Histologia

26
TECIDO CONJUNTIVO PROFESSOR: DANIEL CHRISTIANO

description

Todos os créditos ao Professor Daniel Christiano

Transcript of Histologia

Page 1: Histologia

TECIDO CONJUNTIVO

PROFESSOR: DANIEL CHRISTIANO

Page 2: Histologia

CARACTERÍSTICAS GERAIS

- Está distribuído amplamente pelo nosso corpo;- Apresenta vários tipos de células;- Apresenta grande quantidade de substância

intercelular (matriz), que preenche espaço entre as células e as fibras;

- Funções: preenchimento, sustentação, transporte, armazenamento de gordura e defesa;

- Apresenta vasos sangüíneos, linfáticos e nervos.

Page 3: Histologia

MATRIZ EXTRACELULAR

A matriz extracelular, composta por substância fundamental e fibras, resiste à força de compressão e tração. É uma barreira à penetração de microorganismos e é um veículo para a passagem pelas células, de moléculas hidrossolúveis e íons.

Page 4: Histologia

SUBSTÂNCIA FUNDAMENTAL

É um material hidratado, amorfo, composto por carboidratos e proteínas.

Page 5: Histologia

FIBRAS DO TECIDO CONJUNTIVO

• As fibras colágenas são constituídas pela proteína colágeno.

• As fibras reticulares são formadas por colágeno e por glicídios.

• As fibras elásticas são mais finas que as fibras colágenas.Seu componente principal é a elastina, que é mais resistente que o colágeno.

Page 6: Histologia
Page 7: Histologia

ORIGEM DAS CÉLULAS DOS T.C.

As células dos tecidos conjuntivos podem se originar a partir das células totipotentes da medula óssea vermelha ou a partir de células mesenquimatosas indiferenciadas.

Page 8: Histologia

CÉLULAS PRESENTES NO TECIDO CONJUNTIVO FROUXO

Page 9: Histologia

FIBROBLASTOS

Células alongadas e ativas com muitas ramificações, responsáveis pela formação das fibras de colágeno e elastina, apresentam núcleo ovóide relativamente grande.

Page 10: Histologia

FIBRÓCITOS

São células menores, menos ativas e com menos ramificações, apresentam núcleo menor, fusiforme e mais escuro.

Estas células podem diferenciar-se em células adiposas, condrócitos (durante a formação de fibrocartilagem), e osteoblastos (em condições patológicas). Em processos de cicatrização, pode haver transformação de fibrócitos em fibroblastos.

Page 11: Histologia
Page 12: Histologia

MACRÓFAGOS

São células grandes de formato irregular, com núcleo em forma de rim. Importantes nos mecanismos de defesa. O citoplasma apresenta muitos lisossomos. São originados dos monócitos, que atravessam a parede das vênulas e capilares, penetrando no tecido conjuntivo, sendo assim.

Page 13: Histologia
Page 14: Histologia

MASTÓCITOS

Rica em grânulos que contêm heparina (um anticoagulante) e histamina. Participa da inflamação e tem um papel central na alergia.

Page 15: Histologia

PERICITOSEstão localizados ao lado externo da parede dos capilares e das pequenas vênulas, onde parecem circundá-los. Estas células também contêm tropomiosina, isomiosina e proteína quinase, todas relacionadas com o processo de contração que regula o fluxo de sangue pelos capilares. Além, disso, depois de lesões, os pericitos podem diferenciar-se tornando-se células musculares lisas e células endoteliais das paredes de arteríolas e de vênulas.

Page 16: Histologia
Page 17: Histologia

CÉLULAS TRANSITÓRIAS

PLASMÓCITOS

São originados do linfócito B. São os principais produtores de anticorpos, participando dos processos de defesa do corpo. Pouco numerosos, exceto em locais sujeitos à penetração de bactérias e proteínas estranhas, aparecem em grande quantidade nas inflamações crônicas. Tempo de vida relativamente curto, 2 a 3 semanas.

Page 18: Histologia
Page 19: Histologia

LEUCÓCITOS OU GLÓBULOS BRANCOS

Os leucócitos mais freqüentes no tecido conjuntivo, são os neutrófilos, eosinófilos e os linfócitos. Somente os linfócitos retornam ao sangue, as demais células permanecem por um certo período e depois morrem.

Page 20: Histologia
Page 21: Histologia

T. C. PROPRIAMENTE DITO

FROXO

DENSO MODELADO OU TENDINOSO

NÃO MODELADO OU FIBROSO

T. C. ESPECIAISADIPOSO

CARTILAGINOSO

ÓSSEO

HEMATOPOÉTICO (SANGUE)

T.C EMBRIONÁRIOS MESENQUIMATOSO

MUCOSO

Page 22: Histologia

TECIDO CONJUNTIVO FROUXO

Preenche espaços não ocupados por outros tecidos, apóia e nutre células epiteliais e desempenha papel importante no isolamento de infecções e nos processos de cicatrização.

Page 23: Histologia

TECIDO CONJUNTIVO DENSO

  Formado pelos mesmos elementos que o tecido frouxo, mas com predominância de fibras colágenas. E pode ser classificado em não-modelado ou fibroso e modelado ou tendinoso.

Page 24: Histologia

NÃO-MODELADO OU FIBROSO

Fibras colágenas dispostas em feixes sem orientação determinada. Ocorrem na cápsulas que envolvem alguns órgãos, o periósteo (osso) e o pericôndrio (cartilagem).

Page 25: Histologia

MODELADO OU TENDINOSO

  Fibras colágenas dispostas em feixes paralelos e compactos, determinando estruturas resistentes à tensão. Ocorrem nos tendões e nos ligamentos.

Page 26: Histologia

TECIDO ELÁSTICO DENSO MODELADO

  Rico em fibras elásticas confere ao tecido elástico sua cor amarela típica e uma grande elasticidade. Encontra do nos ligamentos amarelos da coluna vertebral, na parede de grandes artérias, nas cordas vocais e emvorgãos ocos.