Guia Fontes de Alimentação

8
 Guia Fontes de Alimentação (PSU) Texto escrito por Daniel JS, em 08/03/2005. Publicado originalmente em www.abacate.da.ru. Agradecimento especial a todos que enviaram sugestões para o aprimoramento deste texto. Última Atualização em 01/04/2005. Segundo um artigo divulgado em 3 de Fevereiro de 2005 no site PCStats , a maior causa das "mortes" de computadores, com 26% de ocorrência, é fontes de alimentação de baixa qualidade. Isto nos leva a crer que o pouco caso às fontes não é um problema exclusivo dos usuários e "técnicos" brasileiros. Freqüentemente, no Brasil, encontra-se computadores potentes e grandes consumidores de energia com fontes de baixa qualidade, incapazes de prover a quantidade de energia suficiente para o bom funcionamento do micro. Suponho que por ser um componente sem interação direta com o usuário - ao contrário de um processador e uma placa de vídeo potente, por exemplo - e ser pouco citado entre usuários intermediários e novatos, as fontes de alimentação acabam sendo deixadas de lado na hora de se montar um computador novo ou até mesmo fazer um upgrade, o que é um grande erro. A fonte de alimentação tem uma influência muito maior do que se pensa, na segurança e estabilidade do computador, e por isso deve receber a mesma dedicação que damos ao escolher outros componentes. Neste texto, darei algumas dicas para verificar se sua fonte é suficiente para a configuração em que está instalada, além de outras informações úteis para lhe ajudar a escolher uma fonte de boa qualidade. 1. Qual a função da fonte de alimentação? 2. Potência das Fontes 3. Potência Real 4. Escolhendo uma Fonte 4.1. Como escolher a potência de fonte para meu computador? 4.2. Qual fonte escolher? 4.3 Método "alternativo" para escolha de fonte 5. Diagnóstico de Problemas Relacionados à Fonte 5.1. Sintomas 5.2. Diagnosticando 5.3. As voltagens estão fora da margem de segurança. O que fazer? 5.4. Continuar usando o computador com voltagens fora da margem de segurança, pode causar algum dano? 5.5. Somente uma das voltagens está fora da margem de segurança. Devo trocar de fonte mesmo assim? 5.6. Uma das voltagens atingiu o limite exato do aceitável (12,6V, por exemplo). Devo trocar de fonte mesmo assim? 5.7. Qual fonte escolho? 6. Conclusão 1. Qual a função da fonte de alimentação? Basicamente é fornecer energia a todos os componentes internos e alguns externos do seu computador, tais como placa-mãe, memória, processador, unidades de disco, mouse e teclado.

Transcript of Guia Fontes de Alimentação

5/12/2018 Guia Fontes de Alimenta o - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/guia-fontes-de-alimentacao 1/8

Guia Fontes de Alimentação (PSU)

Texto escrito por Daniel JS, em 08/03/2005. Publicado originalmente em www.abacate.da.ru.

Agradecimento especial a todos que enviaram sugestões para o aprimoramento deste texto.

Última Atualização em 01/04/2005.

Segundo um artigo divulgado em 3 de Fevereiro de 2005 no site PCStats, a maior causa das"mortes" de computadores, com 26% de ocorrência, é fontes de alimentação de baixa qualidade.Isto nos leva a crer que o pouco caso às fontes não é um problema exclusivo dos usuários e"técnicos" brasileiros.

Freqüentemente, no Brasil, encontra-se computadores potentes e grandes consumidores deenergia com fontes de baixa qualidade, incapazes de prover a quantidade de energia suficiente

para o bom funcionamento do micro. Suponho que por ser um componente sem interação diretacom o usuário - ao contrário de um processador e uma placa de vídeo potente, por exemplo - eser pouco citado entre usuários intermediários e novatos, as fontes de alimentação acabamsendo deixadas de lado na hora de se montar um computador novo ou até mesmo fazer umupgrade, o que é um grande erro.

A fonte de alimentação tem uma influência muito maior do que se pensa, na segurança eestabilidade do computador, e por isso deve receber a mesma dedicação que damos ao escolheroutros componentes. Neste texto, darei algumas dicas para verificar se sua fonte é suficientepara a configuração em que está instalada, além de outras informações úteis para lhe ajudar aescolher uma fonte de boa qualidade.

1. Qual a função da fonte de alimentação? 2. Potência das Fontes 3. Potência Real 4. Escolhendo uma Fonte 4.1. Como escolher a potência de fonte para meu computador?4.2. Qual fonte escolher? 4.3 Método "alternativo" para escolha de fonte 5. Diagnóstico de Problemas Relacionados à Fonte5.1. Sintomas5.2. Diagnosticando5.3. As voltagens estão fora da margem de segurança. O que fazer?5.4. Continuar usando o computador com voltagens fora da margem de segurança, pode causaralgum dano? 

5.5. Somente uma das voltagens está fora da margem de segurança. Devo trocar de fontemesmo assim? 5.6. Uma das voltagens atingiu o limite exato do aceitável (12,6V, por exemplo). Devo trocar defonte mesmo assim? 5.7. Qual fonte escolho? 6. Conclusão

1. Qual a função da fonte de alimentação?

Basicamente é fornecer energia a todos os componentes internos e alguns externos do seucomputador, tais como placa-mãe, memória, processador, unidades de disco, mouse e teclado.

5/12/2018 Guia Fontes de Alimenta o - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/guia-fontes-de-alimentacao 2/8

Ela recebe a corrente em 110v ou 220v, e transforma esta corrente em voltagens menores(como 12v, 5v e 3,3v), distribuindo em seguida aos componentes do micro.

Se ela estiver sobrecarregada, torna-se-á ineficiente: ao invés de fornecer 12v, poderá forneceruma voltagem menor, 11,2v por exemplo, o que pode ser crítico ao sistema, causandoinstabilidade e até danificando permanentemente componentes importantes e caros.

2. Potência das Fontes

A potência das fontes é medido em watts. Quanto maior o número de watts, maior é suacapacidade. Para se ter uma idéia de consumo em watts, um processador Athlon 64 2800+1.8Ghz (socket 754) consome cerca de 89 watts de energia com carga máxima.

Geralmente os maiores consumidores de energia são os processadores e placas de vídeomodernas, sendo que algumas até exigem conexão direta com a fonte, através de um cabo

extra que acompanha o produto.

Um micro típico com uma boa placa de vídeo e um processador moderno, pode exigir cerca de200w da fonte. Se comparado com a potência nominal de uma fonte comum de 400w, parecepouquíssimo. Só que a potência nominal nem sempre é a potência real. Este é o grandeproblema.

Fontes genéricas, de baixo custo e "sem marcas" - ou de marcas pouco confiáveis - sãoproduzidas com componentes de baixa qualidade, o que acaba comprometendo a confiabilidadeda fonte.A diferença de preço entre uma Seventeam 350w e uma sem marca de 500w não se deveapenas à marca "Seventeam": a qualidade dos componentes desta primeira garante um melhoraproveitamento dos seus 350w, enquanto a sem marca dificilmente será capaz de fornecer os500w nominais que ela diz oferecer, portanto, apresentará um desempenho muito aquém doesperado.Não existe mágica, uma fonte de 500w nunca iria custar a metade do preço de uma de 350w seesta de 500w fosse de qualidade similar que a de 350w.

3. Potência Real

Nem sempre a potência nominal de uma fonte é equivalente a sua potência real, principalmenteem fontes baratas de baixa qualidade. Uma fonte de R$ 45,00 de 500w nominais não tem comoter mais potência que uma de R$ 150,00 e 350w reais.

O Guia do Hardware publicou um tutorial para calcular a potência real das fontes genéricas.Entretanto as informações contida naquele texto vão contra testes reais feitos por mim.

Segundo o site, esta fonte genérica de 500w que tenho aqui, tem potência real de 466W, o quecom certeza é um absurdo, visto que esta fonte atingiu 12,9v na linha de 12V em um micro queuma fonte de 350w reais agüentaria tranqüilamente.

5/12/2018 Guia Fontes de Alimenta o - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/guia-fontes-de-alimentacao 3/8

 

Portanto, como é difícil saber a potência real de uma fonte genérica, prefiro sempre por fontes

de qualidade, com potência real garantida. Veja o próximo item deste texto para saber comoescolher uma fonte de qualidade.

4. Escolhendo uma fonte

Escolher uma fonte para seu computador é algo que deve ser feito com muito cuidado, levando-se em consideração vários fatores:a. A configuração atual do computador, especialmente a respeito do processador e placa devídeo, e em segundo plano, unidades de disco e outros dispositivos com alto consumo.b. Serão feitos upgrades futuros? Uma fonte que pode agüentar a sua configuração atualpoderá não agüentar um novo processador ou placa de vídeo que você planeja comprar.c. A relação custo x benefício. Não vale à pena comprar uma fonte de 500w reais se seumicro nunca exigiria mais do que 250w reais. Não seria nenhum problema utilizar uma fonte dealtíssima potência para um micro econômico, porém isso seria um desperdício de dinheiro.

4.1. Como escolher a potência de fonte para meu computador?  Existem vários sites com ferramentas para calcular a quantidade de energia que umadeterminada configuração pode consumir. Porém todos eles levam em consideração o consumode pico, ou seja, todos os dispositivos do seu computador sendo utilizados simultaneamente empotência máximo. Portanto, não é uma situação real de uso.

Entretanto estas ferramentas servem para se ter uma idéia do consumo de uma determinadaconfiguração, o que já pode servir como base para se escolher uma fonte de alimentaçãoadequada. Além do mais, é melhor ter uma fonte com potência de sobra do que uma que estejano limite.

Para calcular a potência que sua fonte precisaria fornecer, visitehttp://www.jscustompcs.com/power_supply/ 

Outro fator que deve ser lembrado, é que mesmo fontes de alta qualidade não fornecem a suapotência real. Digamos que uma fonte de alta qualidade com potência nominal de 350w temapenas 30% de desperdício de energia, enquanto uma genérica às vezes chega a 60% dedesperdício. Equivaleria a uma genérica de 500w que na prática oferece 200w de capacidade. Jáuma fonte de alta qualidade fornecerá com segurança uma porcentagem muito maior da suacapacidade nominal do que uma fonte de baixa qualidade.

Desenvolvi uma tabela que pode ser ser utilizada caso você esteja muito inseguro quanto a qualfonte escolher. Esta tabela abaixo indica fontes com potência suficiente para cada tipo de

5/12/2018 Guia Fontes de Alimenta o - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/guia-fontes-de-alimentacao 4/8

equipamento, com algumas configurações genéricas.

Dúvidas, correções e sugestões sobre esta tabela, podem ser enviadas através do meu e-mail de

contato (link abrirá em uma nova janela).

Todas as potências de fontes recomendadas na tabela abaixo são de fontes com potênciareal. Veja o item 4.2 deste texto para conhecer bons fabricantes de fontes com potência real.

Outras Observações importantes:

- Caso planeje fazer overclock, leve em consideração que o consumo também irá aumentar.Nesse caso, pode ser necessária uma fonte de maior potência;- Algumas configurações mais modestas podem não necessitar de fontes de tanta potênciaquanto recomendada- Potência a mais em uma fonte nunca é problema. Se tiver dúvida, opte sempre por uma opçãocom potência a mais do que você acha que será necessário.- Para saber qual o núcleo do seu processador, utilize o CPU Z [www.cpuid.com]. Certifique-sede usar sempre a versão mais recente, para garantir maior precisão na identificação do seuprocessador. Veja aqui onde procurar a informação sobre o núcleo do seu processador,utilizando o CPU-Z.

Tipo de Computador Observações  Potência 

486, Pentium, Pentium MMX, K6, K6-2, e anterioresConfiguração típica: placas de vídeo antigas sem aceleração

3D + placa de som + HD 5400rpm + gravador de CD 

Micros de consumo muitobaixo. Fontes de 300wgenéricas dão conta comtranquilidade.

Genérica300w

Pentium II, Pentium III, Celeron (excetoWillamette, Northwood e Prescott), Pentium Pro,K6-III, Duron até 950Mhz (Spitfire)Configuração Típica: placa de vídeo com aceleração 3D (GeForce4

MX e anteriores) + placa de som + modem PCI + HD7200rpm +

gravador de CD

Micros de consumobaixo/leve. Fontes"genéricas de luxo" comoDr. Hank, Leadership eMaxxtro devem agüentartranqüilamente.

250w

Duron (Morgan e Applebred), Athlon (K7, K75 e

Thunderbird < 1Ghz)

Configuração Típica: placa de vídeo com aceleração 3D (GeForce

FX5700/Radeon 9600 e anteriores) + placa de som + modem PCI

+ HD7200rpm + gravador de CD/DVD 

Consumo leve. No caso demicros Duron e placas devídeo FX5200/Radeon9200ou anteriores, fontes"genéricas de luxo" de400w devem sersuficientes.

250w/300w

Athlon (Thunderbird>1Ghz), Athon XP (todosnúcleos), Pentium 4 (Willamette e Northwood),Athlon 64 (Winchester), Sempron (Thoroughbred,Thorton e Barton) e Celeron (Willamette eNorthwood)Configuração Típica: placa de vídeo com aceleração 3D (GeForce

FX5700/Radeon 9600 e anteriores) + placa de som + modem PCI

+ HD7200rpm + gravador de CD/DVD 

Consumo moderado.Atenção especial a microsde alto desempenho (AthlonXP/Pentium 4 e placas devídeo robustas), onde 350wpode ser o mínimonecessário.

300w/350w

Athlon 64 (Clawhammer e Newcastle), Athlon 64 FX(Sledgehammer), Celeron-D

Consumo alto. Geralmenteconfigurações com estes

350w/400w

5/12/2018 Guia Fontes de Alimenta o - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/guia-fontes-de-alimentacao 5/8

processadores acompanhamplacas de vídeo de altoconsumo, exigindo pelo

menos uma fonte de 350wreais, em configuraçõescom placas de vídeo dedesempenho médio, 1 HD e1 unidade de leitura óptica(CD/DVD).

Pentium 4 (Prescott e Gallatin(Extreme Edition))

Consumo altíssimo. Estesprocessadores apresentamum consumo muito alto,sendo recomendada nomínimo uma fonte de 400wreais. Em configurações um

pouco mais robustas, comuma placa de vídeo de altoconsumo, 450w reais podeser necessário.

400w

4.2. Qual fonte escolher?

Há várias marcas de fontes de alta qualidade, para todos os gostos e bolsos.Popularmente, entre os "micreiros", dividiu-se as fontes em 3 grupos:1. Fontes de alta qualidade: São fontes com qualidade e potência garantida. Algunsfabricantes e modelos destacam-se mais do que outros, mas em geral os fabricantes

recomendados, no Brasil, são Seventeam, Thermaltake, Enermax, Antec, OCZ, TTGI, Huntkey eoutras. Uma relação muito boa de empresas que fabricam fontes recomendadas pela AMD, podeser visualizada clicando aqui.Atualmente, enquanto atualizo este texto, estou usando uma fonte Atlas SF-400PS 400w reais.Segundo informações obtidas na Internet, esta fonte é do mesmo fabricante da TTGI(Superflower).Segundo informações retiradas do fórum hardMOB, esta fonte Atlas SF-400PS, internamente éidêntica à uma TTGI equivalente, sendo que as diferenças entre elas ficam somente na parteexterna. O valor desta fonte é de aproximadamente R$ 230,00 na maioria das lojas. Não possodizer com exatidão as voltagens que estou atingindo usando ela, pois o sensor da minha placa-mãe não é muito confiável, e no momento não tenho multímetro para testar, mas a princípio elaestá agüentando minha configuração (A7N8X-X, Barton2500+, 512MB, FX5200@275/500, 2HDs7200rpm) tranqüilamente e com apenas 0,2v de variação na linha 12v ao executar o Prime95.

2. Genéricas "de luxo" : Popularmente, entende-se por "genéricas de luxo" como fontes dequalidade superior que as "genéricas comuns", mas inferior às "de marca" da lista acima.Possuem um preço muito mais atraente que fontes top e apresentam um desempenho superioràs fontes "genéricas comuns". Em muitos casos, principalmente em micros sem overclock e comconsumo moderado, podem ser a melhor opção. As mais populares são Dr. Hank, Leadership eMaxxtro.3. Genéricas: Fontes sem marcas, com marcas pouco conhecidas e preços muito abaixo defontes de nome.

Através de diversas pesquisas realizadas em fóruns brasileiros e internacionais sobre hardware,concluo que a melhor relação custo x benefício geralmente é obtida com fontes Seventeam,populares no Brasil e com um custo mais acessível. Geralmente a melhor opção.

5/12/2018 Guia Fontes de Alimenta o - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/guia-fontes-de-alimentacao 6/8

 Muitos outros usuários com micros mais modestos têm optado por fontes Dr. Hank, semreclamações. Pode ser uma boa alternativa para este nicho.

Para aqueles que desejam o melhor, as opções mais recomendadas são modelos da TTGI, Antece Enermax.

Minha opinião é que qualquer modelo dos fabricantes citados em "Fontes de alta qualidade", éuma boa opção, muito melhor a qualquer genérica.

Informações adicionais:

Você pode obter muitas informações boas e recomendações de fontes lendo fóruns sobrehardware, onde os próprios usuários relatam suas experiências com as mais variadas fontes.Outra opção, caso você tenha mais tempo e interesse, é procurar por reviews (resenhas) defontes pela Internet, especialmente em sites do exterior. Confira alguns links que podem lheajudar muito a escolher uma fonte adequada:

Link*  Descrição 

FórumPCs - Grupo sobre Fontes,Nobreaks e similares 

Fórum nacional com bastante informações sobrefontes de alimentação.

Grupo de Hardware da U-BR Lista de servidores disponível em http://u-br.tk.Para maiores informações sobre como acessarnewsgroups, veja o FAQ News. 

AnandTech: Intel Pentium 4 6xx and3.73EE 

Contém uma tabela interessante com o consumode alguns processadores modernos (22/02/2005)

AMD Athlon XP Processor System PowerSupplies

Fabricantes de fontes de alimentação aprovadospela AMD.

15 PC Power Supply Units - Tom'sHardware 

Resenha de 15 fontes de alimentação. O texto éum pouco antigo (22/01/2004), mas como fontede alimentação não é algo que evoluiu muito em1 ano, o texto ainda é válido. A maioria dasfontes do artigo são difíceis de encontrar noBrasil, por isso para nós o texto vale mais pelacuriosidade sobre o assunto.

 Atlas SF-400PS e SuperFlower SF-420TS (by Copyman) 

Tópico no hardMOB sobre a comparação feitapelo Copyman entre as fontes ATlas SF-400PS eSuperFlower SF-420TS. Segundo usuários do

fórum, Copyman é um dos "mais entendidos" noassunto. Vale à pena dar uma olhada.

*Os links não estão em nenhuma ordem especial. 

4.3 Método "a lternativo" para escolha de fonte

Um método nada técnico e bastante questionável para verificar se uma fonte é de qualidade, éanalisar o seu peso. Sim, isso mesmo, o seu peso.Diz-se que as melhores fontes possuem componentes de melhor qualidade, mais "controladoresde voltagens", mais recursos de proteção e outros itens, o que acaba deixando-asconsideravelmente mais pesadas que outras fontes.De fato, verificar se uma fonte é boa pelo peso não é um absurdo completo. Se você tiver

5/12/2018 Guia Fontes de Alimenta o - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/guia-fontes-de-alimentacao 7/8

oportunidade, compare o peso de uma fonte Seventeam, Thermaltake, TTGI e outras com o deuma fonte genérica de baixa qualidade e comprovará que as fontes boas são muito maispesadas que as fontes genéricas.

Um exemplo que pude comprovar, foi comparando duas fontes ditas genéricas: Uma Troni 300we uma outra "marca diabo" de "500w" que veio com o gabinete. A que veio com o gabinete malagüenta o meu Duron 950, enquanto a Troni mantem as voltagens estáveis sem problemas. ATroni, coincidência ou não, é bem mais pesada que a "marca diabo". A "marca diabo" parecefeita de papel e isopor, de tão leve. Já se compararmos a Troni com uma Thermaltake Butterfly480w e uma Atlas SF-400PS, a Troni fica bem leve. :-)

Enfim, este não é um método que deve ser considerado seriamente. Decidi citá-lo aqui mais porcuriosidade e por ser bastante comentado entre comunidades de hardware. Afinal, não deixa deser uma "coincidência interessante" as fontes boas serem mais pesadas que as de baixaqualidade.

5. Diagnóstico de Problemas Relacionados à Fonte

Uma dúvida que talvez tenha surgido com todas estas informações sobre potência real, nominale fontes genéricas, é se a sua fonte de alimentação é adequada para o seu computador.

Acompanhe os itens abaixo para aprender como diagnosticar esse tipo de problema.

5.1. Sintomas

Fontes que não são adequadas à configuração a qual pertencem, geralmente causam osseguintes efeitos no computador:- O computador reinicia durante tarefas com alto nível de exigência do processador e/ou placade vídeo (jogos é um ótimo exemplo);

- O computador se desliga sem mais nem menos;- Instabilidade geral do sistema;

5.2. Diagnosticando Diagnosticar problemas com fonte de alimentação é uma tarefa simples que não exige muitoconhecimento por parte do usuário, basta ter os softwares adequados em mãos e saber o quefazer. Você precisará:- Prime95, executando o "Torture Test" no modo "Blend". Veja aqui um tutorial sobre o Prime95(abrirá em nova janela). - Software para monitoramento de voltagem: Você pode usar os mesmos software indicados noGuia sobre Super Aquecimento do Processador. Recomendo o Motherboard Monitor, SpeedFan ou Asus Probe (se sua placa for da Asus). Você também pode usar o Everest. Veja algumasimagens desses softwares aqui. Utilize somente um software de monitoramento de voltagem porvez, pois um pode interferir no funcionamento do outro resultando em informações imprecisas. 

O sensor da placa-mãe pode não ser preciso, gerando leituras absurdas das voltagens. Paramaior precisão, recomendo o uso de um multímetro ao invés de softwares de monitoramento.Você encontra este aparelho em eletrônicas, e custa cerca de R$ 30,00 o analógico e R$ 70,00 odigital.

Passo 1: Com o Prime95 rodando o "Torture Test" no modo "Blend", abra o seu softwarepredileto para monitoramenteo de voltagens;Passo 2: Observe por alguns minutos se em algum momento as voltagens sofrem variações 5%

5/12/2018 Guia Fontes de Alimenta o - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/guia-fontes-de-alimentacao 8/8

para mais ou para menos, ou seja, as voltagens não devem passar dos limites estabelecidosabaixo:

Linha  Mínimo Aceitável  Máximo Aceitável

+12V 11,4 V 12,6 V

+5V 4,75 V 5,25 V

+3.3V 3,13 V 3,46 V

OBS.: As voltagens do Core variam conforme o processador. 

5.3. As voltagens estão fora da margem de segurança . O que fazer?

A fonte de alimentação que você está usando não está suprindo a demanda de energia do seucomputador. É necessário substituí-la por uma de maior potência e/ou melhor qualidade.

5.4. Continuar usando o computador com voltagens fora da margem de segurança,

pode causar algum dano?

Além dos possíveis problemas de estabilidade, poderá danificar permanentemente a própriafonte e até componentes mais caros como placa-mãe, processador e unidades de disco.Portanto, é um risco muito grande.

5.5. Somente uma das voltagens está fora da margem de segu rança. Devo trocar de

fonte mesmo assim? Sim.

5.6. Uma das voltagens atingiu o limite exato do aceitável (12,6V, por exemplo). Devo

trocar de fonte mesmo assim?

Não é essencial, mas altamente recomendado, já que a fonte está claramente operando no seulimite.

5.7. Qual fonte escolho? Veja o item 4.2 deste texto.

6. Conclusão

Com processadores e placas de vídeo de alto consumo, tornou-se obrigatório investir-se tambémem uma fonte de boa qualidade, para garantir o bom funcionamento e estabilidade do sistema.Definitivamente, não vale à pena economizar R$ 200,00 em uma fonte de baixa qualidadearriscando um computador 10 vezes mais caro que isso.Mas devido a desinformação de muitos "técnicos", continuamos vendo micros robustos muitoinstáveis e com grandes chances de se "auto-destruirem", graças às fontes de baixa qualidadeusadas por leigos e técnicos despreprados ou mal informados.Contudo, após a leitura deste texto, espero que tenha ficado claro para você a importância desteequipamento ao seu computador, e que este material possa lhe auxiliar na escolha de uma novafonte de alimentação, se este for o caso, ou a exigir uma de qualidade quando for comprar seunovo micro.