Hgp35

4

Click here to load reader

Transcript of Hgp35

Page 1: Hgp35

HGP NOTÍCIAS!Novembro / 2008 São Paulo Edição 35

Publicação de todos os colaboradores do Hospital Geral de Pedreira - Associação Congregação de Santa Catarina

Destaque do mês:

Elô talento que vem de berçoPÁGINA 4

PÁGINA 3

Coral Brincar de Cantar solta a voz no “V HospCoral”

PÁGINA 2

Confi ra em Variedade uma deliciosa

receita de torta de limãoPÁGINA 4

HGP realiza “I Encontro Estratégico para o Futuro”“I Encontro Estratégico para o Futuro”

Page 2: Hgp35

2 HGP NOTÍCIAS!

No dia 30 de novembro celebramos o I Domingo do Advento, tempo de preparação para a chegada do Meni-no Jesus, que marca na Igreja o início do Ano Litúrgico.

Hoje, todos reclamam que o Natal já não tem mais o mesmo encanto, e com certeza isso vem do distanciamento que as pessoas vivem da religião. A “magia” que falta hoje vem da alegria de esperar o nascimento de Jesus, de encantar-se com um Deus que se fez semelhante a nós e nos lembra que também devemos olhar para nosso semelhante.

Não nos encantamos com o Natal porque já perdemos o encanto com verdadeiro motivo da festa. Encanto que podemos encontrar no poeta portu-guês Fernando Pessoa que mesmo não ligado ao cristianismo fala do Menino Deus com tamanha beleza no poema “ O guardador de rebanhos” que chega a descrevê-lo como “... uma criança bonita de riso natural”... nosso demais para fi ngir de segunda pessoa da Trindade”...

Os nossos natais só voltarão a ser “mágicos” quando o centro voltar a ser Jesus.Pe. Lírio - Capelania

“Benvindo” ou “bem-vindo”?“Bem-vindo a São Paulo”, “Seja bem-vindo a Guaratinguetá”. Quando

se chega a uma cidade, é comum vermos placas desse tipo. Mas há também aquelas que, em vez de “bem-vindo”, trazem “benvindo”. Perguntamo-nos então se uma forma vale pela outra, se é indiferente usar uma e outra. Vejamos uma letra do grupo Engenheiros do Havaí, chamada “Simples de coração”: (...) antes que eu saia pela tangente no giro do carrossel falta uma volta (pon-teiros parados): tudo dança em torno de ti volta voando... fi m da viagem:bem-vinda à vida real. A letra dá uma dica: “...fi m da viagem: bem-vinda à vida real...”. “Bem-vinda” é o feminino de “bem-vindo” e grafa-se com hífen também.

Os dicionários brasileiros dão “bem-vindo” com hífen quando o sentido é o de saudação. No entanto indicam que existe também a for-ma “Benvindo” (com “n” e sem hífen) como nome de pessoa: “Benvin-do” para homens e “Benvinda” para mulheres.

Fonte: www.tvcultura.com.br

D

P S

I Domingo do Advento

Diretora Geral:Irmã Penha

Diretor Executivo:Cid Pinheiro de Oliveira

Diretora Assistente:Harumi Okamoto Babá

Diretora de Desenvolvimento e Apoio:Patrícia de Toledo

HGP NOTÍCIAS!O HGP Notícias é uma publicação do Hospital Geral de Pedreira (HGP) – Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)R. João Francisco de Moura, 251 - Vila Campo Grande - São Paulo (SP) - CEP: 04455.170 - Tel: (11) [email protected]

Realização:Setor de Comunicação do HGP ([email protected])Jornalista Responsável e Fotos:Josefa Araújo (MTb: 42.470/SP)Arte: Marcelo RodriguesEditoração:Ergon Art (11) 2676-3211Tiragem:1300 exemplares

C

Coral do HGP é destaque no “V HospCoral”

O Coral Brincar de Cantar do HGP fez bonito no “V HospCoral” que aconteceu no dia 30 de outubro no Teatro Santa Catarina do Hospital de Santa Catarina (HSC). O encontro anual promove o intercâmbio entre os coros de hospitais de São Paulo. O repertório do HGP reuniu as canções: Resposta, Nunca Pare de Sonhar e Brincar de Viver.

O evento contou com a participação dos corais HCor, AACD, Oswaldo Cruz, InCor, Sindicato da Saúde de São Paulo, Hospital Universitário da USP, Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos, HGP e HSC. Cerca de 300 pessoas prestigiaram as apresentações.

VENHA FAZER PARTE DO CORAL BRINCAR DE CANTAR!Quem tiver interesse em desenvolver e aperfeiçoar seu talento musical

pode participar do Coral Brincar de Cantar, basta comparecer ao ensaio ge-ral, que acontece todas as quartas-feiras, às 16h30, no NEP. Dúvidas pelo ramal 5943 (Débora).

O coral é um dos Projetos de Humanização do HGP e ele se apresenta em eventos institucionais e datas comemorativas, como aniversário da insti-tuição, Dia de Santa Catarina de Alexandria, Natal, missas e outros, além de participar de apresentações externas.

Coralistas do HGP durante apresentação

AME Jardim dos Prados completa 7 anos de atividadeA comemoração de aniversário de 7 anos do Ambulatório Médico de

Especialidades Jardim dos Prados (AMEJP) contou com uma programação especial. Além da Missa em Ação de Graças, colaboradores, pacientes e a comunidade tiveram um dia diferente, com atividades que envolveram ofi -cinas de origami e jardinagem.

Page 3: Hgp35

HGP NOTÍCIAS! 3

teríamos alcançado esta meta determinada pela Diretoria.”

“Temos procurado através do compartilhamen-to dos nossos diferentes saberes, da pesquisa minu-ciosa, da observação acurada e, do distanciamento confortável da assistência, aprender aquilo que os mortos têm para nos ensinar e - mais importante -, transmitir estes conhecimentos ao corpo clínico do HGP. ‘Hic mortui vivos docent’- Aqui os mortos ensinam aos vivos”, fi naliza o presidente do CRO.

M C

Identifi car as necessidades das partes inte-ressadas para formular as estratégias do HGP e tornar real sua visão: “Ser reconhecido como o melhor Hospital público do Brasil até 2010”. Este foi o objetivo do “I Encontro Estratégico para o Futuro”, que aconteceu no dia 11 de novembro.

O evento contou com a presença das partes interessadas (stakeholder), ou seja, in-divíduo ou grupo com interesse comum no desempenho da organização e no ambiente em que opera, no caso do HGP: pacientes e acompanhantes, colaboradores, corpo técnico em formação, prestadores de serviço, comu-nidade, instituições visitantes, instituições de ensino, fornecedores, Rede Básica de Saúde, órgãos governamentais, organizações e enti-

“I Encontro Estratégico para o Futuro” defi ne prioridades

E M

Visando atender a resolução 114-05 do Con-selho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), a Comissão de Revisão de Óbitos (CRO) do HGP, tem como objetivo ana-lisar todos os óbitos, procedimentos e condutas profi ssionais realizadas, assim como a qualidade de informações dos atestados de óbitos e a morta-lidade perioperatória, ou seja, aquela que aconte-ce até sete dias após um procedimento cirúrgico.

Segundo o presidente do CRO, Dr. Marcelo

HGP tem 100% dos óbitos revisadosMoock, estas atividades representam um ins-trumento valioso para o controle da qualida-de dos serviços prestados no HGP, por meio do conhecimento das causas da morte, o que contribui para o aprimoramento da assistên-cia à saúde.

Nas reuniões que acontecem mensal-mente, todos os assuntos tratados pelos membros devem ser guardados em sigilo. “No fi nal de 2007 a Diretoria Técnica de-

terminou que a CRO analisasse todos os óbitos do HGP. Esta medida foi considerada benéfi -ca para o aumento da segurança e qualidade dos serviços presta-dos, assim como atender à exigência da ONA para a conquista da acredi-tação nível III. Hoje, todos os óbitos estão sendo analisados, encurtando assim, a distância que nos separa do nível III”, justifi ca Dr. Moock. “Agradeço ao trabalho de todos os comissários, SPP e NEP, sem o em-penho, dedicação e entusiasmo não

dades de classe, parceiros de negócio, Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) e o pró-prio HGP.

A próxima etapa será validar, com a Direção, as necessidades apontadas e inclui-las, se aplicá-veis, no Planejamento Estratégico. Posteriormen-te, por meio de campanhas e informativos, a Di-reção disseminará as deliberações tomadas.

“O evento atendeu minhas expectativas. Contamos com 54 participantes, que colabora-ram ativamente para que possamos alinhar os ob-jetivos do HGP. Esta foi a primeira vez que demos voz às partes interessadas, para que pudessem se manifestar e apontar quais atributos podem in-fl uenciar a qualidade dos nossos produtos e ser-viços e isso foi fundamental para fortalecer ainda mais a confi ança no Hospital”, avalia Allan Kern,

gerente da Qualidade. “Em nome da Direção do HGP agradeço a colaboração de todos os participantes no evento”, complementa.

“QUIZZ RECEITAS DA QUALIDADE” É UM SUCESSO

O sorteio de vários prêmios encerrou com chave de ouro a campanha de divul-gação da nova Identidade Organizacional e a Política Integrada de Gestão do HGP, uma das muitas ações que virão para somar o trabalho continuo desenvolvido na insti-tuição. Os contemplados na premiação fo-ram os colaboradores que participaram do

CRO durante reuniãoConheça quem são os membros do CRO Marcelo Moock (médico intensivista) - Presidente da ComissãoCristina Catalá (Enfermeira)Emerson Cunha (médico anestesiologista)Hésio Vicente Juliano (gerente médico), Luiz Claudio Dacca (médico auditor)Marisa Pascale Quintino (médica ginecologista)Orlando Elídio da Silva (médico coodenador)Paulo Jaziel Pittelli (médico cirurgião)Rose Saemi Kurihara (médica clínica)Raul Lamelas (médico pediatra) Mary Ane Ribeiro Leite - Secretária

“Quizz Receitas da Qualidade”. Entre os prêmios sorteados estavam: TV

29 polegadas, DVD, MP 4, eletrodomésticos, almoços com acompanhantes e muitos outros. Mais de 400 colaborares responderam correta-mente as perguntas.

O evento contou com o patrocínio da Cooperativa de Economia Mútuo dos Fun-cionários da Associação Congregação de Santa Catarina e do Espaço Gastronômico Ancona (Rua Guaraiúva, 542, Brooklin, telefone: 5505-4281), além da participação do grupo Amigos do Trabalhador e auditores internos que apoiaram o evento.

A colaboradora Marinez Luna ganhadora da TV. No destaque, sorteio do “Quizz da Qualidade”“I Encontro Estratégico para o Futuro”

Page 4: Hgp35

4 HGP NOTÍCIAS!

D MConheça o talento de Elô para o artesanato

P

E C

V

Bordar, pintar, confeccionar cartões, estes são alguns dos tantos talentos da assistente social, Antonia Eloizia Relva, mais conhecida como Elô, que está na instituição há quase oito anos.

Um dos momentos mais marcantes e destacado por ela é do tempo em que o hospital dava os primeiros passos. “Naquele tempo havia poucos funcionários, então, eu fazia um cartão de aniversário para cada um, com as suas características. Era muito legal ver a fe-licidade das pessoas quando ganhavam um cartão feito por mim”, relembra.

Além do talento para artesanato, Elô é conhecida pela dedicação na sua profi ssão. “Para tudo que a gente faz tem que ter muita vocação. O meu trabalho é muito difícil, pois não é fácil lidar com o outro, mas acima de

tudo é muito gratifi cante”.Com a chegada das festas

de fi m de ano, a dedicação agora é para a confecção de

guirlandas. “O tempo é pouco, mas adoro fazer guirlandas e presentear meus amigos”, fi naliza.

R

P D RH

Mande sua receita para o HGP Notícias!E-mail: comunicaçã[email protected]

Que tal aprender história com as moedas?

O Núcleo de Educação do Itaú Cultu-ral oferece sessões de manipulação do acervo de moedas do Itaú Numismática - Museu Herculano Pires. No local, os visitantes tomam contato com objetos ligados a diferentes contextos histó-ricos e culturais e refl etem sobre temas como colecionismo e patrimônio.

Os interessados devem dirigir-se ao balcão do atendimento educativo, lo-calizado no andar térreo do instituto, dez minutos antes do início da visita.

Manipulação de moedas: Sába-dos e feriados - 10h30 16h30 (dura-ção aproximada 90 minutos) - 8 pes-soas por visita (inscrições realizadas com dez minutos de antecedência, no balcão do atendimento educativo).

Torta verde de limão INGREDIENTES:4 ovos; 1/2 copo americano de óleo; 1 copo de iogurte natural; 1

pacote de gelatina de limão; 1 pacote de mistura para bolo de limão; 1 colher de sobremesa de fermento; 1 lata de leite condensado e 1 limão.

MODO DE PREPARO

Bata no liquidifi cador os ovos, o iogurte, óleo, gelatina e a mistura do bolo. Acrescente o fermento e misture bem. Asse em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar.

Cobertura: Coloque o leite moça em uma vasilha, esprema o suco de 1 limão e misture bem. Leve à geladeira e reserve. Retire o bolo do forno após assado, deixe esfriar, em seguida cubra o bolo com a cobertura.

Para enfeitar, coloque em cima da cobertura raspas de casca de limão a gosto. Muito bom para ser servido ge-lado como sobremesa

Colaboradores são benefi ciados com cursosO aprimoramento profi ssional é uma das prioridades no HGP, prova

disso, é o sucesso que vem sendo alçando pelos cursos on-line voltados para supervisores, gerentes e assistentes, e que estão acontecendo desde agosto.

Até outubro, foram realizados 17 cursos, entre eles, Administração de tempo, Gestão de Pessoas e de Projetos, entre outros. Aproximadamente 80 colaboradores já concluíram os cursos.

“Outro ponto positivo apontado desta ferramenta é a praticidade do uso do e-mail, que passou a ser mais usual entre os colaboradores, como a Pesquisa de Clima Organizacional e a Avaliação de Desempenho”, avalia a gerente de RH, Maria do Socorro Couto.

“Fiquei bastante empolgada com o conteúdo. Está sendo de grande valia para meu desenvolvimento pessoal e profi ssional”, opina a colaboradora Ma-ria Aparecida de Lima ao avaliar o curso de Gestão de Equipes.

Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é muito divertido. Basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números de 1 a 9, sem repetições na horizontal, vertical e quadrado. Boa diversão!

2 4

8

9

5 1

5

24

7

91

6

5

6

2

4

9

6 7

8

5 1

6 8 2

relembra.Além do talento para artesanato,

Elô é conhecida pela dedicação na sua profi ssão. “Para tudo que a gente faz tem que ter muita vocação. O meu trabalho é muito difícil, pois não é fácil lidar com o outro, mas acima de

tudo é muito gratifi cante”.Com a chegada das festas

de fi m de ano, a dedicação agora é para a confecção de

guirlandas. “O tempo é pouco, mas adoro fazer guirlandas e presentear meus amigos”, fi naliza.