guerra PPe cumPre o objetiVo de manter emPregoS743FA9AD-2453-4B1A-8776... · Técnica, Comandos...

4
Sexta-feira 22 DE JANEIRO DE 2016 Edição nº 3832 WWW.SMABC.ORG.BR PÁGINA 2 PÁGINA 4 Copom decide manter juros e sinaliza nova rota para a política econômica Agenda cultural dos Metalúrgicos do ABC está no DSR Sem Patrão ADONIS GUERRA Trabalhadores na VMG, em Ribeirão Pires, saem do Programa e confirmam eficácia da medida de proteção ao emprego PÁGINA 3

Transcript of guerra PPe cumPre o objetiVo de manter emPregoS743FA9AD-2453-4B1A-8776... · Técnica, Comandos...

Sexta-feira22 de janeiro de 2016

edição nº 3832

www.Smabc.org.br

Página 2 Página 4

copom decide manter juros e sinalizanova rota para a política econômica

agenda cultural dos metalúrgicos do abcestá no dSr Sem Patrão

adonis guerra

Trabalhadores na VMG, em Ribeirão Pires, saem do Programa e confirmam eficácia da medida de proteção ao emprego

“PPE cumPrE o objEtivo dE mantEr

EmPrEgos”wagnEr santana, o wagnãosEcrEtário-gEral do sindicato

Página 3

fotos: divulgação

Notas e Recados

EquidadE dE gênEro

Apesar do aumento de mu-lheres no mercado de trabalho nas últimas décadas, igualdade com homens pode levar até 80 anos, indicou estudo do Fórum Econômico Mundial.

rEforma agrária PoPular

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, co-memorou 32 anos de fundação com 120 mil famílias acampadas no País.

Economia global – 1 Termina hoje a edição 2016 do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, chefia delegação brasileira.

Economia global – 2Em encontro fechado ontem com 40 executivos, o ministro falou sobre oportunidades de investimentos no Brasil. Outros 50 ficaram na lista de espera.

olha a banana!Venda da fruta por quilo em São Paulo deixa de ser obriga-tória. Liberação foi publicada no Diário Oficial e comércio já pode voltar a oferecer por unidade ou dúzia.

www.smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

manutenção doS juroS é bom Para o creScimento do PaíS

adonis guerra

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] | Departamento de Formação

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

Saiba mais

O PPE e a construção de alternativas para o Brasil

O Programa de Prote-ção ao Emprego, o PPE, é um acordo entre Sindicato, empresa e governo federal para a manutenção do emprego em momentos de instabilidade econômica.

A empresa assume o compromisso de não de-mitir os trabalhadores e em troca pode reduzir a jorna-da de trabalho em até 30%. O governo apoia o acordo complementando o salário do trabalhador, assim ele não tem uma redução de salário tão grande quanto a

redução de jornada. É um jogo onde todos ganham.

No entanto, o mais im-portante no PPE é o pa-pel que os Metalúrgicos do ABC desempenharam para buscar alternativas de defesa do emprego, pro-pondo algo novo no Brasil, articulando esta proposta com empresários e outros setores da sociedade e lu-tando para que o governo transformasse a proposta em Lei.

Muito mais que greve e negociação coletiva, os

grandes sindicatos hoje precisam ter esta capaci-dade de negociar diferentes formas de garantir que o desenvolvimento brasileiro beneficie o trabalhador.

Neste momento de re-tração econômica, o ajuste das contas do governo e das empresas não pode ser feito às custas dos postos de trabalho. O Sindicato garantiu com a aprovação do PPE que haja caminho para retomarmos o cresci-mento com todos fazendo sua parte.

Agenda

Aposentados voltam às ruas amanhã

Trabalhadores aposentados no ABC, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e interior paulista participam amanhã do ato pelo Dia Nacional dos Apo-sentados, celebrado domingo, dia 24. Na pauta, reivindicação das perdas salariais, problemas no transporte interestadual, saúde e educação.

Concentração na Praça Ma-triz de São Bernardo, às 9h, de onde sairão em caminhada até a Sede do Sindicato, no sentido contrário da Rua Marechal De-odoro. A atividade é promovida pela Associação dos Metalúr-gicos Aposentados do ABC, a AMA-ABC.

Os Metalúrgicos do ABC comemoraram a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, em manter, pela quarta vez seguida, a taxa básica de juros em 14,25% ao ano nesta quarta-feira, dia 20.

Para o presidente do Sindi-cato, Rafael Marques, foi uma boa decisão do Banco Central ao não elevar o índice e assim não ceder às pressões dos finan-cistas. “Assim nossas esperanças se renovam e continuaremos lutando pela reorientação da política econômica”, declarou.

Até o início desta semana, economistas dos bancos acre-ditavam que o Copom teria uma postura bem mais agres-siva, elevando a taxa Selic para 14,75% ao ano. A próxima reunião será em 1º e 2 de março.

Rafael enfatizou que a alta só serviria para manter a eco-nomia em recessão, com im-pactos negativos na geração de empregos, na arrecadação da união, Estados e municípios,

Hoje, ÀS 20H

canal 8.1 Hd

Inscrições abertas até dia 27 na Escola do Sindicato

A Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu” prossegue com matrículas abertas para sete cursos do convênio Sin-dicato-Senai e Sindicato e Cidadania.

Inspetor de Qualidade até o dia 26 e Desenho Técnico Mecânico, Matemática Aplicada à Mecânica, AutoCad 2D, Redação Técnica, Comandos Elétricos, Eletricista Instalador e Sindicato e Cidadania até 27 de janeiro.

A instituição fica na Regional Diadema com horário de atendimento das 10h às 20h. Av. Encarnação, 290, próximo ao ter-minal de trólebus Piraporinha. Fone 4061-1048.

aprofundando ainda mais a crise, além de aumentar a dívi-da pública, drenando recursos para o sistema financeiro.

A CUT e demais centrais tam-bém pedem redução dos juros, argumentando que a política monetária sufoca o setor pro-

dutivo e a economia real em um momento de baixa atividade economica e estagnação.

“É a Selic que dá a medida das outras taxas de juros usadas no Brasil, do cheque especial, do crediário, dos cartões de crédito, da poupança. É a partir dela que os bancos calculam

quanto cobrarão de juros para conceder um empréstimo”, afirmou o presidente.

“O assunto continua na nossa pauta e toda a categoria deve estar atenta contra qualquer taxa que os companheiros não puderem suportar”, concluiu.

trabalHadoreS na Vmg Saem

do Programa de Proteção ao

emPregofotos: adonis guerra

edu

guim

arãe

s

www.smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Após dois meses de adesão, os trabalhadores na VMG, em Ri-beirão Pires, aprovaram a saída

do Programa de Proteção ao Emprego, o PPE, devido ao aumento da demanda para fornecer a uma montadora da região.

“É o Programa cumprindo com o seu objetivo de manter os empregos em períodos de baixa da produção. Assim que não foi mais necessária, a medida foi cancelada e os companheiros podem retornar à jornada normal de trabalho”, afirmou o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.

“O PPE é fundamental para defender os trabalhadores, encontrar caminhos para sair da crise e retomar o crescimento no País. Isso mostra que o fortalecimento da produção nacional que o Regime Auto-motivo Inovar-Auto trouxe é essencial para a indústria brasileira”, destacou.

Os trabalhadores na VMG, que produz peças e estampados, aprovaram a adesão ao PPE em assembleia no dia 22 de outubro. A saída do Programa foi aprovada no último dia 14. A duração seria de seis meses, prorrogáveis por mais seis, para os 57 metalúrgicos na fábrica, com redução de 20% na jornada e 10% nos salários, além de estabilidade por oito meses.

“Em negociação com o Sindicato, conseguimos manter a estabilidade por

oito meses mesmo com a saída do PPE. A produção aumentou e até existe a pers-pectiva de contratar novos trabalhadores”, comemorou o coordenador da Regional de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos.

Os trabalhadores na Prensas Schuler, em Diadema, foram os primeiros a sair da redução de jornada e salário. Em setembro, os companheiros aprovaram o acordo de adesão ao PPE e, durante o período de análise do pedido pelo Mi-nistério do Trabalho, a empresa fechou um grande contrato de exportação. Ao todo, são cerca de 25 mil trabalhadores de dez empresas na base que estão com os empregos protegidos pelo PPE.

“Tomara que seja uma luz para as outras empresas da categoria. A saída da VMG mostra que o PPE é muito importante e os trabalhadores reconhecem isso ao terem os empregos garantidos”, concluiu Marquinhos.

A presidenta Dilma Rousseff assinou a Medida Provisória que institui o PPE no dia 6 de julho. O Programa prevê a redução temporária de jornada de traba-lho e de salário em até 30%, sendo que o Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT, complementa a metade dessa redução sa-larial. O prazo de execução será até 31 de dezembro de 2017. As empresas podem permanecer no PPE por até 24 meses. “Foi um alívio quando entramos no

PPE porque a fábrica sofreu queda na produção. O PPE chegou para ajudar nesse momento, deu estabilidade e tirou o medo de ser mandado embora. Agora sair do PPE é outro alívio porque vemos que a situação está melhorando. É pensar positivo para a crise passar rápi-do.” Anderson Bezerra da Silva, operador de robô, há 8 anos na VMG

“O PPE veio com a garantia de esta-bilidade quando estava preocupada

com a queda de produção. Agora voltar ao ritmo de trabalho e ter o salário 100% é muito bom. As pessoas aqui estão animadas com a melhora na produção e tem até chances

de novas contratações”, Milene Aparecida Alcântara Pinho,

operadora de máquinas, há 8 anos na empresa

“Ver que a situação mudou quando muitas empresas estão em difi-culdades é um alívio e mostra que as coisas podem melhorar. O PPE é uma evolução em pouco tempo que garantiu os empregos e trouxe mais tran-quilidade para poder trabalhar firme agora que a produção foi retomada”. Paloma da Silva Santos, operadora de máquinas, trabalha há 4 anos na fábrica

Trabalhadores aprovaram

o PPE em assembleia

no dia 22 de outubro

Nova leva de 500 mil ingressos para os Jogos Olímpicos Rio 2016 começou a ser disponibi-lizada ontem, inclusive para as finais, cerimônias de abertura e encerramento.

Hoje serão abertas novas opor-tunidades de comprar ingressos para assistir basquete, tênis, vôlei e vôlei de praia, esportes em que o Brasil é favorito. In-gressos pelo site rio2016.com.

Tite se animou com o trio de ataque formado por Rome-ro (foto), Danilo e Malcom após vitória no amistoso do Corinthians sobre Shakhtar e amenizou a preocupação com as negociações de atletas.

Após recusar oferta no início da semana, o Santos negociou o atacante Geuvânio (foto) com o Tianjin Quanjian, time de Luxemburgo na China, por cerca de R$ 48 milhões.

AMiSTOSOS

Amanhã – 18h30Bahia x Santos

Bahia

Amanhã – 22h15Palmeiras x Nacional (URU)

Uruguai

www.smabc.org.br4 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Cinthia Fanin e Luciana Yamashita. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

Tribuna Esportivafotos: divulgação

exceto quando alertado, todos os eventos registrados nesta página têm entrada gratuita.

sÃo caetano

sÃo Bernardo sÃo Bernardo

santo andrÉ

dIAdEMA

DSR SEM PATRãO

envie um email para [email protected] com telefone para contato

divulgue neste espaço você irá se apresentar no aBc?

6º ElVIS FOREVERShow reúne diversos artis-tas covers do rei do rock. Amanhã, às 20h, no Teatro Clara Nunes. Rua Graciosa, 300, Centro. Entrada um pacote de fraldas geriátri-cas. Fone 4056-3366.

dAnçA dE SAlãOAprenda gafieira, samba rock, forró, sertanejo, solti-nho e cha cha cha em aulas individuais ou casal. Terça e quinta, das 17h30 às 18h30, na Associação dos Metalúr-gicos Aposentados do ABC, a AMA-ABC. Rua José Bo-nifácio, 731, Centro. De R$ 40 a R$ 60. Fones 4127-2588 e 96440-3735, falar com o professor Diego Araújo.

VERãO nA ESTâncIASexta sertaneja com as du-plas Matheus Minas e Lean-dro (foto) e Luiz Fernando e Marcel. Hoje, às 22h, na Estância Alto da Serra. Es-trada Nevio Carlone, 3, acesso pela SP-148, altura do KM 33. Ingressos de R$ 10 a R$ 30. Fone 4101-5000.

BOOGARInSBanda representante do rock psicodélico brasileiro se apresenta com o show Manual – Guia Livre de Dissolução dos Sonhos. Amanhã, às 20h, no SESC Santo André. Rua Tama-rutaca, 302, Vila Guiomar. Ingressos de R$ 6 a R$ 20. Fone 4469-1200.

AlMA djEM E BlOcO dO cAOSBandas apresentam seus principais sucessos. Ama-nhã, às 21h, no Tupinikim Pizza Bar & Lounge. Rua das Monções, 585, Bairro Jardim. Ingressos de R$ 10 a R$ 20. Fone 4436-9231.

cIRcO dE MOScOuContorcionista, homem aranha, mágico, malaba-rista, globo da morte com vários motociclistas e muito mais. Hoje, às 20h30; ama-nhã e domingo, às 16h, 18h e 20h30. Ingressos de R$ 40 a R$ 60. Crianças até 12 anos pagam meia entrada. Na Av. Goiás, 112, em frente ao supermercado Extra. Fone 95203-6834.

santo andrÉ