Guião projeto investigação

2
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO G UIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE UM P ROJETO DE INVESTIGAÇÃO T ODOS OS C ICLOS DE E NSINO Existem normas universais para a elaboração de um Projeto de Investigação. Essas normas não são rígidas, isto é, são adaptáveis de uma forma útil às características próprias de cada projeto. De uma maneira geral, as partes constituintes de um projeto de investigação são as seguintes: CAPA Escreve-se no topo o nome da instituição , com o logótipo da mesma, seguido, por baixo, do nome da disciplina e o ano letivo a que diz respeito. Título O título deve ser curto e preciso e destacar-se dos restantes elementos. Nome do(s) Autor(es) Por baixo do título, escreve(m)-se o(s) nome(s) do(s) autor(es), o ano, o n.º, a turma a que pertence(m) e o nome do Professor que orienta o projeto de investigação. ÍNDICE Faz-se automaticamente: selecionando, no Word, título 1, 2, 3… e, posteriormente clicar em referências, selecionar índice e introduzi-lo na página a seguir à capa. 1. RESUMO/ ABSTRACT Resumo do projeto de investigação, com o máximo de 150 palavras, em português e em inglês. 2. INTRODUÇÃO · Justifica-se o tema; . Expõe-se a organização do projeto de investigação; . Apresentam-se de modo muito sumário as metodologia utilizadas; . Explanam-se os objetivos do projeto. 3. CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA · Apresentação dos conceitos (teoria) associados ao tema do projeto, bem como de dados obtidos com outros projetos / estudos de âmbito nacional / internacional. 4. METODOLOGIA . Descrição de todo o procedimento realizado durante a investigação, incluindo, quando for o caso, a população utilizada, a amostra , os instrumentos de recolha de dados e a forma como estes foram tratados (tratamento de dados ). Por exemplo, quando se utiliza, na Escola, um inquérito para obter informação relativamente ao consumo de álcool: a população corresponde aos alunos da Escola, a amostra pode apenas equivaler a um grupo de alunos e o instrumento de recolha de dados é o próprio inquérito. O tratamento pode ser feito em Excel. 5. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS . Apresentam-se os resultados obtidos e relacionam-se com os conceitos/teoria da Contextualização Teórica. Por exemplo, se o tema for relativo ao consumo de álcool, podem comparar-se os resultados obtidos na Escola com outros estudos do género, realizados a nível nacional / internacional (cujos dados já deverão estar presentes em 3.) 6. CONCLUSÕES . Conclui-se o trabalho tendo em conta cada um dos objectivos propostos em 2; · Perspectivam-se novas investigações; · A última frase deve sintetizar todo o projeto. EB/S Vieira de Araújo História 2012/2013 A TOLERÂNCIA Rosa Pardal, N.º 17, 10.ºJ. Sob orientação do Professor Alberto Melro

description

Explica como se faz um trabalho de

Transcript of Guião projeto investigação

Page 1: Guião projeto investigação

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO

GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO TODOS OS C ICLOS DE ENSINO

Existem normas universais para a elaboração de um Projeto de Investigação. Essas normas não são rígidas, isto é, são adaptáveis de uma forma útil às características próprias de cada projeto.

De uma maneira geral, as partes constituintes de um projeto de investigação são as seguintes:

CAPA

Escreve-se no topo o nome da instituição, com o logótipo da mesma, seguido, por baixo, do nome da disciplina e o ano letivo a que diz respeito.

Título O título deve ser curto e preciso e destacar-se dos restantes elementos.

Nome do(s) Autor(es)

Por baixo do título, escreve(m)-se o(s) nome(s) do(s) autor(es), o ano, o n.º, a turma a que pertence(m) e o nome do Professor que orienta o projeto de investigação.

ÍNDICE Faz-se automaticamente: selecionando, no Word, título 1, 2, 3… e, posteriormente clicar em referências, selecionar índice e introduzi-lo na página a seguir à capa.

1. RESUMO/ ABSTRACT Resumo do projeto de investigação, com o máximo de 150 palavras, em português e em inglês.

2. INTRODUÇÃO

· Justifica-se o tema; . Expõe-se a organização do projeto de investigação; . Apresentam-se de modo muito sumário as metodologia utilizadas; . Explanam-se os objetivos do projeto.

3. CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA

· Apresentação dos conceitos (teoria) associados ao tema do projeto, bem como de dados obtidos com outros projetos / estudos de âmbito nacional / internacional.

4. METODOLOGIA

. Descrição de todo o procedimento realizado durante a investigação, incluindo, quando for o caso, a população utilizada, a amostra, os instrumentos de recolha de dados e a forma como estes foram tratados (tratamento de dados). Por exemplo, quando se utiliza, na Escola, um inquérito para obter informação relativamente ao consumo de álcool: a população corresponde aos alunos da Escola, a amostra pode apenas equivaler a um grupo de alunos e o instrumento de recolha de dados é o próprio inquérito. O tratamento pode ser feito em Excel.

5. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

. Apresentam-se os resultados obtidos e relacionam-se com os conceitos/teoria da Contextualização Teórica. Por exemplo, se o tema for relativo ao consumo de álcool, podem comparar-se os resultados obtidos na Escola com outros estudos do género, realizados a nível nacional / internacional (cujos dados já deverão estar presentes em 3.)

6. CONCLUSÕES . Conclui-se o trabalho tendo em conta cada um dos objectivos propostos em 2; · Perspectivam-se novas investigações; · A última frase deve sintetizar todo o projeto.

EB/S Vieira de Araújo

História

2012/2013

A TOLERÂNCIA

Rosa Pardal, N.º 17, 10.ºJ.

Sob orientação do Professor

Alberto Melro

Page 2: Guião projeto investigação

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A bibliografia é uma lista que contém os elementos descritivos dos documentos consultados de modo a permitir a sua identificação e posterior consulta. São, portanto, os livros, revistas, enciclopédias, coletâneas e páginas web utilizados.

Em anexo, encontras um documento ”ORIENTAÇÕES PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIA ”.

ANEXOS Contêm informações complementares ao trabalho realizado, devem ser referidos no trabalho, numerados (Anexo I,…), ter um título e ser incluídos no Índice.

OUTROS ASPETOS…

Não se deve descurar a redação do trabalho. Deve-se ter em conta os seguintes aspetos para a construção de um texto:

Clareza Escrito para ser compreendido pelos outros.

Concisão Dizer o máximo de informação, mas da forma objetiva.

Correção Escrito corretamente conforme as regras de concordância previstas.

Encadeamento As frases, os parágrafos, os capítulos devem ser sequenciadas de forma lógica e harmoniosa.

Originalidade Originalidade e apresentação de ideias próprias. (Atenção ao plágio – ver ”ORIENTAÇÕES PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIAS ”)

Fidelidade Respeitar o objeto de estudo, as fontes bibliográficas empregadas e o leitor.

Consistência Redigido na terceira pessoa do singular ou do plural do pretérito perfeito (ex. fez-se ou fizeram-se; teve-se ou tiveram-se).

Criatividade Criatividade não significa apenas fazer algo inovador, mas sobretudo apropriado ao contexto em que foi realizado o trabalho.

Estética Sóbrio e sem rasuras.

O projeto é impresso em papel A4, sendo o texto escrito em letra tipo Arial, tamanho 11 pt, a espaço 1,15. Os títulos e os subtítulos devem ser numerados, escritos em bold/negrito e com tamanho 12 e 11 pt, respetivamente.

As margens superior e inferior são de 2,5 cm. A margem interior é de 2,5 cm e a exterior de 2 cm.

As páginas são numeradas no rodapé. A paginação deve contemplar a contagem de todas as páginas do trabalho, embora os números só devam aparecer a partir da folha do índice inclusive.

As tabelas devem ser numeradas (Tabela I, II...), legendadas (citando a fonte), no topo. Devem estar incluídas no local adequado, e serem referidas ao longo do texto.

As figuras (gráficos, esquemas, fotografias, etc.) devem ser numeradas (Figuras 1, 2,..), legendadas (citando a fonte), abaixo da figura. Devem estar incluídas no local adequado, e serem referidas ao longo do texto.

O projeto deve ser impresso frente e verso.