História 9 (1)

22
A grande crise de 1929

description

a grande crise de 1929

Transcript of História 9 (1)

Page 1: História 9 (1)

A grande crise de 1929

Page 2: História 9 (1)

1929; 1929; Bolsa; campos; capitais; capitalismo; comércio; Crash; democracia; depressão; depressão; desemprego; desemprego; desenvolvimento; despedimento; ditatoriais; Estado; falência; falência; matérias-primas ; mundialização; propagou-se; subdesenvolvidos ; subdesenvolvidos Após uma época de extraordinário ---------- económico, os Estados Unidos foram atingidos, em Outubro de---------- , por uma grave crise financeira – o ---------- da ---------- de Wall Street (Nova Iorque). De ---------- a fins de 1932, a crise bolsista alastrou a toda a economia, provocando grandes alterações sociais. Com efeito, com a falência da banca seguiu-se a ---------- das empresas que levou ao ---------- de milhões de pessoas. A miséria atingiu as cidades e os ---------- , lançando no desespero vastas camadas da sociedade americana. A crise americana ---------- rapidamente a todo o mundo capitalista e aos países ---------- .A ---------- da crise económica ficou a dever-se, sobretudo, à retirada dos ---------- americanos da Europa, à retração do internacional e à redução das compras das ---------- pelas nações industrializadas aos países ---------- . Assim, todo o mundo capitalista foi atingido pela ---------- de empresas, baixo de preços, controlo da produção e enorme crescimento do ---------- .A ---------- de 1929-1932 provocou um grande impacto na sociedade: os operários e os camponeses em especial, caíram no ----------. Por toda a parte ofereciam-se serviços por baixo preço. A ---------- desacreditou o ---------- e a ---------- liberal. A opinião pública pedia a interferência do ---------- na economia e até a instauração de regimes ---------- .

Page 3: História 9 (1)

Após uma época de extraordinário desenvolvimento económico, os Estados Unidos foram atingidos, em Outubro de 1929, por uma grave crise financeira - o Crash da Bolsa de Wall Street (Nova Iorque). De1929 a fins de 1932, a crise bolsista alastrou a toda a economia, provocando grandes alterações sociais. Com efeito, com a falência da banca seguiu-se a falência das empresas que levou ao desemprego de milhões de pessoas. A miséria atingiu as cidades e os campos, lançando no desespero vastas camadas da sociedade americana. A crise americana propagou-se rapidamente a todo o mundo capitalista e aos países subdesenvolvidos.A mundialização da crise económica ficou a dever-se, sobretudo, à retirada dos capitais americanos da Europa, à retração do comércio internacional e à redução das compras das matérias-primas pelas nações industrializadas aos países subdesenvolvidos. Assim, todo o mundo capitalista foi atingido pela falência de empresas, baixa de preços, controlo da produção e enorme crescimento do desemprego.A depressão de 1929-1932 provocou um grande impacto na sociedade: os operários e os camponeses em especial, caíram no desemprego. Por toda a parte ofereciam-se serviços por baixo preço. A depressão desacreditou o capitalismo e a democracia liberal. A opinião pública pedia a interferência do Estado na economia e até a instauração de regimes ditatoriais.

Page 4: História 9 (1)

Fascismo Italiano

Page 5: História 9 (1)

1925; 1925; 1945; camisas negras; corporativismo; culto do chefe; ditadura fascista; Duce; económicas; esquerda; extrema-direita; fascista; indivíduo; Mussolini; Mussolini; Mussolini; Mussolini ; partidos políticos; polícia política; social

Na sequência da 1ª Guerra Mundial, a Itália conheceu grandes dificuldades ---------- e forte agitação ---------- . O governo, incapaz de resolver esses problemas, caiu em descrédito. Em 1921-1922, um partido de ---------- , o Partido Nacional Fascista (PNF) dirigido por ---------- , impôs-se como uma força poderosa. As suas milícias armadas (os " ---------- ") perseguiram, agrediram e mataram sindicalistas e militantes de partidos de ---------- . Em Outubro de 1922, o rei Vítor Manuel III, receosos de uma guerra civil, convidou ---------- a formar governo. Em ---------- , ---------- implantou a ---------- em Itália.Entre ---------- e ---------- vigorou em Itália o regime ---------- , caracterizado pelo ---------- , primazia do Estado sobre o ---------- , nacionalismo, ---------- , dirigismo económico. A todos era exigido o cumprimento do slogan "Crer, Obedecer, Combater". Para implantar este regime autoritário, ---------- utilizou métodos repressivos tais como a criação de ---------- , de organizações de juventude, o estabelecimento da censura, a proibição de sindicatos e de ----------, a subordinação de todos os órgãos do poder à autoridade do ---------- .

Page 6: História 9 (1)

Na sequência da 1ª Guerra Mundial, a Itália conheceu grandes dificuldades económicas e forte agitação social. O governo, incapaz de resolver esses problemas, caiu em descrédito. Em 1921-1922, um partido de extrema-direita, o Partido Nacional Fascista (PNF) dirigido por Mussolini, impôs-se como uma força poderosa. As suas milícias armadas (os "camisas negras") perseguiram, agrediram e mataram sindicalistas e militantes de partidos de esquerda. Em Outubro de 1922, o rei Vítor Manuel III, receosos de uma guerra civil, convidou Mussolini a formar governo. Em 1925, Mussolini implantou a ditadura fascista em Itália.Entre 1925 e 1945 vigorou em Itália o regime fascista, caracterizado pelo corporativismo, primazia do Estado sobre o indivíduo, nacionalismo, corporativismo, dirigismo económico. A todos era exigido o cumprimento do slogan "Crer, Obedecer, Combater". Para implantar este regime autoritário, Mussolini utilizou métodos repressivos tais como a criação de polícia política, de organizações de juventude, o estabelecimento da censura, a proibição de sindicatos e de partidos políticos, a subordinação de todos os órgãos do poder à autoridade do Duce.

Page 7: História 9 (1)

Nazismo

Page 8: História 9 (1)

1929; 1933; 1934; Adolfo Hitler ; alemão ; alemão ; ariana ; chanceler ; chanceler ; económicas; eleições; espaço vital; Europa; Guerra Mundial; Hitler; Hitler; nacionalismo; nazi; Nazi; nazi; Nazi; nazismo; República de Weimar; Tratado de Versalhes

Nos inícios dos anos 20, a Alemanha era governada por um regime democrático conhecido como " ---------- ". Nessa época, o governo alemão conheceu forte contestação devido às dificuldades ---------- e sociais que afetavam o país e ao facto de ter assinado o ---------- , considerado uma humilhação para o povo ---------- . Nesse clima de descontentamento surgiu o Partido ---------- , dirigido desde 1921 por ---------- . Com a crise de ---------- , o Partido ---------- cresceu extraordinariamente. Vencedor das ---------- , ---------- tornou-se ---------- (primeiro-ministro) em ---------- .Em ---------- , ---------- acumulou os cargos de ---------- e presidente da República e instituiu a ditadura ---------- . O ---------- defendia o totalitarismo, o ---------- e o racismo. Estas ideias levaram a Alemanha hitleriana a querer impor o seu domínio na ---------- e no Mundo, em nome da superioridade da raça ---------- (de que os alemães seriam os mais puros representantes) e da necessidade de um " ---------- " para expansão do povo ---------- . O totalitarismo ---------- conduziu a Alemanha à 2ª ---------- .

Page 9: História 9 (1)

Nos inícios dos anos 20, a Alemanha era governada por um regime democrático conhecido como "República de Weimar". Nessa época, o governo alemão conheceu forte contestação devido às dificuldades económicas e sociais que afetavam o país e ao facto de ter assinado o Tratado de Versalhes, considerado uma humilhação para o povo alemão. Nesse clima de descontentamento surgiu o Partido Nazi, dirigido desde 1921 por Adolfo Hitler. Com a crise de 1929, o Partido Nazi cresceu extraordinariamente. Vencedor das eleições, Hitler tornou-se chanceler (primeiro-ministro) em 1933.Em 1934, Hitler acumulou os cargos de chanceler e presidente da República e instituiu a ditadura nazi. O nazismo defendia o totalitarismo, o nacionalismo e o racismo. Estas ideias levaram a Alemanha hitleriana a querer impor o seu domínio na Europa e no Mundo, em nome da superioridade da raça ariana (de que os alemães seriam os mais puros representantes) e da necessidade de um "espaço vital" para expansão do povo alemão. O totalitarismo nazi conduziu a Alemanha à 2ª Guerra Mundial.

Page 10: História 9 (1)

A Era Estalinista na URSS

Page 11: História 9 (1)

alimentar e têxtil; coletivização; Comunista; culto do Chefe; Estaline; indústria; pesada; industrializados; NEP; oposição; planificação; potência económica; química e a produção de energia; quinquenais; socialismo; totalitário

Em 1928, Estaline pôs fim à ---------- , iniciada por Lenine e lançou a União Soviética na grande viragem para o ---------- . Para isso, aplicou à economia soviética dois princípios básicos: a ---------- (construção da economia com base em planos fixados pelo Estado) e a ---------- dos meios de produção (nacionalização da indústria, agricultura e comércio). Planificou-se a economia em planos ---------- (5 anos): o 1º plano quinquenal privilegiou a ---------- (maquinaria pesada e infraestruturas); o 2º plano privilegiou a indústria ---------- e o 3º, interrompido pela 2ª Guerra Mundial abrangia a indústria ---------- . Em menos de duas décadas, a URSS tornou-se uma ---------- , ocupando, em 1940, o terceiro lugar entre os países mais ---------- do mundo.Entre 1928 e 1953, ---------- - chefe do governo e secretário-geral do Partido ---------- - gozou de plenos poderes. Não admitindo qualquer ---------- , eliminou de forma violenta aqueles que se opunham à sua política. Contudo, foi alvo de grande admiração e fervor patriótico - ---------- . Mas a sua governação caracterizou-se por um forte cariz repressivo e ---------- .

Page 12: História 9 (1)

Em 1928, Estaline pôs fim à NEP , iniciada por Lenine e lançou a União Soviética na grande viragem para o socialismo. Para isso, aplicou à economia soviética dois princípios básicos: a planificação (construção da economia com base em planos fixados pelo Estado) e a coletivização dos meios de produção (nacionalização da indústria, agricultura e comércio). Planificou-se a economia em planos quinquenais (5 anos): o 1º plano quinquenal privilegiou a indústria pesada (maquinaria pesada e infraestruturas); o 2º plano privilegiou a indústria alimentar e têxtil e o 3º, interrompido pela 2ª Guerra Mundial abrangia a indústria química e a produção de energia. Em menos de duas décadas, a URSS tornou-se uma potência económica, ocupando, em 1940, o terceiro lugar entre os países mais industrializados do mundo.Entre 1928 e 1953, Estaline - chefe do governo e secretário-geral do Partido Comunista - gozou de plenos poderes. Não admitindo qualquer oposição, eliminou de forma violenta aqueles que se opunham à sua política. Contudo, foi alvo de grande admiração e fervor patriótico - culto do Chefe. Mas a sua governação caracterizou-se por um forte cariz repressivo e totalitário.

Page 13: História 9 (1)

Estado Novo

Page 14: História 9 (1)

1932; 28 de Maio de 1926; corporações; corporativo; corporativo; ditadura; Estado Novo; Estado Novo; Estado Novo; Finanças; Oliveira Salazar; Presidente do Conselho; primeira; Propaganda Nacional

Com o golpe militar de ---------- terminou a ---------- República e implantou-se a ---------- militar. Em 1928, com o, agravamento da situação económico-financeira, os militares convidaram ---------- para Ministro das ---------- . O êxito da sua política levou-o a tornar-se chefe do governo (---------- ) em---------- . No ano seguinte, com a aprovação de uma Constituição, estabeleceu-se um novo regime – o ---------- , regime conservador, autoritário e ---------- . O ---------- teve um cariz fortemente ---------- e colonialista. Logo no início dos anos 30, Salazar criou as ---------- para o Estado poder controlar as reivindicações do mundo laboral e evitar os conflitos e lutas de classe. O ---------- preocupou-se, também, com a defesa, fomento e progresso dos territórios do «Império Colonial Português». Para a sua propaganda, o Salazarismo criou o Secretariado de ---------- (SPN).

Page 15: História 9 (1)

Com o golpe militar de 28 de Maio de 1926 terminou a primeira República e implantou-se a ditadura militar. Em 1928, com o, agravamento da situação económico-financeira, os militares convidaram Oliveira Salazar para Ministro das Finanças. O êxito da sua política levou-o a tornar-se chefe do governo (Presidente do Conselho) em 1932. No ano seguinte, com a aprovação de uma Constituição, estabeleceu-se um novo regime - o Estado Novo, regime conservador, autoritário e corporativo.O Estado Novo teve um cariz fortemente corporativo e colonialista. Logo no início dos anos 30, Salazar criou as corporações para o Estado poder controlar as reivindicações do mundo laboral e evitar os conflitos e lutas de classe. O Estado Novo preocupou-se, também, com a defesa, fomento e progresso dos territórios do «Império Colonial Português». Para a sua propaganda, o Salazarismo criou o Secretariado de Propaganda Nacional (SPN).

Page 16: História 9 (1)

Regimes Ditatoriais na Europa

Page 17: História 9 (1)

1-Benito Mussolini2-Fancisco Franco3-António de Oliveira Salazar4-Adolf Hitler5-Designação dada a Mussolini6-Raça perseguida pelos nazi7-Estado forte e disciplinado8-Associações de empregados e patrões9-«Tudo pela Nação»10-Necessidade de espaço vital

TotalitarismoDitador italianoImperialismoNacionalismoDitador portuguêsChefe NaziCorporaçõesJudeusDuceDitador espanhol

Page 18: História 9 (1)

1-Benito Mussolini - Ditador italiano2-Fancisco Franco - Ditador Espanhol3-António de Oliveira Salazar - Ditador Português4-Adolf Hitler - Chefe Nazi5-Designação dada a Mussolini – Duce6-Raça perseguida pelos nazis – Judeus7-Estado forte e disciplinado – Totalitarismo8-Associações de empregados e patrões – Corporações9-«Tudo pela Nação» - Nacionalismo10-Necessidade de espaço vital – Imperialismo

Page 19: História 9 (1)

1- Obediência total ao chefe2- Sociedade organizada em corporações ou grémios de patrões e trabalhadores.3- Desprezo pelas liberdades e direitos individuais.4- Domínio, ilegítimo, de outros povos ou nações.5- Ódio e perseguição dos judeus

TotalitarismoCulto do chefeAntissemitismoCorporativismoImperialismo

Page 20: História 9 (1)

1- Obediência total ao chefe - Culto do chefe2- Sociedade organizada em corporações ou grémios de patrões e trabalhadores - Corporativismo3- Desprezo pelas liberdades e direitos individuais - Totalitarismo4- Domínio, ilegítimo, de outros povos ou nações - Imperialismo5- Ódio e perseguição dos judeus – Antissemitismo

Page 21: História 9 (1)

1-António de Oliveira Salazar2-Legião Portuguesa3-Mocidade Portuguesa4-Assembleia Nacional5-União Nacional6-Américo Tomás7-P.I.D.E.8-Tarrafal9-Censura

Campo de concentração em Cabo VerdeOrganização paramilitarPresidente da RepúblicaControlo da comunicação socialDitador PortuguêsOrganização juvenilPartido ÚnicoPolícia Política«Parlamento» que aprovava as leis do Governo

Page 22: História 9 (1)

1-António de Oliveira Salazar - Ditador Português2-Legião Portuguesa - Organização paramilitar3-Mocidade Portuguesa - Organização juvenil4-Assembleia Nacional - «Parlamento» que aprovava as leis do Governo5-União Nacional - Partido Único6-Américo Tomás - Presidente da República7-P.I.D.E. - Polícia Política8-Tarrafal - Campo de concentração em Cabo Verde9-Censura - Controlo da comunicação social