Hardware2

23
O primeiro componente de um sistema de computação é o HARDWARE(Ferragem), que corresponde à parte material, aos componentes físicos do sistema; é o computador propriamente dito. O hardware é composto por vários tipos de equipamento, caracterizados por sua participação no sistema como um todo. Uma divisão primária separa o hardware em SISTEMA CENTRAL E PERFIFÉRICOS. Tanto os periféricos como o sistema central são equipamentos eletrônicos ou elementos eletromecânicos. Conceitos básicos sobre Conceitos básicos sobre Hardware Hardware Hardware = é o equipamento.

description

aula dia 16/02/2013

Transcript of Hardware2

Page 1: Hardware2

O primeiro componente de um sistema de computação é o HARDWARE(Ferragem), que corresponde à parte material, aos componentes físicos do sistema; é o computador propriamente dito.

O hardware é composto por vários tipos de equipamento, caracterizados por sua participação no sistema como um todo. Uma divisão primária separa o hardware em SISTEMA CENTRAL E PERFIFÉRICOS. Tanto os periféricos como o sistema central são equipamentos eletrônicos ou elementos eletromecânicos.

Conceitos básicos sobre Conceitos básicos sobre HardwareHardware

Hardware = é o equipamento.

Page 2: Hardware2

Componentes básicos interno do Computador (Sistema Central)Computador (Sistema Central)

Computador

Memória

Processador

Placa Mãe

Disco Rígido HD

Page 3: Hardware2

MEMÓRIAMEMÓRIA

• Memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente.

• Basicamente existem 2 tipos de memórias:

Memória RAM (Volátil) e ROM (Não Volátil)

Page 4: Hardware2

Memória RAM- VolátilMemória RAM- Volátil

• A memória de trabalho de um computador é constituída por RAM (Random Access Memory), ou memória de acesso aleatório . Os módulos de memória são plaquetinhas onde os circuitos integrados já vem soldados, bastando ao usuário, somente encaixar esses módulos de memória na placa mãe do micro.

• É nesta memória que são carregados os programas em execução . Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Para evitar perdas de dados, é necessário salvar a informação para um suporte não volátil (por ex. disco rígido).

• Modelos de memória mais usadoModelos de memória mais usado:

Módulos de memória DIMM Módulos de memória DDR

Dica: A capacidade de uma memória é medida em MB 64/128/256/512 (Mega bytes) ou (Giga bytes) 1/2/4GB.

Page 5: Hardware2

MEMÓRIA ROM- não VolátilMEMÓRIA ROM- não Volátil

• A memória ROM ( Read - Only Memory) é um tipo de memória (chip semicondutor) que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. Em outras palavras, são memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente, é nela que está contida as rotinas que os computadores fazem, sempre que são inicializados. Outro programa que é inicializado pela Memória ROM é a BIOS.

Page 6: Hardware2

• A BIOS é a sigla para Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída) é o primeiro programa executado pelo computador ao ser inicializado. Sua função primária é preparar a máquina para que outros programas, que podem estar armazenados em diversos tipos de dispositivos (discos rígidos, disquetes, CDs, etc) possam ser executados. A BIOS é armazenada num chip ROM (Read-Only Memory, Memória de Somente Leitura) localizado na placa-mãe, chamado ROM BIOS.

MEMÓRIA ROM- não VolátilMEMÓRIA ROM- não Volátil

Page 7: Hardware2

PROCESSADORPROCESSADOR

• O processador é a parte mais fundamental para o funcionamento de um computador. Processadores são circuitos digitais que realizam operações como: cópia de dados, acesso a memórias e operações lógicas e matemáticas.

• Existem vários tipos de processados , o mais utilizado é o Microprocessador — São utilizados nos computadores pessoais, onde são chamadas de Unidade Central de Processamento (CPU) .

• Dica > O metódo de calculo no processador é feito em Ghz

Page 8: Hardware2

DISCO RIGIDO - HDDISCO RIGIDO - HD

• Disco rígido, ou conhecido como HD (do inglês Hard Disk) é a parte do computador onde são armazenadas as informações, ou seja, é a "memória permanente" propriamente dita (não confundir com "memória RAM"). Caracterizado como memória física, não-volátil, que é aquela na qual as informações não são perdidas quando o computador é desligado.

• Este sistema é necessário porque o conteúdo da memória RAM é apagado quando o computador é desligado. Desta forma, temos um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados da próxima vez em que o computador for ligado. O disco rígido é também chamado de memória de massa ou ainda de memória secundária.

• Quando o HD é instalado, por padrão ele é configurado e representado pela letra C no sistema.

Dica: A capacidade de um HD é medida em GB (Giga bytes) ,atualmente disponível no mercado para uso doméstico/comercial varia de 40 a 500 GB,

Page 9: Hardware2

Placa MãePlaca Mãe

• Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Na placa-mãe encontramos não só o processador, mas também a memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os conectores do barramento PCI e os chipset, que são os principais circuitos integrados da placa-mãe e são responsáveis pelas comunicações entre o processador e os demais componentes.

• A placa-mãe é responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, o processador, em fim, praticamente todos os dispositivos precisam ser ligados à placa-mãe para formar o computador.

Page 10: Hardware2

Placa MãePlaca Mãe

• On-board: como o próprio nome diz, o componente on-board vem diretamente conectado aos circuitos da placa mãe, funcionando em sincronia e usando capacidade do [processador e memória RAM quando se trata de vídeo, som, modem e rede. Tem como maior objetivo diminuir o preço das placas ou componentes, mas, em caso de defeito o dispositivo não será recuperável.

• Off-board: são os componentes ou circuitos que funcionam independentemente da placa mãe e por isso, são separados, tendo sua própria forma de trabalhar e não usando o processador, geralmente, quando vídeo, som, modem ou rede, o dipositivo é "ligado" a placa-mãe usando os slots de expansão pra isso, têm um preço mais elevado que os dispositivos on-board, sendo quase que totalmente o contrário em todos os aspectos do tipo on-board, ou seja, praticamente todo o processamento é realizado pelo próprio chipset encontrado na placa do dispositivo.

Page 11: Hardware2

3.1.4 Periféricos/dispositivos de Entrada e de Saída.

PERIFÉRICOS, INTERFACES e ACESSÓRIOS

Chamamos de Periféricos, Interfaces e Acessórios a todo equipamento utilizado pelo computador para se comunicar com seu usuário ou com outros computadores. O monitor, teclado, modem, fax, impressora, mouse, dentre outros, são periféricos de nosso computador, pois é através deles que ele se comunica.

Quando uma mensagem é exibida na tela de seu monitor, por exemplo, o computador está se comunicando com você. Por outro lado, quando digitamos algo no teclado, estamos nos comunicando com ele.

Page 12: Hardware2

3.1.4 Periféricos/dispositivos de Entrada e de Saída.

DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA DE DADOS

Esses Periféricos são classificados também de acordo com sua finalidade: se servem para entrar dados ou enviar dados para o usuário ou para o computador. Chamamos esses periféricos de Dispositivos de entrada e saída de dados, conforme esta disposição.

Aos periféricos usados para transmitirmos informações ao computador chamamos de Dispositivos de entrada de dados; aos periféricos usados para o computador se comunicar conosco enviando dados chamamos de Dispositivos de saída de dados; e aos que servem tanto para entrada quanto para saída de dados chamamos de Dispositivos de entrada e saída de dados.

Esses dispositivos de entrada e saída de dados são fundamentais para o correto funcionamento de nosso computador. Sem eles, de nada serviria nosso computador, pois não haveria meios de nos comunicarmos com ele.

Page 13: Hardware2

DISPOSITIVOS DE ENTRADA

Todo componente que faz parte do sistema e tem por finalidade efetuar a ENTRADA de dados no computador.

Exemplos:

teclado

mouse

joystick

scanner

TRACKBALL

Page 14: Hardware2

UNIDADE III NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES‑DISPOSITIVOS DE SAÍDA

Todo componente que faz parte do sistema e tem por finalidade efetuar a SAÍDA de dados.

Exemplos:

impressora

monitor de vídeo

DeskJet

Jato de Tinta

matricial

Page 15: Hardware2

UNIDADE III NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES‑DISPOSITIVOS DE ENTRADA / SAÍDA

Todo componente que faz parte do sistema e tem por finalidade efetuar tanto a ENTRADA como a SAÍDA de dados.

Exemplos:

floppy disk (disquete)

disco rígido (HD)

CD/RW ou DVD/RW

Pen drive

Page 16: Hardware2

UNIDADE III NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES‑

3.1.4 Periféricos/dispositivos de Entrada e de Saída.

UNIDADES DE ENTRADAUNIDADES DE ENTRADA

As unidades de entrada do computador, têm como função ler e transmitir dados. Os dispositivos de entrada são:

TECLADO: Para entrada de dados através da digitação. O teclado é dividido em 3 partes:

(1) teclado alfanumérico (semelhante ao de uma máquina de escrever),

(2) teclado numérico (semelhante à uma calculadora) e (3) teclado de controle (formado por um grupo de teclas,

que isoladamente ou em conjunto com outras teclas, executam comandos ou funções específicas, como as teclas <Shift>, <Ctrl>, <Alt>, entre outras...)

Page 17: Hardware2

UNIDADE III NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES‑

3.1.4 Periféricos/dispositivos de Entrada e de Saída.

UNIDADES DE ENTRADAUNIDADES DE ENTRADA

TECLADO:

Page 18: Hardware2

UNIDADE III NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES‑

3.1.4 Periféricos/dispositivos de Entrada e de Saída.

UNIDADE DE SAÍDA DE DADOS UNIDADE DE SAÍDA DE DADOS

Monitor de Vídeo:

O Monitor é o principal meio de exibição de dados.

São fabricados por tubos de emissão de raios catódicos, que criam feixes de elétrons que são disparados até a tela revestida de fósforo. A vibração destes feixes é que faz produzir as centenas de cores existentes em nosso monitor.

O número de cores disponível para exibição em um monitor depende de sua Placa de Vídeo e da quantidade de memória desta placa. Com ela você poderá ter monitores que exibam 16, 256 ou 16 milhões de cores.

Page 19: Hardware2

UNIDADE III NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES‑

3.1.4 Periféricos/dispositivos de Entrada e de Saída.

UNIDADE DE SAÍDA DE DADOS UNIDADE DE SAÍDA DE DADOS

Monitor de Vídeo:

O mesmo acontece com a resolução gráfica, ou o número de Pixels existente em seu monitor. Um Pixel (Picture Elements) é a menor resolução de cor ou ponto de luz que sua tela pode projetar. A depender de sua Placa de Vídeo, seu monitor pode também ser configurado para reduzir os pontos de emissão de luz, dando uma maior resolução de tela. Através de seu Sistema Operacional é possível esta resolução aumentar de 640 x 480 pixels, 800 x 600 e 1024 x 768 por tela e até mais... As Placas de Vídeo com alta resolução são imprescindíveis se você deseja trabalhar com programas que lidem com cores ou desenhos, e jogos que necessitem exibir muitas telas em tempo muito rápido.

Page 20: Hardware2

UNIDADE III NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES‑

3.1.4 Periféricos/dispositivos de Entrada e de Saída.

UNIDADE DE ENTRADA/SAÍDA DE DADOS UNIDADE DE ENTRADA/SAÍDA DE DADOS

Dispositivos de Armazenamento – CD-ROM:

São periféricos de leitura e gravação que permitem armazenar grandes quantidades de dados, utilizando uma tecnologia semelhante á dos CDs (Compact Disk – musicais).

Os sistemas a laser possuem duas vantagens:

Elevada capacidade de armazenar grande quantidade de dados (em torno de 700 MBytes)

Facilidade de transporte e a segurança na guarda das informações

Page 21: Hardware2

UNIDADE III NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES‑

3.1.4 Periféricos/dispositivos de Entrada e de Saída.

UNIDADE DE ENTRADA/SAÍDA DE DADOS UNIDADE DE ENTRADA/SAÍDA DE DADOS

Dispositivos de Armazenamento:

Os principais são: disquetes e discos rígidos, cujo processo de armazenamento é similar.

Todo disco deve ser formatado, antes de sua utilização.

A formatação consiste em criar um mapa, dividindo-o em trilhas (circulos concêntricos) e setores (fatias).

É exatamente o número de trilhas e setores que a capacidade de armazenamento do disco.

Page 22: Hardware2

UNIDADE III NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES‑

3.1.4 Periféricos/dispositivos de Entrada e de Saída.

DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA DE DADOS

DISPOSITIVO TIPO DE COMUNICAÇÃO DE DADOS

faxmodem entrada e saída de dados

monitor ou vídeo saída de dados

impressora saída de dados

teclado entrada de dados

scanner entrada de dados

mouse entrada de dados

microfone para multimídia entrada de dados

Page 23: Hardware2

Unidade de Capacidade

Periférico Unidade de Capacidade• HD GB (atualmente)• Disquete MB

• Memória RAM MB e GB• Fax-Modem KBPS• Impressora DPI

• CD-ROM MB• DVD-ROM GB• Processador MHZ (até 1000) acima: GHZ

Legenda:• MB = Mega-Bytes

• GB = Giga-Bytes• Kbps = Kilo Bits por segundo• DPI = Pontos por Polegada• MHZ = Mega Hertz• GHZ = Giga Hertz