HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO...de Naturopatia em Londres, outro artigo que foi publicado em uma boa...

14

Transcript of HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO...de Naturopatia em Londres, outro artigo que foi publicado em uma boa...

  • HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

    UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

    Em 1970, um grupo de publicitários instalou em São Paulo a Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Um ano mais tarde, outro grupo, formado por engenheiros e arquitetos, fundou a Faculdade de Turismo do Morumbi, com o primeiro curso superior de Turismo no Brasil a formar graduados na área. Em 1982, as duas instituições se uniram e surgiu a Faculdade Anhembi Morumbi, oferecendo os cursos de Comunicação Social, Turismo, Secretariado Executivo Bilíngue e Administração.

    Na década de 90 foram lançados cursos superiores inéditos no Brasil: Negócios da Moda; Pedagogia,

    com habilitações em Tecnologia Educacional e Desenvolvimento na Empresa; Farmácia, com ênfase

    em Cosmetologia; Design Digital, entre outros. Em 1997, a Instituição se credenciou como

    Universidade. No ano seguinte, fundou o Campus Centro, no prédio que abrigava a fábrica da São

    Paulo Alpargatas no bairro do Brás, um marco da industrialização do Estado. O novo campus abrigou

    vários cursos da instituição, e expandindo a área de saúde com a criação dos cursos de Fisioterapia,

    Enfermagem, Medicina Veterinária e Quiropraxia. Em 1999 tiveram início vários cursos sequenciais,

    que ofereciam diploma de Formação Específica em dois anos.

    Em 2001 foi implantada a Graduação Modulada, inspirada no modelo americano dos community

    colleges, formando o estudante em dois anos e fornecendo um certificado de nível superior em

    período intermediário à conclusão do curso de graduação, antecipando assim seu ingresso no mercado

    profissional. No mesmo ano a Universidade instalou o programa de mestrado em Hospitalidade,

    inédito no País e recomendado pela Capes, implementado no ano seguinte. Ainda em 2001, foi criado

    o curso de Aviação Civil, primeiro na área e único em São Paulo. Em 2002 inaugurou o Campus

    Morumbi que abriga os cursos nas áreas de design e moda, e o Campus Vale do Anhangabaú, que

    passou a sediar o novo curso de Direito, entre outros da área de Negócios. Em 2005 foi criado o curso

    de Cinema e implantado o mestrado em Design. Em 2006 foi a vez do mestrado em Comunicação.

    Em 2005, depois de ampliar sua gama de cursos com muita criatividade, a Universidade Anhembi

    Morumbi passa a pertencer à Rede Internacional de Universidades Laureate - a maior e mais

    importante rede de universidades do mundo. Os estudantes da Anhembi Morumbi passaram a ter

    oportunidade de formação e atuação mundial, por meio de programas exclusivos de intercâmbios para

    complemento da matriz curricular, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

    Em 2013 teve foi aprovado o doutorado em Hospitalidade, em 2014 os cursos de doutorado em

    Comunicação e em Design, e em 2015 o mestrado profissional em Alimentos e Bebidas.

    A Anhembi Morumbi tem como missão: “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e

    profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso

    social e ambiental com espírito empreendedor e valores éticos”.

    A visão da Universidade é: “Consolidar nossa posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atuamos, formando o maior número de profissionais diferenciados,

    por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

    Nossos valores estão baseados em: Paixão, Respeito à Diversidade, Trabalho em Equipe, Inovação,

    Foco em Resultado, Responsabilidade Corporativa, Compromisso Social, Ética e Transparência.

    A Anhembi Morumbi atende atualmente mais de 44 mil estudantes, distribuídos nos cursos de

    graduação, superiores de curta duração e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

  • 3

    SOBRE O CURSO

    Atualmente, Naturologia é definida como um conhecimento da área da saúde embasado na pluralidade de sistemas terapêuticos complexos vitalistas, que parte de uma visão multidimensional do processo de vida-saúde-doença, e utiliza da relação de interagência e de práticas naturais no cuidado e atenção à saúde, de modo a promover, manter ou melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos (SABBAG et al, 2013). O curso de Naturologia da Anhembi Morumbi é oferecido em 8 semestres, com carga horária total de 4.083 horas-relógio. O curso inova ao proporcionar na estrutura da formação um diálogo entre saberes derivados de racionalidades e sistemas de tratamento diferentes. A fundamentação do paradigma biomédico dialoga com a Medicina Tradicional Chinesa e a Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda), sempre aparadas pela crescente produção científica mundial sobre práticas integrativas e complementares em saúde. Como exemplo, observa-se que nos últimos 5 anos, mais de 10 mil estudos científicos sobre práticas integrativas e complementares foram indexados à base de dados MEDLINE, referência mundial em pesquisa da área da saúde. O Curso fornece todas as bases necessárias para a aplicação pratica do conhecimento desde o início. As metodologias ativas colocam o estudante como protagonista e agente ativo no processo de aprendizado desde o primeiro semestre, formando um profissional criativo, adaptável e resiliente. Os princípios da prática da Naturologia nascem da observação objetiva dos processos de saúde, sendo continuamente revistos à luz dos avanços científicos. Pode-se considerar oito princípios fundamentais:

    1. Primeiramente não fazer mal: por meio do uso de métodos e substâncias que minimizem o risco de efeitos secundários prejudiciais, bem como do uso da menor força necessária para avaliar e tratar; 2. Abordagem Vitalista ou “o poder de cura da natureza” (Vis Medicatrix Naturae): visa fortalecer o poder de restabelecimento da saúde presente em cada indivíduo e organismo; 3. Identificar e tratar as causas, ao invés de simplesmente suprimir os sintomas (Tolle Causam); 4. Educação em saúde: compartilhando conhecimentos com os interagentes sobre um estilo, modo e condição de vida saudáveis e fazendo com que tenham autonomia e responsabilidade sob sua própria saúde, além de motivar para o autoconhecimento, autorreflexão e autocuidado; 5. Tratar a pessoa como um todo por meio de um tratamento individualizado, considerando fatores físicos, mentais, emocionais, espirituais, genéticos, ambientais, histórico-culturais e sociais, dentre outros, que contribuem para o processo vida-saúde-doença; 6. Prevenção de doenças e agravos e promoção da saúde, atuando como agente promotor de mudança de estilo, modo e condição de vida; 7. Abordagem Transdisciplinar o profissional reconhece a complexidade da vida e assume diante desta uma postura de abertura para o novo, rigor na exploração dos fenômenos e tolerância com pontos de vista e abordagens divergentes em prol da construção de uma visão cada vez mais integral e efetiva do processo vida-saúde-doença.

    Ampliado com base em: WNF White Paper: Naturopathic Philosophies, Principles and Theories, 2017

    A Naturologia não se diferencia pelo conjunto de técnicas que utiliza, uma vez que dispõe de um amplo leque de estilos e modalidades terapêuticas, mas pelo olhar que dirige a estas. Sua identidade está na forma como seleciona e faz uso destes saberes e recursos, bem como pela compreensão que oferece à respeito do processo vida-saúde-doença. Dessa forma, o valor da Naturologia não está em fornecer alternativas naturais para os medicamentos, mas sim em ter como finalidade a restauração da saúde e o fortalecimento do organismo, ao invés de focar no tratamento dos sintomas.

  • 4

    A visão de homem parte do entendimento sistêmico do adoecimento e do processo de restabelecimento da saúde. O conceito de diferentes níveis de realidade, uma das bases do paradigma transdisciplinar, se traduz em uma abordagem de cuidado multidimensional e amplo. Nesta abordagem o ser humano é fundamentalmente conectado a sistemas de ordem e complexidade crescente, sendo assim inseparável destes. Para esta, o tópico fundamental é o reconhecimento da vitalidade do indivíduo como centro da terapêutica. DIFERENCIAIS A educação clínica e profissional no curso possui 2057h, sendo 770h de estágios supervisionados. Entre os campos de estágio para o estudante de naturologia estão: Unidades Básicas de Saúde, CAPS, Ambulatórios Especializados, ONGs, o Centro Integrado de Saúde da Universidade Anhembi Morumbi e o Spa Wellness Center da Anhembi Morumbi. Os três principais eixos de formação são sustentados por um conjunto de saberes estruturantes e um aprendizado vivencial nas várias terapêuticas. Assim a ênfase fica com os eixos de Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda e a Medicina Botânica dentro do sistema de saberes da Naturologia e suas teorias estruturantes, cada eixo possui estágios específicos para que o estudante possa consolidar a aplicação da técnica na vivencia clínica e profissional. O Curso possui parceria com instituições internacionais de Ensino e Pesquisa, fornercendo possibilidades de intercambio e aulas espelho com a Torrens University na Australia por exemplo. Artigos de estudantes são publicados todos os semestres na literatura cientifica, em revistas indexadas, vindos de projetos de iniciação cientifica e pesquisas de conclusão de curso. Em 2017 um trabalho de conclusão de curso sobre meditação foi premiado no Congresso Mundial de Naturopatia em Londres, outro artigo que foi publicado em uma boa revista da área revisou e discutiu as metodologias complexas de pesquisa aplicadas as Terapias Complementares, este trabalho possibilitou a entrada da estudante em um Doutorado Direto na concorrida Faculdade de Medicina da USP. Atualmente o curso possui um grupo de estudos registrado no CNPq, e mantém projetos com interface internacional de colaboração de pesquisa nas áreas de medicinas tradicionais e etnobotânica. Outro diferencial é o Núcleo de Impacto Social, que visa mapear e atuar nas demandas sociais do entorno da universidade com um programa de transformação social e sustentabilidade local. Os estudantes se tornam protagonistas na aplicação da naturologia e na formação de redes de cuidado e assistência com foco em impacto social do entorno. Ações pontuais e periódicas são planejadas semestralmente para impactar nos indicadores do entorno.

    OBJETIVO GERAL DO CURSO

    O Curso tem como objetivo geral formar profissionais com visão ampliada do processo saúde doença,

    aplicando praticas predominantemente vitalistas como estratégia de recuperação da saúde e mudança

    no estilo de vida de indivíduos e coletividades. Além de:

    Preparar profissionais para atuar de forma não fragmentada na saúde humana, aplicando praticas integrativas e complementares contexto individual e coletivo alinhado com a necessidade crescente da abordagem interdisciplinar;

    Contribuir com o amadurecimento de abordagens teóricas e práticas da área da saúde em especial estratégias mais éticas, sustentáveis e coerentes com os novos desafios da saúde na contemporaneidade;

  • 5

    Ser agente de transformação social inclusivo e comprometido com o desenvolvimento sustentável do ser humano em todos os âmbitos.

    COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE CONHECIMENTO E DO CURSO

    PÚBLICO ALVO

    O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências e

    habilidades no âmbito da Saúde Integrativa. As competências curriculares de formação do curso estão

    alinhadas com órgãos e diretrizes internacionais como a AANMC - Association of Accredited

    Naturopathic Medical Colleges e a OMS - Organização Mundial de Saúde, que fornecem diretrizes de

    formação ligadas à Naturologia/Naturopatia, bem como a Política Nacional de Praticas Integrativas e

    Complementares do Brasil.

    Atualmente Grandes centros de referência e produção de conhecimento na área da saúde, como por

    exemplo o MD Anderson Câncer Center dos EUA e o Royal London Hospital for Integrated Medicine,

    adotam práticas integrativas e complementares aplicadas por profissionais de saúde com formação

    específica em Naturopatia. No Brasil, grandes centros médicos também já contemplam terapias

    complementares em seus serviços e no SUS há experiências exitosas, como o programa de Medicina

    Tradicional Chinesa no município de São Paulo.

    Segundo Passos (2015) entre os recursos mais utilizados na pratica terapêutica dos formados em

    Naturologia pela Universidade Anhembi Morumbi estão: Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia Floral,

    Medicina Tradicional Chinesa, Massoterapia, Cromoterapia e Reflexologia, todos muito difundidos e

    utilizados no mundo das Práticas Integrativas e Complementares, reforçando a formação efetiva e

    alinhada com as necessidades e demandas do mercado de trabalho.

    Ainda referente ao mesmo estudo, um número expressivo de respondentes atua ou já atuou em

    equipes de caráter multidisciplinar (72,8%), assim como uma grande parcela (83,1%) alegou realizar

    sempre ou frequentemente atividades de caráter educativo-promocionista nos atendimentos

    individuais, por outro lado, esse valor cai para 25,3% para os atendimentos realizados de maneira

    coletiva.

  • 6

    Ao fim da formação, o estudante deverá ter desenvolvido as seguintes competências/habilidades:

    1. Atuar de forma complexa e transdisciplinar em saúde, avaliando as condições de saúde de forma integral e não fragmentada.

    2. Desenvolver atitude científica, produzindo e avaliando de forma crítica as evidencias disponíveis para a melhor pratica profissional possível.

    3. Desenvolver Abordagem Naturológica, utilizando das técnicas das diversas linhas como instrumentos de aplicação dos princípios da Naturologia.

    4. Desenvolver inteligência emocional, resiliência e valores alinhados com a cultura de paz e sustentabilidade, exercendo a profissão com ética, responsabilidade social, cidadania e consciência ambiental.

    5. Incorporar conhecimentos da Racionalidade Biomédica, aplicando técnicas e sistemas terapêuticos em conformidade com os critérios de segurança, eficácia, efetividade e linguagem técnica compatível.

    6. Avaliar o indivíduo a partir da Medicina Tradicional Chinesa, aplicando procedimentos terapêuticos segundo a lógica deste sistema em diálogo com os conhecimentos biomédicos de saúde.

    7. Avaliar o indivíduo a partir da Medicina Tradicional Indiana - Ayurveda, aplicando procedimentos terapêuticos segundo a lógica deste sistema em diálogo com os conhecimentos biomédicos de saúde.

    8. Atuar no campo da saúde coletiva aplicando os conhecimentos e práticas da Naturologia de forma integrativa, interdisciplinar e geradora de autonomia, de acordo com o contexto das políticas públicas saudáveis.

    9. Utilizar intervenções terapêuticas da medicina botânica (fitoterapia, terapia floral e aromaterapia) aplicando as técnicas dessa abordagem em sinergias com ética segurança e efetividade.

    10. Gerenciar atividades e intervenções naturológicas em diferentes contextos com excelência ética, profissional e acadêmica.

    11. Utilizar estratégias de educação e comunicação em saúde no âmbito pessoal, individual, coletivo e global (intercultural), intervindo de forma ética, integrativa e geradora de autonomia.

    12. Ampliar o acesso da Naturologia aos grupos sociais mais vulneráveis e menos favorecidos, compreendendo os desafios de saúde contemporâneos e colaborando para solução destes.

    DISCIPLINAS E EMENTÁRIO

    Estrutura e Função Humana

    Abordagem dos aspectos da estrutura dos órgãos que compõem o corpo humano e de seus

    mecanismos de regulação, integrando o conhecimento da morfologia e fisiologia do organismo

    normal. Estudo do aparelho locomotor, nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário,

    genital feminino, genital masculino, bem como os tecidos fundamentais.

    Processos Biológicos

    Abordagem sobre a organização, estrutura e função dos seres vivos de forma integrada, com ênfase

    nos componentes celulares e moleculares. Discussão sobre a dinâmica das principais vias metabólicas

    bioquímicas e a transmissão das informações genéticas.

  • 7

    Fundamentos de Naturologia

    Aborda a perspectiva histórica e conceitual do surgimento da Naturologia no Brasil e no mundo.

    Apresenta as especificidades do campo de atuação profissional do naturólogo: introduz o modelo

    terapêutico que estrutura a prática profissional em Naturologia e as concepções teórico-filosóficas que

    os embasam, aborda as diferenças entre modelos de concepção do processo saúde-doença-cura.

    Microssistemas

    Introduz o conceito de Microssistemas das Medicinas Tradicionais a partir de uma ênfase dialógica não

    fragmentadora. Evidencia a relação da parte com o todo no corpo humano e explora diferentes

    formatos de mapeamentos para avaliação e prática terapêutica, fundamentais na atuação clínica do

    naturólogo como iridologia, reflexologia, entre outros.

    Desenvolvimento Humano e Social

    Analisa as representações sociais e construções de identidade nos diferentes ambientes e suas inter-

    relações e influências no desenvolvimento humano. Discute desafios e avanços na sociedade brasileira

    dos grupos sociais tradicionalmente excluídos. Explora processos e práticas por meio dos quais os

    sujeitos constroem e reconstroem conhecimentos nos diferentes contextos formativos de seu

    cotidiano.

    Cérebro e Comportamento

    Aborda os aspectos estruturais e funcionais do cérebro e as bases neuropsicológicas do

    comportamento, da percepção, das emoções e dos estados de consciência. Promove uma linha de

    raciocínio para a compreensão da função cerebral normal e de suas possíveis alterações.

    Mecanismos de Agressão e Defesa

    Estudo de aspectos da Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Exploração dos mecanismos de

    virulência dos organismos patogênicos (bactérias, fungos, vírus e parasitas) e sua interação com o

    sistema imune na manutenção da saúde e no processo de doença.

    Práticas Corporais e Massoterapia

    Desenvolve as diversas técnicas, habilidades e competências da massoterapia ocidental e oriental.

    Proporciona vivência e desenvolvimento de consciência ampliada no uso das práticas corporais e dos

    movimentos, relacionando estes com a dinâmica vital e a naturologia.

    Medicina Tradicional Chinesa I

    Introduz os mecanismos de ação da acupuntura, aborda a teoria dos Canais e Colaterais (meridianos)

    da Medicina Tradicional Chinesa, com a localização dos pontos de acupuntura e suas indicações, além

    do uso e manipulação básica da agulha de acupuntura (inserção e manipulação). Também inicia o aluno

    na prática do Shiatsu, massagem dos meridianos.

    Atividade Clínica Observacional

    Introduz a observação da pratica clinica como estratégia de aprendizado. Correlaciona os conteúdos

    curriculares de base com a pratica profissional em Naturologia. Sensibiliza o desenvolvimento de

    habilidades de escuta, postura terapêutica e ética no contexto da naturologia.

    Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente

  • 8

    Trata do conceito de saúde pública e saúde global e dos determinantes e condicionantes em saúde.

    Aborda as organizações e funções da saúde pública e global, bem como a importância da promoção e

    da proteção da saúde e prevenção de doenças.

    Sistemas Corporais

    Abordagem da morfologia e dos processos fisiológicos dos sistemas corporais, bem como dos

    mecanismos pelos quais interagem com os demais sistemas e as disfunções mais prevalentes na

    população, integrando os mecanismos fisiopatológicos.

    Terapêutica Medicamentosa

    Estudo dos conceitos básicos de farmacocinética e farmacodinâmica, relacionados com a

    biodisponibilidade, posologia e interações medicamentosas. Discussão sobre a terapêutica

    medicamentosa aplicada para reparar as disfunções bioquímicas e fisiológicas do organismo.

    Medicina Corpo-Mente

    Enfoca o estudo e aplicação de técnicas que modulam a relação dos estados de consciência e a saúde.

    Exercícios e práticas de desenvolvimento da atenção e concentração, relaxamento e hipnose. Estudo

    e aplicação das técnicas meditativas a partir da definição operacional de meditação em saúde em

    contexto pessoal, individual e em grupos. Introdução aos saberes e práticas do yoga.

    Medicina Tradicional Chinesa II

    Aborda e discute os princípios filosóficos e as teorias orientais básicas que fundamentam as práticas

    da Medicina Tradicional Chinesa, utilizadas na Naturologia. Explora os conhecimentos milenares da

    fisiologia energética estudados de forma contemporânea, à luz da fisiologia biomédica.

    Ayurveda I

    Enfoca o estudo dos conhecimentos filosóficos que embasam o Ayurveda, dos princípios que o

    fundamentam e do conhecimento próprio de anatomia e fisiologia energéticas, e suas aplicações na

    Naturologia, dialogando com os princípios da racionalidade biomédica.

    Desafios Contemporâneos

    Estuda temas relevantes da contemporaneidade como o processo de construção da cidadania e suas

    respectivas interfaces com os direitos humanos, ética e diversidade. Analisa as interferências

    antrópicas no meio ambiente e discute o desenvolvimento sustentável e o impacto das inovações

    tecnológicas. Aborda ainda tendências e diretrizes sociopolíticas, e questões de responsabilidade

    social e justiça.

    Ética e Profissionalismo em Naturologia

    Apresenta as ferramentas que sustentam a ética na prática profissional contextualizando a observação

    em campo, e discute a aplicação destas ferramentas. Apresenta temas relacionados à Bioética na

    promoção, proteção e recuperação da saúde, dando ênfase na relação entre os documentos

    normativos que sustentam o tema e os dilemas da vida real.

    Complexidade, Saúde e Ciclos de Vida

    Aborda paradigmas presentes na sociedade contemporânea e seu reflexo no campo da saúde.

    Apresenta Saúde por uma perspectiva transdisciplinar, complexa e sistêmica. Fornece embasamento

  • 9

    sobre os fatores multidimensionais relacionados ao estilo de vida e sustentabilidade de indivíduos e

    coletividades, incluindo aspectos ligados ao envelhecimento e os ciclos de vida do ser humano.

    Medicina Botânica I

    Aborda temas sobre plantas medicinais como cultivo, uso tradicional e científico em diferentes

    abordagens. Panorama das pesquisas atuais em fitoterapia, manuais e diretrizes nacionais sobre o uso

    das plantas medicinais. Enfoque nos mecanismos de ação, sinergias e aplicação terapêutica da

    fitoterapia pelo naturólogo. Estudo dos fundamentos da abordagem Homeopática e sua aplicação na

    área da saúde.

    Medicina Tradicional Chinesa III

    Estudo do processo de adoecimento e das diversas modalidades de diagnóstico através da medicina

    tradicional Chinesa, possibilitando a escolha da técnica terapêutica mais indicada. Discute as principais

    patologias de cada sistema corporal, de forma comparativa entre as racionalidades da Medicina

    Tradicional Chinesa e da biomedicina.

    Ayurveda II

    Desenvolve a visão de adoecimento própria ao Ayurveda, métodos de diagnóstico, e princípios

    terapêuticos, bem como suas aplicações na Naturologia, dialogando com os princípios da racionalidade

    biomédica.

    Metodologia Científica

    A disciplina discute o conhecimento e o método científico. O enfoque recai nas etapas de pesquisa

    científica e nas normas e apresentação de trabalhos acadêmicos. Versa ainda sobre os gêneros textuais

    científicos e aspectos éticos na pesquisa.

    Trofoterapia Aplicada à Naturologia

    Explora os conceitos básicos de nutrição humana, nutrientes (micro e macro), energia e calorias.

    Introduz conceitos sobre a produção de alimentos, orgânicos, transgênicos, entre outras

    características, e a relação com a saúde humana, ambiental e social. Focaliza na aplicação do

    conhecimento nutricional dentro da abordagem naturológica e a interface com a fitoterapia e as

    medicinas tradicionais.

    Medicina Botânica II

    Aborda o conhecimento dos princípios ativos e estudo das plantas aromáticas: aplicação dos óleos

    essenciais e das boas práticas em aromaterapia. Estudo dos princípios de avaliação, tratamento e

    repertorio das essências florais de Bach.

    Ayurveda III

    Explora o treinamento dos conteúdos práticos e terapêuticos do Ayurveda, e suas aplicações na

    Naturologia, dialogando com os princípios da racionalidade biomédica fundamentais para a prática

    profissional.

    Estágio Supervisionado em Medicina Tradicional Chinesa

    Treinamento e aprofundamento da relação dos conteúdos teórico-práticos da Medicina Tradicional

    Chinesa, em ações efetivas de desempenho profissional. Investigação da aplicação terapêutica

    pautada no olhar filosófico e na ética do atendimento em Naturologia. Desenvolvimento do papel de

  • 10

    Naturólogo em sua postura ética profissional, focado nas técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional

    Chinesa.

    Bioestatística e Epidemiologia

    Discute aspectos epidemiológicos de doenças e agravos no Brasil. Vigilância epidemiológica. Desenhos

    de estudo em Epidemiologia e Indicadores de saúde. Conceitos de estatística e bioestatística.

    Estatística descritiva. Medidas de dispersão. População e mostra.

    Saúde Coletiva

    Aborda as políticas de saúde, os sistemas de saúde no Brasil e as características das modalidades de

    atenção à saúde. Discute os desafios num contexto de mudanças demográfica e epidemiológica, as

    crescentes demandas de saúde e as novas expectativas das populações. Apresenta uma visão global

    de prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde e melhoria da qualidade de vida das

    populações.

    Programa de Integração Saúde Comunidade

    Desenvolvimento do conhecimento de diferentes áreas de atenção em saúde e bem-estar

    e aprendizado em grupos interprofissionais, contribuindo para a formação integral do

    estudante. Exploração da integração teórico-prática na promoção de saúde, prevenção de doenças e

    melhoria da qualidade de vida a partir da prática colaborativa em instituições e comunidades.

    Psicologia de Integralidade

    Considera a abordagem Integrativa, abrange o conhecimento sobre estrutura e dinâmica

    psicofisiológicas em correlação com as perspectivas descritiva e explicativa do sofrimento psíquico.

    Aborda as relações entre identidade, corporeidade e loucura. Enfoca instrumentos e fatores de risco

    à aplicação de práticas corporais e expressivas frente aos distúrbios psicofísicos no contexto da

    Naturologia.

    Fenomenologia, Arte e Expressão

    Aborda as diferentes formas de expressão e arte relacionados à Naturologia. Enfoca os conceitos da

    observação fenomenológica de Goethe aplicados à observação do ser humano, relacionando com a

    abordagem antroposofica. Instrumenta o olhar terapêutico de não julgamento, escuta ativa e relação

    de interagência na naturologia.

    Estágio Supervisionado em Ayurveda

    Consolida a prática clínica na Medicina Tradicional Ayurveda. Aborda elementos práticos de avaliação

    clínica, plano terapêutico e tratamento nesta racionalidade e sua relação com a prática profissional

    em Naturologia.

    Estágio Supervisionado em Medicina Botânica

    Prepara o estudante para a prática clínica na Medicina Botânica. Aborda elementos práticos de

    avaliação clínica, plano terapêutico e tratamento nesta racionalidade e sua relação com a prática

    profissional em Naturologia.

    Educação e Comunicação em Saúde

  • 11

    Concepção de educação em saúde, ações educativas para a promoção da saúde. Estilo de vida saudável

    e autocuidado. Educação em saúde nos diferentes contextos socioculturais. Princípios da comunicação

    interpessoal e Interprofissional.

    Trabalho de Conclusão do Curso

    Aborda as fases de elaboração de um projeto de pesquisa, enfatizando investigações no âmbito de sua

    futura profissão. Apresenta os aspectos éticos da pesquisa científica e os trâmites de trabalhos

    envolvendo seres humanos: Comitê de Ética e Plataforma Brasil. Analisa criticamente a produção

    científica da área da Naturologia.

    Terapia de Fotobiomodulação

    Estuda os efeitos da luz sobre a biologia celular e as aplicações terapêuticas desta abordagem no

    contexto da Naturologia. Aborda o uso da luz como ferramenta terapêutica e suas diferentes formas

    de aplicação com base cientifica contemporânea.

    Interagência e Conduta Terapêutica

    Proporciona as bases teóricas e práticas da Relação de Interagência, categoria estruturante do

    conhecimento em Naturologia. Proporciona vivencias e práticas simuladas de atendimentos e postura

    terapêutica em naturologia.

    Recursos Terapêuticos Hidrominerais

    Trata das práticas de uso terapêutico da água e dos recursos minerais. Enfoca a vivência prática dos

    efeitos biopsíquicos do uso de elementos e práticas combinadas com o potencial terapêutico da água

    em banhos, escalda-pés, além do uso de argilas terapêuticas e elementos minerais na clínica

    naturológica.

    Estágio Supervisionado em Naturologia

    Capacita o estudante para o atendimento clínico em naturologia. Aborda o uso das diferentes praticas

    em sinergia dentro de um plano terapêutico coerente e um olhar e atitude transdiciplinar acerca dos

    saberem em saúde ligados à naturologia. Amadurece o diálogo entre racionalidades da abordagem

    naturológica, e consequentemente a visão e planejamento de um processo terapêutico em

    naturologia.

    Gestão em Serviços de Saúde

    Visão geral de alto nível das organizações de saúde, sua estrutura de pessoal e gerenciamento.

    Conceitos e teorias nas práticas de gerenciamento de saúde. Exames do sistema financeiro dentro de

    uma organização de saúde, bem como a responsabilidade da organização em termos de coleta e uso

    de informações do paciente.

    Naturologia e Ciência

    Proporciona bases teóricas e práticas do exercício cientifico em naturologia. Aprimora aspectos ligados

    à redação, comunicação e pratica em naturologia baseada em evidencias. Elabora posicionamento

    crítico em relação às metodologias, tipos de estudos e sua aplicação no campo da saúde.

    Abordagem Terapêutica em Grupo

    Estudo e vivência de técnicas de intervenção em grupos aplicadas à Naturologia, principalmente no

    contexto da atenção básica e na promoção da saúde. Uso do grupo como catalizador de experiências

  • 12

    e mudanças no estilo de vida em diversos cenários. Uso de técnicas terapêuticas da naturologia em

    contexto grupal.

    Estágio Supervisionado em Atenção Básica

    Capacita o estudante para o atendimento naturológico dentro de uma equipe multidisciplinar no

    contexto da Atenção Básica no SUS. Proporciona vivencia da interface entre saúde e comunidade e as

    intervenções necessárias na construção de redes de matriciamento e cuidado em saúde no contexto

    do Sistema Único de Saúde.

    Estágio Supervisionado em Atenção Especializada

    Capacita o estudante para o atendimento naturológico dentro de uma equipe multidisciplinar no

    contexto da Atenção Especializada. Proporciona ao estudante a experiência profissional dentro de

    outras possibilidades de atuação do naturologo no SUS em serviços especializados.

    Estágio Eletivo

    Aborda habilidades de comunicação, relacionamento profissional e autonomia. O estudante elege o

    campo de estagio através de parcerias e propostas em contexto livre, respeitando as atribuições legais

    da profissão e habilitações da formação do currículo naturológico.

    Atividades Complementares

    Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação

    profissional mais ampla do estudante, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção,

    pesquisa, intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao

    curso.

    FREQUÊNCIA

    A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange aspectos de frequência. A

    Instituição adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da

    disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas

    disciplinas e cursos a distância a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas

    no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

    UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

    Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi e

    pode desfrutar de toda a infraestrutura que a Universidade oferece.

    São diversos campi com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo

    abundante, além de outros diferenciais.

    Campus Mooca – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134

    Campus Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630

    Campus Paulista – Av. Paulista, 2.000

  • 13

    Campus Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266

    Campus Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487

    Campus Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275

  • 14