Guia de Turismo Rural 2012

92
e mais: Roteiros Trilhas Gastronomia Cultura Tradições Delícias da Vida Rural Ano I No.1 2012 Turismo Rural Turismo Rural Guia Bahia

description

Projeto de sistematização de empreendimentos do setor de Turismo Rural na Bahia.

Transcript of Guia de Turismo Rural 2012

e mais:RoteirosTrilhasGastronomiaCulturaTradições

Delícias da Vida Rural

Ano I N

o.1 2012 TurismoRuralTurismoRuralGuia Bahia

ACORDAR COM O CANTODOS PÁSSAROS, BEBER LEITE TIRADONA HORA E CAVALGAR PELA MATA

ATLÂNTICA. ISSO TAMBÉM É BAHIA.

Ministério doDesenvolvimento Agrário

www.turismoruraldabahia.com.br

O Turismo Rural na Bahiatem crescido muito nos últimos três anos,

agregando valor a produtos e serviçose resgatando o patrimônio natural

e cultural da região.

ACORDAR COM O CANTODOS PÁSSAROS, BEBER LEITE TIRADONA HORA E CAVALGAR PELA MATA

ATLÂNTICA. ISSO TAMBÉM É BAHIA.

Ministério doDesenvolvimento Agrário

www.turismoruraldabahia.com.br

O Turismo Rural na Bahiatem crescido muito nos últimos três anos,

agregando valor a produtos e serviçose resgatando o patrimônio natural

e cultural da região.

O Turismo Rural na Bahia

Este pequeno Guia do Turismo Rural baiano pretende mostrar um pouco da Bahia turística rural, informando a baianos e turistas uma parcela considerável dos negócios que estão nascendo fruto da interiorização do turismo. São fazendas com serviço de hospedaria, assentamentos da agricultura familiar com produção associada ao turismo, restaurantes com gastronomia da roça, caipira. Enfim, mostra um pouco da rica diversidade turística interiorana da Bahia presente nos nossos municípios.

Na Bahia, o Programa de Turismo Rural começou com a realização do Primeiro Seminário de Turismo Sustentável em 2008, promovido pela Secretaria do Turismo do Estado da Bahia - SETUR e diversos parceiros. Com o programa aprovado, foram Indicadas diversas ações que estão em desenvolvimento.

Em razão dessas ações nota-se uma crescente procura, por parte de pequenos e médios empresários e agricultores familiares, pela diversificação de seus investimentos, incluindo o Turismo Rural nas suas possibilidades de empreendedorismo.

Fazendas e assentamentos que antes produziam café, cacau e criação animal estão também recebendo turistas com serviços de hospedagem, gastronomia e entretenimento. O Turismo Rural possibilita exatamente isso: a manutenção da tradicional economia campesina (agricultura, pecuária e pesca) e a associação com atividades que geram novo valor aos produtos do campo, possibilitando novas oportunidades de renda e riqueza para a nossa população.

Comitê Gestor do Turismo Rural da Bahia

O desenvolvimento da estratégia adotada pela Setur, denominada de “Terceiro Salto do Turismo da Bahia” tem num dos seus três eixos o compromisso com a Inovação. Os outros dois, Qualidade e Integração, também se ajustariam perfeitamente aos esforços que junto com os empresários e profissionais estamos realizando para implantar definitivamente o turismo rural na Bahia.

Além de se constituir num novo segmento turístico para o Estado, o turismo rural significa também o fortalecimento da produção associada ao turismo e do adensamento da nossa cadeia produtiva. Incorpora ao mercado do lazer e das viagens o mundo rural, valorizando culturalmente regiões e espaços por vezes desconhecidos dos baianos e dos brasileiros.

Assim é que ao cumprirmos um compromisso do Governador Jaques Wagner com a interiorização do turismo, estamos também reconhecendo o esforço criativo dos empresários e profissionais liderados pela ABATURR na ampliação e na diversificação da oferta turística da Bahia.

Inovação, qualidade e integração econômica, elementos estratégicos do turismo rural que este guia ajuda a consolidar.

Domingos Leonelli

SETURSecretário de Turismo do Estado da Bahia

Acordar com o canto da passarada, tomar leite ao pé da vaca, cavalgar na mata atlântica ou pela vegetação da caatinga, tomar banho de rio, pescar, plantar ou ainda conhecer o processo produtivo de uma fazenda são algumas das possibilidades de lazer oferecidas por fazendas e unidades de produção dos agricultores familiares que desenvolvem o turismo rural na Bahia.

A hospitalidade baiana também está presente neste ambiente bucólico, onde os proprietários desses empreendimentos e suas famílias recebem seus hóspedes como amigos queridos para passar o dia, no estilo Day-use ou para hospedagem completa, oferecendo os mais diversos atrativos, a depender da época e da região onde o empreendimento se localiza. Passar férias, um final de semana ou mesmo um dia num local como esse em contato com a Natureza, participando das atividades típicas da produção agrícola, na lida com animais como vacas, cavalos ou até mesmo galinhas, proporciona ao público em geral uma experiência inesquecível!

Com o objetivo de divulgar o turismo nas fazendas e empreendimentos de produção agrícola familiar para o público em geral, a ABATURR - Associação Baiana de Turismo Rural - em parceria com a SETUR - Secretaria de Turismo do Estado - está lançando o GUIA de TURISMO RURAL da BAHIA, que traz informações sobre os empreendimentos, os municípios onde estão localizados, como chegar, tipos de serviços oferecidos, instalações, opções gastronômicas, atrativos naturais, produção agrícola, etc.

Este GUIA faz parte de uma série de ações previstas pelo Grupo Gestor do Turismo Rural da Bahia, do qual participam entidades como SETUR, BAHIATURSA, ABATURR, SEAGRI, INCRA, SEBRAE, EBDA, BNB,MDA, ABRASEL, SENAC, ABIH e UNEB com o objetivo de melhor planejar este importante segmento turístico no nosso Estado.

Concluímos, portanto, que o turismo rural é uma atividade estratégica para a expansão da economia baiana, por sua capacidade de gerar recursos, emprego e renda, e ainda impulsionar o crescimento de diferentes segmentos da estrutura produtiva do Estado, com o fortalecimento da cultura, a preservação do meio ambiente e principalmente proporcionando a fixação do homem no campo e a afirmação da sua identidade.

Jane Figueirêdo

ABATURRPresidente

ABATURR Associação Baiana de Turismo Rural

Diretoria

Jane de Albuquerque Melo Figueirêdo Presidente

Haroldo Monteiro Fontes Deiró Diretor Administrativo Financeiro

Maurício Queiroz Coni Diretor Secretário

Ficha TécnicaConsultoria em Turismo Rural

Jane de Albuquerque Melo Figueirêdo

Coordenação Executiva de Produção Jocélio Costa Lima

Jornalista Responsável Aline Cavalcante - DRT 2607

Imagens Bahiatursa, Café Club Hotel Fazenda, Carlos Novais, Cibele Lemos, Complexo Ecológico Pedra da Égua, Fazenda Amoras, Fazenda Hotel São Geraldo, Fazenda Candeal, Fazenda Princesa Ester, Fazenda Provisão, Fazenda Fortaleza, Fazenda Santa Ana, Fazenda São

Bernardo, Fazenda Moendas, Hotel Fazenda Mirage, Hotel Vale do Jiquiriçá, Hotel Fazenda Balneário & Parque Floresta, JotaFreitas, overbrand imagem, Valter Pontes e INCRA - BA,

www.DoDesign-s.com.br

Projeto Gráfico overbrand

Tiragem 5.000 exemplares

Todos os empreendimentos apresentados nesta publicação são associados à ABATUR

www.abaturr.com.br / www.turismoruraldabahia.com.br

Índice Amélia Rodrigues 10Brejões 14Conceição do Almeida 18Conceição do Jacuípe 24Iguaí 30Ilhéus 34Itacaré 38Ituaçu 44Jiquiriçá 48Nova Canaã 52Piatã 56Santa Bárbara 60Santo Amaro 64São Francisco do Conde 72São Gonçalo dos Campos 76Ubaíra 80Agricultores Familiares 84Gastronomia 86Roteiros 88

AméliaRodrigues

TurismoRuralGuia Bahia

10

População: 25 190 de habitantes

Características: Harmonia é a principal car-acterística desse roteiro singular. É também a oportunidade de desfrutar a natureza. No município uma cachoeira o convida à um simples banho. Imperdível!

Clima: Tropical Litorâneo

Temperatura Média: 29º C

Localização: Recôncavo

Limites: Feira de Santana, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Santo Amaro da Purificação.

Acesso Rodoviário:Distante a 80 km da Capital, Salvador, 28 km de Feira de Santana e 15 km do município de Conceição do Jacuípe.

TurismoRuralGuia Bahia

Hotel

FazendaMirage

Hotel Fazenda Mirage, você encontra o lugar perfeito para unir tranquilidade, bem-estar e lazer. Trilogia que fará parte da sua vida e saúde, principalmente quando vivemos uma rotina cansativa e estressante. Aqui você encontra muita vegetação nativa, fontes, bicas e animais. Acorda com o cantar da passarada e o mugido da boiada. Bebe leite da vaca, acompanha a lida do campo, visitando as roças, saboreando a comida caseira feita no fogão à lenha, se deliciando com as frutas colhidas no pomar, descansando nas redes à sombra dos arvoredos, e à noite prosando ao pé da fogueira e apreciando as estrelas. Tudo isso está presente no dia-a-dia de nossa gente e estará presente em seu dia-a-dia conosco. Pensão completa com a deliciosa gastronomia do campo.

GastronomiaComida típica rural feita com produtos da própria fazenda.AtrativosFontes, banho de bicas, animais, passeios de charrete, carroça, trenzinho, pedalinho, trilha pela mata nativa, cavalo e caminhada ecológica num roteiro que passa por lagos, além de pescaria, campo de futebol, casa de boneca, parque infantil e plantas tropicais. Acomodações37 suítes, todas são térreos, com TV, ar condicionado e frigobar.OndeAmélia Rodrigues AcessoBR-324, Km 539 Distância de Salvador80 KmHospedagemEstadia e Day Use.

TurismoRuralGuia Bahia Amélia Rodrigues

DicaMuitos serviços oferecidos são gratuitos como o translado, para quem vai de ônibus, do ponto de parada (em em frente ao Posto Serve Bem Petrobrás) até o hotel, além dos passeios de charrete, carroça, trenzinho, pedalinho e o passeio ecológico. Crianças até quatro anos não pagam taxa de hospedagemContatos71 3437 0085 / 9617 7726 9267 3927 / 8760 4445 8264-536175 3257-2020 www.hotelfazendamirage.com.br

TurismoRuralGuia BahiaAmélia Rodrigues

Brejões

TurismoRuralGuia Bahia

14

TurismoRuralGuia Bahia

População: 14 282 habitantes

Características: Em Brejões, se cultiva com maior ênfase o café, seguido pela produção de maracujá, mandioca, mamona, sisal e produtos hortigranjeiros.

Clima: Temperatura Média: Localização: Centro Sul Baiano

Limites: Jequié

Distâncias da Capital: 139 km

Café Club Hotel Fazenda

Inaugurado em 2009 pelo Casal Carvalho (Brasileiro) e Frank (Alemão) o Café Club traz ao interior da Bahia ótimas pitadas da Europa em especial na Cozinha a qual apelidamos de Euro-Brazileira. O nome Café Club é uma homenagem ao município de Brejões por ter sido por muito tempo o principal produtor de café na Bahia e que até hoje muitas fazendas resistem bravamente produzindo café para exportação.

GastronomiaO nosso visitante tem ótimas surpresas, pois além de preparar comidas típicas temos um Chef Alemão que traz ao interior o melhor da Europa com pratos italianos, alemães, franceses e Mediterrâneo.AtrativosCachoeiras, quedas d’água, trilhas na mata, esporte radicais, lago para pesca, passeio a cavalo, nascentes de água, observatório de pássaros e animais. No Café Club fazer nada já é um ótimo programa. AcomodaçõesTodos os quartos com cama queen size, banheiro completofrigobar.OndeBrejões AcessoEntre os Municípios de Brejões e Ubaíra. A cidade mais próxima é Brejões a 12km.Distância de SalvadorCerca de 350 km, pelo sistema ferry boat.HospedagemNão trabalhamos com hóspedes avulso apenas com grupos com o mínimo de 6 pessoas.

TurismoRuralGuia Bahia Brejões

DicaNossa eletricidade é proveniente de um gerador a diesel que funciona apenas 2 horas no início da noite, temos diferentes opções de iluminação como lanternas solares, a gás ou diesel, fogueira, recarregáveis, etc. Aqui não chega o sinal de celular ou internet ou seja é o lugar perfeito para desconectar-se da tecnologia para conectar-se com quem esta perto de você[email protected]

TurismoRuralGuia BahiaBrejões

Conceição do Almeida

TurismoRuralGuia Bahia

18

TurismoRuralGuia Bahia

População: 17.895 habitantes

Clima: Temperado

Temperatura Média: 28º C

Localização: Metropolitana de Salvador

Limites: Sapeaçu, Santo Antonio de Jesus, Castro Alves, Varzedo, Dom Macedo Costa, Cruz das Almas e São Felipe

Acesso Rodoviário: BR 101 e BR 242

Distâncias da Capital: 160 km

Hotel

FazendaAmoras

Para suprir a necessidade de um hotel fazenda que oferecesse estadia na região, surgiu, há vinte anos, o Hotel Fazenda Amoras como opção de espaço com acomodações para pessoas que querem passar mais tempo curtindo o que o campo proporciona; tranqüilidade e lazer com conforto. O local tem uma grande área verde e muitas opções de lazer que aliam natureza e esportes para todas as idades. O hotel fazenda também aluga espaço para eventos em geral e oferece serviços tradicionais sem descuidar do charme rural.

GastronomiaComida regional.AtrativosPasseio a cavalo, piscina, campo de futebol, parque infantil, pomar, trilha, lago, passeio de pedalinho, horta, orquidário e jardim.AcomodaçõesQuartos com televisão, DVD, frigobar, ar-condicionado e varanda com rede de frente para o lago. OndeConceição do Almeida, próximo a Santo Antônio de Jesus.AcessoBR 101Distância de Salvador188 KmHospedagemDay Use e Estadia.

TurismoRuralGuia Bahia Conceição do Almeida

DicaAlém de passeios de pedalinho os visitantes podem ainda praticar a pesca esportiva no lago da fazenda.Contatos75 8111 1572/8103 0925www.amorashotelfazenda.com.br

Conceição do Almeida

Hotel

FazendaSão Geraldo

Mais do que um hotel fazenda, esse completo centro de lazer do Recôncavo Baiano surpreende por sua exuberância. Cercada de verde, essa fazenda criadora de Gado Nelore, oferece ainda momentos de tranqüilidade típicos do campo, com passeios a cavalos, pôneis e charrete, além de uma belíssima vista para os vales da região. Com total estrutura, o São Geraldo Hotel Fazenda conta com ampla áz

GastronomiaComida regional.AtrativosPiscina com cascata para adultos e crianças com serviço de bar, parque infantil, campo de futebol society, rede para vôlei e restaurante. AcomodaçõesChalés, apartamentos e alojamentos com ar condicionado, ventilador de teto, televisão, frigobar e varandas com rede.OndeConceição do Almeida, próximo a Santo Antônio de Jesus.AcessoBR-324, BR-101Distância de Salvador140 kmHospedagemEstadia e Day Use.

Conceição do Almeida

DicaA área country é uma exuberante área verde cercada de jaqueiras, bar e piscinas que servem uma variedade de delícias regionais. Lá pega sinal para internet wireless. Contatos75 9969-7423www.saogeraldohotelfazenda.com.br

Conceição do Almeida

Conceição do Jacuípe

24

População: 29.050 habitantes

Clima: Tropical

Temperatura Média: 30º C

Localização: Centro Norte Baiano

Limites: Amélia Rodrigues, Coração de Maria, Santo Amaro, Feira de Santana, Terra Nova e Teodoro Sampaio.

Acesso Rodoviário: BR-324 e BR-101

Distâncias da Capital: 97 km

Fazenda

CandealLocalizada no município de Conceição de Jacuípe distante 90 km da cidade de Salvador a Fazenda Hotel Candeal realiza um trabalho nesta área há mais de 20 anos. O cuidado com a preservação do meio ambiente foi mantido na reforma da fazenda para se adequar aos padrões de hotelaria. Na construção e decoração foram utilizados materiais como o eucalipto (madeira reflorestável), caibro, palha de piaçava e dendê trançado, além da instalação de placas de captação de energia solar para aquecimento da água dos apartamentos. O espaço é completo em termos de diversão e opções de lazer.

GastronomiaCozinha regional.AtrativosPiscina com hidromassagem, toboáguas, bar, quiosque para jogos e seminários, sala de reunião com internet, banho de ofurô, quadra de vôlei, campo de futebol gramado, passeio a cavalo, charrete e caminhada por trilha com banho de bica, minhocário e copa do bebê.AcomodaçõesApartamentos com ar condicionado, televisão, frigobar e rede na varanda.OndeConceição do Jacuípe AcessoBR-324, após o município de Amélia Rodrigues. Distância de Salvador90 KmHospedagemEstadia e Day Use.

Conceição do Jacuípe

DicaAo final da tarde os hospedes se reúnem para tomar o delicioso café de caburé torrado com açúcar mascavo no fogão a lenha e pilado na hora. O caburé é um pote de barro onde é preparado o verdadeiro café. A Fazenda disponibiliza serviço para grupos escolares e grupos de acampamentos com programação e preços diferenciados.Contatos75 3243 2293 / 71 8144 8250www.fazendacandeal.com.br

Conceição do Jacuípe

Granja

São LuizFazenda com tradição em pecuária e agricultura, a Granja São Luiz investiu na plantação e comercialização de helicônias - Flores Tropicais novo segmento do agronegócio. A proprietária, Marlene Oliveira Lima, iniciou o plantio como hobby, em 1989. Há mais de 15 anos este é o principal produto da Granja. A produção de flores tropicais, com nove hectares de mata, atrai muitos visitantes que tem a oportunidade de observar o cultivo de mudas e as muitas espécies de helicônias, além de ver animais silvestres e participar de oficina de arranjos de flores tropicais.

GastronomiaDoces e sucos de frutas da época cultivadas na fazenda. AtrativosVisitação e acompanhamento do plantio de flores e oficina de arranjo com flores tropicais (opcional).AcomodaçõesNão há.OndeConceição do Jacuípe AcessoBR-324, Km 537, ao lado do Posto São Luiz. Distância de Salvador100 KmHospedagemDay Use.

Conceição do Jacuípe

DicaA produção da Granja São Luiz resultou numa grande área reflorestada onde em um passeio pela mata é fácil encontrar animais como o tatu, beija-flor, coelhos e micos. Além disso, sua área plana possibilita que cadeirantes também possam desfrutar do passeio e até fazer uma trilha. Contatos75 3257-2055/ 9143-6050

Conceição do Jacuípe

Iguaí

30

População: 25 724 habitantes

Características: Está situado no vale do Gongogi, Bacia do rio de Contas, encravado entre as regiões da Mata Atlântica, Planalto de Vitória da Conquista e bacia do Colonião.

Clima: Tropical

Temperatura Média: 28º C

Localização: Centro-Sul Baiano

Limites: Ibicuí, Nova Canaã, Poções, Dário Meira, Boa Nova

Acesso Rodoviário: Via BR 101 e Via BR 116

Distâncias da Capital: 497 km

Fazenda

HotelPrincesaEster

Preservação ambiental é o diferencial da Fazenda Princesa Ester. A propriedade localizada em Iguaí possui área de 950 mil metros quadrados, sendo 50% de mata preservada, além de 36 mil pés de cacau e árvores frutíferas como cajazeiras, jabuticabeiras, abacateiros, mangueiras, coqueiros, bananeiras entre outros. Na Fazenda o visitante encontra estrutura completa com sala, cozinha, dependências e suítes para 2 e 3 pessoas. Para atividades ao ar livre têm ainda represa, pastos, curral e gado de leite. O município onde está, em Iguaí, possui mais de 2000 nascentes, 180 cachoeiras, dezenas de pequenos rios, vales e serras, cenário que levou o Governo do Estado a criar a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Ouro.

GastronomiaComida típica rural. AtrativosCampo de futebol, trilhas até cachoeiras, restaurante, área para eventos e animais para montaria..AcomodaçõesApartamentos com ar-condicionado e chuveiro elétrico.OndeIguaí AcessoBR-116 e BA-262Distância de Salvador497 KmHospedagemEstadia.

TurismoRuralGuia Bahia Iguaí

DicaAlém das atividades dentro da fazenda, os aventureiros também têm opção de desbravar serras e cachoeiras da região. A dica é acordar bem cedo para aproveitar o máximo. Contatos73 8812-7811http://fazendaprincesaester.blogspot.com

TurismoRuralGuia BahiaIguaí

Ilhéus

34

População: 184.231 habitantes

Características: Município Litorâneo históri-co, Ilhéus possui diversas atrações turís-ticas como suas construções históricas, seus 90 km de praias e sua história que encanta o mundo através dos escritores Jorge Amado e Adonias Filho. A Cidade tem na culinária outra de suas atrações. Oferece também, vários passeios ecológicos por terra, mar e rios. É o primeiro produtor ba-iano de cacau e o mais representativo pólo de informática da Bahia.

Clima: Quente e úmido

Temperatura Média: 24º C

Localização: Litoral Sul do Estado da Bahia

Limites: Una, Uruçuca, Itacaré, Aureliano Leal, Itapitanga, Coaraci, Itajuipe, Itabuna, Buerarema e Oceano Atlântico.

Distâncias da Capital: 458 km

Acesso Rodoviário: BR-324, BR-101, BA-262

Fazenda

Provisão

Nascida em 1818 como partes da Sesmaria do Engenho de Castelo Novo, esta centenária e tradicional fazenda, proporciona aos visitantes conhecer as roças de cacau e seu beneficiamento, realizarem passeios de rio e pelas trilhas da Mata Atlântica. A sua capela e casa sede, contem o mobiliário e peças de decoração que pertenceram aos antigos proprietários, desde os tempos dos coronéis.

GastronomiaCozinha regional. AtrativosPasseios pelo Rio Almada com pesca adicional. Visita às roças de cacau e área de processamento. Visita a Mata Atlântica. Campo de futebol.AcomodaçõesCasa sede com (04) quatro quartos, casa anexa com (03) quartos c/ banheiro e copa/cozinha.OndeIlhéus AcessoRodovia Ilhéus-Uruçuca, Km 27Distância de SalvadorCerca de 350 km (Pelo sistema ferry boat).HospedagemEstadia e Day Use.

TurismoRuralGuia Bahia Ilhéus

DicaA Fazenda disponibiliza serviço para grupos escolares e grupos de acampamento a preços diferenciados.. Contatos(73) 9906-9903 Secretaria(71) 9624-4646 Governantawww.fazendaprovisao.com.br

TurismoRuralGuia BahiaIlhéus

Itacaré

TurismoRuralGuia Bahia

38

TurismoRuralGuia Bahia

População: 24.340 habitantes

Características: “Itacaré” é um termo de origem tupi que significa “jacaré de pedra”, através da junção dos termos itá (“pedra”) e îakaré (“jacaré”). Tem uma formação geológica única no Nordeste Brasileiro, com uma faixa costeira dotada de solo fértil e falésias rochosas, e por isso a Mata Atlân-tica avança até o mar.

Clima: Tropical

Temperatura Média: 27º C

Localização: Itacaré está localizada no Litoral Sul do Estado da Bahia.

Limites: Maraú, Aurelino Leal, Ubaitaba, Uruçuca.

Acesso Rodoviário: BA-001

Distâncias da Capital: 389 km ou 246 km (via ferry boat)

Fazenda

Fortaleza A FAZENDA FORTALEZA TURISMO RURAL, localizada a 43 quilômetros de Ilhéus e 19 e Itabuna – tem como predominante a produção de cacau, e está situada em Barro Preto (BA), município apontado pelo IMPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o SOS Mata Atlântica como o segundo município mais preservacionista da Mata Atlântica no Brasil, com 90% de conservação, perdendo apenas para Ilha Bela (SP), com 92% - sendo que Ilha Bela não exerce nenhuma atividade econômica.Visando a sustentabilidade, a FAZENDA FORTALEZA TURISMO RURAL tem como seus colaboradores esposas de trabalhadores e de parceiros agrícolas, e moradores do entorno, no intuito de melhorar a qualidade de vida de quem vive no campo, tanto econômica, quanto cultural, ambiental e socialmente.Nossa missão é oferecer ao visitante a oportunidade de sentir-se fazendo parte da natureza da Mata Atlântica e do processo produtivo do cacau, vivenciando o dia a dia do meio rural, com conforto, porém conservando a simplicidade da vida no campo.

TurismoRuralGuia Bahia Itacaré

GastronomiaDentro da visão de produção associada ao turismo, oferecemos também serviços de Buffet, como coquetéis e coffee-breaks inclusive em ambientes fora da fazenda – mas sempre utilizando a culinária originária do meio rural.AtrativosTemos uma estrutura com restaurante, lojinha de conveniências, espaço para lazer, campinho de futebol, vôlei, parquinho infantil, rio com Véu de Noiva, recanto com redes para descanso, trilha ecológica e capelinha. AcomodaçõesTemos espaço para retiros, eventos, reuniões e comemorações. OndeBarro Preto - BahiaAcessoBR-101, saindo de Itabuna em direção a Itajuípe. Distância de Salvador447 kmHospedagemTrabalhamos com day use, pernoite, pacotes para grupos.DicaVenha conhecer um pedaço autêntico da nossa Bahia, tendo acesso à história da região e vivenciando todo o processo de produção e beneficiamento do cacau, e sua convivência e responsabilidade na conservação de espécies da Mata Atlântica.Aceitamos encomendas de produtos da fazenda, como doces caseiros. Contatos73 9193-5946www.fazendafortalezatur.com

TurismoRuralGuia BahiaItacaré

Fazenda

Santa Ana

GastronomiaComida típica rural feita com produtos da própria fazenda.AtrativosPasseio a cavalo, caiaque, pesca, ordenha, trilhas, rios e cachoeiras.AcomodaçõesQuartos com televisão e chuveiro elétrico.OndeItacaréAcessoBA-001, Km 6 - Marambia. Distância de Salvador428 kmHospedagemDay Use

Um lugar paradisíaco, rústico e ecologicamente correto é o que o visitante vai encontrar na Fazenda Santa Ana localizada em uma área privilegiada de Mata Atlântica, às margens do rio de Contas, próximo ao distrito de Taboquinhas, em Itacaré. O lugar é imperdível por suas belíssimas paisagens, vegetação abundante, riachos, represas e cachoeiras que proporcionam aos visitantes banhos relaxantes ao longo das trilhas. Aliadas a isso há a cultura, a história e a tradição do lugar que demonstram o alto nível de compromisso com a conservação ambiental.

TurismoRuralGuia Bahia Itacaré

DicaSeguindo pela estrada que liga Itacaré a Taboquinhas, roda aproximadamente por 13 km e, após a Serra do Capitão, na Região do Fojo, dobra à direita e roda por mais 2 km. Para quem está pela região, a Fazenda disponibiliza um carro para buscar os hóspedes no aeroporto de Ilhéus ou, no seu hotel em Itacaré, Ilhéus, Itabuna ou Maraú.Contatos73 3613 4908www.fazendasantaana.com.br

TurismoRuralGuia BahiaItacaré

Ituaçú

TurismoRuralGuia Bahia

44

TurismoRuralGuia Bahia

Características: A partir de 2008, iniciar-se-á a operação de uma siderúrgica de fer-ro-gusa, que terá sua produção totalmente voltada para a exportação, sendo parte dela para os Estados Unidos. A siderúrgica será administrada pela Ferrobahia.. Está sendo investido US$44 milhões na empreitada.

Clima: Semi-árido

Temperatura Média

Localização: Centro Sul Baiano

Limites: Jussiape, Barra da Estiva, Conten-das do Sincorá, Tanhaçu, Brumado e Rio de Contas.

Acesso Rodoviário: De Salvador pela BR-324 e BR-116. BR-407, BR-324, BR-116, BA-142 e BA-262.

Distâncias: 524 km da Capital

Fazenda

MoendasA Fazenda Moendas é um dos lugares mais atraentes na cidade de Ituaçu. Seus atrativos naturais, magias e histórias encantam a todos que por aqui passam. Aqui você encontra um sítio arqueológico – vale das moendas, com inscrições rupestres, poços para banho, barragem, pomar, ambiente rural, cavalos, charrete, bike, observação da fauna e flora rica e preservada, esportes radicais como rapel e escalada e a Cachoeira das Moendas com suas águas cristalinas que caem numa praia de areia branca e fina, além de outras tantas possibilidades de diversão, educação ambiental e pesquisa em sintonia perfeita com a Natureza.

GastronomiaTipicamente regional. AtrativosPasseios a cavalo, charrete, pomar, horta, escaladas, rapel, bike, tirolesa e trekking.AcomodaçõesA sede da Fazenda pode atender grupos fechado – informe-se.OndeItuaçu - Chapada Diamantina Sul.AcessoBA 142, a 150km de Vitória da Conquista.Distância de Salvador500 KmHospedagemA visitação é diária e o ano inteiro (Day-use), entre 8 e 17 horas, existe um regulamento interno, monitores e taxas de acesso.

TurismoRuralGuia Bahia Ituaçú

DicaPara recarregar as energias vale a pena desafiar um banho nas águas geladas da Cachoeira das Moendas com seus 72 metros de queda livre numa praia de areia branca e fina. Para completar, programe um passeio spa ecoturístico - atividade ao ar livre relacionada ao espiritual e místico com técnicas de relaxamento e exercícios anti-stress. Contatos77 3415 2197/ 77 8134-3676 71 [email protected]

TurismoRuralGuia BahiaItuaçú

TurismoRuralGuia Bahia

Jiquiriçá

48

TurismoRuralGuia Bahia

População: 14.087 habitantes

Características: Um Lugar lindo, aconchegante, acolhedor, com um povo muito educado.

Clima: Tropical médio

Temperatura Média: 23,4º C

Localização: Centro Sul Baiano

Limites: Mutuípe, Ubaíra, Lage, Amargoza, Teolândia

Distâncias da Capital: 258 km

Hotel

Vale do Jiquiriçá

O Hotel Vale do Jiquiriça está totalmente integrado ao lugar onde está instalado, junto à Cachoeira dos Prazeres, com todos os privilégios que uma boa fazenda proporciona, com a diferença de que a rusticidade e simplicidade dos meios antigos cedeu lugar às modernas instalações e ao conforto permitido pela excelência no atendimento.

GastronomiaO Pitu, que é um prato típico da região, é servido como moqueca, ensopado ou alho e óleo. A carne do sol acompanhada com pirão de leite ou feijão verde é outro boa opção.AtrativosPasseios a cavalo, a charrete, trilhas para caminhadas e banhos de cachoeira. AcomodaçõesO hotel possui 22 suítes distribuídas em chalés com TV, ar condicionado, frigobar e varanda com rede.OndeJiquiriçáAcessoBR-324 e BR-101 ou por Bom Despacho na Ilha de Itaparica. Distância de Salvador254 km.HospedagemDiárias incluindo café da manhã ou pensão completa.

TurismoRuralGuia Bahia Jiquiriçá

TurismoRuralGuia Bahia

DicaA Prainha é um lugar especial, fica a 600 m do Hotel onde o hóspede pode curtir um banho de rio, pescar, jogar futebol, vôlei, ou simplesmente descansar em uma rede na beira do rio.A Cachoeira do Boqueirão fica a 4 km do hotel. É para lá que fazemos os passeios de cavalo e charrete. Vegetação exuberante, em grande parte conservada pelo caráter preservacionista da cultura do cacau cuja existência depende da floresta.Descanso e sossego saudável. Aqui você experimenta o prazer de um sono repousante, um bom café da manhã, de uma irresistível culinária regional, jantar ao som das cascatas, das caminhadas por belas trilhas e a delícia dos banhos de cachoeira na mata e dos passeios.Contatos75 3651 2179 www.valedojiquirica.com.br

Jiquiriçá

Nova Canaã

TurismoRuralGuia Bahia

52

TurismoRuralGuia Bahia

População: 16 727 habitantes

Características: Toda região sofreu im-portante influência indígena, por se tratar de uma comarca habitada pelos índios. Camacãs, Imborés, e Pataxós. Esses indígenas deixaram muito da sua cultura e mistura com os povos que povoaram estas regiões. As cidades têm seus nomes característicos indígenas como Ibicuí, Iguaí, Ibicaraí, Itabuna, Itamaraju, Itororó Itapetinga e muitas outras.

Clima: Tropical

Temperatura Média: 28º C

Localização: Centro-Sul Baiano

Limites: Iguaí, Poções

Acesso Rodoviário: BA 262

Distâncias da Capital: 490 km

Hotel Fazenda

Balneário& ParqueFloresta

Tudo começou com a realização de festas de final de ano entre trabalhadores, familiares e amigos. Em certo ano Sérgio teve a idéia de fazer uma festa de camisa e criou o “amigo da floresta” foi o maior sucesso.No ano seguinte criou-se o balneário, hoje conhecido como Hotel Fazenda e Balneário Floresta.Temos uma área arborizada, com muitas árvores frutíferas como: jambeiro, angueira, cacaueiro, jaqueira, pé de acerola, jabuticaba, carambola, laranjeiras, pitangueira e uma mata nativa em um ambiente tranquilo típico do campo.

GastronomiaTradicional churrasco, comida baiana e muito mais.AtrativosPiscina com cascata para adultos e crianças, serviço de bar e Buffet a quilo, lanchonete, passeio de charrete e cavalo, palco, salão, lan house, internet wi-fi e som ao vivo aos domingos e feriados. Funcionamos 24 hs.Acomodações10 apartamentos com ventilador de teto, TV, banheiro privativo, sendo 5 com ar condicionado.OndeNova CanaãAcessoBR-262 a 137 km de Ilhéus.Distância de Salvador500 kmHospedagemEstadia

TurismoRuralGuia Bahia Nova Canaã

DicaSeja para passar um final de semana ou férias, venha para este pequeno pedaço do paraíso na terra, pois aqui temos tudo que você precisa em um dia traquilo longe da rotina do dia a dia onde oferecemos hospedagem, alimentação e lazer a você e toda a sua família.Contato73 3207 2100 / 8802 151971-8826-8333www.hotelfazbalneariofloresta.com.br

TurismoRuralGuia BahiaNova Canaã

Piatã

TurismoRuralGuia Bahia

56

TurismoRuralGuia Bahia

População: 17.985 habitantes

Características: É o município mais alto e frio do estado da Bahia. Com 1268 metros ele é o mais alto, superando Morro do Chapéu, Rio de Contas e Vitória da Conquista. Tem um clima tropical de altitude e é classificado na escala climática internacional de Köppen como Csb, por apresentar chuvas no inverno e um verão menos chuvoso. No setor de minerais é produtor de granito. Seu parque hoteleiro registra 58 leitos.Piatã encontra-se num platô entre as Serras da Tromba - um prolongamento das Serra da Mantiqueira, onde estão as nascentes do Rio de Contas e do Rio Machado - e de Santana, onde fica a capela do Senhor do Bonfim

Clima: Tropical de altitude Csb

Temperatura Média: 28º C

Localização: Centro Sul Baiano

Limites: Abaíra

Acesso Rodoviário: BA 148

Distâncias da Capital: 572 km

Hotel Fazenda

Florde Café

A Fazenda Flor de Café, pioneira no cultivo de café orgânico no município de Piatã – Chapada Diamantina, faz parte do programa de intercâmbio WWOOF – World-Wide Opportunities on Organic Farms,uma rede que promove o trabalho de voluntariado em fazendas ecológicas, recebendo pessoas de todo o mundo, para troca de experiências. Sua produção de café, frutas e alho, segue as orientações da Agricultura Biodinâmica, sendo certificada pelo IBD-Certificações. A Produtora Brígida Salgado é membro da –Aliança Internacional Mulheres do Café – IWCA-Brasil.

GastronomiaCafé Gourmet com pães, bejus, biscoitos e bolos típicos da região da Chapada Diamantina.AtrativosParticipar da colheita do café e de todo o processo do grão à xícara. AcomodaçõesNa casa da fazenda.OndePiatã - Chapada DiamantinaAcessoBR 242/BA148 Distância de Salvador600kmHospedagemEstadia e Day Use programados com antecedência.

TurismoRuralGuia Bahia Piatã

DicaPiatã tem um clima de montanha, chegando no inverno a baixas temperaturas! As festas tradicionais como a Folia de Reis em Janeiro e o São João no mês de Junho,são atrativos imperdíveis da região. Contatos77 [email protected]

TurismoRuralGuia BahiaPiatã

Santa Bárbara

TurismoRuralGuia Bahia

60

TurismoRuralGuia Bahia

População: 19 064 habitantes

Características: A principal fonte de renda do município é a agricultura e pecuária, com destaque para a produção do milho e do fei-jão e a criação de bovinos, caprinos, Suínos e ovinos. A Terra Santa é conhecida em todo o estado pela produção do famoso Requei-jão. Doces em compostas, beiju e carne do sol compõe a culinária do Município.

Clima: Temperado

Temperatura Média: 28º C

Localização: Centro Norte Baiano

Limites: Tanquinho, Feira de Santana, San-tanópolis, Serrinha e Lamarão.

Acesso Rodoviário: BR 101 e BR 242

Distâncias da Capital: 160 km

Lanchonete e

Restaurante da Roça

Arborizado com plantas típicas do sertão e localizado às margens da BR-116, em Santa Bárbara, o espaço é totalmente arborizado com plantas típicas do sertão. É um verdadeiro antiquário repleto de objetos utilizados pelos nossos antepassados. Os móveis antigos, o cheiro de mato e a tranqüilidade do interior unem-se ao delicioso sabor da comida caseira, criando um ambiente acolhedor que resgata o passado.

GastronomiaComida caseira, típica rural, feita com produtos da regiãoAtrativosFontes, animais, parque infantil e plantas típicas do Nordeste. OndeSanta BárbaraAcessoBR-116 Distância de Salvador138 kmContatos75 9918 8100

TurismoRuralGuia Bahia Santa Bárbara

TurismoRuralGuia BahiaSanta Bárbara

Santo Amaro

TurismoRuralGuia Bahia

64

TurismoRuralGuia Bahia

População: 57.811 habitantes

Características: Harmonia é a principal característica dessa cidade pequena e aconchegante. A cidade é cercada de belís-simas cachoeiras e cascatas, muito procura-das por visitantes de todo o mundo. Além da imensidão de belezas naturais, o lugar preserva imponentes edificações antigas. A capela de Santo Amaro e o Solar Paraíso foram as primeiras construções do que viria a ser a área urbana da cidade.

Localização: Metropolitana de Salvador

Limites: Conceição do Jacuípe, Amélia Rodri-guese Feira de Santana (N), São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde (L), Saubara (S), Cachoeira e São Gonçalo dos Campos (O).

Acesso Rodoviário: Sair da capital baiana, pela BR-324, por 59km, até o entroncamento da BA-026. Daí até Santo Amaro percorre-se mais 11km. Do Terminal Rodoviário de Salva-dor o percurso é feito pela empresa Santana, com ônibus diários.

Complexo Ecológico

Pedra da Égua

Espaço construído inicialmente para passar finais de semana da Família Lacerda. Sua proposta nasceu da necessidade de unir a natureza às pessoas em finais de semana em lazer e diversão.

GastronomiaComida regional. AtrativosFontes, bicas, passeio ecológico, além do pesque pague.AcomodaçõesNão há.OndeSanto Amaro - Oliveira dos Campinhos. AcessoBR-324, Km 539 . Distância de Salvador96 KmHospedagemDay Use.Contatos75 3612 6100 www.grupobruno.com.br

TurismoRuralGuia Bahia Santo Amaro

TurismoRuralGuia BahiaSanto Amaro

Sítio de Lazer e Eventos

PousadaSolarda Pedra

Quando adquiriram a propriedade era apenas uma área com um pequeno casebre e a vegetação nativa ao redor. O passar dos anos trouxe ao lugar uma roupagem intimista recebendo familiares e amigos para comemorações. A partir daí o casal Edna e Umberto tiveram a idéia de abrir as portas e os braços para quem mais quisesse viver o Solar da Pedra. Desde então o objetivo comum era construir uma estrutura capaz de atender com conforto, alegria e muito calor humano todas as pessoas que se interessem por turismo rural, turismo de aventura, turismo ecológico e eventos ao ar livre com a qualidade de vida e a beleza que o campo tem para oferecer.

GastronomiaComida regional. AtrativosPiscina, espaço gourmet, campo de futebol e vôlei, parque infantil, redário, passeios de charrete, casa de brinquedos e salão de festas.AcomodaçõesQuartos com televisão, ventilador e chuveiro elétrico para grupos de duas a quatro pessoas.OndePedras AcessoBR-324, são 59 Km até o entroncamento da BA-026 até Santo Amaro. Distância de Salvador90 KmHospedagemEstadia e Day Use.

TurismoRuralGuia Bahia Santo Amaro

DicaVisita a nascente do rio Traripinho, dentro da fazenda. Passeio a vila histórica de Oliveira dos Campinhos com visita a igreja matriz, datada de 1738, toda preservada e conhecer a lenda da “torre torta”. Contatos75 3208-1017/ 3208-1206www.traripe.com.br

TurismoRuralGuia BahiaSanto Amaro

Traripe Espaço Cultural Ecológico

O clima e a beleza paisagística da Mata Atlântica compõem o cenário do Traripe - Espaço Cultural Ecológico. Um recanto que proporcionará aos visitantes momentos de lazer e eventos pedagógicos na área rural. Com o objetivo de um melhor atendimento aos amantes da natureza, o Traripe oferece um leque de atividades mistas entre lazer, passeio, informação e cultura aliando o conhecimento ao lúdico com vivências naturais. Crianças e adultos aprendem com aulas práticas a respeitar a natureza através de programa anti-stress, caminhadas ecológicas, banhos de cachoeirinha, jogos, passeios a cavalo, de carroça e muito mais.

GastronomiaComida regional. AtrativosReserva do bioma Mata Atlântica, trilhas, cachoeiras, piscina, campo de futebol, auditório para eventos, restaurante com fogão a lenha, varanda externa, extensa área verde e redário.AcomodaçõesApartamentos e suítes com varanda e solário.OndeSanto Amaro AcessoBR-324Distância de Salvador94 KmHospedagemEstadia e Day Use.

TurismoRuralGuia Bahia Santo Amaro

DicaVisita a nascente do rio Traripinho, dentro da fazenda. Passeio a vila histórica de Oliveira dos Campinhos com visita a igreja matriz, datada de 1738, toda preservada e conhecer a lenda da “torre torta”. Contatos75 3208-1017/ 3208-1206www.traripe.com.br

TurismoRuralGuia BahiaSanto Amaro

São Francisco do Conde

TurismoRuralGuia Bahia

72

TurismoRuralGuia Bahia

População: 33.172 habitantes

Características: São Francisco do Conde, uma das cidades mais bonitas e tranquilas do Recôncavo baiano. Não existe algo mais gostoso que um passeio nas noites de verão pela orla da cidade! É impressionante como a cidade conserva suas origens e tradições nas comemorações das festas populares.

Clima: Úmido

Temperatura Média: 24.5º C

Localização: Metropolitana de Salvador

Limites: Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro da Purificação, São Sebastião do Passé.

Acesso Rodoviário: Sair de Salvador pela BR-324 e seguir 59km até o entroncamento com a BA-026, em direção a São Francisco do Conde. Seguir por mais 12km em direção ao entroncamento com a BA-522 e, a partir daí, por mais 3km até a localidade.

Distâncias: 66 km

Localizado em São Francisco do Conde, no distrito de Monte Recôncavo, a Fazenda Engenho D’Água guarda relíquias arquitetônicas e o pioneirismo da época do cacau. A propriedade que pertenceu por mais de duzentos anos à família Bulcão, origem dos três barões de São Francisco, hoje é aberta a visitação e eventos em geral como os corporativos, religiosos e casamentos. Como o ambiente é histórico, o local é ideal para quem está procurando um roteiro diferente: turismo cultural, já que a sede da Fazenda é uma construção histórica bem preservada, além de possuir a única igreja octogonal da América Latina.

GastronomiaComida típica ruralAtrativosPasseio às roças de cacau com aula de clonagem. E, se for no período de colheita, o visitante assiste a uma apresentação de pisa de cacau. Além disso, para eventos a Fazenda fecha pacotes de acordo com o pedido do cliente, que vai desde decoração, buffet até shows de maculelé, candomblé e capoeira. AcomodaçõesNão há OndeSão Francisco do CondeAcessoMargem BA-522, KM 10 Distância de Salvador80,8 KmHospedagemDay Use, visitação de grupos e eventos.

TurismoRuralGuia Bahia São Francisco do Conde

Fazenda

EngenhoD’Água

DicaO local sugere momentos de contemplação e aprendizado, portanto não leve criança, pois na fazenda não tem área de recreação para elas.

Contatos71 9982 6979http://fazendaengenhodagua.com.br

TurismoRuralGuia BahiaSão Francisco do Conde

São Gonçalo dos Campos

TurismoRuralGuia Bahia

76

São Gonçalo dos Campos

TurismoRuralGuia Bahia

População: 33 289 habitantes

Características: Com o aparecimento de uma imagem do Santo São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, no início do século XVIII, foi construído então uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de Jesuítas e Nativos. É banhado pelo Rio Jacuipe e possui uma vegetação e um ambiente extremamente bucólico. Consid-erada a cidade Jardim.

Clima: Amêno e agradável, do clima seco ao úmido SGC

Temperatura Média: 28º C

Localização: Centro Norte Baiano

Limites: Conceição da Feira, Feira de Santana, Cachoeira, Santo Amaro e Antônio Cardozo

Acesso Rodoviário: BR 324

Distâncias da Capital: 108 km

O sonho de ser fazendeiro está bem próximo de Salvador. A Fazenda São Bernardo conta com 30 hectares e uma infraestrutura completa para atividades de lazer, eventos comemorativos e corporativos. Considerada a cidade Jardim, São Gonçalo dos Campos é banhada pelo Rio Jacuípe e possui uma vegetação e um clima extremamente bucólico. A Igreja de mais de 300 anos, a fonte denominada Fonte da Gameleira e a fábrica de charutos artesanal cubano Menendez e Amerindo são as principais atrações turísticas da cidade. Seus belos jardins são palco, todo janeiro, das festas do padroeiro, que a cada ano é celebrada com mais alegria e devoção.

Fazenda

São Bernardo

GastronomiaCozinha regional.AtrativosCavalgada, trilhas, cavalos, charrete, carroça, quadriciclo, animais de criação e o explendor da paisagem local. AcomodaçõesAlém da sede, a fazenda dispõe de cômodos confortáveis, quiosque, pier na beira de um lago com paisagismo, lounge, pista equestre, palco, arquibancada, 450 metros de calçamento e banheiros. OndeSão Gonçalo dos CamposAcessoBR-324 Distância de Salvador139 KmHospedagemEstadia e Day Use.

TurismoRuralGuia Bahia São Gonçalo dos Campos

DicaO clima local é muito agradável, com temperaturas amenas, principalmente no período de maio até setembro.Contatosfazendasaobernardo@gmail.comwww.fazendasaobernardo.com.br

TurismoRuralGuia BahiaSão Gonçalo dos Campos

Ubaíra

TurismoRuralGuia Bahia

80

TurismoRuralGuia Bahia

População: 19.759 habitantes

Características: Cidade maravilhosa de um povo receptivo, alegre e muito feliz. É tam-bém a oportunidade de desfrutar a natureza. Venha conferir.

Clima: Tropical

Temperatura Média: 30º C

Localização: Centro Sul Baiano

Limites: Amargosa, Jiquiriçá, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Cravolândia, Santa Inês, Brejões

Distâncias da Capital: 270 km

Pousada Ecológica

ProjetoSemente

Uma pousada no estilo fazenda na zona rural, simples, tranqüila e aconchegante. É o sonho de quem sobrevive no vaivém agitado de uma grande cidade. A fazenda de nome Três Lagoas, em Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, abriga o Projeto Semente - uma idéia pioneira que reúne lazer, turismo rural, trilhas ecológicas, atividades de autoconhecimento. O espaço é ideal para hóspedes amantes da vida do campo, do cheiro da terra, descanso, paz e relaxamento. A infraestrutura atende também retiros, vivências, grupos escolares, empresas e grupos terapêuticos.

GastronomiaComida natural com produtos da própria fazenda.AtrativosPiscina, bar, sauna, parquinho, salão de jogos, campo de futebol e vôlei, sala de leitura, espaço para meditação, lagos, pomar, horta, galinheiro, jardins e muitas trilhas. AcomodaçõesApartamento para duas, três ou quatro pessoas, banheiro com chuveiro elétrico e água na moringa.OndeUbaíraAcessoBR-324, BR-101 e BR-420 ou Ferry Boat, BR-101 e BR-420 Distância de Salvador270 KmHospedagemEstadia.

TurismoRuralGuia Bahia Ubaíra

DicaLevar sementes e mudas para uma área de reflorestamento faz parte da programação oferecida aos hóspedes.

Contatos75 3544-2119/ 71 8795-9382www.projetosemente.com.br

TurismoRuralGuia BahiaUbaíra

TurismoRuralGuia Bahia Agricultores Familiares

O turismo na agricultura familiar é uma forma alternativa da atividade turística que acontece nas comunidades rurais de agricultores familiares, em várias regiões da Bahia. Trata-se da visita a comunidades rurais baseadas nos princípios da economia solidária, do respeito ao meio ambiente e na cultura local, de forma a valorizar os saberes e sabores do campo e a troca de conhecimentos entre visitantes e visitados.

Várias comunidades de agricultores familiares já recebem visitantes de outros países e de outros locais do Brasil, atraídos pelas belezas naturais, trilhas e circuitos de caminhadas. Esses visitantes também se encantam com o tipo de organização comunitária, o processo de luta pela terra, pelas atrações culturais, “contações” de histórias, pelo patrimônio histórico, pelos eventos festivos e religiosos e por programas de voluntariado. A produção associada ao turismo, que vai desde o artesanato, a gastronomia, os produtos da agroindústria até a cosmética natural e a possibilidade de comprar produtos orgânicos direto do produtor também atraem o interesse de visitantes.

Assim, comunidades quilombolas, assentamentos de reforma agrária, associações e cooperativas de produtores familiares e condutores de visitantes, indígenas e pescadores artesanais têm mais uma fonte de geração de renda com o turismo. Alguns locais ainda a complementam com a oferta dos hotéis fazenda que compõem o turismo rural da Bahia. Conhecendo os roteiros da agricultura familiar, é possível aliar o lazer ao desenvolvimento local, e ter uma experiência inesquecível nas comunidades que fornecem os principais alimentos de nossa mesa!

Turismo Comunitário e Solidário na

AgriculturaFamiliar

TurismoRuralGuia BahiaAgricultores Familiares

Gastronomia

Os sabores fornecidos aos visitantes são iguarias caseiras feitas pelas famílias rurais. São pratos com produtos das próprias comunidades, desde a culinária de origem africana e indígena à comida dos antigos tropeiros, passando pelos biscoitos, beijus, doces, geléias, mel, frutas desidratadas e licores e cachaças artesanais, sucos de frutas da época e produtos da cabra e outros próprios de cada região do estado.

Atrativos

A natureza guarda nessas comunidades paisagens raras, como cavernas, trilhas, e cachoeiras, o modo de vida familiar rural, grupos musicais e de teatro, rodas de “causos” e histórias dos mestres griôs, trilhas ecológicas e de aventura, agroindústrias familiares. Também as paisagens bucólicas, almoço na roça, flutuação em lagos, passeio em carro de boi, cavalgadas, fabrico de farinha, azeite de dendê, ruínas históricas, a memória do cangaço, dos descendentes de escravos e as técnicas de pesca e convivência com o semiárido. Além disso pode-se comprar o rico e variado artesanato já exportado para vários países.

Acomodações

Algumas comunidades fornecem hospedagem nas típicas residências familiares rurais. Outras estão em fase de implantação de eco-pousadas com acomodações coletivas e individuais rústicas e confortáveis que vão entrar em operação em 2012.

Onde

Na Chapada Diamantina, no Recôncavo e nas regiões do Sisal, Sul e Baixo-sul do Estado.

Acesso

Rodovias federais e estaduais que cortam a Bahia, e por ferry-boat para o Sul e Baixo-sul do Estado.

Distância de Salvador

de 50 Km a 400 Km de Salvador, a depender do roteiro escolhido.

Hospedagem

Diárias, day use e períodos mensais no caso dos programas de voluntariado.

Dica

Todas as visitas devem ser agendadas previamente com as agências de viagem, associação de condutores e ONGs que apoiam as comunidades para a garantia dos serviços que variam segundo a época do ano e a região escolhida.

Contatos

Grãos de Luz e Griôs Lençóis 75 3334 1040 www.graosdeluzegrio.org.br

Quilombo Doiti Itacaré 73 9133 4104 / 9979 0675 [email protected]

Rota da Liberdade Cachoeira 71 9938 1850 / 9624 4541 71 9124 9858

Rota do Sisal/APAEB 75 3263 2730

Caverna do Poço Azul 75 3345 2156 / 8163 8292

Casa Encantada 71 3249 2003

Tatur Viagens e Turismo 71 3114 7900

ACVI/Itaetê 75 3361 9000/9001/4007

www.andabrasil.com.br www.turisol.org.br

TurismoRuralGuia Bahia Gastronomia

Sabores da Bahia Rural

CARNE SECA COM ABOBORAIngredientes:

1 ½ kg de carne seca magra (lagarto)

2 cebolas grandes em rodelas

2 dentes de alho picados

60 ml de óleo

Salsinha picada

Cebolinha verde em anéis finos

Sal e pimenta

1 kg de abóbora madura

2 colheres (sopa) de óleo

2 dentes de alho picados

Sal e pimenta

Preparo:

Fazer de véspera. Tire toda a gordura da carne, corte em pedaços e coloque de molho em água fria, por no mínimo 12 horas. Cozinhe a carne em bastante água até ficar bem macia. Desfie e reserve.

Refogue a cebola e o alho no óleo, sem dourar, acrescente a carne e refogue bem. Junte a salsinha e a cebolinha e tempere com sal e pimenta. Reserve até o dia seguinte. Cozinhe a abóbora em água e sal. Escorra e amasse grosseiramente com um garfo. Refogue o alho no óleo, junte a abóbora. Tempere com sal e pimenta.

Sirva acompanhada de feijão preto.

Rendimento: 6 pessoas

Carne Seca com Abóbora

Carne de Sol com Pirão de Leite

Tilápia com Tomate

TurismoRuralGuia BahiaGastronomia

DOCE DE CAJÚ Ingredientes:

6 xícaras de açúcar 4 xícaras de água 20 cajus maduros.

Preparo:

Coloque açúcar e água em uma panela, leve ao fogo alto e, mexendo sempre, deixe o açúcar se dissolver e a mistura começar a ferver. Pare de mexer e continue o cozimento até obter uma calda em ponto de fio grosso.

Enquanto isto, com uma faquinha bem afiada, descasque os cajus e elimine as castanhas, colocando-os em uma tigela grande com água. Quando a calda chegar no ponto, fure os cajus em 3 ou 4 lugares com os dentes de um garfo, aperte entre as mãos para escorrer o excesso de água e coloque aos poucos na panela.

Cozinhe os cajus na calda fervente por cerca de 30 minutos ou até ficarem macios e a calda engrossar. Tire do fogo, deixe esfriar completamente, coloque em uma compoteira e leve à mesa.

CARNE DO SOL COM PIRÃO DE LEITEIngredientes:

03 colheres (sopa) de manteiga sem sal

01 kg de carne-de-sol dessalgada e cortada em cubos

05 dentes de alho espremidos

01 cebola picada

01 envelope de caldo de costela

Cebolinha picada

500 ml de leite fervido

02 colheres (chá) de sal

04 colheres (sopa) de farinha de mandioca crua

100 gramas de queijo ralado

Cebolinha picada

Preparo:

Em uma panela média, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte a carne, o alho, a cebola e o envelope de caldo de costela, e refogue, mexendo sempre, por 3 minutos, ou até o alho dourar. Retire da panela toda a carne reservando numa vasilha. Retorne a panela ao fogo, coloque o restante da manteiga para derreter. Adicione o leite misturado a farinha de mandioca, mexendo sempre, até encorpar. Ao final coloque o queijo ralado e a cebolinha picada. Sirva imediatamente, acompanhando a carne-de-sol.

TurismoRuralGuia Bahia Roteiros

Roteiros do Turismo RuralRoteiro EcoétnicoNilo Peçanha e Ituberá

Este roteiro é uma verdadeira aula sobre a vida das comuni-dades do interior da Costa do Dendê. É uma viagem de eco-turismo e turismo comunitário fora das rotas de turismo de massa. Cada dia nesta região será intenso – no contato com a população local, no paladar, nas atividades e na convivência com o povo, no desfrute de uma bela e intacta natureza. O viajante poderá conhecer a vida dos pequenos agricultores com suas roças de dendê, pia-çava, cacau, pimenta, guaraná, cravo, urucum e inúmeros frutos. Curtir a natureza em caminhadas no vale do Rio das Almas por dentro da Mata Atlântica, sempre acompan-hados pelos guias nativos que conhecem esta natureza como a palma da mão. Conhecer os quilombos da região com sua arte, manifestações folclóricas e o modo de vida baseado na extração da fibra da piaçava. E finalmente uma praia selva-gem para desfrutar uma das últimas belezas intocadas da região.

Rota da LiberdadeCachoeira

Visite as comunidades quilom-bolas de Cachoeira. O grupo de turismo étnico de base comunitária, chamado Rota da Liberdade, é formado por rep-resentantes de comunidades remanescentes de quilombos. Está no entorno da Baía do Iguape, região histórica de Santiago do Iguape, Recônca-vo Baiano, a 1h30 de Salvador. Todos os roteiros são dirigidos por condutores das próprias comunidades, capacitados em história e geografia regionais, primeiros socorros e condução de trilhas. É só escolher qual o roteiro que você quer conhecer primeiro.

TurismoRuralGuia BahiaRoteiros

Roteiros do Turismo Rural

Caminhos do Cacau e ChocolateIlhéus, Itacaré, Una, Uruçuca e Canavieiras

Venha fazer um passeio inesquecível para conhecer a região onde nasceu o escritor Jorge Amado. Lugar onde se pode desfrutar de belíssimas praias de águas cristalinas, conhecer centenárias e belas fazendas de cacau. Degustar o delicioso sabor do verdadeiro chocolate, banhar-se nos mais belos rios e cachoeiras da Costa do Cacau.

Saiba mais sobre estes e outros roteiros no portalwww.bahia.com.br