GUERRA TURISMO PELE PERFEITA - Ensino Médio e Cursinho ... · Youtube: angloaracatuba Twitter:...

7
- Araçatuba, Fevereiro a Agosto de 2016 - ANO IV - Edição nº 6 O juiz federal Sérgio Moro transfor- mou-se na figura pública no com- bate contra a corrupção no Brasil por conduzir a Operação Lava Jato. Desde que começou a condenar políticos e empresários, o tema corrupção tornou-se pauta obriga- tória entre os brasileiros. No Anglo Araçatuba também. Leia a Pág. 03 CONTRA A CORRUPÇÃO LAZER: Conheça alguns pontos turísticos de Araçatuba eleitos pelos alunos. Pág. 03 ESPECIAL: Como vivem alguns jovens que diariamente precisam se preocupar com ataques de guerra. Págs. 04 e 05 PELE PERFEITA BELEZA: Vamos falar sobre o Roacutan? Pág. 07 Luiz Sergio Moro, da Operação Lava Jato Praça do Raízes Maria Eduarda GUERRA TURISMO Criança resgatada em ataque israelense Reprodução Reprodução Reprodução Arquivo Pessoal

Transcript of GUERRA TURISMO PELE PERFEITA - Ensino Médio e Cursinho ... · Youtube: angloaracatuba Twitter:...

Page 1: GUERRA TURISMO PELE PERFEITA - Ensino Médio e Cursinho ... · Youtube: angloaracatuba Twitter: @angloaracatuba Facebook: angloaracatuba Curta nossas Reprodução ... comer o tradicional

-Araçatuba, Fevereiro a Agosto de 2016 - ANO IV - Edição nº 6

O juiz federal Sérgio Moro transfor-

mou-se na figura pública no com-

bate contra a corrupção no Brasil

por conduzir a Operação Lava Jato.

Desde que começou a condenar

políticos e empresários, o tema

corrupção tornou-se pauta obriga-

tória entre os brasileiros. No Anglo

Araçatuba também. Leia a Pág. 03

CONTRA A CORRUPÇÃO

LAZER: Conheça alguns pontos turísticos de Araçatuba eleitos pelos alunos.

Pág. 03

ESPECIAL: Como vivem alguns jovens que diariamente precisam

se preocupar com ataques de guerra. Págs. 04 e 05

PELE PERFEITA

BELEZA: Vamos falar sobre o Roacutan?

Pág. 07

Luiz Sergio Moro, da Operação Lava Jato

Praça do Raízes Maria Eduarda

GUERRA TURISMO

Criança resgatada em ataque israelense

Reprodução

Repro

duçã

o

Repro

duçã

o

Arq

uiv

o P

ess

oal

Page 2: GUERRA TURISMO PELE PERFEITA - Ensino Médio e Cursinho ... · Youtube: angloaracatuba Twitter: @angloaracatuba Facebook: angloaracatuba Curta nossas Reprodução ... comer o tradicional

O Leão Gordo | Anglo Araçatuba -- 02 --

Que venha 2016 e suas conquistasOlá pessoal!Este é o Leão Gordo, jornal de várias gerações do Colégio Anglo Araçatuba que, nesta versão mais recente,

publicada desde o primeiro semestre de 2013, nasce das experiências das aulas de Redação.As técnicas de produção das notícias, das reportagens, do editorial e dos artigos de opinião, por exemplo, são

ensinados em sala de aula, onde também são discutidos os temas atuais e polêmicos que geram pesquisa, exposição de ideias e debates.

Os textos finais são produzidos individualmente ou em grupo, em vários ambientes, da sala de aula ao conforto do lar. Depois de corrigidos e comentados, e com a colaboração de alunos, podem ser compartilhados, como agora, com quem deseja conhecer ideias diferenciadas, técnicas apuradas, abordagens corajosas, de destaque.

Mas é claro que este trabalho não precisa ficar restrito. Se você fotografa, desenha, faz caricaturas, charges, tirinhas; escreve poemas, crônicas,

resenhas ou mesmo tem textos opinativos sobre outros temas discutidos por outros colegas professores da escola, envie sua colaboração.

O espaço, amigos, é colaborativo.Nossa vontade é que, cada vez mais, você encontre prazer em escrever, dividir opiniões,

contar histórias, mostrar seus talentos.Nosso papel é apoiar seus sonhos, te dar asas e te fazer voar.

Que 2016 seja um ano de muitas conquistas para todos nós.

Editorial

nteparo de todas as demais Aliberdades, na teoria, o direito à liberdade de expressão é gênero do

qual são espéc ies a l iberdade de comunicação, ou seja, liberdade de imprensa, liberdade de manifestação e o direito de acesso à informação. Assim é caracterizado o Estado de Igualdade e Liberdade posto em declaração na Constituição Cidadã.

Desde sua criação juntamente com a democracia, na Grécia, a liberdade de expressão é categoricamente uma arma inerente e infalível à humanidade, que é capaz de provocar as maiores catástrofes e também remediá-las.

É, também através dela, que pode-se enxergar o pleno exercício da democracia contemporânea, esta que se baseia na Lei da Compensação (responsabilidade naquilo que se fala e de quem se fala), ou seja, é evidente dizer que a liberdade de expressão é produto de uma série de burocracias que perpassam o complexo ato do falar.

A expressão na política é claro exemplo do caráter indireto da liberdade de expressão, uma que vez ainda existe uma espécie de censura togada em relação ao que se fala do outro. Contanto que se prove aquilo que se diz, a liberdade flui.

Diante disso, podemos inferir que existem, sim, limites estratégicos à liberdade de se expressar, pelo menos aqui no Brasil, implícitos e explícitos que burocrat izam a socia l democracia experimentada no século XXI e traem a concepção fiel da liberdade de expressão fecundada em Atenas, na Grécia.

Ainda vale pensar que o livre arbítrio é, teoricamente, uma concepção essencial-mente democrática e lúcida, desde que o a g e n t e p a g u e o p r e ç o d o f a l a r democraticamente, isto é, deva-se fazer valer a Lei da Compensação, e o emissor atente naquilo que falará, isso é liberdade de expressão ( velada ou não).

Liberdade de Expressão

Os tapetes de Atenas

Rafael Silva, Curso Extensivo

Profª. Ayne Salviano

Foto

: D

ays

e M

aria

EXPEDIENTE

O Leão Gordo é uma publicação dos alunos do Colégio Anglo Araçatuba, situado à Rua São Marcos, 349, Jardim Sumaré, Araçatuba/SP,

CEP 16015-280, Tel. (18) 3117-0000.

Este material só poderá ser reproduzido com autorização expressa dos responsáveis.

DIREÇÃO

Waldman Biolcati

COORDENAÇÃO DO JORNAL

Prof.ª Ayne Salviano (Mtb 19.031)

COLABORADORA

Silmara Ignácio - Diagramação

APOIO

Cláudio Roberto Jurcowichi

Eunice Yumi Ito Nakaza

Renato Balaró de Paula

José Fernandes Reis

Vanessa Ap. Ferreira Urbano

Thuane Priore

Os artigos assinados são de inteira

responsabilidade dos seus autores.

www.angloaracatuba.com.br

Youtube: angloaracatuba

Twitter: @angloaracatuba

Facebook: angloaracatuba

ReproduçãoCurta Curta nossas nossas redes sociais redes sociais e conheça nosso e conheça nosso compromisso. compromisso.

Curta nossas redes sociais e conheça nosso compromisso.

Page 3: GUERRA TURISMO PELE PERFEITA - Ensino Médio e Cursinho ... · Youtube: angloaracatuba Twitter: @angloaracatuba Facebook: angloaracatuba Curta nossas Reprodução ... comer o tradicional

O Leão Gordo | Anglo Araçatuba -- 03 --

Deterioração, decomposição, putrefação.

Depravação de hábitos, costumes, devassidão.

Ato ou efeito de se corrom-per, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se preju-dica outra. É tirar vantagem. Busca oferecer ou prometer vantagem indevida para benefí-cio próprio.

Patrimônio histórico cultural

Corrupção

Corrupção

Caio Alcantara, Curso Extensivo

Turismo em Araçatuba

a cidade do araçá, também Nconhecida como Capital do Boi Gordo, você pode se divertir

fazendo um passeio de jet-ski e apreciar a maravilhosa vista do rio Tietê.

m dos pr inc ipais e mais Uconhecidos pontos da cidade de Araçatuba é a avenida

Pompeu de Toledo, mais conhecida pelo seu codinome Avenida Pompeu.

Nela pode-se aproveitar o fim de tarde para uma boa caminhada.

A avenida conta também com ótimas sorveterias, o melhor açaí da cidade, pontos de venda de água de coco e o Hipermercado Muffato.

Na Pompeu também tem o MC Donald's.

ocalizada no Jardim Nova Iorque, La Praça do Raízes é um perfeito exemplo de ato de cidadania. Ela

se encontrava em péssimo estado antes de ser "adotada" pela escola de mesmo nome. Hoje, ela é um lugar incrível para pessoas de qualquer idade. Você pode deixar os filhos brincando no parquinho, enquanto se senta em um dos bancos, na sombra das árvores.

E se bater aquela fome, opções não faltam para repor as energias. Lá se encontram foodtrucks cheios de variedades deliciosas. Você pode comer o tradicional crepe de presunto e queijo ou um hambúrguer artesanal.

Já para os amantes de novos sabores, tem o lanche árabe e a tão amada comida japonesa também se faz presente. Nesta praça você jamais se encontrará entediado.

Outro ponto turístico da cidade é o Turii, um portão tradicional japonês ligado à tradição xintoísta.

Um dos eventos mais esperados do ano é a Expô (Exposição), onde vários renomados artistas da música serta-neja, apresentam seus grandiosos shows. A cidade possui seis museus nos quais você pode fazer uma excur-são para conhecer. Araçatuba também é conhecida por suas ótimas faculda-des estaduais de Medicina Veterinária e Odontologia.

É um ótimo ambiente familiar e para amigos também a qualquer hora e momento.

Muitas Opções Avenida Pompeu Praça do Raízes

Ana Beatriz Savoia e Nathália Lazarini, 1º ano

Filipe Sousa e Giuseppe Marino, 1º ano Maria Rita Nakamune, Laura Aguiar e Ana Laura Freitas, 1º ano

Brasil, cada vez mais, vem se Odestacando pela corrupção na política. Engana-se que tal

corrupção é derivada de um único setor, o político, e de um único momento histórico, em que políticos são investigados e desmascarados.

A corrupção provém da sociedade colonial e se estende a todos os setores, pois passou a fazer parte do comportamento do brasileiro.

Somente a forma de corrupção política, pelo fato de abranger grande parte da população, é vista de forma negativa pelo brasileiro alienado, o qual acredita que corrupção é aquela que prejudica uma parcela grande da sociedade.

A instauração dessa cultura corrupta é tão sutil que o mesmo que vai às ruas protestar pelo fim da corrupção política, também corrompe, pois cotidianamente estaciona na vaga de idosos e deficientes físicos, compra produtos pirateados e não respeita o sinal vermelho.

A inversão dos valores provocada pela ganância faz com que a sociedade se apoie em práticas corruptas para que haja a concretização do objetivo idealizado.

O corrupto não se importa com quem será prejudicado, mas apenas com o privilégio que receberá; e o honesto, na concepção do corrupto, tende a não ascender socialmente como ele, que usou de meios indevidos

e encontra-se em situação melhor, regada de regalias.

Evidencia-se que a corrupção, no Brasil, tem raízes coloniais e é assegu-rada pela persistência das "pequenas infrações".

É necessário recuperar os valores de honestidade e retidão, com ensina-mentos e exemplos vivenciados dentro de casa e na escola, além de uma melhoria no poder judiciário, para que se possa julgar e punir severamente os infratores.

Corrupção

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Page 4: GUERRA TURISMO PELE PERFEITA - Ensino Médio e Cursinho ... · Youtube: angloaracatuba Twitter: @angloaracatuba Facebook: angloaracatuba Curta nossas Reprodução ... comer o tradicional

Reportagem especial

Adolescência em confinamento

Camila Garcia, Beatriz Nogueira e

Luana Suguimoto, 2º ano

Adolescentes contam como é enfrentar

diariamente situações lamentáveis em

um contexto de guerra

ocê já parou para pensar na Vpossibilidade de viver em uma zona de guerra ou até

mesmo próximo de uma área de conflito?

De chegar da escola e saber que houve um bombardeio próximo de onde você estava?

Que perdeu seu melhor amigo ou familiares em um desses ataques? Que não tem mais liberdade nem privacidade?

Ou até mesmo que terá de deixar seu país para obter refúgio?

Pessoas que passam por isso frequentemente não sabem o que é estar em segurança e, sim, o que é estar em confinamento.

Ghida Koteiche, libanesa de 17 anos, recentemente passou por algo parecido. “Depois dos ataques, eu não pude mais sair com os meus amigos e tive que faltar da escola, já que o clima era instável”.

Dada a situação, é inevitável relacionar essa tensão à atmosfera que se encontra no Oriente Médio, em específico, a região que vai da Turquia a Israel, país que tem bagagem histórica de conflitos a r m a d o s , s e j a m e s s e s c o m palestinos ou libaneses.

Todos esses conflitos tiveram início com a partilha da Palestina, pela ONU, em 1948. Os habitantes da região israelense-palestina, em sua maioria judeus, sempre quiseram delimitar seu próprio espaço, mas não gostaram do fato de terem que, então, partilhar parte dele com árabes palestinos, dando assim, início ao conflito.

Outras nações interessadas no estratégico território se juntaram e algumas delas ainda lutam contra o Estado de Israel. Uma dessas nações é o Líbano.

Embora seja polêmica, essa condição não tem feito com que jovens moradores da região deem seus posicionamentos nas redes sociais, justamente pelo fato de estarem amedrontados com tudo o

que tem acontecido. “Depois do bombardeio que

aconteceu em Istambul, quase toda a cidade teve medo de ir aos locais públicos como shoppings e praças. Alguns dias depois, a cidade ainda parecia vazia. É um sentimento horrível. Enfrentar a realidade de que você poderia ter sido morto quando saiu de casa é deprimente”, disse Ayça Ülgen, de 15 anos, moradora da Turquia.

A israelense Alexandra Toussia-Cohen, 15, afirma que em sua escola é comum a conscientização, embora essa atitude esteja extinta na grande maioria. “Há meses em que a minha escola conversa com os alunos sobre e s s e t e r r o r . H á t a m b é m treinamentos caso ocorra um b o m b a r d e i o p r ó x i m o . E s s e s

treinamentos acontecem a cada 6 meses”, conta.

Diferente do que acontece com Ghida, que tem que tomar suas próprias decisões. “Minha escola orienta os alunos, mas deixa a critério deles o modo como vão se proteger caso algo aconteça.”

Já na Turquia, escolas de domínio norte-americano têm revistado seus alunos para prevenir possíveis ataques. No American Robert College, estudantes são revistados antes de entrar e semanalmente passam por treinamentos.

“Tudo isso é um modo de nos transmitir segurança, já que temos sido ameaçados e somos um possível alvo”, diz Ayça.

Ainda que fisicamente preparadas para tragédias, as jovens disseram se sentir psicologicamente abaladas e afirmam ter que se reajustar a uma rotina nova toda vez que acontece

um ataque. “Quando há um ataque, eu não posso ir a Tel-Aviv ou a Jerusalém e também não posso pegar um ônibus, por exemplo”, conta Alexandra.

As jovens se sentem aprisionadas a essa conduta violenta de seus países.

Mesmo que não haja previsão para o término desses combates, elas estão esperançosas e asseguraram

que veem os estudos como a única maneira de haver mudanças. “A única coisa que posso fazer pelo meu país é ter uma boa educação. Dada a época e a situação social é o que se mostra mais eficiente. Educação é o único jeito de adquirir poder para fazer grandes mudanças”, disse Ayça.

Em junho de 2008, Israel declarou-se aberto a negociações de um

tratado de paz com o Líbano novamente, mas nada foi assinado por enquanto. “Eu acho que se a conduta violenta for impedida, será num futuro distante”, disse Alexandra, abatida.

O Leão Gordo | Anglo Araçatuba -- 04 -- O Leão Gordo | Anglo Araçatuba -- 05 --

“É um sentimento horrível. Enfrentar a realidade

de que você poderia ter sido morto quando saiu de casa é deprimente”

“Educação é o único jeito de adquirir poder

para fazer grandes mudanças.”

Jovens libanesas protestando contra guerras

Bombardeio em Jerusálem

Jovem palestino participando de bombardeio

Reprodução Reprodução

Reprodução

Reprodução

Page 5: GUERRA TURISMO PELE PERFEITA - Ensino Médio e Cursinho ... · Youtube: angloaracatuba Twitter: @angloaracatuba Facebook: angloaracatuba Curta nossas Reprodução ... comer o tradicional

O Leão Gordo | Anglo Araçatuba -- 06 --

bolir a tecnologia é algo Aimprovável, portanto usá-la para a integração do indivíduo

no desenvolvimento da humanidade e sua conscientização é genial.

A gameficação do sistema de ensino modificará o entendimento dos alunos em relação às aulas, que apresentarão desafios em vez de lições, sistema de pontos em vez de notas e passarão de nível apenas aqueles que alcançarem suas metas.

As estruturas serão imensas e incríveis, levando sempre em conside-ração a sustentabilidade, salas de aulas equipadas com mesas de superfícies táteis, instrumentos de apoio e até mesmo hologramas para a interação com o real.

Como os alunos serão praticamente autodidatas, os professores estarão preparados para suprir as necessida-des dos estudantes separadamente.

Além dos formandos alcançarem seus objetivos, estarão aptos a resolve-rem seus problemas com êxito.

Escola do futuro

A utopia próxima da realidade

Experimentando o amanhã

Que ótimo será quando for assim

Rafaela SerraLarissa Camargo

Ana Júlia Mariani , 1º ano

LÍvia Pineze,João Pedro Garbelini eCecília Sanches, 1º ano

Júlia Hecht, Sophia Morosini e

Gabriela Cabral, 1º ano

Futuramente, as escolas que quiserem oferecer diversos recursos para os estudantes

deverão fazer com que seu ensino acompanhe as mudanças da era tecnológica.

As salas de aula serão menores, com vinte alunos.

Cada professor terá sua sala equipada com os mater ia is mais sofisticados .

O período escolar começará às oito da m a n h ã , t e n d o d o i s intervalos e uma hora e meia de almoço, e terminará às quatro da tarde.

Cada aluno receberá um computa-dor, dispensando o uso da apostila, e estudando as manchetes mundiais.

O prédio será amplo, com jardins, áreas de descanso, bibliotecas e ginásios, para que os alunos não só estudem, mas também possam usufruir de momentos especiais com os amigos.

método militar usado tradici-Oonalmente pelas escolas onde alunos são dispostos em

fileiras e o professor é visto como o único portador de conhecimento já é visto como ultrapassado. Nesse contexto, surge a cada dia uma nova ideia e modelo de como será a inova-dora escola do futuro.

O novo ambiente escolar deverá abranger espaços naturais com muitas árvores, mantendo o contato aluno-natureza, uma vez que essa relação favorece e aumenta a capacidade de aprendizado do estudante.

O prédio será moderno devido à tecnologia, mas continuará dentro desse espaço natural, totalmente diferente das fachadas de concreto já existentes.

Os conceitos preexistentes de sala de aula, professor e aluno serão perdidos. Primeiramente, as salas de aula serão substituídas por salas de debate, que colocarão as provas de lado, onde os alunos discutirão os mais variados assuntos da sua própria realidade. Professores passarão a ser tutores, perdendo sua imagem autoritária dos dias atuais.

A maior mudança estará no modo de aprender: os alunos serão “trans-portados” através de óculos tecnoló-gicos aos lugares, épocas e sociedades que estarão analisando, sendo a prática a forma mais eficaz de se compreender algo.

Eles viajarão o mundo e até mesmo no tempo sem sair de seu ambiente de socialização.

O horário será uma escolha do aluno, assim como o que ele aprende, deixando-o no controle e responsabili-dade de seu futuro desde cedo.

Professores passarão a ser tutores, perdendo sua imagem autoritária

dos dias atuais.

Reprodução

Page 6: GUERRA TURISMO PELE PERFEITA - Ensino Médio e Cursinho ... · Youtube: angloaracatuba Twitter: @angloaracatuba Facebook: angloaracatuba Curta nossas Reprodução ... comer o tradicional

O Leão Gordo | Anglo Araçatuba -- 07 --

Reportagens Especiais A busca pela pele perfeita

Caroline Pristilo, Isadora Estrela e Mariane Stabile, 2º ano

Isabella Amantéa, Júlia Varoni e Mariana Furuse, 2º ano

s pílulas do Roacutan diminuem Ao tamanho das glândulas sebáceas, atacam as bactérias e

não deixam que as células da pele fechem os poros. Sendo um dos medicamentos mais utilizados há anos por jovens e adultos para ter controle da oleosidade e erradicação de cravos e espinhas.

O Roacutan tem como base uma substância chamada isotretioína que, na opinião dos especialistas, é ainda o melhor que existe no mercado farmacêutico para esta finalidade, porém os efeitos colaterais existem e não devem ser ignorados.

“A pele e os lábios ressecam, os olhos ficam secos, assim como a mucosa do nariz, com maior sensibilidade ao sol e com a chance de má formação fetal. Com isso os pacientes precisam assinar um termo dizendo que estão cientes de que não devem engravidar até a conclusão do processo”, explicam os dermatologistas.

“Tomei Roacutan por um ano e por m a i s q u e e l e t i v e s s e s u a s consequências, ele vale muito a pena, pois as espinhas não voltam no final,” af i rma Maria Eduarda Cast i lho Mestriner, de 16 anos.

É necessário tomar alguns cuidados durante o tratamento: usar o filtro solar, hidratar a pele e não beber bebida a lcoól ica . Mas ex istem maneiras mais naturais de se combater a acne: “lavar o rosto duas vezes ao dia, alimentar-se corretamente, ingerir pouco açúcar, evitar cosméticos gordurosos e não tomar sol em excesso”, enumera o dermatologista

o longo dos últimos anos, os Ajovens vêm tentando mudar sua aparência cada vez mais.

No Brasil, o número de procura por tratamentos estéticos se intensificou, principalmente pela influência dos meios de comunicação, que valorizam um certo padrão de beleza.

Os jovens de 12 a 21 anos buscam centros estét icos, academias e cirurgias plásticas para uma imagem idealizada do corpo imposta pela sociedade.

P o r é m , m u i t o s r e c o r r e m a tratamentos duvidosos, colocando a saúde em risco.

Um exemplo ocorre nas cirurgias plásticas em que o resultado não é o desejado. Para que isso não ocorra, o cirurgião plástico Paulo Spessotto Filho aconselha que haja uma indicação médica e uma orientação familiar,

colocando em questão a necessidade de tal procedimento que, muitas vezes, surge pelo modismo e poderia ser deixado para ser feito na fase adulta.

Ao contrário, há outros tratamentos estéticos que quanto mais cedo se fizer, melhor.

Como os métodos de eliminação de estrias e celulites, de acordo com o dermatologista Filipe Fornari.

Outra de suas indicações é ter um hábito alimentar saudável, evitando fast foods e o estresse diário, que são fatores causadores de acnes, que incomodam os jovens.

Nas academias, a participação do jovem também é clara. Alguns querem emagrecer, outros ganhar massa muscular.

Estes, para ter um resultado mais ráp ido, par tem para o uso de anabol i zantes , como aborda a personal trainer Arilene da Silva Santos. ‘‘Não é recomendável’’.

‘‘Os suplementos só podem ser usados desde que haja uma indicação de um nutricionista’’, afirma.

Ainda segundo o doutor Filipe, não

há dúvidas de que a mídia valoriza mais a b e l e z a e x t e r i o r d o q u e o s sentimentos e ações das pessoas, gerando o bullying no ambiente social e motivando a mudança de aparência nos adolescentes. Ele questiona se vale a pena seguir tal padrão.

Os jovens insistem em mudar a aparência

Arilene da Silva, personal trainer Maria Eduarda

Dr. Filipe Fornari, dermatologista

Reprodução

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Page 7: GUERRA TURISMO PELE PERFEITA - Ensino Médio e Cursinho ... · Youtube: angloaracatuba Twitter: @angloaracatuba Facebook: angloaracatuba Curta nossas Reprodução ... comer o tradicional

O Leão Gordo | Anglo Araçatuba -- 08 --

Opinião

“Que quimera é, então, o homem Que novidade, que monstro, que caos, que motivo de contradição, que prodígio! Juiz de

todas as coisas, (...) glória e escória do universo.”Blaise Pascal (1623-1662)

Carlos Renato, Curso Extensivo

homem é glória e escória Odo Universo. É uma quime-ra: cabeça de leão, corpo

de cabra e cauda de serpente. Julga todas as coisas do mundo, mas como parte do todo, há de julgar-se também. E é justamente nessa fusão paradoxal que se encontra a beleza de ser humano.

A humanidade já demonstrou ser capaz de praticar todo o tipo de bem: cura, cria, salva, perdoa e ama. Essa é sua glória. E é este último que a impulsiona, o amor. Foi ele que motivou Cristo e inspi-rou Platão.

Não há neste mundo outro ser capaz de tanto. E exemplos de sua glória são inúmeros: Tales de Mileto, precursor da matemática moderna; Hipócrates, pai da medicina; Edward Jenner, criador da primeira vacina; Alan Turing, inventor do computador.

Do outro lado está a escória: agride, violenta, corrompe, discri-mina e mata.

E o que o motiva, ironicamente, é a glória. Para Maquiavel, "os fins justificam os meios" - é tentando alcançar algo bom que o homem pratica o mal. Ou, ao menos, o tenta

justificar.Durante a Idade Média, as

Cruzadas e a Santa Inquisição, patrocinadas pela Igreja Católica, assassinaram milhares de inocen-tes por motivos "santos".

E em 1945, o bombardeamento atômico de Hiroshima e Nagasaki matou a população de cidades inteiras, com o objetivo de por um fim à guerra.

Quando o homem é mau, paradoxalmente, usa o bem para se livrar de culpa. Contudo, não há ser humano completamente bom. Assim como não há um único indivíduo totalmente mau.

A cultura oriental representa esse fato através de uma metáfora visual: yin e yang - em todo o mal há uma parte de bem e em todo o bem há uma parte de mal. O equilíbrio encontra-se em aceitar essa dualidade. Evoluir constantemen-te.

Glória e escória; yin e yang; bem e mal. O homem é repleto de paradoxos, mas o Universo também o é. Assim como aquele, este cria e, ao mesmo passo, destrói. Que coisa há de mais bela para o ser humano ser, senão o espelho do Universo?

Dois lados de uma mesma moeda

Yin e Yang

O aluno do 3º ano prefere anonimato

eonardo Da Vinci, em um Ldos seus mais famosos

d i z e r e s , s i n t e t i z a a

dificuldade que constitui a

compreensão do homem,

decorrente de sermos " espécies

humanas particulares, com

características distintas".

A espécie humana, em sua

grande maioria, sempre se

mostrou enternecida diante

situações que pusessem em

risco, ou em inferioridade, um

membro de sua sociedade, sendo

capaz de obliterar as diferenças e

particularidades em prol de um

indivíduo, seja ele quem for.

Porem, algumas vezes, a ânsia

de conquistas e o desejo de

realização pessoal fazem com

que, infelizmente, o egoísmo e o

sadismo prevaleçam.

Tal perversão faz com que o

ser humano seja capaz de ate

mesmo ut i l i zar meios e

invenções que teriam apenas

cunho benéf ico para f ins

destrutivos, à exemplo do avião

de Alberto Santos Dumont que,

vendo sua invenção sendo usada

para fins bélicos, cometeu

suicídio.

O ser humano constitui dois

lados de uma mesma moeda,

dois polos de uma mesma terra,

sendo capaz de atos sublimes e

execráveis, constituindo a glória

e a escória do universo.