Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

21
Produzido pela AsCom - IFRJ

description

 

Transcript of Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

Page 1: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

Prod

uzid

o pe

la A

sCom

- IF

RJ

Page 2: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

SUMÁRIOApresentação........................................................................................................03

A Graduação no IFRJ............................................................................................04

Os campi do IFRJ..................................................................................................05

LicenciaturaFísica......................................................................................................................06Matemática............................................................................................................07Química.................................................................................................................08

BachareladoCiências Biológicas................................................................................................11Farmácia................................................................................................................12Fisioterapia............................................................................................................13Produção Cultural.................................................................................................14Química.................................................................................................................15Terapia Ocupacional..............................................................................................16

CST - Cursos Superiores de TecnologiaGestão Ambiental..................................................................................................18Gestão da Produção Industrial..............................................................................19Processos Químicos..............................................................................................20Jogo s Digitais ...........................................................................................................21

Informativo produzido pelaAssessoria de Comunicação do IFRJ

TextoLuís CostaJuliana Calmon

DiagramaçãoJuliana Santos

Revisão Jorge de MoraesLuís CostaPROGRAD

Page 3: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

O que vai ser quando crescer? Você muito pro-vavelmente já ouviu essa pergunta, e formulou quem sabe uma dezena de respostas. Desafiado pelas muitas possibilidades (e algumas incertezas) que se descortinam no seu futuro profissional, tal-vez agora você queira enfim respondê-la. Este Guia de Carreiras da Graduação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) quer ajudá-lo a tatear cami-nhos, a clarear possibilidades. Aqui você vai encon-trar informações, curiosidades e oportunidades das carreiras dos cursos de graduação oferecidos pela Instituição - o que faz cada profissional, em que áreas atua, como é o curso, onde estudar, quanto ganha o recém-formado, etc. Antes, vamos conhe-cer um pouco mais sobre o Instituto Federal do Rio de Janeiro.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec-nologia do Rio de Janeiro (IFRJ) foi criado pela Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, e pela Portaria Nº 04, de 6 de janeiro de 2009, que trans-formou o antigo CEFET Química em Instituto Fe-deral. Com mais de 70 anos de tradição, a insti-tuição, que prima pela educação pública gratuita e de qualidade, oferece Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Cursos Técnicos, de Graduação, de Pós-Graduação lato e stricto sensu, em 12 cam-

pi (Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Mesquita, Nilo Peçanha - Pinhei-ral, Nilópolis, Paracambi, Realengo, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Volta Redonda).

Com mais de dez mil alunos, a instituição tam-bém realiza programas de inclusão social nas áreas da educação de jovens e adultos, de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de pessoas com deficiência.

O IFRJ conta com o que existe de mais moderno

em tecnologia, com corpo docente de excelência e o desenvolvimento de pesquisas científicas em di-versos campos do saber, promovendo a inovação tecnológica, a divulgação e a popularização da ciên-cia. O ensino na Rede Federal de Educação Profis-sional e Tecnológica torna possível ao estudante o domínio dos conhecimentos culturais e científicos, socializa o saber acumulado ao longo do tempo e desenvolve capacidades para atuação no trabalho e nas conquistas sociais e dos direitos de cidadania.

Em virtude do PRONATEC (Programa Nacio-nal de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e da terceira fase da expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, foram definidos cinco novos campi: Niterói, Complexo do Alemão, Centro, Ci-dade de Deus, Belford Roxo e São João de Meriti, totalizando, em um futuro muito próximo, 17 (de-zesete) campi.

Apresentação 03

Page 4: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

Para saber mais!www.ifrj.edu.br

A GRADUAÇÃO NO IFRJ

Os primeiros cursos de graduação - CSTs em Processos Químicos e em Produção Cultural - fo-ram implantados em 2003. Atualmente, são ofer-tadas 13 diferentes formações, em sete campi, no total de 18 cursos (licenciaturas, bacharelados e cursos superiores de tecnologia).

Além das atividades de ensino, a graduação no IFRJ oferece um conjunto de programas e projetos, articulados com ações de pesquisa e extensão, que buscam aperfeiçoamento da qualidade da forma-ção. Complementarmente, esses programas favo-recem a inclusão social, a permanência e o êxito acadêmico do graduando.

Os graduados também podem seguir estudos em nível de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, inclusive na própria instituição, onde são ofe-recidos cursos de Especialização, Mestrado e Dou-torado. Para mais informações, acesse http://www.ifrj.edu.br/pos-graduacao/curso.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Os graduandos em situação de vulnerabilida-de socioeconômica podem candidatar-se a bolsas (auxílios financeiros) do Programa de Assistência Estudantil,desde que atendam os requisitos dos edi-tais. Os auxílios concedidos são direcionados a mo-radia, transporte, alimentação e material didático.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA EPROFISSIONAL

O IFRJ oferece aos seus graduandos diversas oportunidades de participação em programas de iniciação científica e profissional, como no PET (Programa de Educação Tutorial), no PIBIC (Pro-grama Institucional de Bolsas de Iniciação Cientí-fica) e no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), além de possibilidades de

realizar parte da graduação no exterior (programas internacionais de mobilidade acadêmica), em pro-gramas como o Ciência sem Fronteiras, do Ministé-rio da Educação. Muitos desses programas conce-dem bolsas (auxílios financeiros), que contribuem para a permanência dos estudantes.

PROCESSO SELETIVO

O ingresso no IFRJ ocorre por meio dos seguin-tes processos seletivos:

SiSUPara ingressar nos cursos de graduação do IFRJ,

é necessário realizar o ENEM e, posteriormente, inscrever-se no SiSU (Sistema de Seleção Unifica-da), do Ministério da Educação, optando por cursos ofertados pela instituição.

Transferência ExternaDestina-se a estudantes, regularmente matri-

culados em instituições devidamente credenciadas e cursos autorizados/reconhecidos, que desejam prosseguir seus estudos no IFRJ. Há possibilidade de reaproveitamento de créditos, conforme nor-mas institucionais.

ReingressoDestina-se a graduados, em instuições devida-

mente credenciadas e cursos autorizados/reconhe-cidos, que desejam cursar nova graduação. Há pos-sibilidade de reaproveitamento de créditos.

04

Page 5: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

05

1- Campus Arraial do Cabo2- Campus Duque de Caxias3- Campus Eng. Paulo de Frontin4- Campus Mesquita5- Campus Pinheiral6- Campus Nilópolis7- Campus Paracambi8- Campus Realengo9- Campus Resende10- Campus Rio de Janeiro11- Campus São Gonçalo12- Campus Volta Redonda13- Reitoria

OS CAMPI DO IFRJ

Confi ra os campi em que o IFRJ oferece os cursos de graduação:

Duque de CaxiasAvenida República do

Paraguai, nº 120, Sarapuí, Duque de Caxias.

Tel.: (21) 2784-6101

NilópolisRua Lúcio Tavares, nº

1045, Centro, Nilópolis.Tel.: (21) 3236-1801

RealengoRua Carlos Wenceslau,

nº 343, Realengo,Rio de Janeiro.

Tel.: (21) 3107-6008

Rio de JaneiroRua Senador Furtado,

nº 121/ 125, Maracanã, RJ.Tel.: (21) 2566-7701

ParacambiRua Sebastião Lacerda,

s/nº, Centro, Paracambi.Tel.: (21) 2683-9702

Volta RedondaRua Antônio Barreiros, nº 212, N. Sra. das Graças,

Volta Redonda. Tel.: (24) 3356-9101

Eng. Paulo de FrontinAvenida Maria Luíza, s/nºSacra Família do Tinguá,Eng. Paulo de Frontin.Tel.: (24) 2468-1800

4-

Page 6: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

Os cursos de licenciatura formam profissionais da educação habilitados ao magistério na Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Profissional) e a ativida-des como gestão escolar, desenvolvimento de materiais didáticos e tecnologias educacionais, além de atividades educacionais em contextos não escolares.

Page 7: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

Temida nos bancos escolares, a Física pode se revelar de forma bastante simples nas suas desco-bertas mais fundamentais. Uma fórmula elementar e universalmente conhecida, E=MC², equivalência massa-energia na relatividade especial, publicada por Albert Einstein em 1905, marcou o Annus Mira-bilis da Física, ciência que estuda os fenômenos da natureza e as leis que os regem.

No IFRJ, a licenciatura em Física é oferecida nos campi Nilópolis e Volta Redonda, com duração de oito semestres. Cálculo, Química, Biologia e, claro, muita Física fazem parte do currículo. Segundo o coordenador do curso no campus Nilópolis, Almir Guedes dos Santos, existe uma significativa carên-cia de docentes de Física para a educação básica nas redes pública e particular de ensino do Rio de Janei-ro. “Temos licenciandos que começam a atuar em escolas particulares antes mesmo de concluírem o curso ou que optam por continuar os estudos em pós-graduação na área de ensino de Física ou Ci-ências Naturais ou em Física”, diz o professor Al-mir. Há também licenciandos que preferem realizar pós-graduação em outras áreas, como Astrofísica e Engenharia.

Entre os diferenciais do curso no IFRJ, segundo o professor Almir, estão o corpo docente com for-mação diferenciada, a inserção dos licenciandos em produção acadêmica e a produção de materiais di-dáticos em disciplinas de sala de aula.

Para além das atividades de ensino, o licencia-do estará qualificado para o planejamento e gestão educacional, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, atuação em atividades educacionais não escolares e pesquisa. Com a devida formação con-tinuada, poderá atuar em outros contextos em que se faça necessária a presença do Físico, como nos segmentos industrial, nuclear e médico.

FÍSICA

Onde estudar?O curso no IFRJ: Presencial, com duração de 8 períodos.

Local: campus Nilópolis (noite) e campus Volta Redonda (tarde e noite).

Salário inicial: R$ 1.917,78 (piso salarial para o magistério público da educação bá-sica). No magistério federal, a remuneração do docente de ensino básico, técnico e tec-nológico atualmente varia de R$ 2.018,77 a R$ 6.684,00, dependendo da classe, nível e regime de trabalho. Existe ainda retribuição por titulação em cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado ( Lei nº12.772/2012).

Mercado de trabalho: Escolas públicas e privadas voltadas para a educação básica.

Fontes: WikipédiaMinistério da EducaçãoPROGRAD - IFRJ

07

Page 8: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

Conhecida como a ciência das regularidades (pa-drões), a matemática é um dos mais antigos esforços científicos do homem, com um passado que remonta a civilizações longínquas no tempo. Os mais antigos registros datam de cerca de 2000 a.C. Seu interesse são as relações abstratas e lógicas, que se revelam em quantidades, medidas, estruturas e variações.

Um trabalho matemático consiste em procurar padrões, formular conjecturas e, por meio de de-duções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados. Aplicações matemá-ticas no campo da engenharia, da medicina, da física e das ciências sociais são exemplos de contribui-ções fundamentais da ciência dos padrões a áreas diversas do conhecimento humano.

O IFRJ oferece a licenciatura em Matemática nos campi Nilópolis, Paracambi e Volta Redonda. O curso forma professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio e profissional. O graduado também se qualifica para o planejamento e gestão educacional, desenvolvimento ou aperfei-çoamento de materiais didáticos e recursos tecno-lógicos para o ensino.

Coordenador da licenciatura em Matemática do campus Volta Redonda, o professor Isaque Ro-drigues acredita que a carência de docentes com formação sólida faz com que o mercado se torne atraente e promissor aos novos profissionais. “A principal característica do curso é objetivar a for-mação de professores com amplo domínio da prá-xis pedagógica e da Matemática, criando profissio-nais reflexivos, competentes e críticos, capazes de promover o conhecimento científico e a dissemina-ção do saber matemático”, diz.

Ao lado das teóricas Cálculo, Álgebra e Geome-tria, os alunos estudam, durante os oito semestres do curso, disciplinas de prática de ensino, como Di-dática, Pesquisa em Ensino de Matemática, e Mate-mática em sala de aula.

MATEMÁTICA

Onde estudar?O curso no IFRJ: Presencial, com duração de 8 períodos.

Local: campus Nilópolis (noite), campus Volta Redonda (tarde e noite) e campus Paracambi (noite).

Salário inicial: R$ R$ 1.917,78 (piso salarial para o magistério público da educação básica). No magistério federal, a remuneração do do-cente de ensino básico, técnico e tecnológico atualmente varia de R$ 2.018,77 a R$ 6.684,00, dependendo da classe, nível e regime de traba-lho. Existe ainda retribuição por titulação em cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado ( Lei nº12.772/2012).

Mercado de trabalho: Escolas públicas e pri-vadas voltadas para a educação básica.

Fontes: WikipédiaMinistério da EducaçãoPROGRAD - IFRJ

08

Page 9: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

Acender o fogão, preparar o café, banhar-se com sabonete e xampu, escovar os dentes. Nos primeiros minutos de um dia qualquer, a química já é presença constante. Combustão, infusão, uso de ácidos graxos e flúor para higiene, processos e produtos químicos presentes nas ações do começo deste texto, são algumas das (muitas!) incursões da Química em nosso cotidiano.

Os primórdios da disciplina são encontrados na Grécia Antiga, em filósofos como Empédocles e Aristóteles, que acreditavam que as substâncias eram formadas por quatro elementos: terra, vento, água e fogo. Entre os séculos III a.C. e o século XVI d.C, a alquimia dominou o cenário da Química. O seu objetivo de investigação mais conhecido era a procura da pedra filosofal, um método hipotético capaz de transformar os metais em ouro e no elixir da longa vida. A ciência química surgirá apenas no século XVII, com o cientista irlandês Robert Boyle. Mas, para muitos, é o francês Antoine Laurent Lavoi-sier (1743 – 1794), reconhecido por ter enunciado o princípio da conservação da matéria, o responsável pelo estabelecimento da química moderna.

O curso de Licenciatura em Química forma pro-fessores para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio e a educação profissional, com amplo domínio teórico, experimental e pedagógi-co da disciplina. Com pós-graduação, o licenciado também pode dar aulas na educação superior.

O IFRJ oferece o curso de graduação em Quími-ca nas modalidades licenciatura (campi Duque de Caxias e Nilópolis) e bacharelado (Nilópolis). Na licenciatura, disciplinas como Química (Geral, Or-gânica, Inorgânica, Analítica), Biologia, Cálculo, His-tória e Filosofia da Ciência são acompanhadas, no curso, pelas matérias pedagógicas. O bacharelado (veja mais na página 15) é voltado à formação de profissionais para o desenvolvimento, aplicação e gerenciamento de processos de produção de bens e serviços em química.

O Curso no IFRJ: Presencial, com duração de 8 períodos.

Local: campus Duque de Caxias (manhã) e campus Nilópolis (noite).

Salário inicial: R$ R$ 1.917,78 (piso salarial para o magistério público da educação básica). No magistério federal, a remuneração do do-cente de ensino básico, técnico e tecnológico atualmente varia de R$ 2.018,77 a R$ 6.684,00, dependendo da classe, nível e regime de traba-lho. Existe ainda retribuição por titulação em cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado ( Lei nº12.772/2012).

Mercado de Trabalho: Escolas públicas e privadas voltadas para a educação básica.

Fontes: WikipédiaMinistério da EducaçãoPROGRAD - IFRJ

QUÍMICA

Onde estudar?

09

Page 10: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

Os cursos de bacharelado destinam-se à formação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento e para os diferentes segmentos da economia, em uma perspectiva generalista e ampla.

Page 11: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

Onde estudar?

A área de Ciências Biológicas tem um vasto campo de estudos. Os biólogos podem se dedicar a trabalhar com pesquisa com células-tronco, meio ambiente, desenvolvimento de medicamentos, e também na indústria, em áreas de fabricação de bebidas e de alimentos, por exemplo.

O Curso de Graduação em Ciências Biológicas no IFRJ é voltado para a área de Biotecnologia. A finalidade é capacitar profissionais para atuar nas áreas de Biotecnologia Animal e Humana (Saúde), Biotecnologia Vegetal (Agropecuária e Agronegó-cios), Biotecnologia Ambiental (Controle e Preser-vação do Meio Ambiente) e Processos Industriais Biotecnológicos.

Durante os oito períodos do curso, oferecido no campus Rio de Janeiro, os estudantes serão capaci-tados para ter conhecimento dos seres vivos e seus constituintes. O objetivo é torná-los aptos a criar produtos de interesse socioeconômico, voltados para a melhoria da qualidade de vida da população, como por exemplo: o uso das células-tronco com aplicações terapêuticas, as práticas de congelamen-to de sangue de cordão-umbilical, o monitoramen-to ambiental pelas técnicas da biologia molecular, os alimentos transgênicos, entre outros.

O curso associa uma formação sólida nas dis-ciplinas de base científica, constituídas pelo tripé biologia-física-química, ao treinamento intensivo e prático, em laboratórios de Biotecnologia, Biologia, Bioquímica, Microscopia, Química e em planta-pi-loto de Tratamento de Efluentes.

A grade curricular é composta por disciplinas como Fundamentos da Ecologia, Zoologia, Biosse-gurança, Química Inorgânica, Histologia, Microbio-logia Aplicada, Físico-Química Aplicada, Patologia, Morfologia Vegetal, Virologia Vegetal, Anatofisiolo-gia, Tratamento de Resíduos, Genética e Cultura de Células Animais.

CIêNCIAS BIOLóGICAS

O Curso no IFRJ: Presencial, com duração de 8 períodos.

Local: campus Rio de Janeiro (tarde).

Salário inicial: R$ 4.068,00 (6 horas diárias).

Mercado de Trabalho: Instituições Públicas e Privadas que atuam no campo da Biologia, com ênfase na Biotecnologia; Laboratórios de análi-ses e diagnósticos e de controle de qualidade; Hospitais; Centros de pesquisa científica e tec-nológica; Parques industriais; Universidades.

Fontes:Guia do EstudantePROGRAD - IFRJ

11

Page 12: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

FARMÁCIA

Na Grécia antiga, Asclépio era identificado como o deus da Saúde. Conhecedor dos segredos das ervas medicinais, utilizava-as não somente para salvar vidas, mas também para ressuscitar pessoas. Descontente com a quebra do ciclo natural da vida, Zeus, deus do Olimpo, matou Asclépio com um raio. Com a morte do deus, a Saúde passou a ser responsabilidade de sua filha Higia, que se dedicou à cura das pessoas. Após a morte do pai, em seu símbolo, que inicialmente era apenas o de uma taça (cura), foi acrescentada uma serpente (poder), que se tornou o símbolo da Farmácia.

Ao longo dos séculos, o campo de atuação do profissional de Farmácia se tornou mais amplo, abrangendo atividades como a preparação e pro-dução de medicamentos, o acompanhamento do processo de fabricação de alimentos, análises clí-nicas e toxicológicas, pesquisas nas indústrias far-macêuticas, além de análise e controle de produtos industrializados.

O IFRJ oferece o curso de Bacharelado em Far-mácia no campus Realengo, com duração de dez períodos. A grade curricular foi elaborada a fim de permitir a integração entre as ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas, sociais e farmacêu-ticas. Os estudantes irão cursar disciplinas como Atenção à Saúde, Genética e Embriologia, Micro-biologia e Imunologia, Farmacocinética e Farmaco-dinâmica, Educação e Promoção em Saúde, Gestão e Controle Social, Epidemiologia e Bioestatística, Hematologia, Química de Alimentos e Tecnologia de Cosméticos.

O curso de bacharelado tem como objetivo pro-porcionar um ensino de qualidade não somente na formação técnica, mas também na de profissionais com senso ético e responsabilidade social. O farma-cêutico pode trabalhar nas áreas de análises clínicas e toxicológicas, área ambiental, biologia molecular, cosmetologia, farmácia clínica, farmacovigilância, medicamentos, pesquisa e vigilância sanitária.

O Curso no IFRJ: Presencial, com duração de 10 períodos.

Local: campus Realengo (manhã e tarde).

Salário inicial: R$ 2.100,00 em farmácias, drogarias e distribuidoras; R$ 1.842,81 na in-dústria farmacêutica; R$ 1.785,00 em hospi-tais, laboratórios de análises clínicas e clínicas de saúde. Mercado de Trabalho: Unidades e serviços da rede de saúde, Hospitais, Farmácias Comu-nitárias, de Manipulação Alopática e Homeo-pática; Indústrias Farmacêuticas, de Cosméti-cos e de Alimentos; Laboratórios de Análises Clínicas; Centros de Pesquisas e Desenvolvi-mento.

Fontes:Guia do EstudanteBlog Farmácia 2008PROGRAD - IFRJ

Onde estudar?

12

Page 13: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

Onde estudar?

FISIOTERAPIA

Os grandes eventos no Brasil, como a Copa do Mundo, que ocorreu em 2014, e os Jogos Olímpi-cos, em 2016, já deixam o mercado aquecido para aqueles que trabalham em setores como os de Turismo, Hotelaria, Gastronomia, Comunicação, Construção Civil e Saúde.

O fisioterapeuta é um dos profissionais que pode se beneficiar com as oportunidades na área esportiva, lidando com a prevenção e a reabilitação de lesões de atletas. Contudo, o setor hospitalar é que costuma solicitar com maior frequência uma grande demanda de profissionais para trabalhar no atendimento intensivo a pacientes.

O campus Realengo do IFRJ oferece o curso de Fisioterapia, com duração de dez períodos. A Insti-tuição tem como objetivo formar profissionais ca-pazes de intervir nas condições de saúde da popu-lação, tanto em caráter individual quanto coletivo, avaliando, diagnosticando, desenvolvendo, preve-nindo, educando, tratando e recuperando funções e/ou disfunções, assim como restaurando a integri-dade de órgãos e sistemas corporais.

Os estudantes cursam disciplinas como Movi-mento Humano; Saúde do Homem e da Popula-ção Trabalhadora; Saúde do Idoso; Bioética; Idoso, Família e Sociedade; Fisioterapia nas Disfunções Neuro-Musculo-Esqueléticas; Patologia Geral e Se-miologia; Genética e Embriologia; Fisioterapia do Trabalho; Psicologia do Desenvolvimento; Farma-cologia e Psicomotricidade.

O fisioterapeuta pode trabalhar nas áreas de atendimento domiciliar, cardiologia e pneumologia, dermatologia, estética, fisioterapia do trabalho, fi-sioterapia esportiva, grupos especiais, pesquisa em indústria de equipamentos, neurologia adulta, neu-rologia pediátrica, ortopedia e traumatologia, Pro-grama de Saúde da Família e terapia intensiva.

O Curso no IFRJ: Presencial, com duração de 10 períodos.

Local: campus Realengo (manhã e tarde).

Salário inicial: R$ 2.050,00 (30 horas sema-nais).

Mercado de Trabalho: Hospitais, Clínicas, Ambulatórios, Consultórios e Domicílios; Centros de Saúde, de Reabilitação Física e de Convivência; Programas de Saúde da Família; Creches e Escolas; Instituições Geriátricas; Empresas; Academias e Clubes Desportivos.

Fontes:Guia do EstudantePROGRAD - IFRJ

13

Page 14: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

Onde estudar?

O Brasil se tornou nos últimos anos o país da moda. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo já fazem parte dos roteiros de estreias mundiais dos filmes das estrelas de cinema de Hollywood. Astros da música trazem suas turnês para os palcos tupini-quins. As produções nacionais de shows, peças tea-trais, exposições de arte, programas de televisão e conteúdo audiovisual também estão em alta.

Tamanha movimentação artística faz com que o mercado esteja cada vez mais aquecido. Para o co-ordenador do curso de Produção Cultural do IFRJ, professor João Guerreiro, o profissional encontra oportunidades em diferentes setores. “As principais áreas de atuação estão relacionadas às produções de eventos musicais, de conteúdo audiovisual, artes cênicas em geral e musicais, elaboração de projetos culturais, captação de recursos e prestação de con-tas de projetos culturais”, enumera.

O curso de Produção Cultural do IFRJ é ofereci-do no campus Nilópolis, com duração de oito perí-odos. “A finalidade é formar profissionais na área da cultura e construir um corpus teórico (conceitos e noções) e prático (de tecnologias e metodologias) apropriados à manutenção, à valorização e à disse-minação da cultura nacional e regional, bem como ao desenvolvimento de programas socioculturais”, diz o professor João Guerreiro.

Os estudantes cursam disciplinas como Ciências Ambientais, Políticas Culturais, Patrimônio Cul-tural e Histórico, História da Arte e Divulgação e Eventos Científicos. Ao fim do curso, o profissio-nal estará apto a captar recursos, elaborar, planejar, organizar, promover, implementar, dirigir, coorde-nar, executar e gerir políticas, programas,projetos e eventos culturais, sociais e de entretenimento nas áreas de ciências humanas e sociais, letras e artes, a gerir equipamentos culturais, além de ter capacida-de investigativa e empreendedora.

PRODUçãO CULTURAL

O Curso no IFRJ: Presencial, com duração de 8 períodos.

Local: campus Nilópolis (manhã e tarde).

Salário inicial: R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00.

Mercado de Trabalho: Produtoras de vídeo e de música; Empresas que organizam eventos culturais, festivais, mostras e shows; Secreta-rias Municipais e Estaduais de Cultura; Funda-ções e Instituições Culturais, públicas ou pri-vadas; Escritórios de elaboração de projetos culturais.

Fontes:WikipédiaGuia do estudantePROGRAD - IFRJ

14

Page 15: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

Onde estudar?

QUÍMICA

O detergente utilizado para lavar a louça, a ma-quiagem que desperta o desejo de quase todas as mulheres e o medicamento que é necessário para aliviar uma dor de cabeça são exemplos de como a Química está presente no dia a dia de todos. Embo-ra pareça tão distante da realidade de muitos, ela é fundamental para que tarefas e atividades rotineiras sejam realizadas.

Ações de preservação do Meio Ambiente tam-bém dependem, entre outros fatores, do desen-volvimento de técnicas de tratamento e análise da água, do ar e do solo. Com um leque tão grande de áreas de atuação, o químico é um profissional mui-to requisitado. De acordo com a Associação Brasi-leira da Indústria Química (Abiquim), o mercado de trabalho para o bacharel está aquecido. A previsão é que até 2020 a indústria brasileira crie mais de 2 milhões de empregos e movimente cerca de 167 bilhões de dólares.

Aqueles que tiverem interesse na área podem cursar o Bacharelado em Química no campus Ni-lópolis do IFRJ. O aluno irá estudar, ao longo de oito semestres, disciplinas como Cálculo, Fitotera-pia, Inovação Tecnológica em Química, Bioquímica Vegetal, Gestão da Qualidade, Processos Bioquími-cos, Processos Industriais Orgânicos, Microbiologia e Tecnologia de Produtos Naturais.

O curso tem como finalidade formar profissio-

nais capazes de desenvolver, aplicar e gerenciar processos de produção de bens e serviços em Química, enfatizando a área de produtos naturais e áreas afins, viabilizando o desenvolvimento de tecnologias capazes de agregar valor a produtos de interesse comercial e/ou desenvolver produtos inovadores para o mercado, bem como a preserva-ção e o uso sustentável da biodiversidade.

O Curso no IFRJ: Presencial, com duração de 8 períodos.

Local: campus Nilópolis (manhã e tarde).

Salário inicial: R$ 4.068,00 (6 horas diárias).

Mercado de trabalho: Institutos de pesquisaLaboratórios; Indústrias (de produtos quími-cos, alimentos, petróleo, têxtil, entre outras);órgãos públicos.

Fontes: Guia do estudantePROGRAD - IFRJ

15

Page 16: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

No Brasil, a profissão de terapeuta ocupacio-nal só foi regulamentada em 1969, mas ganhou projeção, em meados da década de 1940, com o trabalho desenvolvido pela médica psiquiatra Nise da Silveira. Ele defendia o tratamento da doença mental através da arte-terapia e, não a partir das tarefas tradicionais de limpeza e manutenção que os pacientes exerciam sob o título de terapia ocu-pacional.

Os métodos introduzidos por Nise da Silveira foram o ponto de partida não somente para o de-senvolvimento de novas técnicas de tratamento de distúrbios mentais, mas também físicos. No IFRJ, o curso de Terapia Ocupacional é oferecido em oito períodos no campus Realengo. A grade curricular é composta por disciplinas como Filosofia e Saúde, Terapia Ocupacional na Escola, Fundamentos de Microbiologia e Imunologia, Humanização em Saú-de, Corpo e Sociedade, Bases Biológicas e Psicolo-gia do Desenvolvimento.

Os profissionais são capacitados para articular reflexivamente recursos terapêuticos (artísticos, lúdicos e tecnológicos) no tratamento de distúrbios físicos e mentais e de desajustes emocionais e so-ciais. O terapeuta ocupacional utiliza tecnologias e atividades a fim de promover a autonomia de pes-soas com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais. É responsabilidade do profissional elaborar trata-mentos de reabilitação e adaptação social, buscan-do desenvolver no paciente a autoconfiança.

O terapeuta ocupacional pode atuar nas áreas de atendimento; educação no acompanhamento do desenvolvimento de crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem e de crianças com deficiência nas escolas de ensino regular; ge-rontologia; psiquiatria e saúde mental; reabilitação funcional e profissional de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho; reintegração social, meno-res infratores; além de docência e pesquisa.

TERAPIA OCUPACIONAl

O Curso no IFRJ: Presencial, com duração de 8 períodos.

Local: campus Realengo (manhã e tarde).

Salário inicial: R$ 2.050,00 (30 horas semanais).

Mercado de Trabalho: Hospitais, ambula-tórios, consultórios e domicílios; Centros de saúde, de reabilitação física, de atenção psicos-social ou de convivência; Programas de Saúde da Família, em comunidades, em creches e es-colas; Instituições geriátricas, penais, de ação sócio-educativa; ONGs, empresas e projetos de ações sociais e/ou culturais.

Fontes:Guia do EstudantePROGRAD - IFRJWikipédiaCoffito

Onde estudar?

16

Page 17: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

Os cursos superiores de tecnologia (CST) são graduações compactas, com duração reduzida, direcionadas à formação de profissionais para áreas específicas e delimitadas, focada nas necessidades emergentes da economia, possibilitando rápida inserção no mercado de trabalho.

Page 18: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

GESTÃO AMBIENTAl

Segundo o PNUMA (Programa das Nações Uni-das para o Meio Ambiente), as mudanças observa-das no sistema da Terra não têm precedentes na história. A perspectiva de melhorar a vida humana, segundo o documento, depende de forma crucial da capacidade dos indivíduos, países e comunidade internacional de responder às mudanças ambientais que aumentam os riscos e reduzem as oportunida-des de promover o bem-estar.

O uso racional dos recursos naturais e a pre-servação da biodiversidade são preocupações que movimentam a rotina de um profissional de Gestão Ambiental. Ele é responsável por avaliar impactos ambientais decorrentes das atividades humanas, além de planejar, desenvolver e gerenciar ativida-des de proteção e controle ambiental. Programas de reciclagem e de educação ambiental, recupera-ção de áreas degradadas, análise da poluição indus-trial do solo, da água e do ar também são parte das atividades do profissional.

No Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRJ, oferecido no campus Rio de Ja-neiro, o estudante adquire conhecimentos téorico--práticos, domínio de técnicas de coleta, análise, tratamento e gerenciamento de recursos, efluen-tes e resíduos, além de estudar legislação e normas ambientais. Disciplinas como Biologia, Química, Processos Industriais, Cartografia e Geoprocessa-mento fazem parte do currículo do curso.

Com a demanda das empresas pela certificação ISO 14.001, documento que atesta o cumprimento de normas de gestão ambiental e fundamental às atividades de exportação, o profissional de Gestão Ambiental tem encontrado mercado promissor principalmente nas grandes cidades. O tecnólogo pode trabalhar, por exemplo, em instituições pú-blicas, privadas, ONGs, na operação, gestão ou consultoria relacionadas a efluentes e resíduos, sistemas de gestão ambiental, análises ambientais, educação e pesquisa.

Onde estudar?O curso no IFRJ: Presencial, com duração de 6 períodos.

Local: campus Rio de Janeiro (tarde e noite).

Salário inicial: R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00.

Mercado de trabalho: Consultoria a empre-sas e órgãos públicos, certificação, educação ambiental, planejamento sustentável, planeja-mento e execução de projetos para a recupe-ração de áreas degradadas.

Fontes: Guia do Estudante AbrilTerra-Vestibular

18

Page 19: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

GESTÃO DA PRODUçÃO INDUSTRIAl

O tecnólogo em Gestão da Produção Industrial é um especialista em processos de fabricação. Pro-fissional apto a gerenciar, supervisionar e operar plantas industriais de diferentes segmentos, atua em laboratórios de metrologia e desenvolvimen-to de novos produtos e processos, com ênfase na qualidade, saúde, segurança e meio ambiente.

O tecnólogo ainda coordena equipes de produ-ção, diagnóstico e otimização de fluxos de materiais e a utilização de conhecimentos da logística indus-trial. O domínio e aplicação das normas de segu-rança no trabalho e gestão ambiental são requisitos da atuação deste profissional.

O profissional também trabalha com a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos in-tegrados, com a especificação, a previsão e a avaliação dos resultados obtidos destes sistemas, que envolve recursos humanos, materiais e equipamentos.

No IFRJ, o CST em Gestão da Produção Indus-trial, oferecido no campus Nilópolis, tem caracte-rística multidisciplinar, sendo atualizado constante-mente em relação ao mercado. As disciplinas do curso permitem ao formado atuar na gestão de organizações de bens e serviços, em laboratórios de metrologia e indústrias em geral. O curso tem como objetivo formar tecnologistas com perfil ge-rencial para trabalhar nas indústrias do estado do Rio de Janeiro. Segundo o coordenador do curso no IFRJ, Elton Flach, estão em alta as áreas de me-trologia e gestão de processos.

Durante os cinco períodos do curso, o aluno es-tuda disciplinas como Química, Desenho Industrial, Gestão da Qualidade e Administração da Produção.

Onde estudar?O curso no IFRJ: Presencial, com duração de 5 períodos.

Local: campus Nilópolis (noite).

Salário inicial: R$ 2.200,00.

Mercado de trabalho: Gerenciamento em indústrias de diversos setores, em áreas como qualidade, manutenção, engenharia de proces-sos, engenharia de produtos e gestão técnicas das operações.

Fontes: Guia do Estudante AbrilPROGRAD-IFRJ

19

Page 20: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

PROCESSOS QUÍMICOS

Um dos profissionais habilitados para atuar no horizonte de expansão do setor industrial no Rio de Janeiro é o tecnólogo em Processos Químicos. O cenário é amplo: o tecnólogo pode trabalhar, por exemplo, nas indústrias química, petroquímica, eletroquímica, farmacêutica, alimentícia e de produção de insumos. Ele também encontra tra-balho em setores industriais como petróleo e gás, farmacêutico, cosmético, automobilístico, de bebi-das, agroindústria e biocombustíveis. O tecnólogo em Processos Químicos é apto a gerenciar, super-visionar e operar plantas industriais de diferentes ramos, além de poder atuar nos segmentos de pes-quisa e desenvolvimento, segurança e qualidade.

O profissional planeja, gerencia e realiza ensaios e análises laboratoriais, registra e interpreta os re-sultados, emite pareceres, seleciona os métodos e as técnicas mais adequadas à condução de proces-sos de uma unidade industrial.

Disciplinas como Desenho Técnico, Cálculo, Física, Química, Gestão da Qualidade, Gestão de Resíduos Industriais, Processos (orgânicos, inorgânicos, fermentativos, petroquímicos) fazem parte do currículo do curso oferecido no campus Rio de Janeiro do IFRJ.

O perfil do curso foi definido com base em ava-liações, pesquisas e projeções de diferentes órgãos ligados à área industrial, como a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN), a Secretaria de Estado de Ener-gia, a Indústria Naval e do Petróleo, a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), a Fe-deração das Indústrias do Estado do Rio de Janei-ro (FIRJAN), a Associação das Indústrias Química (ABIQUIM), entre outros.

Onde estudar?O curso no IFRJ: Presencial, com duração de 7 períodos.

Local: campus Rio de Janeiro (noite).

Salário inicial: R$ 3.390,00.

Mercado de trabalho: Pesquisa e análise quí-mica em indústrias de setores diversos.

Fontes: Guia do Estudante AbrilPROGRAD-IFRJ

20

Page 21: Guia de Carreiras da Graduação | IFRJ | 2016

21

JOGOS DIGITAIS

Onde estudar?O curso no IFRJ: Presencial, com duração de 6 períodos.

Local: campus Eng. Paulo de Frontin (manhã).

Salário médio: R$ 2.272,00.

Mercado de trabalho: Programação de jo-gos em 2D e 3D; design de games; produção audiovisual; desenvolvimento de softwares; arte e animação.

Fontes: Guia do Estudante AbrilPROGRAD-IFRJABRAGAMES

A área de Jogos Digitais é emergente no Brasil e no mundo, sendo um dos mercados com maior faturamento e consumo. Estrategicamente, o curso superior de tecnologia em Jogos Digitais foi implan-tado no município de Eng. Paulo de Frontin, distan-te aproximadamente 90 km da capital. A região se destaca como localidade produtora de softwares, jogos digitais e tecnologias da informação e da co-municação.

O CST em Jogos Digitais, lançado em 2014, é o primeiro do gênero a ser oferecido na rede federal de ensino no país. Segundo o diretor do campus Eng. Paulo de Frontin, Rodney Albuquerque, apesar de pesquisas apontarem o Brasil como o 4º maior mercado consumidor global de jogos digitais, o país ainda se encontra na primeira infância quando se observa a produção dessa tecnologia. “Para mudar este quadro, precisamos formar profissionais, para que, ao invés de exportar nossos poucos artistas do universo digital, possamos retê-los, aumentando e diversificando não apenas nosso mercado domés-tico, mas fortalecendo nossa pauta de exportação de produtos e serviços nesta área da economia”, observa Rodney.

O design curricular do curso de Jogos Digitais prevê que cada um dos seis períodos letivos seja centrado em uma temática: Jogos em 2D, Jogos em 3D, Jogos em Rede, Jogos para Consoles, Jogos para Dispositivos Móveis e Jogos para TV Digital. Ao final do curso, o estudante será diplomado Tec-nólogo em Jogos Digitais, e estará apto a prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação e a ingres-sar no mercado de trabalho em diferentes segmen-tos da economia. O profissional poderá atuar em áreas como Programação de Jogos Digitais, Design de Games e Artes Gráficas.