Hifalando Nº04

4
Hifa promove palestra sobre doação de sangue Presidente: Winston Roberto Machado Vice Presidente: José Clara da Silva Superintendente: Adm. Jailton Alves Pedroso Diretoria Clínica: Dr. Luiz Antonio dos Santos Diretoria Técnica: Dr. Mauro Sérgio Godinho Diretoria da Utin: Dr. Pedro Scarpi Melhorim Relações Institucionais: Regina Cely Leal Assessoria de Comunicação: Helena Valadão Design: Marcelo Lopes Mothé Endereço: Rua Coronel Guárdia, 62, Centro – CEP: 29.300-070 Cachoeiro de Itapemirim / ES - Telefone: (28) 2101-5656 Expediente O Hospital Infanl “Francis- co de Assis”, recebeu a enfer- meira supervisora do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, Cina Pimenta que ministrou uma palestra explicava sobre a doação de sangue. O objevo foi movar o público em geral, especial- mente os funcionários e ami- gos do Hospital Infanl a tor- narem-se doadores de sangue para o Hifa. A palestra abor- dou temas como a realidade da demanda de doadores de sangue, etapas do processo de doação e esclareceu mitos que em alguns casos, impedem as pessoas de fazerem suas do- ações. “No Brasil apenas 1% da população realiza doações periódicas. Se esse número su- bisse para dois, não precisaria- mos fazer campanhas pedindo doações“, disse a enfermeira Cina. Ao final a assistente so- cial do Hifa, Carolina Bas- ta apresentou a campanha de Doação de Sangue que o hospital estará promovendo com destaque para o dia D que será no próximo dia 04 de maio quando uma grande panfletagem explicava será feita pelos funcionários do Hifa nas ruas de nossa cidade. Além disso, Carolina e o setor de Comunicação e Markeng do hospital prepararam uma singela homenagem aos sete funcionários que doaram sangue para o Hifa abrindo a campanha. “Eles foram lá movidos pela solidariedade e pela simples vontade de fa- zer o bem, independente da campanha então nhamos que agradecer”, disse a asses- sora de comunicação do Hifa, Helena Valadão. São eles: Heroz Francisco (transporte), Larissa Calegari (compras), Suelen Rizo (segurança do trabalho), Elion Porcari Neto (almoxarifado), Gustavo Du- arte (faturamento), Roberto Correa (transporte) e Estêvão Galvão (rotavo).Encerrando a palestra, a enfermeira Cin- a realizou sorteio de brindes e distribuiu panfletos com as informações passadas duran- te sua explicação. O Banco de Sangue da Santa Casa de Cachoeiro atende ao Hospital Infanl. Em 2012, foram realizados 574 transfusões e apenas 22 comparecimentos de doado- res para o Hifa. Com a Cam- panha “Doação que salva vi- das”, que será permanente e não somente nos próximos meses, o Hospital Infanl es- pera aumentar o número de doadores pois agora, com todas as informações e escla- recimentos, os funcionários do Hifa atuaram como mul- plicadores e levarão para amigos e parentes as infor- mações sobre doação de san- gue. “Assim vamos envolver toda a Sociedade nesta ação tão sublime e de fundamen- tal importância para aqueles que necessitam.” Destacou Carolina.

description

HIFALANDO - HIFA

Transcript of Hifalando Nº04

Page 1: Hifalando Nº04

Hifa promove palestra sobre doação de sangue

Presidente: Winston Roberto MachadoVice Presidente: José Clara da SilvaSuperintendente: Adm. Jailton Alves PedrosoDiretoria Clínica: Dr. Luiz Antonio dos SantosDiretoria Técnica: Dr. Mauro Sérgio GodinhoDiretoria da Utin: Dr. Pedro Scarpi MelhorimRelações Institucionais: Regina Cely LealAssessoria de Comunicação: Helena ValadãoDesign: Marcelo Lopes MothéEndereço: Rua Coronel Guárdia, 62, Centro – CEP: 29.300-070Cachoeiro de Itapemirim / ES - Telefone: (28) 2101-5656

Expediente

O Hospital Infantil “Francis-co de Assis”, recebeu a enfer-meira supervisora do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, Cintia Pimenta que ministrou uma palestra explicativa sobre a doação de sangue. O objetivo foi motivar o público em geral, especial-mente os funcionários e ami-gos do Hospital Infantil a tor-narem-se doadores de sangue para o Hifa. A palestra abor-dou temas como a realidade da demanda de doadores de sangue, etapas do processo de doação e esclareceu mitos que em alguns casos, impedem as pessoas de fazerem suas do-ações. “No Brasil apenas 1% da população realiza doações periódicas. Se esse número su-bisse para dois, não precisaria-mos fazer campanhas pedindo doações“, disse a enfermeira Cintia.

Ao final a assistente so-cial do Hifa, Carolina Batis-ta apresentou a campanha de Doação de Sangue que o hospital estará promovendo com destaque para o dia D que será no próximo dia 04 de maio quando uma grande panfletagem explicativa será

feita pelos funcionários do Hifa nas ruas de nossa cidade. Além disso, Carolina e o setor de Comunicação e Marketing do hospital prepararam uma singela homenagem aos sete funcionários que doaram sangue para o Hifa abrindo a campanha. “Eles foram lá movidos pela solidariedade e pela simples vontade de fa-zer o bem, independente da campanha então tínhamos que agradecer”, disse a asses-sora de comunicação do Hifa, Helena Valadão. São eles: Heroz Francisco (transporte), Larissa Calegari (compras), Suelen Rizo (segurança do trabalho), Elion Porcari Neto

(almoxarifado), Gustavo Du-arte (faturamento), Roberto Correa (transporte) e Estêvão Galvão (rotativo).Encerrando a palestra, a enfermeira Cin-tia realizou sorteio de brindes e distribuiu panfletos com as informações passadas duran-te sua explicação. O Banco de Sangue da Santa Casa de Cachoeiro atende ao Hospital Infantil.

Em 2012, foram realizados 574 transfusões e apenas 22 comparecimentos de doado-res para o Hifa. Com a Cam-panha “Doação que salva vi-

das”, que será permanente e não somente nos próximos meses, o Hospital Infantil es-pera aumentar o número de doadores pois agora, com todas as informações e escla-recimentos, os funcionários do Hifa atuaram como mul-tiplicadores e levarão para amigos e parentes as infor-mações sobre doação de san-gue. “Assim vamos envolver toda a Sociedade nesta ação tão sublime e de fundamen-tal importância para aqueles que necessitam.” Destacou Carolina.

Page 2: Hifalando Nº04

“Tarde Animada” no Hifa

Alunos de fisioterapia da São Camilo promove-ram uma tarde animada com as crianças interna-das no Hifa. Era o último dia do estágio dos alunos no hospital, e juntamen-te ao professor Daniel Peixoto, visitaram fanta-siados, as três enferma-rias e os quartos, conver-sando e brincando com as crianças. Aproveitaram a oportunidade e distribuí-

ram alguns brinquedos. “Essas ações são impor-

tante, pois além de distrair a criança da rotina delica-da de hospital, divertem e assim, minimizam o tem-po de internação”, disse a assistente social Carolina Batista. O Hifa agradece a iniciativa dos alunos e es-pera poder ter contribuído para a transformação dos alunos em excelentes pro-fissionais.

170 latas de leite Nam. Esta foi a quantidade total arreca-dada com a 2ª edição da Fei-joada do Bem, uma promoção

do Buffet Dom Garcia em prol do Hospital Infantil “Francis-co de Assis”. O evento, que contou com a presença de di-

versas personalidades da so-ciedade cachoeirense, como o Prefeito Carlos Casteglione, o Deputado Federal Camilo

Cola e o Deputado Estadual Rodrigo Coelho, aconteceu no Restaurante Original, no último dia 21 de abril de 2013.

Pelo segundo ano conse-cutivo, alunos do turno da manhã e da tarde do curso Jovem Aprendiz do Sest/Senat arrecadaram cerca de 3.000 fraldas dentro do Projeto Páscoa Solidá-ria. As coordenadoras Carla Barros e Carla Souza recep-cionaram o vice-presidente do Hifa, José Clara da Silva, os conselheiros Jersilio Ci-priano e Eloiza Valadão, a

Relações Institucionais do Hifa, Regina Cely e a gerente de TI, Fabiana Casotti, para a entrega das fraldas que, em uma gincana interna, conse-guiram juntar em prol da instituição. O Vice-presi-dente e os conselheiros presentes agradeceram esta doação tão impor-tante para o Hospital In-fantil.

Hifa recebe doação de fraldas do Sest/Senat

2ª Edição da Feijoada do Bem

Page 3: Hifalando Nº04

ESPAÇO FAMÍLIA HIFA Por Patrícia AngeletiEnfermeira do SCIH

SCIH e HIFAConsidera-se INFECÇÃO

HOSPITALAR (IH) a infecção adquirida durante a hospi-talização e que não estava presente ou em período de incubação por ocasião da admissão do paciente. São diagnosticadas, em geral, A PARTIR DE 48 HORAS após a internação.

A IH pode ser atribuída às condições próprias do pa-ciente com dificuldade em conviver com as bactérias que lhe COLONIZAM A PELE E AS MUCOSAS, pois sua microbio-ta endógena é importante na aquisição desta infecção.

Por isso, nem sempre é pos-sível afirmar que o hospital ou

sua equipe tenha cometido um erro na assistência prestada ao paciente. Isso só ficará demons-trado se as NORMAS APROPRIA-DAS de tratamento não tiverem sido seguidas ou se a infecção resultou de desempenho in-compatível com os PADRÕES VIGENTES DA INSTITUIÇÃO.

O Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvi-das deliberada e sistematica-mente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.

Para a adequada execução do PCIH, os hospitais deverão cons-tituir Comissão de Controle de

Infecção Hospitalar (CCIH), ór-gão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de exe-cução das ações de controle de infecção hospitalar.

A CCIH deve ser composta por profissionais da área de saúde, de nível superior, formalmen-te designados. Os membros da CCIH serão de dois tipos: consul-tores e executores.

Os membros consultores se-rão representantes, dos seguin-tes serviços: serviço médico; serviço de enfermagem; servi-ço de farmácia; laboratório de microbiologia;

administração. Os membros executores da

CCIH representam o Serviço

de Controle de Infecção hospi-talar (SCIH) e, portanto, são encarregados da execução programada de controle de infecção hospitalar. Os mem-bros executores serão, médi-co, enfermeiro, técnicos de enfermagem e secretária, a depender da quantidade de leito os números de profis-sionais devem ser acrescidos.

Os membros executores do SCIH no Hospital Infantil são: Drª Patrícia Lovatti (infecto-logista), Enf. Patrícia Angeleti (pós graduanda em controle de infecção) e Michelle Vieira Belém Nunes (secretária).

O Hospital Infantil “Francisco de Assis”, através de seu depar-tamento de psicologia promo-ve, todas as quartas-feiras, o Projeto “Mente Tranquila”. Ide-alizado pela Dra. Daniela Perutti e executado com adequações e adaptações feitas pela psicó-loga do Hifa, a Dra. Marcela Baptista, o projeto consiste em reuniões que visam desenvolver um trabalho de humanização e acolhimento aos acompanhan-tes que lidam diretamente com o paciente internado.“O objetivo desse projeto é abrir espaço para escuta, fala, orien-

tação e reflexões e possibilita a discussão das questões trazi-das pelo grupo, além da troca de experiências, fortalecendo o tratamento e estimulando a participação ativa da família no processo de internação”, expli-ca a Dra. Marcela. Busca ainda uma melhora na integração en-tre o acompanhante e a equipe multidisciplinar, proporcionan-do momentos de descontração diante deste período delicado de suas vidas. O projeto “Men-te Tranquila” se reúne todas as quartas-feiras, às 16 horas no refeitório do Hifa.

Vacinação no Hifa Aproveitando a campanha nacional de vacinação contra gripe, que acontece entre os dias 15 e 26 de abril, o Hospi-tal Infantil “Francisco de Assis” promoveu imunização da do-ença a todos os seus funcioná-rios nas dependências de sua unidade hospitalar nos dias 15 e 16 de abril.

A vacina contra gripe todo ano é distribuída gratuitamen-te para indivíduos com idade acima de 60 anos, indígenas, portadores de doenças crôni-cas, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, e profissionais da saúde (os que trabalham em prontos-socor-ros, UTIs, hospitais, vigilância epidemiológica, e de atenção básica – inclusive funcionários

da limpeza, recepcionistas, motoristas, maqueiros, etc.).

Pessoas que não se encai-xam nas categorias listadas acima também podem se va-cinar, mas para isso devem pagar pela vacina, obtida nas redes particulares de saúde – já que não pertencem ao grupo mais suscetível a de-senvolver complicações des-sa doença.

A enfermeira responsável pelo SCIH do Hifa, Patrícia Angeleti, lembra que “me-didas básicas, como sempre lavar as mãos, evitar aglo-merações, não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoais com pessoas que apresentem sintomas da gri-pe são altamente eficazes.”

Projeto “Mente Tranquila”

Page 4: Hifalando Nº04