Handebol

15
HANDEBOL Leonardo Delgado

description

Auls de Handebol

Transcript of Handebol

Page 1: Handebol

HANDEBOL

Leonardo Delgado

Page 2: Handebol

HISTÓRICO

Sua origem é atribuída ao Supervisor de Educação Física Alemão, HOLGER NIELSEN, adaptou o "Haanbold-Spiel" (Jogo de Handebol) para ser jogado em quadras, na cidade de Ortrup em 1848, remodelando as regras e método como o jogo deveria ser praticado. Na mesma época os tchecos conheciam um jogo semelhante denominado “Hazena”. Fala-se também de um jogo similar na Irlanda, e no “Sallon”, do uruguaio Gualberto Valetta.

Todavia, forma os alemães que desenvolveram o esporte, como se joga hoje e finalizaram as regras em 1897, onde atualmente é baseado o Handebol de Quadra (Indoor) e o Handebol Olímpico. Era uma forma de 7 jogadores por time, em uma quadra pouco maior do que a de Basquete, com gols de Futebol de 2m de altura por 2,5m de comprimento.

Page 3: Handebol

HANDEBOL NO BRASIL

Em nosso país, o handebol como modalidade de campo, foi introduzido em São Paulo por imigrantes, principalmente da colônia alemã, no início da década de 30, tendo a Federação Paulista sido fundada em 1940 realizando competições desde então. Atualmente só os campeonatos da modalidade de salão vem sendo disputada. Foi em São Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de fevereiro de 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu 1 ° Presidenta Otto Schemelling.

O Handebol de Salão somente foi oficializado em 1954 quando a Federação Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol que foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal (40x20m e balizas com caibros de madeira 3x2m).Este Handebol praticado com 7 jogadores e em um espaço menor agradou de tal maneira que a Confederação Brasileira de Desportos - CBD que, criou um departamento de Handebol possibilitando assim a organização de torneios e campeonatos brasileiros nas várias categorias masculina e feminina.

Page 4: Handebol

HANDEBOL NO MARANHÃO

A história do handebol no Maranhão se inicia em 1968, com o primeiro curso de handebol, ministrado pelo professor paulista Nelson Gomes da Silva. Em 1971, a capital maranhense realizou o 1° torneio inter-colegial do maranhão no gênero feminino, o torneio reuniu equipes de alguns municípios maranhenses, e foi vencido por Guimarães.

Em 1975, o maranhense Sebastião Rubens Sobrinho Pereira (Tião), é considerado o melhor atleta na categoria juvenil brasileiro no II campeonato brasileiro de handebol juvenil masculino realizado na cidade de São Paulo. No mesmo ano o handebol maranhense bate recorde de colégios inscritos nos jogos estudantis maranhenses (JEM’s), passando a ser a modalidade com maior quantidade de partidas disputadas historicamente naquele evento.

Em 1976 Tião é convocado para seleção Brasileira, sendo apelidado de a “Maravilha Negra” Maranhense, único título do Estado conquistado até hoje na categoria adulta. No mesmo ano, ele foi escolhido o melhor atleta do Brasil. O maranhão torna-se campeão brasileiro juvenil masculino em 1979, após campanha excepcional, sem perder um único jogo, e vencer São Paulo por 22 x 12. Tião também jogou na França e após retornar a São Luís treinou em várias escolas da capital.

Page 5: Handebol

HANDEBOL NO MARANHÃO

Em uma das suas últimas entrevistas, o ex-jogador revelou um sonho, que não foi concretizado. “Antes de morrer quero deixar pelo menos uns 200 Tiãos no handebol maranhense”, afirmou, que sem apoio não pôde realizá-lo.

TIÃO morre na manhã do dia 9/11/2005 quarta-feira em São Luís, vítima de cirrose hepática. Internado há duas semanas no Socorrão I, não agüentou as infecções generalizadas e faleceu aos 48 anos de idade.

Page 6: Handebol

ELEMENTOS DO HANDEBOL

• Bola: baseado nela se organiza o jogo, é o objeto de disputa entre as equipes.

• Utilização do espaço: com suas três dimensões profundidade, largura e altura.

• O gol: elemento orientador do jogo.• As regras: que delimitam o âmbito de atuação, o

tempo, as maneiras de jogar.• Os companheiros: como elemento colaborador;• Os adversários: como elemento opositor.

Page 7: Handebol

A BOLA

De couro ou material sintético. Pesa de 425g a 475g e tem de 58 cm a 60 cm de circunferência para Homens e de 325g a 400g e tem 54 a 56 cm de circunferência para mulheres.

Page 8: Handebol

A Quadra

A quadra de jogo é um retângulo com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura e consiste de duas áreas de gol e uma área de jogo. Os lados maiores são chamados de linhas laterais e os lados menores são chamados linhas de gol (entre os postes da baliza) ou linhas de fundo (em ambos lados da baliza).

PRIMEIRA LINHA DEFENSIVA

SEGUNDA LINHA DEFENSIVA

TERCEIRA LINHA DEFENSIVA

Page 9: Handebol

SEGUNDA LINHA OFENSIVA

PRIMEIRA LINHA OFENSIVA

Page 10: Handebol

A QUADRA

Page 11: Handebol

POSIÇÕES DOS JOGADORES

– Goleiro

Defende o gol de uma determinada equipe, sendo o único que tem acesso livre à área defensiva. Pode, entre outras coisas, defender a bola com os pés e sair da área sem o domínio da bola.

– Armador

Normalmente é o jogador mais habilidoso, pelo qual quase todas as bolas passam. É o principal coordenador ofensivo e defensivo da equipe.  

– Meia ou CentralExistem dois meias num time de handebol: o meia direita e o meia esquerda. Posicionam-se entre os pontas e o armador, sendo fundamentais no engajamento e coordenação do ataque e na estrutura da defesa.  

– PontaO nome já diz. São atletas que jogam nas extremidades laterais da quadra. Num time existem dois pontas, um esquerdo e outro direito. Normalmente jogam bem abertos para atrair a atenção dos defensores, deixando o meio da área menos congestionado.

– Pivô

Joga infiltrado na defesa do adversário, fazendo bloqueios para os companheiros e recebendo bolas na linha dos 6 metros, em frente à área do goleiro adversário.

Page 12: Handebol

FUNDAMENTOS DO HANDEBOL

• Fundamentos de ataque:

• Fundamentos de defesa:

• Fundamentos de goleiro:

Page 13: Handebol

FUNDAMENTOS DE ATAQUE

• Drible• Passe com a bola, em contato com o solo,

saltando e correndo; • Recepção e antecipação, das bolas curtas e

distantes;• Lançar ao gol, de precisão, de potência, em salto e

em apoio com o solo • Deslocamentos, sem a bola, com a bola, fintas,

arrancando, em deslocamento associado com corrida, saltando e caindo, bote de bola;

• Domínio e manejo de bola;

Page 14: Handebol

FUNDAMENTOS DE DEFESA

• Posição de Base;

• Deslocamentos;

• Interceptações e Distribuição;

• Marcação;

• Uso do corpo;

• Deposição de bola

• Bloqueio

• Recuperação de rebote

Page 15: Handebol

FUNDAMENTOS DE GOLEIRO

• Posição de Base;

• Movimentos Específicos;

• Defesa de arremessos;

• Fintas dos goleiros