História da ebd

8
1ª Igreja Presbiteriana Renovada Abreu e Lima – PE – Brasil Presbitério do Nordeste – PRENOR CULTO DE ANIVERSÁRIO ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 1ª Igreja Presbiteriana Renovada Abreu e Lima – PE – Brasil Presbitério do Nordeste – PRENOR CULTO DE ANIVERSÁRIO ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Transcript of História da ebd

Page 1: História da ebd

1ª Igreja Presbiteriana RenovadaAbreu e Lima – PE – Brasi l

Presbitério do Nordeste – PRENOR

CULTO DE ANIVERSÁRIO ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

1ª Igreja Presbiteriana RenovadaAbreu e Lima – PE – Brasi l

Presbitério do Nordeste – PRENOR

CULTO DE ANIVERSÁRIO ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Page 2: História da ebd

JOHN WESLEY (1703 -1791) 1737 - Iniciou estudos bíblicos

dominicais com crianças em Savannah, estado da Geórgia

nos EUA.

Page 3: História da ebd

Wesley propagou o Movimento de Escola Dominical.

Ele disse: “Deus começa sua obra com as crianças”

“Encontro estas escolas aonde quer que eu vá”. Essa declaração foi publicada

no Diário de Gloucesterem julho de 1784.

Page 4: História da ebd

A Igreja Metodista da Inglaterra, fundada após sua morte, deve muito de seu fenomenal crescimento às Escolas Dominicais das Sociedades Metodistas da Igreja da Inglaterra, estabelecidas por Wesley, entre outros, na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Page 5: História da ebd

Em 1765, uma jovem chamada

Hannah Ball Moore aceitou a Cristo através de um sermãode Wesley. Em1769 Hanna, com 26 anos,criou a primeira escola dominical em sua própria casa. O testemunho de John Wesley sobre o trabalho de Hannah é eloqüente. Em muitas de suas cartas ele valoriza o trabalho por ela desenvolvido.

Page 6: História da ebd

Onze anos mais tarde, em Gloucester, um jornalista metodista,

Robert Raikes

criou a primeira escola dominical para os meninos de rua, ensinando-lhes, além da Bíblia, disciplinas escolares como aritmética e inglês.

Page 7: História da ebd

As crianças só podiam estudar aos domingos, pois durante a semanatrabalhavam até 12 horas por dia. Por isso, Robert reunia crianças e adolescentes todos os domingos. Algumas crianças, a princípio, relutaram em vir para as escolas porque as suas roupas estavam tão rotas, mas Raikes providenciou tudo de que eles precisavam, inclusive banho e cabelos penteados.

Page 8: História da ebd

As aulas iam das 10 h até as 14h, com lições de matemática, história e inglês, e intervalo de uma hora para o almoço.Eles eram levados então à igreja para serem instruídos no catecismo até as 17:30 h. Recebiam pequenas recompensas, como l ivros, canetas, jogos, aqueles que tivessem dominado a l ição ou aqueles cujo comportamento tivessem mostrado uma melhoria notável. Entrementes, recebiam castigo corporal aqueles de mau comportamento, como era do costume pedagógico da época .