Guia do aluno

59

Transcript of Guia do aluno

É muito importante que você e também seus responsáveis leiam este Guia com muita atenção, para que conheçam como a Escola Estadual Deputado Emílio Justo funciona e quais são as suas premissas de convivência, o que contribuirá para que tenhamos boas relações entre nós e para que o aprendizado de todos seja o melhor possível. Esperamos que sua participação na EE Deputado Emílio Justo faça a diferença em sua vida e que você aproveite ao máximo essa jornada conosco!

O Núcleo de Direção da Escola composto PELO DIRETOR E VICE DIRETORA executam a gerência da escola e dão suporte aos demais eixos da gestão escolar, planejando cada passo da escola EEDEJ rumo ao sucesso, visando resultados surpreendentes a cada ano e fortalecendo as demais equipes como se fosse uma grande e diversificada orquestra e a direção da escola, fosse o maestro que rege essa orquestra, auxiliando-a a tocar com harmonia e afinação.

OUTROS

NÚC L EOS

Que tal conhecer um pouquinho sobre cada um deles?

PROFESSOR COORDENADOR

Responsável pelas ações de planejamento, execução e resultados do processo ensino-aprendizagem, o PC propõe, orienta e acompanha as atividades didáticas e pedagógicas objetivando a eficácia do processo de ensino, além de atuar junto a alunos e pais.

Na escola EEDEJ esse profissional é um parceiro muito importante do professor. Por isso você o verá dentro da sua sala de aula algumas vezes, acompanhando e orientando os professores em relação à didática de ensino.

Tudo para que a metodologia da escola seja aplicada em sua excelência e para que o processo de aprendizagem dos alunos seja o mais satisfatório possível.

Professores Na escola EEDEJ o professor é um mediador da aprendizagem. Isto significa que ele está disponível para auxiliá-lo na descoberta do conhecimento. Ele é seu parceiro, uma pessoa muito importante para ajudá-lo a pesquisar e desenvolver habilidades e competências que farão a diferença na sua vida pessoal e profissional. Para isso, ele irá dialogar muito com os alunos, questionando-os sobre aspectos importantes da vida e do conhecimento, ajudá-los a pesquisar, a desenvolver o raciocínio crítico e a autonomia. Ele faz a gestão da sala de aula, desenvolvendo as Oficinas de Aprendizagem e buscando estratégias que ajudem os alunos a aprenderem aquilo que é importante para suas vidas.

Apoio Escolar

As escriturárias trabalham na e fazem a gestão de todas as informações e processos de escrituração escolar, dando suporte às atividades administrativas e cuidando, também, dos registros dos processos pedagógicos da escola EEDEJ. É com elas que você poderá falar se precisar de qualquer informação sobre seu histórico escolar.

Os inspetores de alunos são responsáveis pelo acompanhamento e atendimento de alunos e professores em suas rotinas na escola EEDEJ, eles são grandes parceiros da equipe pedagógica e dos professores e estarão sempre presentes na escola, seja recebendo você no horário de chegada, seja dando o auxílio necessário para que as atividades escolares aconteçam da melhor forma. São grandes observadores, que estão no ambiente para facilitar a rotina de todos, muitas vezes ajudando também a manter tudo em ordem e a identificar situações de risco, tanto de ordem comportamental (dificuldades de relacionamento, conflitos interpessoais) quanto relacionadas à manutenção da infraestrutura (providência de consertos e melhorias nos espaços físicos da escola).

http://escoladej.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/eedeputadoemiliojusto/

(13) 3258-6906

Lembre-se de programar seu despertador e fique atento ao relógio, pois na escola EEDEJ, chegar e sair no horário é condição, disso não se abre mão! Considerando que para aprovação o aluno precisa de Frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina, no ano letivo.

• Saídas antecipadas poderão acontecer somente com solicitação/autorização dos responsáveis por escrito junto a secretaria da escola. No caso de aluno com mais de 18 anos, basta fazer o registro na secretaria escolar.

• Não é permitida a entrada na 2ª aula. Em caso de eventuais atrasos, os responsáveis pelo aluno devem entrar em contato com a Coordenação Pedagógica avisando-a sobre o atraso e justificando-o. No período noturno, com atraso será permitida somente para os alunos que comprovem que estão trabalhando até às 18h.

Comparecer uniformizado (camiseta da escola, calça/bermuda jeans /cotton preta/marinho e tênis) é imprescindível, pois garante sua segurança e sua identificação como aluno do colégio. Além disso, o uso do uniforme permite poupar suas roupas, que poderão ser reservadas para outras ocasiões. • No ato da matrícula, seus responsáveis assinaram um termo de ciência sobre a importância do uso do uniforme na escola, comprometendo-se a contribuir para que você esteja sempre adequadamente uniformizado. Faça sua parte e ajude-os.

Se você ainda não tem o uniforme, informe-se com a Coordenação Pedagógica sobre o fornecedor existente em sua cidade e fique atento ao prazo máximo estabelecido para adquiri-lo. Você não vai querer ficar se explicando para o Inspetor de alunos, certo? • A importância do uso da camiseta da escola foi informado no momento da matrícula. Portanto, não vale inventar moda!

PC Aluno

Prof.

Se eventualmente houver problemas com seu uniforme, seus responsáveis devem falar com a Coordenação/ Direção. Planeje-se para vir para a escola “como manda o figurino”! • Não é permitido o uso de boné, gorro, capuz ou similares, na sala de aula, pois enquanto estiver em atividades, é importante que a visão e a comunicação com colegas e professores fiquem livres de interferências. • É proibido por lei o uso de celular na sala de aula.

• Estar na escola todo dia é necessário para seu aprendizado.

Para ser aprovado você deve ter no mínimo 75% de frequência anual, em cada disciplina.

=-= 3 faltas consecutivas ou 5 faltas alternadas sem justificativa dos responsáveis serão comunicadas ao Conselho Tutelar.

• Não existe o abono de faltas, sendo que a justificativa ocorrerá somente em caso de doenças infectocontagiosas, traumatismos e síndromes diversas (Decreto-Lei n.º 1.044/69) ou em caso de licença maternidade (Lei Federal n.º 6.202/75), comprovadas com ATESTADO/ Certidão de Nascimento da criança.

• Mas em todos esses casos é necessário atestado médico para justificar sua ausência, os quais devem ser entregues na escola no prazo máximo de 48 horas. • 10 dias de ausências sem justificativa , o aluno terá sua matrícula cancelada e comunicação ao Conselho Tutelar. • Você poderá solicitar o Atendimento Hospitalar/Domiciliar e as atividades escolares poderão ser realizadas no seu local de recuperação (no hospital ou em casa) de acordo com as suas possibilidades, do colégio e da sua família. O importante é não interromper os seus estudos. • A Equipe Pedagógica acompanhará sua recuperação, torcendo para que você volte com sua saúde totalmente restabelecida!

• Se você tiver problemas de saúde comprovados com atestado médico, você poderá ser dispensado de participar das aulas práticas de Educação Física. • Se trabalhar por tempo igual ou superior a seis (6) horas dia, estiver prestando serviço militar inicial ou, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física e, ainda, for gestante ou ter filhos, é isento das aulas práticas (Lei n.º 10.793).

• Mas atenção!

A dispensa é somente dos exercícios práticos, pois você deve comparecer às aulas e realizar os trabalhos escritos solicitados.

• Lembre-se! Praticar atividades físicas é muito importante para sua saúde. Portanto, procure investir em sua qualidade de vida participando das aulas de Educação Física.

• A escola EEDEJ cuida de você! Em caso de eventuais acidentes, serão tomadas as providências imediatas e os seus responsáveis serão avisados.

• Favor procurar a Secretaria Escolar para atualizar os dados como endereço e telefones para contato com os responsáveis e familiares na Ficha de Matrícula do aluno.

E em caso de adoecimento no interior da escola, eles serão chamados para as providências necessárias.

• Caso você venha a perder algum material dentro da escola, no momento em que ele for encontrado, ficará sob a responsabilidade de um profissional da Secretaria.

Portanto, se você encontrar algo que não é seu, entregue-o na Secretaria para que o dono possa reencontrá-lo. Você gostaria que fizessem o mesmo por você, não é? • Mas lembre-se!

A escola não se responsabiliza por objetos dos alunos, portanto cuide bem do que é seu para não ter problemas.

1. Comunicação escrita: bilhete, recados, convocações, convites, dentre outros, que devem ser vistados pelos seus responsáveis para que o colégio saiba que eles receberam.

Tome conhecimento do dia e horário em que a escola se prepara e reserva um tempo especial para atender você e

seus responsáveis e agende um horário, se precisar. Teremos prazer em atendê-lo(s).

2. Comunicação virtual: via e-mail, o qual deve ser respondido

pelos seus responsáveis para que o colégio saiba que eles receberam o recado.

3. Telefonemas, se autorizados pelos responsáveis, quando as outras formas de comunicação acima não funcionarem.

1 - Seja o Modelo 2-Peça que todos

participem das tarefas do lar.

3-Ensine seu filho a cuidar do que é

dele.

6-Não faça pelo seu filho o que é

tarefa dele.

5-Saiba quais são as tarefas para

cada idade.

4-Mostre que é preciso cuidar do que é de todos.

7-Converse com o seu filho e

estabeleça regras.

8-Prefira elogiar as atitudes do que características

natas.

• A escola avalia para saber se você aprendeu. Aprender na EEDEJ é prazeroso e mostrar que aprendeu bem é sua responsabilidade para o seu sucesso!

• Aprender bem é escrever, falar, interpretar, argumentar, comparar, relacionar, apresentar, analisar, sintetizar e outras tantas habilidades que serão desenvolvidas. Mostre sempre o seu melhor!

Pois, além da aprendizagem dos conteúdos, você será avaliado também na capacidade de ser e conviver com os colegas em equipe, pela cooperação, respeito, responsabilidade, organização, partilha de materiais, cumprimento de prazos, aprendizado coletivo, entre outros, que você conhecerá ao desenvolver os trabalhos em equipe. Estas são as chamadas competências relacionais.

Rendimento + Frequência /Bimestre

Cidadania tem a ver com responsabilidade e respeito, consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas as outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia, quando necessário.

Quando falamos em cidadania, estamos nos referindo a um conjunto de valores e, principalmente, na prática desses valores, pois não basta que saibamos quais são os nossos direitos e responsabilidades, mais importante que isso é a prática deles no nosso dia a dia.

Temos um conjunto de direitos e responsabilidades, com regras claras a serem seguidas por todos para que nossa convivência seja melhor.

Sabemos que sentimentos de amizade e amor, assim como de raiva, são próprios da natureza humana, no entanto, o respeito e a solidariedade por nós mesmos e pelos outros devem estar acima de qualquer coisa, pautando nossas atitudes e escolhas diárias e nos auxiliando a resolver conflitos. O seu sucesso e o sucesso de todos ao seu redor significa não só aprender conteúdos formais, mas também a capacidade de conviver e de exercer a cidadania. Sempre há dois caminhos a seguir e lembre-se: cada um escolhe o seu! Já pensou que escolha você vai fazer?

Cuidar do que é de todos e respeitar a si mesmo e aos outros.

Na convivência dentro da escola pensamos e agimos de acordo com essa premissa fundamental. A partir do momento em que você escolhe estudar aqui, está também escolhendo pensar e agir dessa forma, pois não faria sentido você estudar em um colégio com uma proposta de ensino com a qual você não concordasse e nem com valores diferentes dos seus, certo?

Dentro da escola, sua participação e colaboração é fundamental, e você é estimulado diariamente a se sentir pertencente. O sentimento de pertencimento é a crença numa origem comum que une indivíduos distintos. “A sensação de ‘pertencimento’ significa que precisamos nos sentir como pertencentes a tal lugar e ao mesmo tempo sentir que esse tal lugar nos pertence, e que assim acreditamos que podemos interferir e, mais do que tudo, que vale a pena interferir na rotina e nos rumos desse tal lugar” (AMARAL, 2006). Queremos que você contribua positivamente com a escola EEDEJ e faça dela um lugar muito especial.

É muito importante que você saiba que os alunos que hoje estudam na escola EEDEJ escolheram: • Contribuir para um mundo mais justo, solidário, cooperativo e democrático. • Desenvolver o pensamento sistêmico, segundo o qual tudo e todos estão interligados e são interdependentes, constituindo uma teia de relações. • Mudar o seu modo de pensar, de sentir e de agir sobre o mundo, compreendendo que é preciso respeitar a natureza para assegurar a sobrevivência humana. • Entender que todas as pessoas além do intelecto e da razão também são dotadas de emoção, sensibilidade e espiritualidade.

• Ser conscientes de que todos nós somos responsáveis pelo que acontece de bom ou de ruim na sociedade e no mundo em que vivemos. • Entender que não há uma verdade absoluta e que o conhecimento está em constante mudança. • Aprender com os outros, respeitando suas diferenças e valorizando a diversidade. • Ser pessoas consequentes e responsáveis, criar e recriar, propor soluções coletivas que colaborem com a evolução da humanidade e com uma vida e um mundo melhor para todos. • Agir com cooperação e corresponsabilidade, buscando sempre o bem comum. • E, finalmente, estudar em uma escola que não nos ensina apenas conteúdos, mas nos prepara para a vida!

É por isso que todas as ações, projetos e atividades da escola, assim como as atitudes dos seus profissionais e alunos, têm como objetivo:

• O cuidado com o meio ambiente, agindo com a natureza e buscando a preservação dela e a nossa sobrevivência. • Desafiar todos a sair da rotina e propor o novo, superando desafios e limites. • Desenvolver o espírito da descoberta pela pesquisa do desconhecido, arriscando-se, ousando, inovando, criando e realizando. • A responsabilidade social, em que tudo o que for criado, inovado e transformado em ação, seja para benefício de todos e não apenas individual. • “Pensar globalmente e agir localmente”, pois é necessário e urgente que toda a sociedade se mobilize para evitar um mal maior. Isso começa por cada um de nós, agindo na comunidade na qual vivemos. É muito importante que você e seus responsáveis conheçam e tenham consciência dessas premissas. São os valores da EEDEJ, que deverão ser praticados, lembra? Eles devem ser os mesmos que os seus.

Entendemos que a forma como decidimos agir está diretamente ligada aos nossos valores. Vamos considerar que, de forma geral, indisciplina se refere a qualquer comportamento que compromete a convivência entre as pessoas, certo? Viver e conviver com as pessoas é um ato social diário e requer alguns combinados para que todos se sintam bem.

Na escola isso não é diferente! Por isso, você será convidado a participar da construção do Contrato de Convivência Coletivo da EEDEJ. O Contrato de Convivência Coletivo é um documento de validade legal, construído por toda a Comunidade Escolar e aprovado em Assembleia Geral. Nele, deverá constar de forma detalhada os atos e atitudes a serem almejados ou evitados no dia a dia por todos.

Será o resultado de um trabalho coletivo e democrático em que alunos, pais, professores e demais profissionais do colégio poderão propor e definir regras de convivência e as consequências para o desrespeito a essas regras estabelecidas.

A partir daí, cada um deve fazer a sua parte, afinal, não existimos sozinhos, somos interdependentes!

Participe da construção do Contrato de Convivência Coletivo em sua escola e zele por ela, tornando o dia a dia na EEDEJ mais prazeroso.

O não cumprimento dos deveres e a incidência em faltas

disciplinares poderão acarretar ao aluno as seguintes

medidas disciplinares:

I - Advertência verbal pelo professor;

II - Retirada do aluno de sala de aula ou atividade em curso

mediante relatório de ocorrência e encaminhamento à

coordenação/direção para orientação;

III - Comunicação escrita dirigida aos pais ou responsáveis

pelo professor/coordenação/direção;

IV - Suspensão temporária de participação em visitas ou

demais programas extracurriculares pela direção;

V - Suspensão por até 5 dias letivos aplicada pela direção;

VI - Suspensão pelo período de 6 a 10 dias letivos,

aplicada pelo Conselho de Escola;

VII - Transferência compulsória para outro estabelecimento

aplicada pelo Conselho de Escola.

Na nossa vida, todo ato tem sua consequência e na escola não é diferente! O Contrato de Convivência Coletivo construído por vocês dirá as medidas as serem tomadas. Porém, de forma geral, é assim que tentaremos resolver as coisas: I. Conversando em particular com você para entender o que está

acontecendo e tentar ajudá-lo. II. Retomando as premissas constantes no Regulamento e as

regras do Contrato de Conduta e Convivência Coletivo. III. Estabelecendo com você um plano de ação para superar a

dificuldade apresentada.

IV. Firmando com você (e seus responsáveis, se necessário) um termo de compromisso, por escrito, com ações e responsabilidades para reverter a situação e melhorar. V. Acompanhando você mais de perto, por meio de conversas periódicas com você e seus responsáveis, se necessário. Tentaremos sempre resolver as coisas dialogando, pois acreditamos no seu potencial e na sua capacidade de assumir seus atos e mudar, se necessário.

Mas se você não demonstrar interesse e responsabilidade e pisar na bola novamente, estará demonstrando que ainda não é capaz de, por si só, assumir responsabilidades. Então, seus responsáveis serão chamados no colégio e, diante deles, a Coordenação Pedagógica fará o registro de sua atitude, que contará com uma advertência escrita.

Todos firmarão em consenso um Termo de Compromisso por escrito, que deverá ser assinado comprometendo-se com todas as ações nele contidas. A partir disso, portanto, todos terão responsabilidades importantes, comprometendo-se a mudar a situação.

A função essencial da escola discutir, além dos direitos, os deveres sociais que possuímos e a sua devida importância, visando desenvolver atitudes de autoestima, respeito mútuo e regras de convivência que conduzam à formação de cidadãos solidários, autônomos, participativos e civicamente responsáveis.

Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal (ECA, art. 103) praticada por adolescentes de 12 a 18 anos e jovens de 18 a 21 anos, nos casos expressos em lei (ECA, art. 2°):

I. Portar ou usar cigarro ou bebida alcoólica; II. Portar, usar, disseminar ou traficar drogas/substâncias psicoativas. III. Agredir, caluniar, difamar ou ameaçar alguém de morte; IV. Causar dano intencional ao patrimônio público ou particular; V. Portar arma (de fogo ou branca), explosivo e/ou bomba caseira; VI. Roubar e/ou furtar; VII. Estuprar ou atentar violentamente contra o pudor; VIII.Matar alguém;

IX. Praticar qualquer ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, entre pares, que ocorra sem motivação evidente, praticada por um indivíduo ou grupo de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, agredir fisicamente, isolar, humilhar, ou ambos, causando dano emocional e/ou físico à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

Todos esses atos são muito graves, incluindo o último, que descreve a prática do Bullying. Bullying?

Entendendo melhor Bullying é uma forma de comportamento agressivo e direto que é intencional, doloroso e persistente (repetido).

Todo bullying é sério, mas, quando ele é intenso e perdura por muito tempo, é muito sério – é violento!

• Bullying físico – bater, dar tapas, cotoveladas, empurrões, chutar, tomar, roubar, danificar ou estragar pertences, beliscar, cuspir, etc. • Bullying verbal – dar apelidos ofensivos, fazer comentários humilhantes e racistas, provocar, fazer ameaças, intimidar, cochichar sobre o outro pelas costas, etc. • Bullying social e relacional – destruir e manipular relacionamentos, destruir reputações por meio de fofocas e mentiras, excluir a pessoa do grupo, constranger, humilhar, ameaçar com palavras ou gestos, pichar ou escrever em bilhetes e cartazes mensagens ofensivas sobre alguém, cyberbullying (feito pela internet, e-mail, MSN, Orkut, Facebook, etc.).

Você sabia que devido ao bullying muitos adolescentes ficam com medo de ir à escola, adoecem e até mesmo chegam a se suicidar?

Pois é, às vezes, o que parece uma simples brincadeira inofensiva pode trazer sérias consequências para a vida das pessoas.

O bullying é tão sério, que vários municípios já aprovaram leis que preveem políticas públicas contra essa prática nas escolas públicas e particulares, e já existe a proposta de adotar a mesma medida em nível nacional.

Você deve imaginar que, se para os atos de indisciplina já há consequências sérias, para os atos infracionais as consequências são mais sérias ainda. Só que nesse caso, a interferência não será apenas da escola, mas sobretudo da Justiça!

Se você ler o Estatuto da Criança e do Adolescente verá que, ao contrário do que muitos pensam, as crianças e os adolescentes não podem praticar os atos ilícitos que quiserem, sem nada lhes acontecer.

A Lei é muito clara: nenhum adolescente pode deixar de ser julgado pela Justiça da Infância e Juventude, ou seja, ele será responsabilizado pelos seus atos e deverá receber a imposição das chamadas Medidas Socioeducativas.

A escola, enquanto instituição escolar e seus representantes, deve se reportar e acatar a Lei.

Medidas Socioeducativas são medidas aplicadas pela autoridade competente, no caso o Poder Judiciário, a um adolescente que praticou Ato Infracional.

São elas: I. Advertência. II. Obrigação de reparar o dano. III. Prestação de serviços à comunidade. IV. Liberdade assistida. V. Inserção em regime de semiliberdade. VI. Internação em estabelecimento educacional (ECA, art.112).

Os objetivos específicos dessas ações e medidas são acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente que cometeu o ato infracional. A escola considera os adolescentes como indivíduos de direitos e direciona-os como agentes que podem protagonizar as suas próprias histórias. Por isso mesmo, irá sempre proporcionar aos seus alunos a oportunidade de compreender suas atitudes, incluindo-os na responsabilidade de seus atos, na medida do possível, para que eles não tenham uma posição passiva frente aos acontecimentos de sua vida. Para isso, estimulará e auxiliará os seus alunos a assumirem responsabilidades e fazerem suas escolhas de forma cuidadosa.

A escola não poderá, em hipótese alguma, deixar de tomar as medidas cabíveis, conforme orientação legal.

Afinal, queremos realmente uma sociedade melhor. Portanto, fique atento às suas atitudes e seja responsável! Procure oferecer sempre o que tiver de melhor.

Isso sem dúvida lhe renderá bons amigos e oportunidades.

Lembra-se da tal escolha? Pois é, a escolha aqui é sua!

Diretor

Vice Diretor

PC

Professor

Pai

Somos todos Educadores

Toda parceria tem dois lados. Nem toda decisão pode ser tomada de forma individual, levando em conta apenas nossos próprios desejos e interesses. Você se lembra do nosso papo sobre a interdependência?

Não vivemos sozinhos e, principalmente, quando ainda não temos nossos próprios meios de sobreviver, nossos pais e nossa família são fundamentais.

A escolha pela escola EEDEJ, portanto, deve ter sido um consenso entre vocês, pois da mesma forma que não faria sentido você escolher uma escola que não tem nada a ver com os seus valores e interesses, também para os seus pais isso não seria legal.

Nesse sentido, a escola EEDEJ compreende que a família deve compartilhar dos princípios expressos na sua proposta pedagógica, num processo recíproco de intenções e valores educativos.

Compromissos da escola com sua família

A escola EEDEJ quer ser parceiro da sua família, por isso ele se compromete a:

• Possibilitar o conhecimento do Regimento Escolar, da Proposta Pedagógica e as Normas de Convivência na Escola.

http://escoladej.blogspot.com.br/

• Estimular seus responsáveis a colaborarem, como voluntários e convidados nas atividades desenvolvidas pelo colégio, para auxiliar no seu aprendizado e no dos demais alunos. • Apresentar as atividades avaliativas realizadas por você, bem como as de recuperação processual. • Entregar, ao final de cada bimestre, o boletim de conceitos, frequência escolar e parecer descritivo relativo ao seu desempenho. • Agendar reunião particular com a Equipe Gestora (diretor/ vice diretor e professor coordenador) acerca do seu desempenho escolar sempre que for solicitado. • Conceder transferência escolar quando solicitada.

• Conceder documentos comprobatórios da sua vida escolar quando solicitado.

• Informar seus responsáveis sempre que você apresentar dificuldades de ordem cognitiva, relacional e de conduta.

• Aceitar a apresentação de recursos, em caso de sua defesa, quando seus responsáveis e você entenderem que você foi prejudicado.

• Ouvir e analisar sugestões de medidas que visem o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, a integração dos alunos na escola e comunidade escolar e o bem-estar de toda a comunidade educativa.

• Garantir que seus responsáveis sejam respeitados como ser humano por todos os membros da escola.

Em contrapartida, esperamos que seus responsáveis também se comprometam com algumas coisas:

• Entregar toda documentação solicitada pela Secretaria Escolar dentro do prazo determinado, para legalização da sua vida escolar.

• Acompanhar o seu processo de aprendizagem, orientando-o e incentivando-o

• Participar das celebrações das Atividades da escola, reuniões ou outras ações para as quais tenha sido convidado ou convocado.

• Respeitar você e todas as pessoas investidas de qualquer função no colégio.

• Não retirar você da escola no horário das aulas sem prévio conhecimento da Coordenação Pedagógica.

• Evitar tomar satisfação de qualquer coisa com sua equipe de estudo, podendo, em vez disso, conversar com a equipe pedagógica, sempre que sentir necessidade.

• Não interferir em assuntos de competência exclusiva do colégio.

• Comunicar à Coordenação o seu não comparecimento às aulas ou a outras atividades, quando for o caso.

• Responsabilizar-se pelo ressarcimento à escola ou às pessoas por eventuais danos ou prejuízos causados por você.

• Inteirar-se do conteúdo de todos os comunicados encaminhados pela escola e retorná-los com o devido visto.

• Dar ciência nas advertências escritas e assumir corresponsabilidade na aplicação de medidas disciplinares se você vier a agir contra as premissas e regras estabelecidas no Contrato de Conduta e Convivência.

Bem, depois dessa leitura, esperamos que você e seus responsáveis tenham conseguido conhecer um pouco melhor a escola e que, principalmente tenham confirmado o seu desejo de fazer parte dessa equipe.

Noite 19h às 23h