Hidráulica Aplicada -Equações Fundamentais de Escoamento

10
Equações fundamentais de escoamento PROFESSOR CLEBER ALBUQUERQUE

description

Equações Fundamentais de Escoamento

Transcript of Hidráulica Aplicada -Equações Fundamentais de Escoamento

Equações fundamentais de escoamentoPROFESSOR CLEBER ALBUQUERQUE

Tipo do regime de escoamento

Equação da continuidade

Equação de Bernoulli

Exercícios A água escoa pelo tubo cuja seção varia do ponto 1 para o ponto 2, de 100 cm² para 50 cm². em 1, a pressão é de 0,5kgf/cm² e a elevação 100, ao passo que, no ponto 2 a pressão é de 3,38kgf/cm² na elevação 70. calcular a vazão em litros por segundo

Exercícios De uma pequena barragem, parte uma canalização de 250mm de diâmetro, com poucos metros de extensão, havendo depois uma redução para 125mm: do tubo de 125mm, a água passa para a atmosfera sob a forma de jato. A vazão foi medida encontrando-se 105 litros por segundo. Calcular a pressão na seção inicial da tubulação de 250mm e altura da água H na barragem.

Exercícios Uma tubulação vertical de 150mm de diâmetro apresenta, em um pequeno trecho, uma seção contraída de 75mm, onde a pressão é de 1 atm. A 3 metros acima deste ponto, a pressão se eleva para 14,7 m.c.a.

Calcular a velocidade e a vazão.

Exercícios Em um canal de concreto, a profundidade é de 1,20m e as águas escoaram com uma velocidade média de 2,40m/s, até um certo ponto, onde devido a uma queda, a velocidade se eleva a 12m/s, reduzindo-se a profundidade a 0,60m. Desprezando as possíveis perdas por atrito, determinar a diferença de nível entre as duas partes do canal.

Exercícios Retirando-se o ar do sifão por algum meio mecânico ou estando a tubuação cheia, abrindo-se (C), pode-se estabelecer condições de escoamento de (A) para (C), por força da pressão atmosférica. Supondo a tubulação com diâmetro de 150mm, calcular a vazão e a pressão no ponto (B), admitindo que a perda de carga no trecho AB é 0,75m e no trecho BC é 1,25m.

Equação da quantidade de movimento