História das ideias pedagógicas

11
FRANCIELE GONÇALVES NODA Tutor: Mauricio Aires Vieira

Transcript of História das ideias pedagógicas

FRANCIELE GONÇALVES NODA

Tutor: Mauricio Aires Vieira

HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS

Moacir Gadotti

CAPÍTULO 12:O Pensamento Pedagógico

Antiautoritário (173 a 186)

Este capítulo nos trás os pensamentos pedagógicos contra autoritarismo, nos dando a ideia dos pensadores a respeito do antiautoritário;

Sigmund Freud – conhecido como pai da psicanálise, descobriu o fenômeno da transferência, entre professor-aluno, sugere uma prática educativa, não-repressiva e respeitadora a criança.

Gerard Mendel – ele propõe a abertura da escola para a política e, desde de cedo, a tomada local de poder pelos jovens, nas instituições a fim de superar o autoritarismo institucional.

Francisco Ferrer Guardia – foi um revolucionário que acreditava no valor da educação como remédio para os males da sociedade. Queria preparar as crianças para enfrentar uma nova era com liberdade de pensamentos e ação.

Alexandre S. Neill – Segundo ele o objetivo da educação era que a criança viva a sua vida e não a do adulto, diz que as crianças devem ser livres internamente, livres do medo, da hipocrisia, do ódio e da intolerância.

Carl R. Rogers – Segundo ele o clima psicológico de liberdade favorecia o pleno desenvolvimento do individuo.

Celéstin Freinet – Ele centrava a educação no trabalho, na livre expressão e na pesquisa. Para ele a escola do futuro seria a escola do trabalho.

Henry Wallon – considerava a criança como um ser social e, com personalidade em desenvolvimento.