Hemograma Completo

2
HEMOGRAMA COMPLETO 1.Eritrograma Constitui o estudo da séria vermelha, revelando alguns tipos es patológicas do sistema eritropoético como eritrocitoses e anemias. 1.1 Contagem de hemácias na câmara de Neuauer Os métodos para contagem global das células sanguíneas consistem sangue, em proporção conhecida, com um líquido diluidor chamado Hae conservação das células em estudo. !." !osagem da hemog"oina #e"o m$todo da cianometemog"oina # o método de re$er%ncia para a dosagem de hemoglobina. &osam tod a sul$emoglobina. ( desvantagem reside na e'trema to'idade do cianet reagente )solução de &rab*in+, mas pode ser resolvida pela aquisição concentração mínima. 1.% !etermina&'o do hemat(crito #e"o m$todo do microhemat(crito Hematócrito é o volume de hem-cias e'presso como percentagem do v uma amostra de sangue total, ou se a, mililitros de hem-cias por dec 1.) *ndices hematim$tricos ndices hematológicos ou hematimétricos são determinados a partir global dos eritrócitos, ta'a de hemoglobina e determinação do hemató deverão ser padroni0ados pelo laboratório, $ornecendo1se sempre resu percentagem do normal. V.C.M – Volume corpuscular médio # o volume médio das hem-cias e'presso em $entolitros. 2epresen quociente de um determinado volume de hem-cias pelo n3mero de célula mesmo volume. H.C.M. – Hemoglobina corpuscular média: # o conte3do médio de hemoglob ina nas hem-cias e'presso em pic 2epresenta, portanto, o quociente de conte3do de hemoglobina em um d de hem-cias pelo n4 de células contidas no mesmo volume. C.H.C.M. – Concentração de hemoglobina corpuscular média: # a percentagem de hemoglobina em !55ml de hem-cias. %.Leucograma O leucograma corresponde a contagem global e especí$ica dos leu pela leucometria e pelo estudo quantitativo e qualitativo dos glóbulos brancos. quadro

description

Descrição de um hemograma completo

Transcript of Hemograma Completo

HEMOGRAMA COMPLETO

1.Eritrograma

Constitui o estudo da sria vermelha, revelando alguns tipos essenciais de alteraespatolgicas do sistema eritropotico como eritrocitoses e anemias.1.1 Contagem de hemcias na cmara de NeubauerOs mtodos para contagem global das clulas sanguneas consistem geralmente em diluir o sangue, em proporo conhecida, com um lquido diluidor chamado Hayem, permitindo a conservao das clulas em estudo.

1.2 Dosagem da hemoglobina pelo mtodo da cianometemoglobina

o mtodo de referncia para a dosagem de hemoglobina. Dosam todas as suas formas exceto a sulfemoglobina. A desvantagem reside na extrema toxidade do cianeto usado no preparo do reagente (soluo de Drabkin), mas pode ser resolvida pela aquisio j preparada, de concentrao mnima.

1.2 Determinao do hematcrito pelo mtodo do microhematcrito

Hematcrito o volume de hemcias expresso como percentagem do volume deuma amostra de sangue total, ou seja, mililitros de hemcias por decilitro de sangue.

1.3 ndices hematimtricosndices hematolgicos ou hematimtricos so determinados a partir da contagemglobal dos eritrcitos, taxa de hemoglobina e determinao do hematcrito. Tais elementos,devero ser padronizados pelo laboratrio, fornecendo-se sempre resultados na unidade depercentagem do normal.V.C.M Volume corpuscular mdio o volume mdio das hemcias expresso em fentolitros. Representa, portanto, oquociente de um determinado volume de hemcias pelo nmero de clulas contidas nomesmo volume.

H.C.M. Hemoglobina corpuscular mdia: o contedo mdio de hemoglob ina nas hemcias expresso em picogramas.Representa, portanto, o quociente de contedo de hemoglobina em um determinado volumede hemcias pelo n de clulas contidas no mesmo volume.

C.H.C.M. Concentrao de hemoglobina corpuscular mdia: a percentagem de hemoglobina em 100ml de hemcias.

2.LeucogramaO leucograma corresponde a contagem global e especfica dos leuccitos, representados pela leucometria e pelo estudo quantitativo e qualitativo dos glbulos brancos. O quadro leucocitrio que se apresentar aps ser concludo o exame hematolgico, permitir ao mdico tirar concluses diagnsticas e prognsticas importantes.

2.1 Forma Leucocitria Relativa

Determina a relao percentual entre as distintas variedades de leuccitos. Se, em 100 leuccitos contados no esfregao, 60 so neutrfilos, estes representam 60% do total de leuccitos.

2.2 Forma Leucocitria Absoluta

Fornece o nmero de cada tipo de leuccito por micro-litro de sangue.Considerando para o caso anterior que a contagem global de leuccitos foi de 8.000 pormicro- litro de sangue, uma relao pode ser estabelecida:- Em 100 leuccitos, 60 so neutrfilos. Em 8.000 leuccitos, 4.800 seroneutrfilos. Dessa forma, um micro-litro de sangue contm 4.800 neutrfilos.Para cada um dos tipos contados o mesmo raciocnio ser seguido, estabelecendo afrmula leucocitria relativa e absoluta para todas as variedades de leuccitos.