HISTÓRIA E GEOGRAFIA -...

3

Click here to load reader

Transcript of HISTÓRIA E GEOGRAFIA -...

Page 1: HISTÓRIA E GEOGRAFIA - d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.netd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fgv-rio/2010/resolucoes/... · de Locke (Segundo tratado sobre o governo) assumiam

fgv – 25/10/2009 CPV o cursinho que mais aprova na GV

CPV fgvrj09out

6

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

01. Outra preocupação da Coroa foi a de estabelecer limites à entrada na região das minas. Nos primeiros tempos da atividade mineradora, a Câmara de São Paulo reivindicou, junto ao rei de Portugal, que somente aos moradores da Vila de São Paulo, a quem se devia a descoberta do ouro, fossem dadas concessões de exploração do metal. Os fatos se encarregaram de demonstrar a inviabilidade do pretendido, diante do grande número, não só de portugueses, mas também de baianos, que chegava à região das minas.

Bóris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2004, p. 100.

O texto acima refere-se aos precedentes de umconflitoocorrido entre 1708 e 1709.

a) A qual conflito se refere o autor? Quais foram asmotivaçõesdesseconflito?

b) A economia colonial era caracterizada pela produção de gêneros voltados ao mercado externo. No entanto, o exemplo da economia mineradora pode ser lembrado para evidenciar a existência de um mercado interno na colôniaportuguesa?Justifiquesuaresposta.

Resolução: a) O autor refere-se à manifestação nativista ocorrida nas áreas

de exploração aurífera das Minas Gerais conhecida como a Guerra dos Emboabas. Os paulistas, que se arvoravam em descobridores dessas riquezas, não aceitavam os privilégios dos exploradores Reinóis, tampouco a concorrência de colonos de outras províncias distantes.

b) A mineração gerou demanda local de gêneros alimentícios e produtos manufaturados. Esse incipiente mercado consumidor interno funcionou como polo de integração econômico-comercialdeáreasdistantes.ORiodeJaneiroviaporto marítimo, tomou para si o papel de centro abastecedor de manufaturas. O interior nordestino, em razão da pecuária do Vale do Rio São Francisco, incumbiu-se do fornecimento de charque, couro e outros gêneros.

02. Na visão dos colonos, o governo inglês não procurava preservar a vida, a liberdade e a propriedade. Pelo contrário, atentava com sua legislação mercantilista contra a propriedade dos colonos e, por vezes, como no Massacre de Boston, contra a própria vida dos colonos. As palavras de Locke (Segundo tratado sobre o governo) assumiam na colônia o papel de ideário de uma revolução:

Quem quer que use força sem direito, como o faz todo aquele que deixa de lado a lei, coloca-se em estado de guerra com aqueles contra os quais assim a emprega; e nesse estado cancelam-se todos os vínculos, cessam todos os outros direitos, e qualquer um tem o direito de defender-se e de resistir ao agressor.

É interessante identif icarmos na Declaração de Independência das 13 colônias longos trechos extraídos das ideiasdeLocke.Ofilósofoinglês,aopretenderjustificarummovimento em sua terra, acabou servindo de base quase um século depois, para um movimento contra o domínio da Inglaterra, a mesma Inglaterra que Locke tanto amava.

Leandro Karnal. A formação da nação. In L. Karnal e outros, História dos Estados Unidos. Das origens ao século XXI.

São Paulo: Contexto, 2008, p. 82.

Após a leitura do texto acima, responda às questões.

a) O texto se refere a dois movimentos diferentes. Um deleséaIndependênciadosEUA.Qualseriaosegundoequaisassuasprincipaiscaracterísticas?

b) Acerca da Independência dos Estados Unidos, aponte trêsrazõesqueintensificaramosdescontentamentosdos colonos americanos com relação à Inglaterra.

c) Locke sustentou que o entendimento humano teria a experiência como fonte. Defendeu o direito natural dos seres humanos à propriedade e à liberdade. Argumentou que o Estado deveria garantir tais direitos para permitir a felicidade humana. A qual movimento filosóficopodemserassociadasassuasideias?

Resolução: a) O segundo movimento ao qual o texto faz referência é a

Revolução Gloriosa ocorrida na Inglaterra entre 1685 e 1689 que liderada pelo parlamento controlado por setores da burguesiaenobrezaderrubaomonarcacatólicoJaimeStuartII e coroa seu genro protestante Guilherme de Orange.

EstemovimentoinspiradonasideiasdeJohnLockefoioresponsávelpelodeclíniodefinitivodoregimeabsolutistana Inglaterra, substituído por uma monarquia parlamentar e liberal limitada por uma declaração de direitos (“Bill of Rights”). É considerado fator para o desenvolvimento do capitalismo liberal e da burguesia inglesa além de ter influenciadooutrasrevoluçõescomoaamericanaefrancesa.

b) São fatores para o descontentamento dos colonos norte-americanos: a imposição de novos impostos e restrições comerciais através de decretos como o “Sugar Act” e “Tea Act”, a repressão violenta às revoltas como a de Boston através das chamadas leis intoleráveis e a recusa inglesa em aceitar asreivindicaçõesliberaisdoICongressodaFiladélfia.

c) AsIdeiasdeJohnLockeservirãodeinspiraçãoaomovimentofilosóficoiluminista,doqualopensadoréconsideradoumpredecessor.

Page 2: HISTÓRIA E GEOGRAFIA - d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.netd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fgv-rio/2010/resolucoes/... · de Locke (Segundo tratado sobre o governo) assumiam

CPV o cursinho que mais aprova na GV Fgv – 25/10/2008

CPV fgvrj09out

7

03. Não há sombra de dúvida sobre o papel central desempenhado pelos muçulmanos na rebelião de 1835. Os rebeldes – ou uma boa parte deles – foram para as ruas com roupas usadas na Bahia pelos adeptos do islamismo. No corpo de muitos dos que morreram a polícia encontrou amuletos muçulmanos e papéiscomrezasepassagensdoQur an(Alcorão)usadospara proteção.

JoãoJoséReis.Rebelião escrava no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2004, p. 158.

Após a leitura do trecho acima responda às questões propostas.

a) Como se pode explicar a presença de escravos africanos muçulmanosnoBrasilduranteoséculoXIX?

b) Cite três elementos constitutivos dos planos dos malês durante a revolta de 1835.

Resolução: a) A transferência do trabalho escravo africano para o Brasil

articula-secomalógicadaacumulaçãopropiciadapelotráficointernacionaleosconflitosétnicosculturaisintertribaisemsolo africano, inclusive entre não muçulmanos e muçulmanos.

b) A revolta do Malês, nos primeiros anos do período Regencial em Salvador, tomou como bandeira a luta contra a opressão católica, a discriminação racial e a religiosa e, como não poderia deixar de ser, a desumanidade da escravidão.

04. Em 1899, o poeta britânico Rudyard Kipling, de volta à Inglaterra após uma longa estada nos Estados Unidos, escreveu um poema que teve grande impacto na época. Intitulado O fardo do homem branco e publicado originalmente pela revista McClure’s, entrou para a história como um chamado à conquista imperialista. Leia um trecho desse poema:

Tomai o fardo do homem brancoEnviem os seus melhores filhosVão, condenem seus filhos ao exílioPara servirem aos seus cativos;Para manterem com trabalho árduoAs raças selvagens e confusas nos arreios,Gente desgraçada, recém-capturadaMeio demônio, meio criança (...)

O fardo do homem branco. Rudyard Kipling , McClure’s Magazine, 1899

a) Como os povos submetidos aos europeus são representadosnopoema?

b) A partir do poema, explique qual era o “fardo do homem branco”.

Resolução: a) Como raças selvagens, desgraçadas, recém-capturadas, meio

demônio e meio criança. b) O “Fardo do Homem Branco” seria a obrigação dos europeus

de submeter-se a riscos e dificuldades para conquistar ecivilizar os povos considerados inferiores principalmente da África e Ásia. Esta “missão” civilizatória serviria de justificativa para a dominação Imperialista e neocolonialdo século XIX.

05. Os dois lados admitiam envolvimento militar num eventual golpe, mas ao estilo cirúrgico das intervenções de 1945, 1954, 1955 e 1961, dirigidas para a derrubada do presidente, seguida da devolução do poder aos civis. Nenhum dos lados previa um golpe liderado e controlado por militares, seguido de um governo militar. O desapontamento aí foi maior entre os conspiradores civis de olho na presidência da República, mas a surpresa foi geral.

JoséMurilodeCarvalho.Forças Armadas e Política no Brasil. RiodeJaneiro:JorgeZaharEditor,2005,p.119.

O trecho acima se refere às tensões políticas e sociais que desembocaram no golpe militar de 1964 e à maneira como a ruptura institucional foi percebida à época. A esse respeito, responda:

a) O autor cita acontecimentos em 1945, 1954, 1955 e 1961 como exemplos de intervenções militares cirúrgicas. Identifiqueprecisamenteasquestõesdecadaumdessesmomentos críticos da história brasileira.

b) Por que o desapontamento teria sido maior entre os conspiradorescivisdeolhonapresidênciadaRepública?

Resolução: a) Em 1945 a interferência militar visou a destituição de

Getúlio Vargas da presidência, visto que acalentava sonhos continuistas estimulados pelo movimento queremista; em 1954, após o suicídio de Vargas, o contra-golpe preventivo do General Henrique Teixeira Lott, objetivou o cumprimento da constituição de 1946 na sucessão presidencial de Café Filho e Carlos Luz (1955). Em 1961, a interferência se fez na fracassadatentativadeinterditarapossedeJoãoGoulart,vicedopresidentedesertorJânioQuadros.

b) O êxito do golpe militar de março de 1964 frustrou as forças políticas civis até então apoiadoras da conspiração anti populista. A decisão dos militares de chamada linha dura da Escola Superior de Guerra em não reconduzir os civis de imediato ao poder desapontou a muitos, em especial aqueles identificadoscomoprogramadaUniãoDemocráticaNacional(UDN).

06. Um nova polêmica geopolítica instala-se no continente sul-americano com a assinatura bilateral de um acordo entre Colômbia e Estados Unidos, pelo qual os norte-americanos teriam presença em sete bases militares colombianas. O acordo gerou protestos, sobretudo do grupo de países bolivarianos dentro do contexto da Unasul (União das Nações Sul-Americanas). Sobre esta aliança bolivariana, responda:

a) Quaissãoospaísesqueintegramessegrupo?Citeumacaracterística política comum a eles.

b) Cite quatro países membros da Unasul e mencione a posição majoritária de cada um deles em relação ao polêmico acordo Colômbia-EUA.

Page 3: HISTÓRIA E GEOGRAFIA - d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.netd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fgv-rio/2010/resolucoes/... · de Locke (Segundo tratado sobre o governo) assumiam

fgv – 25/10/2009 CPV o cursinho que mais aprova na GV

CPV fgvrj09out

8

Resolução: a) A União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) é composta

por 12 países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela.

Dentre estes destacamos aqueles que compõem a ALBA (Aliança Bolivariana para os povos da Nossa América). Trata-se de uma plataforma de cooperação internacional baseada na ideia da integração social, política e econômica entre os países da América Latina e do Caribe.

Na América do Sul seus integrantes são: Venezuela, Equador e Bolívia, que politicamente apresentam em comum um nacionalismoemforteinfluênciadedoutrinasdeesquerda.

b) Quatro países do Unasul: Brasil, Argentina, Bolívia eVenezuela.

Brasil e Argentina apresentam uma postura mais moderada quanto ao acordo militar Colômiba-EUA, pois podem aceitar o acordo – após análise – com certas reservas.

Bolívia e Venezuela são completamente contrários ao acordo e rejeitam totalmente o plano.

07. O Brasil vive um boom de projetos de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), que são usinas com potência entre 1 e 30 megawatts (MW) (...). O potencial das PCHs chega a 25 gigawatts (GW) e corresponde à potência de duas Itaipus.

O Estado de S. Paulo, 10/08/09.

a) Aponte duas vant agens (ambient a is e /ou socioeconômicas) desse tipo de geração elétrica.

b) Descreva as características de uma área que apresente bom potencial para esse tipo de energia, considerando oscomponentesdapaisagemgeográfica.

Resolução: a) A energia hidrelétrica é menos poluente e de geração mais

barata que os outros grandes sistemas de geração de energia. b) A área ideal para a instalação de uma hidrelétrica é aquela

que apresente uma grande vazão de água, regularidade nas precipitações e rios planálticos em trechos encachoeirados (isto reduz o tamanho da represa, mas mantém o volume de produção de energia).

08. A paisagem geográfica é resultante da integração entrecomponentes naturais e sociais. Considerando o exposto, observe atentamente a seguinte paisagem e atenda ao que se pede a seguir.

a) Caracterize dois aspectos naturais da paisagem, observáveis e/ou inferíveis.

b) Caracterize dois aspectos socioeconômicos da paisagem, observáveis e/ou possíveis.

Resolução: a) A paisagem apresenta os seguintes aspectos observáveis

e/ou inferíveis: topografiaplana,estruturageológicacombase sedimentar, clima com período de seca, existência e disponibilidade de recursos hídricos e completa retirada da cobertura vegetal.

b) Os aspectos socioeconômicos observáveis e / ou possíveis são: uso de técnicas modernas de agricultura (irrigação), pouco emprego de trabalho braçal, grandes propriedades, grande produtividade, monocultura, produção comercial destinada ao mercado externo ao aos grandes complexos agroindustriais.

09. O Brasil é o maior produtor e exportador do mundo de suco de laranja, e os EUA são um de seus principais mercados. Mesmo assim, o Brasil entrou com um pedido à OMC para questionar as medidas impostas pelos EUA sobre o suco de laranja brasileiro.

www.economia.uol.com.br, acesso em 19/08/09.

a) OqueéaOMCequalasuaprincipalfunção? b) Descreva dois aspectos sociais e/ou ambientais que

favorecem a citricultura no Brasil.

Resolução: a) A Organização Mundial do Comércio, anteriormente chamada

de GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), foi criada para estimular o aumento do comércio multilateral mundial.

b) Por se localizar em baixas e médias latitudes apresenta grande luminosidade anual, solos férteis (nas áreas de produção de cítricos) e pluviosidade de média a elevada o que favorece a produção, além de mão de obra barata que reduz o custo de produção.

10. Considerandoasregiõesgeográficasbrasileiras(N,NE,C-O, SE e S) e utilizando seus conhecimentos acerca das características socioeconômicas e paisagísticas de cada uma delas, responda às questões a seguir.

a) Em qual das regiões brasileiras a ocorrência de chuvas ácidasémaisfrequenteeintensa?Justifique.

b) Em qual região o problema de erosão e assoreamento deriosocorredeformamaisgeneralizada?Justifique.

Resolução: a) Na região Sudeste, pois ela possui mais indústrias e maior

circulação de automóveis, que são os principais emissores de gases que geram chuva ácida pois liberam enxofre, carbono, nitrogênio, entre outros, que em contato com a umidade do ar torna a chuva mais ácida do que é naturalmente.

b) A Região Centro-Sul é onde o problema de erosão e assoreamento ocorre de forma mais generalizada, pois apresenta agricultura mecanizada e intenso desmatamento, que aumentam a erosão laminar e a formação de ravinas e voçorocas (ou boçorocas).Fonte:EduardoFelixJustiniano,26/01/2009.