História Do Bairro Do Bixiga

2
História do Bairro do Bixiga Com características afro-ítalo-nordestina o Bixiga destaca- se por suas peculiaridades. Este fator deve-se a ocupação que o bairro teve, já que seus primeiros moradores foram negros que utilizavam esta área pra refugiar-se de seus donos formando possíveis quilombos. Em 1878 esta área foi loteada por preços acessíveis, o que foi uma boa oportunidade para os italianos recém-chegados ao Brasil, que vinham em busca de novas oportunidades. A convivência destas duas etnias ocasionou numa influência cultural de ambas as nacionalidades. No início da década de 80, migrantes nordestinos mudam- se para São Paulo a procura de novos empregos, alugando cortiços no bairro por terem fácil acesso ao centro da Cidade. Com esta miscigenação de culturas o bairro passa a ter uma nova característica cultural, tornando-se símbolo da cultura paulistana. Mas apesar da miscigenação o bairro localizado na região da Bela Vista é mais conhecido pela cultura italiana, muitas vezes sendo nomeado como o principal bairro intaliana de São Paulo. Semelhante às aldeias da Itália, o Bixiga tem suas ruas estreitas e ladeiras, onde instalaram-se aos poucos cantinas, quitandas, sapatarias e lojas de artesanato, mantendo assim viva as tradições e religiosidade do país. Atualmente, o bairro é reduto de intelectuais, amantes de cultura e gastronomia. Foi ali que o industrial italiano Franco Zampari fundou o extinto Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), por onde passaram Cacilda Becker, Paulo Autran e Sérgio Cardoso, que empresta o nome a um dos mais importantes teatros da cidade, localizado no bairro. Ainda fazem parte do roteiro cultural do bairro do Bixiga, o Museu do Óculos Gioconda Giannini e a Feira de Antiguidades da Praça Dom Oriono, que conta com 300 barracas que dispõem de artigos diversos, obras de arte, comida e outras curiosidades. A bela escadaria do Bixiga une a parte alta do bairro, na rua dos Ingleses, à parte

description

História Do Bairro Do Bixiga

Transcript of História Do Bairro Do Bixiga

Page 1: História Do Bairro Do Bixiga

História do Bairro do Bixiga

Com características afro-ítalo-nordestina o Bixiga destaca-se por suas peculiaridades. Este fator deve-se a ocupação que o bairro teve, já que seus primeiros moradores foram negros que utilizavam esta área pra refugiar-se de seus donos formando possíveis quilombos. Em 1878 esta área foi loteada por preços acessíveis, o que foi uma boa oportunidade para os italianos recém-chegados ao Brasil, que vinham em busca de novas oportunidades. A convivência destas duas etnias ocasionou numa influência cultural de ambas as nacionalidades. No início da década de 80, migrantes nordestinos mudam- se para São Paulo a procura de novos empregos, alugando cortiços no bairro por terem fácil acesso ao centro da Cidade. Com esta miscigenação de culturas o bairro passa a ter uma nova característica cultural, tornando-se símbolo da cultura paulistana. Mas apesar da miscigenação o bairro  localizado na região da Bela Vista é mais conhecido pela cultura italiana, muitas vezes sendo nomeado como o principal bairro intaliana de São Paulo.

Semelhante às aldeias da Itália, o Bixiga tem suas ruas estreitas e ladeiras, onde instalaram-se aos poucos cantinas, quitandas, sapatarias e lojas de artesanato, mantendo assim viva as tradições e religiosidade do país.

Atualmente, o bairro é reduto de intelectuais, amantes de cultura e gastronomia. Foi ali que o industrial italiano Franco Zampari fundou o extinto Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), por onde passaram Cacilda Becker, Paulo Autran e Sérgio Cardoso, que empresta o nome a um dos mais importantes teatros da cidade, localizado no bairro.

Ainda fazem parte do roteiro cultural do bairro do Bixiga, o Museu do Óculos Gioconda Giannini e a Feira de Antiguidades da Praça Dom Oriono, que conta com 300 barracas que dispõem de artigos diversos, obras de arte, comida e outras curiosidades. A bela escadaria do Bixiga une a parte alta do bairro, na rua dos Ingleses, à parte baixa, na Rua Treze de Maio, e dá acesso ao polo cultural de um lado e às tradicionais cantinas e feira do outro.

No Bixiga ainda estão instaladas a sede da tradicional escola de samba Vai-Vai e a Igreja Nossa Senhora Achiropita, santa homenageada todo mês de agosto com a festa gastronômica e beneficente nas ruas do bairro. Na rua Conselheiro Carrão, casinhas acabam de ter suas fachadas revitalizadas. Coloridas em tons vibrantes e alegres, o projeto tem o objetivo de transformar o Bixiga no “Caminito brasileiro”, fazendo referência ao famoso ponto do bairro portenho de La Boca, na Argentina.

Page 2: História Do Bairro Do Bixiga

Para quem não dispensa uma boa gastronomia, o bairro é reduto de boas padarias, pizzarias e cantinas. Nos ambientes acolhedores, famílias falam e gesticulam animadamente enquanto saboreiam deliciosos pratos típicos ao som de muita música italiana. Para completar todo este cenário, os garçons derrubam as bandejas, causando um grande alvoroço italiano. E quando o assunto são os pães, as pequeninas e imortais padarias em nada se assemelham as modernas panificadoras que estamos acostumadas. Elas possuem um aspecto rústico, atendimento intimista e receitas de família. Dentre as guloseimas que são servidas nestes locais estão o pão de linguiça com provolone e o tentador catanelli – uma massa recheada com creme de nozes, avelã e amêndoas.

Bibliografia

http://www.conhecendosaopaulo.com/bairro/bixiga/

http://www.centrodememoriadobixiga.org/?page_id=2