Guião de Exploração

1
Roteiro de exploração didática do recurso educativo “estacoes_ano.mp4” Indicações para o professor Trata-se de um pequeno vídeo, não interativo, focando conceitos astronómicos que permitem explicar a ocorrência das estações do ano. A ausência de interatividade implica um reduzido envolvimento dos alunos na dinâmica da aula (hands-on), pelo que a elaboração de um roteiro de exploração é, neste caso, fundamental, para transformar a simples visualização do vídeo numa verdadeira atividade, pelo menos ao nível reflexivo (minds-on). Existe uma conceção errónea muito comum e persistente acerca da causa das estações do ano, que este recurso pode ajudar a debelar: “O Verão ocorre porque a Terra se encontra mais perto do Sol”. A atividade deveria desenvolver-se em várias fases 1 : 1. Contexto – em diálogo com os alunos, o professor relaciona o conteúdo a abordar com os conteúdos precedentes do mesmo tema. 2. Pré-requisitos – oralmente ou eventualmente por escrito, o professor interroga os alunos acerca de conhecimentos adquiridos anteriormente, considerados essenciais para a compreensão do novo conteúdo. 3. Conceções prévias - o professor averigua, por escrito, a existência de conceções prévias que o aluno poderá ter acerca do conteúdo a introduzir. 4. Observação do vídeo – os alunos visualizam o vídeo, podendo, eventualmente, haver pausas para reflexão inter pares acerca de passagens mais importantes. 5. Reflexão – os alunos respondem a questões acerca do conteúdo abordado e confrontam as suas respostas com aquelas que tinham dado na fase (3). O professor pode criar situações de conflito cognitivo, apresentando argumentos como a pequena excentricidade da órbita da Terra, diferentes estações do ano nos dois hemisférios e maior distância da Terra ao Sol quando é Verão no hemisfério Norte. 6. Explicação – segue-se uma síntese, em grande grupo, das conclusões dos alunos. Questões para os alunos I. Antes da observação do vídeo (fase 3) A) Que tipos de movimentos apresentam os planetas do Sistema Solar, como a Terra? Descreve esses movimentos por palavras tuas. B) A que se deve a sequência dos dias e noites? C) Por que razão a duração do dia não é sempre igual, durante todo o ano? D) A Terra enconta-se sempre à mesma distância do Sol? Justifica. E) Qual ou quais as causas das estações do ano? II. Após a observação do vídeo (fase 5) F) A que se deve a sequência dos dias e noites? G) Por que razão a duração do dia não é sempre igual, durante todo o ano? H) Qual ou quais as causas das estações do ano? 1 Adaptado do POE de Gunstone.

description

Guião de Exploração do material da Casa das Ciências "As Estações do Ano", disponível para download em: http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=37091082&Itemid=23

Transcript of Guião de Exploração

Page 1: Guião de Exploração

Roteiro de exploração didática do recurso educativo “estacoes_ano.mp4” Indicações para o professor Trata-se de um pequeno vídeo, não interativo, focando conceitos astronómicos que permitem explicar a ocorrência das estações do ano. A ausência de interatividade implica um reduzido envolvimento dos alunos na dinâmica da aula (hands-on), pelo que a elaboração de um roteiro de exploração é, neste caso, fundamental, para transformar a simples visualização do vídeo numa verdadeira atividade, pelo menos ao nível reflexivo (minds-on). Existe uma conceção errónea muito comum e persistente acerca da causa das estações do ano, que este recurso pode ajudar a debelar: “O Verão ocorre porque a Terra se encontra mais perto do Sol”. A atividade deveria desenvolver-se em várias fases1: 1. Contexto – em diálogo com os alunos, o professor relaciona o conteúdo a abordar com os conteúdos precedentes do mesmo tema. 2. Pré-requisitos – oralmente ou eventualmente por escrito, o professor interroga os alunos acerca de conhecimentos adquiridos anteriormente, considerados essenciais para a compreensão do novo conteúdo. 3. Conceções prévias - o professor averigua, por escrito, a existência de conceções prévias que o aluno poderá ter acerca do conteúdo a introduzir. 4. Observação do vídeo – os alunos visualizam o vídeo, podendo, eventualmente, haver pausas para reflexão inter pares acerca de passagens mais importantes. 5. Reflexão – os alunos respondem a questões acerca do conteúdo abordado e confrontam as suas respostas com aquelas que tinham dado na fase (3). O professor pode criar situações de conflito cognitivo, apresentando argumentos como a pequena excentricidade da órbita da Terra, diferentes estações do ano nos dois hemisférios e maior distância da Terra ao Sol quando é Verão no hemisfério Norte. 6. Explicação – segue-se uma síntese, em grande grupo, das conclusões dos alunos. Questões para os alunos I. Antes da observação do vídeo (fase 3)

A) Que tipos de movimentos apresentam os planetas do Sistema Solar, como a Terra? Descreve esses movimentos por palavras tuas.

B) A que se deve a sequência dos dias e noites? C) Por que razão a duração do dia não é sempre igual, durante todo o ano? D) A Terra enconta-se sempre à mesma distância do Sol? Justifica. E) Qual ou quais as causas das estações do ano?

II. Após a observação do vídeo (fase 5)

F) A que se deve a sequência dos dias e noites? G) Por que razão a duração do dia não é sempre igual, durante todo o ano? H) Qual ou quais as causas das estações do ano?

1 Adaptado do POE de Gunstone.