Hermi Down(2)

12
Down “A única síndrome é a do preconceito”

Transcript of Hermi Down(2)

Page 1: Hermi Down(2)

DownDown“A única síndrome

é a do preconceito”

“A única síndrome é a do

preconceito”

Page 2: Hermi Down(2)

O que é síndrome de down

A síndrome não é uma doença mas uma condição clínica causada por uma alteração genética. Todas as pessoas têm, dentro de cada célula, 23 pares de cromossomos estruturas que guardam o material genético.

As pessoas com Down têm uma trinca do cromossomo 21, em vez de um par. Elas têm características em comum, como os olhos puxados, a baixa estatura, a tendência obesidade e a facilidade em contrair as mais variadas infecções.

Page 3: Hermi Down(2)

• A síndrome de Down é uma ocorrência genética natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais. É a alteração genética mais comum, sendo registrada aproximadamente em 1 de cada 700 nascimentos. Não é uma doença e portanto as pessoas com síndrome de Down não são doentes. Não é correto dizer que uma pessoa sofre de, é vítima de, padece ou é acometida por síndrome de Down. O correto seria dizer que a pessoa tem ou nasceu com síndrome de Down. A síndrome de Down também não é contagiosa. Por motivos ainda desconhecidos, durante o desenvolvimento das células do embrião são formados 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente. O material genético em excesso altera o desenvolvimento regular da criança. Este material extra se encontra localizado no par de cromossomos 21, daí o outro nome pelo qual é conhecida, Trissomia do 21. Para confirmar o diagnóstico de síndrome de Down é necessário fazer um exame genético, chamado cariótipo.

Page 4: Hermi Down(2)

• No Brasil, essa é a maior causa de deficiência intelectual, e atinge cerca de 300 mil pessoas.Atualmente, uma em cada 650 crianças nascidas vivas, tem Síndrome de Down. Cerca de 80% das crianças down nascem de mulheres com menos de 35 anos devido à maternidade ser mais comum nessa faixa etária. No entanto, a incidência da síndrome em filhos de mulheres mais velhas é maior. De cada 400 bebês nascidos de mães com mais de 35 anos, um tem a alteração genética.

Page 5: Hermi Down(2)

• Dia 21 de março, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi escolhida pela Associação Down Syndrome International em alusão aos 3 cromossomos no par de número 21 (21/3), que as pessoas com síndrome de down possuem.

Page 6: Hermi Down(2)

• O preconceito começa dentro de casa, na cabeça dos próprios familiares.O maior problema é a desinformação.

• Muitos pais não aceitam a condição de seus filhos.

Page 7: Hermi Down(2)

Aprendendo com as Diferenças

• A pessoa com síndrome de Down é um benefício para todos, porque aponta e promove valores que fazem a sociedade mais digna de chamar-se humana.

• PENSE NISSO.

Page 8: Hermi Down(2)

Entrevista

• Quando você soube que seu filho tinha sindrome de down? E qual foi sua reação?

• Como você tem encarado a Síndrome de Down? E a deficiência física do bebê?

Page 9: Hermi Down(2)

• O que você tem feito para socializar o seu filho?

• Vocês já sofreram preconceito?

• E como é lidar com isso?

• Você tinha preconceitos antes em relação a crianças com Síndrome de Down?

Page 10: Hermi Down(2)

Síndrome de Down hoje Pessoas com síndrome de Down têm

apresentado avanços impressionantes e rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, se casando e até chegando à universidade. A melhor forma de combater o preconceito é através da informação e da inclusão de todas as pessoas, na família, na escola, no mercado de trabalho e na comunidade.

Page 11: Hermi Down(2)
Page 12: Hermi Down(2)

• Entrevista realizada na Fundação Perpétua Magalhães na cidade de Caucaia em junho de 2010.

• Recebemos o auxílio da assistente social Marta Menezes para a realização das entrevistas.

Equipe:Ana Virgínia

Deborah DayanneHermilaine Menezes

Michele Mesquita