História 46 a 60 Filosofia 61 a 67 Sociologia 68 a 75 · ... os cientistas estabeleceram um...

19
BLOCO I Disciplinas Questões Biologia 01 a 15 Física 16 a 30 Química 31 a 45 História 46 a 60 Filosofia 61 a 67 Sociologia 68 a 75 Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta. Confira se este CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade de questões especificadas acima e se estão na ordem. Caso esteja incompleto peça ao aplicador da sala substituí-lo. Verifique, no CARTÃO-RESPOSTA, se os seus dados estão registrados corretamente. Caso haja alguma divergência, comunique-a imediatamente ao aplicador da sala. Após a conferência, assine seu nome no espaço apropriado do seu CARTÃO-RESPOSTA. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA. Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados; Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência; Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta. Aluno(a): ____________________________________________________________ INSTRUÇÕES: Data: 13/02/2015 Horário: 14h30 às 18h30 Nº de questões: 75 3º Ano Ensino Médio

Transcript of História 46 a 60 Filosofia 61 a 67 Sociologia 68 a 75 · ... os cientistas estabeleceram um...

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 1/19 Data: 13/02/2015

BLOCO I

Disciplinas Questões

Biologia 01 a 15

Física 16 a 30

Química 31 a 45

História 46 a 60

Filosofia 61 a 67

Sociologia 68 a 75

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você

receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão

sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES: Maneira correta de

preenchimento do cartão-

resposta:

Maneira errada de

preenchimento do cartão-

resposta:

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno

contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se este CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade de questões especificadas acima e se estão na ordem. Caso esteja

incompleto peça ao aplicador da sala substituí-lo.

Verifique, no CARTÃO-RESPOSTA, se os seus dados estão registrados

corretamente. Caso haja alguma divergência, comunique-a imediatamente ao aplicador da sala.

Após a conferência, assine seu nome no espaço apropriado do seu

CARTÃO-RESPOSTA.

A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as

marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de

aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES:

Data: 13/02/2015

Horário: 14h30 às 18h30

Nº de questões: 75

3º Ano – Ensino Médio

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 2/19 Data: 13/02/2015

BIOLOGIA – Pofos

. Mário e Leandro

01. A teoria da endossimbiose, relacionada à evolução eucariótica, baseia-se em várias evidências.

Com relação a essa teoria, considere as afirmações abaixo.

I. As membranas duplas das mitocôndrias e dos cloroplastos corroboram a teoria endossimbiótica.

II. Os procariontes que dão origem às organelas mantêm o seu DNA intacto.

III. Um procarionte fotossintetizador pequeno, englobado por um procarionte maior, pode contribuir com monossacarídeos e receber proteção.

Quais estão corretas?

a) Apenas I. d) Apenas II e III.

b) Apenas II. e) I, II e III.

c) Apenas I e III.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

A Grande Fonte Prismática descarrega uma média de 2548 litros de água por minuto, é a maior de Yellowstone, com 90 metros de largura e 50 metros de profundidade, e funciona como muitos dos recursos hidrotermais do parque. A água subterrânea profunda é aquecida pelo magma e sobe à superfície sem ter depósitos minerais como obstáculos. À medida que atinge o topo, a água se resfria e afunda, sendo substituída por água mais quente vinda do fundo, em um ciclo continuo. A água quente também dissolve parte da sílica, SiO2(s), presente nos riolitos, rochas ígneas vulcânicas, sobre o solo, criando uma solução que forma um depósito rochoso sedimentar e silicoso na área ao redor da fonte. Os pigmentos iridescentes são causados por micróbios — cianobactérias — que se desenvolvem nessas águas quentes. Movendo-se da extremidade mais fria da fonte ao longo do gradiente de temperatura, a cianobactéria Calothrix vive em temperaturas não inferiores a 30°C, também pode viver fora da água e produz o pigmento marrom, que emoldura a fonte. A Phormidium, por outro lado, vive entre 45°C e 60°C e cria o pigmento laranja, ao passo que Synechococcus suporta temperaturas de até 72°C e é verde-amarelo. (A GRANDE... 2013. p. 62-63).

02. A presença das cianobactérias e a dos seus novos mecanismos metabólicos no ambiente primordial da Terra impuseram um profundo impacto na história evolutiva da vida no planeta.

Com base nessa informação, considera-se como um exemplo desse impacto:

a) A criação de diversos tipos de pigmentos responsáveis pela fixação da luz solar durante o processo de fotossíntese anaeróbia desenvolvida por esses tipos de micro-organismos.

b) A formação de uma espessa camada de ozônio na atmosfera primitiva durante a evolução química da etapa prebiótica.

c) O aumento considerável da temperatura das fontes hidrotermais como consequência da intensa combustão gerada pela fotossíntese aeróbia que passa a consumir oxigênio.

d) O desenvolvimento de um novo tipo de fotossíntese que passa a utilizar o H2S como doador de hidrogênio ao revolucionar a forma de obtenção de energia realizada pelos seres autótrofos.

e) A extinção em massa de seres anaeróbios por não estarem adaptados a um ambiente oxidativo decorrente do acúmulo de O2 através da fotossíntese aeróbia.

03. Leia a tira abaixo.

Com base nos dados apresentados na tira acima e em seus conhecimentos sobre a presença de vida na Terra, considere as afirmações abaixo.

I. A presença de metano poderia ser indício de vida em Marte, uma vez que algumas espécies procariontes conhecidas produzem metano através da redução de CO2.

II. A atmosfera de Marte apresenta os mesmos componentes da atmosfera atual da Terra, mas, em nosso planeta, o oxigênio é o componente predominante.

III. A capacidade de quebrar moléculas de água, na Terra, levou à liberação de O2, o que abriu caminho para a evolução das reações de oxidação aeróbicas.

Quais estão corretas?

a) Apenas I. d) Apenas II e III.

b) Apenas II. e) I, II e III.

c) Apenas I e III.

04. A tabela a seguir resume alguns processos celulares de oxirredução realizados pelos organismos para atender a suas necessidades energéticas.

A evolução desses processos está relacionada à evolução das condições ambientais da terra. Assim, dos processos celulares acima, aquele que surgiu primeiro é o de número:

a) I c) III

b) II d) IV

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 3/19 Data: 13/02/2015

05. Em 1871, doze anos após a publicação de “A Origem das Espécies”, Darwin admitiu a possibilidade de a vida ter se iniciado“ numa pequena lagoa morna”. Inspirado na concepção evolucionista de Darwin, Oparin desenvolveu uma explicação para o surgimento da vida, apoiando-se em suposições como a seguinte:

a) As condições de irradiação solar da Terra primitiva propiciaram o aparecimento dos primeiros seres vivos como organismos autótrofos fotossintetizantes.

b) A formação de moléculas orgânicas complexas na Terra abiótica antecedeu o surgimento dos primeiros seres vivos.

c) A degradação aeróbica de moléculas orgânicas constituiu experiência viva, preliminar na utilização do alimento como fonte de energia.

d) A formação dos coacervados deve ter sido um importante passo no surgimento da vida, já que apresentavam a capacidade de manter a sua organização e de se reproduzirem.

e) A ocorrência de uma atmosfera caracteristicamente oxidante constituiu condição imprescindível para a origem da vida.

06. Miller, em 1953, testou a hipótese da Evolução gradual dos sistemas químicos para provar a origem da vida no planeta Terra. Para isso, ele construiu um aparelho que simulava as condições da Terra primitiva, introduziu nele gases que provavelmente constituíam a atmosfera e colocou água, a qual, ao ser fervida, formava vapor. A mistura gasosa foi submetida a descargas elétricas, simulando as condições do clima da época. Após a condensação do material, verificou-se a presença de aminoácidos. Baseado no texto e em seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar que o experimento de Miller

a) obteve moléculas orgânicas que fazem parte das proteínas, as quais exercem papéis essenciais nas células, como por exemplo, as funções enzimáticas.

b) não provou a formação de uma molécula com função de gene. Essa molécula provavelmente tenha sido semelhante ao RNA, pois ele, além de transmitir as características, tem capacidade de se autoduplicar.

c) provou apenas a formação de moléculas e não a origem do primeiro ser vivo; provavelmente esse era semelhante a um procarionte atual, apresentando apenas uma membrana externa, citoplasma e material genético disperso.

d) provou que, sob certas condições, é possível haver formação de compostos orgânicos, sem a participação de seres vivos.

e) não provou a formação de moléculas com função energética, portanto os primeiros seres vivos provavelmente eram heterotróficos, produzindo seu próprio alimento.

07. Essa teoria tenta explicar o desenvolvimento individual de um organismo e foi criada pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.),a partir de suas observações em embrião de galinha, por exemplo, onde ele viu que o animal gradualmente adquiriu forma. A mesma afirma que o desenvolvimento do embrião é dado por um zigoto amorfo, ou seja, sem forma ou diferenciação determinada. Portanto sugere que o organismo não está formado no ovo fertilizado, mas sim, que ele cresce progressivamente a partir de alterações profundas que ocorrem durante a embriogênese.

A teoria referida acima chama-se:

a) Epigênese d) Cromossômica da Herança

b) Pangênese e) Embriogênese

c) Pré-formação

08. Relacione os conceitos dos verbetes, utilizados na genética, da primeira coluna com o significado da segunda coluna.

1. Genótipo

2. Fenótipo

3. Alelo dominante

4. Alelo recessivo

5. Cromossomos homólogos

6. Lócus gênico

( ) Expressa-se mesmo em heterozigose.

( ) Pareiam-se durante a meiose.

( ) Conjunto de características morfológicas ou funcionais do indivíduo.

( ) Local ocupado pelos genes nos cromossomos.

( ) Constituição genética dos indivíduos.

( ) Expressa-se apenas em homozigose.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) 4 – 6 – 5 – 2 – 1 – 3 d) 3 – 5 – 2 – 6 – 1 – 4

b) 3 – 5 – 6 – 2 – 1 – 4 e) 4 – 3 – 1 – 5 – 6 – 2

c) 3 – 5 – 1 – 6 – 2 – 4

09. Os vários tipos de diabete são hereditários, embora o distúrbio possa aparecer em crianças cujos pais são normais. Em algumas dessas formas, os sintomas podem ser evitados por meio de injeções diárias de insulina. A administração de insulina aos diabéticos evitará que eles tenham filhos com esse distúrbio?

a) Não, pois o genótipo dos filhos não é alterado pela insulina.

b) Não, pois tanto o genótipo como o fenótipo dos filhos são alterados pela insulina.

c) Sim, pois a insulina é incorporada nas células e terá ação nos filhos.

d) Sim, pois a insulina é incorporada no sangue fazendo com que os filhos não apresentem o distúrbio.

e) Depende do tipo de diabete, pois nesses casos o genótipo pode ser alterado evitando a manifestação da doença nos filhos.

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 4/19 Data: 13/02/2015

10. As flores das hortênsias podem ser azuis, se plantadas em solo de teor ácido,ou róseas se plantadas em solo alcalino. Essa observação indica que:

a) essa característica é recessiva.

b) o ambiente anula a informação genética do indivíduo.

c) essa característica depende exclusivamente do genótipo do organismo.

d) o fenótipo resulta da interação do genótipo com o meio ambiente.

e) a característica cor da flor da hortênsia independe do genótipo

11. "Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d'arco Tabebuia serratifolia, a caixeta Tabebuia cassinoides e alguns ipês Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica. O cipó-de-são-joão Pyrostegia venusta é também frequente naquela região".

Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados.

a) 3 gêneros e 3 espécies.

b) 3 gêneros e 4 espécies.

c) 3 gêneros e 6 espécies.

d) 4 gêneros e 4 espécies.

e) 4 gêneros e 6 espécies

12. Segundo as ideias de classificação, os cientistas estabeleceram um sistema de classificação, agrupando os seres vivos em cinco reinos e atribuiu a eles características:

I. Seres unicelulares e procariontes, isto é, não possuem núcleo individualizado por uma membrana em suas células; o material genético desses seres encontra-se disperso no citoplasma.

II. Seres unicelulares e eucariontes, isto é, que possuem núcleo individualizado por uma membrana.

III. Seres vivos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares e heterotróficos; suas células possuem parede celular;

IV. Seres pluricelulares, autotróficos e possuem tecidos especializados;

V. Engloba todos os seres vivos pluricelulares, heterotróficos e com tecidos especializados. Suas células não possuem parede celular;

Essas características pertencem na sequência apresentada, aos Reinos.

a) Protistas, monera, animais, plantas, fungos.

b) Fungos, protistas, animais, plantas.

c) Monera, protistas, fungos, plantas, animais.

d) Plantas, fungos, animais, protistas, monera.

e) monera, fungi, protista, monera e plantas.

13. Considere os quatro táxons a seguir relacionados.

1. 'Bufo dorbignyi'

2. 'Lystrophis dorbignyi'

3. 'Didelphis albiventris'

4. 'Didelphis marsupialis'

Em relação a eles, é correto afirmar que

a) todos pertencem à mesma espécie.

b) há, entre os quatro táxons, apenas duas espécies diferentes.

c) os táxons 1 e 2 são de gêneros diferentes, mas da mesma espécie.

d) os táxons 3 e 4 são de espécies diferentes, mas do mesmo gênero.

e) os táxons 1 e 2 são da mesma subespécie.

14. O esquema a seguir mostra as relações filogenéticas entre os grupos de fungos.

Com base no apresentado nessa figura e em seus conhecimentos, é incorreto afirmar:

a) Os fungos Zigomycota não apresentam estruturas flageladas.

b) Os fungos têm em comum a presença de hifas, parede celular de quitina, nutrição heterotrófica e presença de corpos de frutificação.

c) O grupo Chytridiomycota possui representantes flagelados.

d) No início da evolução dos fungos, surgiram duas linhas evolutivas, a que originou os Chytridiomycota e a que originou os outros grupos.

e) o cogumelo da figura é um representante de fungos com basidiocarpo.

15. Um paleontólogo constatou inúmeras semelhanças morfológicas entre os fósseis X e Y, e grandes diferenças entre esses dois e um terceiro fóssil Z constatou também acentuada semelhança entre os fóssil Z um quarto fóssil W. Dentre as classificações a seguir, qual apresenta maior concordância com os dados?

a) Os quatro fósseis pertencem à mesma espécie, mas a gêneros diferentes.

b) Cada fóssil pertence a um reino diferente.

c) Os quatro fósseis pertencem ao mesmo filo, sendo que X e Y pertencem a um gênero e Z e W a outro gênero.

d) Os quatro fósseis pertencem ao mesmo filo, sendo que X e Y pertencem a mesma espécie e Z e W a espécies diferentes.

e) Os quatro fósseis pertencem ao mesmo gênero, sendo X e Y pertencem a um filo e Z e W a outro filo.

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 5/19 Data: 13/02/2015

FÍSICA – Prof. Joel Silva

16. (Enem 2001) SEU OLHAR (Gilberto Gil, 1984)

Na eternidade

Eu quisera ter

Tantos anos-luz

Quantos fosse precisar

Pra cruzar o túnel

Do tempo do seu olhar

Gilberto Gil usa na letra da música a palavra composta ANOS-LUZ. O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a

a) tempo. d) velocidade.

b) aceleração. e) luminosidade.

c) distância.

17. (Unesp 2014) O fluxo ( )Φ representa o volume de

sangue que atravessa uma sessão transversal de um vaso sanguíneo em um determinado intervalo de tempo. Esse fluxo pode ser calculado pela razão entre a diferença de pressão do sangue nas duas extremidades do vaso (P1 e P2), também chamada de gradiente de pressão, e a resistência vascular (R), que é a medida da dificuldade de escoamento do fluxo sanguíneo, decorrente, principalmente, da viscosidade do sangue ao longo do vaso. A figura ilustra o fenômeno descrito.

Assim, o fluxo sanguíneo Φ pode ser calculado pela seguinte fórmula, chamada de lei de Ohm:

1 2(P P )

Considerando a expressão dada, a unidade de medida da resistência vascular (R), no Sistema Internacional de Unidades, está corretamente indicada na alternativa

a) 5

k g s

m

b) 4

k g m

s

c) 2

k g s

m

d) 4

k g

m s

e) 2 5

2

k g m

s

18. (Pucrj 2013) Um objeto de 3,10 kg é liberado por um astronauta, a partir do repouso, e cai em direção à superfície do planeta Marte.

Calcule a força peso em Newtons atuando sobre o objeto, expressando o resultado com o número de algarismos significativos apropriado.

Considere a aceleração da gravidade gMarte = 3,69 m/s2

a) 31,0

b) 11,439

c) 11,44

d) 11,4

e) 6,79

19. (Uespi 2012) Estima-se que o planeta Terra tenha se formado há cerca de 4,5 bilhões de anos. Qual é a ordem de grandeza da idade da Terra em horas?

a) 1011

b) 1013

c) 1015

d) 1017

e) 1019

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Espaço

Percorrido (m) Tempo de prova

Atletismo Corrida 100 9,69 s

Nado livre 50 21,30 s

Atletismo Corrida 1500 4 min 01,63 s

Nado livre 1500 14 min 41,54 s

Volta de Classificação de um carro de Fórmula-1

5200 1 min 29,619 s

20. (Uel 2011) De acordo com os dados da tabela e os conhecimentos sobre unidades e escalas de tempo, assinale a alternativa correta.

a) A diferença de tempo entre as provas de 1500 m do nado livre e de 1500 m do atletismo é de dez minutos, quarenta segundos e novecentos e dez milésimos de segundo.

b) O tempo da prova de 50 m do nado livre é de vinte e um segundos e trinta décimos de segundo.

c) O tempo da prova de 1500 m do nado livre é de quatorze minutos, quarenta e um segundos e quinhentos e quarenta centésimos de segundo.

d) A diferença de tempo entre as provas de 100 m do atletismo e a de 50 metros do nado livre é de onze segundos e sessenta e um centésimos de segundo.

e) A volta de classificação da Fórmula-1 é de um minuto, vinte e nove segundos e seiscentos e dezenove centésimos de segundo.

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 6/19 Data: 13/02/2015

21. (Enem PPL 2013) Conta-se que um curioso incidente aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial. Quando voava a uma altitude de dois mil metros, um piloto francês viu o que acreditava ser uma mosca parada perto de sua face. Apanhando-a rapidamente, ficou surpreso ao verificar que se tratava de um projétil alemão. (PERELMAN, J. Aprenda física brincando. São Paulo:

Hemus, 1970.)

O piloto consegue apanhar o projétil, pois

a) ele foi disparado em direção ao avião francês, freado pelo ar e parou justamente na frente do piloto.

b) o avião se movia no mesmo sentido que o dele, com velocidade visivelmente superior.

c) ele foi disparado para cima com velocidade constante, no instante em que o avião francês passou.

d) o avião se movia no sentido oposto ao dele, com velocidade de mesmo valor.

e) o avião se movia no mesmo sentido que o dele, com velocidade de mesmo valor.

22. (Enem PPL 2013) Antes das lombadas eletrônicas, eram pintadas faixas nas ruas para controle da velocidade dos automóveis. A velocidade era estimada com o uso de binóculos e cronômetros. O policial utilizava a relação entre a distância percorrida e o tempo gasto, para determinar a velocidade de um veículo. Cronometrava-se o tempo que um veículo levava para percorrer a distância entre duas faixas fixas, cuja distância era conhecida. A lombada eletrônica é um sistema muito preciso, porque a tecnologia elimina erros do operador. A distância entre os sensores é de 2 metros, e o tempo é medido por um circuito eletrônico.

O tempo mínimo, em segundos, que o motorista deve gastar para passar pela lombada eletrônica, cujo limite é de 40 km/h, sem receber uma multa, é de

a) 0,05.

b) 11,1.

c) 0,18.

d) 22,2.

e) 0,50.

23. (Enem cancelado 2009) No mundial de 2007, o americano Bernard Lagat, usando pela primeira vez uma sapatilha 34% mais leve do que a média, conquistou o ouro na corrida de 1.500 metros com um tempo de 3,58 minutos. No ano anterior, em 2006, ele havia ganhado medalha de ouro com um tempo de 3,65 minutos nos mesmos 1.500 metros.

Revista Veja, São Paulo, ago. 2008 (adaptado).

Sendo assim, a velocidade média do atleta aumentou em aproximadamente

a) 1,05%.

b) 2,00%.

c) 4,11%.

d) 4,19%.

e) 7,00%.

24. (Enem 2012) Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é 120 km/h.

Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega?

a) 0,7

b) 1,4

c) 1,5

d) 2,0

e) 3,0

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 7/19 Data: 13/02/2015

25. (Enem 1999) Um sistema de radar é programado para registrar automaticamente a velocidade de todos os veículos trafegando por uma avenida, onde passam em média 300 veículos por hora, sendo 55km/h a máxima velocidade permitida. Um levantamento estatístico dos registros do radar permitiu a elaboração da distribuição percentual de veículos de acordo com sua velocidade aproximada.

A velocidade média dos veículos que trafegam nessa avenida é de:

a) 35 km/h

b) 44 km/h

c) 55 km/h

d) 76 km/h

e) 85 km/h

26. (Enem PPL 2012) Em apresentações musicais realizadas em espaços onde o público fica longe do palco, é necessária a instalação de alto-falantes adicionais a grandes distâncias, além daqueles localizados no palco. Como a velocidade com que o som se propaga no ar

( 2

s o mv 3, 4 1 0 m / s ) é muito menor do que a

velocidade com que o sinal elétrico se propaga nos cabos

( 8

s in a lv 2, 6 1 0 m / s ), é necessário atrasar o sinal

elétrico de modo que este chegue pelo cabo ao alto-falante no mesmo instante em que o som vindo do palco chega pelo ar. Para tentar contornar esse problema, um técnico de som pensou em simplesmente instalar um cabo elétrico com comprimento suficiente para o sinal elétrico chegar ao mesmo tempo que o som, em um alto-falante que está a uma distância de 680 metros do palco. A solução é inviável, pois seria necessário um cabo elétrico de comprimento mais próximo de

a) 31,1 1 0 k m .

b) 48, 9 1 0 k m .

c) 51, 3 1 0 k m .

d) 55, 2 1 0 k m .

e) 1 36, 0 1 0 k m .

27. (Enem 2008) O gráfico a seguir modela a distância percorrida, em km, por uma pessoa em certo período de tempo. A escala de tempo a ser adotada para o eixo das abscissas depende da maneira como essa pessoa se desloca.

Qual é a opção que apresenta a melhor associação entre meio ou forma de locomoção e unidade de tempo, quando são percorridos 10 km?

a) carroça - semana

b) carro - dia

c) caminhada - hora

d) bicicleta - minuto

e) avião - segundo

28. (Enem PPL 2013) Um enfeite para berço é constituído de um aro metálico com um ursinho pendurado, que gira com velocidade angular constante. O aro permanece orientado na horizontal, de forma que o movimento do ursinho seja projetado na parede pela sua sombra.

Enquanto o ursinho gira, sua sombra descreve um movimento

a) circular uniforme.

b) retilíneo uniforme.

c) retilíneo harmônico simples.

d) circular uniformemente variado.

e) retilíneo uniformemente variado.

29. (Enem 2014) Christiaan Huygens, em 1656, criou o relógio de pêndulo. Nesse dispositivo, a pontualidade baseia-se na regularidade das pequenas oscilações do pêndulo. Para manter a precisão desse relógio, diversos problemas foram contornados. Por exemplo, a haste passou por ajustes até que, no início do século XX, houve uma inovação, que foi sua fabricação usando uma liga metálica que se comporta regularmente em um largo intervalo de temperaturas. (YODER, J. G. Unrolling Time:

Christiaan Huygens and the mathematization of nature. Cambridge: Cambridge University Press, 2004 (adaptado)).

Desprezando a presença de forças dissipativas e considerando a aceleração da gravidade constante, para que esse tipo de relógio realize corretamente a contagem do tempo, é necessário que o(a)

a) comprimento da haste seja mantido constante.

b) massa do corpo suspenso pela haste seja pequena.

c) material da haste possua alta condutividade térmica.

d) amplitude da oscilação seja constante a qualquer temperatura.

e) energia potencial gravitacional do corpo suspenso se mantenha constante.

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 8/19 Data: 13/02/2015

30. (Unicamp 2014) A atração e a repulsão entre partículas carregadas têm inúmeras aplicações industriais, tal como a pintura eletrostática. As figuras abaixo mostram um mesmo conjunto de partículas carregadas, nos vértices de um quadrado de lado a, que exercem forças eletrostáticas sobre a carga A no centro desse quadrado. Na situação apresentada, o vetor que melhor representa a força resultante agindo sobre a carga A se encontra na figura

a)

b)

c)

d)

QUÍMICA – Profos

Edson e Fernando

31. [...] o cloranfenicol é um fármaco que merece destaque, por ter sido o primeiro antibiótico ativo de via oral e o primeiro fármaco com centros assiméricos a ser produzido por rota sintética, em 1947 [...] É interessante ressaltar que o cloranfenicl é uma substância aromática que possui dois centros quirais [...] Atualmente seu uso é restrito ao tratamento do tifo e em infecções crônicas em que outros antibióticos se mostram insensíveis devido à sua toxicidez sobre a medula óssea e por causar discrasias sanguíneas.

QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, n. 3, maio 2001 (Adaptação)

A estrutura que pode representar o cloranfenicol é:

32. A fenilcetonúria é uma doença que, se não for identificada a tempo, pode causar retardamento mental. Vários testes podem ser utilizados para diagnosticar a doença. Entre eles, podemos citar o “teste do pezinho” e o teste da fralda molhada de urina. Neste último, adicionamos algumas gotas de solução diluída de cloreto férrico (FeCl3) na fralda e, dependendo da coloração obtida, identifica-se a presença do ácido fenilpirúvico, responsável pelo desenvolvimento dessa doença. O ácido fenilpirúvico é uma substância de cadeia mista, aromática, com um carbono terciário e oito carbonos trigonais planos.

A estrutura que representa o ácido fenilpirúvico é:

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 9/19 Data: 13/02/2015

33. (UFV-MG) Muitos inseticidas utilizados na agricultura e no ambiente doméstico pertencem á classe de compostos denominados piretroides. Entre os muitos piretroides disponíveis comercialmente, encontra-se a deltametrina, cujo isômero mais potente tem sua fórmula estrutural representada a seguir:

Com relação à fórmula apresentada anteriormente, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O composto possui sete carbonos quaternários.

b) Existe um carbono quaternário.

c) O composto apresenta dez ligações PI.

d) O composto possui três carbonos assimétricos.

e) O composto possui quinze carbonos com hibridização sp2

e um carbono sp.

34. Moléculas de nanoputians lembram figuras humanas e foram criadas para estimular o interesse de jovens na compreensão da linguagem expressa em fórmulas estruturais, muito usadas em química orgânica. Um exemplo é o NanoKid, representado na figura:

CHANTEAU, S. H.; J. M. The Journal of Organic Chemistry, v. 68, n. 23, 2003

(Adaptação).

Em que parte do corpo do NanoKid existe carbono quaternário?

a) Mãos

b) Cabeça

c) Tórax

d) Abdômen

e) Pés

35. (PUC RS) O ácido adípico, de fórmula C6H10O4, empregado na fabricação do náilon, apresenta cadeia carbônica

a) saturada, aberta, homogênea e normal.

b) saturada, aberta, heterogênea e normal.

c) insaturada, aberta, homogênea e normal.

d) insaturada, fechada, homogênea e aromática.

e) insaturada, fechada, homogênea e álicíclica.

36. (UFAL-2010) A maioria dos materiais não são nem elementos puros nem compostos puros; são misturas de substâncias mais simples. Por exemplo, um medicamento, tal como xarope expectorante, é uma mistura de vários ingredientes formulados para conseguir um efeito biológico.

Um sistema constituído por açúcar dissolvido em água, limalha de ferro, vapor-d’água e nitrogênio gasoso pode ser classificado como

a) sistema heterogêneo com 4 fases e 3 componentes.

b) sistema homogêneo com 4 fases e 4 componentes.

c) sistema heterogêneo com 3 fases e 3 componentes.

d) sistema homogêneo com 3 fases e 4 componentes.

e) sistema heterogêneo com 3 fases e 4 componentes.

37. (Pucpr 2010) Os fenômenos a seguir são exemplos de fenômenos químicos:

I. O vinho, que é transformado em vinagre pela ação da bactéria Acetobacter acetil. O leite, que é transformado em coalhada pela a ação dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus themophilus.

II. A planta captura CO2 da atmosfera e o transforma em seiva, liberando O2.

III. O processo de digestão dos alimentos.

IV. O ímã atrai a limalha de ferro sob a ação magnética.

V. É possível transformar o metal cobre em fios e em lâminas.

a) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

b) Apenas a assertiva I está correta.

c) Todas as assertivas estão corretas.

d) Apenas a assertiva II está correta.

e) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 10/19 Data: 13/02/2015

38. (UFAC-2010) O gráfico a seguir mostra a curva de aquecimento para o clorofórmio, usualmente utilizado como solvente para lipídeos.

Analisando a curva, observa-se que: (a) a temperatura de fusão; (b) a temperatura de ebulição; (c) o estado físico do clorofórmio nos segmentos A e D são, respectivamente:

a) 60 oC, –60

oC, sólido e gás.

b) –60 oC, 60

oC, sólido e líquido.

c) –60 oC, 60

oC, sólido e mudança de líquido para gás.

d) 60 oC, –60

oC, líquido e gás.

e) –60 oC, 60

oC, líquido e mudança de líquido para gás.

39. (UFMG) Os gráficos I e II representam, respectivamente, o processo de aquecimento e o de resfriamento da amostra de um líquido.

Com base na análise dos gráficos, pode-se concluir que

a) trata-se de uma mistura de duas substâncias.

b) a 8 oC a amostra coexiste nos estados físicos liquido e

sólido.

c) o ponto de ebulição do líquido é 20 oC.

d) a 0 oC a amostra encontra-se no estado líquido.

e) ocorrendo variação da pressão atmosférica, o gráfico I permanecerá inalterado.

40. (UEL-PR) Propriedades físicas como densidade, ponto de fusão e ponto de ebulição são importantes para identificar e diferenciar quando um sistema é composto por uma substância pura ou por uma mistura. Analise os gráficos, a seguir, que representam mudanças de estado físico.

Em relação às mudanças de estado físico, é correto afirmar:

a) O segmento T1–T1’ no gráfico B caracteriza uma substância pura.

b) O gráfico A representa a mudança de estado físico de uma mistura eutética.

c) O gráfico B representa a mudança de estado físico de uma mistura azeotrópica.

d) O gráfico A representa a mudança de estado físico de uma mistura trifásica.

e) O gráfico B representa a mudança de estado físico de uma mistura que apresenta ponto de ebulição não definido.

41. (Fuvest-SP)

NaCl e KCl são sólidos brancos cujas solubilidade em água, a diferentes temperaturas, são dadas pelo gráfico abaixo. Para distinguir os sais, três procedimentos foram sugeridos:

I) Colocar num recipiente 2,5 g de um dos sais e 10,0 mL de água e, em outro recipiente, 2,5 g do outro sal e 10,0 mL de água. Agitar e manter a temperatura de 10°C.

II) Colocar num recipiente 3,6 g de um dos sais e 10,0 mL de água e, em outro recipiente, 3,6 g do outro sal e 10,0 mL de água. Agitar e manter a temperatura de 28°C.

III) Colocar num recipiente 3,8 g de um dos sais e 10,0 mL de água e, em outro recipiente, 3,8 g do outro sal e 10,0 mL de água. Agitar e manter a temperatura de 45°C.

Pode-se distinguir esses dois sais somente por meio:

a) do procedimento I.

b) do procedimento II.

c) do procedimento III.

d) dos procedimentos I e II.

e) dos procedimentos I e III.

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 11/19 Data: 13/02/2015

42. Quando adicionamos sal comum (NaCl) à água, sob agitação e temperatura constantes, verificamos que, em dado momento, o sal não se dissolve mais. No caso do NaCl, isso ocorre quando há, aproximadamente, 360g de sal por 1000 mL de água. Se adicionarmos 500g de NaCl em 1000 mL de água, nas mesmas condições acima, estaremos preparando uma solução que será classificada como uma:

a) solução saturada sem sal precipitado.

b) solução saturada com sal precipitado.

c) solução supersaturada.

d) solução insaturada.

e) solução supersaturada instável.

Texto comum as questões 43 e 44.

O gráfico mostra a curva de solubilidade do sal dicromato de potássio em água.

43. (FGV-SP)A solução indicada pelo ponto A e o tipo de dissolução do dicromato de potássio são denominadas, respectivamente,

a) insaturada e endotérmica.

b) insaturada e exotérmica.

c) saturada e endotérmica.

d) supersaturada e endotérmica.

e) supersaturada e exotérmica

44. (FGV-SP)Uma solução aquosa de dicromato de potássio, quando resfriada a 40

oC, formou 240 g de sal cristalizado.

Se essa mesma solução fosse resfriada a 10 oC, teria

formado 340 g de sal cristalizado. Considerando-se que a cristalização é completa nas temperaturas examinadas, pode-se afirmar que a massa dessa solução de dicromato de potássio é igual a:

a) 1 000 g.

b) 950 g.

c) 890 g.

d) 800 g.

e) 315 g.

45. (UEL-PR) Os sistemas coloidais estão presentes, no cotidiano, desde as primeiras horas do dia, na higiene pessoal (sabonete, xampu, pasta de dente e creme de barbear), na maquiagem (alguns cosméticos) e no café da manhã (manteiga, cremes vegetais e geléias de frutas). No caminho para o trabalho (neblina e fumaça), no almoço (alguns temperos e cremes) e no entardecer (cerveja, refrigerante ou sorvetes). Os colóides estão ainda presentes em diversos processos de produção de bens de consumo como, por exemplo, o da água potável. São também muito importantes os colóides biológicos tais como o sangue, o humor vítreo e o cristalino. (Fonte: Adaptado de JAFELICI J., M., VARANDA, L. C.

Química Nova Na Escola. O mundo dos colóides. n. 9, 1999, p. 9 a 13.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre colóides, é correto afirmar:

a) A diálise é um processo de filtração no qual membranas especiais não permitem a passagem de solutos, mas sim de colóides que estão em uma mesma fase dispersa.

b) As partículas dos sistemas coloidais são tão pequenas que a sua área superficial é quase desprezível.

c) As partículas coloidais apresentam movimento contínuo e desordenado denominado movimento browniano.

d) O efeitoTyndall é uma propriedade que se observa nos sistemas coloidais e nos sistemas de soluções, devido ao tamanho de suas partículas.

e) Os plásticos pigmentados e as tintas são exemplos excluídos dos sistemas coloidais.

HISTÓRIA – Profos

. Francisco Machado e Hélcio Mesquita

46. (Upf 2014) Leia alguns dos artigos do Tratado de Versalhes:

Art. 45 – (...) a Alemanha cede à França a propriedade absoluta, com direitos exclusivos de exploração, desimpedidos e livres de todas as dívidas e despesas de qualquer tipo, as minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.

Art. 119 – A Alemanha renuncia em favor do Principal Aliado e das Potências Associadas todos os seus direitos e títulos sobre as possessões de ultramar.

Art. 198 – As forças armadas da Alemanha não devem incluir quaisquer forças militares ou navais.

Art. 232 – Os Governos Aliados e Associados exigem e a Alemanha promete que fará compensações por todos os danos causados à população civil das Potências Aliadas e Associadas e a sua propriedade durante o período de beligerância de cada uma.

(MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História Contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2008, p. 115-117)

A partir da leitura dos artigos transcritos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:

a) encerrou a Segunda Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países Aliados.

b) extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 12/19 Data: 13/02/2015

c) estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, resultando na Primeira Guerra Mundial.

d) permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha, no fim da Segunda Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.

e) impôs duras sanções à Alemanha, no final da Primeira Guerra Mundial, fazendo ressurgir um nacionalismo exacerbado e reorganizando as forças políticas do país.

47. (Espm 2014) As imagens apresentadas são emblemáticas de um devastador conflito e fizeram o crítico literário, ensaísta, tradutor, ficcionista e poeta Walter Benjamin afirmar:

Em vista de tais armas o ritmo do conflito bélico vindouro será ditado pela tentativa não só de defender-se, mas também de suplantar os terrores provocados pelo inimigo por terrores dez vezes maiores.

(Walter Benjamin. “As armas do futuro”. In: Ilustríssima/ Folha de São Paulo, 28/07/2013)

As imagens e o texto remetem para:

a) Guerra Civil Norte-Americana.

b) Guerra dos Boeres.

c) Guerra Civil Espanhola.

d) Primeira Guerra Mundial.

e) Guerra Fria.

48. (Mackenzie 2014) A respeito da Primeira Guerra Mundial (1914–1918), analise o texto e a imagem que se seguem.

[Na França] (...) a bandeira tricolor, ou seja, o repúdio da bandeira branca (a monarquia) e da bandeira vermelha (o socialismo), e a soma das duas cores ao azul simbolizam emblematicamente um consenso que reunia laicos e cristãos. Os padres se revelaram oficiais tão bons quanto os professores. (...). A França e a Alemanha, duas nações cristãs, se massacraram durante mais de quatro anos. Hoje é possível apontar certa ingenuidade nesse ardor patriótico: no entanto, foi ele que permitiu a vitória à França e, para os alemães, evitou que suas forças armadas se desintegrassem em 1918. (Gerard Vincent. Uma história do segredo).

Em 1º plano, globo terrestre com mancha de sangue alastrando a partir da França; por detrás, soldado francês tentando, com dificuldade, fixar nesse ponto uma bandeira um pouco esfarrapada com a palavra “Liberté” (“Liberdade”). O soldado veste uma farda de cor azul; a bandeira é branca, com letras vermelhas, mesma cor do sangue que escorre sobre o globo. Vermelho, azul e branco são as cores da bandeira francesa.

Pela análise do texto e da imagem, conclui-se que uma ideologia está por trás, tanto da discussão realizada no excerto, quanto na montagem e na organização do cartaz. Essa mesma ideologia esteve não somente entre as causas da Grande Guerra, mas também nas insatisfações que levariam à Segunda Guerra Mundial (1939–1945). Trata-se do

a) internacionalismo. d) liberalismo econômico.

b) socialismo. e) nazifascismo.

c) nacionalismo.

49. (Uerj 2015) O patriotismo é o amor pelos seus; o nacionalismo é o ódio pelos outros. (GARY, Romain (1914-

1980). Citado por Henri Deleersnijder. O Globo, 28/07/2014)

A frase do escritor francês Romain Gary ajuda a compreender como reivindicações de autonomia de povos e sociedades variadas acabam por ocasionar disputas territoriais e políticas.

Um exemplo dessa situação é a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), para a qual contribuiu o seguinte fator:

a) difusão do domínio soviético

b) expansão do ideal pangermânico

c) agravamento das crises balcânicas

d) crescimento das ações antissemitas

50. (Ufg 2013) Leia o fragmento a seguir.

Desde o primeiro conflito mundial, a “trégua dos padioleiros” se apaga e não reaparece mais, salvo de maneira excepcional; os feridos agonizam no local dos combates e, na maioria dos casos, o inimigo atira sobre os que lhes prestam socorro. Está livre o caminho para as atrocidades que têm o corpo como alvo.

AUDOIN-ROUZEAU, Stéphane. Massacres: o corpo e a guerra. In: COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: as

mutações do olhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, p. 396. (Adaptado).

Ocorridas na primeira metade do século XX, as guerras mundiais causaram impacto na imagem civilizada que a Europa construíra de si. Esse impacto decorre de uma mudança na concepção de guerra, explorada no fragmento, que se associa

a) à precariedade técnica do trabalho médico nas ambiências de conflito, indicando as dificuldades de atendimento aos soldados.

b) à ampliação da ideia de inimigo, demarcando a proteção física como um problema para os beligerantes, em meio à escalada da violência.

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 13/19 Data: 13/02/2015

c) à disseminação de imagens dos corpos dilacerados, traduzindo a morte como uma circunstância natural no cenário da guerra.

d) à disciplina militar exigida dos socorristas, resultando em cursos de treinamento sobre métodos de sobrevivência em campo de batalha.

e) ao desrespeito aos tratados assinados para a guerra, considerando a proibição de maus-tratos direcionados ao inimigo aprisionado.

51. (Uftm 2012) Analise a tabela.

GASTOS MILITARES DA ALEMANHA, ÁUSTRIA-HUNGRIA, GRÃ-BRETANHA, RÚSSIA, ITÁLIA E FRANÇA

Ano Valor (milhões de libras)

1880 132

1890 158

1900 205

1910 288

1914 397

(Eric J. Hobsbawm. A era dos impérios, 1875-1914, 1988)

Sobre o crescimento dos gastos militares, é correto afirmar que

a) foi um subproduto das crescentes disputas que envolveram esses países, que buscavam se fortalecer no cenário externo.

b) foi motivado pela necessidade de enfrentar os movimentos armados nas colônias da África e Ásia, que começavam a se rebelar.

c) incentivou a formação de grupos pacifistas, que combatiam os gastos com armas por meio de campanhas junto aos empresários.

d) deveu-se ao oligopólio da produção de equipamentos militares, cujos preços eram impostos pelas poucas empresas do setor.

e) resultou da necessidade de os Estados armarem-se para controlar a mobilização dos trabalhadores urbanos e suas greves.

52. (Uftm 2012) Leia o trecho, escrito por uma operária inglesa, que trabalhou durante a Primeira Guerra Mundial, 1914-1918, em uma fábrica de munição, e observe o cartaz produzido nos EUA por J. Howard Miller, durante a Segunda Guerra Mundial, 1939-1945.

Não sei dizer quanto as outras ganhavam na fábrica de bombas, mas sei que eles pagavam apenas 25 centavos por semana a cada moça para enchê-las, o que não era muito. Aliás, não dava para viver com esse dinheiro, pois precisávamos comer e não ganhávamos refeições. Mas, quando elas entraram em greve, o salário aumentou uns 5 ou 6 centavos por semana, e foi criado um sistema de bonificação. (Mary Brough-Robertson apud Max de Arthur. Vozes

esquecidas da 1.ª Guerra Mundial, 2011.)

Os documentos permitem afirmar:

a) graças ao feminismo, que se tornou uma força social, as mulheres conquistaram igualdade de direitos no mercado de trabalho.

b) as guerras mundiais travadas na primeira metade do século XX exigiram a mobilização de toda a sociedade no esforço para vencer os inimigos.

c) as tentativas de se valer do trabalho feminino foram improdutivas, pois as mulheres não se adaptaram ao rigor do ritmo fabril.

d) os modernos armamentos industriais, graças a sua precisão, protegem a população civil dos enfrentamentos bélicos.

e) a produção industrial do período era pouco especializada, uma vez que ainda comportava o trabalho feminino.

53. A respeito das posições assumidas pelo governo do General Eurico Dutra, pode-se dizer corretamente:

a) alinhando-se totalmente com o bloco liderado pelos EUA, no contexto de fermentação da Guerra Fria, Dutra procurou meios para perseguir ou neutralizar a influência dos comunistas.

b) no contexto da redemocratização, Dutra instalou um governo amplo, democrático, que permitia todas as manifestações políticas, inclusive dos comunistas.

c) Dutra, apesar de ter sido eleito pelo voto popular, reforçou as instituições e métodos do Estado Novo, fechando o Congresso e outorgando uma nova Constituição.

d) apesar do apoio aos EUA durante a guerra, Dutra procurou manter uma posição independente no plano internacional.

e) alinhando-se totalmente com o bloco liderado pela URSS, no contexto de fermentação da Guerra Fria, Dutra procurou meios para perseguir ou neutralizar a influência dos capitalistas.

54. “... empenhar-me-ei a fundo em fazer um governo nacionalista. O Brasil ainda não conquistou a sua independência econômica e nesse sentido, farei tudo para consegui-lo.” “... o povo subirá comigo as escadas do Catete...”

VARGAS, Getúlio.– Campanha eleitoral de 1950)

A partir dos trechos dos dois diferentes discursos de Getúlio Vargas, pode-se afirmar que

a) o nacionalismo proposto por Vargas consistia em preservar, para o capital estatal e os capitais privados nacionais, os setores estratégicos da economia brasileira, em prol do povo.

b) a força política de Vargas residia, unicamente, nas massas trabalhadoras dos centros urbanos, organizadas nos sindicatos controlados pelo Estado.

c) a independência econômica preconizada por Vargas residia na adoção de uma política econômica reguladora capaz de estimular o desenvolvimento liberal das potencialidades agrícolas brasileiras.

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 14/19 Data: 13/02/2015

d) a força política de Vargas estava assentada, principalmente, no poder dos grandes proprietários de terras, base do seu projeto nacionalista.

e) o nacionalismo de Vargas consistia na promoção de uma política voltada para o atendimento das reivindicações operárias, sintetizadas na oposição ao imperialismo dos países capitalistas mais avançados.

55. Assinale a alternativa que expressa corretamente o contexto de criação da Petrobrás.

a) Após uma campanha popular de caráter nacionalista, a empresa estatal de petróleo foi criada pelo governo como a solução para o problema da industrialização do país.

b) A criação da Petrobrás foi resultado do acordo político entre Getúlio Vargas e os comunistas, que pretendiam iniciar um amplo processo de estatização da economia.

c) No contexto de crise do governo de Getúlio Vargas, a criação da empresa de petróleo foi uma vitória das oposições lideradas por Carlos Lacerda e Francisco Campos.

d) A criação da Petrobrás foi mais um empreendimento nacionalista do Estado Novo, assim como a criação da Companhia Siderúrgica Nacional.

e) As empresas internacionais de petróleo pressionaram o governo brasileiro para que se criasse no Brasil um monopólio estatal que garantisse a perfuração de novos poços.

56. No início dos anos 50, Getúlio Vargas viu-se às voltas com várias situações contraditórias durante seu governo. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas situações.

a) Sob o ponto de vista eleitoral, o governo teve que equilibrar-se numa aliança que envolvia as forças dos antigos caciques interventores do PSD, controladores das políticas interioranas, com as forças do operariado e das classes médias urbanas, aglutinados no PTB.

b) Vargas teve que estruturar um governo composto por ministros de distintos partidos políticos (PSD, PSP, PTB e UDN) como uma forma de ampliar o seu apoio no Congresso Nacional onde sua representação era nitidamente minoritária.

c) Vargas procurou convencer o trabalhador de que o patrão não era seu inimigo, e o patrão, de que o trabalhador era elemento indispensável à criação da riqueza, construindo uma política de aproximação e cooperação entre as classes.

d) Vargas manobrou entre duas concepções básicas sobre o desenvolvimento econômico: a que defendia o desenvolvimento autônomo e preservador das riquezas nacionais, por um lado, e a que advogava o desenvolvimento associado ao capital externo, inclusive no caso do petróleo e minerais atômicos, por outro.

e) O governo Vargas deixou de pagar a dívida externa ao F.M.I. sem romper as relações com os Estados Unidos, aproveitando a participação deste na Guerra da Coréia.

57. Maria, filha de Maria (...) tem trinta e um desgostos. Lava a roupa, lava a louça, varre que varre, e a patroa – Jesus Maria José! – a patroa ralhando. (...) Sempre em casa estranha, dormindo em cama de vento, comendo em pé ao lado do fogão. Trabalhadeira, de confiança, não tem boca pra pedir. (As Marias, de Dalton Trevisan.)

A personagem citada retrata um tipo social presente na fase de crescimento da cidade industrial. Esse tipo social encontra no líder populista um:

a) porta-voz da inserção brasileira ao capitalismo internacional.

b) incentivador da luta de classes e do fim da exploração.

c) pai protetor, agente de um Estado emancipador dos trabalhadores.

d) redentor da economia agrária e dos camponeses sem terra.

e) agente do Estado liberal, voltado para a regularização do espaço privado.

58. A democracia, por pior que seja, dá oportunidade de discussão, de crítica, a imprensa publica as críticas, o povo tem liberdade de falar na esquina sem temer a prisão, e os detentores do poder não praticam o erro deliberadamente porque sabem que o povo denuncia. (Rezende, Íris – Retrato do Brasil – Depoimentos. São Paulo: Política Editora de Livros, Jornais e Revistas, 1984, p.52.)

Assinale a alternativa em que aparece um período histórico no qual a democracia foi amplamente praticada.

a) No Chile, com o governo de Augusto Pinochet (1973-1990).

b) Na Alemanha, no período de 1939-1944.

c) Na Itália, no período de 1930-1940.

d) No Brasil, sob o governo de Getúlio Vargas (1937-1944).

e) No Brasil, sob a presidência de Juscelino Kubitschek (1956-1961).

59. Durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek, a política econômica predominante foi o nacional-desenvolvimentismo, que teve como característica:

a) a adoção de uma política de substituição das importações, de caráter nacionalista, em que o Estado assumia a produção de bens não duráveis.

b) o incentivo à ampliação do parque industrial, por meio de ações combinadas envolvendo o Estado, as empresas privadas nacionais e o capital estrangeiro.

c) a implementação de reformas no serviço público e de controle dos meios de comunicação como ainda não se vira antes, destinadas a racionalizar a máquina estatal e a divulgar as obras do governo.

d) a criação de incentivos fiscais voltados para a diversificação da produção agrícola, visando a tornar concreto o mito de que o Brasil era o grande celeiro do mundo.

e) o controle estatal da infraestrutura (transportes, comunicação e energia) e da indústria básica, ficando as outras áreas de atividade econômica com a empresa privada nacional.

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 15/19 Data: 13/02/2015

60. Em um de seus discursos, o presidente Juscelino Kubitschek afirmou: O puro, o nobre e inteligente nacionalismo não se confunde com xenofobia. Da mesma maneira que a independência política de uma nação não significa animosidade contra os estrangeiros, nem a recusa aos intercâmbios econômicos ou relações financeiras com os países mais ricos ou mais favorecidos em valores econômicos. (In: CARDOSO, Miriam Limoeiro.

Ideologia do Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p. 158.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período JK, é correto afirmar:

a) o discurso nacionalista sob a ótica desenvolvimentista de JK possuía conteúdo semelhante àquele estabelecido na Era Vargas: ambos minimizaram a importância do capital externo.

b) a ideologia do “desenvolvimentismo” no período JK assumiu a entrada de capitais estrangeiros no país como um recurso legítimo que expressava o verdadeiro patriotismo.

c) o “desenvolvimentismo” do período JK objetivou a consolidação da vocação agrícola da economia brasileira, promovendo a “Marcha para Oeste”, política que alavancou a agricultura de exportação.

d) para a indústria brasileira, que passava por uma fase de retração, o “desenvolvimentismo” de JK foi pernicioso, pois propunha um nacionalismo xenófobo.

e) o “Plano de Metas”, programa de governo do então candidato JK, colocado em prática logo após sua eleição, visava primordialmente ao desenvolvimento da agricultura de exportação, instituindo, para esse fim, o “confisco cambial”.

FILOSOFIA – Prof. Francisco Machado

61. (Enem 2014) A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles, vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto. (GALILEI, G. “O

ensaiador”. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.)

No contexto da Revolução Científica do século XVII, assumir a posição de Galileu significava defender a

a) continuidade do vínculo entre ciência e fé dominante na Idade Média.

b) necessidade de o estudo linguístico ser acompanhado do exame matemático.

c) oposição da nova física quantitativa aos pressupostos da filosofia escolástica.

d) importância da independência da investigação científica pretendida pela Igreja.

e) inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza.

62. (Unioeste 2012) “Ele [o Universo] está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto. […] que nos corpos externos, para excitar em nós os sabores, os cheiros e os sons, seja necessário mais que as grandezas, figuras e multiplicidades de movimentos vagarosos ou rápidos, eu não acredito; acho que, tirando os ouvidos, as línguas e os narizes, permanecem os números, as figuras e os movimentos, mas não os cheiros, nem os sabores, nem os sons, que, fora do animal vivente, acredito que sejam só nomes, como nada mais é que nome a cócega, tiradas as axilas e a pele ao redor do nariz”. (Galileu)

Considerando o texto acima, é INCORRETO afirmar que

a) Galileu distingue dois tipos de qualidades das coisas: as qualidades que pertencem às próprias coisas e as qualidades que dependem dos nossos sentidos.

b) os cheiros, os sabores e os sons existem independentemente de nós, pois são produzidos em nossos sentidos pelas propriedades matemáticas das coisas.

c) o verdadeiro conhecimento das coisas depende das propriedades matemáticas e não das qualidades secundárias produzidas por nossos sentidos.

d) as qualidades secundárias, tais como determinado cheiro, cor ou som, não nos dizem a verdadeira natureza das coisas.

e) as propriedades matemáticas (figura, números e movimentos) devem ser os objetos de um conhecimento verdadeiro.

63. (Uel 2010) A ONU declarou 2009 o Ano Internacional da Astronomia pelos 400 anos do uso do telescópio nas investigações astronômicas por Galileu Galilei. Essas investigações desencadearam descobertas e, por sua vez, uma nova maneira de compreender os fenômenos naturais. Além de suas descobertas, Galileu também contribuiu para a posteridade ao desenvolver o método experimental e a concepção de uma nova ciência física.

Com base nas contribuições metodológicas de Galileu Galilei, é correto afirmar:

a) A experiência espontânea e imediata da percepção dos sentidos desempenha, a partir de Galileu, um papel metodológico, preponderante na nova ciência.

b) A observação, a experimentação e a explicação dos fenômenos físicos da natureza desenvolvidos por Galileu aprimoram o método lógico-dedutivo da filosofia aristotélica.

c) A observação controlada dos fenômenos na forma de experimentação, segundo o método galileano, consiste em interrogar metodicamente a natureza na linguagem matemática.

d) A verificação metodológica da verdade das leis científicas pelos experimentos aleatórios, defendida por Galileu, fundamenta-se na concepção finalista do Universo.

e) O método galileano reafirma o princípio de autoridade das interpretações teológico-bíblicas na definição do método para alcançar a verdade física.

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 16/19 Data: 13/02/2015

64. (Ufsj 2010) “Galileu e seus sucessores, atirando objetos de alturas para o solo, e fazendo rolar esferas sobre planos inclinados, contrastavam nitidamente seus métodos com a anterior e habitual especulação inspirada na Metafísica Aristotélica. Achavam-se, pois, abertamente em jogo os procedimentos adequados para a elaboração do Conhecimento. E era preciso não somente determinar esses procedimentos, mas trazer a sua justificação e reeducar-se na condução dos novos métodos. Tanto mais que tais métodos iam chocar-se em última instância com preconceitos profundamente implantados em concepções tradicionais que traziam o poderoso selo de convicções religiosas. As necessidades do momento levavam assim os homens de pensamento a se deterem atentamente nos problemas do Conhecimento. O que, afora as estéreis manipulações verbais a que se reduzira a Lógica formal clássica, praticamente já não detinha a atenção de ninguém”.

Assinale a alternativa que expressa o problema central desse fragmento de texto.

a) A tentativa dos modernos em empreender uma nova metodologia para a Ciência e para a Filosofia.

b) A iminente necessidade de se praticar uma Filosofia conduzida por novos métodos e técnicas de aprimoramento da metafísica aristotélica.

c) A grande emergência de se fazer uma total integração da Filosofia com a Ciência através de uma tentativa de equiparação dos seus métodos.

d) A constatação de que a Filosofia passaria a assumir o comprometimento com as questões relativas ao problema da retórica aristotélica bem como do conhecimento teológico.

65. (Uel 2010) A obra de Galileu Galilei está indissoluvelmente ligada à revolução científica do século XVII, a qual implicou uma “mutação” intelectual radical, cujo produto e expressão mais genuína foi o desenvolvimento da ciência moderna no pensamento ocidental. Neste sentido, destacam-se dois traços entrelaçados que caracterizam esta revolução inauguradora da modernidade científica: a dissolução da ideia greco-medieval do Cosmos e a geometrização do espaço e do movimento. (KOYRÉ, A. Estudos Galilaicos. Lisboa:

Dom Quixote, 1986. pp. 13-20; KOYRÉ, A. Estudos de História do Pensamento Científico. Brasília, Editora UnB, 1982. pp. 152-154.).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as características que marcam revolução científica no pensamento de Galileu Galilei, assinale a alternativa correta.

a) A dissolução do Cosmos representa a ruptura com a ideia do Universo como sistema imutável, heterogêneo, hierarquicamente ordenado, da física aristotélica.

b) A crença na existência do Cosmos, na física aristotélica, se situa na concepção de um Universo aberto, indefinido e até infinito, unificado e governado pelas mesmas leis universais.

c) Contrária à concepção tradicional de ciência de orientação aristotélica, a física galilaica distingue e opõe os dois mundos do Céu e da Terra e suas respectivas leis.

d) A geometrização do espaço e do movimento, na física galilaica, aprimora a concepção matemática do Universo cósmico qualitativamente diferenciado e concreto da física aristotélica.

e) A física galilaica identifica o movimento a partir da concepção de uma totalidade cósmica, em cuja ordem cada coisa possui um lugar próprio conforme sua natureza.

66. (Ufpr 2008) "Mas não é uma conduta extraordinária, e por assim dizer selvagem, ocorrer todo o povo a acusar o Senado em altos brados, e o Senado o povo, precipitando-se os cidadãos pelas ruas, fechando as lojas e abandonando a cidade? A descrição apavora. Responderei, contudo, que cada Estado deve ter costumes próprios, por meio dos quais os populares possam satisfazer sua ambição [...]. O desejo que sentem os povos de ser livres raramente prejudica a liberdade porque nasce da opressão ou do temor de ser oprimido. [...] Sejamos, portanto, avaros de críticas ao governo romano: atentemos para o fato de que tudo o que de melhor produziu esta república provém de uma boa causa. Se os tribunos devem sua origem à desordem, esta desordem merece encômios, pois o povo, desta forma, assegurou participação no governo. E os tribunos foram os guardiões das liberdades romanas."

(MAQUIAVEL, Nicolau. "Comentários sobre a Primeira Década de Tito Lívio". 3 ed., Brasília: Editora da UNB, 1994, p. 31-32.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociedade renascentista, é correto afirmar que o pensamento de Maquiavel:

a) restabeleceu no Mundo Moderno as formas clássicas do pensamento político, especialmente as da República romana, que garantiram os mecanismos de representação popular nas novas Repúblicas em formação na Itália e no norte da Europa.

b) introduziu o conceito de desordem no pensamento renascentista para explicar os processos evolutivos dos Estados e das formas de governos possíveis, baseando-se na proposição do modelo republicano romano como ideal para os Estados modernos.

c) recuperou os princípios romanos e, afirmando que os fins justificam os meios, forneceu para os movimentos sociais da Era Moderna uma justificativa para se rebelarem contra a tirania e a opressão, em nome de uma boa causa que legitimaria um governo autoritário de caráter popular.

d) inspirou-se nas formas clássicas, especialmente romanas, idealizando-as para afirmar que os conflitos entre os poderosos e o povo contribuem para a ampliação das liberdades republicanas e que os modos desses conflitos dependem dos costumes políticos dos povos.

e) pretendeu estabelecer o princípio republicano democrático romano como conceito básico da política moderna, afirmando que, para satisfazer suas aspirações, é legitimo que o povo se rebele e promova desordens com a finalidade de mudar o regime político e a organização da produção econômica.

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 17/19 Data: 13/02/2015

67. (Ufpel 2007) "Daqui nasce um dilema: é melhor ser amado do que temido, ou o inverso? Respondo que seria preferível ambas as coisas, mas, como é muito difícil conciliá-las, parece-me muito mais seguro ser temido do que amado, se só se puder ser uma delas. [...]

Os homens hesitam menos em prejudicar um homem que se torna amado do que outro que se torna temido, pois o amor mantém-se por um laço de obrigações que, em virtude de os homens serem maus, quebra-se quando surge ocasião de melhor proveito. Mas o medo mantém-se por um temor do castigo que nunca nos abandona. Contudo, o príncipe deve-se fazer temer de tal modo que, se não conseguir a amizade, possa pelo menos fugir à inimizade, visto haver a possibilidade de ser temido e não ser odiado, ao mesmo tempo." (MAQUIAVEL, Nicolau

(1469-1527). "O Príncipe". Lisboa: Europa-América, 1976.)

O documento embasa

a) a organização de uma sociedade liberal, precursora dos ideais da Revolução Francesa.

b) o direito divino dos reis, reforçando as estruturas políticas e religiosas medievais.

c) o absolutismo monárquico, sob a ótica de um escritor renascentista.

d) a origem do Estado Moderno, através do Contrato Social.

e) o republicanismo como regime político, apropriado para os Estados Modernos.

SOCIOLOGIA – Prof. João Carlos

68. A opção 'curtir', no Facebook, pode revelar muito mais do que se pretende. Uma pesquisa publicada na última segunda (11) mostra que analisar os padrões destas preferências pode dar estimativas surpreendentemente precisas sobre informações pessoais que o usuário não expõe. O estudo examinou 8.000 usuários do Facebook nos Estados Unidos, que, voluntariamente, disponibilizaram suas opções 'curtir', perfis demográficos e resultados de testes psicométricos.Aqueles apontados como homossexuais foram classificados como tais não porque clicaram em sites sobre casamento gay, mas por causa de suas preferências musicais e televisivas, por exemplo.Cristãos e muçulmanos foram corretamente classificados em 82% dos casos e uma boa precisão nas previsões foi alcançada nos status de relacionamento e uso de substâncias, entre 65% e 73%. (Disponível em:

<http://folha.com/no1244776> Acesso em 13 mar. 2013. Adaptado.)

Segundo a sociologia, esse tipo de pesquisa serve para demonstrar que:

a) As pessoas estão deixando rastros perigosos na internet.

b) Somente a psicologia é capaz de analisar o comportamento humano.

c) A forma como a pessoa se relaciona nas redes sociais é determinada diretamente pela sua orientação sexual.

d) A identidade e o gosto dos indivíduos estão relacionados a características sociais.

e) Não há qualquer indício de verdade nas conclusões da pesquisa.

69. Observe a foto a seguir:

Ela apresenta a interação entre pessoas de um mesmo grupo. O processo de sociabilidade se desenvolve no grupo, com base em um conceito sociológico expresso na foto acima.

Sobre ele, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA.

a) A sociabilidade de novos membros de uma sociedade só é possível quando há mudanças radicais na estrutura social.

b) Os espaços físicos de uma sociedade são destinados a vários processos sociais. Na foto percebe-se o único espaço destinado ao processo que permite a sociabilidade entre os indivíduos.

c) A competição é um processo de sociabilidade evidenciado na foto, pois os contatos primários caracterizam as interações dos membros desse grupo.

d) As relações presentes na foto são um processo contínuo no qual o indivíduo, ao longo da vida, aprende, identifica hábitos e valores característicos, que o ajudam no desenvolvimento de sua personalidade e na sua integração com o grupo.

e) As interações mostradas na foto são baseadas em estratégias de competição com o objetivo de organizar movimentos de mudança da estrutura social vigente.

70. As figuras ao lado são tradicionalmente remetidas à mulher e ao homem. Segundo a sociologia, esse tipo de associação simbólica deve-se a:

a) um preconceito social, que faz com que os homens nunca possam utilizar roupas femininas.

b) uma característica natural, pois em todas as culturas os símbolos de masculinidade e de feminilidade são os mesmos.

c) um processo psicológico, que constrói, na mente das pessoas, uma ideia do que é o homem e do que é a mulher.

d) um processo escolar, pois é somente na escola que as crianças aprendem as diferenças entre homens e mulheres.

e) um processo de socialização que ensina as pessoas a diferenciarem, por meio de certos símbolos, os homens das mulheres.

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 18/19 Data: 13/02/2015

71. De acordo com Richard T. SCHAFER, em Sociologia (São Paulo, 2006), “a língua é a fundação de todas as culturas, é um sistema abstrato de significados, de palavras e símbolos para todos os aspectos da cultura.” Nesse sentido, a palavra “pai”, por exemplo, revela uma série de aspectos da estrutura de parentesco, tais como sexo, idade, atribuições, deveres, inserção numa cadeia hierárquica etc. Isso porque as palavras não são sons escolhidos aleatoriamente, mas um meio de pensar e denominar a realidade, construídas culturalmente, referindo-se a situações concretas que envolvem sentimentos, obrigações, alianças, conflitos, hostilidades etc. Partindo da análise do texto transcrito acima, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A língua comunica às pessoas as mais importantes normas, os valores e as sanções de uma cultura.

b) O idioma precede (gera) o pensamento, assim, os símbolos das palavras e a gramática de um idioma organizam o mundo para nós.

c) A língua falada por um grupo cultural é mais do que uma descrição da realidade, ela também serve para moldar a realidade dessa cultura.

d) Um idioma pode moldar a forma como vemos, experimentamos, cheiramos, sentimos e ouvimos. Pode influenciar a forma como pensamos as pessoas, as ideias e objetos à nossa volta.

e) A linguagem para o indivíduo humano, como para a raça humana, é uma coisa inteiramente hereditária e não adquirida, completamente interna e não externa, é um crescimento orgânico e não um produto social.

72.

Os quadrinhos acima apresentam a construção de uma figura social, o monstro. Tendo em conta a teoria sociológica, podemos dizer que:

a) O monstro surge a partir de um processo social que cria sujeitos rejeitados e desajustados.

b) O monstro é uma figura que já desde o nascimento se mostra desajustada em relação à sociedade.

c) Somente as crianças são monstruosas.

d) Os monstros correspondem a uma forma de classificação escolar dos seus estudantes.

e) Há, na sociedade contemporânea, uma grande preocupação em fazer com que a monstruosidade seja apagada da personalidade das pessoas.

73. Leia.

Sei que os anos vão passando e eu amando mais você. Dedicando sempre um amor sem fim, bons momentos de paixão e de felicidade.

E eu sempre acreditei que o seu amor era verdade.

Você sempre jurou a mim eterno amor, que um dia casaria comigo e seria feliz.

Mas você mentiu, e eu vi que estava errado.

Um dia vi você sair com o ex-namorado.

Eu vou te deletar, te excluir do meu Orkut.

Eu vou te bloquear no MSN.

Não me mande mais scraps, nem e-mails, PowerPoint.

Me exclua também e adicione ele.

Ewerton Assunção. Eu vou te excluir do meu Orkut.

A música, acima, acaba por apresentar um aspecto novo da socialização existente na sociedade contemporânea. Que aspecto é esse?

a) O aumento da importância da internet como mediadora das relações sociais.

b) A relevância sociológica do amor para as relações amorosas.

c) A traição como fato social total.

d) A persistência da traição nas relações sociais.

e) O desejo pela posse de meios de comunicação.

74. Veja a figura abaixo:

A partir dela, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A percepção das gerações está relacionada à idade social dos indivíduos.

b) A charge demonstra como as formas de socialização mudam com o passar das gerações.

c) Devido às transformações tecnológicas, as formas mais novas de comunicação podem se tornar obsoletas com o passar das décadas.

d) As modernas formas de comunicação deixarão de existir por causa das alterações climáticas naturais do planeta.

e) Uma das formas de definir o presente é através da noção de “modernidade líquida”.

Simulado/2015 CNSG 3º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 1ª Etapa Pág. 19/19 Data: 13/02/2015

75. Hoje em dia, muitos pais acreditam que, a partir de certa idade, devem delegar a educação de seus filhos à escola, pois já cumpriram seu papel até ali, e nada podem acrescentar para o filho, não melhor do que faria o colégio.

A questão é que estão enganados. Os pais são os melhores professores de seus filhos, e sempre serão. Mas quando digo professores, não me refiro aos ensinamentos de matérias como o português ou a matemática, e sim ao desenvolvimento de virtudes e capacidades relacionadas a todos os âmbitos de seu ser, pois sabemos que o ser humano não é apenas composto por seu lado racional (aqui me refiro aos aprendizados puramente escolares).

Fonte: <http://www.serfamilia.com.br/educacao/uma-parceria-ideal.html>. Acesso em 03 nov. 2012.

O discurso acima procura evidenciar a importância da família para a educação da criança. Do ponto de vista sociológico, o que está ocorrendo é:

a) A democratização do ensino público.

b) A afirmação da autonomia individual em detrimento da sociedade.

c) A defesa da importância da família para a primeira socialização dos indivíduos.

d) A divisão da instituição educacional.

e) O aumento da anomia social.