Guia de Financiamento da Mobilidade...

18
Guia de Financiamento da Mobilidade Cultural-Brasil Guia de Oportunidades de financiamento para Mobilidade de Artistas e Profissionais da Cultura no Brasil Projeto Piloto Edição 2017 Uma iniciativa de: Em parceria com: Com apoio de:

Transcript of Guia de Financiamento da Mobilidade...

Guia de Financiamento da Mobilidade Cultural-Brasil Guia de Oportunidades de financiamento para Mobilidade de Artistas e Profissionais da Cultura no Brasil Projeto Piloto Edição 2017

Uma iniciativa de: Em parceria com: Com apoio de:

2    

Guia de oportunidades de financiamento para a mobilidade internacional de artistas e profissionais da cultura

BRASIL

Projeto Piloto – Edição 2017 Esta pesquisa é um projeto piloto apoiado pelo Ministério da Cultura e Comunicação da França e visa demonstrar as diversas oportunidades de financiamento para a mobilidade de artistas e profissionais da cultura provenientes dos países da América Central, América Latina e do Caribe (A versão final poderá ser consultada on-line no fim de 2017 e início de 2018). O presente Guia, focado especificamente no Brasil inclui: - Mobilidade de saída : Oportunidades de financiamento para a mobilidade de brasileiros e residentes no Brasil, disponível para a maioria das disciplinas artísticas e culturais; - Mobilidade de entrada : Oportunidades de financiamento para a mobilidade para artistas e profissionais de outros países, inclusive brasileiros, disponível para a maioria das disciplinas artísticas e culturais. O Guia apresenta uma lista com editais nacionais, locais e internacionais, sejam públicos ou privados. Apenas as oportunidades regulares acessíveis on-line estão listadas. Fundos para os quais as informações estão disponíveis apenas off-line e não são baseadas em editais públicos não foram contemplados. Analogamente, os financiamentos pontuais ou de curto prazo não estão incluídos neste guia. Para uma visão geral da metodologia e do escopo que inspirou a pesquisa atual, consulte a introdução do Guia de oportunidades de financiamento para a mobilidade internacional de artistas e profissionais da cultura na Europa1e a introdução da Embaixada Cultural na página 3 de este guia com foco no Brasil. De um modo geral, os principais objetivos desses guias de financiamento para a mobilidade, são disponibilizar de forma transparente as informações existentes sobre o financiamento internacional para a mobilidade de artistas e profissionais da cultura e, assim, dar conhecimento aos financiadores de como preencher as lacunas existentes em relação ao financiamento do intercâmbio cultural internacional, a fim de assegurar um apoio sustentável à mobilidade cultural na Europa e no mundo. Este Guia, organizado pela Embaixada Cultural e sob coordenação da On the Move, contou com o apoio do Ministério da Cultura e da Comunicação da França e constitui-se na primeira tentativa de reunir todas as oportunidades de financiamento em um único documento. É importante mencionar que se trata de um projeto piloto e não de um documento finalizado ou completo. Por favor, envie seus comentários, sugestões e correções para:[email protected] Para ter acesso à editais regulares, colaborações e outras oportunidades de financiamento de intercâmbio cultural internacional, convidamos você a se inscrever no site on-the-move.org.

                                                                                               1http://on-­‐the-­‐move.org/funding/europe  

3    

INTRODUÇÃO O Guia da On the Move para editais sobre mobilidade cultural na América Central e América Latina começa com a pesquisa dos fundos de apoio à mobilidade no Brasil. Levando em consideração o contexto brasileiro, a estrutura da publicação é ligeiramente diferente da publicação referente aos demais países. O Brasil é o maior país da América do Sul, com uma extensão territorial de 8.515.767 km2 e, por essa razão, a maioria dos subsídios para mobilidade é direcionada para viagens no próprio país. Além disso, existem poucos editais e fundos restritos à projetos de mobilidade artística e cultural, tal como definido nos guias de mobilidade cultural do On the Move. No entanto, a maioria dos editais contemplam projetos que podem incluir viagens nacionais ou internacionais. Boa parte do financiamento público para as artes e cultura é realizado através das Leis de Incentivo Fiscal (Leis de Incentivo Federal, Estadual e Municipal), que é um mecanismo de renuncia fiscal que permite as empresas privadas direcionarem parte dos seus impostos à projetos culturais aprovados pelos governos municipais, estaduais ou federal. Esta forma de financiamento também é considerada mais estável, principalmente tendo em vista as frequentes instabilidades políticas e econômicas que o Brasil enfrentou. Devido a essas inseguranças, os subsídios públicos e privados realizados de forma direta e sem mediação dos editais públicos raramente são regulares e contínuos. Esta pesquisa foi feita durante o período de Junho a Novembro de 2016 mas ressalta-se a importância em se atentar para as possíveis alterações e mudanças nos prazos dos editais aqui citados.

Finalmente, devido a barreiras linguísticas, bem como à falta de informação sistematizada sobre fundos de mobilidade internacional, poucos artistas e/ou grupos culturais brasileiros sabem das possibilidades de mobilidade oferecidas pelas organizações internacionais. Por essa razão, acrescenta-se uma quarta categoria de bolsas de mobilidade internacional para países do “Sul Global” (incluindo a maioria dos países de America Central, America Latina, Asia e Africa). A sessão final é uma lista de recursos para artistas e profissionais brasileiros e para artistas e profissionais estrangeiros interessados em viajar para o Brasil.

Boa leitura! Julijana Nicha Andrade

http://www.embaixadacultural.org

4    

ÍNDICE

1.Financiamento governamental p.6 1.1. Ministério da Cultura (MinC) 1.1.1. Edital de Intercâmbio Cultural 1.1.2. Edital de Chamamento Público Micsul 1.1.3. Editais do MinC em cooperação com PRONAC 1.2. IBERESCENA 1.2.1. Cooperação entre grupos de teatro, bolsas para viajem e residenciâs 1.3. IBERMUSICAS 1.3.1. Concurso Ibero-Americano de Composição para Orquestra Infantil e Juvenil 1.3.2. Ajudas a festivais e encontros para a mobilidade dos músicos 1.4. IBERMUSEUS 1.4.1. Programa Ibermuseus de Capacitação 1.5. Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais 1.5.1. Circula Minas 1.5.2. Música Minas 1.6.Prefeitura de Belo Horizonte 1.6.1. Lei de Incentivo á Cultura 1.7.Secretaria da Cultura do Estado da Bahia 1.7.1.Edital Mobilidade Artístico-Cultural 1.8. Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) 1.8.1. Projetos de Pesquisa 1.9. Secretaria de Estado de Cultura de Espirito Santo  1.9.1. Bolsa de viagem para artistas, técnicos e pesquisadores culturais 1.10. Secretaria de Cultura de Rio de Janeiro 1.10.1. Edital de Seleção Pública de Difusão e Intercâmbios Culturais

2. Fundações/organizações público-privadas p.12 2.1.Fundação Iberé Camargo 2.1.1. Bolsa Iberé Camargo 3. Organizações internacionais/fundações com sede em/relacionadas com o Brasil p.12 3.1.Instituto Ibero-Americano 3.1.1. Bolsa de pesquisa 3.2.Fundação Calouste Gulbenkian 3.2.1. Fundo geral

5    

3.3. A Rede de Promotores Culturais da América Latina e Caribe - La RED de Promotores Culturales de Latinoamérica y El Caribe 3.3.1. Residências de intercâmbio criativo (Creative Exchange) 3.3.2. Mobilidade de intercâmbio criativo 3.4. Red Bull Station – Brasil 4.4.1. Programa de Residência Red Bull Station 3.5. British Council – Brasil 3.6.1. Transform 3.6. Goethe Institut – Brasil 3.7.1. Fundo geral 3.7. The Awesome Foundation 3.7.1. Fundo de projetos 4. Organizações / Fundações Internacionais (Fundos de financiamento internacional para artistas brasileiros - entre outras nacionalidades) p.16 Por favor, consulte o guia de financiamento da mobilidade cultural: Foco na Ásia, apoiado pela Fundação Ásia-Europa e realizado por On the Move. A segunda parte do guia refere-se a oportunidades de financiamento relacionadas ao Sul Global (países emergentes / em desenvolvimento), onde os artistas e profissionais da cultura brasileiros também podem ser contemplados. Ver seções 2 e 3 (a edição de 2017 vai ser publicada online no inicío de 2017) http://culture360.asef.org/asef-news/mobility/ 5. Informação Adicional para artistas e profissionais da cultura do Brasil e/ou artistas e profissionais da cultura interessados no Brasil p.16 5.1. Bolsas de mobilidade para viajar no Brasil 5.2. Informação adicional sobre institutos interessados no intercâmbio com o Brasil 5.3. Residências Artísticas no Brasil

6    

BRASIL

1. Financiamento governamental

1.1. Fonte de Ministério da Cultura (MinC) Financiamento

1.1.1. Edital de Intercâmbio Cultural

Tipo de mobilidade Bolsas de viagem (válidas para diferentes finalidades) (Pub.)

Setor Todos Elegibilidade dos Beneficiários Critérios geográficos Brasil Nacionalidade Cidadania brasileira ou residência permanente no Brasil.

Profissão Artistas, Mestres da Cultura Popular, Agentes Culturais, Técnicos, Gerentes Culturais, Pesquisadores Culturais, Empresários Criativos.

Destinação Brasil e/ou no exterior

Valor das subvenções A subvenção depende da origem e do destino do participante.

Outras Prioridades

Em contrapartida, os beneficiários devem realizar atividades públicas gratuitas, como oficinas, palestras, cursos, seminários e apresentações, e compartilhar a experiência adquirida durante o processo de intercâmbio.

Última visualização 19/09/2016 URL http://www.cultura.gov.br/intercambio-e-difusao-cultural

1.1.2. Edital de Chamamento Público Micsul

Tipo de mobilidade Participação no evento Micsul-Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Pub)

Setor Artes cênicas (10 pessoas)

Artes visuais – moda (1 pessoa) e jogos (10 pessoas) Audiovisual (10 pessoas) Música (10 pessoas) Literatura (10 pessoas)

Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Brasil Nacionalidade Cidadania brasileira ou residência permanente no Brasil. Profissão Profissionais da cultura. Informação adicional Prazo de inscrição 04/07/16

Destinação Bogotá, Colômbia Valor das subvenções Cobre as despesas de viagem, despesas diárias e custos de inscrição no evento Máximo deR$15.000,00.

Última visualização 29/08/16

URL http://www.cultura.gov.br/documents/10883/1359757/Chamamento+P%C3%BAblico++-+MICSUL.pdf/fdc594f5-651f-472a-a175-0fdb398608ba

7    

1.1.3. Editais do MinC em cooperação com PRONAC

Tipo de mobilidade Subsidio de projeto ou produção (PP)

Setor Todos Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Brasil Nacionalidade Cidadania brasileira ou residência permanente no Brasil Profissão Profissionais da cultura e organizações culturais

Destinação Brasil ou no mundo

Valor das subvenções Em acordo com o tamanho do projeto Outras Prioridades Candidaturas abertas de 1 de fevereiro a 30 de novembro de cada ano

Última visualização 29/08/16 URL http://www.cultura.gov.br/projetos-incentivados1

1.2. Fonte de Financiamento IBERESCENA

1.2.1. Cooperação entre grupos de teatro, bolsas para viajem e residenciâs

Tipo de mobilidade Subsidio de projeto ou produção (Pub)

Setor Artes cênicas (teatro, dança, ópera, circo, artes de rua) Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Brasil e região Ibero-Americana (América do Sul, Espanha e Portugal). Nacionalidade Cidadãos ibero-americanos, residentes no Brasil ou no exterior Profissão Atores, grupos de teatro

Destinação

Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Portugal e Espanha.

Valor das subvenções Dependente do projeto.

Última visualização 30/07/2016 URL http://www.iberescena.org/es/bases-convocatorias

1.3. Fonte de IBERMUSICAS Financiamento

1.3.1.Concurso Ibero-Americano de Composição para Orquestra Infantil e Juvenil

Tipo de mobilidade Subsidio de projeto ou produção (Pub)

Setor Música – Coro e Orquestra

Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Brasil e Região Ibero-Americana (América do Sul, Espanha e Portugal) Nacionalidade Cidadãos ibero-americanos residentes no Brasil ou no exterior Profissão Músicos

Destinação

Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Portugal e Espanha.

Valor das subvenções US$ 6.000 1 de Junho de 2016 até 1 de Março de 2017

8    

Outras Prioridades

Última visualização 29/07/2016 URL http://www.ibermusicas.org/pt/as-chamadas/23

1.3.2. Ajudas aos festivais e encontros para a mobilidade dos músicos

Tipo de mobilidade Subsidio de projeto ou produção (Pub)

Setor

Música - bandas e artistas individuais de todos os tipos para participar em festivais, feiras ou encontros internacionais

Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos

Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai

Nacionalidade

Cidadãos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai

Profissão

Festivais privados ou públicos, encontros, fóruns e feiras

Destinação

A organização do evento deve candidatar-se à receber o recurso financeiro e indicar os artistas que serão convidados e o seu evento deverá acontecer entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2017.

Valor das subvenções Máximo de US$10.000 Outras Prioridades 21 de março de 2017 até 31 de agosto de 2017

Última visualização 29/07/2016 URL http://www.ibermusicas.org/pt/auxilio-concedido/26

1.4. Fonte de IBERMUSEUS Financiamento

1.4.1. Programa Ibermuseus de Capacitação

Tipo de mobilidade Bolsas para capacitação profissional (Pub.)

Setor Património (património tangível, património mobiliário, património imaterial, arquivos)

Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Brasil e Região Ibero-Americana (América do Sul, Espanha e Portugal)

Nacionalidade

Cidadania brasileira ou cidadãos de Andorra, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Profissão Profissionais que trabalham em museus.

Valor das subvenções

Aplicação anual de 26 de Junho a 31 de Dezembro

Outras Prioridades

Não especificado - dependente do pedido individual que cobre todos os custos de viagem, seguro de viagem, bolsa de capacitação, alojamento e alimentação.

Última visualização 29/07/2016 URL http://www.ibermuseus.org/convocatorias/

9    

1.5. Fonte de Financiamento Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

1.5.1. Circula Minas

Tipo de mobilidade Bolsa de viajem (Pub.) Setor Artes cênicas (teatro, dança, ópera,circo, artes de rua) Audiovisual e mídia (filme, TV, arte eletrônica, nova mídia, web) Artes visuais (pintura, escultura, fotografia, instalação, artes aplicadas) Artes interdisciplinares

Elegibilidade dos Beneficiários Critérios geográficos Residente do estado de Minas Gerais, Brasil Nacionalidade Cidadania brasileira ou residência permanente no Brasil Profissão Todos os artistas exceto músicos

Destinação No Brasil e internacionalmente

Valor das subvenções Dependente do projeto. O orçamento total da Circula Minas é de R$ 300 milhões.

Última visualização 30/07/2016

URL

http://www.cultura.mg.gov.br/documentos/documents?by_year=2016&by_month=&by_format=&category_id=402&ordering=newest&q= http://www.cultura.mg.gov.br/images/documentos/EDITAL%20-%20CIRCULA%20MINAS%202016%20-%20CONSOLIDADO%20COM%20ALTERA%C3%87%C3%95ES%20PUBLICADAS%20NO%20MINAS%20GERAIS.pdf

1.5.2. Música Minas

Tipo de mobilidade Bolsas de participação no evento Bolsa de viajem (Pub.)

Setor Música

Elegibilidade dosBeneficiários Critérios geográficos Residentes em Minas Gerais, Brasil

Nacionalidade Cidadania brasileira Profissão Músicos (indivíduos e grupos)

Destinação No Brasil e internacionalmente

Valor das subvenções

O subsídio total é de R$ 700 milhões, mas o indivíduo recebe subvenção do tamanho do bilhete de viagem

Última visualização 1/08/2016 URL http://www.cultura.mg.gov.br/

1.6. Fonte de Financiamento Prefeitura de Belo Horizonte

1.6.1. Lei de Insentivo á Cultura

Tipo de mobilidade Subvenção de projeto (Pub.)

Setor Todos

Elegibilidade dos beneficiários

Residentes em Minas Gerais, Brasil

10    

Critérios geográficos Nacionalidade Cidadania brasileira ou residência permanente no Brasil Profissão Artistas individuais e grupos

Destinação

No Brasil e internacionalmente

Valor das subvenções

A subvenção depende da proposta do projeto.

Última visualização 07/10/2016

URL

http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br/edital2015

1.7. Fonte de Secretaria da Cultura do Estado da Bahia

Financiamento

1.7.1. Edital Mobilidade Artístico-Cultural

Tipo de mobilidade Bolsa de viagem(Pub)

Setor Artes cênicas Artes visuais Música Pesquisa Gestão cultural

Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Bahia, Brasil Nacionalidade Cidadania brasileira ou residência permanente no Brasil Profissão Indivíduos (artistas, técnicos e produtores culturais)

Destinação No Brasil e internacionalmente

Valor das subvenções O fundo total é de R $ 750 milhões, que serão distribuídos em parcelas.

Última visualização 1/08/2016

URL http://www.cultura.ba.gov.br/2016/03/11329/SecultBA-abre-inscricoes-para-edital-Mobilidade-Artistico-Cultural.html

1.8. Fonte de Financiamento Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

1.8.1. Projetos de Pesquisa

Tipo de mobilidade Participação em eventos (Pub.) Bolsas para desenvolvimento de mercado Publicação

Setor Literatura Música (instrumental, clássico) Artes cênicas (teatro, dança, ópera, circo, artes de rua)

Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Brasil Nacionalidade Brasileiros residentes no Brasil

Profissão Cientistas, historiadores, acadêmicos, empresários ou representantes de empresa científica ou tecnológica

Destinação No Brasil e internacionalmente

Valor das subvenções R$ 1.080.000,00 Última visualização 1/08/2016 URL http://www.finep.gov.br/patrocinio-externo/edital

11    

1.9. Fonte de Secretaria de Estado de Cultura de Espirito Santo Financiamento

1.9.1. Bolsa de viagem para artistas, técnicos e pesquisadores culturais

Tipo de mobilidade Bolsa de viagem (Pub)

Setor Todos

Elegibilidade dos Beneficiários Critérios geográficos Brasil Nacionalidade Cidadania brasileira ou residência permanente no Brasil Profissão Artistas individuais

Destinação No Brasil e internacionalmente

Valor das subvenções A subvenção cobre custos de deslocamento econômico.

Informação adicional A bolsa é especificamente para apresentações de natureza cultural, residência de artista ou cursos de educação para profissionais da cultura.

Última visualização 03/10/2016

URL http://www.secult.es.gov.br/files/upload/022016/6373-Edital-1456259331-EDITAL-001-2016.pdf

1.10. Fonte de Secretaria de Cultura de Rio de Janeiro Financiamento

1.10.1. Edital de Seleção Pública de Difusão e Intercâmbios Culturais

Tipo de mobilidade Bolsa de viagem

Setor Todos

Elegibilidade dos Beneficiários Critérios geográficos Brasil Nacionalidade Cidadania brasileira ou residência permanente no Brasil Profissão Artistas individuais ou grupos

Destinação No Brasil e internacionalmente

Valor das subvenções

A subvenção total é de R$ 460.000, mas o projeto selecionado recebe um valor de acordo com o custo de viagem. Viagem para o Sul do Brasil receberá R$ 1.500, para o Norte receberá R$ 2.000. Artistas que viajam para países da América Latina receberão R$ 3.000, para a América Central e América do Norte, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal até R$ 4.000 e viagens para outros países europeus, África, Ásia e Oceania receberão R$ 6.000.

Última visualização 4/10/2016 URL http://www.cultura.rj.gov.br/editais/CP0032014.php

12    

2. Fundações/organizações público-privadas

2.1. Fonte de Fundação Iberé Camargo Financiamento

2.1.1. Bolsa Iberé Camargo

Tipo de mobilidade Residência Artística (PP)

Setor Pesquisa

Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Brasil Nacionalidade Cidadania brasileira ou residência permanente no Brasil Profissão Artistas individuais ou pesquisadores

Destinação No mundo todo

Valor das subvenções O subsídio cobre a passagem aérea e concede subsídio monetário de R$ 8.000

Informação adicional Dois meses de residência, a cada ano há dois destinos internacionais

Última visualização 24/10/2016 URL http://www.iberecamargo.org.br/site/projetos

3. Organizações internacionais/fundações com sede em/relacionadas com o Brasil

3.1. Organização de Instituto Ibero-Americano Financiamento

3.1.1. Bolsa de pesquisa

Tipo de mobilidade Subvenções de projetos e produção (Priv.) Bolsa de pesquisa

Setor Literatura (tradução) Pesquisa

Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Brasil, Alemanha, Espanha, Portugal Nacionalidade Brasileira Profissão Acadêmicos e pesquisadores culturais

Valor das subvenções Dependendo do projeto.

Destinação América Latina, Portugal, Espanha, Alemanha e Brasil

Última visualização 1/08/2016 URL http://www.iai.spk-berlin.de/pt/bolsas.html

3.2. Organização de Financiamento Fundação Calouste Gulbenkian

3.2.1.Fundo geral

Tipo de mobilidade Subvenções de projetos e produção (Priv.) Bolsa

13    

Setor Todos

Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Brasil, Portugal Nacionalidade Brasileira Profissão Artistas e pesquisadores culturais

Valor das subvenções Dependendo do projeto.

Destinação Portugal

Última visualização 1/08/2016

URL https://gulbenkian.pt/bolsas-apoios-gulbenkian/?grant-status=&grant-category=375&grant-date=0

3.3. Fonte de A Rede de Promotores Culturais da América Latina e Caribe Financiamento La RED de Promotores Culturales de Latinoamérica y El Caribe

3.3.1. Residências de intercâmbio criativo (Creative Exchange)

Tipo de mobilidade Residências artísticas (Pri)

Setor Artes cênicas

Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Brasil Nacionalidade Nacionais e residentes da América do Sul, Caribe e África do Norte. Profissão Artistas

Destinação América do Sul, Caribe e África do Norte.

O Creative Exchange financiará residências artísticas por 2 a 5 semanas em um dos países em América Latina, no Caribe ou nos Estados Unidos.

Valor das subvenções Dependendo do projeto.

Informação adicional

Aumentar o acesso a artistas internacionais para parceiros da NPN e outras cidades dos Estados Unidos, bem como aos membros da La Red e outras organizações coletivas da América Latina e do Caribe, que tenham a infra-estrutura, recursos educacionais/criativos/ para hospedar o máximo de dois artistas.

Última visualização 03/08/2016 URL http://www.redlatinoamericana.com/category/news/

3.3.2. Mobilidade de intercâmbio criativo

Tipo de mobilidade Bolsa de Viagem (Pri)

Setor Artes cênicas Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Brasil Nacionalidade Nacionais e residentes da América do Sul, Caribe e África do Norte. Profissão Artistas

Destinação América do Sul, Caribe e África do Norte.

Valor das subvenções Maximo de $1,000

Última visualização 03/08/2016 URL http://www.redlatinoamericana.com/category/news/

14    

3.4. Fonte de Red Bull Station – Brasil

Financiamento 3.4.1. Programa de Residência Red Bull Station

Tipo de mobilidade Residência artística

Setor

Artes visuais (pintura, escultura, fotografia, instalação, artes aplicadas) Audiovisual e multimídia (cinema, TV, arte electrónica, novas mídias, web) Pesquisa

Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Brasil Nacionalidade Brasileiros e outros nacionalidades

Profissão Artistas contemporâneos

Destinação São Paulo, Brasil

Valor das subvenções Residência para um artista estrangeiro e cinco artistas brasileiros que cobre R$ 10.000 para a

produção artística e R$ 500 por semana para custos gerais. Última visualização 3/10/2016 URL http://www.redbullstation.com.br/inscricoes/pt/

3.5. Fonte de British Council - Brasil Financiamento

3.5.1. Transform

Tipo de mobilidade Subvenções para projetos e produção

Residências para artistas e para escritores Bolsas

Setor Todos

Elegibilidade dos Beneficiários Critérios geográficos Brasil e Reino Unido Nacionalidade Nacionais e residentes no Brasil e no Reino Unido Profissão Artistas independentes ou coletivos/grupos

Destinação Reino Unido

Valor das subvenções Dependendo do projeto / bolsa

Informação adicional O British Council pretende aumentar a cooperação cultural com o Brasil. Por essa razão, há convites abertos para todos os setores culturais ao longo do ano.

Última visualização 7/10/2016 URL http://transform.britishcouncil.org.br/

3.6. Fonte de Goethe Institut - Brasil Financiamento

3.6.1. Fundo geral

Tipo de mobilidade Subvenções para projetos e produção (Pub.)

Residências pra artistas e para escritores Bolsas

Setor Todos

15    

Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Brasil Nacionalidade Brasileiros e residentes no Brasil Profissão Artistas e produtores culturais

Destinação Brasil e resto do mundo, com foco na Alemanha

Valor das subvenções Dependendo do projeto

Informação adicional

O Instituto Goethe promove intercâmbios culturais e a cultura alemã internacionalmente. Os institutos Goethe no Brasil, centralizados em São Paulo, Porto Alegre, Bahia, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro, organizam convites abertos anuais em todas as esferas culturais.

Última visualização 7/10/2016 URL http://www.goethe.de/ins/br/sap/ver/ptindex.htm?wt_sc=saopaulo_eventos

3.7. Fonte de The Awesome Foundation Financiamento

3.7.1. Fundo de projetos

Tipo de mobilidade Subvenções para projetos e produção (Pri.)

Setor Todas Elegibilidade dos Beneficiários

Critérios geográficos Brasil e mundo Nacionalidade Brasileiros e residentes no Brasil Profissão Indivíduos e organizações

Destinação Brasil e mundo Valor das subvenções

O projeto pode ganhar $1000 só uma vez.

Última visualização 1/08/2016

URL http://www.awesomefoundation.org/pt

16    

4. Organizações / Fundações Internacionais (Fundos de financiamento internacional para artistas brasileiros - entre outras

nacionalidades) Por favor, consulte o Guia de financiamento da mobilidade cultural: Foco na Ásia, apoiado pela Fundação Ásia-Europa e organizado por On the Move. A segunda parte do guia refere-se a oportunidades de financiamento relacionadas ao Sul Global (países emergentes / em desenvolvimento), onde os artistas / profissionais da cultura residentes no Brasil também podem ser contemplados. Ver seções 2 e 3 (a edição de 2017 vai ser publicada online no inicío de 2017) http://culture360.asef.org/asef-news/mobility/  Veja: Confederação Suíça e Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (SüdKulturFonds), Fundo Prinpe Claus (Ticket Fund), Fundo Newton (Fundo do projetos), MIMETA (Bolsa de viajem), Serviço de Gestão de Artes da Coréia –Korea Arts Management Service (Bolsa de pesquisa e viagem), Arts Collaboratory (Fundo geral), Nordisk Kulturfond (Fundo do projetos), Comitê Internacional para Museus e Coleções de Arte Moderna (Programa de bolsas de viagem), Sociedade Internacional de Artes Performáticas (Programa Global Fellowship), Festival Internacional de Cinema, Roterdã, Holanda (Fundo Hubert Bals), Financial Times /Oppenheimer Funds( Prêmios de Vozes Emergentes), Fundação Berta, Holanda (Programa de Festival Internacional do Documentário de Amsterdã: Desenvolvimento e Produção e Pós-produção Fundos), Visions SudEst, Suíça (Subsídios para produção e distribuição de filmes), Fundação Films do Sul, Noruega (Sørfond), Festival dos Três Continentes, Nantes, França (Produire au Sud), Berlinale Film Festival: Fundo do Cinema do Mundo, Alemanha (Subsídios para Filmes Documentários), Institut Français (A fábrica de cinemas do mundo), Instituto de Relações Internacionais, Alemanha (Bolsas RAVE e Contatos com Artistas - Artists' Contacts), Museu Quai Branly–Musée du Quai Branly, França (Residência), Instituto de Educação Internacional (Fundo de Proteção do artista).

5. Informação adicional para artistas/ profissionais da cultura brasileiros e/ou artistas e profissionais da cultura interessados no Brasil

Prosas é uma plataforma para editais abertas para brasileiros ou residentes no Brasil entre outros : https://prosas.com.br/editais

5.1. Bolsas de mobilidade para viajar no Brasil Banco Nacional de Desenvolvimento - Subsídio Geral de Financiamento:http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/clientes.html

Banco Santander - Subsídio Geral de Financiamento: https://www.santander.com.br/br/o-santander/cultura/patrocinios Caixa Cultural - Programa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança: http://www.programasculturaiscaixa.com.br/programa-teatro-dancae Programa de Patrimônio Cultural: http://www.programasculturaiscaixa.com.br/programa-patrimonio-cultural Correios - Subsídio Geral de Financiamento: https://www.correios.com.br/sobre-correios/patrocinio/patrocinio-cultural E Petrobras Cultural: http://ppc.petrobras.com.br/como-participar/  Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – Edital para Patrimônio Nacional: http://portal.iphan.gov.br/editais   Nuvem – Estação rural de arte e tecnologia –ResidencyProgram in Visconde de Mauá, RJ, Brazil: http://nuvem.tk/?start-english  

17    

Petrobras - Programa Petrobras Distribuidora de Cultura: http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/meioambienteesociedade/cultura/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwP3YE9nAyNTD5egIEcnQwtvc6B8pFm8kb-nqYGLkaevQWiwhYGni7NbgKu7q4eJlwExuuHy_v6erkB5A1dXD2NzoHJjArr9PPJzU_ULckMjyh0VFQGhptRp/dl3/d3/L2dBISEvZ0FBIS9nQSEh/?PC_7_9O1ONKG10OG0802L46SG302006000000_WCM_CONTEXT=%2fwps%2fwcm%2fconnect%2fPortal%20de%20Conteudo%2fCultura%2fPrograma%20Petrobras%20Distribuidora%20de%20Cultura%2f Serviço Social do Comercio (Sesc) – Mostra Sesc Cariri de Culturas para artes cênicas e de artes visuais e literatura noCeará: http://mostracariri.sesc-ce.com.br/inscricoes/ 5.2. Informação adicional sobre institutos interessados no intercâmbio com o Brasil DUTCH CULTURE – Brazil – DutchCulture trabalha com - e para - o setor cultural, o governo e a rede diplomática, tanto nos Países Baixos como no exterior. Existem diferentes chamadas abertas ao longo do ano:  http://dutchculture.nl/en/mapping/mapping-brazil O Brasil é um dos países estratégicos para a União Europeia que coloca a cultura no centro das relações internacionais culturais. Esse perfil sobre o Brasil pode ser uma boa introdução ao sistema de políticas culturais brasileiras e às relações externas, particularmente em relação à União Europeia. http://www.cultureinexternalrelations.eu/2014/03/26/brazil-report/

Artigos sobre arte contemporânea: http://u-in-u.com/en/magazine/countries/bra/

5.3. Residências Artísticas no Brasil

Institute Sacatar–Sacatar Residency Fellowship: http://sacatar.org/programs/residency-fellowships/ Outras residências artísticas: http://www.transartists.org/map?country=BR http://www.localizart.es/residencias-artisticas-en-america-latina (Em Espanhol) http://www.arte-sur.org/residencies-brazil/

18    

Este Guia funciona sob a Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported. O Guia pode ser usado, copiado, distribuídoa, transmitido e adaptadoa livremente, porém nunca para fins comerciais e apenas desde que a fonte seja citada. Para qualquer reutilização ou distribuição, os usuários devem deixar claro aos outros os termos de licença deste trabalho. Se os usuários alterarem, transformarem ou desenvolverem este trabalho, poderão distribuir o trabalho resultante somente sob a mesma ou similar licença para este. Para obter mais informações sobre a licença creativecommons desta publicação, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/. Para obter mais informações, entre em contato com [email protected]. A referência para On the Move deve ser feita se as informações deste Guia forem publicadas em outro lugar. Formato de citação sugerido: On the Move &Embaixada Cultural, Guia de Oportunidades de Financiamento para a Mobilidade Internacional de Profissionais de Arte e Cultura - Brasil (2017).