17h00 No� cias; 18h00 No� cias; 18h15 Mais bas� dores; 19h00 No� cias; 20h00 Jornal das 8; 21h00 21ª Hora; 22h00 Mais bas� dores; 23h00 Especial informação; 00h00 25ª Hora

10h10 Magazine Liga Europa; 10h35 NBA: Milwaukee Bucks x Houston Rockets; 12h40 Copa Sul-Americana: Colon x Za-mora FC; 14h35 Liga dos Campeões: Paris SG x Real Madrid, Liverpool x FC Porto, To� enham x Juventus e Man. City x Basileia; 18h00 Liga Europa: AC Milan x Arsenal (direto); 20h05 Liga Europa: Marselha x At. Bilbao (direto); 23h10 Liga Europa: Spor� ng x Viktoria Plzen e AC Milan x Arsenal; 01h40 Basquetebol/Euroliga: Real Madrid x Panathinaikos

09h00 Premier League: Netbusters; 09h30 Liga dos Cam-peões: Man. City x Basileia e To� enham x Juventus; 13h30 Bundesliga: Leipzig x B. Dortmund; 15h30 Liga Espanhola: Barcelona x Atl. Madrid; 17h20 Magazine Liga Europa; 18h00 Liga Europa: At. Madrid x Lok. Moscovo (direto); 20h05 Liga Europa: Lazio x D. Kiev (direto); 22h00 Ténis/ATP World Tour 1000: Indian Wells (direto)

06h30 A fl or à beira do pântano; 08h20 Brigada 49; 10h15 Antes que a morte os separe!; 11h50 Avaria no asfalto; 13h20 Super Nacho: o herói do wrestling; 15h00 O mordo-mo; 17h10 Valquíria; 19h15 O úl� mo castelo; 21h30 Empire state: o assalto; 23h10 13 Pecados; 00h50 Millennium 1. Os homens que odeiam as mulheres

06h15 Inves� gação criminal; 07h45 Equilibrium; 09h30 Inesquecível; 11h00 Mentes criminosas; 12h35 Inves� gação criminal; 13h45 Chicago fi re; 14h35 Mentes criminosas; 15h25 Rostos na mul� dão; 17h10 Mentes criminosas; 18h00 Inves� gação criminal; 19h40 Chicago fi re; 20h35 The blacklist; 21h25 The brave; 22h15 Inves� gação criminal; 23h10 The brave; 00h00 Jogo limpo; 02h00 The brave

CANAIS GENERALISTAS

06h30 Bom dia Portugal 10h00 A Praça 12h15 As receitas lá de casa 13h00 Jornal da tarde 14h20 O sábio 14h45 Agora nós 17h30 Portugal em direto 18h52 Fatura da sorte 19h10 O preço certo 19h52 Direito de antena 20h00 Telejornal 21h00 Linha da frente: "Mulher 2.0" 21h35 Brainstorm 22h35 5 para a meia-noite 00h15 The Daily Show: global edition

07h00 Zig zag 10h35 Desalinhado/Bob's burgers 11h00 Euronews 11h25 Anna Piaggi: uma visionária na moda 12h30 Biosfera 13h00 Candice Renoir 14h00 Sociedade civil: mulher 15h05 A fé dos homens 15h35 Os mais mortíferos de África 16h30 Magnífica Itália 17h00 Zig zag 21h05 Bob's Burgers 21h30 Jornal 2 22h15 Ocupados 23h00 Magda Goebdels, a Primeira Dama do Terceiro Reich 00h00 O berço da máfia de Chicago

06h00 Edição da manhã 09h30 Queridas manhãs 13h00 Primeiro jornal 14h45 Mar salgado 16h15 Sol de inverno 18h15 Dr. Saúde 19h10 Jornal da noite 20h05 Liga Europa: Sporting x Viktoria Plzen (direto) 22h10 Paixão 23h00 Espelho de água 00h00 O outro lado do paraíso 01h00 Investigação criminal

06h30 Diário da manhã 10h10 Você na TV! 13h00 Jornal da uma 14h00 SOS 24 14h45 Sedução 15h30 Espírito indomável 16h15 A tarde é sua 18h55 Secret story 19h15 Apanha se puderes 20h00 Jornal das 8 21h45 A herdeira 22h45 Jogo duplo 23h50 Secret story 01h20 Autores

INFORMAÇÃO LINHA DA FRENTE

"MULHER 2.0" É UMA REPORTAGEM DE DIANA BOUÇA�NOVA, CENTRADA NOS DESAFIOS DAS MULHERES NO FUTURO FACE ÀS DIFERENÇAS DO PASSADO PARA OS DIAS DE HOJE.RTP1, 21h00

TELEVISÃO

A programação incluída nesta página é fornecida pelas estações de televisão. O Diário do Minho não se responsabiliza por eventuais alterações efetuadas pelos canais.

VER OUVIR&&

00h00 Suave é a Noite, Aurélio Carlos Moreira; 03h00 As Músicas da Sim; 05h00 Sim é Manhã, Carlos Lopes; 08h00 Olha que Dois, Carlos Cou� nho e Mariana Marques Vidal; 12h00 Assim ou Assado, Felicidade Ramos; 14h00 Giras e Discos, Helena Almeida e Inês Carneiro; 18h30 Rosário; 19h00 Livre Trânsito, José Manuel Monteiro; 22h00 Casa de Fados, José da Câmara

00h00 Vidro Azul, Ricardo Mariano; 02h00 Contentor, Mário Rocha; 03h00 Music Hal; 08h00 Abel Duarte; 10h50 Elisabe-te Apresentação; 14h00 Sérgio Xavier; 16h00 Sara Pereira; 19h00 Português Suave, João Pereira; 20h00 AAUM, 40 anos de História(s), Elsa Moura; 21h00 Livros com RUM, António Ferreira e Sérgio Xavier; 22h00 Só Jazz, José Carlos Santos

RÁDIO UNIVERSITÁRIA DO MINHO 97.5FM

RÁDIO

RÁDIO SIM EM BRAGA 101.1FM E 576AM

CINEMACINEMAX - BRAGASHOPPING

Sala 1 – PEQUENA GRANDE VIDA – 2D (M/14)Sessões: 15h00* – 15h00** – 17h35**

Sala 1 – PANTERA NEGRA – 2D (M/12)Sessões: 21h40* – 21h40**

Sala 3 – A IDADE DA PEDRA – 2D – VP (M/6)Sessões: 15h00* – 15h00** – 17h30**

Sala 3 – CINQUENTA SOMBRAS LIVRE – 2D (M/16)Sessões: 21h55* – 21h55**

Sala 4 – CATEGORIA 5 – 2D (M/12)Sessões: 15h00* – 21h45* – 15h00** – 17h30** – 21h45**

Sala 5 – MARK FELT – 2D (M/12)Sessões: 15h00* – 21h50* – 15h00** – 17h30** – 21h50**

*Diária **Sábado, domingo e feriado

CINEMAX - BARCELOS

Sala 1 – MARK FELT – 2D (M/12)Sessões: 15h30* – 21h40* – 17h30** – 21h40**

Sala 1 – SNOW: UMA VIAGEM HERÓICA – 2D – VP (M/6)Sessão: 15h00**

*Diária **Sábado, domingo e feriado

FÓRUM - VIZELACATEGORIA 5 (M/12)Sessões: 15h20 – 17h30 – 19h30 – 21h30 – 23h55*

A IDADE DA PEDRA – dob. (M/6)Sessões: 15h10 – 17h10 – 19h10

ATOS DE VINGANÇA (M/16)Sessões: 21h20 – 23h50*

*Sexta-feira e sábado

NOS - BRAGA PARQUESala 1 – SNOW: UMA VIAGEM HERÓICA – dob. (M/6)Sessões: 10h50* – 13h00** – 15h10* – 17h30*

Sala 1 – MARK FELT(M/12)Sessões: 15h10*** – 18h00*** – 20h50** – 23h40****

Sala 2 – A IDADE DA PEDRA – dob. (M/6)Sessões: 11h00* – 13h30 – 15h50 – 18h20

Sala 2 – 12 INDOMÁVEIS – 2D (M/14)Sessões: 21h00 – 00h05

Sala 3 – AGENTE VERMELHA (M/16)Sessões: 14h30 – 17h50 – 21h10 – 00h25

Salas 3/6 – COCO (M/6)Sessões: 11h50*/10h45 (dob.)*

Sala 4 – CATEGORIA 5 (M/12)Sessões: 13h20 – 16h00 – 18h50 – 21h30 – 00h10

Salas 4/5 – FERDINANDO – dob. (M/6)Sessões: 10h40*/11h30*

Sala 5 – PANTERA NEGRA (M/12)Sessões: 14h10 – 17h20 – 20h40 – 23h50

Sala 6 – CINQUENTA SOMBRAS LIVRE (M/16)Sessões: 13h40 – 16h20 – 19h10 – 21h50 – 00h35

Sala 7 – PATRULHA DE GNOMOS – dob. (M/6)Sessões: 11h20* – 14h20* – 16h40*

Sala 7 – 15:17 DESTINO PARIS (M/12)Sessões: 14h05***** – 16h40***** – 19h05 – 21h40 – 00h15

Sala 8 – LADY BIRD (M/14)Sessões: 13h45 – 16h10 – 18h40 – 21h20

Sala 9 – O SEGREDO DE MARROWBONE (M/16)Sessão: 00h00

Sala 9 – PROUD MARY (M/12)Sessões: 14h00 – 16h30 – 22h00 – 00h30

Sala 9 – A FORMA DA ÁGUA (M/16)Sessão: 19h00

*Sábado e domingo **Exceto quinta-feira e sexta-feira ***Segunda-feira, terça-feira e quarta-feira ****Exceto quinta-feira *****Exceto sábado e domingo

CINEPLACE - NOVA ARCADASala 1 – LADY BIRD (M/14)Sessões: 15h00 – 17h10 – 19h20 – 21h30 – 23h40*

Sala 2 – COCO – 2D – VP (M/6)Sessão: 14h40

Sala 2 – CINQUENTA SOMBRAS LIVRE – 2D Atmos (M/16)Sessões: 17h00 – 19h20 – 21h40 – 23h55*

Sala 3 – ESCOLHE TU! – 2D (M/12)Sessões: 13h00 – 15h10 – 17h20 – 21h50 – 00h05*

Sala 3 – O SEGREDO DE MARROWBONE – 2D (M/16)Sessão: 19h30

Sala 4 – A IDADE DA PEDRA – 2D – VP (M/6)Sessões: 13h40 – 15h40 – 17h40 – 19h40 (VO)

Sala 4 – 12 INDOMÁVEIS – 2D (M/14)Sessão: 21h40

Sala 5 – SNOW: UMA VIAGEM HERÓICA – 2D – VP (M/6)Sessões: 13h10 – 15h00 – 16h50

Sala 5 – A FORMA DA ÁGUA – 2D (M/16)Sessões: 18h40 – 21h10

Sala 5 – LINHA FANTASMA – 2D (M/12)Sessão: 23h40*

Sala 6 – FERDINANDO – 2D – VP (M/6)Sessão: 13h30

Sala 6 – AGENTE VERMELHA – 2D Atmos (M/16)Sessões: 15h50 – 18h40 – 21h30 – 00h15*

Sala 7 – PATRULHA DE GNOMOS – 2D – VP (M/6)Sessões: 12h50 – 14h50 – 16h50

Sala 7 – TRÊS CARTAZES À BEIRA DA ESTRADA – 2D (M/16) Sessões: 18h50 – 21h20

Sala 7 – PASSO A PASSO – 2D (M/14) Sessões: 23h55*

Sala 8 – CATEGORIA 5 – 2D (M/12)Sessões: 17h20 – 19h30 – 21h40 – 23h50*

Sala 8 – PEQUENA GRANDE VIDA – 2D (M/14)Sessão: 14h30

Sala 9 – MARVIN – 2D (M/12)Sessões: 13h50 – 16h20 – 21h30 – 00h00*

Sala 9 – A HORA MAIS NEGRA – 2D (M/12)Sessão: 18h50

Sala 10 – PANTERA NEGRA – 2D Atmos (M/12)Sessões: 12h50 – 15h40 – 18h30 – 21h20 – 00h10*

Sala 11 – PROUD MARY – 2D (M/12)Sessões: 13h50 – 15h50 – 17h50 – 19h50 – 21h50 – 23h50*

Sala 12 – EU, TONYA – 2D (M/16)Sessões: 14h30 – 21h10

Sala 12 – ATOS DE VINGANÇA – 2D (M/16)Sessão: 17h00

Sala 12 – MARK FELT – 2D (M/12)Sessões: 19h00 – 23h45*

*Sexta-feira, sábado e vésp. feriado

Page 24: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

24 DIÁRIO DO MINHO / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

QUINTA�FEIRA DA SEMANA IIIRoxo – Ofício da féria.+ Missa da féria, pf. da Quaresma.LeiturasJer 7, 23-28;Sal 94 (95), 1-2. 6-7.8-9; Lc 11, 14-23.

[Do Evangelho:] «Quem não está comigo está contra Mim e quem não junta comigo dispersa».

Horizontais: 1- Totalmente destruído. 2- Recipiente que se coloca no congelador para formar cubos de gelo; Nome mas-culino. 3- Curral de ovelhas; Local onde se servem bebidas e refeições leves. 4- Irrealista. 5- Devorador; Graúdos. 6- Que possui nariz grande. 7- Terror súbito e violento. 8- Dizer com antecedência. 9- Barulhenta; Bário (s.q.). 10- Mulheres que deram à luz um ou mais filhos; Moeda do Camboja.

Ver� cais: 1- Analisar. 2- Incerteza; Em um. 3- Fazer os pos-síveis para que algo não aconteça; Mulher solteira. 4- Veículo de duas ou mais rodas, acionado por pedais ou dispositivos análogos. 5- Áustria (abrev.); Embaixadores. 6- Limpar o ... a: dar uma sova a (pop.); Forma do verbo unir. 7- Agravar. 8- Sabor amargo e doce ao mesmo tempo. 9- Pref. de dois; Colômbia (abrev.); Corpo celeste. 10- Gorduroso; Albânia (abrev.).

SOLUÇÕES DO NÚMERO ANTERIOR | Horizontais: 1- Suspense. 2- Audiente. 3- Seul; Clara. 4- Pulinho; Ar. 5- EC; Ciosas. 6- Ilhas; ITG. 7- Tigre; Aréu. 8- AD; Inépcia. 9- Repasto; Op. 10- Só; Ecrã. Ver� cais: 1- Suspeitar. 2- Euclides. 3- Saul; Hg; Pó. 4- Pulicária. 5- Ed; Nisense. 6- Nicho; Etc. 7- Selos; Apor. 8- Ena; Cria. 9- Trasteio. 10- Tear; Guapo.

CARMO – Das 8h30 às 9h00, das 9h30 às 11h00 e das 15h30 às 18h30 (de terça-feira a sábado). CONGREGA�DOS – Todos os dias, exceto aos domingos e dias san-tos, conforme o horário afi xado nas pautas de avisos da igreja. MENSAGEIRO – Das 10h00 às 12h00, exceto quartas-feiras, domingos e feriados. PÓPULO – Todosos dias, exceto terças-feiras e domingos, das 8h30 às 10h00.

CONFISSÕES

REGRAS SUDOKU: O Sudoku é um jogo de lógica muito simples e ca� vante. O objec� vo é preencher uma grelha (9x9) com números de 1 a 9, sem repe� r números em cada linha e em cada coluna. Também não se pode repe� r números em cada quadrado de 3x3. Bom Jogo!

DIFICULDADE: FÁCIL

2 4 8 6 77 3 1 2

8 7 38 4 5 35 9 7

7 4 2 8 99 7 1

3 2 9 84 7 8 6 9

DIFICULDADE: DIFÍCIL

4 5 32 7

3 2 47 1 6 4

3 94 1 7 5

4 5 69 1

9 4 5

SUDOKU

Duas amigas à conversa– Inês, este inverno já perdi dez quilos.– A sério, Catarina, pois não se nota...– Claro, porque os perdi!

QUEM FALA ASSIM…«Tive uma grande vontade de chorar, de lhe pedir perdão, a ele, a quem nada fizera. Durante um momento não pude falar. Depois encontrei a minha voz dizendo-lhe: "não sei"». Fernando Pessoa

VEJA SE SABE…O __________ deve-se à refração e dispersão da luz solar nas gotas de água existentes na atmosfera quando esta se encontra saturada de humidade.

FARMÁCIAS

BRAGA: Pipa – Rua D. João II, n.º 394, Lamaçães

AMARES: Pinheiro Manso

BARCELOS: Filipe

CABECEIRAS DE BASTO: Barros

CALDAS DE VIZELA: Campante

CELORICO DE BASTO: Alves Dias

ESPOSENDE: Gomes

FAFE: Moura

GUIMARÃES: Avenida

PÓVOA DE LANHOSO: S. José

VIEIRA DO MINHO: Mar� ns

VILA NOVA DE FAMALICÃO: Calendário

VILA VERDE: Fá� ma Marques

VIANA DO CASTELO: São Domingos

ARCOS DE VALDEVEZ: Lapa

CAMINHA: Torres

MONÇÃO: Vale de Mouro

PAREDES DE COURA: Calçada

PONTE DA BARCA: Popular

PONTE DE LIMA: Vila

VALENÇA: Jardim

VILA PRAIA DE ÂNCORA: Moderna

PAUSA

R: Arco-íris.

HUMOR4 3 9 8 1 5 7 2 66 7 1 9 2 4 8 3 58 5 2 3 7 6 4 1 99 4 3 5 6 8 2 7 15 2 8 1 3 7 9 6 47 1 6 4 9 2 3 5 82 9 7 6 8 1 5 4 33 6 5 2 4 9 1 8 71 8 4 7 5 3 6 9 2

* Solução do número anterior6 9 8 4 2 5 7 3 12 1 7 3 9 6 8 4 54 5 3 7 1 8 9 2 61 8 2 6 7 4 5 9 35 3 6 9 8 2 4 1 79 7 4 5 3 1 6 8 27 4 9 2 6 3 1 5 83 6 1 8 5 9 2 7 48 2 5 1 4 7 3 6 9

* Solução do número anterior

PALAVRAS CRUZADAS

CALENDÁRIO

TELEFONES ÚTEISEMERGÊNCIA ................................................ 112

AMARESGNR .................................................. 253 900 070Centro de Saúde ...................253 909 230Bombeiros Voluntários ...253 993 162

BARCELOSPSP .....................................................253 802 570Hospital .........................................253 809 200Bombeiros Voluntários ...253 802 050

BRAGAHospital de Braga ................253 027 000GNR ...................................................253 203 030PSP .....................................................253 200 420Polícia Municipal ..................253 609 740Cruz Vermelha ........................253 208 872Bombeiros Sapadores ......253 264 077Bombeiros Voluntários ...253 200 430Braga Táxis ........................ 253 253 253916 233 602 - 966 233 602 - 936 233 602Ambubraga Ambulâncias ...253 257 257Loja do Cidadão (Informações) .......................... 707 241 107

ESPOSENDEGNR ...................................................253 989 110Hospital .........................................253 965 115Bombeiros Voluntários ...253 969 110

FAFEGNR ...................................................253 490 890Hospital .........................................253 700 300Bombeiros Voluntários ...253 598 111

FAMALICÃOPSP .....................................................252 373 375Hospital .........................................252 300 800Bombeiros Voluntários ...252 301 110

GUIMARÃESPSP .....................................................253 540 660Hospital .........................................253 540 330Bombeiros Voluntários ...253 515 444

PÓVOA DE LANHOSOBombeiros Voluntários ...253 639 240Hospital António Lopes ..253 639 030

TERRAS DE BOUROCentro de Saúde ...................253 350 030GNR ...................................................253 391 137Bombeiros Voluntários ...253 350 110

VIANA DO CASTELOPSP .....................................................258 809 880Hospital .........................................258 802 100Bombeiros Voluntários ...258 730 643

VILA VERDEGNR .................................................. 253 320 100Hospital ........................................253 310 120Bombeiros Voluntários ...253 310 390

VIZELAGNR .................................................. 253 481 261Centro de Saúde .................. 253 589 040Bombeiros Voluntários ...253 489 100

Com o apoio da Porto Editora

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Page 25: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / Necrologia / DIÁRIO DO MINHO 25 www.diariodominho.pt

MISSA DE 1.º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

Capitão Franciscoda Silva Pinto Pereira

Sua esposa, fi lhos, irmã e demais família comunicam a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada missa de 1.º aniversário de falecimento do Capitão FRANCISCO DA SILVA PINTO PEREIRA, na igreja paroquial de Telhado (V. N. de Famalicão), no próximo sábado, 10 de março, às 18h00.

A família desde já agradece a todos quantos se dignem estar presentes na eucaristia intercedendo pelo repouso eterno em Deus do Capitão Pinto Pereira, que partiu para a Casa do Pai a 8 de março de 2017.

MISSA DE 2.º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

Carlos Jorge Martins MacauSua família participa a todas as pessoas de suas relações e ami-

zade que será celebrada missa de 2.º aniversário de falecimento em sufrágio do saudoso falecido hoje, quinta-feira, dia 8, às 18h30, na igreja paroquial de S. Victor.

Desde já agradece a todos quantos participem neste ato religioso.

A FAMÍLIA

19.º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

Rui MiguelPerames Azevedo

Hoje, pela passagem do 19.º aniversário de falecimento de RUI MIGUEL PERAMES DE AZEVEDO, será celebrada missa de sufrágio na igreja de S. Lázaro, às 18h30.

Antecipadamente, sua família agradece a quem possa participar.Braga, 2018-03-08

MISSAS DE 4.º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

José Manuel Marques da CostaEsposa e restante família participam a todas as pessoas de suas

relações e amizade que serão celebradas missas de 4.º aniversário de falecimento em sufrágio do saudoso falecido hoje, dia 8, às 17h00, na basílica dos Congregados e sábado, dia 10, às 16h00, na capela do Cemitério.

Desde já agradecem a todos quantos participem nestes atos religiosos. A FAMÍLIA

Ofertas de emprego O Diário do Minho publica, gratuitamente, as oportunidades de emprego que, semanalmente,

lhe são enviadas pelo IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional).

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obter mais informações ou candidatar-se di-rija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal http://www.netemprego.gov.pt/utilizando a referência (Ref.) associada a cada oferta de emprego.

Alerta-se para a possi-bilidade de ocorrência de situações em que a oferta de emprego pub-licada já foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponi-bilização e a sua publi-cação.

aosmelhores preçosdo mercado

consulte-nos

PRÉ-IMPRESSÃO IMPRESSÃO ACABAMENTOESPECIALISTAS

JORNAIS LIVROS Trabalhamos com as principais editoras

REVISTAS CATÁLOGOS Design e produção completa

Page 26: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

26 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

Vendido1606 m2 938 m2 815 m2 759 m2

Vendido

VENDE-SELOTES P/ PAVILHÕES

LOCALIZAÇÃO: SETE FONTESPRÓXIMO DO NOVO HOSPITAL DE BRAGA

Contacto 253 215 321

Insp

arede

sCe

ntro d

e Ins

pecç

ões

960 050 509 Rua dos Barbosas, 44715-267 Braga

4 Lotes Banda Frossos ................................. 90.000 €Lote ind. Lomar 723 m2 ................................. 75.000 €Lote ind. Lomar 962 m2 ................................. 80.000 €Lote ind. Gualtar 990 m2 ................................ 85.000 €Lote ind. S. Pedro d’Este 1086 m2 ............... 95.000 €Lote ind. S. Pedro d’Este 680 m2 ................. 75.000 €Lote ind. Lomar 1094 m2 ................................ 95.000 €Terreno Nogueira p/ casa térrea 1688 m2 .. 125.000 €Lote Moradia Geminada Prof. da Silva ........ 95.000 €Lote Gaveto Palmeira 193 m2 ........................ 50.000 €Lote gaveto 396 m2 S. Pedro d’Este ............ 68.000 €Terreno Tibães 6811 m2 ................................110.000 €Terreno Semelhe 5950 m2 ........................... 130.000 €Lote industrial Frossos 1855 m2 ................ 220.000 €

VENDO BARATO

TERRENOINDUSTRIAL

PARA PAVILHÕES

EM NOGUEIRA (junto à Toyota).

Bons acessos.Contacto: 968 015 522

OPORTUNIDADEINVESTIMENTO

T2 E T3 NOVOSExcelente localização

e qualidade.932 846 731

MORADIA T3MONTALEGRE

Em fase de construção, a 2 km da vilade Montalegre, em zona tranquila,

com vistas soberbas sobre a barragem dos Pisões. Área útil de 265 m2.

59.000 €Telem. 927 512 824

IMOBRAGA IMOBILIÁRIA

RECRUTACOMERCIAIS

Enviar curriculum:[email protected]

Agendar entrevista: 915 592 732

VENDO

APARTAMENTO T3Na urbanização Europa, excelentes

áreas, totalmente remodelado, garagem para dois carros.

117.500 €927 512 824

COMPROIMÓVEIS

Mesmo c/ penhorasou hipotecas.914 907 417

COMPROIMÓVEIS

NA ZONA DE BRAGA961 500 272

COMPRO!!!Imóveis, Automóveis,

Ouro/Prata,Antiguidades…

Tel.: 967 200 625E-mail:

[email protected]

COMPROAPARTAMENTOS

PARA VENDA EM BRAGA(Pago a pronto, só particulares)

966 069 622

FERLINDOPROCURA ENGENHEIRO

MECÂNICO (M/F)E PREPARADOR AVACE ELETRICIDADE (M/F)

Entrada imediata.Contacto: [email protected]

DINHEIRO JÁ €€€Créditos Bancários e Investimentos

INVESTIMENTOS NA HORA SOBRE: Imóveis, Automóveis, Ouro, Prata e Obras de Arte.Penhorista: Ouro, Prata.

Tenha dinheiro na hora pelos seus bens.STATUSMONEY: Rua dos Barbosas n.º 27 – Braga

Ligue já: 967 200 625 ou 253 615 311 – [email protected]

STATUSMONEY… Porque dinheiro não é problema… É a solução.

IPSS – SAÚDEBRAGA

RECRUTA:

AJUDANTE DE ENFERMARIAM/F

Regime tempo inteiroContrato de trabalho

Requisitos: 12.º ano de escolaridadeFormação específi ca na área

de prestação de Cuidados / Geriatria // Psicogeriatria

Responder para anúncion.º 90 com CA + CV.

PRECISA-SE

EMPREGADA/ODE BALCÃOP/ restauração.

Tel. 934 829 234

RECRUTAMOSAGENTES COMERCIAIS

REMUNERAÇÃO BASE de integração

916 885 145

Telf.: 253 273 039966 178 499 | 912 320 250

[email protected]

Largo Espadanido 4A 4710-214 Braga (Quinta da Capela)

www.standcardoso.com

ALFA ROMEO MITO JTDM 2010 LIVRO REVISÕES, PACK SPORT, NACIONAL, CX 6 VEL., IMP. 9.900 €BMW 330D CABRIO 10/2007 NACIONAL, PACK M, CX. 6 VEL, PM, BANCOS PELE, LIV REV. 22.450 €BMW 735I. 2002 NAC., FULL EXTRAS, SEMPRE ASSISTIDO NA ORIGEM, 1 REG. 9.900 €CITROËN C3 1.4 HDI VAN 2004 AL, FCC, RCD, ABS, VE, IMOBILIZADOR 2.990 €FIAT BRAVO MULTJET 16V 2008 VERSÃO DYNAMIC, ACA, JE, ABS, PM, AL, NAC., LB DE REV. 8.300 €FIAT DOBRO MULTI-JET 2006 COM IVA DEDUTIVEL,VÊ,FC,DUAL-DA,RCD 3.250 €FIAT PANDA 1.1 2005 NACIONAL,AC,RCD,PM,DUAL-DA,ABS,VÊ,FCC,IMP 3.600 €HYUNDAI H1 2.5 CRDI 2001 1 REGISTO, 3 LUGARES, DA, VE, RC, FC, IMOB., IMPECÁVEL 3.000 €LANCIA MUSA 1.3 16V M.JET. 2005 VERSÃO ORO,NACIONAL, DUPLO TETO,PM,ABS,AL 5.500 €MERCEDES CLK KOMPRESSOR 1999 VIATURA NACIONAL, COM KIT GPL, PM,ALARME 7.000 €OPEL CORSA IV CDTI 2009 COM IVA DEDUTÍVEL, AC, VE, FCC, ABS, DA, IMPECÁVEL 5.300 €RANGE ROVER 2.5 TD 1991 NACIONAL,PM,DA,VÊ,RC,FC,PRE-CLASSICO 6.200 € SEAT IBIZA TDI STYLANCE 2007 ACA, ABS, AL, 4 PORTAS, PM, DA, FN, RCD, AIRBAGS, 2 REG. 6.300 €TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 2010 NACIONAL, 5 PORTAS, AC, ALARME, LIVRO REV., CX 6 VEL., 8.500 €VW BEETLE 2.0 I. 1999 VE, NACIONAL, DA, JE, ALARME, IMOB., PM, RCD, 2 REG., AC 3.900 €VW GOLF VI 1.6I TDI 2010 NACIONAL, LIVRO REVISÕES, 5 PORTAS, PM, AC, VOL. MULTIF. 11.500 €

1 ano de garantia +++ veículos em stock «oferta do registo»

Page 27: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 27 www.diariodominho.pt

Page 28: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

28 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

Com 2.500 m2, fértil, plano,com 30 limoeiros e vinha,a 7 minutosdo centro da Vila.

27.500 €ID Imóvel 124391015-1

TERRENO DE CULTIVO EM VILA VERDE

Juntoà variantede Espinho.Com ótimos acessos.

ID Imóvel 124391005-99

TERRENO INDUSTRIAL COM 4.800 M2

127.400 €

Duas salas c/ área total de 51 m2. Oportunidade. Possibilidadede vendade cada salaem separado.

32.000 €ID Imóvel 124391010-14

ESCRITÓRIO NA SÉ, JUNTOAO ARCO DA PORTA DA NOVA

Para restauro, com 1.924 m2de terreno.

59.000 €ID Imóvel 124391005-237

QUINTINHA EM NAVARRA

Comgaragem fechada e licençapara restauração.

65.000 €ID Imóvel 124391011-26

LOJA COM 123 M2, EM S. VICENTE

Com piscina, logradouroe um lotede terreno anexado.Área total:2.400 m2.Visite.

325.000 €ID Imóvel 124391010-7

DUAS MORADIAS P/ RESTAUROEM ADAÚFE

Moradiac/ construçãoanti-sísmica, piscina, domótica completa (iluminação, alarme, estores, rega),ar condicionado completo, videovigilância, barbecuee garagem situada no R/C.

325.000 €ID Imóvel 124391005-238

MORADIA GEMINADA T3 NOVA,EM VIMIEIRO

Com 72 m2, próximaao Estádio Axae centroda cidade.Uma ótima sugestãopara iniciara sua atividadede negócio.

48.500 €ID Imóvel 124391013-1

LOJA EM MONTÉLIOS, REAL

NOVIDADE

Page 29: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 29 www.diariodominho.pt

Stand 1: Av. das Barreiras, n.º 288 / Tamel S. Veríssimo / Barcelos Stand 2: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro / VF S. Pedro / Barcelos Telef. 253 826 181 Fax. 253 826 182 Mov. 932 748 421www.gilcar.pt

Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão AnoGASOLINA

BMW MOTO R 1200 GS 2016BMW MOTO R 1200 GSA 2016CITROEN C 1 1.0 5P AUTOM 2010FIAT 500 1.2 2015FIAT PUNTO 1.2 5P 2012FORD FOCUS 1.0 125CV TITTANIO 2016FORD FOCUS SW 1.4 SPORT 2009HONDA CIVIC 1.4 5P 2003NISSAN PIXO 1.0 5P 2012OPEL ZAFIRA 1.6 7LUG 2005OPEL ASTRA 1.4 16V 5P COSMO 2005OPEL ASTRA SW 1.4 16V COSMO 2006OPEL CORSA 1.2 5P 2008OPEL CORSA 1.2 5P 2010POLARIS HAWKEYE 300 4X2 2010PEUGEOT 307 1.4 95CV 2004RENAULT CAPTUR 1.0 TCE 100CV C\GPS 2016RENAULT CLIO 1.2 100CV 3P 2011RENAULT CLIO 1.2 SW+GPS 2010RENAULT CLIO 1.2 16V 2008SEAT IBIZA 1.2 5P 2014SMART FRTWO 1.0 2013TOYOTA AURIS 1.3 VVTI 2010TOYOTA YARIS 1.0 VVTI 2008VOLKSWAGEN POLO 1.2 5P 2010VOLKSWAGEN GOLF V SW 1.4I 2009VOLKSWAGEN GOLF V 1.4I 5P 2008

DIESEIS DE 5,7 LUGARES ALFA ROMEO MITO 1.3 JTD +GPS 2015ALFA ROMEO MITO 1.3 JTS 2010ALFA ROMEO MITO 1.6 JTD 120CV 2009AUDI A5 TDI 190CV S-LINE 2015

AUDI A5 TDI SPORTB 150CV 2014AUDI A4 TDI SPORT SW 2014AUDI A3 TDI 105CV 3P 2014AUDI A3 TDI 105CV+GPS 2011BMW X1 20D X-DR 177CV+GPS+CXA+TP 2010BMW 320D SW AUT+GPS 2014BMW 320D COUPE 2008BMW 318D SPORT-LINE+GPS+CXA 2015BMW 316D SW+GPS 2013BMW 120D COUPE PK-M 2011BMW 116D SPORT+GPS 2014CITROEN C5 HDI SW 2013 CITROEN C4 G.PICASSO HDI 115CV+GPS+CXA 2015CITROEN C4 1.6HDI 115CV EXCLUZ CXA 2014CITROEN CACTUS 1.6 HDI +GPS+CMT 2015CITROEN DS 5 HDI 1.6+GPS+CXAUT 2015CITROEN C3 1.4HDI+CXAUT 2012CITROEN C2 1.4HDI+CXAUT 2004FIAT BRAVO 1.6 M-JET 2009FIAT 500 M-JET 2009FIAT 500L M-JET 2015FORD S-MAX TDCI TITTANIO 2.0 150CV 2016FORD C-MAX TDCI TITTANIO 1.6 2008FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2014FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 115CV 2012FORD FOCUS TDCI TRENDE 5P 95CV 2011FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2008FORD FIESTA TDCI 1.4 TITTANIO X 2012HYUNDAI I30 SW 1.6 CRDI 2011JAGUAR XE 2.0D 180CV 2016MAZDA M-3 1.6D 115CV 2009LANDE ROVER EVOQUE 2.0D 150CV 2016LANDE ROVER EVOQUE 2.2D 155CV 2011MERCEDES E COUPE 250CDI 2009

MERCEDES C COUPE 250CDI AMG 9-G 2016MERCEDES C 220CDI AVANTGARD+GPS+CXA 2008MERCEDES CLA 200CDI SW AMG 2016MERCEDES CLA 180CDI URBAN 2016MERCEDES A 180CDI+GPS+CMT+CXAUT 2015MERCEDES A 180CDI+GPS+CMT 2013MERCEDES A 160CDI+GPS+CMT 2014MERCEDES B 180D+GPS+CMT 2015MINI ONE D 2014NISSAN QASHQAI DCI 1.6 130CV TEKNA SPO 2012NISSAN QASHQAI DCI 1.5 110CV 2007OPEL MERIVA CDTI COSMO 2011OPEL HINSIGNIA 2.0 CDTI COSMO 2014OPEL VECTRA SW 1.9 CDTI 120CV 2007OPEL ASTRA 1.6 CDTI DYN.SPORT 136CV 2016OPEL ASTRA CDTI 130CV+GPS 2015OPEL ASTRA SW CDTI 125CV +GPS+TA 2011OPEL ASTRA SW 1.7 CDTI 125CV 2008OPEL ASTRA GTC 90CV 2006OPEL CORSA CDTI 5P 2014OPEL CORSA CDTI 5P COSMO 2006PEUGEOT 5008 1.6HDI 115CV 7LUG 2010PEUGEOT 508 HDI 120CV 2016PEUGEOT 508 SW HDI 115CV 2014PEUGEOT 3008 HDI 120CV+GPS+CXA+CMT 2015PEUGEOT 308 HDI 120CV ALLURE 2014PEUGEOT 308 SW HDI 120CV 2014PEUGEOT 308 SW HDI 110CV 2008PEUGEOT 308 HDI 110CV 5P 2007PEUGEOT 2008 HDI 95CV ALLURE+GPS 2015RENAULT MEGANE DCI 130CV 2017RENAULT MEGANE DCI 130CV GT-LINE SW 2016RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2014RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2013

RENAULT MEGANE DCI COUPE 2010RENAULT MEGANE DCI DYNAMI 2005RENAULT CLIO DCI +GPS 2015RENAULT CLIO SW DCI 90CV+GPS 2014RENAULT CLIO SW DCI DYNAMI 2012SEAT ALHAMBRA 1.9 TDI 2010SEAT ALTEIA TDI 105CV FULL EXT 2010SEAT LEON 1.6 TDI 2014SEAT IBIZA ST 1.6 TDI 2013VOLVO V40 D2 120CV+GPS+CMT 2016VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CMT 2015VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CXAUT+CMT 2014VOLVO XC60 D4 2014VOLKSWAGEN TIGUAN 2.0TDI SPORT 4MOTION 2007VOLKSWAGEN PASSAT 2.0 TDI 140CV+GPS+CXAU 2013VOLKSWAGEN PASSAT SW TDI 2.0 2009VOLKSWAGEN GOLF VII TDI 1.6 5P 2015VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 2.0 3P 2010VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 1.6 DSG 5P 2010VOLKSWAGEN GOLF V TDI 1.9 5P 2004VOLKSWAGEN POLO TDI 1.4 5P 2004TOYOTA AURIS D-4D 1.4 90CV+GPS 2012TOYOTA AURIS D-4D 1.4 90CV 2008TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 90CV+GPS+CMT 2015

COMERCIAIS E FURGOES DE 3,7,9 LUGARES

CITROEN BERLINGO HDI 90CV+GPS 2015CITROEN BERLINGO HDI 2009CITROEN BERLINGO HDI 2009OPEL ASTRA GTC VAN 90CV 2006OPEL VIVARO CDTI 120CV 9LUG+GPS 2015SEAT IBIZA TDI 1.2 2011VOLKSWAGEN TRANSPORTER 1.9TDI CAB\DUPLA 2009

Page 30: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

30 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / QUINTA-FEIRA / 08.03.18www.diariodominho.pt

PARA VENDA QUINTINHA com Casa para restauro

em Vila Verde

130.000 €

DESDE 172.000€(pronta)

DESDE 172.000€

NC NC

NCNC

75.000 €

P/ construçãode moradia geminada.Implante a sua moradia de sonho numa localização tranquila.

8963/17

PARCELA DE TERRENOC/ APROX. 588 M2

28.500 €

Inserida em terreno c/ aproxim.95,5 m2. Possui logradouro.Ótima oportunidade!!

8965/17

MORADIA T4P/ RECONSTRUÇÃODUME

77.000 €

C/ aprox. 152 m2. Possui cave, garagem e terraço c/ aprox.12 m2. Excelente oportunidade!Contacte-nos!

8968/17

LOJA COMERCIALNO CENTRO DA CIDADE

37.600 €

Constituído por cozinha, dispensa e varanda. Ótima localizaçãoe bons acessos.

8967/17

APARTAMENTO T2C/ APROX. 85 M2LOMAR – BRAGA

55.000 €

C/ 146 m2,em rua movimentada da cidade. Atualmente em obrasde reabilitação.

NC

ST2327/17

LOJA EM S. VICTORP/ RECUPERAR

78.000 €

Remodelado, c/ cozinha equipada, junto da segurança sociale com terraço.

NC

ST2386/17

APARTAMENTOT1

350.000 €

NC

ST2405/17

MORADIAEXCELENTE

60.000 €

Arborizado, com pinheirose eucaliptos.Bons acessoscom superfície plana e limpa.

ST2398/17

TERRENORÚSTICO NC

A 5 minutos do centro da cidade! C/ fácil acessoa vias rápidas!Marque a sua visita!

TEL. 253 254 081 | TLM. 918 022 389Rua do Taxa – S. Victor - Braga AMI: 7630

APARTAMENTO T2CIVIDADEÓtima Rentabilidade!!! OportunidadeRef. 013-2410

TERRENOREALP/construção em altura. 20 fracções habitacionais + 4 comércioRef. 013-2787

APARTAMENTO T3 FRAIÃOAr Condicionado; Aq. Central; Garagem Com Excelentes Áreas; (…)Imóvel de Requinte!

Ref. 013-2973 189.900 €

215.000 €

69.000 €

Page 31: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

08.03.18 / QUINTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 31 www.diariodominho.pt

R. MONSENHOR FERREIRA, 195 4710-407 S. VICTOR BRAGA – FRENTE AO CENTRO IBÉRICO DE NANOTECNOLOGIA

AM

I: 8

39

8

253 270 019 – 931 493 509WWW.MEDIVANTAGEM.COM

[email protected]

2780/F4

MORADIA NOVA LAMAÇÃES

Ar condicionado completo, aspiração central,cozinha mobilada, isolamentos em capoto.

CE: A+

rração central,s em capoto

€ 237.5002766/D4

T2 S. VICTOR

Remodelado, igual a novo, 5.º e último piso, ar condicionado e garagem individual fechada. Cozinha toda equipada

com eletrodomésticos. CE: E

2782/F4

T3 PRADO (NOVO)

€ 130.000T3 como novo, nunca foi habitado, com 2 lugares de garagem. Cozinha equipada

c/ todos os eletrodomésticos, incluindo frigorífi co americano.Terceiro e último andar, vistas fabulosas sobre a vila e o rio Cávado.

CE: B-

piso, ar condicionado nha toda equipada

T

€ 100.000 2781/F4

T3 BRAGAPARQUE

€ 150.000Renovado. Aquecimento central e lugar de garagem. Vai levar cozinha toda nova equipada com todos os electrodomésticos,

incluindo frigorífi co americano. CE: B

Praça do Condestável nº156 Loja 16 r/c (Edi� cio Eiff el)

Maximinos - BragaTe l . 253 041 727

[email protected]/braga

Com suite,cozinha mobilada

e equipada, logradouro com cerca de 600 m2,

e uma fantás� cachurrasqueira.Chave na mão.

AMI 10748

MORADIA GEMINADA T3 NOVA

Ref. 354€ 175.000

Page 32: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

17 168 9

BRAGA VIANA DO CASTELO

CHUVA MODERADA,PASSANDO A PERÍODOS DE CHUVA FRACA.

VENTO FRACO DE SUDOESTE.

QUINTA-FEIRA 08.MARÇO.2018

Assinaturas DMO Diário do Minho publica, diariamente, a edição impressa e digital do jornal.Qualquer uma delas requer uma assinatura independente.Faça a(s) sua(s) assinatura(s) através do nosso endereço eletrónico ou pelo telefone.Fique informado do que é, realmente, importante.

Inquérito DM online

CHUVA MODERADA, PASSANDO A PERÍODOSDE CHUVA FRACA. VENTO FRACO DE SUDOESTE,

TORNANDO-SE MODERADO DE SUDOESTE.www.diariodominho.pt/assinatura 253 609 460

Todas as semanas uma pergunta diferente.

Estas informações não dispensam a consulta da lista oficial.

TOTOLOTO +22 30 38 41 48 10

CHUVACHUVA

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboadeve “entrar” no Montepio?

.....................................................................................................................................................................................................................................

Comissão Europeia critica prevenção da corrupção em PortugalA Comissão Europeia critica os planos de prevenção da corrupção instituídos em Portugal, lamentando que não tenham sido adaptados a cada instituição nem se-jam monitorizados, num relatório divulgado no âm-bito pacote de inverno do semestre europeu.

Embora reconheça que Portugal continua a esfor-çar-se para melhorar as investigações a casos de cor-

rupção, lembrando mesmo que existem vários casos em julgamento, Bruxelas refere a falta de adapta-ção às caraterísticas de cada organização nos planos de prevenção de corrupção instituídos nas institui-ções públicas.

Além disso, refere, estes planos preventivos também não são monitorizados para perceber a sua eficácia.

Ainda assim, a Comissão Europeia admite que há al-guns esforços do Conselho de Prevenção da Corrupção e que alguns ministérios tentam melhorar a cultura de integridade nas instituições públicas.

Além disso, a Procuradoria-Geral da República tam-bém está a aumentar a cooperação com organismos de auditoria e controlo, diz Bruxelas.

Casa S. João de Deus encerra comemorações com exposição

Dados da Oficina do Peregrinoapontam cidade de Valençacomo terceiro ponto de partida

A Câmara de Valen-ça apontou ontem da-dos de fevereiro, da Oficina do Pe-regrino que fazem da cidade, a t r a -vessada pelo ca-minho p o r t u -guês para Santiago de Compostela, na Galiza, o terceiro pon-to de partida, no mun-do, para aquele per-curso religioso.

«Valença conquistou a terceira posição, em fevereiro, como pon-to de partida dos pere-grinos que chegaram a Santiago de Compos-tela. Sarria, no cami-nho francês, ocupa o primeiro lugar e o Por-

to, no caminho portu-guês, está na segunda posição», adiantou o

município em comunica-

do.S e -

gundo a q u e -la no-t a , o s

d a d o s da Ofici-

na do Pere-grino apontam

ainda para um «cres-cimento exponencial do Caminho Portu-guês», sendo que em fevereiro este per-curso representava já 31,55% do total de pe-regrinos que chegam a Santiago de Compos-tela, quando em 2017 eram apenas 18,81% e, em 2016, situavam-se nos 16,5%.

PROPRIEDADE, EDIÇÃO E PRODUÇÃO: Empresa do Diário do Minho, Lda. - Seminário Conciliar, 75%; Diocese de Braga, 25%; Rua de Santa Margarida, 4-A - 4710-306 Braga - Contribuinte n.º 504 443 135 - Telef. Geral: 253 609 460– Telef. Assinaturas: 253 609 463 – Telef. Publicidade: 253 609 462 Redação: 253 609 467; Fax: 253 609 469; 253 609 465 (Departamento Comercial) - E-mail: [email protected]; [email protected];[email protected] – site: www.diariodominho.pt. Gerência: Fernando Teixeira A. Monteiro, Manuel Azevedo de Oliveira. Diretor-Geral: Luís Carlos Fonseca. Diretor Financeiro: Pedro Botelho. Diretor: Damião A. Gonçalves Pereira (C. P. 2751),[email protected];[email protected]; Chefe Redação: Luísa Teresa Ribeiro (C. P. 3851), [email protected]; [email protected]; Coord. Desporto: José Eduardo (C. P. 2752), [email protected];Redação: Álvaro Magalhães (C. P. 3228), Ana Marques Pinheiro (C. P. 10613), Ana Rita Cunha (C. P. 9242), Carla Esteves (C. P. 5640), Francisco de Assis (C. P. 4587), Joaquim Martins Fernandes (C. P. 8472), Jorge Oliveira (C. P. 2753),José Carlos Ferreira (C. P. 3522), José Costa Lima (C. P. 9219), Luís Filipe Silva (C. P. 5772), Pedro Vieira da Silva (C. P. 4155), Rui de Lemos (C. P. 7747), Avelino Lima (fotógrafo, C. P. 3060); Secretárias da Redação: Clementina Silva, Helena Areosa;Colaboradores: Ana Pereira, Artur Soares, António Pedras, A. Sílvio Couto, Artur Gonçalves Fernandes, Carlos Nuno Vaz, Carlos Dias, Carlos Mangas, Cruz Pontes, Dário Pedroso, Dinis Salgado, Eduardo Tomás Alves, Fernando Parente,J. M. Gonçalves de Oliveira, Luís Covas, Manuel Cardoso, Paulo Fafe, Ricardo Rio, Silva Araújo, Tito de Morais. Agências noticiosas: Lusa, Zenit, Ecclesia. Depósito Legal: n.o 1688/83. Registo de Imprensa: n.o 100 308. Tiragem deste número: 8.500 ex.Impressão: Empresa do Diário do Minho, Lda. Telefone 253 303 170. Distribuição: Vasp e Vasp Premium.Estatuto Editorial: https://diariodominho.pt/estatuto-editorial

A Casa de SaúdeS. João de Deus en-cerra hoje as come-morações dos 90

anos da instituição. Pa-ra este último dia ficou reservada a inauguração da exposição de fotogra-fia "90 anos com Hospi-talidade", com a curado-ria do Museu de S. João de Deus.

A cerimónia está agen-dada para as 13h00 e é presidida pelo bispo au-xiliar da Arquidiocese de Braga, D. Francisco Senra Coelho, e ainda pela vice--presidente da autarquia de Barcelos, Armandina Saleiro. A exposição esta-rá patente ao público no edifício central da Casa, das 9h00 às 19h00, até ao próximo dia 31 de maio.

 A mostra é composta por 54 imagens, escolhi-das cuidadosamente entre as centenas que compõem o espólio fotográfico da Instituição.

«Foi um trabalho difí-cil, pois é bastante com-plexo selecionar somente 54 imagens de uma panó-plia tão grande de mo-mentos importantes e personalidades relevan-te da nossa Casa», referiu a diretora, Isabel Bragança.

Entre estes retratos se-lecionados pode contem-plar-se o dia a dia vivi-do dentro dos edifícios e também no seu exterior, as figuras que mais mar-caram a História da Casa, as atividades com os uten-tes, pormenores de arqui-tetura dos vários edifícios,

entre outras. Ao longo de um ano,

a Casa de Saúde apresen-tou um calendário exten-so de atividades onde se incluíram debates, fóruns, convidou especialistas de relevo na sua área de atua-ção, organizou atividades lúdicas com os utentes, celebrou cerimónias re-ligiosas ligadas a S. João de Deus, entre outros mo-mentos marcantes.

A programação teve como objetivo transver-sal celebrar e partilhar a Hospitalidade vivida nes-ta Instituição, que ao lon-go das nove décadas de existência pautou a sua intervenção por uma grande dedicação àque-les que mais necessitam de cuidados.

DR

# pela primeira vez

RUI RIOREÚNE-SE

HOJECOM DEPUTADOS

DO PSD

O presidente do PSD reú-ne-se hoje pela primei-ra vez com o grupo par-lamentar, duas semanas após a eleição de Fer-nando Negrão e quase três depois de Rui Rio ter sido confirmado em Congresso.

A reunião está marcada para as 11h00 na Sala do Senado da Assembleia da República, como habitual-mente, de acordo com a convocatória enviada aos deputados.

Fernando Negrão foi eleito líder parlamentar do PSD a 21 de fevereiro, com menos de 40% dos votos, correspondentes a 35 votos a favor, 32 bran-cos e 21 nulos.

Negrão foi o único can-didato à sucessão de Hu-go Soares, que convo-cou eleições antecipadas para a liderança parla-mentar depois de o no-vo presidente do PSD lhe ter transmitido a vontade de trabalhar com outra di-reção de bancada.

Esta reunião acontece-rá depois de estabilizada, como defendeu Rui Rio, a direção parlamentar dos sociais-democratas, e de eleitos os coordenadores e vice-coordenadores do PSD nas comissões.

Redação/Lusa

Detido em Bragapor recusar teste de álcool

A PSP deteve terça-fei-ra, na Rua Padre Ar-mando Lira, na cidade de Braga, um cidadão com 51 anos de ida-de, por desobediên-cia. Segundo aquela força policial, o mes-mo indíviduo recusou-

-se a efetuar o teste de álcool.

O detido foi notifi-cado para comparecer ontem, nos Serviços do Ministério Público junto do Tribunal Ju-dicial da Comarca de Braga.

Page 33: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

QUINTA-FEIRA • 08 DE MARÇO DE 2018

Diário do MinhoEste suplemento faz parte da edição n.º 31694 de 08 de Março de 2018, do jornal Diário do Minho, não podendo ser vendido separadamente.

p. 4-5

Pobreza, exclusão social e desigualdades: breve revisitação de conceitos e alguns dados sobre Portugal

manuel carlos silvaartigo de opinião

Sociólogo e professor universitário Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da universidade do minho

Page 34: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

2 INTERNACIONAL IGREJA VIVA

Papa francisco institui memória de Maria no calendário litúrgico

O Papa Francisco publicou um decreto que determina a inscrição da Memória da “Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja” no Calendário Romano Geral. A Memória será celebrada na segunda- -feira depois do Pentecostes, este ano a 21 de Maio. “Esta celebração ajudará a lembrar que a vida cristã, para crescer, deve ser ancorada no mistério da Cruz, na oblação de Cristo no convite eucarístico e na Virgem, Mãe do Redentor e dos redimidos”, é possível ler no decreto assinado pelo Prefeito do Dicastério, o cardeal Robert Sarah.

escuteira portuguesa é porta-voz de 10 milhões de raparigas

A escuteira portuguesa Inês Gonçalves, de 22 anos, foi seleccionada pela Associação Mundial das Guias e das Escuteiras, organismo a que pertence em Portugal, para integrar uma delegação da associação na 62ª Comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Estatuto da Mulher, onde foi escolhida como porta-voz de 10 milhões de raparigas. O encontro acontece durante este mês, na sede da ONU, e é o maior evento mundial sobre os direitos e oportunidades das mulheres.

papa paulo VI e óscar romero: os novos santos da igreja

O Papa Paulo VI e Óscar Romero, conhecido como “bispo dos pobres”, vão ser santos. De acordo com o anúncio feito pela Santa Sé, ontem, 7 de Março, o Papa Francisco já autorizou a Congregação das Causas dos Santos a promulgar os decretos que reconhecem os milagres atribuídos aos dois beatos. Em Junho de 1963, Giovanni Battista Montini foi eleito Papa. Foi o primeiro Pontífice a fazer viagens internacionais, uma delas a Fátima. Óscar Romero nasceu em El Salvador, em 1917, e foi assassinado em Março de 1980.

dR DR

PAPA FRANCISCO@pontifex_pt

6 de Março de 2018Aprendamos a reconhecer que o que deixa no nosso coração uma boa e duradoura marca é porque vem de Deus.

4 de Março de 2018Quando nos encontramos no Senhor, pontualmente chegam as surpresas de Deus.

D. JORGE ORTIGA@djorgeortiga

5 de Março de 2018Agradeço a todos os que, ao longo deste dia, me enviaram mensagens de felicitações. É bom sentir a vossa presença e afecto.Rezem por mim que eu rezo por cada um de vós.

dr

IGREJA UNIVERSAL

Várias vezes, nos anos de 1959 e 1960, João XXIII apelidou desta forma Nossa Senhora. Paulo VI, no final da segunda sessão dos trabalhos conciliares, manifestou esperança em chegar-se a tal proclamação. Em sessões anteriores do Concílio Vaticano II tinha sido discutida a promulgação em separado de um esquema dedicado a Nossa Senhora ou a respectiva inclusão num capítulo mariológico do esquema De Ecclesia. Tinha prevalecido a posição dos bispos alemães e austríacos, que pediram ao teólogo Karl Rahner para preparar um estudo sobre o assunto.De acordo com Rahner, o texto da Comissão Preparatória, intitulado Sobre a Santíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja, representava “fonte de grande preocupação” e “teria resultado num dano inimaginável, do ponto de vista ecuménico, tanto no que dizia respeito aos orientais, tanto no que se referia aos protestantes”. O esquema tinha sido reduzido para se tornar um capítulo da Constituição sobre a Igreja, mas a proposta foi aprovada por apenas 17

Mãe da Igreja, aquela proclamação surpresa de Paulo VI

andrea torniellivaticanista

e a Virgem fosse proclamada “Mãe da Igreja” ou “Mãe dos povos”. Paulo VI solicitou à Comissão doutrinal o estudo da questão e o parecer contrário que esta devolveu foi exclusivamente ligado a razões de “conveniência ecuménica”.“O Cardeal Ottaviani comunicou ao secretário Felici a decisão da Comissão”, lembrava D. Vincenzo

Carbone, “explicando que o voto negativo fora motivado por razões pastorais, psicológicas e ecuménicas”. O órgão doutrinário tinha, no entanto, reconhecido que o título poderia ser teologicamente permitido. Ao ser informado da decisão da Comissão, o Papa Paulo VI comentou: “Sinto muito, mas paciência”.A maioria dos padres conciliares, tal como está documentado e é visível pelas intervenções e petições apresentadas na sessão, não era contrária à proclamação. Inesperadamente e por iniciativa própria, o Papa afirmou durante o discurso de encerramento da terceira sessão do Concílio: “Para a glória da Virgem e para o nosso conforto, proclamamos Maria Santíssima, Mãe da Igreja”. A assembleia do clero irrompeu em aplausos.Não faltaram, no entanto, as críticas, mesmo algumas pesadas, contra a iniciativa papal. Jean Guitton, o filósofo amigo de Paulo VI, presente na Basílica, escreveu que o gesto de Paulo VI parecia o de “um anfitrião que deixa embaraçados os seus convidados”. Os convidados, neste caso, eram os observadores não-católicos. “A decisão do Papa não foi apressada, nem súbita. Ela amadureceu após cuidadosa consideração sobre o debate, longa reflexão e consulta”, lembrou D. Carbone.

votos (1.114 a favor, 1.097 contra): no título do capítulo tinham desaparecido, portanto, as palavras “Mãe da Igreja”.A 4 de Setembro de 1964, o cardeal Stefan Wyszynski, primaz da Polónia, em nome do episcopado do seu país, enviou ao Papa uma petição para que fosse renovada a consagração do género humano ao Coração Imaculado de Maria

Page 35: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

3IGREJA VIVADiário do Minho QUINTA-FEIRA, 08 DE MARÇO DE 2018

filipa neves e josé cunha noivos

É sempre difícil dar um testemunho sobre algo que no início não nos dizia nada, mas que no final nos disse muito. Este é o nosso testemunho. Um casal de noivos que, como outros casais, se questionou acerca da verdadeira utilidade de um CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio). Bem, quando dizemos “questionou”, temos de referir que o meu noivo é que se questionou! Ele colocou entraves do género “não vou lá aprender nada”, ou então, a rir: “Olha, queres ver que o CPM é que vai fazer com que as relações durem...”.

Ele teve uma postura um pouco mais retraída. Eu, com uma mente mais aberta e mais predisposta a explorar novas experiências, incentivei, pois sentia que seria bom enquanto casal participarmos num evento deste género e que, se não fizesse bem, com certeza mal também não iria fazer.A verdade é que na primeira sessão do CPM as ideias que foram pré- -concebidas ao longo de algum tempo foram desaparecendo. A minha noiva dirigia-me um olhar que eu bem conheço e que dizia: “Estás a ver? Diz lá que isto vai ser chato…”. Agradou-nos bastante a postura dos casais animadores, casais de faixas etárias diversificadas e com diferentes experiências de vida. Um registo descontraído de todo o evento fez com que as pessoas se sentissem realmente bem. Na parte final de cada encontro o sacerdote partilhava connosco algo sobre os temas abordados. Esta parte foi, a nosso ver, interessante porque achamos que todos os noivos presentes pensaram algo do género: “Muito bem, mas que pode perceber um padre sobre a vivência do casamento?”. Pois bem, vamos confidenciar-vos algo totalmente inesperado: um padre pode não saber o que são os meandros de

um casamento, mas pode falar durante horas sobre o que realmente nos pode levar a um casamento feliz: o amor. É incrível o que podemos aprender sobre o amor, respeito e compreensão no casamento com um padre!Para nós, a verdadeira vitória de todos os organizadores do CPM, (deixamos aqui um agradecimento especial ao nosso casal animador Filomena e Mário), foi o facto de no segundo encontro já não irmos com o sentido de obrigação, mas sim com o prazer e a vontade de nos reencontrarmos. O noivo, que se sentiu “obrigado” a ir ao primeiro encontro no Sábado…correspondeu de forma natural aos Sábados que se seguiram.Os temas abordados nos seis encontros surpreenderam-nos bastante. Temas

muito actuais que podem gerar controvérsia e que foram discutidos no seio do grupo. Foi interessante ver a forma como cada casal analisava as questões propostas! Mais importante ainda é o reconhecimento da importância de respeitarmos a opinião dos demais, pois não há respostas de sentido único! É importante que o CPM tenha várias sessões e

não apenas uma ou duas. Dizemos isto porque quando existe mais tempo de partilha e convívio, apercebemo- -nos que os casais pensam de formas diferentes uns dos outros, sem que isso signifique que uns estão errados e outros certos. Podem existir dois caminhos para se chegar a um fim comum. Experiência bastante enriquecedora. Gostámos bastante dos casais com quem nos cruzamos e se existirem mais contactos (certamente existirão) poderemos ter criado um bom grupo para crescermos… e convivermos.Podemos dizer-vos, com a experiência que vivenciamos, que frequentar o CPM não nos vai garantir um casamento perfeito, não vai impedir as discussões em casal, nem mesmo impedir que as pedras apareçam no nosso caminho. Mas cabe-nos, enquanto casal, saber extrair o que de bom foi partilhado, através dos exemplos que nos foram dados, e aplicá-los na nossa vida.Em jeito de brincadeira, dizemos que o CPM é um “abre olhos”. Abre os olhos para o que de bom a vida tem! A felicidade encontra-se nas nossas atitudes e na nossa capacidade de abertura ao outro…e aos outros.

cpm.. um caminho que nos desafia

Ao partirmos em missão, somos convidados a agir no amor de Deus, a viver e a ser testemunho da Sua esperança e bondade. A missão desperta-nos para a importância de acolher a beleza da humanidade, as pessoas, e leva-nos a um encontro onde ousamos sentir o pulsar de um povo que nos acolhe na alegria. Seja em terras longínquas, exóticas, seja na nossa comunidade paroquial, o compromisso missionário aparece sempre ligado ao reconhecimento da dignidade da pessoa humana. Essa dignidade não é algo que se possa adquirir. É nossa, pertence-nos e ninguém tem o direito de a retirar ou comprimir.O Papa Francisco, na sua viagem ao Chile, em Janeiro último, encontrou--se com cerca de 500 reclusas do Estabelecimento Prisional de Santiago, na capital do país, onde afirmava que a privação de liberdade não deve significar a privação da dignidade. Como ninguém deve ficar privado dela, pediu-nos igualmente para cuidar e acariciar cada pessoa.A missão, enquanto serviço às pessoas e à sua dignidade intrínseca, acalenta o sonho de que é possível transformar o mundo, no respeito, solidariedade e na fraternidade. Esse partir mostra-nos rostos que nos transformam e nos motivam a sermos cada vez mais fortes e comprometidos. Muitos deles são de mulheres: grandes testemunhos de enormes corações, que lutam, dia após dia, por um futuro melhor.Conheci a mãe Laurinda quando passei o mês de Agosto, em 2008, no Chinguar, bem no seio do planalto central de Angola. Era uma verdadeira mãe africana: dos seus filhos, mas também de uma aldeia inteira. Cozinheira na missão do Chinguar, cumpria as restantes tarefas com um belo sorriso no rosto e uma bondade, de imediato, visível. Sempre pronta para ajudar quem precisasse, a mãe Laurinda tinha sempre uma receita à mão perante alguma dificuldade. “Tudo passa”, repetia.

Missão, mulheres e dignidade humana

marta oliveiracentro missionário arquidiocesano de braga (cmab)

Em 2014, rumei à Guiné-Bissau, onde conheci duas angélicas. Também cozinheiras, ambas recebiam as pessoas com enorme simplicidade. Apercebi-me da sua entrega à missão à medida que as conhecia nas tarefas e nas partilhas do dia-a-dia: mulheres determinadas em aprender sempre mais, para terem o que partilhar com as suas famílias e comunidades.Da Guiné, guardo igualmente no meu coração, com alegria e ternura, o testemunho da Irmã Sílvia. O olhar dela transparecia humanidade, numa comunidade em que a palavra “irmã” era dita tantas vezes por tantas crianças, sempre com a certeza de que seriam acolhidas com imenso amor. Com a Irmã Sílvia, senti a grandeza de se ser instrumento de Deus, para semear alegria no rosto do outro e ser-se construtor de um mundo de esperança.Duas destas mulheres lutadoras que encontrei já morreram: a mãe Laurinda, em Fevereiro de 2009, e uma das angélicas, a Novembro de 2016. Ambas marcaram as suas comunidades pelo serviço ao próximo: viveram como mulheres africanas, mulheres missionárias, comprometidas com a defesa e o respeito dos valores humanos, acalentando o sonho de que é possível transformar o mundo num lugar melhor para todos.

filipa

corr

eia |

dacs

Page 36: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

4 ARTIGO DE OPINIÃO IGREJA VIVA

Apesar de arautos do atual sistema capitalista proclamarem repetidamente estarmos perante uma sociedade democrática e de igualdade de oportunidades, solidária e de bem- -estar, a existência da pobreza não é apanágio apenas do chamado Terceiro Mundo, mas está bem presente quer nos Estados Unidos com cerca de 45 milhões de pobres, quer na própria União Europeia (UE) com cerca de 85 milhões. Mais, dada a carga recriminatória de atribuição da pobreza a países centrais que se ufanavam da sua “sociedade da abundância”, eis que os mesmos arautos, confrontados com a contradição entre os discursos encomiásticos ao sistema e a realidade crua e cruel da pobreza, abandonaram gradualmente o conceito de pobreza para introduzir o conceito mais polissémico e ambíguo de exclusão social, reivindicando a originalidade do modelo social europeu de inclusão social e empoderamento, conceitos aliás criados pelos clássicos da Sociologia. Analisando a pobreza na esteira de Amartia Sen (1999.24 ss) em Desenvolvimento como Liberdade, relevam três eixos centrais: (i) o de subsistência, (ii) o de desigualdade e (iii) o de externalidade. Se o primeiro eixo remete descritivamente para um mínimo nutricional vital necessário à sobrevivência físico-biológica dos seres humanos, abaixo do qual está em causa a vida humana, o segundo é estrutural e relacional, não podendo

falar-se de pobreza e de pobres sem se falar de riqueza e de ricos, ou, melhor, de acumulação de capital, gerador de pobreza. O conceito de exclusão social, como o de solidariedade, apresenta contextualizações, interpretações e alcances práticos diferentes conforme a tradição sociológica ou concepção doutrinária política em que cada um se insere. Se a perspetiva durkheimiana define a exclusão social como perda do laço socio-moral e resultaria da anomia social devido à divisão forçada do trabalho e à supremacia da densidade material ou económica sobre a densidade moral, já para a abordagem simmeliana ela seria efeito de processos de clivagem/exclusão de forâneos por autóctones e para a weberiana proviria ora de formas de competição nos diversos tipos de mercado, ora de fechamento social de certos grupos que monopolizam ou restringem o acesso a determinados bens, funções e saberes, recursos e recompensas em detrimento de outros. Por sua vez, para a abordagem interacionista simbólica a exclusão social derivaria de processos de rotulagem, discriminação ou marginalização social dos indivíduos ditos desviantes por parte da sociedade, dos “normais”, sobretudo os “empreiteiros da moral”. Por fim, para a visão marxista a exclusão social, sendo resultante da desigualdade estrutural assente na contradição entre o carácter social da produção e a apropriação

privada do produto pelas diversas frações do capital, abrangeria não só os grupos sociais mais vulnerabilizados e pobres, mas também os assalariados dependentes.Mesmo que ambíguo e polissémico, o conceito de exclusão social situa--se nos antípodas do de cidadania e implica não inclusão, não-inserção e/ou não integração no acesso e gozo de determinados direitos (cívico-políticos, culturais e socio-económicos), podendo distinguir-se quatro tipos de exclusão: (i) económica, enquanto privação de recursos em função da subsistência (insatisfação das necessidades básicas, desemprego ou emprego precário, nulo ou baixo rendimento, ausência e/ou baixo nível de escolaridade, falta de habitação e/ou precária), afetando subsídio-dependentes, pessoas sem

abrigo ou moradores de bairros degradados, famílias monoparentais; (ii) social, enquanto perda ou diminuição de relações sociais (idosos, deficientes, doentes crónicos); (iii) cultural- -simbólica, enquanto manifestação de formas de discriminação, estigmatização ou segregação de grupos minoritários (toxicodependentes, alcoólicos, [ex]reclusos, prostitutas, minorias étnicas e religiosas); (iv) política, com forte diminuição ou até destituição quanto à participação e capacidade de decisão nos mecanismos e nas esferas do poder. Por fim, o conceito de desigualdade social – preferível ao de exclusão – pressupõe a apropriação ou usurpação privada de bens, recursos e recompensas, implicando concorrência e luta em relação à posse e distribuição dos mesmos. Um eixo marcante da sociedade portuguesa, salientado por vários especialistas (1), é o considerável grau de pobreza que a diferencia, por um lado, do maior volume de pobreza presente nos países do Terceiro Mundo, e, por outro, da situação dos países ditos desenvolvidos do centro. Em 1996 Portugal era o país da União Europeia com o mais elevado índice de desigualdade na distribuição dos rendimentos: 39% vs 23% na Dinamarca e vs 31% na média europeia, mantendo-se ainda elevada em 2009 e 2015, respetivamente 33.9% vs 30,5% e 34% vs 31%, sendo um dos países mais desiguais e um dos seis países na

manuel carlos silva*Sociólogo e professor universitárioCentro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.Nova_UnivMinho)

Pobreza, exclusão social e desigualdades: breve revisitação de conceitos e alguns dados sobre Portugal

As políticas sociais, embora aliviem aspetos mais dramáticos de situações de pobreza, não resolvem as desigualdades estruturais na sociedade.

Page 37: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

5ARTIGO DE OPINIÃOIGREJA VIVADiário do Minho QUINTA-FEIRA, 08 DE MARÇO DE 2018

origina angústias e desestruturações sociais entre os desempregados. Portugal tem conhecido um agravamento do fenómeno, passando de 4% em 1974 para 10.4% em 1985 e, salvo uma descida para 4.8% em 1991, viria a subir novamente para 8.3% em 1994, descendo para 5% em 2002 para voltar a subir exponencialmente: 7.6% em 2005, 10,8% em 2010 e 16,2% em 2013, conhecendo todavia uma gradual descida desde 2014 até 2017 com 8.9% já com o governo PS apoiado pelo BE, PCP e PEV (não obstante o aumento do desemprego de longa duração: 27.9% em 1991, 41.5% em 1996, 47% em 2001, 53,1% em 2011, 59% em 2017). Ao desemprego acresce uma elevada taxa de contratos precários a termo certo que se elevam a 22% (3). Relativamente à habitação, se graças à autoconstrução, aforro e crédito à habitação triplicou desde 1974 o número famílias com casa própria, ainda que muitas endividadas ou insolventes,

não é possível obnubilar, sobretudo nas grandes e médias cidades dezenas de milhares famílias em barracas e alojamentos precários, sem condições sanitárias e higiénicas mínimas nem redes de abastecimento de água, com crescentes fenómenos de gentrificação, segregação e ostracização de famílias mais pobres para fora da cidade.No que concerne a saúde e bem-estar, se importa salientar a conquista e consolidação do serviço nacional de saúde com base no princípio da universalidade e avanços na descida da mortalidade infantil (2.9%o vs UE com 3.6%o em 2016) e no aumento da esperança de vida (80 anos vs 80.6 na UE), verifica-se ser a saúde cada vez mais objeto de negócio lucrativo através de parcerias público-privadas, os serviços e profissionais de saúde estarem mais concentrados nas médias e grandes cidades em detrimento do interior urbano e sobretudo rural.

Em termos de educação, sendo de relevar os progressos em termos quantitativos e até qualitativos (descida do analfabetismo e do abandono escolar, alargamento da rede pré-escolar e da escolaridade no ciclo básico, secundário e ensino superior), também aqui persistem défices e mesmo desigualdades: 5% de analfabetismo, 14% de abandono escolar, 88% de pre-escolarização vs países com 100%. A par de alguma ascensão social de filhos das classes populares, mantém-se a reprodução das desigualdades dentro e fora da escola por estratégias de distinção de classes dominantes e aplicação de racionalidades educativas homogéneas e monoculturais a populações social e cultural heterogéneas. Por fim, correlacionando a escolaridade com a pobreza constatamos que quanto mais baixo for o nível de escolaridade maior o risco de pobreza (19% em pessoas com 9 ou menos anos vs 8% com o ensino

secundário e 3% com ensino superior) (Carmo et al, 2010:18ss). Concluindo, praticamente todos os agentes institucionais e partidários são defensores da erradicação da pobreza, mas não se entendem nem nos diagnósticos nem nas propostas e soluções. A conceção conservadora e assistencialista tem um carácter restaurador e reprodutor das relações paternalistas e patrocinais de “protetores” e “beneméritos” face aos pobres “assistidos”. A visão (neo)liberal, pugnando por um Estado mínimo no quadro da lei da oferta e procura no mercado de trabalho, perspetiva as políticas sociais como incitadoras à preguiça e à marginalidade de pobres subsídio-dependentes. Uma certa visão marxista ortodoxa, procurando mostrar a incongruência entre as liberdades formais e a falta de garantias dos direitos económicos e sociais, tende a encarar o Estado e seus agentes como cúmplices

das classes dominantes no sentido de anestesiar os explorados e a anular-lhes o potencial revolucionário. Se face à primeira e segunda conceções presidem interesses de classes dominantes e à terceira um desvio dogmático pseudomarxista, importa todavia sublinhar que são justamente as políticas neoliberais desreguladoras que reproduzem as desigualdades sociais. As políticas sociais, embora aliviem aspetos mais dramáticos de situações de pobreza, não resolvem as desigualdades estruturais na sociedade. No entanto, tais políticas sociais deverão ser defendidas e ampliadas na medida em que são conquistas resultantes das lutas sociais travadas pelos movimentos sindicais e outros. E, nesta base, embora por razões diferentes, podem confluir numa plataforma teóricos e organizações inspiradas quer numa abordagem neo-institucional social--------democrata, quer numa perspectiva (neo)marxista de graduais melhorias mas num horizonte de emancipação social.

UE com maior incidência de pobreza (22% em 1996, 18% em 2007, 19,6% em 2011, 19,5% em 2015, 19% em 2016) e com índices maiores de privação material (22,5% vs 17,5% na UE27). O fosso entre 10% mais ricos e os 10% mais pobres passou de 7.8 vezes em 1980 para 9.2 em 1995, possuindo os primeiros um rendimento maior que o dos 50% mais pobres (27,6% vs 26,8%); e, embora reduzindo, ainda em 2015 o rendimento familiar disponível entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres era 6 vezes superior (vs 5,2 da média na UE). Quanto a grupos etários, a pobreza incidia e incide mais não só sobre idosos (21% vs 16% UE27) e sobre jovens e crianças, com índice calculado em 24,1% vs 20,8% na UE (2). Considerando o índice de paridade de poder de compra na UE, constatamos uma escala que vai de 25,5% para a Albânia a 276,2% para o Luxemburgo, situando-se Portugal em 77,3%. No país, tomando a incidência da pobreza por regiões, enquanto Algarve, Lisboa-Vale do Tejo e Alentejo apresentam com índices de pobreza inferiores à média nacional de 0,173 (respetivamente 0,147, 0,158 e 0,158), as restantes detêm taxas superiores: Norte com 0,176, Madeira com 0,188, Centro com 0,189 e Açores com 0,203 (Rodrigues et al, 2012:45).Um outro indicador gerador de pobreza é o desemprego. Sendo o trabalho percebido como um bem valorizado, o desemprego é uma forma de degradação e exclusão social, na medida em que

Quanto mais baixo for o nível de escolaridade maior o risco de pobreza (19% em pessoas com 9 ou menos anos vs. 8% com o ensino secundário e 3% com ensino superior)

Sendo o trabalho percebido como um bem valorizado, o desemprego é uma forma de degradação e exclusão social

(1) Cf. entre outros, A.B. da Costa et al. (1985) A Pobreza em Portugal, Lisboa: Caritas, J.F.Almeida et al. (1992), Exclusão social. Factores e tipos de pobreza em Portugal, Oeiras: Celta, L. Capucha (1998), “Pobreza, exclusão social e marginalidades” in J.M.L. Viegas e A. F. Costa (orgs), Portugal, que modernidade?:245-283, Oeiras:Celta, R. Carmo et al. (2010), Desigualdades Sociais 2010, Lisboa: Editora Mundos Sociais, C.F. Rodrigues et al. (2012) Desigualdade económica em Portugal, Lisboa: FFMS. (2) Cf. Eurostat, INE, Pordata 2009 e 2015, L.Barreiros (1996), Inquérito do Eurostat, L. Capucha (1998:215ss), C.F. Rodrigues et al, 2012:48,75, idem, M.Sarmento e F.Veiga (2011), Pobreza Infantil. Realidades, Desafios, Propostas, Húmus: V.N. Famalicão, A. B.Costa et al (2012), M:C.Silva (2013), “Pobreza, exclusão e desigualdade” in R. Varela (org) A Segurança Social é sustentável, Lisboa: Bertrand. Se consideramos os 5% mais ricos com 16,2% de riqueza vs 1,1% ganho pelos 5% mais pobres, os primeiros auferem 14,4 vezes mais do que os segundos (Rodrigues et al. 2012:29, idem).(3) A. Barreto et al. (1996) A situação Social em Portugal, 1960-1995, Lisboa:ICS, L.Capucha (1998), idem, INE e Pordata, 1985-2012.F. Diogo et al (2015) Pobreza em Portugal: contextos, transformações e estudos V.N.Famalicão: Húmus.

* O autor escreve segundo o Novo Acordo Ortográfico

Page 38: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

6 LITURGIA IGREJA VIVA

V domingoquaresma

CONCRETIZAÇÃO: Neste tempo da Quaresma, queremos percorrer um caminho interior para “libertar” os pesos que bloqueiam o nosso caminhar (interior). Para traduzir este caminhar, propõe-se que, aos pés da cruz de cor roxa (ou revestida com um pano roxo), se coloque a caixa de sapatos, pintada de cor roxa, com a expressão “EGOÍSMO”.

Sugestão de cânticos— Entrada: Deus, vinde em meu auxílio, F. Silva (NRMS 53 | IC, p. 75)— pre.penitencial: Irmãos, convertei, P. Lécot— apres. dons: Espero em Deus: Ele ouviu, M. Carvalho (NRMS 105 | IC, p. 216)— Comunhão: Se alguém quiser seguir-Me, C. Silva — Final: Ó Cruz bendita, M. Borda (NRMS 43 | IC, p. 231)

Eucologia— Orações presidenciais: Orações próprias do V Domingo da Quaresma.— prefácio e Oração Eucarística: Oração Eucarística I das Missas da Reconciliação com prefácio próprio.

Viver na EsperançaTodos os dias somos desafiados mais ou menos intencionalmente a tomar decisões e a fazer escolhas. Todos os dias morremos para umas escolhas e vivemos para outras. Durante esta semana, optaremos por “morrer” para escolhas egoístas, sobretudo aquelas que arrebatam toda a nossa atenção, como o uso do telemóvel, e nessas horas levantaremos o nosso olhar e o trabalho das nossas mãos para quem está mais próximo, seja a mãe que cozinha ou limpa, o pai que trabalha no campo ou no quintal, o irmão que brinca ou joga sozinho, o avô ou a avó que precisa de ser ouvido, o vizinho que não tem amigos ou vive sempre fechado em si mesmo, o desconhecido que nunca recebe um “bom dia”, a pessoa mais idosa que precisa de quem a ajude a caminhar, a comer ou a beber...

“E QUANDO EU FOR ELEVADO DA TERRA, ATRAIREI TODOS A MIM”

LITURGIA da palavra

LEITURA I Jer 31, 31-34Leitura do Livro de JeremiasDias virão, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma aliança nova. Não será como a aliança que firmei com os seus pais, no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egipto, aliança que eles violaram, embora Eu tivesse domínio sobre eles, diz o Senhor. Esta é a aliança que estabelecerei com a casa de Israel, naqueles dias, diz o Senhor: Hei-de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Já não terão de se instruir uns aos outros, nem de dizer cada um a seu irmão: “Aprendei a conhecer o Senhor”. Todos eles Me conhecerão, desde o maior ao mais pequeno, diz o Senhor. Porque vou perdoar os seus pecados e não mais recordarei as suas faltas.

salmo responsorial Salmo 50 (51)Refrão: Dai-me, Senhor, um coração puro.

LEITURA II Hebr 5, 7-9 Leitura da Epístola aos Hebreus Nos dias da sua vida mortal, Cristo dirigiu preces e súplicas, com grandes clamores e lágrimas, Àquele que O podia livrar da morte e foi atendido por causa da sua piedade. Apesar de ser Filho, aprendeu a obediência no sofrimento e, tendo atingido a sua plenitude, tornou-Se para todos os que Lhe obedecem causa de salvação eterna.

EVANGELHO Jo 12, 20-33 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São JoãoNaquele tempo, alguns gregos que tinham vindo a Jerusalém para adorar nos dias da festa, foram ter com Filipe, de Betsaida da Galileia, e fizeram-lhe este pedido: “Senhor, nós queríamos ver Jesus”. Filipe foi dizê-lo a André; e então André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de dizer? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome”. Veio então do Céu uma voz que dizia: “Já O glorifiquei e tornarei a glorificá-l’O”. A multidão que estava presente e ouvira dizia ter sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um Anjo que Lhe falou”. Disse Jesus: “Não foi por minha causa que esta voz se fez ouvir; foi por vossa causa. Chegou a hora em que este mundo vai ser julgado. Chegou a hora em que vai ser expulso o príncipe deste mundo. E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim”. Falava deste modo, para indicar de que morte ia morrer.

itinerário ATITUDE: Libertar

Page 39: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

7LITURGIAIGREJA VIVADiário do Minho QUINTA-FEIRA, 08 DE MARÇO DE 2018

elementos celebrativos a destacar

DESPERTAR A ESPERANÇA[Introdução ao espírito celebrativo]

Todos nós queremos ter razão. Dificilmente abdicamos das nossas vontades e também não estamos habituados a perder. A Quaresma vem, uma vez mais, recordar-nos que nem sempre existe dentro de nós a solidariedade necessária para que o outro viva, para que haja vida à nossa volta. O grão de trigo que sabe morrer, que sabe amar, alerta-nos que a caminhada cristã não é compatível com o “orgulhosamente só” que se reflecte em tantas atitudes e comportamentos nossos. Morrer para o secundário da vida é garantia de que podemos deixar que o nosso irmão consiga viver com o essencial.

ENRAIZAR A ESPERANÇA[Dinâmica própria do Tempo Litúrgico]

1. Preparação Penitencial[Admonição] Quem quer ir mais rápido vai sozinho, mas quem quer chegar mais longe caminha com o outro. Este é um princípio certeiro que nos recorda que o caminho de Jesus insere-nos na beleza e na exigência de uma comunidade. O espírito de Igreja desafia a uma constante conjugação de carismas, vontades e saberes. Viver na lógica da reciprocidade de dons é a garantia de que recebemos muito mais do que aquilo que damos. Já na recta final desta caminhada penitencial, somos chamados a renunciar à lepra do egoísmo que, a seu tempo, nos isola e empobrece. Quando sabemos morrer para alguns dos nossos apetites e vontades, para o que é supérfluo e secundário, estamos a dar oportunidade para que o outro, nosso irmão, nasça de novo.

Após a admonição, colocar uma caixa de sapatos, de cor roxa, junto da cruz, com a respectiva palavra que identifica o peso/pecado, enquanto se entoa um cântico apropriado. Guardam-se alguns momentos de silêncio. De seguida, o sacerdote diz: “Em verdade, confessemo-nos pecadores – Confesso...”. Depois continua:

V/ Senhor, tende piedade de nós.R/ Senhor, tende piedade de nós.V/ Cristo, tende piedade de nós.R/ Cristo, tende piedade de nós.V/ Senhor, tende piedade de nós.R/ Senhor, tende piedade de nós.

2. Proclamação da Palavra[Primeira Leitura] Na preparação da leitura, deve ter em consideração que pode usar a expressão “diz o Senhor”, repetida três vezes, como divisão e motivo para uma pausa mais alongada.[Segunda Leitura] Uma passagem curta, que deve ser lida pausadamente para que o ouvinte tenha tempo de escutar bem a principal mensagem. Sublinhe-se com algum ênfase a última expressão: “tornou-Se para todos os que Lhe obedecem causa de salvação eterna.”

3. Momento Pós-ComunhãoRezar o poema “Há um Reino semeado nos campos do mundo”, sugerido na caminhada “Passos de Esperança”.

PARTILHAR A ESPERANÇA[Indicações para a reflexão partilhada na homilia]

. Uma vez chegados a Jerusalém, somos confrontados com o distintivo fundamental do cristão, a necessidade de se encontrar com Jesus. O caminho de libertação, trilhado ao longo do tempo da Quaresma, faz com que abandonemos tudo aquilo que obscurece o nosso olhar e nos impede de ver o Mestre, que se faz presente na atitude de cada discípulo, a exemplo de Filipe e André, e na manifestação de fé de cada comunidade. (...)

Fazei-me justiça, meu Deus, defendei a minha causa contra a gente sem piedade, livrai-me do homem desleal e perverso. Vós sois o meu refúgio. Salmo 42, 1-2

O Quinto Domingo da Quaresma (Ano B) ajuda-nos a perceber o significado da morte salvadora de Jesus Cristo. Ele, por amor, dá a vida, ainda que tenha de atravessar o sofrimento e a morte. Nele se percebe que a “justiça” de Deus se revela de forma paradoxal. Mas Deus jamais deixa de ser defesa e refúgio para os que são fiéis à sua vontade. Com Jesus Cristo aprendemos, nas suas palavras e na própria vida, que dar e receber estão interligados. O ser humano recebe a vida (divina) na medida em que se dispõe a dar a vida (humana) aos outros.

“E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim”Queres ver Jesus? Este é, por certo, um desejo que toca o coração de todos os cristãos, de cada um de nós. Curiosamente, a resposta a este desejo é dada através de imagens: se me queres ver, diz Jesus, contempla o grão de trigo, deixa que o teu coração mergulhe no dinamismo da cruz.Poucos dias antes de morrer na cruz, Jesus Cristo clarifica onde se encontra a plenitude da vida. É uma aparente contradição, o habitual paradoxo, que nos revela algo essencial: a vida entregue, “desprezada” por amor, é fonte de plenitude, eternidade. A vida de uma mãe que se consome por causa do seu filho, a vida de uma pessoa que se gasta na visita aos doentes ou abandonados, a vida de um voluntário que se entrega ao serviço dos outros, a vida de quem se dá sem reservas… são as vidas que transportam em si o fruto da plenitude, a eternidade.Assim se entende que a Nova e Eterna Aliança entre Deus e a Humanidade seja consumada na cruz. A cruz que Jesus Cristo apresenta como fonte de vida. Do alto da cruz, há-de chegar a salvação a todo o mundo, todos serão atraídos por esse dom salvador: “E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim”.A atracção só acontece através da vida luminosa, a que faz com que a escuridão da pobreza, da solidão, da injustiça, do racismo, da exclusão social, da violência, do egoísmo, dê lugar à luz da solidariedade, da liberdade, da igualdade, da justiça, do amor, da paz.

EgoísmoHoje, mais do que nunca, o nosso testemunho, a nossa maneira de agir de acordo com as palavras e a vida de Jesus Cristo, o não procurar o benefício egoísta, mas o aproximar-se dos outros, colocar-se ao serviço, partilhar, ser solidários, podem ser pequenos ou grandes sinais de luz e de vida no meio das trevas. Na recta final do itinerário quaresmal, somos convidados a renunciar ao peso do egoísmo. O exemplo de tantos homens e mulheres, ontem como hoje, ajuda-nos a entender que é possível o mundo novo marcado pelo altruísmo, quando se morre para os apetites imediatos e se dispõe a vida para gerar a semente do amor.

Reflexão preparada por Laboratório da Fé | in www.laboratoriodafe.net

A versão completa do subsídio litúrgico encontra-se disponível em www.arquidiocese-braga.pt/liturgia/

REFLEXÃO

Page 40: GRUPO RNM HOJE APRESENTA INVESTIMENTO EM … · EM FAMALICÃO DR HOJE s REGIÃO P.11 ... para ter dela a indicação de um bom caminho na Vi- ... mas também de Es-panha, Polónia

8 ACTUALIDADE IGREJA VIVA

FICHA TÉCNICADirector: Damião A. Gonçalves PereiraCoordenação: Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social (Pe. Tiago Freitas, Pe. Paulo Terroso, Ana Pinheiro, Filipa Correia), Flávia BarbosaDesign: Romão FigueiredoFontes: Agência Ecclesia e Diário do MinhoContacto: [email protected]

AGENDA

FICHA TÉCNICA

Director: Damião A. Gonçalves PereiraCoordenação: Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social (Pe. Paulo Terroso, Pe. Tiago Freitas, Filipa Correia, Flávia Barbosa)Design: Romão FigueiredoMultimédia: Ana Marques PinheiroContacto: [email protected]

Fale connosco no

Leitor de Código

10.03.2018JORNADAS DE ARQUIVO09h30 / Centro Pastoral Paulo VI, Fátima

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "JESUS CRISTO - O SEU TESTEMUNHO DE ESPERANÇA"09h30 / Irmandade de Santa Cruz

10% *Desconto

Livraria Diário do Minho

PVPA obra “O Esvaziamento de Cristo: Movimento descendente e vida espiritual” trata-se de um “guia inspirado para ministros da Igreja e para todos os que queiram percorrer o caminho do discipulado”. O autor recorda a mensagem de Jesus, reflectindo sobre o chamamento a imitar o exemplo de “movimento descendente” de Cristo. Como preparação para esse caminho, Henri Nouwen descreve as “disciplinas de formação espiritual”, representadas pela Igreja, pela Palavra de Deus e pelos impulsos do coração.As pinturas do padre alemão Sieger Köder ilustram o livro.

* Na entrega deste cupão. Campanha válida de 08 a 15 de Março de 2018.

Henri J. M. Nouwen

O Esvaziamentode Cristo

8,68

O programa Ser Igreja entrevista, esta semana, Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga.

FM 101.1 MhzAM 576Khz.

09.03.2018"24 HORAS PARA O SENHOR"20h00 / Igreja de S. João do Souto

CICLO DE CONFERÊNCIAS "NOVA ÁGORA": "OLHARES SOBRE A CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL"21h00 / Espaço Vita

Dom Jorge Ferreira da Costa Ortiga, por mercê de Deus e da Santa Sé, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas;

Perante novas necessidades pastorais e procurando responder às suas exigências, hei por bem proceder às seguintes nomeações:

Padre Nuno Miguel Lopes de Almeida Teixeira e Melo, dispensado, a seu pedido, das paróquias de Santo André de Gondizalves, São João Baptista de Semelhe e São Paio de Parada de Tibães, Arciprestado de Braga.

Padre Manuel José Ribeiro Pinheiro, nomeado Administrador Paroquial de São João Baptista de Semelhe, Arciprestado de Braga, em acumulação com São Miguel de Cabreiros e São Julião de Passos, do mesmo Arciprestado.

Padre Albano de Sousa Nogueira, nomeado Administrador Paroquial de Santo André de

Gondizalves, Arciprestado de Braga, em acumulação com Santa Maria de Panoias, São Miguel de Frossos e São Martinho de Dume, do mesmo Arciprestado.

Padre João Pereira Monteiro, I.M.C., e Padre Kennedy Owuor Orero, I.M.C., nomeados Administradores Paroquiais, de São Paio de Parada de Tibães, Arciprestado de Braga, em acumulação com Santa Maria de Palmeira, do mesmo Arciprestado.

Padre Fernando Bento da Costa e Sousa, nomeado Administrador Paroquial, de São Martinho de Valbom e de Divino Salvador de Valdreu, Arciprestado de Terras de Bouro, em acumulação com a paroquialidade de Vilar, Chamoim e Moimenta-Covas, do mesmo Arciprestado.

Padre João Manuel Pinheiro Antunes, dispensado, a seu pedido, da paróquia de São Tiago de Carapeços, Arciprestado de Barcelos,

Nomeações Eclesiásticas

continuando como Pároco de Santa Leocádia de Tamel, Divino Salvador de Vilar do Monte e São Tiago de Creixomil do mesmo Arciprestado.

Padre Manuel Martins Novais Ferreira, Congregação do Espírito Santo, nomeado Administrador Paroquial, de São Tiago de Carapeços, Arciprestado de Barcelos.

Padre José Adílio Barbosa de Macedo, dispensado, a seu pedido e por razões de saúde, da paroquialidade de Santa Eulália de Oliveira, Arciprestado de Barcelos.

Padre Júlio Machado Loureiro, nomeado Administrador Paroquial, de Santa Eulália de Oliveira, Arciprestado de Barcelos, em acumulação com São Veríssimo de Tamel do mesmo Arciprestado.

Braga e Cúria Arquiepiscopal, 8 de março de 2018

† Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo Primaz