GUIAS DE ACONSELHAMENTO · GUIAS DE ACONSELHAMENTO CRÉATIVE TECHNOLOGIE GUIA ... Não escolha um...

6
www.citroen.pt AMORTECEDORES BATERIA CLIMATIZAÇÃO ESCAPE ESCOVAS LIMPA-VIDROS FILTRO DE PARTÍCULAS FILTRO DE HABITÁCULO ILUMINAÇÃO KIT DE DISTRIBUIÇÃO LUBRIFICANTES PARA-BRISAS PEÇAS DE ORIGEM PEÇAS RENOVADAS PNEUS REVISÃO TRAVAGEM GUIAS DE ACONSELHAMENTO CRÉATIVE TECHNOLOGIE GUIA PNEUS PORQUÊ ABDICAR DA COMPETÊNCIA CITROËN?

Transcript of GUIAS DE ACONSELHAMENTO · GUIAS DE ACONSELHAMENTO CRÉATIVE TECHNOLOGIE GUIA ... Não escolha um...

Page 1: GUIAS DE ACONSELHAMENTO · GUIAS DE ACONSELHAMENTO CRÉATIVE TECHNOLOGIE GUIA ... Não escolha um pneu com código de velocidade ou índice de ... as rachas, os danos por impactos

www.citroen.pt

AMORTECEDORESBATERIACLIMATIZAÇÃOESCAPEESCOVAS LIMPA-VIDROSFILTRO DE PARTÍCULASFILTRO DE HABITÁCULOILUMINAÇÃOKIT DE DISTRIBUIÇÃO

LUBRIFICANTESPARA-BRISASPEÇAS DE ORIGEMPEÇAS RENOVADASPNEUSREVISÃOTRAVAGEM

GUIAS DE ACONSELHAMENTO

CRÉATIVE TECHNOLOGIE

GUIAPNEUS

PORQUÊ ABDICAR DA COMPETÊNCIA CITROËN?

Page 2: GUIAS DE ACONSELHAMENTO · GUIAS DE ACONSELHAMENTO CRÉATIVE TECHNOLOGIE GUIA ... Não escolha um pneu com código de velocidade ou índice de ... as rachas, os danos por impactos

Marcação “Tubeless”

Marcado FabricanteLargura do pneuSérie do pneuEstrutura: R (radial)Diâmetro da jante

Índice de carga

Índice de velocidadeDOT : data de produção

Denominação comercial

SABER LER A MARCAÇÃONUM PNEU

ESTRUTURA DO PNEU• Radial ou clássica.

DIMENSÕES DO PNEU (ex: 195/55/15)• 195 = secção (largura) do pneu.• 55 = relação altura/largura em % do pneu.• 15 = diâmetro da jante.

ÍNDICE DE CARGA• Carga máxima que o pneu pode transportar à velocidade

máxima (indicada pelo código de velocidade).

ÍNDICE DE VELOCIDADE• Velocidade máxima admitida para transportar a carga máxima

(indicada pelo índice de carga).

TUBELESS• Pneu sem câmara de ar.

INDICADOR DE DESGASTE• Zona onde se situa o avisador de desgaste, situada ao fundo

do piso, numa das ranhuras principais.

OS PNEUS: ELEMENTOS ESSENCIAIS DE SEGURANÇA

Os pneus constituem a única ligação entre o veículo e a estrada. A área de contacto com o solo corresponde aproximadamente à superfície de uma mão, é por isso, fundamental que mantenha os pneus sempre em bom estado.

COMO ESCOLHER OS SEUS PNEUS?

A dimensão, o índice de velocidade e o índice de carga são determinados pelo Construtor para proporcionar um máximo de segurança e de conforto de condução.

O índice de velocidade é um indicador de resistência que corres-ponde ao melhor compromisso desempenho/comportamento /velocidade.

Não escolha um pneu com código de velocidade ou índice de carga inferior aos homologados pelo Construtor, uma vez que pode alterar o comportamento de estrada do seu CITROËN. É perigoso e proibido por lei.

Page 3: GUIAS DE ACONSELHAMENTO · GUIAS DE ACONSELHAMENTO CRÉATIVE TECHNOLOGIE GUIA ... Não escolha um pneu com código de velocidade ou índice de ... as rachas, os danos por impactos

1. EFICIÊNCIA DE COMBUSTÍVEL

Classificado por categorias de A a G,este primeiro critério indica-lheo impacto dos seus pneusno consumo de combustível.

Assim, entre um pneu decategoria A e um de F, economizaaté 10% do seu orçamento anualde combustível.

2. ADERÊNCIA EM PISOMOLHADO

Principal indicador de segurança,este critério, também classificadode A a G, indica-lhe a influência dosseus pneus na distância de travagem.

Assim, entre um pneu A e um pneu F,a distância de travagem pode ter umadiferença de até 18 metros em pisomolhado (comparação entre doisveículos idênticos circulandoa 80 km/h).

3. O RUÍDO EXTERIORDE ROLAMENTO

Este último pictogramaindica-lhe em decibéis (dB) a intensidade do ruído de rodagem externa dos pneus.

Tenha em atenção que uma diferença de 3 decibéis (dB) entre dois tipos de pneus equivale à multiplicação por dois do volume sonoro ouvido numa estrada.

A ETIQUETA DE PNEUS EUROPEIA

A implementação de uma etiqueta Europeia na etiquetagem dos pneus tem como objetivo fornecer informações sobre:• Eficiência de combustível• Aderência em piso molhado• Ruído exterior de rolamento

Esta regulamentação permite-lhe escolher os seus pneus em função do seu desempenho ou ainda do seu impacto no ambiente.

Aplicada a 1 de novembro de 2012, esta etiqueta é obrigatória para todos os pneus vendidos na Europa a partir dessa data.

O QUE SIGNIFICA A ETIQUETA

Os 3 critérios presentes na etiqueta permitem-lhe avaliar a qualidade dos pneus.

ABCD

EFG

ABC DEFG

72 dB

B B

ABCD

EFG

ABC DEFG

72 dB

B B

ABCD

EFG

ABC DEFG

72 dB

B B

ABCD

EFG

ABC DEFG

72 dB

B B

1 2

3

Page 4: GUIAS DE ACONSELHAMENTO · GUIAS DE ACONSELHAMENTO CRÉATIVE TECHNOLOGIE GUIA ... Não escolha um pneu com código de velocidade ou índice de ... as rachas, os danos por impactos

POR QUE MOTIVO SE DESGASTAM OS PNEUS?

1. CONDUÇÃO O tempo e as condições de utilização (velocidade, estado das estradas, calor…) resultam numa degradação progressiva do relevo dos pneus.

2. PRESSÃO INCORRETA A degradação devido a uma pressão baixa ou excessiva dos pneus é irreversível e pode resultar numa destruição do pneu, com furos repentinos.

> O REFLEXO DA MANUTENÇÃO

Verifique regular e sistematicamente a pressão dos pneus antes de cada viagem longa. Não se esqueça da roda sobresselente.

3. EQUILIBRAGEM INCORRETA A equilibragem elimina as vibrações das rodas e dos pneus. Não proceder à equilibragem provoca um desconforto de condução e um desgaste prematuro.

4. ALINHAMENTO INCORRETO Uma regulação incorreta do paralelismo dá origem a um desgaste anormalmente rápido que pode perturbar gravementeo comportamento do veículo em estrada e provocar a deterioração da estrutura do pneu.

CONSEQUÊNCIAS DE UMA REGULAÇÃO INCORRETA DA GEOMETRIA DOS EIXOS

5. VÁLVULA COM DEFEITOA válvula deteriora-se devido à ação da força centrífuga.É um elemento que participa na estanqueidade do pneu e, consequentemente, na sua longevidade.

Page 5: GUIAS DE ACONSELHAMENTO · GUIAS DE ACONSELHAMENTO CRÉATIVE TECHNOLOGIE GUIA ... Não escolha um pneu com código de velocidade ou índice de ... as rachas, os danos por impactos

COMO DETETAR O DESGASTE DOS PNEUS?

1. ALTERAÇÃO DO PISODeformações locais, cortes, desgaste anormal, são razões suficientes para substituir com urgência os pneus. A profundidade mínima legal do piso é de 1,6 mm(espessura do avisador de desgaste). Constitui o critério de segurança a respeitar. Num solo molhado, com um pneu novo,a evacuação de água é total. Com um pneu com 1,6 mm de relevo, a água deixa de ser totalmente evacuada.

Os riscos de aquaplanagem e as distâncias de travagem aumentam.

2. ALTERAÇÃO DOS FLANCOS Os cortes, as rachas, os danos por impactos (buracos, passeios, etc…), o desgaste por fricção e todas as deformações anormaissão riscos importantes que contribuem para a deterioração dos pneus. As deteriorações no flanco do pneu não podem ser reparadas.

3. CONDUÇÃO DIFÍCIL Fortes vibrações, guinadas súbitas para a esquerda ou direita, podem ser sinais de uma regulação incorreta do paralelismo ou da equilibragem.

> O REFLEXO DA MANUTENÇÃO

Troque os pneus de eixo sem os mudar de lado, assim queestes apresentarem sinais de desgaste significativos. Contrariamente às ideias pré-concebidas, a alternância com o lado oposto não prolonga o tempo de vida dos seus pneus e apresenta graves riscos para a sua segurança.

COMPORTAMENTO EM SOLO MOLHADO A 110 KM/H

Pneu novo

Desgaste máximo legal: 1,6 mm

A REGULAMENTAÇÃO IMPEDE A MONTAGEM …

• De pneus de estruturas diferentes, excepto eventuais pneus sobresselentes de utilização temporária.

• De pneus de tipos diferentes no mesmo eixo, quer seja com rodas simples ou rodas duplas.

• De pneus com índices de velocidade ou de carga inferiores aos de origem.

ANTECIPE A INSPEÇÃO PERIÓDICA OBRIGATÓRIA Particularmente severo em termos de segurança, a IPO é exigente relativamente ao estado dos pneus e das jantes.Para evitar os inconvenientes de uma reinspeção, não hesite em solicitar o controlo dos pneus a um especialista CITROËN.Não se esqueça de que o estado dos seus pneus afeta a segurança do seu veículo e a dos seus passageiros.

Page 6: GUIAS DE ACONSELHAMENTO · GUIAS DE ACONSELHAMENTO CRÉATIVE TECHNOLOGIE GUIA ... Não escolha um pneu com código de velocidade ou índice de ... as rachas, os danos por impactos

A CITROËN ACONSELHA

• Verifique regularmente a pressão dos seus pneus. Uma ligeira perda de pressão associada à difusão natural de ar através dos componentes é normal. Da mesma forma, as temperaturas do inverno fazem baixar a pressão dos pneus. Aumente 0,2 bar o enchimento para compensar os efeitos do frio.

• Verifique sempre a pressão dos seus pneus a frio. Caso contrário, adicione 0,3 bars à pressão aconselhada.

• Verifique que a válvula possui sempre a respetiva tampa, uma vez que este contribui para a estanqueidade. Substitua a válvula em cada substituição dos pneus. É mais seguro.

• Monte pneus novos na traseira se substituir apenas 2 pneus (para as trações à frente): obterá uma melhor aderência nas curvas e uma melhor estabilidade em travagem.

• Com neve ou gelo, substitua os seus 4 pneus de verão por 4 pneus de inverno e conseguirá, assim, aumentar a motricidade, diminuindo as distâncias de travagem e conservando um melhor controlo do veículo.

*Para mais informações, consulte a página www.psa-peugeot-citroen.com

A CITROËN AGE A FAVOR DO AMBIENTEComo construtor responsável, a CITROËN está ativamente envolvida no tratamento dos produtos poluentes*.

Desde o momento de conceção dos veículos até ao tratamento das peças usadas, a CITROËN compromete-se, em conjuntocom a sua rede, a aplicar uma ação vigilante em cada etapa do ciclo de vida do veículo*.

A CITROËN participa, igualmente,nos procedimentos de recolha e de valorização de pneus usados.

A SEGURANÇA DAS SUAS PEÇASCITROËN Para si, a CITROËN seleciona os seus pneus nos fabricantes de maior reputação internacional. Testados de forma rigorosa para uma maior fiabilidade e perfeita adaptação ao seu CITROËN, os pneus de origem apresentam qualidades técnicas e garantias de segurança notáveis. Em caso de substituição, o ideal é solicitar a montagem de pneus idênticos aos pneus de origem. O seu Ponto de Venda CITROËN dispõe de uma ampla seleção de pneus, solicite aconselhamento para escolher os que melhor se adaptam ao seu CITROËN.

Para sua segurança, abaixo de 7 °C a CITROËN aconselha a utilização de pneus de inverno. Para mais informações sobre os pneus de inverno, solicite aconselhamento ao seu especialista CITROËN.

GUIDEPNEUS HIVER

POURQUOI VOUS PRIVER DE L’EXPERTISE CITROËN ?