Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

44
bibliotecas setembro 2011 Pontos Ônibus Bosques DE LEITURA DA LEITURA BIBLIOTECA Toda a programação do Sistema Municipal de Bibliotecas é gratuita. Consulte a programação completa no site www.bibliotecas.sp.gov.br Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas Rua Catão, 611 - Lapa 05049-000 - São Paulo-SP i 3675 -6727 [email protected] agenda gratuito Mês da Cultura Independente Ciclo ''Outras Margens'' apresenta debates, performances, sarau e show. Mês da Cultura Independente Ciclo ''Outras Margens'' apresenta debates, performances, sarau e show. Leitura Atenta e Escrita Criativa Encontros nas bibliotecas públicas abordam leitura e escrita a partir de sete gêneros literários. Veja também: O Mundo da Ilustração, Shows, Língua Cantada e oficinas de cinema, projetos audiovisuais e narrações de histórias.

description

Programação cultural de setembro de 2011 em bibliotecas públicas da Prefeitura Municipal de São Paulo. Realização: Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas - Secretaria Municipal de Cultura.

Transcript of Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

Page 1: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

bibliotecassetembro 2011

Pontos Ônibus Bosques DE LEITURA DA LEITURABIBLIOTECA

Toda a programação do Sistema Municipalde Bibliotecas é gratuita.

Consulte a programação completa no sitewww.bibliotecas.sp.gov.br

Coordenadoria do Sistema Municipal de BibliotecasRua Catão, 611 - Lapa

05049-000 - São Paulo-SP

i3675-6727

[email protected]

agenda

gratuito

Mês da Cultura IndependenteCiclo ''Outras Margens'' apresenta

debates, performances, sarau e show.

Mês da Cultura IndependenteCiclo ''Outras Margens'' apresenta

debates, performances, sarau e show.

Leitura Atenta eEscrita CriativaEncontros nas bibliotecas públicas abordam leitura e escrita a partir de sete gêneros literários.

Veja também: O Mundo da Ilustração,

Shows, Língua Cantada e oficinas de cinema,

projetos audiovisuais e narrações de histórias.

Page 2: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

l

Nicholas Sparksl O rastro do Jaguar Murilo Carvalhol Até as princesas soltam pum Ilan Brenmanl Vampiros em Dallas Charlene Harrisl As girafas não sabem dançar Giles Andrael Sangue de lobos Helena Gomesl Contos de assombração Mauricio Pereiral O pagador de promessas (em quadrinhos), Guazzelli

Querido Johnl

Nicholas Sparksl O rastro do Jaguar Murilo Carvalhol Até as princesas soltam pum Ilan Brenmanl Vampiros em Dallas Charlene Harrisl As girafas não sabem dançar Giles Andrael Sangue de lobos Helena Gomesl Contos de assombração Mauricio Pereiral O pagador de promessas (em quadrinhos), Guazzelli

Querido John l

Gary Kasparovl Hotel novo mundo Ivana Arruda Leitel Dois em um Alice Ruizl Uma ilha chamada livro Heloísa Seixasl Com certeza tenho amor Marina Colasantil Tudo tem a sua história Duda Machadol O rabo da raposa Costa Senna

Xeque-mate!l

Gary Kasparovl Hotel novo mundo Ivana Arruda Leitel Dois em um Alice Ruizl Uma ilha chamada livro Heloísa Seixasl Com certeza tenho amor Marina Colasantil Tudo tem a sua história Duda Machadol O rabo da raposa Costa Senna

Xeque-mate!

Mais de 2 milhões de livros para empréstimo.Acesse o catálogo online:

http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa

Livros disponíveis nas BibliotecasLivros disponíveis nas Bibliotecas

Page 3: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

4 5

especia

l outr

as m

arg

ens

Confira abaixo a programação na biblioteca:

(H)á Margem? – Os limites entre classe social e vitrine da produção criativaCom Joannes Silva, Nicolas Behr e Sérgio Vaz.Mediação de Paloma KissA produção criativa de poesia e literatura, desde a geração mimeógrafo até a geração fotocópia e periférica, sempre se deparou com as dificuldades do mercado editorial, fosse o autor de poder aquisitivo ou de dificuldade financeira. Quais as possíveis semelhanças entre ambos, ou não há equivalência devido ao fator monetário? Após o debate haverá o Sarau do Binho.

Sarau do BinhoHá sete anos, tradicionalmente às segundas, o Sarau do Binho reúne poetas, artistas, professores, estudantes e toda comunidade do Campo Limpo, zona sul da periferia de São Paulo. Os participantes são convidados a expressar suas ideias por meio de diversas linguagens artísticas como poesia, música, teatro e artes visuais.23 de setembro (sex), 19h – BP Alceu Amoroso Lima

Show "Contra Cult: Ruralistas"Com Nicolas Behr e Giovani BaffôAs bandas Experimento Prosótypo & Na Sala do Sino são da mesma geração, com estilos diferentes e características comuns, se apresentarão juntas no palco, confluindo para uma Jam Session ao final do espetáculo. Haverá também apresentações das bandas Experimento Prosótypo e Na Sala do Sino.

Experimento ProsótypoO Experimento Prosótypo é uma banda performática, vertente musical do coletivo Poesia Maloqueirista, que tem como proposta a adequação sonora da poesia falada a diversos ritmos musicais, dialogando com elementos cênicos que transitam entre teatro, dança contemporânea e intervenção urbana. Passeia por influências que vão do blues, jazz e funk, ao miami bass, rock, samba, ska e ragga, numa proposta dinâmica e fluida.

Na Sala do SinoA banda Na sala do Sino faz parte do contexto da música e da cultura independente. Fortemente atuante no cenário carioca, tendo a música como base, apropria-se de diversas linguagens artísticas para criar uma nova forma de interação cultural, na qual o valor está no intercâmbio direto com pessoas de classes e faixas etárias distintas.24 de setembro (sáb), 19h – BP Alceu Amoroso Lima

O ciclo ''Outras Margens'' volta à Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em sua 2ª edição, ampliando o diálogo e a reflexão sobre a contracultura nos meios de produção poética contemporânea, reconhecendo também a influência de gerações anteriores. No decorrer do mês ocorrerão atividades como debate, videoinstalação, performance, sarau e show, como parte da programação do projeto “Mês da Cultura Independente”. Curadoria dos poetas Berimba de Jesus e Caco Pontes, integrantes do coletivo ''Poesia Maloqueirista''.

O “Mês da Cultura Independente” acontece em diversos equipamentos culturais da Secretaria Municipal da Cultura. A programação completa pode ser acessada no site www.cultura.prefeitura.sp.gov.br

Outras Margens 2

especia

l outr

as m

arg

ens

Page 4: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

especia

l livro

ilu

str

ado

6 7

Lançamento Edições Maloqueiristas 2011O poeta Renato Limão, um dos fundadores da Poesia Maloqueirista, lançará pelo selo do coletivo, livro com poemas inéditos e compilação de alguns dos seus textos que já se tornaram clássicos no meio alternativo, ora reproduzidos com bastante frequência em saraus, através de leituras e performances, ora publicados em blogs e perfis de redes de relacionamento, por admiradores de sua obra. Na estrada há cerca de 11 anos, Renato editou e divulgou diversos libretos à deriva, em estados como SP, RJ, MG e PR, alcançando altas tiragens de distribuição no ''mano-a-mano'', já tendo passado de 100.000 exemplares.

24 de setembro (sáb), 20h – BP Alceu Amoroso Lima

Videoinstalação: Desmargi_nadaCom coletivo OverleiO público terá contato com a videoinstalação através de televisores antigos espalhados pelo espaço, estabelecendo uma relação sensorial com a linguagem poética. Os vídeos serão baseados em poemas de autores cuja trajetória dialogam com movimentos contraculturalistas como Ademir Assunção, Berimba de Jesus e Caco Pontes.

24 de setembro (sáb), 21h – BP Alceu Amoroso Lima

Poesia de Rua: Na contramão da margem?Com Analu Andriguetti, Tiago Mine e Antônio Vicente Pietroforte. Mediação de Heyk PimentaA poesia de rua resiste, nestas últimas décadas, através de poetas que divulgam seus trabalhos publicados de mão-em-mão ou oralmente em centros urbanos, espaços culturais, feiras e eventos voltados à literatura. Mesmo alcançando o público que transita por estes espaços, mas que não necessariamente consumiriam livros de poesia em prateleiras de livraria, seria possível reconhecer a existência de uma produção de qualidade neste segmento? O que é o poeta de rua? Um camelô literário, um artista procurando seu espaço? Ou uma linha marginal que já foi engolida pelos modos do sistema? Após o debate, também haverá uma performance.

Performance: Na contramãoA atriz e escritora Dani Smith apresenta solo com adaptação cênica de sua crônica urbana "Na contramão", abordando poeticamente sentimentos e reflexões que permeiam a polifônia e o caos da metrópole.

30 de setembro (sex), 19h – BP Alceu Amoroso Lima

A magia da palavra narrada, a leitura de texto e a imagem fazem do livro um elemento fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Assim, incentivar a leitura crítica de imagens é cada vez mais necessário em uma sociedade centrada em parâmetros audiovisuais. É por isso que as ilustrações dos álbuns, além de apoiar e enriquecer a leitura do texto, permitem que o público infantil se aproxime da arte e desenvolva um critério estético próprio. OQO define-se como um espaço de criação com propostas inovadoras que convidam a sonhar, a refletir e a apreciar imagens, música, vozes e palavras. As inscrições para as atividades devem ser feitas diretamente no local.

A viagem de Chocolata (El viaje de Chocolata)A partir das ilustrações do livro ''Chocolata'', proporemos às crianças uma viagem a África. O espaço será ambientado com alguns dos diferentes cenários pelos quais se desloca a protagonista do conto. No final, uma toalha gigante será feita por todos os participantes, imitando as guardas do livro. 5 a 9.25 vagas.4 de setembro (dom), 16h30 – BP Viriato Corrêa

especia

l outr

as m

arg

ens

OQO e o mundoda ILUSTRAÇÃO

Page 5: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

especia

l livro

ilu

str

ado

8

Qontextos: a realidade no álbum ilustrado (Qontextos: la realidad en el álbum ilustrado)Com Eva Mejuto da editora OQO e Chené Gómez, diretor da ONGD Creart.Nesta conversa enfatiza-se a importância da arte como uma ferramenta para compreender a realidade, um instrumento que permite examinar e questionar os fenômenos que nos rodeiam e contribuir a construir “visões” e “versões” alternativas frente ao conflito e às realidades diversas. Sob esta idéia, abordam-se diferentes exemplos para que docentes e famílias tratem temas como a emigração, a doença ou questões da história recente.5 de setembro (seg), 10hBiblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Retratarte Atividade elaborada a partir do livro ''O grande livro de retratos de animais'' (El gran libro de los retratos de animales). Retomando a proposta de Svjetlan Junakovic, utilizaremos retratos famosos (como por exemplo ''A Gioconda''), e nos introduziremos na pele de um artista. Cada participante realizará sua re-interpretação por meio de um modelo.25 vagas.5 de setembro (seg), 14hBiblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

OQO: do álbum ilustrado ao cinema de animação (OQO: del álbum ilustrado al cine de animación)Esta conversa analisará a transformação de um álbum ilustrado em cinema de animação. Através de um processo de Stop-Motion transfere-se a criação plástica dos álbuns de OQO à tela para converter-se em filmes, videojogos e aplicações interativas destinadas ao público infantil.6 de setembro (ter), 10h – BP Hans Christian Andersen

Arte e álbum ilustrado (Arte y álbum ilustrado)Esta oficina tem como objetivo analisar a importância de aproximar as crianças de ilustrações que reúnam diferentes sensibilidades plásticas; imagens artísticas que oferecem uma Segunda leitura da narração, com a intenção de educar a sensibilidade do público infantil pelo gosto da imagem. Além disso, faz-se uma análise da configuração interna do álbum e uma aproximação entre história e ilustração.6 de setembro (ter), 14h – BP Hans Christian Andersen

OQOEDITORA

Encontros de Leitura Atenta e Escrita Criativa

Ler bem ajuda a escrever melhor. Partindo desta premissa, a Oficina de Escrita Criativa estruturou uma série de encontros para aplicar a técnica de “close reading” (leitura atenta aos detalhes) sobre trechos da Literatura brasileira. Ao final de cada encontro haverá um exercício de escrita.

Serão abordados sete gêneros literários: a crônica, o conto, o romance, o poema, a letra de música, o texto de teatro e o relato de não-ficção (jornalismo literário); destacando os aspectos constitutivos do texto e, desse modo, favorecendo tanto a leitura quanto a escrita.

A Oficina de Escrita Criativa é um centro voltado à profissionalização do autor, que adota uma metodologia para o domínio da técnica literária, com foco na conscientização do processo criativo, na exploração das potencialidades da linguagem, no exercício da experimentação estética e no desenvolvimento do olhar analítico sobre a própria produção. Todos os professores são, também, escritores.

Até outubro, as bibliotecas públicas realizam sete encontros independentes (um para cada gênero literário) em cinco Bibliotecas da Cidade de São Paulo.

A inscrição para cada encontro deve ser feita na própria biblioteca, até o limite de 25 vagas. +15.

leitura

ate

nta

e e

scrita

criativa

9

Page 6: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

1110

Confira os encontros de setembro:

l 1 de setembro (qui), 14h30 – BP Milton SantosJornalismo Literário, com Julia Alquéres

l 3 de setembro (sáb), 14h – BP Cora CoralinaLetra de Música, com Carlos Rennó

l 8 de setembro (qui), 14h30 – BP Milton SantosConto, com Laís de Castro

l 10 de setembro (sáb), 14h – BP Cora CoralinaRomance, com Julia Alquéres

l 14 de setembro (qua), 14h – BP Padre José de AnchietaRomance, com Julia Alquéres

l 14 de setembro (qua), 19h – BP Alceu Amoroso LimaConto, com Laís de Castro

l 15 de setembro (qui), 14h30 – BP Milton SantosRomance, com Julia Alquéres

l 17 de setembro (sáb), 14h – BP Cora CoralinaConto, com Laís de Castro

l 17 de setembro (sáb), 14h – BP Viriato CorrêaCrônica, com Rosangela Petta

l 21 de setembro (qua), 14h – BP Padre José de AnchietaTeatro, com Renato Modesto

l 21 de setembro (qua), 19h – BP Alceu Amoroso LimaRomance, com Julia Alquéres

l 22 de setembro (qui) – 14h30 – BP Milton SantosTeatro, com Renato Modesto

l 24 de setembro (sáb), 14h – BP Viriato CorrêaLetra de Música, com Rosângela Petta

l 28 de setembro (qua), 19h – BP Alceu Amoroso LimaTeatro, com Renato Modesto

l 29 de setembro (qui), 14h30 – BP Milton SantosLetra de Música, com Carlos Rennó

Conheça um pouco mais dos ministrantes da Oficina de Leitura Atenta:

Rosangela Petta é jornalista, dramaturga, consultora em comunicação e criadora da Oficina de Escrita Criativa. Rosangela trabalhou em algumas das maiores redações de São Paulo, como O Estado de S. Paulo e Veja São Paulo, e

recebeu por duas vezes o Prêmio Abril de Jornalismo.

Julia Alquéres é jornalista, escritora e foi coordenadora cultural do PraLer, projeto que desenvolve atividades de incentivo à leitura junto a grupos em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo. Julia também

foi roteirista assistente do programa “Troca de Família”, da TV Record, e realizou o videodocumentário “Estão voltando as flores”.

Carlos Rennó é jornalista, produtor musical e letrista da MPB. É parceiro de Arrigo Barnabé, Chico César, Gilberto Gil, João Bosco, Lenine e Tom Zé, entre outros músicos, tendo suas letras de canções gravadas por intérpretes como

Chico Buarque, Caetano Veloso, Cássia Eller, Ney Matogrosso e outros. Em 2006, Carlos apresentou na TV Cultura de São Paulo o programa musical Uma Vez, Uma Canção, no qual entrevistou compositores a respeito do processo de criação.

Lucas Arantes é jornalista, escritor e produtor cultural. Trabalhou nos principais jornais de Ribeirão Preto – sua cidade natal – e lá concluiu seu curso de formação em Psicanálise. É autor de livros e também peças de teatro.

Laís de Castro é jornalista e escritora, tendo passado pelas redações de diversas revistas e ganhado três Prêmios Abril de Jornalista. Em abril de 2011, Laís ministrou palestra sobre o conto na Flipoços - Festa Literária de Poços de Caldas (MG).

Renato Modesto é escritor, roteirista, ator e dramaturgo. É autor-roteirista da Rede Globo de Televisão há 13 anos e, até 2005, trabalhou também como leitor crítico de projetos de teledramaturgia da emissora. Renato também foi professor de

História do Teatro e de Análise e Interpretação do Texto Teatral.

leitura

ate

nta

e e

scrita

criativa

leitura

ate

nta

e e

scrita

criativa

Page 7: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

músic

a

12

Encontros direcionados ao público jovem, destacando as nuances da língua na criação das músicas populares. Por meio da análise de letras de música, que vão do samba ao rap, passando pelo rock nacional, MPB e outros gêneros populares, o projeto aborda temas da nossa língua em uma experiência informal. Parceria com a revista Língua Portuguesa. 80 min.

2 de setembro (sex), 14h30 – BP Mário Schenberg9 de setembro (sex), 14h30 – BP Cassiano Ricardo16 de setembro (sex), 14h30 – BP Padre José de Anchieta17 de setembro (sáb), 10h – BP Gilberto Freyre23 de setembro (sex), 14h30 – BP Afonso Schmidt24 de setembro (sáb), 11h – BP Belmonte30 de setembro (sex), 14h30 – BP Ricardo Ramos

com

Thais Benatti e Lucas de LucciaJoão Jonas Veiga Sobral

LínguaCantada

“Brasil na África”Com Bussaka Kabengele, Heloise Ramos de Oliveira, Lícia Butignol, Douglas Santos, Erick Tshiaba Kalonji, Osvaldo José Martins e Francisco de Assis Carrapina (Chicão).Bukassa Kabengele nasceu em Bruxelas, passou a infância na República do Congo e veio viver no Brasil. Sua música é uma mistura étnico-cultural, juntando as sonoridades brasileiras à cultura africana e às influências americanas. Bussaka integrou a Banda Escowa e a Máfia e também se juntou a nomes como Marisa Monte e Elba Ramalho. Seu trabalho atual é com a Banda Booka Mutoto, com um show emocionante onde as percussões, a bateria, o baixo e guitarras africanas se entrelaçam num swing alucinante, enquanto os vocais virtuosos das cantoras unidos às melodias do artista rasgam alma e coração dos ouvintes. Bukassa com seu show pretende mostrar de uma maneira simples e honesta que: “A África existe em cada um de nós, basta sentir e se deixar levar pelo ritmo! A mãe África reconhece todos os seus filhos, ela gerou a todos e merece respeito”.Ingressos disponíveis 1h antes do show e limitados ao número de lugares no auditório.l 25 de setembro (dom), 18hBP Cassiano Ricardo

l 29 de setembro (qui), 20hBP Álvares de Azevedo

Bussaka Booka Mutoto&

músic

a

13

foto

Syl

via

Mil

an

Page 8: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

Encontro de música vocacional na Zona SulTodo primeiro sábado do mês ocorre um encontro musical de grupos e vocacionados da Região Sul. Livre.3 de setembro (sáb), 16h – BP Belmonte

Coral Sol Maior - Cantando na Mudança de EstaçãoPara marcar a entrada da Primavera, em sua apresentação o Coral Sol Maior interpreta repertório variado que mescla canções de vários compositores, como Josquin Des Pres, Heitor Villa-Lobos, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Beatles e ainda uma seleção de sambas de autores como Adoniran Barbosa, Caetano Veloso e Tom Jobim.22 de setembro (qui), 19h30 – BP Álvares de Azevedo

Apresentação: Rosana RiosContação de histórias: Virginia MontesinoMúsicos: Gustavo Tassi, César Patoulos, Regina Rios, Luís Flávio Fernandes e Michel Souza Chagas Sebastião

Ópera misturada com contação de histórias encanta o público de todas as idades. O projeto Ópera Fantástica, pensado especialmente para as Bibliotecas Públicas de São Paulo, traz o conhecimento das histórias de algumas grandes óperas. A história escolhida para esta apresen-tação foi “O elixir do amor”, de Gaetano Donizetti. Livre. 75 min.25 de setembro (dom), 15h – BP Álvares de Azevedo

O elixir do amor

ÓPERAFANTÁSTICA

ESTRÉIA

14

músic

a

Leitura em voz altaCoord: Silvana Maria Clivati A atividade focaliza a leitura em voz alta e em grupo, desenvolvendo competências de análise, entendimento e expressão sobre o texto lido e suas possíveis relações com a vida cotidiana. Os textos para leitura serão escolhidos previamente pelo grupo participante e fornecidos pela biblioteca (contos, textos jornalísticos, crônicas e outros).Às quintas, das 14h30 às 16h30, de 1 a 29 de setembroBP Álvaro Guerra.

Mitologia GregaCoord: Ajax Perez Salvador e Wladia Beatriz CorreiaBaseando-se na leitura de textos mitológicos, procura-se traçar um paralelo entre a mitologia e a vida real.Às quintas, das 15h às 16h30, de 1 a 29 de setembroBP Alceu Amoroso Lima.

Caminhando para a leituraCoord: Neide Russo e Marlene TakatohiO programa tem como objetivo incentivar a leitura entre as crianças, com foco principal nos livros, que serão selecionados de acordo com a idade das crianças. 6 a 12.Às sextas, das 9h às 10h, de 2 a 30 de setembro. BP Álvaro Guerra.

Escritor e cordelista Pedro Monteiro, da Caravana do Cordel

15

lite

ratu

ra e

sara

us

Page 9: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

lite

ratu

ra e

sara

us

16 17

Vamos ler?Coord: Ângela Maria Arantes Figueiredo, Nilze De Grande Rocha e Márcia MarurPrograma que instiga à Leitura: crianças e jovens escolhem poemas no acervo da biblioteca, para lerem em voz alta, individualmente ou em grupos.26 de setembro (seg), das 9h às 10h, das 10h às 11h, das 13h30 às 14h30 e das 14h30 às 15h30 – BP Alceu Amoroso Lima.

Roda de leitura – Clarice LispectorCoord: Neide RussoA atividade tem como objetivo o incentivo à leitura. Os participantes, de comum acordo, selecionam um livro do acervo da biblioteca. Após o prazo de 30 dias eles retornam e debatem entre si suas impressões sobre a leitura. Livro do mês: Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector.26 de setembro (seg), das 14h30 às 16h30 – BP Álvaro Guerra

Roda de leituraCoordenação Fernanda Mendes QueirozEncontro com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura em que os participantes terão a oportunidade de ler e discutir textos de diferentes gêneros narrativos. +10. 50 min.28 de setembro (qua), 10h – BP Raimundo de Menezes

XI Encontro de escritores cordelistasEncontro do público com o cordelista Pedro Monteiro, da Caravana do Cordel. O escritor discorre sobre sua trajetória na literatura de cordel e sobre a importância do cordel como ferramenta pedagógica e cênica. Na ocasião o escritor lançará o cordel “O Triunfo do Poeta no Reinodo Cafundó”.29 de setembro (qui), 19h – BP Belmonte

Espaço gourmet – delícias da literatura oral – de bocaem bocaCom Antonia Andrea SouzaA sala de Cultura Popular da biblioteca transforma-se em um "restaurante" e recebe público adulto para uma interessante degustação literária; o cardápio traz cantigas de roda gratinadas ao forno da memória, salpicão de trava línguas servido com lascas de trovas, contação de causos recheados de cordel acompanhados de anedotas bem passadas e sorvete de advinhas com cobertura de charadas.30 de setembro (sex), 14h – BP Belmonte

lite

ratu

ra e

sara

us

Mediação de LeituraCom Márcia Cristina Cortez MauroAtividade de mediação de leitura com o Grupo da 3ª idade “Sempre é Tempo”. Aberto a interessados. 60 min.

Às quartas, às 10h, de 14 a 28 de setembro. BP Amadeu Amaral.

Entre na roda, leitura para criançasCom Joselita BarretoLeitura de contos e poesias para o público infantil. 3 a 6.

12 de setembro (seg), 10h – BP Jamil Almansur Haddad

Contar, brincar e ler – a arte de construir o gosto pelo livroCom Antonia Andréa de SouzaEste projeto identifica vocações literárias, forja leitores potenciais e prepara ouvintes e contadores de histórias. Com participação das crianças da EMEF Min. Calógeras. 6 a 10.

13 de setembro (ter), das 14h às 15h30 – BP Belmonte27 de setembro (ter), das 14h às 15h30 – BP Belmonte

Chá com leituraRoda de leitura em voz alta de histórias temáticas para todas as idades. Ao final, é servido um delicioso chá. Livre.

14 de setembro (qua), 15h – BP Paulo Setúbal28 de setembro (qua), 15h – BP Paulo Setúbal

Procuram-se bibliófilosCom Antonia Andréa de SousaLeitores do livro “Mulheres que correm com os lobos” são convidados para comentar e debater experiências e reflexões da leitura. Mediação da jornalista Vanessa Meriqui, do Grupo Matilha15 vagas. Inscrições até 16 de setembro pelos telefones 5687-0408 e5691-0433.

17 de setembro (sáb), 15h – BP Belmonte

Entre na roda de leitura na Cohab 2Com Cléo da Silva LimaLeitura de textos infantojuvenis. Presença dos alunos da E.E. Prof. Joaquim Silvério Gomes dos Reis. Aberta a interessados. 40 min.

21 de setembro (qua), 9h30 – BP Vicente de Carvalho

Page 10: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

18

cantoria no tradicional sarau. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com o apresentador Guarani e a cantora Paula Dundee.24 de setembro (sáb), 15h – BP Belmonte

Chá com poesiaCom a participação do público presente, acontece declamação de poesias de poetas consagrados. Traga seus poemas e participe! Livre.28 de setembro (qua), 14h – BP Adelpha Figueiredo

Sarau líteromusical da Zona NorteEvento cultural onde as pessoas se reúnem para se expressar ou se manifestar artisticamente. O Sarau envolve dança, poesia, leitura de textos, apresentações musicais, teatrais e também outras formas de expressões culturais. Além das apresentações culturais, todo mês há escritores homenageados e os participantes obtêm informações sobre eles e entram em contato com as obras literárias que a biblioteca possui no acervo. Escritores homenageados de setembro: Ferreira Gullar e José Paulo Paes. Livre.30 de setembro (sex), das 14h às 16h – BP Nuto Sant'anna

Semana Biblioteca Álvares de AzevedoEm comemoração aos 55 anos de inauguração da biblioteca, teremos contação de histórias, teatro, música, sarau vocacional, encontro de escritores. Os usuários participarão desta data especial escrevendo, relatando sua história com a Biblioteca e/ou trazendo fotos novas ou antigas, desenhos, gravuras, recortes de jornal da Biblioteca e seu entorno, para montarmos uma exposição.

26 de setembro (seg), 19h30 – Bate-papo com usuários sob a influência da biblioteca e da leitura em suas vidas. 27 de setembro (ter), 14h – Encontro de contadores infantis. Com Deise

Maria Tebaldi, Domitila Alves e Ursulina Teodoro. 27 de setembro (ter), 20h – Grupo Arte não tem idade com “De trote em

trote agarrei um velhote”. 28 de setembro (qua), 14h – Mente sã e corpo são – palestra com José

Leandro dos Santos, seguida de atividades relacionadas ao assunto. 28 de setembro (qua), 20h – Encontro de Escritores frequentadores da

biblioteca. Edinei Nunes, Sergio Ballouk, Fernando Lara, Rosi Cheque, Edmilson Freire, Juliana Bernardo. 30 de setembro (sex), 20h – Sarau Vocacional: Encontro com os

participantes do Projeto Vocacional Música e Teatro. De 26 a 30 de setembro (seg a sex) – Exposições de depoimentos, livros e

fotos da biblioteca e entorno.De 26 a 30 de setembro. BP Álvares de Azevedo.

ESPECIAL

l

l

l

l

l

l

l

lite

ratu

ra e

sara

us

SARAUS

Sarau Vinícius de Moraes e Mário QuintanaLevando o nome de dois poetas brasileiros, o sarau tem como objetivo abrir o espaço da Biblioteca para torná-la mais agradável ao leitor, mostrando a riqueza e o encantamento existentes nas obras poéticas. Os participantes serão convidados a escolher poemas, crônicas e outros textos pequenos para recitar ou ler de maneira compartilhada. Haverá também apresentações musicais e performances.15 de setembro (qui), 14h – BP Cassiano Ricardo

Sarau líteromusical da Zona SulO público é convidado a participar fazendo poesia, declamando e apresen-tações musicais. Poetas e músicos da região participam com o público. +11.17 de setembro (sáb), 13h – BP Amadeu Amaral

Sarau sertanejoTodo último sábado do mês, apresentação de grupos de viola caipira e

Conversas ao Péda PáginaNuma parceria do Sistema Municipal de Bibliotecas com o Sesc, A Cor da Letra e outros realizadores, acontece mensalmente um Seminário de

Leitura, que tem como objetivo promover reflexões e intercâmbios de experiências sobre mediação de leitura e formação de leitores.

O ciclo teve início em abril e vai até outubro, sendo possível se inscrever para qualquer palestra pelo endereço www.conversapepagina.com.br. Os encontros são gratuitos e têm vagas limitadas.

Próximo encontro:

Biblioteca e formação de leitoresCom Silvia Castrillón, bibliotecária colombiana que tem liderado a criação de diversas instituições de promoção da leitura como a Associação Colombiana de Leitura e Escrita (ASOLECTURA), e Maria Zenita Monteiro, coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo.

13 de setembro (ter), das 13h às 18h – SESC Pinheiros

19

lite

ratu

ra e

sara

us

Page 11: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

20

curs

os, oficin

as e

encontr

os

de recursos. O objetivo da oficina é reciclar e informar profissionais ou pessoas interessadas em desenvolver projetos culturais. A ministrante atua há 10 anos na área, na formatação e avaliação de projetos audiovisuais, nas esferas pública e privada. +18.Voltado para produtores culturais, executivos, roteiristas, pesquisadores, estudantes da área e interessados no tema.30 vagas. Inscrições de 1 a 14 de setembro, diretamente na biblioteca.

Às quintas, das 19h30 às 21h30, de 15 de setembro a 27 de outubro. BP Roberto Santos.

Encontro: Os contos de fadas na contemporaneidadeCom Fabiana RubiraO objetivo é refletir sobre o lugar ocupado pelos contos de fadas nos dias de hoje. Onde estão as fadas? Há lugar para elas nessa nossa floresta de concreto onde vivemos? Essas e outras questões serão discutidas para que sejam ressaltados valores humanos e de eternidade contidos nessas obras de arte de tempos imemoriais.

15 de setembro (qui), 10h – BP Hans Christian Andersen

Curso: Desenvolva o seu olhar e seja um crítico de cinemaCom Celso SabadinO Curso tem o objetivo de iniciar o aluno nas técnicas da Crítica de Cinema através da análise dos elementos que compõem o produto cinematográfico (argumento, roteiro, casting, direção de arte, fotografia, montagem, pós-produção, etc). Serão analisados os aspectos artísticos, comerciais e mercadológicos dos filmes, bem como técnicas de jornalismo aplicadas à crítica cinematográfica. +14.Programa das aulas:n Fundamentos e Funções – Arte e Jornalismo.n O Roteiro - Onde Tudo Começa: O Esqueleto do Filme.n Direção de Arte – Desenho de Produção e Fotografia: O Visual do Filme.n Direção, Câmera e Estilo: O Corpo do Filme.n Montagem, Pós-Produção e Sonorização: O Toque Final.60 vagas. Inscrições de 1 a 20 de setembro, diretamente na biblioteca.

Às segundas, das 19h às 21h, de 26 de setembro a 24 de outubro. BP Roberto Santos.

Preparando o corpo e a mente para os prazeres da LeituraCom Dorotilde de PaulaA oficina visa o conhecimento de técnicas introdutórias de percepção corporal para a experiência da aprendizagem e relaxamento físico e

Os Recursos da Voz na Contação de HistóriasCom a fonoaudióloga Viviane BarricheloO mini-curso será realizado em dois módulos e inclui no conteúdo o conhecimento do funcionamento da voz, recursos vocais com relação às intenções do texto – pausas, ênfases, tons e nuances, possibilidades de entonação, variações de volume, padrões de articulação, velocidade e ritmo. O trabalho consta também de ensaios interpretativos, voltado para contadores de histórias, professores e interessados. 8h.30 vagas. Inscrições diretamente na Biblioteca.Dias 21 e 23 de setembro (qua e sex), das 13h às 17hBP Narbal Fontes

Oficina Técnica para Desenvolvimento e Gestão de Projetos Culturais AudiovisuaisCom Eva LaurentiAo longo dos sete encontros, será explicado como se dá a estruturação de projetos culturais consistentes e competitivos para o segmento audiovisual e serão abordados temas como o ambiente regulatório de incentivo à cultura brasileiro, dados de mercado e conceitos de marketing necessários tanto para aprovação nas diversas leis de incentivo quanto para captação

Cia. Truks, Centro de estudos e práticas do Teatro de Animação

21

curs

os, oficin

as e

encontr

os

Page 12: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

22 23

curs

os, oficin

as e

encontr

os

curs

os, oficin

as e

encontr

os

mental. O prazer da leitura poderá ser reincorporado como prática regular a partir do corpo e mente capacitados para apreender, assimilar, sentir e vivenciar os textos escolhidos. +14.15 de setembro (qui), das 13h às 17h – BP Brito Broca21 de setembro (qua), das 13h às 17h – BP Roberto Santos28 de setembro (qua), das 13h às 17h – BP Malba Tahan

Projeto GraffitirasCom Edson Pelicer e Júlio SchaeferSerão ministradas oficinas intercaladas e conjuntas de Histórias em Quadrinhos, com ênfase no estudo e produção de tiras diárias e Graffiti, que culminará na produção de uma história em graffitis. Adaptando a linguagem da tira à plataforma do graffiti, fundindo características das duas linguagens. +14.Carga horária: 48h.20 vagas. Inscrições até um dia antes do início da oficina diretamentena Biblioteca.Aos sábados, das 9h30 às 12h30, a partir de 10 de setembro.BP Jovina Rocha Álvares Pessoa.

Às segundas, das 9h30 às 12h30, a partir de 5 de setembro.BP Afonso Schmidt.

Centro de estudos e práticas do Teatro de AnimaçãoCoord: Cia. TruksAtravés do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, desenvolve atividades voltadas à formação de profissionais do teatro de animação. Oferece também espetáculos para adultos e crianças, além de festivais de pequenos quadros e experiências cênicas. Completam a programação a realização de mesas redondas, palestras, discussões de projetos compartilhados, estudos e reflexões acerca deste fazer teatral.Encontros de formação: Às segundas, 19h30.Espetáculos: Aos domingos, 11h. Apresentações com bonecos, na Praça da Biblioteca, feitas por alunos do Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação.Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Origami na BibliotecaCom Lucélia da SilvaO objetivo da oficina é estimular a criatividade através do origami. Livre.1 de setembro (qui), das 10h às 12h – BP Amadeu Amaral

Ikebana – O caminho das floresCom a Monja AnaAprenda a fazer lindos arranjos de flores com a tradicional arte japonesa. +10.1 de setembro (qui), 14h – BP Adelpha Figueiredo

Quebra cabeçaCoord. Márcio Augusto RodriguesOs participantes aprenderão a criar, através da técnica de colagem, a montagem de quebra-cabeças.Às sextas, das 9h às 12h, de 2 a 30 de setembro.BP Amadeu Amaral

Oficina de MandalaA oficina visa estabelecer o equilíbrio interno, a criatividade, a amorosi-dade e o otimismo para enfrentarmos os problemas do dia-a-dia. Livre.Às sextas, das 14h às 16h, de 2 a 30 de setembro.BP Adelpha Figueiredo

XadrezCoord. Ana Maria da Silva SantosNoções básicas para iniciantes abordando as regras fundamentais e oferecendo o conhecimento necessário para se iniciar no jogo.Aos sábados, das 9h às 12h, de 3 a 24 de setembro.BP Amadeu Amaral

Tai Chi ChuanCom a Monja AnaObtenha a harmonia do corpo e da alma através da respiração e do movimento com a milenar arte do Tai Chi Chuan. Livre.Às quartas, das 14h às 16h, de 7 a 28 de setembro.BP Adelpha Figueiredo.

Palestra e workshop: Desenhar quadrinhos e a arte no ensinoCom Thiago SpykedPalestra sobre a relevância da arte no ensino e a importância dos qua-drinhos no estímulo à leitura. Ao final haverá uma breve prática de desenho com os alunos (o material será fornecido pela Biblioteca). +11. 90 min. 20 vagas. Inscrições na Biblioteca pelo telefone 5573-4929 ou pelo e-mail: [email protected] de setembro (ter), 10h – BP Chácara do Castelo

Page 13: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

24

RPG na Chácara do CasteloCom Luiz PradoAventura solo de D&D (Dungeons & Dragons). Os participantes seguem um enredo e vão tomando atitudes como se fossem seus personagens, se fundindo com a história, imaginando e interpretando. +12. 3h.24 de setembro (sáb), 14h – BP Chácara do Castelo

Programa de Iniciação Artística (PIÁ)Pela Escola Municipal de Iniciação Artística – EMIAO PIÁ abre inscrições em mais uma Biblioteca da cidade, a Narbal Fontes. Para mais informações, entre em contato diretamente na biblioteca, ligando para o telefone 2973-4461.

O projeto consiste em uma iniciação artística para crianças de 5 a 13 anos, contemplando diversas linguagens como música, teatro, dança e artes plásticas, que estimulam o despertar e a descoberta de si e do mundo.Aulas uma vez por semana, com turmas distribuídas por faixa etária. Outras Bibliotecas que recebem o Programa são: Monteiro Lobato, Marcos Rey e Hans Christian Andersen e Cassiano Ricardo.

curs

os, oficin

as e

encontr

os

25

curs

os, oficin

as e

encontr

os

Oficina de Livros Pop-UpCom Liana YuriCom a utilização do livro pop-up como um instrumento facilitador do aprendizado, a oficina visa o ensino multidisciplinar englobando as artes, a literatura e o ensino de valores. Através das técnicas de Origami (arte de dobrar o papel) e Kirigami (arte de cortar o papel), os participantes são convidados a criar seu próprio livro pop-up. 8 a 12.Inscrições até um dia antes da oficina diretamente nas Bibliotecas oupor telefone.

13 de setembro (ter), das 9h às 12h – BP Jovina Rocha Álvares Pessoa

Novas Letras – encontro com jovens escritoresCom Tammy Luciano, Leila Rego e Fernanda FrançaUm talk show literário, interativo, divertido e que busca a valorização da literatura nacional. Assim são os eventos do Novas Letras, o primeiro grupo de escritores em turnê pelo Brasil. A Biblioteca Mário Schenberg abre espaço para o Projeto Novas Letras, que realizará um bate-papo interativo com leitores sobre diversos temas como o processo da publicação de um livro, inspiração para a escrita, gêneros literários, entre outros. O projeto trará neste encontro os escritores Fernanda França (Nove minutos com Blanda), Leila Rego (Pobre não tem sorte) e Tammy Luciano (Sou Toda Errada). Para os jovens escritores ou apreciadores, imperdível oportunidade de conhecer as novas caras da literatura nacional. Quer saber mais? Pelo twitter (@novasletras) ou pelo site oficial www.portalnovasletras.com.br.

16 de setembro (sex), 14h – BP Mário Schenberg

Semeando e afiando línguas encantadasCom Antonia Andréa de SousaVivências e reflexões voltadas para narradores, apreciadores e interessados na arte de ler e contar histórias.Inscrições pelos telefones 5687-0408 e 5691-0433.

17 de setembro (sáb), 11h30 – BP Belmonte

Brincando com OrigamiOficina de confecção de dobraduras baseadas em figuras de livros infantis. 4 a 6

28 de setembro (qua), 10h – BP Malba Tahan

Ciclo formativo “História e memórias do racismo: estratégias para superação da dor psíquica”Com Instituto AMMA Psique e Negritude

O ano de 2011 foi proclamado pela ONU como o Ano Internacional dos Afro-descendentes. Para discutir o assunto, promover a consciência, a educação e a saúde, o Instituto vem à Biblioteca com duas atividades: a Contação de histórias “Conhecendo o continente africano: contos, lendas, mitos e brincadeiras” e a Roda de Conversa entre pais e mães “Crianças, adolescentes e sofrimento psíquico na escola”.

1 de outubro (sáb), das 13h às 16h – BP Alceu Amoroso Lima

Page 14: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

Cidade - Grupo OMSTRABLançando um novo olhar sobre a capital paulista, o espetáculo de dança com música ao vivo estabelece um diálogo direto, corporal, auditivo com nossa cidade, através da percepção de elementos sonoros e de movimentos que acabam se perdendo na urgência da vida cotidiana.

O núcleo de dança contemporânea OMSTRAB, com 16 anos de atividade, apresenta seu novo espetáculo "Cidade", contemplado no 10º edital do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

A apresentação das 10h é indicada para o público de 6 a 12 anos. A das 14h é para os maiores de 12.

23 de setembro (sex), 10h e 14h – BP Mário Schenberg

Um olhar sobre a dança do ventreCom Aisha Cia. de DançaA história da dança do ventre em um processo criativo de coreografias resultantes da cultura e arte do Egito e Oriente Médio. Livre.10 de setembro (sáb), 19h30 BP Álvares de Azevedo–

foto

Gal

Opp

idom

úsic

a

Traga seu livro ou gibi e troque por outros que você não tenha!São aceitos para troca livros em boas condições de literatura infantil, juvenil, adulto, gibis, quadrinhos e mangas.Só não são aceitos livros técnicos ou didáticos.

18 de setembro (dom),das 10h às 15hParque Independência (próximo à Casa do Grito)Rua dos Patriotas, altura do nº 300 com Av. Nazareth, s/nº - IpirangaL

IVRO

S E

GIB

ISF

EIR

A D

E T

RO

CA

dança

27

Page 15: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

Cinderela bela magrelaCia. Prosa dos VentosNesta versão da clássica história, um príncipe atrapalhado promove uma festa do pijama no seu castelo, mas Cinderela foi proibida de ir por sua madrasta. Sua fada madrinha aparece e dá um jeitinho na situação: ela ganha um passe de metrô e corre para a festa, sem imaginar que muitas surpresas e confusões ainda estão para acontecer. Livre. 50 min.

3 de setembro (sáb), 11h – BP Hans Christian Andersen4 de setembro (dom), 11h – BP Cora Coralina10 de setembro (sáb), 11h – BP Belmonte11 de setembro (dom), 16h – BP Viriato Corrêa18 de setembro (dom), 11h – BP Álvares de Azevedo24 de setembro (sáb), 14h – BP Alceu Amoroso Lima25 de setembro (dom), 11h – BP Padre José de Anchieta

Causos de AlexandreCia. Teatro por um trizA personagem Alexandre conta seus causos, seus atos de bravura e esperteza para duas vizinhas. Uma delas escuta maravilhada, a outra desconfia das proezas de Alexandre, questionando se ele não está

Cinderela bela magrela, Cia. A Prosa dos Ventos

28

teatr

o

29

teatr

o

“aumentando um pouquinho”. O espetáculo foi escrito a partir da obra de Graciliano Ramos "Alexandre e outros heróis", mesclando recursos da contação de histórias com teatro de animação. 50 min.

4 de setembro (dom), 11h – BP Álvares de Azevedo11 de setembro (dom), 11h – BP Cora Coralina17 de setembro (sáb), 14h – BP Alceu Amoroso Lima

Planeta Pé-de-águaCom Milton AguiarCom tantos desmatamentos e queimadas, toda a natureza está sofrendo. Por conta disso, as nascentes dos rios estão secando e o personagem Pé-de-água anda meio sumido. Quem nos conta toda essa história é o Eco Palhaço. +5. 80 min.

4 de setembro (dom), 14h30Bosque da Leitura Parque Santo Dias

EspelhoO Grupo Refinaria Teatral desenvolve o seu trabalho partindo de pesquisas no campo do teatro físico, psicológico e fantástico. A peça “Espelho” já participou do XVII Encontro Latino Americano de Teatro no Chile e do Fringe em Curitiba. +14.

3 de setembro (sáb), 19h – BP Álvares de Azevedo

Dom CasmurroCia. Ao Pé da LetraUnindo teatro e literatura, os atores levam ao público a obra adaptada de Machado de Assis. Na encenação, a Cia. busca ampliar sentidos, revelar paralelos com a contemporaneidade e trabalhar com a metalinguagem. +15.

15 de setembro (qui), 14h – BP Padre José de Anchieta16 de setembro (sex), 14h – BP Álvares de Azevedo17 de setembro (sáb), 15h – BP Belmonte25 de setembro (dom), 19h – BP Viriato Corrêa

O Criador de PorcosTrupe Di CincoA Trupe Di Cinco apresenta o conto adaptado de Hans Christian Andersen que narra a história de uma princesa que não se importa com ninguém e só gosta de ganhar presentinhos. 6 a 12. 50 min.

16 de setembro (sex), 10h – BP Helena Silveira17 de setembro (sáb), 16h – BP Hans Christian Andersen

Page 16: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

O casamento da BaratinhaCia. Toda ÓperaA história do casamento da Dona Baratinha contada de uma outra forma. A Baratinha-gari, junto com seus amigos, reciclava lixo, cuidava do meio ambiente e cultivava bons valores. Após ganhar um prêmio, Dona Baratinha resolve se casar. 4 a 12. 55 min.

18 de setembro (dom), 11h – BP Raul Bopp

O LixãoGrupo PasárgadaUma montanha de lixo surge em um terreno baldio, localizado entre dois prédios de apartamentos, provocado pelo desleixo dos moradores. A convivência com o lixão altera as relações pessoais, ninguém assume a responsabilidade pelo seu aparecimento e todos reclamam do incômodo vizinho. Até que resolvem alguma coisa... Livre.

28 de setembro (qua), 10h – BP Mário Schenberg

Espelho, Grupo Refinaria Teatral30

teatr

o

Contação de histórias na Chácara do CasteloCom Solange LopesContação baseada em livros infantis do acervo. 6 a 10. 60 min.2 de setembro (sex) – 10h – BP Chácara do Castelo16 de setembro (sex) – 14h – BP Chácara do Castelo

Conhecendo o bairro do JabaquaraCom Cecília Graner As crianças viajarão pela história do bairro do Jabaquara através de músicas de Villa Lobos e Beethoven, da história ''O limpador de placas'' de Monika Feth e da pesquisa sobre as árvores que denominam as ruas do bairro. +7.Necessário agendamento.2 de setembro (sex), 14h – BP Paulo Duarte12 de setembro (seg), 14h – BP Paulo Duarte15 de setembro (qui), 14h – BP Paulo Duarte

Semeando históriasCom Joselita Barreto, Marli Rocha e Silvania PossatoNarração de histórias diversas, parlendas e brincadeiras. Livre. 40 min.6 de setembro (ter), 14h – BP Jovina Rocha Álvares Pessoa

Conta Comigo – Lobos, Maria Cecília Coscia Graner

31

conta

ção d

e h

istó

rias

Page 17: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

32 33

As histórias de Malba Tahan serão contadas acompanhadas por músicas e aromas que levaram os ouvintes a estimular outros sentidos e a entrar neste universo.

10 de setembro (sáb), 14h30 – BP Anne Frank16 de setembro (sex), 11h – Ponto de Leitura Parque do Rodeio18 de setembro (dom), 11h – Bosque da Leitura Parque da Luz25 de setembro (dom), 14h – Bosque da Leitura Lions Club Tucuruvi

Conta e recontaCom Lídia EngelbergCom um repertório variado, Lídia convida as crianças a passearem por diferentes momentos e lugares do universo imaginário. Depois de ouvida, cada história vira uma brincadeira e o público pode se vestir com panos e perucas para fazer parte dela. 6 a 11.

11 de setembro (dom), 11h – BP Raul Bopp

Contar é preciso, ler é indispensávelCom Antonia Andréa de SouzaContos de tradição oral que estimulam o potencial criativo e o prazer da leitura. Livre.

13 de setembro (ter), 10h – BP Belmonte

Histórias daqui e de láCom as Meninas do ContoDiversos contos populares do mundo em que uma contadora narra as histórias utilizando objetos, figurinos e adereços trazendo o aspecto lúdico da narração. O espetáculo é entremeado por músicas, brincadeiras e suaves pontuações percussivas. 5 a 11.

13 de setembro (ter), 10h e 14h – BP Hans Christian Andersen

Contos dos quatro cantos do mundoCom Antonia Andrea de SousaViaje através de estórias a outros países, conhecendo também seus contos e culturas. +12.

14 de setembro (qua), 10h – BP Helena Silveira

Hora do bebê na bibliotecaCom Cecília Graner e Maria de Lourdes JorgeQuem falou que bebê não lê? Lendo, contando e cantando histórias,

conta

ção d

e h

istó

rias

conta

ção d

e h

istó

rias

Contar, brincar e ler: A arte de construir futuros leitoresCom Antonia Andréa de SousaLivros infantis dispostos em varais e portais estilizados emolduram uma inspiradora área na sala infantil, onde acontecem narrações de histórias cumulativas, leitura expressiva de contos clássicos adaptados para poemas e brincadeiras que incluem jogos cênicos e literários. 3 a 6.

8 de setembro (qui), das 14h às 15h30 – BP Marcos Rey15 de setembro (qui), das 14h às 15h30 – BP Marcos Rey

Contos e BrincadeirasCom Regina ClaudiaNarração de contos infantis com brincadeiras. 4 a 6.

9 de setembro (sex), 10h – Malba Tahan 23 de setembro (sex), 10h – Malba Tahan

Contação de estórias na Chácara do CasteloCom Juvelina Pereira Martins Contação baseada em livros infantis do acervo. 4 a 10. 50min.

9 de setembro (sex), 10h e 14h – BP Chácara do Castelo

Era uma vez 1, 2,3... Acordando HistóriasCom Rita NasserHistórias da tradição oral, contos de fadas, contos do folclore, lendas, entre outras. O ouvinte é estimulado à leitura e a multiplicar a prática de ouvir e contar histórias. 7 a 12.

10 de setembro (sáb), 14h30 – BP Camila Cerqueira César

Ágata de BotasCom Simone NasarA atriz Simone Nasar dá vida à personagem Serafina Fulô, uma divertida repentista que viaja atrás de um galo perdido. Misturando repente, canções e cordel com muita alegria e imaginação, o espetáculo mostra amor ao próximo, respeito e solidariedade. Livre. 50 min.10 de setembro (sáb), 14h30 – BP Álvaro Guerra25 de setembro (dom), 11h – BP Raul Bopp

Salam! – Um passeio dentro das histórias do Malba TahanCom a Cia. Renda de Histórias

Page 18: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

34

O Barba Azul e outras históriasCom Claudia Rodrigues LecinioO Barba Azul é o personagem principal de um famoso conto infantil sobre um homem muito rico, sua horrível barba azul e sua esposa curiosa. +9. 40 min.22 de setembro (qui), 10h30 e 14h30 – BP Vinicius de Moraes27 de setembro (ter), 10h30 – BP Jamil Almansur Haddad

Conta Comigo - LobosCom Maria Cecília Coscia GranerO objetivo do projeto é encantar com as histórias, abrir o imaginário para a reflexão e incentivar um encontro lúdico e divertido da criança com o livro. Haverá músicas de lobo e brincadeiras “Vamos passear no bosque''. Os contos escolhidos são ''A cor verde do medo'' de Anne Leviel-De Ruyer; ''O lobo e os sete cabritinhos'' dos Irmãos Grimm, ''Tico e os lobos maus'' de Valeri Gorbachev e ''Meio dia, a hora do lobo'' de Elsa Devernoisl. 4 a 10. 60 min.23 de setembro (sex), 14h – BP Chácara do Castelo

Entre pássaros e árvoresCom Cecília GranerVamos brindar a primavera num encontro lúdico e divertido da criança

conta

ção d

e h

istó

rias

esperamos trazer os bebês para o maravilhoso e encantado mundo dos livros e da leitura. 0 a 6.

Às quartas, às 14h, de 14 a 28 de setembro. BP Paulo Duarte

Semeando e espalhando históriasCom Márcia Fonseca, Marli Rocha, Silvania Possato eVera Pimenta.Narração de histórias diversas, canções e brincadeiras. Livre. 30 min.

15 de setembro (qui), 10h – BP Rubens Borba Alves de Moraes16 de setembro (sex), 10h – BP Raimundo de Menezes20 de setembro (ter), 10h30 – BP Vinicius de Moraes

No colo do livro, com livros ao coloCom Antonia Andréa de SousaCrianças de 0 a 2 anos acompanhadas por pais, avós, tios e babás, são acolhidas na Sala de Contos, especialmente ambientada. Com as crianças ao colo, eles apresentam e manuseiam os livros de dobraduras, tecidos e plásticos. As mediadoras contam e lêem histórias de meiguice ao som de cantigas de ninar.10 vagas. Inscrições até 15 de setembro pelos telefones 5687-0408 e 5691-0433.

16 de setembro (sex), 14h – BP Belmonte

Histórias diversasCom Lucélia da Silva Narração de histórias infantis sobre amizade como “O sapo e cobra”, “O urso e os viajantes e outras histórias”. 6 a 10. 50 min.

20 de setembro (seg), 10h – BP Amadeu Amaral27 de setembro (seg), 14h – BP Amadeu Amaral

Histórias fantásticas de um baúCom Lili Flor e Luciano MendesLili Flor tem um baú mágico que viaja pelo mundo trazendo histórias fantásticas. Quando ela o abre contos orais de todos os cantos do mundo vem nos visitar, acompanhados de objetos, bonecos e muita música, levando todos a uma linda viagem pelo mundo através das histórias. Pra onde será que esse baú vai nos levar desta vez?

21 de setembro (qua), 14h – Ponto de Leitura Praça do Bambuzal22 de setembro (qui), 14h – Ponto de Leitura São Mateus28 de setembro (qua), 14h – Ponto de Leitura Jardim Lapenna

Ágata de Botas, Simone Nasar

35

conta

ção d

e h

istó

rias

Page 19: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

com o livro, utilizando canções e histórias como ‘'O Rouxinol do Imperador'' de Hans Christian Andersen; ''A árvore de Tico'' de Ivan Gantschev e ''A Árvore Generosa'' de Silverstein Shel.26 de setembro (seg), 14h – BP Paulo Duarte

Cia. Luar no Ar conta Rubem AlvesCia. Luar no ArResgate da sensibilidade da obra literária de Rubem Alves, que tratava de temas como o respeito às diferenças, a importância do compartilhar, a capacidade de transformação do amor, a liberdade como fonte renovadora da alma e a magia da palavra. 4 a 11.4 de setembro (dom), 11h – Bosque da Leitura Cidade de Toronto10 de setembro (sáb), 10h30 – BP Pedro da Silva Nava

Moço bonito imundoCom André IasiUm moço andava sem destino pelo mundo quando se deparou com um sujeito muito estranho com pés de bode. Depois de um vai e vem catinguento, o moço e o sujeito fazem um pacto, um trato que pode lhe custar a alma ou lhe render tantas riquezas como nunca imaginou. Mas para conseguir conquistar tudo que sonha e salvar sua alma vai ter que passar por maus bocados, e quem sabe encontrar um amor verdadeiro. Livre. 50 min. 4 de setembro (dom), 11h – Ponto de Leitura Parque Piqueri10 de setembro (sáb), 14h – BP Adelpha Figueiredo27 de setembro (ter), 10h e 14h – BP Hans Christian Andersen

Por que o mar tanto chora e outras históriasCom Bruna Machado e Thaís PóvoaUma pequena princesa nasce com uma cobra enrolada no pescoço e enfrenta diversos desafios para encontrar a felicidade. A partir de um delicado treinamento com a palavra e utilizando-se de recursos simples e transparentes para narrar contos tradicionais do Brasil e do mundo, as contadoras convidam seus ouvintes a imaginar essa e outras histórias como se pintassem num papel em branco. 50 min.4 de setembro (dom), 11h – Bosque da Leitura Parque Ibirapuera11 de setembro (dom), 14h – Bosque da Leitura Parque do Carmo18 de setembro (dom), 14h – Bosque da Leitura ParqueRaposo Tavares24 de setembro (sáb), 14h30 – BP Camila Cerqueira César30 de setembro (sex), 9h e 14h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

l

l

l

l

l

1 de setembro (qui), 14hBP Chácara do CasteloProfª Vanessa Castro 1 de setembro (qui), 14h

BP Lenyra FraccaroliProfº Cláudio Rosa 2 de setembro (sex), 14h

BP Vicente de Carvalho Profª Márcia Plana 2 de setembro (sex), 14h

BP BelmonteProfª Lisângela Peruzzo 3 de setembro (sáb), 14h

BP Brito BrocaProfº André Renato

A hora e a vez do vestibularNo projeto A Hora e a Vez do Vestibular, professores de literatura analisam e discutem as nove obras da literatura brasileira quesão exigidas nos principais vestibulares de São Paulo.

l

l

l

l

6 de setembro (ter), 14hBP Afonso SchmidtProfº André Renato 9 de setembro (sex), 14h30

BP José Mauro de VasconcelosProfº André Renato

2 de setembro (sex), 14h30BP José Mauro de VasconcelosProfº André Renato 3 de setembro (sáb), 10h

BP Érico VeríssimoProfº Cláudio Rosa

MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIASManuel Antônio de Almeida

IRACEMAJosé de Alencar

37

a h

ora

e a

vez d

o v

estibula

r

36

conta

ção d

e h

istó

rias

Page 20: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

3938

a h

ora

e a

vez d

o v

estibula

rl

l

l

l

l

l

l

l

l

l

l

l

l

3 de setembro (sáb), 14hBP Sylvia OrthofProfº Fernando Lara 3 de setembro (sáb), 10h

BP Milton SantosProfª Márcia Plana 4 de setembro (dom), 13h

BP Álvares de AzevedoProfº Fernando Lara 5 de setembro (seg), 19h

BP Cassiano RicardoProfº Fernando Lara 6 de setembro (ter), 14h

BP Amadeu AmaralProfª Márcia Plana 6 de setembro (ter), 14h

BP Paulo DuarteProfª Vanessa Castro 6 de setembro (ter), 14h

BP Mário SchenbergProfª Fabiana Vascon 8 de setembro (qui), 14h

BP Chácara do CasteloProfª Vanessa Castro 8 de setembro (qui), 14h

BP Lenyra FraccaroliProfº Cláudio Rosa 9 de setembro (sex), 14h

BP Vicente de Carvalho Profª Márcia Plana 9 de setembro (sex), 14h

BP BelmonteProfª Lisângela Peruzzo 14 de setembro (qua), 14h

BP Padre José de AnchietaProfª Márcia Plana 14 de setembro (qua), 14h

BP Viriato CorrêaProfª Fabiana Vascon

l

l

l

l

l

l

l

l

l

l

l

14 de setembro (qua), 14hBP Álvaro GuerraProfª Cláudio Rosa

10 de setembro (sáb), 10hBP Milton SantosProfª Márcia Plana 10 de setembro (sáb), 10h

BP Érico VeríssimoProfº Cláudio Rosa 10 de setembro (sáb), 14h

BP Sylvia OrthofProfº Fernando Lara 10 de setembro (sáb), 14h

BP Brito BrocaProfº André Renato 11 de setembro (dom), 13h

BP Álvares de AzevedoProfº Fernando Lara 12 de setembro (seg), 19h

BP Cassiano RicardoProfº Fernando Lara 13 de setembro (ter), 14h

BP Afonso SchmidtProfº André Renato 13 de setembro (ter), 14h

BP Amadeu AmaralProfª Márcia Plana 13 de setembro (ter), 14h

BP Paulo DuarteProfª Vanessa Castro 13 de setembro (ter), 14h

BP Mário SchenbergProfª Fabiana Vascon

l

l

l

l

l

l

l

l

l

l

l

15 de setembro (qui), 14hBP Chácara do CasteloProfª Vanessa Castro 15 de setembro (qui), 14h

BP Lenyra FraccaroliProfº Cláudio Rosa 16 de setembro (sex), 14h

BP Vicente de CarvalhoProfª Márcia Plana 16 de setembro (sex), 14h

BP BelmonteProfª Lisângela Peruzzo 16 de setembro (sex), 14h30

BP José Mauro de VasconcelosProfº André Renato 21 de setembro (qua), 14h

BP Padre José de AnchietaProfª Márcia Plana 21 de setembro (qua), 14h

BP Viriato CorrêaProfª Fabiana Vascon 21 de setembro (qua), 14h

BP Álvaro GuerraProfª Cláudio Rosa

17 de setembro (sáb), 10hBP Érico VeríssimoProfº Cláudio Rosa 17 de setembro (sáb), 14h

BP Sylvia OrthofProfº Fernando Lara 17 de setembro (sáb), 10h

BP Milton SantosProfª Márcia Plana

l

l

l

l

l

l

l

l

l

l

l

l

l

18 de setembro (dom), 13hBP Álvares de AzevedoProfº Fernando Lara 19 de setembro (seg), 19h

BP Cassiano RicardoProfº Fernando Lara 20 de setembro (ter), 14h

BP Amadeu AmaralProfª Márcia Plana 20 de setembro (ter), 14h

BP Paulo DuarteProfª Vanessa Castro 20 de setembro (ter), 14h

BP Mário SchenbergProfª Fabiana Vascon 22 de setembro (qui), 14h

BP Chácara do CasteloProfª Vanessa Castro 22 de setembro (qui), 14h

BP Lenyra FraccaroliProfº Cláudio Rosa 23 de setembro (sex), 14h

BP Vicente de CarvalhoProfª Márcia Plana 23 de setembro (sex), 14h

BP BelmonteProfª Lisângela Peruzzo 24 de setembro (sáb), 14h

BP Brito BrocaProfº André Renato 27 de setembro (ter), 14h

BP Afonso SchmidtProfº André Renato 28 de setembro (qua), 14h

BP Padre José de AnchietaProfª Márcia Plana 28 de setembro (qua), 14h

BP Viriato CorrêaProfª Fabiana Vascon

DOM CASMURROMachado de Assis

O CORTIÇOAluísio de Azevedo

a h

ora

e a

vez d

o v

estibula

r

Page 21: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

40 41

ciê

ncia

s

l

l

l

l

l

l

l

l

l

l

l

28 de setembro (qua), 14hBP Álvaro GuerraProfª Cláudio Rosa 30 de setembro (sex), 14h30

BP José Mauro de VasconcelosProfº André Renato

17 de setembro (sáb), 14hBP Brito BrocaProfº André Renato 20 de setembro (ter), 14h

BP Afonso SchmidtProfº André Renato 23 de setembro (sex), 14h30

BP José Mauro de VasconcelosProfº André Renato 24 de setembro (sáb), 10h

BP Érico VeríssimoProfº Cláudio Rosa 24 de setembro (sáb), 10h

BP Milton SantosProfessora Márcia Plana 24 de setembro (sáb), 14h

BP Sylvia OrthofProfessor Fernando Lara 25 de setembro (dom), 13h

BP Álvares de AzevedoProfessor Fernando Lara 26 de setembro (seg), 19h

BP Cassiano RicardoProfessor Fernando Lara 27 de setembro (ter), 14h

BP Amadeu AmaralProfª Márcia Plana

l

l

l

l

l

l

27 de setembro (ter), 14hBP Paulo DuarteProfª Vanessa Castro 27 de setembro (ter), 14h

BP Mário SchenbergProfª Fabiana Vascon 29 de setembro (qui), 14h

BP Lenyra FraccaroliProfº Cláudio Rosa 29 de setembro (qui), 14h

BP Chácara do CasteloProfª Vanessa Castro 30 de setembro (sex), 14h

BP Vicente de CarvalhoProfª Márcia Plana 30 de setembro (sex), 14h

BP BelmonteProfª Lisângela Peruzzo

O Programa “A Hora e a Vez do Vestibular” acontece também nas bibliotecas do Centro Cultural São Paulo e do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Saiba mais informações nos sites:

CCSPhttp://www.centrocultural.sp.gov.br

CCJhttp://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br

A CIDADE EAS SERRASEça de Queirós

a h

ora

e a

vez d

o v

estibula

r

Oficina Hora da gelecaUma hora inteira dedicada a se melecar! As crianças aprenderão a fazer sua própria geléca usando a receita da Mad Science. Um estudo divertido sobre polímeros e suas propriedades.6 a 10. 50 min.

3 de setembro (sáb), 11h – BP Mário Schenberg

Oficina Brilhando no escuroDescobertas incríveis serão desvendadas nesta oficina sobre coisas que brilham no escuro! Os cientistas mirins investigarão as propriedades da luz e irão explorar algumas aplicações incomuns da tecnologia de brilhar no escuro – incluindo a impressão de dinheiro! 6 a 10. 50 min.

10 de setembro (sáb), 11h – BP Mário Schenberg

Oficina Sólido, líquido e gasosoUma introdução aos três estados da matéria. Com experiências de impacto, como congelar água com um simples sopro de gelo seco, as crianças irão aprender como e porque a matéria muda entre os diferentes estados físicos. 6 a 10. 50 min.

17 de setembro (sáb), 11h – BP Mário Schenberg

Show Circo científicoSenhoras e senhores, preparem-se, pois o Circo da Ciência chegou à Biblioteca. Vocês verão a magia da água que some e uma garrafa que muda de cor. Ficarão impressionados com os poderes do cientista faquir, além do sensacional número de malabarismo eletrostático. Livre. 50 min.

24 de setembro (sáb), 11h – BP Mário Schenberg

MAD SCIENCEOs cientistas malucos da Mad Science realizam divertidas oficinas e shows de divulgação científica para as crianças.

Para participar é necessário retirar senha com uma hora de antecedência.

Page 22: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

42 43

cin

em

a

SESSÃO INFANTILBiblioteca Pública Viriato Corrêa[Sala equipada com projeção eletrônica e som 5.1]101 lugares

Wallace & Grommit – A batalha dos vegetais(The Curse of the Were-Rabbit, Inglaterra, 2005, 94 min,dublado, DVD)Dir: Steve Box, Nick ParkWallace e seu fiel cão, Grommit, iniciam investigação sobre o mistério por trás de uma sabotagem no jardim. Precisam descobrir de onde vem as pragas que estão dizimando a horta, o que pode ameaçar a participação deles no concurso anual de vegetais gigantes. Livre.18 de setembro (dom), 16h

Por água abaixo(Flushed Away, EUA/Inglaterra, 2006, 90 min, dublado, DVD)Direção: David Bowers, Sam FellRoddy é um rato da alta sociedade londrina, que é expulso de Kensington e é enviado descarga abaixo, indo parar em Ratopólis, um submundo localizado de baixo das ruas de Londres. Lá, ele conhece Rita, uma catadora de lixo bastante empreendedora, a qual trabalha pelos esgotos usando seu barco, o fiel Jammy Dodger. Livre.25 de setembro (dom), 16h

Wallace & Grommit – A batalha dos vegetais

Eu, LobatoA exposição retrata passagens vividas por José Bento Monteiro Lobato ao longo dos seus 66 anos. Através de painéis biográficos, objetos de uso pessoal e livros escritos e editados por Lobato, visa mostrar a sua importância nos cenários literário, econômico e político brasileiro.De 1 a 30 de setembro – BP Monteiro Lobato2ª a 6ª feira, das 8h às 18hSábados, das 10h às 17hDomingos, das 10h às 14h

Landell de Moura: um gênio brasileiroPadre Roberto Landell de Moura, nasceu em Porto Alegre e viveu de 1861 a 1928.Embora muitos não saibam, foi ele quem inventou o rádio no século XIX e projetou a televisão e o teletipo antes de outros cientistas. Landell realizou a primeira transmissão da voz humana em São Paulo, que percorreu uma distância de 8 quilômetros entre os bairros de Santana e a Av. Paulista, e por isso é considerado o pai brasileiro do rádio. A emissão da voz abriu naquele ato a era das comunicações. Padre Landell registrou suas patentes no Brasil e no exterior, mas ainda assim nunca foi reconhecido por sua façanha.De 1 a 30 de setembro – BP Mário Schenberg2ª a 6ª feira, das 8h às 17hSábados, das 9h às 16h

O VAMPIRO NO BRASILUma fantástica jornadaCuradoria de Silvio Alexandre e Adriano Siqueira

Os painéis mostram a presença dos Vampiros na literatura, no cinema, no teatro, na televisão e nas históriasem quadrinhos.

De 1 a 30 de setembroBP Viriato Corrêa2ª a 6ª feira, das 8h às 17hSábados, das 9h às 16h

exposiç

ões

Page 23: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

44 45

cin

em

aCHARLES CHAPLIN X BUSTER KEATONBiblioteca Pública Viriato Corrêa[Sala equipada com projeção eletrônica e som 5.1]101 lugares

Curtas Charles Chaplin(EUA, 1914, 70 min, legendado, DVD)Carlitos Repórter, Corridas de Automóveis para meninos, Carlitos no Hotel, Dia chuvoso ou Carlitos e os guarda-chuvas, Joãozinho na película, Carlitos dançarino, Carlitos entre o bar e o amor. Livre.

2 de setembro (sex), 16h

Nossa hospitalidade(Our hospitality, EUA, 1923, 74 min, legendado, DVD)Dir: John G. Blystone, Buster Keaton. Elenco: Buster Keaton, Joe Roberts, Ralph Bushman, Craig WardUm homem retorna para sua cidade natal, onde terá que enfrentar uma tradição entre sua família e outra família rival: seus antepassados tinham o costume de matarem-se. As coisas complicam quando ele apaixona-se pela filha do chefe da família rival, sem saber de sua procedência. Livre.

2 de setembro (sex), 18h

As três eras(The three ages, EUA, 1923, 63 min, legendado, DVD)Dir: Buster Keaton. Elenco: Margaret Leahy, Wallace Beery , Buster KeatonO amor de um homem por uma mulher visto em três épocas diferentes: na Idade da Pedra, na Roma Antiga e nos tempos modernos. Livre.

3 de setembro (sáb), 16h

O garoto(The Kid, EUA, 1921, 68 min, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Edna Purviance, Jackie Coogan, Baby HathawayO vagabundo encontra um bebê em uma lata de lixo deixado por uma mãe desesperada e decide levá-lo para sua pobre casa. Cinco anos depois descobre que a mãe virou alguém famosa, e tentará devolver a criança a ela, não sem antes muitos encontros e desencontros se realizarem. Livre.

3 de setembro (sáb), 18h

Livre e fácil(Free and easy, EUA, 1930, 93 min, legendado, DVD)Dir: Edward Sedgwick. Elenco: Buster Keaton, Anita Page, Trixie Friganza, Robert Montgomery, Fred. Niblo, Lionel Barrymore, William HainesElvira Plunkett vence um concurso de beleza e como prêmio tem o direito de ir para Hollywood. Ela embarca ao lado da mãe e também de um empresário de última hora, Elmer J. Butz. Elmer e Elvira são apaixonados um pelo outro, mas a senhora Plunkett acha que o rapaz é um miserável e não dará um futuro para a filha. +12.4 de setembro (dom), 18h

Curtas Charles ChaplinBombeiro(The fireman, EUA, 1916, 24 min, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Edna Purviance, Lloyd BaconCarlitos é um bombeiro que, ao invés de salvar vidas, acaba mais por causar prejuízos. Um homem, querendo receber o seguro de sua casa, planeja, juntamente com o chefe dos bombeiros, um incêndio. Livre.O Imigrante(The immigrant, EUA, 1917, 24 min, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Edna Purviance, Eric Campbell Carlitos chega a "Terra de Oportunidades". Ele é mais um imigrante que vai tentar a vida. No navio conhece uma jovem, que acompanha sua mãe, e os dois acabam se apaixonando. Livre.Vida de cachorro(A dog, EUA, 1918, 33 min, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Dave Anderson, Edna PurvianceCarlitos se junta a um pobre cachorro vira-lata e juntos lutam para obter uma vida melhor, ao lado de sua companheira, a dançarina Edna. Livre.9 de setembro (sex), 16h

Os sete amores(Seven chances, EUA, 1925, 55 min, legendado, DVD)Dir: Buster Keaton. Elenco: Buster Keaton, T. Roy Barnes,Ruth DwyerJimmie, rapaz azarado e com dificuldades financeiras, fica sabendo que seu avô deixou-lhe uma herança de sete milhões de dólares. Mas, para

cin

em

a

Page 24: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

46 47

receber o dinheiro, ele terá que se casar até às 19h do dia do seu 27º aniversário. Livre.9 de setembro (sex), 18h

Boxe por amor(Battling butler, EUA, 1926, 71 min, legendado, DVD)Dir: Buster Keaton. Elenco: Buster Keaton, Sally O'Neil, Walter JamesO pai de Alfred o envia para o campo, para que aprenda a caçar e a pescar. No entanto, ele não pesca e nem caça, mas apaixona-se por uma pequena garota montês. Quando o pai e os irmãos da garota zombam da situação, eles são informados que o pretendente é Alfred "Battling" Butler, um famoso pugilista. Livre.10 de setembro (sáb), 16h

O circo(The circus, EUA, 1928, 71 min, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Al Ernest Garcia, Merna Kennedy, Harry CrockerO vagabundo vai parar em um circo enquanto fugia da polícia, que o confundira com um ladrão de carteiras. Ele sem querer entra no espetáculo e faz grande sucesso com o público, sendo logo contratado pelo dono que irá se aproveitar dele. Livre.10 de setembro (sáb), 18h

Em busca do ouro(The Gold Rush, EUA, 1925, 74 min, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Mack Swaim, Tom MurrayNo Alasca, Carlitos tenta a sorte como garimpeiro, em meio a corrida de ouro de 1898. Lá conhece o gordo McKay, com quem cria bastante confu-são após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina. Livre.11 de setembro (dom), 18h

Tempos modernos(Modern Times, EUA, 1936, 87 minutos, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman, Tiny SandfordUm operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Livre.16 de setembro (sex), 16h

A general(The General, EUA, 1927 , 75 min, legendado, DVD)Dir: Buster Keaton, Clyde Bruckman. Elenco: Buster Keaton, Marion Mack, Charles Henry SmithJohnnie ama sua locomotiva, a General, e Anabelle Lee. Quando a Guerra Civil começa, ele é rejeitado pelo serviço militar por ser mais valioso como engenheiro, e sua amada pensa que ele é um covarde. Johnnie, porém, prova sua coragem quando espiões da União capturam a General com Anabelle a bordo. Livre.

16 de setembro (sex), 18h

Sherlock Jr.(Sherlock Jr., EUA, 1924, 44 min, legendado, DVD)Dir: Buster Keaton. Elenco: Buster Keaton, Kathryn McGuire, Joe KeatonAspirante a detetive, um projecionista de cinema está em maus lençóis quando um rival rouba o relógio do pai da sua amada e o acusa. De volta ao seu trabalho, durante uma projeção, ele adormece e sonha que ele está em um filme, onde é o detetive da história, procurando por umas jóias roubadas. +6.

17 de setembro (sáb), 16h30

Luzes da cidade(City Lights, EUA, 1931, EUA, 87 min, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Virginia Cherrill, Florence LeeA paixão de um vagabundo por uma pobre florista cega, que acredita que ele é um milionário, o motiva a tentar conseguir o dinheiro necessário da cirurgia para restaurar sua visão. Livre.

17 de setembro (sáb), 18h

O homem das novidades(The Cameraman , EUA, 1928, 67 min, legendado, DVD)Dir: Edward Sedgwick, Buster Keaton. Elenco: Buster Keaton, Marceline Day, Harold GoodwinFotógrafo se apaixona por bela secretária e faz de tudo para manter-se perto dela. Como ela trabalha no cine-jornal do estúdio cinematográfico MGM, ele resolve trocar sua máquina fotográfica por uma câmera de cinema e se tornar um cinegrafista. +12.

18 de setembro (dom), 18h

cin

em

a

cin

em

a

Page 25: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

48 49

O noivo cara-dura(Spite Marriage, EUA, 1929, 80 min, legendado, DVD)Dir:Edward Sedgwick, Buster Keaton. Elenco: Buster Keaton, Dorothy Sebastian, Edward Earle, Leila Hyams, William Bechtel, John ByronA atriz Trilby Drew casa-se com Elmer, apaixonado por ela, mas Trilby não parece sentir o mesmo. Elmer se faz passar por um multimilionário para acercar-se da atriz que ama. Segue-a em festas, passeios a cavalo e sabe de cor a obra teatral que sua amada atua. +12.

23 de setembro (sex), 16h

O grande ditador(The great dictador, EUA, 1940, 128 min, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie, Reginald GardinerEm meio a Segunda Guerra Mundial, o ditador Adenoid Hynkel e o barbeiro Judeu são interpretados por Chaplin. Irônico e atrevido, este filme causou sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens antiguerra já transmitidas ao homem. Livre.

23 de setembro (sex), 18h

O herói do rio(Steamboat Bill, Jr., EUA, 1928, 72 min, legendado, DVD)Dir: Buster Keaton, Charles Reisner. Elenco: Buster Keaton, Tom McGuire, Ernest Torrence, Tom LewisO pai de Bill Junior, um marinheiro alto e robusto, trabalha numa barcaça comercial antiga, que ainda funciona muito bem. Mas, é obrigado a competir com um ricaço, que adquire um esplêndido e novíssimo barco. Livre.

24 de setembro (sáb), 16h30

Capitão Bill Jr.(Steamboat Bill, Jr., EUA, 1928, 69 min, legendado, DVD)Dir: Charles Riesner, Buster Keaton. Elenco: Buster Keaton, Ernest Torrence, Tom Lewis, Tom McGuire,Marion Byron, Joe KeatonJovem bem-educado reencontra o pai, capitão de um barco a vapor; forçado a aprender navegação fluvial para cuidar dos negócios da família, ele enfrentará um magnata que planeja controlar todo o comércio do rio Mississipi. Livre.

24 de setembro (sáb), 18h

CHARLES CHAPLIN X BUSTER KEATONBiblioteca Pública Roberto Santos[Sala equipada com projeção eletrônica e som 5.1]68 Lugares

O grande ditador(The great dictador, EUA, 1940, 128 min, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie, Reginald GardinerEm meio a Segunda Guerra Mundial, o ditador Adenoid Hynkel e o barbeiro judeu são interpretados por Chaplin. Irônico e atrevido, este filme causou sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens antiguerra já transmitidas ao homem. Livre.2 de setembro (sex), 15h

Capitão Bill Jr.(Steamboat Bill, Jr., EUA, 1928, 69 min, legendado, DVD)Dir: Charles Riesner, Buster Keaton. Elenco: Buster Keaton, Ernest Torrence, Tom Lewis, Tom McGuire, Marion Byron,Joe Keaton

cin

em

a

cin

em

a

O grande ditador

Page 26: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

50 51

Jovem bem-educado reencontra o pai, capitão de um barco a vapor; forçado a aprender navegação fluvial para cuidar dos negócios da família, ele enfrentará um magnata que planeja controlar todo o comércio do rio Mississipi. Livre.4 de setembro (dom), 16h

O garoto(The Kid, EUA, 1921, 68 min, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Edna Purviance, Jackie Coogan, Baby HathawayO vagabundo encontra um bebê em uma lata de lixo deixado por uma mãe desesperada e decide levá-lo para sua pobre casa. Cinco anos depois descobre que a mãe virou alguém famosa, e tentará devolver a criança a ela, não sem antes muitos encontros e desencontros se realizarem. Livre.4 de setembro (dom), 18h

O homem das novidades(The Cameraman , EUA, 1928, 67 min, legendado, DVD)Dir: Edward Sedgwick, Buster Keaton. Elenco: Buster Keaton, Marceline Day, Harold GoodwinFotógrafo se apaixona por bela secretária e faz de tudo para manter-se perto dela. Como ela trabalha no cine-jornal do estúdio cinematográfico MGM, ele resolve trocar sua máquina fotográfica por uma câmera de cinema e se tornar um cinegrafista. +12.9 de setembro (sex), 15h

Luzes da cidade(City Lights, EUA, 1931, EUA, 87 min, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Virginia Cherrill, Florence LeeA paixão de um vagabundo por uma pobre florista cega, que acredita que ele é um milionário, o motiva a tentar conseguir o dinheiro necessário da cirurgia para restaurar sua visão. Livre.11 de setembro (dom), 16h

Livre e fácil(Free and easy, EUA, 1930, 93 min, legendado, DVD) Dir: Edward Sedgwick. Elenco: Buster Keaton, Anita Page, Trixie Friganza, Robert Montgomery, Fred. Niblo, Lionel Barrymore, William HainesElvira Plunkett vence um concurso de beleza e como prêmio tem o direito de ir para Hollywood. Ela embarca ao lado da mãe e também de um

empresário de última hora, Elmer J. Butz. Elmer e Elvira são apaixonados um pelo outro, mas a senhora Plunkett acha que o rapaz é um miserável e não dará um futuro para a filha. +12.

11 de setembro (dom), 18h

Em busca do ouro(The Gold Rush, EUA, 1925,74 min, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Mack Swaim, Tom MurrayNo Alasca, Carlitos tenta a sorte como garimpeiro, em meio a corrida de ouro de 1898. Lá, conhece o gordo McKay, com quem cria bastante confu-são após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina. Livre.

16 de setembro (sex), 15h

Boxe por amor(Battling butler, EUA, 1926, 71 min, legendado, DVD)Dir: Buster Keaton. Elenco: Buster Keaton, Sally O'Neil,Walter JamesO pai de Alfred o envia para o campo, para que aprenda a caçar e a pescar. No entanto, ele não pesca e nem caça, mas apaixona-se por uma pequena garota montês. Quando o pai e os irmãos da garota zombam da situação, eles são informados que o pretendente é Alfred "Battling" Butler, um famoso pugilista. Livre.

18 de setembro (dom), 16h

Curtas Charles ChaplinBombeiro(The fireman, EUA, 1916, 24 min, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Edna Purviance, Lloyd BaconCarlitos é um bombeiro que ao invés de salvar vidas, acaba mais por causar prejuízos. Um homem, querendo receber o seguro de sua casa, planeja, juntamente com o chefe dos bombeiros, um incêndio. Livre.

O Imigrante(The immigrant, EUA, 1917, 24 min, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Edna Purviance, Eric CampbellCarlitos chega a "Terra de Oportunidades". Ele é mais um imigrante que vai tentar a vida. No navio acaba conhecendo uma jovem, que acompanha sua mãe, e os dois acabam se apaixonando. Livre.

cin

em

a

cin

em

a

Page 27: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

52 53

Vida de cachorro(A dog, EUA, 1918, 33 min, legendado, DVD)Diretor: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Dave Anderson, Edna PurvianceCarlitos se junta ao um pobre cachorro vira-lata e juntos lutam para obter uma vida melhor, ao lado de sua companheira, a dançarina Edna. Livre.

18 de setembro (dom), 18h

A general(The General, EUA, 1927 , 75 min, legendado, DVD)Dir: Buster Keaton, Clyde Bruckman. Elenco: Buster Keaton, Marion Mack, Charles Henry SmithJohnnie ama sua locomotiva, a General, e Anabelle Lee. Quando a Guerra Civil começa, ele é rejeitado pelo serviço militar por ser mais valioso como engenheiro, e sua amada pensa que ele é um covarde. Johnnie, porém, prova sua coragem quando espiões da União capturam a General com Anabelle a bordo. Livre.

23 de setembro (sex), 15h

Tempos modernos(Modern Times, EUA, 1936, 87 minutos, legendado, DVD)Dir: Charles Chaplin. Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman, Tiny SandfordUm operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Livre.

25 de setembro (dom), 16h

Sherlock Jr.(Sherlock Jr., EUA, 1924, 44 min, legendado, DVD)Dir: Buster Keaton. Elenco: Buster Keaton, Kathryn McGuire, Joe KeatonAspirante a detetive, um projecionista de cinema está em maus lençóis quando um rival rouba o relógio do pai da sua amada e o acusa. De volta ao seu trabalho, durante uma projeção, ele adormece e sonha que ele está em um filme, onde é o detetive da história, procurando por umas jóias roubadas. +6.

25 de setembro (dom), 18h

SESSÃO CINECLUBE 16MM – AMORES IMPOSSÍVEISBiblioteca Pública Roberto Santos[Sala equipada com projeção eletrônica e som 5.1]68 Lugares

Folhas mortas(Autumn leaves, EUA, 1956, 107 min, dublado)Dir: Robert Aldrich. Elenco: Joan Crawford, Cliff Robertson, Vera Miles, Lorne GreeneO encontro de uma mulher de 40 anos, Mily enclausurada na casa pequena de uma vila, vivendo solitariamente à sombra do amor não realizado, com um jovem bem mais moço que ela. Robert Aldrich tem a oportunidade de fornecer o melhor material de folhas mortas, o mundo vazio de Mily, em performance intensamente vivido por Joan Crawford, humanizada poucas vezes que esteve. Livre.

3 de setembro (sáb), 19h

A megera domada(The taming of the shrew, EUA/ITA, 1967, 122 min, dublado)

cin

em

a

cin

em

a

A megera domada

Page 28: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

54 55

Dir: Franco Zeffirelli. Elenco: Elizabeth Taylor, Richard Burton, Cyrill Cusak, Micahel HordenCansado de sua filha solteirona e mal humorada, o pai decide recompensar o homem que conseguir desposar a terrível Catarina. Petruquio um aventureiro decide assumir o risco e domar a fera. Livre.10 de setembro (sáb), 19h

O Magnífico traído(Il Magnifico cornuto, Itália, 1964, 124 min, dublado)Dir: Antonio Pietrangeli. Elenco: Claudia Cardinale, Ugo Tognazzi, Bernard Blier, Michèle GirardonAndréa se casa com uma jovem e bela mulher, no entanto seu ciúme compulsivo por ela o coloca em situações ridículas. E toda vez que sua esposqa, Maria Grazia, tenta convencê-lo de que o ama ele enlouquece por achar que a mesma o está enganando. +16.17 de setembro (sáb), 19h

O violino e o sonho(Housle a sen, Tchecoslováquia, 1946, 86 min, legendado)Dir: Václav Krska. Elenco: Vlasta Fabiánová, Jaromír Spal,Marie VásováA vida de um violinista, cuja genialidade não é reconhecida. Ele decide pedir apoio a Paganini (o grande compositor e violinista) que deu a ele uma chance. Impressionado, o grande mestre recomenda-o para os grandes salões e para reger a orquestra nacional, no entanto as origens do jovem e, o amor que sente por uma mecenas irá tornar a carreira dele difícil. Livre.24 de setembro (sáb), 19h

Biblioteca Pública Roberto Santos[Sala equipada com projeção eletrônica e som 5.1]68 Lugares

Caminho áspero(Tabacco Road, EUA, 1941, 90 min. p/b, legendado, DVD)Dir: John Ford. Elenco: Charley Grapewin, Marjorie Rambeau, Dana Andrews, Gene Tierney e Ward BondA história de uma comunidade de matutos pobres no interior da Geórgia.

SESSÃO NOSTALGIA

Belíssima comédia do diretor Ford, uma visão de suas vidas e seus problemas familiares. +14.

14 de setembro (qua), 19h

Deus lhe pague(Dios se lo pague, Argentina, 1948 . 84 min. p/b, legendado, DVD)Dir: Luis César Amadori . Elenco: Arturo de Cordova eZully MorenoO operário Juca foi enganado por seu patrão, que lhe roubou um plano de um invento lucrativo. Por causa disto a mulher de Juca se suicida e ele parte para a vingança, tendo uma dupla identidade quando conhece outra mulher por quem se apaixona. Oportunidade rara e imperdível. +14.21 de setembro (qua), 19h

Para a última sessão do mês de setembro, dia 28 (qua), às 19h, o público escolhe uma opção entre os três filmes abaixo:

A dama enjaulada. (Lady in a Cage). Dir.Walter Grauman, EUA,1964, P/B, legendado, DVD. +14.

Sangue e areia. (Blood and sand). Dir. Rouben Mamolian, EUA, 1941, 108min. P/B, legendado, DVD. +14.

A fuga de Tarzan.(Tarzan escapes). Dir. Richard Thorpe., EUA, 1936, 89min, P/B, legendado, DVD. +14.

* Em todas as Sessões de Setembro serão projetados os capítulos do Seriado “A sombra destemida” (The Phantom Creeps). EUA, 1932, 15min., p/b. Dir: Ford Beebe e Saul A. Gooding. Elenco: Bela Lugosi, Robert Kent,Doroty Arnold e Edwin Stanley.

Biblioteca Pública Roberto Santos[Sala equipada com projeção eletrônica e som 5.1]68 Lugares

Por água abaixo(Flushed away, EUA, Inglaterra, 2006, 90 min, dublado, DVD) Dir: David Bowers, Sam FellRoddy é um rato da alta sociedade londrina, que é expulso de Kensington e é enviado descarga abaixo, indo parar em Ratopólis, um submundo

SESSÃO INFANTIL

cin

em

a

cin

em

a

Page 29: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

56 57

localizado de baixo das ruas de Londres. Lá, ele conhece Rita, uma catadora de lixo bastante empreendedora que trabalha pelos esgotos usando seu barco, o fiel Jammy Dodger. Livre.

3 de setembro (sáb), 16h

A família do futuro(Meet the Robinsons, EUA, 2007,96 min, dublado, DVD)Dir: Stephen J. AndersonLewis é um jovem responsável por invenções brilhantes e surpreendentes. Seu mais recente trabalho é o escaner de memória, uma máquina que o ajudará a encontrar sua mãe biológica e que permitirá que ele enfim tenha uma família. Porém, antes mesmo de utilizá-la, a máquina é roubada pelo Bandido do Chapéu Coco. Lewis recebe então a visita de Wilbur Robinson, um jovem misterioso que o leva em uma viagem no tempo. Já no futuro Lewis conhece os Robinsons, a família de Wilbur, que o ajudará a recuperar o escaner de memória. Livre.

10 de setembro (sáb), 16h

Valiant - um herói que vale a pena!(Valiant, Inglaterra, 2005, 76 min, dublado, DVD)Dir: Gary ChapmanValiant é um jovem pombo que sonha em se alistar na Força Aérea Britânica para poder ajudar no combate aos nazistas na 2ª Guerra Mundial. Devido ao grande número de baixas, Valiant é aceito, sendo encaminhado para treinamento. Seu trabalho a partir de agora será sobrevoar o campo inimigo, de forma a levar mensagens entre integrantes da Aliança. Livre.

17 de setembro (sáb), 16h

Os sem-floresta(Over the hedge, EUA, 2006, 83 min, dublado, DVD)Dir: Tim Johnson, Karey KirkpatrickA primavera chegou, o que faz com que os animais da floresta despertem da hibernação. Ao acordar eles logo têm uma surpresa: surgiu ao redor de seu habitat natural uma grande cerca verde. Inicialmente eles temem o que há por detrás da cerca, até que RJ revela que foi construída uma cidade ao redor da floresta em que vivem, que agora ocupa apenas um pequeno espaço. RJ diz ainda que no mundo dos humanos há diversas guloseimas, convencendo os demais a atravessar a cerca. Livre.

24 de setembro (sáb), 16h

COMÉDIAS ATUAISBiblioteca Pública Cora Coralina[Sala equipada com projeção eletrônica]84 lugares

Uma noite no museu(Night at the Museum, EUA, 2006, 108 min, dublado, DVD)Dir: Shawn Levy. Elenco: Ben Stiller, Robin Williams,Dick Van DykeLarry Dale arranja um emprego como segurança noturno em um museu de história natural. Logo em seu 1º turno coisas estranhas começam a acontecer: esqueletos de dinossauros e estátuas de cera começam a ganhar vida. Em meio ao caos instalado no museu, a única pessoa que pode ajudá-lo é a estátua de cera de Theodore Roosevelt, que, assim como os demais, também ganhou vida. Livre.

2 de setembro (sex), 14h30

Os penetras bom de bico(Wedding Crashers, EUA, 2005, 119 min, dublado, DVD)Dir: David Dobkin. Elenco: Owen Wilson, Vince Vaughn, Rachel McAdams, Christopher Walken

cin

em

a

cin

em

a

Uma noite no museu

Page 30: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

58 59

John e Jeremy são amigos de longa data e trabalham juntos como mediadores de divórcios. A dupla tem como hobby ir a festas de casamento nos fins de semana sem serem convidados, com o objetivo de seduzir mulheres que se entusiasmam com a simples idéia de se casar. Até que conhecem Claire, uma jovem noiva que é também filha de um influente político, que faz com que a dupla entre em sérios apuros. Livre.

9 de setembro (sex), 14h30

Pequena Miss Sunshine(Little Miss Sunshine, EUA, 2006, 101 min, dublado, DVD)Dir: Jonathan Dayton, Valerie Faris. Elenco: Abigail Breslin, Greg Kinnear, Paul Dano, Alan ArkinDurante três dias os membros da família Hoover deixarão todas as suas diferenças de lado e se unirão para atravessar o país numa Kombi amarela enferrujada, porque a filha caçula, a desajeitada Olive, é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. +14.

14 de setembro (qua), 14h30

O golpista do ano(I Love You Phillip Morris, EUA/França, 2009, 102 min, dublado, DVD)Dir: John Requa, Glenn Ficarra. Elenco: Jim Carrey, Ewan McGregor, Rodrigo Santoro, Leslie MannSteven Russell é um policial texano que decide assumir sua homossexualidade. Porém, descobre que para ser gay, é preciso ter dinheiro. Ele passa a realizar diversas trapaças e fraudes, de forma a manter seu alto padrão de vida. Ao ser preso, Steven é levado a uma penitenciária estadual. Lá conhece Phillip Morris, seu companheiro de cela, por quem se apaixona. A partir de então Steven passa a fugir e ser preso diversas vezes, sempre agindo em nome de seu amor. +16

16 de setembro (sex), 14h30

Se beber não case!(The Hangover. EUA/Alemanha, 2009, 100 min, dublado, DVD)Dir: Todd Phillips. Elenco: Bradley Cooper, Zach Galifianakis, Justin Bartha, Heather GrahamDoug Billings está para se casar. Stu Price, um dentista que planeja pedir a namorada em casamento, Phil Wenneck, um professor colegial entediado com o matrimônio, e Alan Garner, seu futuro cunhado, são seus melhores amigos. O trio organiza uma festa de despedida de solteiro para Doug,

levando-o para Las Vegas. Lá, alugam uma suíte e têm uma noite de grande badalação. Na manhã seguinte os três acordam sem idéia do que aconteceu na noite anterior. +14.

21 de setembro (qua), 14h30

Superbad – É hoje(Superbad, EUA, 2007, 114 min, dublado, DVD)Dir: Greg Mottola. Elenco: Jonah Hill, Michael Cera, Christopher Mintz-Plasse, Bill HaderEvan e Seth são amigos inseparáveis que terminaram o colegial. Eles vão para faculdades diferentes e agora são obrigados a se separar. Evan é amável, esperto e normalmente aterrorizado com o que acontece à sua volta, enquanto que Seth é desbocado, frívolo e obcecado pela sexualidade. Cada um de sua forma, eles precisarão superar suas frustrações com as mulheres. +16.

23 de setembro (sex), 14h30

Queime depois de ler(Burn After Reading, EUA/Inglaterra,2008, 96 min, dublado, DVD)Dir: Joel Coen, Ethan Coen. Elenco: George Clooney, Frances McDormand, John Malkovich, Tilda SwintonAo ser demitido por alcoolismo, o veterano da CIA Osborne Cox decide escrever um livro revelando segredos do governo. Ao saber disso, sua mulher Katie rouba os arquivos para usar contra ele no processo de divórcio. Acidentalmente, o material cai nas mãos de dois funcionários de uma academia nos subúrbios de Washington, Linda e Chad. Visando arranjar dinheiro para pagar as cirurgias plásticas que Linda sonha em fazer, eles chantageiam Cox. +14.

28 de setembro (qua), 14h30

Hancock(Hancock, EUA, 2008, 92 min, dublado, DVD)Dir: Peter Berg, Elenco: Will Smith, Charlize Theron, Jason Bateman, Jae HeadHancock é um super-herói que perdeu a popularidade, devido às suas tentativas de resgate pouco convencionais. Ray Embrey, um agente de relações públicas, se oferece para ajudar Hancock após ser salvo por ele. Porém, a idéia não é bem aceita por Mary, a esposa de Ray. +12.

30 de setembro (sex), 14h30

cin

em

a

cin

em

a

Page 31: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

60 61

SESSÃO INFANTIL – ANIMAÇÕES JAPONESASBiblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato40 pessoas

Meu vizinho Totoro(Tonari no Totoro, EUA/Japão, 1988, 86 min, dublado, DVD)Dir: Hayao MiyazakiMei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa. Livre.14 de setembro (qua), 9h e 15h

A viagem de Chihiro(Sen to Chihiro No Kamikakushi, Japão, 2001, 122 min, dublado, DVD)Dir: Hayao MiyazakiChihiro, uma menina de dez anos, se perde num parque de diversões abandonado, onde é habitado por fantasmas e criaturas fantásticas. Ela passa a ser protegida por Haku, um menino com poderes mágicos. Livre.21 de setembro (qua), 9h e 15h

O serviço de entregas de Kiki(Majo no takkyûbin, Japão, 1989, 103 min, dublado, DVD)Dir: Hayao MiyazakiKiki, uma bruxinha, faz 13 anos e segundo os costumes de seu povo deve aprender a se virar sozinha. Assim, apenas com sua coragem e sua vassoura voadora, vai à cidade grande e, para conseguir sobreviver, ajuda em um serviço de entregas. Livre.28 de setembro (qua), 9h e 15h

cin

em

a

Horário de atendimento: das 10h às 16h.Telefone de informações ao público: 2291-5763.Blog: http://onibus-biblioteca.blogspot.com/

ZONA NORTEl 3ª feira. Vila Nova Esperança (Jaraguá): Pça. Divino Pai Eterno, s/nºl 4ª feira. l 4ª feira. Jardim Damasceno (Brasilândia): R. Grumixá, s/n – acesso pela Av. Cantídio Sampaio, altura do nº 4420l 5ª feira. Vila Penteado (Freguesia do Ó): Pça. Luiz José Junqueira Freire, s/nº – atrás do Sacolão de Vila Penteadol 5ª feira. Jardim Peri (Cachoeirinha): Av. Francisco Machado da Silva, s/nº – esquina com a Estrada Santa Inêsl 6ª feira. Vila Icaraí (Brasilândia): Av. Humberto Gomes Maia, s/n – esquina com a Estrada Lázaro Amâncio Barros, altura do nº 416l Sábado. Cachoeirinha: R. Professor José Soares de Mello, s/nºl Sábado. Jardim Labitare (Tremembé): R. dos Pássaros, s/nº – próximo à Av. Sezefredo Fagundes, altura do nº 14125l Domingo. Vila Medeiros (Jardim Brasil): Pça. Augusta Vitória, s/nº – ao lado da Base da Polícia Militarl Domingo. Jardim Joana D'Arc (Tremembé): Al. das Cerejeiras, s/nº – continuação da R. Paineira Velha, próximo Av. Ushikichi Kamiya

ZONA SULl 3ª feira. Jardim Ângela: Estrada do M´Boi Mirim, altura do nº 4.250 – ao lado da Base da Polícia Militarl 3ª feira. Jardim Orion (Cidade Dutra): R. Marciano da Silva, s/nº – atrás E.E. Profº Alexandre Mozillil 3ª feira. Jardim Vaz de Lima (Jardim São Luís): R. Emérico Lobo de Mesquita, s/nºl 4ª feira. Vila São José (Cidade Dutra): Pça. José Boemer Roschel, s/nº – próximo da Pça. José Shunck

Tremembé: Alameda dos Canários, s/nº - Pça. Recanto Verde ônib

us-b

ibliote

ca

Page 32: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

62 63

ônib

us-b

ibliote

ca

l

frente a E.E. Maria Juvenal H. de Melo e ao CEI Douglas Daniel Nascimentol 5ª feira. Capão Redondo: R. Marmeleira da Índia, s/nº próximo ao Parque Santo Diasl 5ª feira. Vila Stéfani (Cidade Ademar – Jardim Constância): R. Hermenegildo Martini – altura nº 1527 da Av. Yervant Kissajikian, em frente ao AMA Jardim Constâncial 6ª feira. Grajaú (Parque Brasil): Av. Dona Belmira Marin, nº 3.865 – estacionamento do Supermercado Compre Beml 6ª feira. Jardim da Pedreira (Pedreira): Pça. do Acuri, s/nº – Estrada do Alvarengal 6ª feira. Jardim Primavera (Cidade Dutra): Pça. João Beiçola da Silva - altura do nº 700 da Av. Lourenço Cabreiral Sábado. Jardim Miriam: Pça. Fernando Braga Pereira da Rocha – altura do nº 5.947 da Av. Cupecê, em frente ao PoupaTempol Sábado. Balneário São Francisco (Pedreira): Pça. Fausto Amaro Gonçalves, s/nº – Estrada do Alvarenga, altura nº 3000l Domingo. Vila Andrade (Jardim das Palmas): R. das Belezas, s/nº – Pça. do Arariba, no final da rual Domingo. Parque Residencial dos Lagos (Grajaú): R. João Bernardo de Mendonça, altura do nº 220 – esquina com a Rua Andorinhas Brasileiras

ZONA LESTEl 3ª feira. Jardim Iguatemi: R. Oscar Miller, altura do nº 140l 3ª feira. Vila Sílvia (Cangaíba): R. Olho D'Água do Borges, s/nº – Pça. Fenix, ponto final do Jardim Danfer e Vila Silvial 4ª feira. Jardim Helena: Av. Kumaki Aoki, s/nº – Pça. Craveiro do Campol 4ª feira. São Miguel Paulista I – União de Vila Nova: R. Adão Manoel - em frente à Pça. N. Sra. Aparecida, ao lado da igrejal 5ª feira. Jardim Colorado - São Mateus: R. Lázaro Gonçalves Fraga, s/nº - esquina Praça João Gallil 5ª feira. Ponte Rasa (Cidade A E Carvalho): Av. das Alamandas, s/nº - em frente a E.E. Profº Milton Cruzeirol 6ª feira Parque São Rafael: Av. Baronesa de Muritiba – altura do nº 750l 6ª feira. Parque do Carmo: R. Joaquim Meira de Siqueira, s/nº – próximo da Av. Mar Vermelhol Sábado. Itaim Paulista: R. Paulo Tapajós, altura do nº 210l Sábado. São Miguel Paulista II – Jardim Romano: R. Capachos, s/nº – em frente ao CEU Três Pontesl Domingo. Cidade Tiradentes: Av. dos Metalúrgicos, s/nº – esquina com Av. Leandrol Domingo. Cidade Líder: Pça. José Enio Silveira, s/nº – R. Oanami, altura nº 91

4ª feira. Parque Grajaú (Grajaú): R. Miraflores, altura do nº 228 – em

BP Adelpha Figueiredo1 de setembro (qui), 14h, Ikebana – O caminho das flores, Oficinas, pg.232 de setembro (sex), 14h, Mandala, Oficinas, pg.237 de setembro (qua), 14h, Tai Chi Chuan, Oficinas, pg.239 de setembro (sex), 14h, Mandala, Oficinas, pg.2310 de setembro (sáb), 14h, Moço bonito imundo, Contação, pg.3614 de setembro (qua), 14h, Tai Chi Chuan, Oficinas, pg.2316 de setembro (sex), 14h, Mandala, Oficinas, pg.2321 de setembro (qua), 14h, Tai Chi Chuan, Oficinas, pg.2323 de setembro (sex), 14h, Mandala, Oficinas, pg.2328 de setembro (qua), 14h, Chá com poesia, Saraus, pg.1928 de setembro (qua), 14h, Tai Chi Chuan, Oficinas, pg.2330 de setembro (sex), 14h, Mandala, Oficinas, pg.23

BP Afonso Schmidt3 de setembro (sáb), 16h, Término das inscrições para Projeto Graffitiras, Oficinas, pg.226 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular – Memórias de um sargento de milícias, pg.37

Cidade, Grupo OMSTRAB

pro

gra

mação d

ia a

dia

foto

Gal

Opp

ido

Page 33: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

64 65

13 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3820 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.4023 de setembro (sex), 14h30, Língua cantada, Música, pg.1227 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.39

Biblioteca Alceu Amoroso Lima1 de setembro (qui), 15h, Mitologia grega, Literatura, pg.158 de setembro (qui), 15h, Mitologia grega, Literatura, pg.1514 de setembro (qua), 19h, Oficina de leitura atenta - Conto, pg.1015 de setembro (qui), 15h, Mitologia grega, Literatura, pg.1517 de setembro (sáb), 14h, Causos de Alexandre, Teatro, pg.2821 de setembro (qua), 19h, Oficina de leitura atenta –Romance, pg.1022 de setembro (qui), 15h, Mitologia grega, Literatura, pg.1523 de setembro (sex), 19h, Debate ''(H)á Margem?'' e Sarau do Binho, Especial Outras Margens, pg.524 de setembro (sáb), 14h, Cinderela bela magrela, Teatro, pg.2824 de setembro (sáb), 19h, Show Contra Cult: Ruralistas, Experimento Prosótypo e Na Sala do Sino, Especial Outras Margens, pg.524 de setembro (sáb), 20h, Lançamento Edições Maloqueiristas 2011, Especial Outras Margens, pg.624 de setembro (sáb), 21h, Videoinstalação: Desmargi_nada, Especial Outras Margens, pg.626 de setembro (seg), 9h, 10h, 13h30 e 14h30, Vamos ler?, Literatura, pg.1728 de setembro (qua), 19h, Oficina de leitura atenta – Teatro, pg.1029 de setembro (qui), 15h, Mitologia grega, Literatura, pg.1530 de setembro (sex), 19h, Poesia de Rua: Na contramão da margem?, Especial Outras Margens, pg.61 de outubro (sáb), 13h, História e memórias do racismo: estratégias para superação da dor psíquica, Oficinas, pg.24

BP Álvares de Azevedo4 de setembro (dom), 11h, Causos de Alexandre, Teatro, pg.28

4 de setembro (dom), 13h, A hora e a vez do vestibular –Iracema, pg.373 de setembro (sáb), 19h, Espelho, Teatro, pg.2910 de setembro (sáb), 19h30, Um olhar sobre a dança do ventre, Dança, pg.2711 de setembro (dom), 13h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3816 de setembro (sex), 14h, Dom Casmurro, Teatro, pg.2918 de setembro (dom), 11h, Cinderela bela magrela, Teatro, pg.2818 de setembro (dom), 13h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.3922 de setembro (qui), 19h30, Coral Sol Maior – Cantando na Mudança de Estação, Música, pg.1425 de setembro (dom), 13h, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.4025 de setembro (dom), 15h, Ópera fantástica: O elixir do amor, Música, pg.1426 de setembro (seg), 19h30, Bate-papo com usuários, Semana Biblioteca Álvares de Azevedo, pg.1927 de setembro (ter), 14h, Encontro de contadores infantis, Semana Biblioteca Álvares de Azevedo, pg.1927 de setembro (ter), 20h, De trote em trote agarrei um velhote, Semana Biblioteca Álvares de Azevedo, pg.1928 de setembro (qua), 14h, Mente sã e corpo são, Semana Biblioteca Álvares de Azevedo, pg.1928 de setembro (qua), 20h, Encontro dos escritores frequentadores da Biblioteca, Semana Biblioteca Álvares de Azevedo, pg.1929 de setembro (qui), 20h, Bussaka & Booka Mutoto “Brasil na África”, Música, pg.1330 de setembro (sex), 20h, Sarau Vocacional, Semana Biblioteca Álvares de Azevedo, pg.19De 26 a 30 de setembro, Exposições de depoimentos, livros e fotos da biblioteca e entorno, Semana Biblioteca Álvares de Azevedo, pg.19

BP Álvaro Guerra1 de setembro (qui), 14h30, Leitura em voz alta, Literatura, pg.152 de setembro (sex), 9h, Caminhando para a leitura, Literatura, pg.158 de setembro (qui), 14h30, Leitura em voz alta, Literatura, pg.15

pro

gra

mação d

ia a

dia

pro

gra

mação d

ia a

dia

Page 34: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

66 67

9 de setembro (sex), 9h, Caminhando para a leitura, Literatura, pg.1510 de setembro (sáb), 14h30, Àgata de botas, Contação, pg.3214 de setembro (qua), 14h, A hora e a vez do vestibular –Iracema, pg.3715 de setembro (qui), 14h30, Leitura em voz alta, Literatura, pg.1516 de setembro (sex), 9h, Caminhando para a leitura,Literatura, pg.1521 de setembro (seg), 14h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3822 de setembro (qui), 14h30, Leitura em voz alta, Literatura, pg.1523 de setembro (sex), 9h, Caminhando para a leitura,Literatura, pg.1526 de setembro (seg), 14h30, Roda de leitura – Clarice Lispector, Literatura, pg.1728 de setembro (qua), 14h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.3929 de setembro (qui), 14h30, Leitura em voz alta, Literatura, pg.1530 de setembro (sex), 9h, Caminhando para a leitura,Literatura, pg.15

BP Amadeu Amaral1 de setembro (qui), 10h, Origami na Biblioteca, Oficinas, pg.222 de setembro (sex), 9h, Quebra cabeça, Oficinas, pg.233 de setembro (sáb), 9h, Xadrez, Oficinas, pg.236 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular –Iracema, pg.379 de setembro (sex), 9h, Quebra cabeça, Oficinas, pg.2310 de setembro (sáb), 9h, Xadrez, Oficinas, pg.2313 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3814 de setembro (qua), 10h, Mediação de leitura, Literatura, pg.1616 de setembro (sex), 9h, Quebra cabeça, Oficinas, pg.2317 de setembro (sáb), 9h, Xadrez, Oficinas, pg.2317 de setembro (sáb), 13h, Sarau líteromusical da Zona Sul, Saraus, pg.1820 de setembro (ter), 10h, Histórias diversas, Contação, pg.3420 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.3921 de setembro (qua), 10h, Mediação de leitura, Literatura, pg.16

23 de setembro (sex), 9h, Quebra cabeça, Oficinas, pg.2324 de setembro (sáb), 9h, Xadrez, Oficinas, pg.2327 de setembro (ter), 14h, Histórias diversas, Contação, pg.3427 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.4028 de setembro (qua), 10h, Mediação de leitura, Literatura, pg.1630 de setembro (sex), 9h, Quebra cabeça, Oficinas, pg.23

BP Anne Frank10 de setembro (sáb), 14h30, Salam! – Um passeio dentro das histórias do Malba Tahan, Contação, pg.33

BP Belmonte2 de setembro (sex), 14h, A hora e a vez do vestibular – Memórias de um sargento de milícias, pg.373 de setembro (sáb), 16h, Encontro de música vocacional da Zona Sul, Música, pg.149 de setembro (sex), 14h, A hora e a vez do vestibular –Iracema, pg.3710 de setembro (sáb), 11h, Cinderela bela magrela, Teatro, pg.2813 de setembro (ter), 10h, Contar é preciso, ler é indispensável, Contação, pg.3313 de setembro (ter), 14h, Contar, brincar e ler – a arte de construir o gosto pelo livro, Literatura, pg.1616 de setembro (sex), 14h, No colo do livro, com livros ao colo, Contação, pg.3416 de setembro (sex), 14h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3817 de setembro (sáb), 11h30, Semeando e afiando línguas encantadas, Oficinas, pg.2417 de setembro (sáb), 15h, Procuram-se bibliófilos, Literatura, pg.1617 de setembro (sáb), 15h, Dom Casmurro, Teatro, pg.2923 de setembro (sex), 14h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.3924 de setembro (sáb), 11h, Língua cantada, Música, pg.1224 de setembro (sáb), 15h, Saraus sertanejo, Saraus, pg.1827 de setembro (ter), 14h, Contar, brincar e ler – a arte de construir o gosto pelo livro, Literatura, pg.16

pro

gra

mação d

ia a

dia

pro

gra

mação d

ia a

dia

Page 35: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

68 69

29 de setembro (qui), 19h, XI Encontro de escritores cordelistas, Literatura, pg.1730 de setembro (sex), 14h, Espaço gourmet – delícias da literatura oral – de boca em boca, Literatura, pg.1730 de setembro (sex), 14h, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.40

BP Brito Broca3 de setembro (sáb), 14h, A hora e a vez do vestibular – Memórias de um sargento de milícias, pg.3710 de setembro (sáb), 14h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3815 de setembro (qui), 13h, Preparando o corpo e a mente para os prazeres da Leitura, Oficinas, pg.2117 de setembro (sáb), 14h, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.4024 de setembro (sáb), 14h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.39

BP Camila Cerqueira César10 de setembro (sáb), 14h30, Era uma vez 1,2,3... Acordando Histórias, Contação, pg.3224 de setembro (sáb), 14h30, Por que o mar tanto chora e outras histórias, Contação, pg.36

BP Cassiano Ricardo5 de setembro (seg), 19h, A hora e a vez do vestibular –Iracema, pg.379 de setembro (sex), 14h30, Língua cantada, Música, pg.1212 de setembro (seg), 19h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3815 de setembro (qui), 14h, Sarau Vinicius de Moraes e Mário Quintana, Saraus, pg.1819 de setembro (seg), 19h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.3925 de setembro (dom), 18h, Bussaka & Booka Mutoto “Brasil na África”, Música, pg.1326 de setembro (seg), 19h, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.40

BP Chácara do Castelo1 de setembro (qui), 14h, A hora e a vez do vestibular - Memórias de um sargento de milícias, pg.372 de setembro (sex), 10h, Contação de estórias na Chácara do Castelo, Contação, pg.318 de setembro (qui), 14h, A hora e a vez do vestibular – Iracema, pg.389 de setembro (sex), 10h e 14h, Contação de estórias na Chácara do Castelo, Contação, pg.3213 de setembro (ter), 10h, Desenhar quadrinhos e a arte no ensino, Oficinas, pg.2315 de setembro (qui), 14h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3816 de setembro (sex), 14h, Contação de estórias na Chácara do Castelo, Contação, pg.3122 de setembro (qui), 14h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.3923 de setembro (sex), 14h, Conta comigo – Lobos, Contação, pg.3524 de setembro (sáb), 14h, RPG na Chácara do Castelo,Oficinas, pg.2529 de setembro (qui), 14h, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.40

BP Cora Coralina2 de setembro (sex), 14h30, Uma noite no museu, Cinema, pg.573 de setembro (sáb), 14h, Oficina de leitura atenta – Letra de música, pg.104 de setembro (dom), 11h, Cinderela bela magrela, Teatro, pg.289 de setembro (sex), 14h30, Os penetras bons de bico,Cinema, pg.5710 de setembro (sáb), 14h, Oficina de leitura atenta – Romance, pg.1011 de setembro (dom), 11h, Causos de Alexandre, Teatro, pg.2814 de setembro (qua), 14h30, Pequena Miss Sunshine,Cinema, pg.5816 de setembro (sex), 14h30, O golpista do ano, Cinema, pg.5817 de setembro (sáb), 14h, Oficina de leitura atenta –Conto, pg.10

pro

gra

mação d

ia a

dia

pro

gra

mação d

ia a

dia

Page 36: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

70 71

21 de setembro (qua), 14h30, Se beber, não case!, Cinema, pg.5823 de setembro (sex), 14h30, Superbad – é hoje, Cinema, pg.5928 de setembro (qua), 14h30, Queime depois de ler, Cinema, pg.5930 de setembro (sex), 14h30, Hancock, Cinema, pg.59

BP Érico Veríssimo3 de setembro (sáb), 10h, A hora e a vez do vestibular –Iracema, pg.3710 de setembro (sáb), 10h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3817 de setembro (sáb), 10h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.3924 de setembro (sáb), 10h, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.40

Biblioteca Gilberto Freyre17 de setembro (sáb), 10h, Língua cantada, Música, pg.12

BP Hans Christian Andersen3 de setembro (sáb), 11h, Cinderela bela magrela, Teatro, pg.286 de setembro (ter), 10h, OQO: do álbum ilustrado ao cinema de animação, Especial Livro Ilustrado, pg.86 de setembro (ter), 14h, Arte e álbum ilustrado, Especial Livro Ilustrado, pg.813 de setembro (ter), 10 e 14h, Histórias daqui e de lá,Contação, pg.3315 de setembro (qui), 10h, Os contos de fadas na contemporaneidade, Oficinas, pg.2117 de setembro (sáb), 16h, O Criador de Porcos, Teatro, pg.2927 de setembro (ter), 10h e 14h, Moço bonito imundo,Contação, pg.36

BP Helena Silveira14 de setembro (qua), 10h, Contos dos quatro cantos do mundo, Contação, pg.3316 de setembro (sex), 10h, O Criador de Porcos, Teatro, pg.29

BP Jamil Almansur Haddad12 de setembro (seg), 10h, Entre na roda, leitura para crianças, Literatura, pg.16

27 de setembro (ter), 10h30, O Barba Azul e outras histórias, Contação, pg.35

BP José Mauro de Vasconcelos2 de setembro (sex), 14h30, A hora e a vez do vestibular – Iracema, pg.379 de setembro (sex), 14h30, A hora e a vez do vestibular – Memórias de um sargento de milícias, pg.3716 de setembro (sex), 14h30, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3823 de setembro (sex), 14h30, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.4030 de setembro (sex), 14h30, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.39

BP Jovina Rocha Àlvares Pessoa6 de setembro (ter), 14h, Semeando histórias, Contação, pg.319 de setembro (sex), 16h, Término das inscrições para Projeto Graffitiras, Oficinas, pg.2213 de setembro (ter), 9h, Oficina de Livro pop-up, Oficinas, pg.24

BP Lenyra Fracarolli1 de setembro (qui), 14h, A hora e a vez do vestibular – Memórias de um sargento de milícias, pg.378 de setembro (qui), 14h, A hora e a vez do vestibular –Iracema, pg.3715 de setembro (qui), 14h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3822 de setembro (qui), 14h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.3929 de setembro (qui), 14h, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.40

BP Malba Tahan9 de setembro (sex), 10h, Contos e brincadeiras, Contação, pg.3223 de setembro (sex), 10h, Contos e brincadeiras, Contação, pg.3228 de setembro (qua), 10h, Brincando com Origami,Oficinas, pg.24

pro

gra

mação d

ia a

dia

pro

gra

mação d

ia a

dia

Page 37: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

72 73

28 de setembro (qua), 13h, Preparando o corpo e a mente para os prazeres da Leitura, Oficinas, pg.21

BP Marcos Rey8 de setembro (qui), 14h, Contar, brincar e ler: A arte de construir futuros leitores, Contação, pg.3215 de setembro (qui), 14h, Contar, brincar e ler: A arte de construir futuros leitores, Contação, pg.32

BP Mário Schenberg2 de setembro (sex), 14h30, Língua cantada, Música, pg.123 de setembro (sáb), 11h, Oficina Hora da geleca, Ciências, pg.416 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular –Iracema, pg.3710 de setembro (sáb), 11h, Oficina Brilhando no escuro,Ciências, pg.4113 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3816 de setembro (sex), 14h, Novas Letras – encontro com jovens escritores, Oficinas, pg.2417 de setembro (sáb), 11h, Oficina Sólido, líquido e gasoso, Ciências, pg.4120 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.3923 de setembro (sex), 10h e 14h, Cidade, Dança, pg.2724 de setembro (sáb), 11h, Show Circo científico, Ciências, pg.4127 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.4028 de setembro (qua), 10h, O Lixão, Teatro, pg.30De 1 a 30 de setembro, Continua a exposição "Landell de Moura: um gênio brasileiro", pg.42

BP Milton Santos1 de setembro (qui), 14h30, Oficina de leitura atenta – Jornalismo Literário, pg.103 de setembro (sáb), 10h, A hora e a vez do vestibular –Iracema, pg.378 de setembro (qui), 14h30, Oficina de leitura atenta –Conto, pg.10

10 de setembro (sáb), 10h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3815 de setembro (qui), 14h30, Oficina de leitura atenta – Romance, pg.1017 de setembro (sáb), 10h, A hora e a vez do vestibular –O Cortiço, pg.3922 de setembro (qui), 14h30, Oficina de leitura atenta –Teatro, pg.1024 de setembro (sáb), 10h, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.4029 de setembro (qui), 14h30, Oficina de leitura atenta – Letra de música, pg.10

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato5 de setembro (seg), 10h, Qontextos: a realidade no álbum ilustrado. Especial Livro Ilustrado, pg.85 de setembro (seg), 14h, Retratarte, Especial Livro Ilustrado, pg.85 de setembro (seg), 19h30, Centro de estudos e práticas do Teatro de Animação, Oficinas, pg.2212 de setembro (seg), 19h30, Centro de estudos e práticas do Teatro de Animação, Oficinas, pg.2214 de setembro (qua), 9h e 15h, Meu vizinho Totoro,Cinema, pg.6019 de setembro (seg), 19h30, Centro de estudos e práticas do Teatro de Animação, Oficinas, pg.2221 de setembro (qua), 9h e 15h, A viagem de Chihiro,Cinema, pg.6026 de setembro (seg), 19h30, Centro de estudos e práticas do Teatro de Animação, Oficinas, pg.2228 de setembro (qua), 9h e 15h, O serviço de entregas de Kiki, Cinema, pg.6030 de setembro (sex), 9h e 14h30, Por que o mar tanto chora e outras histórias, Contação, pg.36De 1 a 30 de setembro, Continua a exposição "Eu, Lobato", pg.42

BP Narbal Fontes21 de setembro (qua), 13h, Os Recursos da Voz no Contar de Estórias, Oficinas, pg.20

pro

gra

mação d

ia a

dia

pro

gra

mação d

ia a

dia

Page 38: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

74 75

23 de setembro (sex), 13h, Os Recursos da Voz no Contar de Estórias, Oficinas, pg.20

BP Nuto Sant'anna30 de setembro (sex), 14h, Sarau líteromusical da Zona Norte, Saraus, pg.19

BP Padre José de Anchieta14 de setembro (qua), 14h, Oficina de leitura atenta –Romance, pg.1014 de setembro (qua), 14h, A hora e a vez do vestibular –Iracema, pg.3715 de setembro (qui), 14h, Dom Casmurro, Teatro, pg.2916 de setembro (sex), 14h30, Línguas cantada, Música, pg.1221 de setembro (qua), 14h, Oficina de leitura atenta –Teatro, pg.1021 de setembro (qua), 14h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3825 de setembro (dom), 11h, Cinderela bela magrela, Teatro, pg.2828 de setembro (qua), 14h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.39

BP Paulo Duarte2 de setembro (sex), 14h, Conhecendo o bairro do Jabaquara, Contação, pg.316 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular –Iracema, pg.3712 de setembro (seg), 14h, Conhecendo o bairro do Jabaquara, Contação, pg.3113 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3814 de setembro (qua), 14h, Hora do bebê na Biblioteca,Contação, pg.3315 de setembro (qui), 14h, Conhecendo o bairro do Jabaquara, Contação, pg.3120 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular –O Cortiço, pg.39

21 de setembro (qua), 14h, Hora do bebê na Biblioteca,Contação, pg.3326 de setembro (seg), 14h, Entre pássaros e árvores,Contação, pg.3527 de setembro (ter), 14h, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.4028 de setembro (qua), 14h, Hora do bebê na Biblioteca,Contação, pg.33

BP Paulo Setúbal14 de setembro (qua), 15h, Chá com leitura, Literatura, pg.1628 de setembro (qua), 15h, Chá com leitura, Literatura, pg.16

BP Pedro da Silva Nava10 de setembro (sáb), 10h30, Cia. Luar no Ar conta Rubem Alves, Contação, pg.36

BP Raimundo de Menezes16 de setembro (sex), 10h, Semeando e espalhando histórias, Contação, pg.3428 de setembro (qua), 10h, Roda de leitura, Literatura, pg.17

BP Raul Bopp11 de setembro (dom), 11h, Conta e reconta, Contação, pg.3318 de setembro (dom), 11h, O casamento da Baratinha, Teatro, pg.3025 de setembro (dom), 11h, Àgata de botas, Contação, pg.32

BP Ricardo Ramos30 de setembro (sex), 14h30, Língua cantada, Música, pg.12

BP Roberto Santos2 de setembro (sex), 15h, O grande ditador, Cinema, pg.493 de setembro (sáb), 16h, Por água abaixo, Cinema, pg.553 de setembro (sáb), 19h, Folhas mortas, Cinema, pg.534 de setembro (dom), 16h, Capitão Bill Jr, Cinema, pg.494 de setembro (dom), 18h, O garoto, Cinema, pg.50

pro

gra

mação d

ia a

dia

pro

gra

mação d

ia a

dia

Page 39: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

76

9 de setembro (sex), 15h, O homem das novidades, Cinema, pg.5010 de setembro (sáb), 16h, A família do futuro, Cinema, pg.5610 de setembro (sáb), 19h, A megera domada, Cinema, pg.5211 de setembro (dom), 16h, Luzes da cidade, Cinema, pg.5011 de setembro (dom), 18h, Llivre e fácil, Cinema, pg.5014 de setembro (qua), 16h, Término das inscrições para Técnica para Desenvolvimento e Gestão de Projetos Culturais Audiovisuais, Oficinas, pg.2014 de setembro (qua), 19h, Caminho áspero, Cinema, pg.5416 de setembro (sex), 15h, Em busca do ouro, Cinema, pg.5117 de setembro (sáb), 16h, Valiant! – um herói que vale a pena, Cinema, pg.5617 de setembro (sáb), 19h, O magnífico traído, Cinema, pg.5418 de setembro (dom), 16h, Boxe por amor, Cinema, pg.5118 de setembro (dom), 18h, Curtas Charles Chaplin,Cinema, pg.5120 de setembro (ter), 16h, Término das inscrições para Curso: Desenvolva o seu olhar e seja um crítico de cinema,Oficina, pg.2121 de setembro (qua), 13h, Preparando o corpo e a mente para os prazeres da Leitura, Oficinas, pg.2121 de setembro (qua), 19h, Deus lhe pague, Cinema, pg.5523 de setembro (sex), 15h, A general, Cinema, pg.5224 de setembro (sáb), 16h, Os sem-floresta, Cinema, pg.5624 de setembro (sáb), 19h, O violino e o sonho, Cinema, pg.5425 de setembro (dom), 16h, Tempos modernos, Cinema, pg.5225 de setembro (dom), 18h, Sherlock Jr, Cinema, pg.5228 de setembro (qua), 19h, Sessão à escolha do público,Cinema, pg.55

BP Rubens Borba Alves de Moraes15 de setembro (qui), 10h, Semeando e espalhando histórias, Contação, pg.34

BP Sylvia Orthof3 de setembro (sáb), 14h, A hora e a vez do vestibular –Iracema, pg.37

10 de setembro (sáb), 14h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg. 3817 de setembro (sáb), 14h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.3924 de setembro (sáb), 14h, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.40

BP Vicente de Carvalho2 de setembro (sex), 14h, A hora e a vez do vestibular – Memórias de um sargento de milícias, pg.379 de setembro (sex), 14h, A hora e a vez do vestibular –Iracema, pg.3716 de setembro (sex), 14h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3821 de setembro (qua), 9h30, Entre na roda de leitura na Cohab 2, Literatura, pg.1623 de setembro (sex), 14h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.3930 de setembro (sex), 14h, A hora e a vez do vestibular – A cidade e as serras, pg.40

BP Vinicius de Moraes20 de setembro (ter), 10h30, Semeando e espalhando histórias, Contação, pg.3422 de setembro (qui), 10h30 e 14h30, O Barba Azul e outras histórias, Contação, pg.35

BP Viriato Corrêa2 de setembro (sex), 16h, Curtas Charles Chaplin, Cinema, pg.442 de setembro (sex), 18h, Nossa hospitalidade, Cinema, pg.443 de setembro (sáb), 16h, As três eras, Cinema, pg.443 de setembro (sáb), 18h, O garoto, Cinema, pg.444 de setembro (dom), 16h30, A viagem de Chocolata, Especial Livro Ilustrado, pg.74 de setembro (dom), 18h, Livre e fácil, Cinema, pg.459 de setembro (sex), 16h, Curtas Charles Chaplin, Cinema, pg.459 de setembro (sex), 18h, Os sete amores, Cinema, pg.4510 de setembro (sáb), 16h, Boxe por amor, Cinema, pg.46

77

pro

gra

mação d

ia a

dia

pro

gra

mação d

ia a

dia

Page 40: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

7978

pro

gra

mação d

ia a

dia

pro

gra

mação d

ia a

dia

10 de setembro (sáb), 18h, O circo, Cinema, pg.4611 de setembro (dom), 16h, Cinderela bela magrela, Teatro, pg.2811 de setembro (dom), 18h, Em busca do ouro, Cinema, pg.4614 de setembro (qua), 14h, A hora e a vez do vestibular –Iracema, pg.3716 de setembro (sex), 16h, Tempos modernos, Cinema, pg.4616 de setembro (sex), 18h, A general, Cinema, pg.4717 de setembro (sáb), 14h, Oficina de leitura atenta –Crônica, pg.1017 de setembro (sáb), 16h30, Sherlock Jr, Cinema, pg.4717 de setembro (sáb), 18h, Luzes da cidade, Cinema, pg.4718 de setembro (dom), 16h, Wallace & Grommit – A batalha dos vegetais, Cinema, pg.4318 de setembro (dom), 18h, O homem das novidades,Cinema, pg.4721 de setembro (qua), 14h, A hora e a vez do vestibular – Dom Casmurro, pg.3823 de setembro (sex), 16h, O noivo cara-dura, Cinema, pg.4823 de setembro (sex), 18h, O grande ditador, Cinema, pg.4824 de setembro (sáb), 14h, Oficina de leitura atenta - Letra de música, pg.1024 de setembro (sáb), 16h30, O herói do rio, Cinema, pg.4824 de setembro (sáb), 18h, Capitão Bill Jr, Cinema, pg.4825 de setembro (dom), 16h, Por água abaixo, Cinema, pg.4325 de setembro (dom), 19h, Dom Casmurro, Teatro, pg.2928 de setembro (qua), 14h, A hora e a vez do vestibular – O Cortiço, pg.39De 1 a 30 de setembro, Continua a exposição "O vampiro no Brasil: uma jornada fantástica", pg.42

Bosque da Leitura Parque Cidade de Toronto4 de setembro (dom), 11h, Cia. Luar no Ar conta Rubem Alves, Contação, pg.36

Bosque da Leitura Parque Ibirapuera4 de setembro (dom), 11h, Por que o mar tanto chora e outras histórias, Contação, pg.36

Bosque da Leitura Lions Club Tucuruvi25 de setembro (dom), 14h, Salam! – Um passeio dentro das histórias do Malba Tahan, Contação, pg.32

Bosque da Leitura Parque Jardim da Luz18 de setembro (dom), 11h, Salam! – Um passeio dentro das histórias do Malba Tahan, Contação, pg.32

Bosque da Leitura Parque do Carmo11 de setembro (dom), 11h, Por que o mar tanto chora e outras histórias, Contação, pg.36

Bosque da Leitura Parque Raposo Tavares18 de setembro (dom), 14h, Por que o mar tanto chora e outras histórias, Contação, pg.36

Bosque da Leitura Parque Santo Dias4 de setembro (dom), 14h30, Planeta Pé-de-água, Teatro, pg.29

Ponto de Leitura Jardim Lapenna28 de setembro (qua), 14h, Histórias fantásticas de um baú, Contação, pg.34

Ponto de Leitura Parque do Piqueri4 de setembro (dom), 11h, Moço bonito imundo, Contação, pg.36

Ponto de Leitura Parque do Rodeio16 de setembro (sex), 11h, Salam! – Um passeio dentro das histórias do Malba Tahan, Contação, pg.32

Ponto de Leitura Praça do Bambuzal21 de setembro (qua), 14h, Histórias fantásticas de um baú, Contação, pg.34

Ponto de Leitura São Matheus22 de setembro (qui), 14h, Histórias fantásticas de um baú, Contação, pg.34

Page 41: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

endere

ços

81

BIBLIOTECAS PÚBLICAS

ADELPHA FIGUEIREDOPça. Ilo Ottani, 146, Canindé, ( 2292-3439

AFFONSO TAUNAYR. Taquari, 549, Mooca, ( 2292-5126

AFONSO SCHMIDTAv. Elisio Teixeira Leite, 1470, Cruz das Almas, ( 3975-2305

Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, ( 3082-5023 / 3081-6092

ÁLVARES DE AZEVEDOPça. Joaquim José da Nova s/nº, V. Maria, ( 2954-2813

ÁLVARO GUERRAR. Pedroso de Moraes, 1919, Pinheiros, ( 3031-7784

AMADEU AMARALR. José C. Castro s/nº, Jd. da Saúde, ( 5061-3320

ANNE FRANKR. Cojuba, 45, Itaim Bibi, ( 3078-6352

ARNALDO MAGALHÃES GIÁCOMO, PROF.R. Restinga, 136, Tatuapé, ( 2295-0785

AURELIANO LEITER. Otto Schubart, 196, Pq. São Lucas, ( 2211-7716

R. Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, ( 5687-0408 / 5691-0433

BRITO BROCAAv. Mutinga, 1425, Pirituba, ( 3904-1444 / 3904-2476

CAMILA CERQUEIRA CÉSARR. Waldemar Sanches, 41, Butantã, ( 3731-5210

Av. Celso Garcia ,4200, Tatuapé, ( 2092-4570

CASTRO ALVESR. Abrahão Mussa, s/nº, Jd. Patente, ( 2946-4562

CHÁCARA DO CASTELOR. Brás Lourenço, 333, Jd. da Glória, ( 5573-4929

ALCEU AMOROSO LIMA Temática em Poesia

BELMONTE – Temática em Cultura Popular

CASSIANO RICARDO – Temática em Música

recebanossaprogramaçãopor e-mail

Page 42: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

endere

ços

82 83

endere

ços

CLARICE LISPECTORR. Jaricunas, 458, Siciliano, ( 3672-1423

CORA CORALINAR. Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianazes, ( 2557-8004

ÉRICO VERÍSSIMOR. Diógenes Dourado, 101, Parada de Taipas, ( 3972-0450

GILBERTO FREYRER. José Joaquim, 290, Sapopemba, ( 2143-1811

Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé, ( 2295-3447

HELENA SILVEIRAR. João Batista Reimão, 146, Campo Limpo, ( 5841-1259

JAMIL ALMANSUR HADDADR. Andes, 491-A, Guaianazes, ( 2557-0067

JOSÉ DE ANCHIETA, PER. Antonio Maia, 651, Perus, ( 3917-0751

JOSÉ MAURO DE VASCONCELOSPça. Com. Eduardo Oliveira, 100, Pq. Edu Chaves, ( 2242-8196 / 2242-1072

JOSÉ PAULO PAESLgo. do Rosário, 20, Penha, ( 2295-9624 / 2295-0401

JOVINA ROCHA ÁLVARES PESSOAAv. Pe. Francisco de Toledo, 331, Itaquera, ( 2741-7371 / 2741-0371

LENYRA FRACCAROLIPça. Haroldo Daltro, 451, Vila Manchester, ( 2295-2295

MALBA TAHANR. Brás Pires Meira, 100, Veleiros, ( 5523-4556

MARCOS REYAv. Anacê, 92, Jardim Umarizal, ( 5845-2572

R. Catão, 611, Lapa, ( 3672-0456

HANS CHRISTIAN ANDERSEN Temática em Contos de Fadas

MÁRIO SCHENBERG – Temática em Ciências

MENOTTI DEL PICCHIAR. São Romualdo, 382, Limão, ( 3966-4814 / 3956-5070

MILTON SANTOSAv. Aricanduva, 5777, Jardim Aricanduva, ( 2726-4882

MONTEIRO LOBATOR. Gal. Jardim, 485, V. Buarque, ( 3256-4038

NARBAL FONTESR. Cs. Moreira de Barros, 170, Santana, ( 2973-4461

NUTO SANT'ANNAPça. Tenório Aguiar, 32, Santana, ( 2973-0072

PAULO DUARTER. Arsênio Tavollieri, 45, Jabaquara, ( 5011-8819 / 5011-7445

PAULO SÉRGIO DUARTE MILLIETPça. Ituzaingó, s/nº, Tatuapé, ( 2671-4974

PAULO SETÚBALAv. Renata, 163, Vila Formosa, ( 2211-1508 / 2211-1507

PEDRO DA SILVA NAVAAv. Eng. Caetano Alvarez, 5903, Mandaqui, ( 2973-7293 / 2950-3598

PRESTES MAIA, PREF. Av. João Dias, 822, Santo Amaro, ( 5687-0513

RAIMUNDO DE MENEZESAv. Nordestina, 780, São Miguel Paulista, ( 2297-4053

R. Muniz de Sousa, 1155, Aclimação, ( 3208-1895

RICARDO RAMOSPça. Centenário de Vila Prudente, 25, Vila Prudente, ( 2273-4860

R. Cisplatina, 505, Ipiranga, ( 2273-2390 / 2063-0901

RUBENS BORBA ALVES DE MORAESR. Sampei Sato, 440, Ermelino Matarazzo, ( 2943-5255

SERGIO BUARQUE DE HOLANDAR. Augusto C. Baumman, 564, Itaquera, ( 2205-7406

(a Biblioteca encontra-se fechada para reforma)

RAUL BOPP – Temática em Meio Ambiente

ROBERTO SANTOS – Temática em Cinema

Page 43: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

endere

ços

endere

ços

84 85

SYLVIA ORTHOFAv. Tucuruvi, 808, Tucuruvi, ( 2981-6264 / 2981-6263

THALES CASTANHO DE ANDRADER. Dr. Artur Fajardo, 447, Freguesia do Ó, ( 3975-7439

VICENTE DE CARVALHOR. Guilherme Valência, 210, Itaquera, ( 2521-0553

VICENTE PAULO GUIMARÃESR. Jaguar, 225, V. Curuçá, ( 2035-5322 / 2034-0646

VINÍCIUS DE MORAISAv. Jardim Tamoio, 1119, Itaquera, ( 2521-6914

R. Sena Madureira, 298, V. Mariana, ( 5573-4017 / 5574-0389

BOSQUES DA LEITURA - Tel.: [email protected]

ANHANGUERAAv. Fortunata Tadiello Natucci, 1.000, Perus

CARMOAv. Afonso de Sampaio Souza, 951, Itaquera

CIDADE DE TORONTOAv. Cardeal Motta, 84, Pirituba

IBIRAPUERAAv. IV Centenário, 1268 – Portão 7A, Moema

LUZR. Ribeiro de Lima, 99, Luz

RAPOSO TAVARESR. Telmo Coelho Filho, 200, Vila Albano

SANTO DIASR. Jasmim da Beirada, 71, Capão Redondo

TUCURUVIR. Alcindo Bueno de Assis, nº 500, Tucuruvi

VIRIATO CORRÊA Temática em Literatura Fantástica–

PONTOS DE LEITURA

ANDRÉ VITALAv. dos Metalúrgicos, 2255 – Cidade Tiradentes, ( 2282-2562

JUSCELINO KUBITSCHEKAv. Inácio Monteiro, 55 – Cidade Tiradentes, ( 2556-3036

PARQUE DO RODEIORua Igarapé da Bela Aurora, s/nº – Tel: Cidade Tiradentes, ( 2555-4276

VILA MARARua Conceição de Almeida, 170 – São Miguel Paulista, ( 2586-2526

UNIÃO DOS MORADORES DO PARQUE ANHANGUERARua Amadeu Caego Monteiro, 209 – Parque Anhanguera, ( 3911-3394 / 3911-3048

PRAÇA DO BAMBUZALRua da Colônia Nova s/nº (Praça Nativo Rosa de Oliveira – Praça do Bambuzal) – Jardim Ângela, ( 5833-3567

CAROLINA MARIA DE JESUSRua Teresinha do Prado Oliveira, 119 – Parelheiros, ( 5921-3935

OLIDO Av. São João, 473 – Centro, ( 3397-0176

GRACILIANO RAMOSRua Profº Oscar Barreto Filho, 252 (Calçadão Cultural do Grajaú) – Parque América – Grajaú, ( 5924-9135

JARDIM LAPENNARua Serra da Juruoca, s/ nº (Galpão da Cultura e Cidadania) – Jardim Lapenna, ( 2297-3532

PARQUE DO PIQUERI Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé, ( 2092-6524

SÃO MATEUSRua Fortaleza de Itapema, 268, Jardim Vera Cruz, São Mateus, ( 2019-1718

ÔNIBUS-BIBLIOTECAServiço de Extensão que disponibiliza leitura e informação aos bairros da Cidade, semanalmente.Horário de atendimento: das 10h às 16h. Informações: ( 2291-5763

Page 44: Guia de Programação Bibliotecas SP | setembro 2011

prefeitura de são paulosecretaria municipal de culturacoordenadoria do sistema municipal de bibliotecas

coordenação de programaçãoprogramação I I I

I I I projeto gráfico e diagramação I (estagiária)edição e revisão I (estagiárias)

Tiragem desta edição: 35.000Capa: papel reciclato, 120gMiolo: papel jornal

gilberto kassabcarlos augusto calil

mariazenita monteiro

marlon florianalice bandini barbara bischoff daniel ifanger

evaldo piccino katianne silva e silva renata silva rosa falzonipepe andrade fernanda santos

sylvia milan thamires freitas

86

Bibliotecas da Secretaria de Cultura

Neste guia você encontra a programação cultural das Bibliotecas Públicas, Ônibus Biblioteca, Espaços, Pontos e Bosques da Leitura, que são administrados pela Coordenadoria do Sistema Municipalde Bibliotecas.

Para conhecer a programação das bibliotecas do Centro Cultural São Paulo, do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e da Biblioteca Mário de Andrade, visite o site www.cultura.prefeitura.sp.gov.br

Cia. Prosa dos VentosNesta versão da clássica história, um príncipe atrapalhado

promove uma festa do pijama no seu castelo, mas Cinderela foi proibida de ir por sua madrasta. Sua fada madrinha aparece

e dá um jeitinho na situação: ela ganha um passe de metrô e corre para a festa, sem imaginar que muitas surpresas e

confusões ainda estão para acontecer. Livre. 50 min.

3 de setembro (sáb), 11h – BP Hans Christian Andersen4 de setembro (dom), 11h – BP Cora Coralina

10 de setembro (sáb), 11h – BP Belmonte11 de setembro (dom), 16h – BP Viriato Corrêa

18 de setembro (dom), 11h – BP Álvares de Azevedo24 de setembro (sáb), 14h – BP Alceu Amoroso Lima

25 de setembro (dom), 11h – BP Padre José de Anchieta