HGP5 - Objectivos Para o Teste Sobre Formação de Portugal

3
1 Conteúdos a testar na ficha de avaliação – segundo indicação da Professora na aula de revisões para o teste de dia 28-04-2015 1) Referir a região onde se refugiaram os Cristãos: Refugiaram-se nas Astúrias, uma cadeia montanhosa no Norte da Península Ibérica. 2) Explicar o que foi a Reconquista Cristã: A reconquista cristã foi a recuperação dos territórios ocupados pelos mouros, na Península Ibérica, por parte dos cristãos. Foi um processo lento, de avanços e recuos, demorou oito séculos (800 anos). 3) Mencionar o local e o ano em que ocorreu a primeira vitória dos Cristãos: 722, Batalha de Covadonga, nas Astúrias, foi a primeira vitória dos Cristãos contra os mouros. 4) Indicar e justificar a região de Portugal onde se encontram mais vestígios da presença muçulmana: Encontram-se mais vestígios da presença muçulmana no Sul do pais, em especial no Alentejo e Algarve, pois a reconquista foi feita de Norte para Sul, e o Sul demorou mais tempo a ser reconquistado, tendo mais influência dos muçulmanos. 5) Identifica as duas grandes regiões da Península Ibérica no Século XI: As duas grandes regiões são: o Norte, de influência Cristã e o Sul, de influência muçulmana (Al- Andaluz). 6) Indicar os Reinos Cristãos da Península Ibérica: Reino de Leão, Reino de Castela, Reino de Navarra, Reino de Aragão e Condado de Catalunha. 7) Referir quem recebeu o Condado Portucalense e justificar: O Condado Portucalense foi dado para governar a D. Henrique, um cavaleiro da Borgonha, em compensação de feitos prestados na luta contra os mouros, em auxílio ao rei D. Afonso VI de Leão. D. Henrique casou também com D. Teresa, filha ilegítima do rei de Leão.

Transcript of HGP5 - Objectivos Para o Teste Sobre Formação de Portugal

Page 1: HGP5 - Objectivos Para o Teste Sobre Formação de Portugal

1  

Conteúdos a testar na ficha de avaliação – segundo indicação da Professora na aula de revisões para o teste de dia 28-04-2015

1) Referir a região onde se refugiaram os Cristãos:

Refugiaram-se nas Astúrias, uma cadeia montanhosa no Norte da Península Ibérica.

2) Explicar o que foi a Reconquista Cristã:

A reconquista cristã foi a recuperação dos territórios ocupados pelos mouros, na Península Ibérica, por parte dos cristãos. Foi um processo lento, de avanços e recuos, demorou oito séculos (800 anos).

3) Mencionar o local e o ano em que ocorreu a primeira vitória dos Cristãos:

722, Batalha de Covadonga, nas Astúrias, foi a primeira vitória dos Cristãos contra os mouros.

4) Indicar e justificar a região de Portugal onde se encontram mais vestígios da presença muçulmana:

Encontram-se mais vestígios da presença muçulmana no Sul do pais, em especial no Alentejo e Algarve, pois a reconquista foi feita de Norte para Sul, e o Sul demorou mais tempo a ser reconquistado, tendo mais influência dos muçulmanos.

5) Identifica as duas grandes regiões da Península Ibérica no Século XI:

As duas grandes regiões são: o Norte, de influência Cristã e o Sul, de influência muçulmana (Al- Andaluz).

6) Indicar os Reinos Cristãos da Península Ibérica:

Reino de Leão, Reino de Castela, Reino de Navarra, Reino de Aragão e Condado de Catalunha.

7) Referir quem recebeu o Condado Portucalense e justificar:

O Condado Portucalense foi dado para governar a D. Henrique, um cavaleiro da Borgonha, em compensação de feitos prestados na luta contra os mouros, em auxílio ao rei D. Afonso VI de Leão. D. Henrique casou também com D. Teresa, filha ilegítima do rei de Leão.

Page 2: HGP5 - Objectivos Para o Teste Sobre Formação de Portugal

2  

8) Mencionar em que ano se deu a batalha de S. Mamede e quais os seus intervenientes:

Em 1128 deu-se a batalha de S. Mamede que opôs D. Afonso Henriques à sua mãe D. Teresa, que foi afastada do governo do condado Portucalense.

9) Explicar o que foi o Tratado/Conferência de Zamora:

Em 1143 deu-se a Conferência de Zamora, onde o rei D. Afonso VII de Leão e Castela reconheceu o título de Rei a D. Afonso Henriques, seu primo.

10) Indicar o ano em que se deu a Batalha de Ourique e indicar quais os exércitos em confronto:

Em 1139 deu-se a batalha de Ourique, que opôs o exército de D. Afonso Henriques aos exércitos de cinco reis mouros, segundo reza a lenda.

11) Dizer a importância da conquista de Santarém e de Lisboa:

Com a conquista de Santarém e Lisboa por D. Afonso Henriques foi alcançado o domínio sobre a chamada “linha do Tejo”, pois o rio constituía uma barreira natural entre territórios que dificultava o avanço dos exércitos muçulmanos, permitindo um melhor controlo dos territórios já reconquistados pelos cristãos.

12) Descrever a máquina de guerra usada no cerco de Lisboa:

No cerco de Lisboa, em 1147, foi utilizada uma máquina de guerra, que contribuiu para o sucesso da reconquista. As máquinas de guerra eram torres móveis de cerca de 83 pés de altura, estas aproximavam-se das muralhas e tornavam mais fácil entrar na cidade cercada, levando os mouros a render-se ao ver que seriam mortos junto às muralhas.

13) Localizar no tempo a conquista definitiva do Algarve:

A conquista definitiva do Algarve deu-se em 1249, no reinado de D. Afonso III, com a conquista dos dois últimos redutos mouros Silves e Faro, no Algarve.

Page 3: HGP5 - Objectivos Para o Teste Sobre Formação de Portugal

3  

14) Indicar quem foi o primeiro rei a usar o título de Rei de Portugal e do Algarve:

D. Afonso III foi o primeiro rei a usar o título de Rei de Portugal e do Algarve, em 1249.

15) Saber qual foi o tratado que definiu as fronteiras de Portugal:

As fronteiras de Portugal ficaram definidas em 1297, no Tratado de Alcanises celebrado entre D. Dinis, rei de Portugal e D. Fernando, rei de Leão e Castela.