Guia Rápido - Treinamento SC80 e PIT160

12
Operação câmaras SC80 e PIT160 Câmera InfraREM SC80 e PIT160 1) Auto-Ajuste da Imagem: No modo “Null” (menu inativo), aponte a câmera InfraREM SC80 para um objeto alvo e pressione esta tecla para ajuste automático do Nível e Campo. O ajuste se baseará na faixa de temperatura do alvo. Repita a operação quantas vezes for necessário . 2) Tecla Congelar/Descongelar Imagem “S”: Use- a para congelar e passar para em tempo real uma imagem. Com a imagem congelada é possível analisá-la com a movimentação do ponto de medição e ajuste de escala de temperatura. Mantendo pressionada esta tecla por 2 a 3 segundos, funcionará com tecla de atalho para salvar a imagem. 3) Tecla de Cancelamento “C”: No modo Menu, pressione a tecla “C” para retornar ao menu anterior, e continue pressionando “C” até voltar ao modo “Null” (menu inativo). Esta tecla não salva as operações anteriores nos sub-menus. 1 2 3 Botões de Ação

description

Treinamento SC80 e PIT160

Transcript of Guia Rápido - Treinamento SC80 e PIT160

Slide 1Operação câmaras SC80 e PIT160
Câmera InfraREM SC80 e PIT160
1) Auto-Ajuste da Imagem: No modo “Null” (menu inativo), aponte a câmera InfraREM SC80 para um objeto alvo e pressione esta tecla para ajuste automático do Nível e Campo. O ajuste se baseará na faixa de temperatura do alvo. Repita a operação quantas vezes for necessário .
2) Tecla Congelar/Descongelar Imagem “S”: Use-a para congelar e passar para em tempo real uma imagem. Com a imagem congelada é possível analisá-la com a movimentação do ponto de medição e ajuste de escala de temperatura. Mantendo pressionada esta tecla por 2 a 3 segundos, funcionará com tecla de atalho para salvar a imagem.
3) Tecla de Cancelamento “C”: No modo Menu, pressione a tecla “C” para retornar ao menu anterior, e continue pressionando “C” até voltar ao modo “Null” (menu inativo). Esta tecla não salva as operações anteriores nos sub-menus.
1
2
3
Câmera InfraREM SC80
4) Ligar/Desligar : Ao pressionar a tecla, o LED de Energia acenderá indicando que a câmera está sendo ligada. Mantenha esta tecla pressionada durante 3 segundos para desligar.
5) Botões Direcionais: Estes botões servem para movimentar o cursor na tela. Os botões laterais (direito e esquerdo), além desta função, também movimentam as opções do menu.
6) Tecla de abertura do Menu/Enter: Esta tecla é para exibir o menu do sistema, entrar em seleção de sub-menus e confirmar a função.
5
4
6
*
Operação câmaras SC80 e PIT160
Ligando a Câmera InfraREM SC80
1) Para ligar a câmera, pressione o botão de Liga/Desliga por dois à três segundos, até a tela de LCD acender.
2) Destampe a lente.
3) A imagem inicial com o número de série da câmera aparecerá na tela.
4)Estabilize a imagem clicando uma vez no Botão A.
5) Ajuste o foco girando o anel envolta da lente até a imagem fique nítida.
Sua câmera está Pronta para capturar Imagens.
3) Imagem Inicial.
Operação câmaras SC80 e PIT160
Regulando os Parâmetros da câmera
A câmera, assim como um computador, trabalha conforme coordenadas que inserimos nela. Vamos apresentar alguns parâmetros para que você consiga operar corretamente a câmera.
Emissividade: a emissividade define a capacidade de um corpo transmitir
mais ou menos infravermelho, isto é, quanto menor a emissividade menor a
capacidade de emitir infravermelho.
Distancia: O fato de você ver um objeto com o termovisor, não significa que você pode medir sua temperatura com exatidão. Neste campo você inserir a distancia aproximada que você está do objeto para o termovisor lhe proporcionar a leitura mais precisa possível.
Temperatura ambiente: Este parâmetro é utilizado para compensar a radiação refletida no objeto e a radiação emitida pela atmosfera entre a câmera e o objeto.
Umidade Relativa: Também é possível compensar o fato da
transmitância depender em parte da umidade relativa da atmosfera.
Para curtas distancias e umidade normal, a umidade relativa pode ser deixada em torno de 50%.
Obs: Esses dados podem ser alterados posteriormente no processamento das
imagens no software.
Ajustando a Imagem
Pressione o Tecla A para auto-ajuste da imagem. O auto-ajuste equilibra o nível e o campo automaticamente com base na temperatura do alvo. A forma de ajuste é definida no menu Configurar, sub-menu outros onde existe as opções “Nível”, “Campo” e “Nível & Campo”. Ao selecionar a opção “Nível” a câmera ajustará automaticamente o brilho da imagem quando a tecla A for acionada, enquanto que o contraste precisa ser ajustado manualmente. Ao selecionar “Campo”, câmera ajustará automaticamente o contraste da imagem, e o brilho deverá ser ajustado manualmente.
Imagem escura indica a necessidade
de ajuste da imagem
Ajustando a Imagem
2) No Menu “ajuste manual” você poderá fazer o ajuste de distribuição da temperatura conforme as cores manualmente. Neste menu você encontrará nível e campo, sendo que em ambos os valores existentes são uma média dos valores existentes na imagem.
*
Operação câmaras SC80 e PIT160
1) Para capturar imagens com maior precisão, ajuste o foco da câmera e a escala de temperatura
2) Antes de começar a armazenar as imagens, selecione o diretório que ela ficará armazenada, conforme ao lado.
3) Ao focalizar o objeto, pressione a tecla S por 2 a 3 segundos para armazenar a imagem. Para congelar a imagem e executar uma pré-análise, apenas pressione a tecla S.
4) Com a imagem congelada, para melhores visualizações, você pode fazer ajustes da escala de temperatura manual-mente ou através da tecla A,. Você também poderá execu-tar as funções de análise como inserção de pontos e Isoterma.
Para inserir os Pontos Móveis, entre no Menu Análise, selecione os Ponto 1 , Ponto 2, Ponto 3 ou Ponto Máx.
Para excluir os Pontos móveis, faça o mesmo caminho, desta vez selecionando REMOVER.
Capturando Imagens Com a Câmera InfraREM SC80
Analisando a Temperatura
Operação câmaras SC80 e PIT160
1) Ao localizar o objeto o qual deseja obter informações, você poderá ter o valor do ponto mais quente na imagem informado no canto superior direito da tela. Os pontos móveis funcionam independentes entre si, podendo ser acionados um de cada vez e suas funções de movimento e medição também. Para movimentar os pontos aleatoriamente, retorne ao menu ANALISE e selecione novamente o ponto que deseja movimentar. Note que no canto superior da tela, o valor medido por ele estará em destaque, mostrando para você que ele está acionado e pode ser movimentado usando as teclas direcionais. Se você não movimentá-lo mais, o valor na tela sairá do destaque e você terá as teclas direcionais livres para executar ajustes de nível e escala.
2) O ponto que busca a máxima ou mínima temperatura é o mesmo, podendo ser selecionada a função de máxima ou mínima temperatura no menu Configurar, sub-menu Análise, função Capturar Ponto. O ponto de máxima temperatura funciona dentro de uma área delimitada por você. Ao acionar o ponto de busca automática, surgirá na tela junto com a cruz, um quadrado aonde aparecerão os vértices dele somente. Aumente e diminua esta área com as combinações das teclas direcionais. No canto superior esquerdo você terá até 4 leituras.
Capturando Imagens Com a Câmera InfraREM SC80
Analisando a Temperatura
Operação câmaras SC80 e PIT160
1) Além de poder atrabalhar com os pontos, a InfraREM SC80 possui o recurso de alarme sonoro e visual. No mesmo menu que você alterou o ponto de máxima e mínima, você poderá definir a temperatura de alarme. Desta forma, quando o ponto de busca automática de máxima e mínima localizar na imagem algum ponto de aquecimento superior ao especificado, a InfraREM SC80 emitirá um aviso sonoro e visual na tela, aonde a temperatura do ponto ficará vermelho, evidenciando o aquecimento.
Neste menu você terá a temperatura de correção aonde você pode compensar a temperatura no conhecimento de desvio técnico.
Capturando Imagens Com a Câmera InfraREM SC80
Analisando a Temperatura
Capturando imagens com a câmera InfraREM SC80
Função Isoterma: Com esta função de medição você pode estabelecer uma faixa de temperatura que será evidenciada na imagem com uma cor diferente.
Para acioná-la siga os mesmos passos de acionamento dos pontos móveis.
A função isoterma funciona como uma faixa de temperatura e cores dentro da própria faixa de operação da câmera. Ao selecio-nar a função, note que uma cor extra (verde sólido) aparecerá na da escala de cores. Você pode aumentar e diminuir esta faixa.
Tendo em vista que a câmera distribui as cores conforme a distribuição térmica da imagem, você pode usar a isoterma para demonstrar visualmente pequenas diferenças de calor selecio-nando a máxima e a mínima nesta escala isotérmica.
A Infrarem possui as cores verde e vermelho para a escala Isotérmica, podendo ser selecionadas no menu Configurar, sub-menu Análise
Analisando a Temperatura
Fatores que influenciam nas leituras de temperatura com infravermelho:
A emissividade –Normalmente os termovisores possuem um ajuste de emissividade que varia de 0.1 a 1. Este ajuste pode alterar consideravelmente a leitura de temperatura. Um exemplo típico é a leitura de temperatura entre uma fase boa e outra com sobre-aquecimento. Quando usando uma emissividade de 0,95 a leitura poderia ficar em torno de 30°C, mas utilizando uma emissividade de 0,1 esta leitura seria de aproximadamente 150°C.
A Carga – De acordo com a NFPA 70B as inspeções em sistemas elétricos devem ser realizadas sempre que possível com os equipamentos operando em carga máxima e nunca com menos de 40% da carga para a qual ele foi projetado, exceto se ele sempre for trabalhar com carga leve. Caso a inspeção deva ser realizada com carga abaixo da máxima, a atenção deve ser maior, levando em conta pequenas alterações de temperatura que podem representar sérios problemas quando a carga aumentar.
O Vento – Em muitas situações, especialmente em inspeções externas, o vento pode influenciar nas leituras.
*
Fatores que influenciam nas leituras de temperatura com infravermelho:
Temperatura ambiente – Leituras obtidas em tempos frios não mostram a verdadeira severidade dos problemas encontrados, estas alterações se obtidas em um tempo quente, provavelmente serão muito maiores. É indicado ter cuidado nas inspeções tanto no inverno como no verão., sendo que em épocas mais quente do ano o ponto tenderá ter uma carga térmica maior absorvida.
Distância – Para medir a temperatura de um determinado componente, deve-se respeitar as especificações de IFOV (Sigla em inglês para campo de visão instantâneo) fornecidas pelo fabricante do termovisor. Esta especificação de-termina a distância máxima em que a temperatura de um ponto pode ser medida com exatidão.
Reflexos – evite sempre que possível os reflexos protegendo o objeto medido de fontes de alta temperatura e da luz solar. O reflexo pode ser interpretado pelo termovisor como um ponto quente, pois ele está refletindo o infravermelho que está recebendo.
*