Hebreus

7
Hebreus

Transcript of Hebreus

Page 1: Hebreus

Hebreus

Page 2: Hebreus

Introdução Hoje temos razoável conhecimento sobre os hebreus

graças à bíblia. No Antigo Testamento, há um relato dos principais acontecimentos políticos e religiosos desse povo.

Deve-se tomar cuidado ao interpretar as informações bíblicas, ela usa, muitas vezes, linguagem simbólica e os acontecimentos eram transmitidos oralmente de uma geração a outra.

O Antigo Testamento divide a história dos hebreus em três etapas distintas: Patriarcado, Juizado e Monarquia Teocrática.

Menorah – Candelabro de sete pontas.

Estrela de DaviBandeira de Israel

Page 3: Hebreus

Patriarcado Abraão - 1º patriarca ou chefe de clã. Habitava o sul da Mesopotâmia, em Ur.Os Hebreus eram nômades e se dedicavam à pecuária caprina. Depois de Abrãao, vieram Isaac e Jacó – Eles lideravam as tribos hebraicas,

hoje chamadas de Israel. Jacó deixou doze descendentes, que deram origem às doze tribos de Israel. Devido aos diversos conflitos contra vizinhos e as secas, muitos hebreus

acabaram abandonando a Palestina, dirigindo-se para o Egito – De início, foram bem tratados pelos hicsos (povo que invadiu o Egito), mas depois da expulsão dos hicsos, a vida tornou-se difícil e os hebreus foram escravizados por 400 anos.

Êxodo – Fuga do cativeiro egípcio sob a liderança de Moisés, o último patriarca.

Page 4: Hebreus

Juizado Hebreus chegam à Palestina, e sob a liderança de Josué

conquistam parte de Canaã. Viviam em clãs compostos pelos patriarcas, seus filhos,

mulheres e escravos – Essa divisão (em clãs e tribos) dificultava a luta contra os antigos habitantes da região, que resistiam à invasão dos israelitas.

Gedeão, Jefté e Sansão – Foram os juízes mais famosos, realizaram a união das doze tribos e lideraram a vitória contra os Cananeus (antigos moradores) pela terra.

Os juízes acumulavam funções militares e religiosas, mas não podem ser confundidos com reis, pois não tinham mandato vitalício e nem unificaram as tribos definitivamente.

Samuel, o último juíz, escolheu Saul como o primeiro rei.

As doze tribos

Page 5: Hebreus

Monarquia teocrática Saul unificou definitivamente as 12 tribos sob um governo centralizado. No governo de Saul os hebreus venceram muitas batalhas contra os Cananeus

(principalmente os filisteus), no entanto, os filisteus voltaram a atacar e derrotaram os hebreus na batalha de Gilboé, levando Saul a suicidar-se para não cair nãos mãos do inimigo.

Depois de derrotar o gigante filisteu Golias, Davi tornou-se o novo rei. Sob seu comando construíram Jerusalém (capital) e uma guarda foi organizada.

Salomão: Sucessor de Davi, foi um dos maiores reis de Israel. Desenvolveu o comércio e obtinha enormes lucros; Agora os pobres israelitas podiam construir um luxuoso templo, onde ficavam guardadas as Tábuas da Lei e o candelabro de sete braços.

Cisma (divisão): Com a morte de Salomão, as tribos foram divididas em duas. - Reino de Judá, com capital em Jerusalém: Era governada por Roboão.- Reino de Israel, com capital em Samaria: Era governada por Jeroboão.

Page 6: Hebreus

Posteriormente, Ciro toma a Babilônia e os hebreus voltam à Palestina, habitando o território que correspondia à antiga tribo de Judá – Por isso, passaram a ser chamados de Judeus.

Os judeus promoveram muitas rebeliões, a última destruiu Jerusalém, inclusive o templo.

Diáspora: Os Judeus foram obrigados a se dispersar pelo mundo.

Causa: Diferença entre as regiões.- Norte: Mais urbanizado e mercantil.- Sul: Mais agrícola e pastoril. Posteriormente, Israel foi anexada ao Império

Assírio e foram praticamente dizimados. Enquanto isso, Judá levou uma vida calma.

Com a queda do Império Assírio, esses territórios passaram a ser disputados pelo Egito e Babilônia. Judá alia-se a Babilônia e perdem a guerra, sendo escravizados por Nabucodonosor, no cativeiro babilônico.

Page 7: Hebreus

Sionismo: Movimento originado no século XIX, clamando o retorno dos judeus para a terra santa.

Depois da 2ª Guerra Mundial, o mundo ficou horrorizado com as atrocidades que o nazismo provocou a esse povo. Em 1947, a ONU aprovou o plano de partilha da Palestina, dividindo-a em dos Estados, um judeu e outro árabe.

Em 1948, o Estado de Israel foi oficialmente instituído. Isto gera guerras por território até hoje.

Religião: Monoteísta. Seu Deus (Jeová) não podia ser representado por estátuas e nem pronunciado. Segundo essa religião, Deus fez uma aliança com o povo de Israel, pela qual receberia proteção em troca de obediência aos Dez Mandamentos.

- Torá: Lei. Formada pelo Pentateuco, conjunto dos cincoprimeiros livros da bíblia escritos por Moisés.- Acreditam na vinda de um Messias, que restaurará o poder real de Davi e reunirá o povo eleito de Deus.