HSBC Relatório 2011

39
Relatório de Sustentabilidade 2011 Agência Renascença, em São Luís (MA). A primeira agência bancária do Brasil com energia eólica.

description

O HSBC é uma das maiores organizações de serviços bancários e financeiros do mundo. Temos aproximadamente 7.200 agências, tanto em mercados estabelecidos quanto em mercados de rápido crescimento e visamos estar onde o crescimento está, conectando clientes a oportunidades. Contribuímos para que as empresas tenham sucesso e as economias prosperem. Ajudamos as pessoas a realizarem seus sonhos e ambições.

Transcript of HSBC Relatório 2011

Page 1: HSBC Relatório 2011

Relatório de Sustentabilidade2011

Agência Renascença, em São Luís (MA). A primeira agência bancária do Brasil com energia eólica.

Page 2: HSBC Relatório 2011

03 Mensagem do CEO

04 Sobre o relatório

08 Visão de sustentabilidade

11 Perfil12 Desempenho em 201112 Prêmios

14 Governança corporativa17 Valores e princípios18 Gestão de riscos18 Compromissos assumidos

20 Impulso econômico22 Crédito responsável26 Investimentos28 Educação financeira30 Seguros32 Produtos

36 Sustentabilidade = Pessoas39 Desenvolvimento de colaboradores42 Diversidade44 Clientes45 Fornecedores

46 Meio ambiente48 Pegada ambiental54 Construções sustentáveis58 HSBC Climate Partnership

62 Instituto HSBC Solidariedade62 Mensagem do presidente64 Desenvolvimento da comunidade72 Voluntariado

Sumário

Sustentabilidade

na prática

O formato deste relatório (22x32 cm) foi pensado para garantir um melhor aproveitamento do papel. Isso significa que todas as sobras de papel durante a produção do relatório foram minimizadas, o que proporciona o menor impacto ambiental possível. E mais: o papel escolhido para a impressão possui a Certificação FSC, realizada por uma organização independente que verificaos cumprimentos de uma série de questões ambientais, econômicas e sociais.

Missão da área de Sustentabilidade

Contribuir para que a sustentabilidade seja parte integrante dos negócios e das operações do HSBC, agregando valor para clientes, acionistas e para o desenvolvimento da sociedade.

A sustentabilidade faz parte dos princípios de negócio do HSBC. Nosso papel é concentrar cada vez mais esforços para fortalecer nossos pilares de atuação em longo prazo: o desenvolvimento de novos negócios em resposta às demandas futuras; o gerenciamento de nossos riscos e oportunidades considerando os impactos socioambientais; a promoção de uma economia sustentável; o aumento da eficiência operacional; a construção da confiança dos clientes e dos colaboradores em nossa marca; e a vivência de nossos valores, fazendo sempre o que é certo. Como CEO do HSBC Brasil, tenho acompanhado de perto os avanços a fim de alcançarmos nossa principal meta de longo prazo: inserir a gestão dos impactos ambientais, sociais e econômicos na estratégia e na governança do banco. Sabemos que é preciso fazer negócios do jeito correto e alcançar o lucro com equilíbrio, sem que a sociedade tenha que pagar as contas hoje ou no futuro. Há dez anos atuo como executivo do HSBC e, ao assumir o mais alto cargo dentro do banco, tenho a oportunidade de contribuir de forma ainda mais incisiva para nosso sucesso nessa trajetória. Este é meu compromisso. O HSBC é uma empresa com mais de 140 anos de história, que tem na essênciaa preocupação com a perenidade. Esse princípio se reflete no nosso compromisso com a sustentabilidade das operações comerciais, no gerenciamento dos impactos ambientais e na contribuição para o desenvolvimento das comunidades onde o banco atua. Esses mesmos

valores fazem parte do HSBC Brasil, que desde sua chegada ao País, há 15 anos, desenvolveu sua estratégia baseada em práticas sustentáveis. Esse posicionamento trouxe desafios, mas também um comprometimento cada vez maior de todos os nossos colaboradores.Nos últimos anos, temos trabalhado de forma permanente na construção de uma cultura interna alinhada com a sustentabilidade. Acreditamos que é a partir das pessoas que as mudanças acontecem e os resultados são atingidos. Por isso, a capacitação de nosso público interno e o envolvimento das áreas na discussão do tema são primordiais para desencadear uma mudança cultural. Não queremos que a sustentabilidade esteja restrita a um grupo de especialistas dentro do banco, mas que faça parte dos compromissos e das decisões de todos no HSBC. Iniciamos um processo buscando a aproximação com nossos fornecedores para que no futuro eles possam ser selecionados a partir de critérios de desempenho socioambiental. Na área de Operações, as lideranças têm se envolvido cada vez mais nas decisões estratégicas relacionadas à sustentabilidade. Graças a esse comprometimento, temos implementado importantes ações de engajamento de nossos colaboradores e de ecoeficiência,como a redução do uso de papel. Em 2011, reinauguramos nosso novo centro de treinamento, projetado e construído de acordo com os mais rígidos padrões de sustentabilidade. Em São Luís, no Maranhão, abrimos

Mensagem do CEO

nossa primeira agência sustentável, que conta com um gerador de energia eólica, o primeiro do HSBC no mundo e inédito em agências bancárias brasileiras. Essas iniciativas são um marco na história do banco e servirão como piloto para que outros projetos como esses sejam viabilizados. A maior contribuição, no entanto, vai além da redução do impacto ambiental. No dia a dia, esses prédios materializam o tema sustentabilidade e tornam mais concreto o aprendizado de nosso público interno. Como reconhecimento do trabalho do HSBC, que acredita na sustentabilidade e no investimento socioambiental, e de todos os colaboradores, que atuam fortemente como voluntários, em 2012 o Instituto HSBC Solidariedade associou-se ao Departamento de Informações Públicas da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo a primeira ONG com origem corporativa no mundo a receber esse status. O IHS foi reconhecido pela ONU por seu trabalho de desenvolvimento sustentável. Agora, irá contribuir para os projetos e objetivos das Nações Unidas, mobilizando a sociedade e fortalecendo a atuação da ONU. Ao publicar este Relatório de Sustentabilidade, queremos comunicar nossos avanços e desafios de forma clara e transparente, estreitando nosso diálogo com clientes, fornecedores, colaboradores e toda a sociedade e fortalecendo cada vez mais nossa própria atuação.

A todos, uma boa leitura!

André Brandão,CEO do HSBC Brasil

André Brandão, CEO do HSBC Brasil.

32

Page 3: HSBC Relatório 2011

Sobre o relatório

O banco adota os parâmetros da Global Reporting Initiative (GRI), rede multistakeholder, referência internacional para o relato da sustentabilidade. A GRI mantém sede em Amsterdã, na Holanda, e foi criada para desenvolver indicadores de gestão e diretrizes para a elaboração de relatórios de desempenho econômico, social e ambiental.

Para definir os assuntos a serem tratados na publicação, um dos princípios estabelecidos pela GRI é a construção de um processo de materialidade, que consiste na definição de temas mais relevantes a partir da visão da empresa e da percepção da sociedade sobre o setor e sua atuação. Esse processo seguiu o padrão AA1000 – norma que define princípios e processos para prestação de contas e assegura a qualidade do relato das informações nos aspectos social, ambiental e financeiro.A base da AA1000 é o engajamento com as partes interessadas. O HSBC convidou representantes dos seus principais stakeholders – clientes, colaboradores,

fornecedores e sociedade civil – para encontros presenciais, com o objetivo de conhecer sua percepção sobre a atuação do banco e identificar os temas mais relevantes para serem tratados no relatório e na gestão de sustentabilidade por parte da empresa. Realizada nas cidades de São Paulo e Curitiba, a consulta contou com a participação de 63 pessoas. O diferencial desse processo em relação aos anos anteriores foi a realização de dois painéis multistakeholders em vezde painéis por grupos específicos de stakeholders. Por meio desse modelo, os públicos podem compartilhar suas opiniõese identificar o que é importante para o negócio a partir da troca de diversas percepções. Também contribuíram para a visão da sociedade o Suplemento GRI para o Setor Financeiro, os Indicadores Ethos-Febraban, os indicadores do Protocolo Verde da FEBRABAN e os Princípios do Equador. Esses documentos enriquecem a matriz de materialidade com temas e informações consideradas relevantes para o setor. Já o eixo interno foi definido a partir de documentos e políticas

O Relatório de Sustentabilidade é uma das principais ferramentas de divulgação das informações aos públicos de interesse e apresenta a gestão econômica, social e ambiental de operações, negócios e estratégias do HSBC Brasil.

Imagem ilustrativa.

4 5

Page 4: HSBC Relatório 2011

Tema

Critérios socioambientais para concessão de financiamentos

Ética e transparência

Compromissos setoriais com a sustentabilidade

Gestão de recursos naturais

Educação para a sustentabilidade e o consumo consciente

Produtos financeiros sustentáveis

Investimentos em projetos sociais

Onde encontrar

Crédito responsável

Governança corporativa

Valores e princípios

Compromissos assumidos

Princípios do Equador

Investimento responsável

Ambiente de trabalho

Pegada ambiental

Próximos passos

Educação financeira

Educação para a sustentabilidade

Produtos

Instituto HSBC Solidariedade

Desenvolvimento da comunidade

Descrição

Políticas setoriais de risco específicas para setores considerados críticos servem de parâmetro para a análise das concessões de crédito feitas pelo banco e determinam suas diretrizes de conduta.

O HSBC conta com valores e princípios que asseguram a aderência à estratégia da empresa e que os resultados dos negócios sejam efetivamente atingidos. Também garantem que possíveis conflitos de interesse sejam evitados.

Os compromissos assumidos ao longo dos anos concretizam o posicionamento do banco com as iniciativas setoriais. O Pacto Global, os Princípios do Equador e os Princípios para Investimento Responsável estão entre eles.

O HSBC trabalha fortemente para reduzir os seus impactos e alcançar suas metas de ecoeficiência. Nessa publicação, o banco demonstra o atingimento desses objetivos e como desenvolve a gestão de recursos naturais.

A conscientização e a educação financeira de todos os seus públicos tornam-se frentes estratégicas para a perenidade de seu negócio. Orientar clientes sobre ouso consciente do dinheiro e educar colaboradores sobre a sustentabilidade são algumas de suas prioridades.

A sustentabilidade faz parte do fluxo de aprovação dos novos produtos, que consideram o nível de educação financeira dos clientes, as oportunidades para redução do impacto ambiental e os diferenciais de sustentabilidade.

Por meio do Instituto HSBC Solidariedade, o HSBC consolida o seu posicionamento como um importante investidor socioambiental. Por meio da entidade, desenvolve ações e apoia projetos em sintonia com as demandas sociais, ambientais e econômicas do Brasil.

Conheça os principais temas que guiaram a construção desse relatório.

internas do banco, como as diretrizes globais do Grupo HSBC, o planejamento estratégico, as metas traçadas para melhorar o desempenho socioambiental e os focos de atuação. Foram acolhidas aqui as opiniões dos colaboradores que participaram dos painéis. A matriz abaixo mostra graficamente como essas duas visões foram relacionadas no processo de definição da materialidade: no eixo vertical estão incorporadas as opiniões externas (sociedade) e no eixo horizontal as opiniões internas (empresa). A convergência

entre os temas mais relevantes em cada um desses eixos apontou cinco temas materiais para o HSBC. O banco optou por trabalhar com mais dois temas, em um total de sete (veja ao lado). O HSBC se autodeclara nível A de aplicação, pois apresenta informações sobre todos os indicadores de desempenho definidos como essenciais nas diretrizes GRI. Também foram incluídos indicadores específicos para o setor financeiro, que fazem parte de um suplemento setorial da GRI. O conteúdo foi definido com base no estudo sobre os temas

FAtoReS inteRnoS (empresa)

FAto

ReS

ex

teR

no

S (s

ocie

dade

)

2,50

2,50

1,25

1,25

0,00

0,00

Maior relevância externo

Maior relevânciainterno

O banco optou por trabalhar com mais dois temas, em um total de sete, identificados como mais relevantes para a empresa ou para a sociedade.

mais relevantes para o HSBC e para seus principais stakeholders. Os temas materiais são priorizados e destacados ao longo do relatório e norteiam todo o conteúdo da publicação. Os assuntos relacionados recebem mais espaço e estão identificados graficamente, conforme a sinalização ao lado.

Matriz de materialidade

76

Page 5: HSBC Relatório 2011

Visão de sustentabilidadeImpulsionando a transformação

O HSBC reconhece a importância de minimizar os impactos socioambientais da atividade humana, bem como a responsabilidade das empresas, dos governos e das pessoas para alcançar esse objetivo.

Seguindo essa diretriz, atua para desencadear uma mudança cultural capaz de impulsionar boas práticas em sua cadeia de valor e influenciar toda a sociedade. A estratégia de sustentabilidade do HSBCestá conectada com os seus valores e princípios. O banco busca disseminar a sustentabilidade para as suas diversas áreas, angariando oportunidades, despertandoo interesse sobre o tema, estreitando relacionamentos, trabalhando na conscientização e educando seus colaboradores sobre a conectividade entre as dimensões social, ambiental e econômica. Também visa consolidar um comportamento transversal para toda a organização, transformando o discurso em ações concretas e colocando o tema efetivamente em prática. Atitude, geração de valor, transformação, inovação e principalmente pessoas são as palavras que guiam a forma pela qual o banco desenvolve suas atividades. Como resultado desse posicionamento, a área de Sustentabilidade Corporativa deixa de ser um departamento de apoio que se limita a coordenar ações e executar projetos. Passa a atuar como orientadora que utiliza sua

expertise para nortear, fornecer subsídios e avaliar se as propostas estão alinhadas à estratégia de sustentabilidade do HSBC. As diversas conquistas tangibilizam essa diretriz. Exemplos como o engajamento de 15% de colaboradores voluntários; a formação dos Grupos de Trabalho de sustentabilidade em diversas áreas; os projetos de eficiência tecnológica, como o Thin Client; a construção da Agência Renascença e a reforma do Centro de Treinamento (CETRE) demonstram claramente a evolução do banco no caminho para a sustentabilidade. Além de outros compromissos assumidos ao longo dos anos, que incluem a gestão de riscos socioambientais na concessão de crédito e a adoção de critérios socioambientais para monitorar o desempenho dos fornecedores, a comunicação clara e transparente de suas ações e resultados e o investimento em projetos socioambientais e de voluntariado corporativo. A partir da busca de uma gestão responsável dos impactos econômicos, sociais e ambientais, o banco conduz seus negócios ao sucesso de longo prazo.

“Sustentabilidade deve estar na essência de qualquer negócio que objetiva o sucesso a longo prazo.” Douglas Flint,Chairman do Grupo HSBC

Agência Sustentável Renascença, em São Luís (MA).

Agência Sustentável Renascença, em São Luís (MA).

8 9

Page 6: HSBC Relatório 2011

Lucro com responsabilidade

O HSBC foi um dos precursores entre os bancos brasileiros a ter uma política própria de concessão de crédito que considera aspectos de sustentabilidade. O mesmo cuidado é aplicado na gestão de investimentos de terceiros (Asset Management). O banco possui um rating de sustentabilidade para avaliação e classificação de ativos nos aspectos ambiental, social e de governança.

Estratégia de sustentabilidade do HSBC:

Todas as operações do HSBC são gerenciadas com base em indicadores.

O banco conta com ferramentas importantes, como o Balanced Scorecard (BSC) e os Key Performance Indicators (KPI), metodologias que monitoram as metas da companhia e também os resultados das ações focadas em sustentabilidade. Para verificar

o atingimento desses objetivos,

o Comitê de Sustentabilidade (saiba

mais em Governança corporativa)

reúne-se periodicamente. Com

isso, o HSBC tem avançado

significativamente na incorporação

da sustentabilidade em sua

governança corporativa.

PerfilO HSBC é uma das maiores instituições financeiras do mundo.

Foco nos negócios

Palácio Avenida, sede do HSBC Brasil e um dos cartões-postais de Natal de Curitiba (PR).

O Grupo HSBC é um dos maiores conglomerados bancários e financeiros do mundo. Com sede em Londres, possui aproximadamente 7,5 mil escritórios em mais de 80 países, nos territórios da Europa, Ásia e Pacífico, Américas, Oriente Médio e África. O Grupo tem ações negociadas nas Bolsas de Londres,

Hong Kong, Nova York, Paris e Bermudas e conta com 221 mil acionistas em 127 países. No Brasil, opera desde 1997 e está presente em 545 municípios. Atende mais de 5,1 milhões de pessoas e 450 mil empresas em todas as regiões do País, nos segmentos de varejo, comercial, corporate

(grandes empresas), investment (investimentos) e private bank (pessoas físicas com alto poder aquisitivo). Os Centros Administrativos do HSBC Brasil estão localizados em São Paulo e Curitiba.

Dados relativos a 2011.

Tripé da Sustentabilidade

do HSBC.

Serviços e produtos que aliam retorno financeiro à promoção de

soluções socioambientais.

Economicamente viável.Socialmente justo.

Ambientalmente correto.

Sustentabilidade como oportunidade de negócios.

Impactos diretos: Ecoeficiência(água, energia, resíduos, CO2).

Investimento socialem 3 focos: Educação,

Meio Ambiente e Comunidade.

Programa HSBC de Voluntariado = Engajamento

de colaboradores.

Impactos indiretos: Gerenciamento de Riscos,

Concessão de Crédito, Certificação de Parceiros.

10 11

Page 7: HSBC Relatório 2011

Presença do HSBC no Brasil

867 agências.

390 postos de atendimento bancário.

1.059 postos de atendimento eletrônico.

2.522 ambientes de autoatendimento.

5.284 caixas automáticos.

Serviços disponibilizados

Contas-correntes.

Cartões de crédito e débito.

Fundos de investimento.

Fundos de pensão.

Seguros e previdência.

Mercado de capitais.

Operações de câmbio/ internacionais.

Gerenciamento e recebimento de pagamentos.

Serviços de tesouraria.

Crédito direto ao consumidor e empréstimo pessoal à população de baixa renda por meio da Losango, empresa financeira que integra os negócios do HSBC Brasil.

Prêmios

Ao longo do ano, o trabalho do HSBC conquistou reconhecimentos.

Conheça as premiações:

Prêmios nacionais

Ecologia e Ambientalismo 2011: O prêmio é promovido pela Câmara de Vereadores de Curitiba (PR). O HSBC foi reconhecido pela linha de produtos Seguros Verdes, pelas iniciativas de Ecoeficiência e pelo Programa HSBC Climate Partnership.

Época Empresa Verde: A revista concedeu ao banco o título de uma das 20 empresas líderes em políticas ambientais.

Desempenho em 2011

O HSBC Brasil encerrou o ano de 2011 com um lucro líquido de R$ 1,35 bilhão, 7% acima de 2010, tornando-se a quarta maior operação do Grupo HSBC no mundo.O resultado foi impactado em R$ 107 milhões devido à redução do valor recuperável de alguns projetos globais que, uma vez desconsiderados, elevariam o lucro líquido recorrente para R$ 1,45 bilhão (15% acima do resultado de 2010). Os ativos totais aumentaram 8%, passando de R$ 121,4 bilhões para R$ 130,9 bilhões. O patrimônio líquido totalizou R$ 9,4 bilhões, 17% acima dos R$ 8 bilhões de 2010, registrando um retorno de 16,2%.

O bom desempenho foi influenciado, principalmente, pela expansão de 15% da carteira de crédito (com destaque para os negócios que envolvem empresas) e pela crescente participação do HSBC no mercado internacional.

Expressão de Ecologia: A Editora Expressão deu ao HSBC Seguros o prêmio na categoria Marketing Ecológico e o reconhecimento como umas das 11 companhias que possuem excelência em gestão sustentável.

Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável: O prêmio é uma iniciativa do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE/FGV) em parceria com o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). O banco foi premiado na categoria Cultural por conta do HSBC Climate Partnership e sua contribuição em pesquisas sobre mudanças climáticas e transformações culturais na sociedade.

Prêmios internacionais

Thomson Reuters Extel Survey 2011: Em 2010 e 2011, o HSBC Global Research recebeu o título de primeira equipe integrada em mudança climática e energias renováveis. Também em 2011, o analista de energias renováveis Nick Robins – Diretor do Centro de Excelência em Pesquisa sobre Mudanças Climáticas do HSBC – foi reconhecido em primeiro lugar(e em segundo lugar em 2010) como renomado profissional da área. A pesquisa, respondida por empresas e investidores individuais, é considerada a principal referência entre os bancos de investimento e gestão de ativos e reconhece companhias de consultoria, corretoras e equipes de relações com investidores da Europa e Ásia.

Destaques do ano

A Câmara Brasil-China considerou o HSBC Brasil a instituição que mais contribuiu para o desenvolvimento dos negócios entre as duas nações. O banco detém participação de 9% do fluxo de comércio entre os dois países, tendo crescido 40% em relação a 2010.

O HSBC Brasil registrou 163% de crescimento em vendas de fundos de investimento, 86% em crédito imobiliário, 26% em seguros e 26% em recebíveis de cartões (modalidade de crédito). Também aumentou em 22% sua base de clientes Premier (segmento de alta renda), chegando a aproximadamente 500 mil no País.

A Losango, promotora de vendas do Grupo HSBC Brasil, manteve-se como líder no mercado de CDC (Crédito Direto ao Consumidor) com 24% de market share.

Bloomberg Markets Magazine - Bancos mais “verdes” do mundo: O Grupo HSBC foi considerado o sétimo banco mais “verde” do mundo devido ao seu apoio e financiamento a energias de baixa emissão de carbono e a seu desempenho na gestão da eficiência operacional.

1312

Page 8: HSBC Relatório 2011

Integridade corajosa

Alinhado à estratégia global, o HSBC Brasil procura identificar novas oportunidades e minimizar os potenciais riscos ligados ao seu negócio.

O modelo de governança do HSBC Brasil assegura a aderência à estratégia da empresa e garante que os resultados dos negócios sejam efetivamente atingidos. Também colabora para o gerenciamento dos riscosem nível local, regional e global.

O Comitê Executivo (EXCO) é o mais alto órgão de governança do banco e responde pelas decisões estratégicas e executivas. Em 2011, contava com 11 membros titulares e atualmente (início de 2012) possui dez membros da diretoria executiva – incluindo o presidente (também CEO do Grupo) –, que se reúnem mensalmente. Ligados ao EXCO estão 10 comitês que garantem o processo de governança do HSBC Brasil. Os principais são:

Comitê de AuditoriaAssegura o alinhamento das práticas do banco com as recomendações das auditorias internas e externas. Composto por quatro membros titulares, o Comitê realiza encontros trimestrais e é patrocinado pelo diretor-executivo da área de Auditoria Interna.

Comitê Estratégico de Custos Implementa estratégias voltadas para garantir maximização e eficiência em custos. Composto por 11 membros e liderado pelo principal executivo do HSBC, o comitê reúne-se mensalmente.

Comitê de Recursos Humanos O órgão é encarregado de definir e programar estratégias de relações trabalhistas, comunicação interna, remuneração, treinamento e assuntos gerais de recursos humanos. Também objetiva disseminar os princípios e as práticas de valorização da diversidade no Grupo. É composto por seis membros e reúne-se mensalmente.

Comitê de Sarbanes-Oxley Em todo o mundo, o HSBC segue as diretrizes da lei americana Sarbanes-Oxley (SOx). O comitê assegura o alinhamento do HSBC Brasil aos parâmetros internacionais do Grupo, como mecanismos de controle interno e divulgação das demonstrações financeiras consolidadas. Composto por 21 membros, reúne-se mensalmente. A SOx foi criada para acabar com as fraudes contábeis Imagem ilustrativa.

Governançacorporativa

1514

Page 9: HSBC Relatório 2011

A organização conta com o Manual de Procedimentos, que estabelece normas claras para identificar e administrar conflitos de interesse do HSBC, de funcionários e de clientes. O banco adota um sistema de contenção e controle das informações entre as diversas equipes para impedir o vazamento de informações e preservar a confidencialidade dos processos de análise de clientes considerados como suspeitos. O conceito é chamado de Chinese Wall (Muralha Chinesa) e prevê, além do sigilo mencionado anteriormente, a separação clara entre a administração de recursos próprios das instituições financeiras e a administração de recursos de terceiros.

Valores e princípios

Todos os colaboradores que ingressam na organização passam por um treinamento sobre o Código de Conduta no momento da admissão, que orienta sobre o comportamento adequado na condução dos negócios e no relacionamento com clientes, fornecedores e outros stakeholders. O documento estabelece como diretriz fundamental a valorização da integridade, o comprometimento com a qualidade, a redução da burocracia, o compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atua e a promoção de boas práticas socioambientais.Seguindo a política global do HSBC, todas as unidades passam por avaliações de riscos. Um dos objetivos é impedir que a estrutura do banco seja utilizada para lavagem de dinheiro ou financiamento de atividades ilegais. O banco monitora os registros de clientes e as movimentações financeiras e identifica transações suspeitas por meio de rígidos controles operacionais e da capacitação sistemática dos colaboradores. Nenhuma conta pode ser operada por clientes anônimos ou com nomes fictícios e todos os registros são atualizados periodicamente, como define a legislação brasileira. Ao identificar casos suspeitos, o HSBC colabora com as autoridades na investigação e fornece as informações necessárias aos reguladores, sempre respeitando os limites legais de privacidade dos clientes.

o jeito de ser HSBC

São as diretrizes que ajudam a tomar decisões comerciais corretas e a diminuir os riscos, trazendo ganhos sustentáveis e de longo prazo para a organização. Juntos, os valores e os princípios de negócios moldam o caráter do banco e dão apoio à estratégia. O HSBC age com integridade corajosa. Isso significa ter a coragem de tomar decisões com base no que é certo, sem comprometer os padrões éticos e a integridade do banco. Significa assumir riscos calculados, mas de forma a cumprir o compromisso de sempre fazer a coisa certa. Também diz respeitoà responsabilidade de todos os colaboradores em demonstrar os valores e os princípios de negócios no relacionamento com clientes, colegas, órgãos reguladores e a comunidade. A sustentabilidade está entre os princípios que integram a cultura do banco, presente em grande parte das ações e práticas que movem o HSBC.

Valores

Confiáveis e fazendo a coisa certa.

Abertos a diferentes ideias e culturas.

Conectados a clientes, comunidades, órgãos reguladores e uns aos outros.

Princípios

Solidez financeiraGestão de riscosRapidezFoco no desempenhoEficiênciaQualidadeFoco no clienteIntegradoSustentabilidade

CONECTADO

CO

NFIÁVEL

A

BERTO

SOLIDEZ FINANCEIRAS

US

TEN

TABI

LIDA

DE

IN

TEG

RA

DO

GESTÃO DE RISCO

RAPID

EZ

FOC

O N

O

DE

SE

MPEN

HO

QUALIDADE

EFICIÊ

NCIA

FO

CO

NO

CLIENTE

INTEGRIDADECORAJOSA

e aumentar a credibilidade das organizações perante os investidores. Estabelece critérios mais severos de governança corporativa e transparência nas demonstrações financeiras das empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York.

Comitê de Sustentabilidade É a instância máxima de governança para os assuntos ligados à sustentabilidade

no HSBC. O grupo é composto pelo presidente do banco e diretores-executivos de diversas áreas da empresa – Operações, Commercial Banking (empresas), RBWM (pessoa física), Rede de Agências, Losango, HSBC Global Technology, Recursos Humanos e Comunicação Interna. Em encontros periódicos, o time discute as ações a serem conduzidas e realiza o monitoramento das metas sociais, econômicas e ambientais. Estão subordinados ao comitê

grupos de trabalho formados dentro das diferentes áreas do banco. Em longo prazo, o objetivo é que cada unidade de negócio incorpore a sustentabilidade ao seu planejamento estratégico. Atualmente, cinco áreas têm grupos de trabalho de sustentabilidade – Operações, HSBC Seguros, Pessoa Física e Asset Management – e, em 2012, a área de Pessoa Jurídica está amadurecendo o formato do seu grupo.

“A governança de sustentabilidade no HSBC Brasil está bem estruturada. Nossos executivos estão comprometidos com iniciativas consistentes e incentivam constantemente o engajamento de todos os colaboradores.” Marco Tavares,CTSO HSBC Brasil

Mandala – valores e princípios de negócios do HSBC.

1716

Page 10: HSBC Relatório 2011

Gestão de riscos

A Direção Executiva e o presidente do HSBC Brasil são os principais responsáveis pela gestão de riscos do banco. Eles contam com o apoio de três comitês que cobrem riscos específicos.

O Risk Management Committee (Comitê de Gerenciamento de Riscos) formula as políticas relacionadas a diferentes categorias de risco, monitora problemas e determina ações em resposta a essas questões. O Operational Risk and Internal Control Committee (Comitê de Risco Operacional e Controle Interno) é composto pelos executivos diretamente envolvidos no controle e em funções de riscos operacionais. O Retail Credit Risk Committee (Comitê de Risco de Crédito de Varejo) discute o gerenciamento e o desempenho dos portfólios de varejo, incluindo pessoa física e pequenas empresas.

As principais categorias de riscos monitoradas pelo HSBC Brasil são:

Risco de créditoRisco de perdas financeiras em caso de não cumprimento, por parte da empresa ou do cliente, de uma obrigação estabelecida no contrato. Surge principalmente de empréstimos e adiantamentos e de contratos de arrendamento, mas também está presente em certos produtos registrados em contas de compensação, tais como garantias, valores de referência dos derivativos e do posicionamento do HSBC Brasil em instrumentos de dívida. Entre os riscos em que o HSBC Brasil se envolve, o risco de crédito gera a maior exigência de capital regulatório.

Risco de mercadoConsiste na possibilidade de perda por oscilações de preços, já que a carteira de ativos pode apresentar descasamentos de prazos, moedas e indexadores. Inclui risco de câmbio, taxa de juros e preçosde ações e mercadorias.

Risco operacionalO risco operacional é relevante para cada aspecto dos negócios do HSBC Brasil e cobre um amplo espectro de questões. Perdas que surgem a partir de fraudes, atividades não autorizadas, erros, omissões, ineficácia, falhas de sistema ou de eventos externos recaem na definição de risco operacional.

O HSBC também conta com políticas setoriais específicas para os setores críticos, que determinam diretrizes de conduta a serem adotadas pelo banco e servem de parâmetro para a análise de concessão de crédito. Crédito Responsável

Compromissos assumidos

O HSBC Brasil é signatário do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas para incentivar a responsabilidade social corporativa por meio de dez princípios universais – entre direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e ações contra a corrupção. Também segue as diretrizes dos Princípios Global Sullivan, como forma de promover políticas que respeitem os direitos humanos, obedeçam à lei

O Grupo também é signatário dos Princípios do Equador da International Finance Corporation (saiba mais em Crédito responsável) e dos Princípios para Investimento Responsável (saiba mais em Investimentos) da ONU. E segue diretrizes do setor financeiro, como o Protocolo Verde, iniciativa da Federação Brasileira de Bancos

(FEBRABAN), que busca a implantação de uma agenda comum de sustentabilidade para o setor bancário. Além disso, é associado ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e participa ativamente de discussões setoriais por meio de associações como a

Imagem ilustrativa.

e minimizem impactos econômicos, sociais e ambientais. O HSBC Brasil possui a certificação SA8000, criada pelo Conselho de Prioridades Econômicas da Organização das Nações Unidas para promover a responsabilidade corporativa (saiba mais em Ambiente de trabalho).

FEBRABAN, a Associação Brasileira dos Bancos Internacionais (ABBI), a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

1918

Page 11: HSBC Relatório 2011

ImpulsoeconômicoAssegurando a perenidade

O banco atua de maneira ética, desenvolvendo iniciativas responsáveis nas operações de crédito e proporcionando o engajamento de empresas e clientes no tema sustentabilidade.

Com o cenário atual de desenvolvimento da economia brasileira, as instituições financeiras passaram a sofrer uma pressão da sociedade com relação aos novos desafios do setor.Diante dessa realidade, a adoção de iniciativas mais seguras e transparentes nas operações de crédito e a educação financeira dos clientes para combater o superendividamento tornam-se frentes estratégicas para garantira perenidade e o bom desempenho do negócio.O HSBC possui uma Política de Risco de Sustentabilidade que prevê diretrizes para a concessão de crédito de acordo com o setor de atuação da empresa. Também vem se destacando na administração de recursos de terceiros. Atualmente, é umdos poucos bancos no País quetêm uma metodologia própria para avaliar o desempenho em sustentabilidade das empresas que compõem os fundos de investimento. O banco procura promover a conscientização de seus clientes, impulsionando cada vez mais o uso

responsável do dinheiro. Na área de Educação Financeira, por exemplo, um importante trabalho vem sendo desenvolvido pela Losango, como forma de mobilizar toda a cadeia de valor a adotar boas práticas. Desde 2010, colaboradores dos lojistas parceiros são treinados para conscientizar seus clientes a respeito do uso correto do crédito, evitando o superendividamento.

Imagem ilustrativa.

Desenvolver ações de sustentabilidade com foco nos clientes corporativos. O trabalho segue a linha que vem sendo adotada com os segmentos Pessoa Física e Seguros, que terão objetivos

objetivos e realizações 2011

Dar continuidade ao treinamento em riscos de sustentabilidade para colaboradores das áreas Comercial e de Crédito.- 918 colaboradores foram treinados em 2011.

Na área de Investimentos, será ampliado o número de empresas analisadas por meio de metodologia própria de avaliação em sustentabilidade, para possibilitar um leque maior de escolha de empresas parao fundo FIC Sustentabilidade.- 57 empresas avaliadas em 2011 (das quais 65% foram contatadas), elevando para 117 o número total de empresas analisadas.

e metas de sustentabilidade formalizados.- Estruturação do grupo de trabalho da área de Pessoa Jurídica. - Apoio a sete projetos de clientes corporativos, com foco em educação, meio ambiente e geração de renda.

Ampliar o número de pessoas capacitadas pelo Programa de Crédito Sustentável Losango, que visa à educação financeira do consumidor final.- Lançamento do Portal de Treinamento da Losango para os lojistas.- Mais de 14 mil colaboradores dos lojistas já foram treinados.

2120

Page 12: HSBC Relatório 2011

Crédito responsável

O HSBC possui políticas setoriais de risco específicas para setores considerados críticos – Mineração e Metais, Indústria Química, Infraestrutura de Água Doce, Florestas e Produtos Florestais, Energia e Equipamentos de Defesa –, que servem de parâmetro paraa análise das concessões de crédito feitas pelo banco. As políticas são aplicadas independentemente do valor da transação ou do tamanho da empresa.

Também determinam diretrizes de conduta para o HSBC, que incluem não fornecer assistência financeira a empresas que, entre outras atividades, produzam armas leves, façam extração ilegal de madeira ou operem em áreas declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciênciae a Cultura).

As políticas setoriais apresentam, ainda, restrições específicas para os países e regiões onde a companhia atua. O Brasil possui um alto risco no setor florestal. Clientes que atuam nesse setor com limite de crédito acima de US$ 15 milhões também passam pela aprovação da Área de Risco Global, em Londres. Além de casos específicos como esse, o Grupo HSBC também classifica o risco de sustentabilidade dos clientes e projetos enquadrados nas políticas setoriais, independentemente do valor da operação.Para algumas empresas, o banco inclui no contrato cláusulas em que está previsto o compromisso de desenvolver um plano de ação.

Atualização das Políticas Setoriais

Em 2010, o Grupo HSBC realizou uma extensiva revisão da Política de Energia. Em 2011, implementou com sucesso uma das primeiras políticas de instituições financeiras que abrangem energia de carvão mineral, petróleo de areia betuminosa e energia nuclear, a qual foi elogiada por vários públicos, incluindo clientes. No Brasil, clientes do setor de energia também foram consultados. Em 2011, as diretrizes da Política de Mineração também foram revisadas.

Princípios do Equador

Os Princípios do Equador asseguram que os projetos de grande porte sejam desenvolvidos e operados sem causar impactos às comunidades locais e ao meio ambiente. No HSBC, são aplicados para financiamento de projetos e para assessoria financeira que tenham um custo de capital igual ou superior a US$ 10 milhões. Desde 2003, o banco também estende os Princípios do Equador para transações de crédito de novos projetos.

Capacitação permanente

Os gerentes assumem a responsabilidade de conhecer as práticas de sustentabilidade dos clientes, identificando riscos e oportunidades. Como forma de prepará-los para responder a essa demanda, o banco promove capacitações permanentes. Em 2011, 149 pessoas foram treinadas presencialmente, dando continuidade ao processo de desenvolvimento iniciado em 2010. Para facilitar esse trabalho, o HSBC criou uma ferramenta de e-learning sobre riscos de sustentabilidade. Entre

“O Brasil apresenta necessidades no que se refereà infraestrutura. São muitas as oportunidades, assim como são muitos os riscos. É essencial selecionar projetos que efetivamente promovam melhorias para o País.”Ildefonso Netto,Chief Risk Officer (CRO)

os temas abordados estão os Princípios do Equador, a Gestão de Risco de Sustentabilidade e o processo de aprovação de crédito com base nas políticas setoriais. O público-alvo é composto por gerentes comerciais, analistas de crédito e colaboradores das áreas de Compliance, Jurídico, Financiamento de Projetos e Seguradora. Em 2011, 918 colaboradores fizeram o treinamento virtual.

Microcrédito

O HSBC atua com operações de microcrédito em parceria com o Banco do Nordeste. Por meio do Programa Crediamigo, o banco parceiro garante o acesso ao crédito a milhares de pequenos empreendedores que fazem parte dos setores informal e formal da economia. A concessão de crédito pode ser solicitada por um empreendedor individualmente ou por um grupo de pessoas que se compromete a pagar as prestações em conjunto (trata-se do chamado Grupo Solidário).O Crediamigo integra o Programa Nacional de Microcrédito do Governo Federal, lançado em agosto de 2011 para atender às necessidades financeiras dos cidadãos que atuam com pequenos negócios. Atualmente, o Banco do Nordeste recebe 70% da linha de crédito disponível para operações de microcrédito do HSBC. Em 2011, o banco também estabeleceu parceria com a Acción Internacional, instituição latino-americana que é referência em empréstimos para pequenos empreendedores. Coordenado pela Plataforma MME (médias e grandes corporações) de Manaus e pela Global Asset Management, o relacionamento comercial foi iniciado em fevereiro e está alinhado à estratégia de oferecer serviços financeiros que atendam às demandas de instituições de microfinanças.

Essa é a condição para a concessão– ou manutenção – do crédito.

No HSBC, a concessão de crédito atende à Política de Risco de Sustentabilidade. Essa diretriz tem como base dois parâmetros para avaliação – as políticas setoriais e os Princípios do Equador (saiba mais em Princípios do Equador) –, cada um com processos específicos para análise de risco. A avaliação das propostas é realizada a partir de um rating de sustentabilidade, que leva em conta o ramo de atividade da empresa, o valor do crédito envolvido e a capacidade do cliente de cumprir os critérios das políticas setoriais. Durante o ano, foram realizadas visitas a clientes, com o objetivo de apresentar a Política de Risco de Sustentabilidade do HSBC. O critério utilizado para a seleção das visitas foi o grau de risco do projeto ou os clientes potenciais.

Em 2011, o banco dobrou o número de clientes avaliados em relação a 2010, quando a Política de Risco de Sustentabilidade foi instituída no Brasil. Do total, 10% não estavam em conformidade com as exigências e receberam um prazo de seis meses para se adequar.

Metas 2012

Treinar 24 mil funcionários dos lojistas parceiros da Losango por meio do portal de e-learning.

Aplicar metodologia própria de avaliação de sustentabilidade em todos os fundos de investimento. Em 2012, 100% das empresas que compõem os fundos do HSBC devem ser avaliadas.

Iniciar a implantação da estratégia Climate Business: treinar parte dos colaboradores da área comercial e aumentar o volume de negócios fechados.

Expandir o modelo do grupo de trabalho, envolvendo colaboradores da área de Pessoa Jurídica.

Rever processos para reduzir o envio de correspondência em papel e ampliar as funcionalidades nos Canais de Atendimento como estratégia de aproximação com os clientes e redução do impacto ambiental.

2322

Page 13: HSBC Relatório 2011

Acesso à água potável

O HSBC está atentoàs oportunidades de negócio com clientes que desenvolvam projetos com diferencial socioambiental. Seguindo essa diretriz, concedeu em 2011 um financiamento de R$ 10 milhões para a empresa Águas do Amazonas, responsável pelo serviço de saneamento básico e pelo tratamento da água em Manaus (AM). O objetivo foi desenvolver ainda mais seu projeto de tratamento e universalização da distribuição de água potável. A companhia trabalha para assegurar a entrega de água potável de qualidade aos moradores do município de Manaus, principalmente por ter sua fonte no Rio Negro, que possui água negra (ácida, escura e não potável). Esse trabalho também envolve a educação da população local para o consumo consciente.

Transição para economia de baixo carbono

No último ano, o HSBC divulgou mundialmente uma estratégia que estimula a concessão de crédito para clientes que operam negócios relacionados ao mercado de baixo carbono

“A nossa preferência é financiar projetos de energia renovável. Chamamos essa estratégia de Climate Business. Estamos capacitando cada vez mais o nosso pessoal para andar nessa direção. Precisamos de pessoas que falem com o cliente e trabalhem

e ao combate das mudanças climáticas: a chamada Climate Business. No Brasil, foi feita a primeira operação atendendo a esse posicionamento com a Densevix, empresa que está construindo três parques de energia eólica localizados na

cidade de Brotas de Macaúbas, na Bahia. O valor total da operação foi de R$ 84,6 milhões. A Densevix foi criada em 1995 para desenvolver oportunidades de negócios relacionados à infraestrutura e projetos de energia renovável.

o discurso da sustentabilidade, potencializando financiamentos de energia solar, eólica, entre outros”.

Fernando Freiberger,Head do HSBC Corporate

Impulsionando boas práticas

Um dos objetivos da Política de Risco de Sustentabilidade do HSBC é o desenvolvimento de seus públicos de relacionamento. Em 2011, o banco colocou em prática esse posicionamento ao apoiar uma empresa que atua no segmento de mineração de ouro. Durante o processo de pedido de crédito, o banco constatou que a empresa não era signatária do International Cyanide Management Code (Código Internacional de Gerenciamento de Cianeto), conforme exige a Política Setorial de Mineração do HSBC. A adesão ao código é voluntária e faz parte de um programa que visa ao uso seguro do cianeto na produção de ouro. Em vez de cessar o relacionamento com o cliente, o HSBC adotou uma postura de parceria e contratou uma consultoria independente para orientá-la na adoção ao código. Além de minimizar o risco de sustentabilidade dessa operação, o HSBC fortaleceu seu relacionamento comercial.

Imagem ilustrativa.

24 25

Page 14: HSBC Relatório 2011

investimentos

Com o objetivo de estimular a adoção das melhores práticas sociais, ambientais e de governança corporativa e canalizar os investimentos para as empresas que se destacam no mercado, o HSBC utiliza um rating de sustentabilidade, desenvolvido pelo próprio banco, para orientar a gestão de recursos de terceiros. A metodologia inclui a análise de riscos e oportunidades em três aspectos:

Meio ambiente: sistema de gestão ambiental, desenvolvimento de programas de ecoeficiência, segurança ambiental, biodiversidade, mudanças climáticas e adoção de critérios ambientais para a contratação de fornecedores.

Social: relacionamento da empresa com colaboradores e fornecedores, participação na comunidade local e qualidade do produto comercializado.

Governança corporativa: transparência, ética, relação com o mercado, histórico da empresa, controles internos e proteção de investidores minoritários.

A avaliação das empresas é validada em um comitê específico composto por analistas e executivos do banco. Ao final de 2011, 110 empresas haviam sido avaliadas. Grande parte foi engajada pelo HSBC por meio de reuniões presenciais ou por telefone com o objetivo de encorajamento para a adoção de uma estratégia de sustentabilidade e busca por informações que possam complementar a análise. Em 2011, a metodologia foi aplicada pelo banco para a criação de três fundos de investimento: FI Ações SRI, FIC Ações Sustentabilidade e FI Renda Fixa Crédito Privado

“Nossa análise de investimento abrange o perfil organizacional da empresa, a sua governança corporativa e o seu papel social no contexto em que ela atua. Cada vez mais isso faz parte do nosso processo de investimento. É o que chamamos de integração: análise econômico-financeira e de sustentabilidade”. Pedro Bastos,Regional CEO, HSBC Global Asset Management

Performance SRI 20, os quais reúnem as empresas com bom desempenho nos três aspectose que demonstrem relação risco-retorno atrativa do ponto de vista financeiro (saiba mais em Produtos).

Não participam dos fundos as empresas que atuam em setores como álcool, fumo e armamentos. Além disso, um Conselho Consultivo formado por profissionais do mercado com sólida experiência em temas de sustentabilidade orienta as decisões de investimento e tem poder de veto sobre as empresas que poderão compor a carteira do fundo.

A meta do HSBC é estender até o final de 2012 a avaliação de aspectos socioambientais e de governança para todos os fundos operados pelo banco.

Imagem ilustrativa.

2726

Page 15: HSBC Relatório 2011

Foco no cliente

As ações da Losango voltadas para os clientes vão além de oferecer crédito sustentável. Em 2011, após participar de uma pesquisa da revista Consumidor Moderno, realizada com 1.389 consumidores em seis estados brasileiros,a Losango foi eleita a empresa do setor financeiro que mais respeita o consumidor no País. A pesquisa avaliou a experiência dos clientes em quesitos como atendimento, preços, formas de pagamento e respeito ao Código do Consumidor. Também em 2011 a Losango recebeu cerca de 5 milhões de ligações nas centrais de relacionamento, sendo que 95% das reclamações foram resolvidas logo após o primeiro contato.

O HSBC disponibiliza na seção de Empréstimos e Financiamentos do site o Guia do Uso Consciente do Crédito, desenvolvido para ajudar os clientes e a sociedade a fazerem melhor uso do crédito disponível em seu orçamento. O guia oferece, entre outras facilidades, dicas de como administrar a renda mensal e organizar a vida financeira. É possível, ainda, calcular o impacto dos juros de empréstimos e conhecer as melhores opções de crédito, de acordo com as necessidades de cada um. Os colaboradores do banco também contam com o Guia de Finanças Pessoais, ferramenta disponível na Intranet que auxilia no planejamento financeiro e orçamento familiar.

“O objetivo da Losango, empresa com 41 anos de atuação no mercado e líder em nosso segmento de atuação, é oferecer o crédito ideal de acordo com o perfil de cada cliente. Estimulamos sempre um ambiente de respeito ao consumidor, levando em consideração as suas necessidades de consumo e a sua

A Losango opera com mais de 20 mil lojas credenciadas em 2.300 municípios e recebe 10 milhões de propostas de crédito por ano.

Educação na prática

Parceira do HSBC nos programas de educação financeira, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economiae empreendedorismo do mundo. A associação é mantida por empresas privadas. Trata-se de uma parceria global do banco que teve início em 2009 em 15 países, entre eles o Brasil. Em 2011, o HSBC Brasil apoiou o Programa Mais que Dinheiro, voltado à educação financeira. O foco da iniciativa

está nos estudantes de 5ª a 7ª séries do Ensino Fundamental. Os colaboradores do HSBC atuam como voluntários e são capacitados pela Junior Achievement para aplicarem o programa nas escolas públicas próximas aos Centros Administrativos do banco. O objetivo é ajudar esses jovens a terem uma visão clara do mundo dos negócios, refletirem sobre o consumo consciente e entenderem mais sobre finanças pessoais. O programa é aplicado desde 2009. A cada ano são selecionadas quatro cidades

brasileiras. Em 2011, foi aplicado em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Cuiabá (MT). Foram beneficiados 1.115 alunos e envolvidos 98 voluntários. Em 2012, a iniciativa acontecerá nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Rondonópolis (MT).

“O Mais do que Dinheiro é um programa simples e lúdico que desperta em crianças de 5ª a 7ª séries a consciência sobre seus atos de consumo e como lidar com o dinheiro. Elas transmitem aos seus pais ou cuidadores o que aprenderam nesses encontros, fazendo com que as famílias repensem sobre sua administração financeira. É uma grande oportunidade, tanto para os colaboradores voluntários do HSBC, que ensinam um tema que lhes é familiar e recheado de exemplos práticos, como para as crianças beneficiadas.”

Fatima Lima,Coordenadora do Programa HSBC de Voluntariado

capacidade de pagamento. Com o Projeto Crédito Sustentável, os vendedores ficam ainda mais motivados a conhecerem melhor os seus clientes e a Losango consegue atender tanto os parceiros como os consumidores finais com soluções de crédito sob medida”. Hilgo Gonçalves,CEO da Losango

educação financeira

O Programa Crédito Sustentável é uma das principais iniciativas do banco na área de educação financeira. Na Losango, promotora de vendas do Grupo HSBC, o trabalho é desenvolvido desde 2009 por meio de um projeto de crédito sustentável que visa oferecer educação financeira aos lojistas. O objetivo é preparar e estimular os vendedores para conhecerem as necessidades de seus clientes e oferecerem o produto e o crédito adequados ao perfil de renda de cada um.

Desde então, a Losango tem investido na capacitação dos parceiros. Em 2011, desenvolveu um Portal de Treinamento na internet que ampliou o alcance do trabalho e passou a capacitar de forma rápida e padronizada os colaboradores dos varejistas parceiros em todo o Brasil. Ao todo, já foram treinados 14 mil colaboradores dos lojistas. Para 2012, o objetivo é capacitar mais 10 mil. A Losango reforçará, ainda, a comunicação com o consumidor final e irá disponibilizar em seu site uma cartilha com dicas e cuidados a serem tomados na hora de contratar o crédito. O material também será distribuído nas filiais da Losango e nos lojistas parceiros de todo o Brasil.

Investimento responsável

O HSBC é signatário dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês), desenvolvidos por investidores em parceria com a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-FI). O PRI abrange conteúdos relacionados à inclusão de critérios sociais, ambientais e de governança corporativa nas decisões de investimento. O banco coordena o Grupo de Engajamento do PRI, que tem como principal objetivo reunir diversos investidores e promover mudanças positivasna gestão de sustentabilidade das empresas investidas. Em 2011, o grupo focou na mobilização de empresas para aperfeiçoar o nível de reporte de suas informações de sustentabilidade.

O HSBC também participa do Fórum Latino-Americano de Finanças Sustentáveis (LASFF,em inglês), uma iniciativa da Fundação Getulio Vargas e da International Finance Corporation (IFC) que visa promover práticas e iniciativas de sustentabilidade no setor financeiro. A responsabilidade do banco com esses aspectos é reconhecida no setor. A Global Asset Management é destaque entre os três melhores gestores de recursos no Brasil na adoção de critérios de sustentabilidade para investimentos. A informação é da consultoria Mercer, que realizou um estudo apoiado pela Corporação Financeira Internacional, braço privado do Banco Mundial.

2928

Page 16: HSBC Relatório 2011

Seguros

A Seguradora deu início ao projeto Seguradora & Sustentabilidade com o objetivo de atuar em cinco principais pilares: engajamento de colaboradores, revisão de processos internos, compartilhamento da responsabilidade com os clientes, engajamento de fornecedores e relacionamento com parceiros. As iniciativas são desenvolvidas da seguinte maneira:

Engajamento de colaboradores: base da estratégia, a Seguradora busca garantir o engajamento por meio de um programa de capacitação e de diversas ações de voluntariado.

Revisão de processos internos: garante a otimização dos recursos e reduz a pegada ecológica.

Compartilhamento de responsabilidade com clientes: a responsabilidade de conservar o meio ambiente é compartilhada com os clientes por meio de produtos e serviços com viés sustentável.

Engajamento de fornecedores: iniciativas para engajar fornecedores parceiros em ações e práticas sustentáveis.

Relacionamento com parceiros: parcerias com ONGs e participação ativa no desenvolvimento e lançamento dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros.

Anualmente, a HSBC Seguros investe R$ 3,5 milhões em dois projetos: Adoção de Áreas de Ecossistemas Brasileiros e Adaptação e Prevenção das Comunidades a Mudanças Climáticas. O primeiro é desenvolvido em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e consiste em ações como o investimento em projetos relacionados à conservação da biodiversidade e ao envolvimento da comunidade para otimizar os resultados positivos para a biodiversidade. A expectativa

é obter uma atuação nos principais biomas brasileiros. Em 2011, foram adotados mais dois espaços de Floresta com Araucária no Paraná. A Fazenda Conquista está localizada no município de Palmeira, fazendo divisa com o Rio Iguaçu, e tem 300 hectares adotados. A outra área é a Fazenda do Salto, em Castro. Trata-se de um local de transição entre a Floresta com Araucária e a Floresta Atlântica do Litoral. As duas propriedades fazem parte do Corredor das Araucárias, projeto do Ministério do Meio Ambiente que estabelece locais prioritários para a conservação e a replicação de projetos de geração de renda. Durante o ano, a SPVS também aprimorou o monitoramento dos resultados por meio da adoção de uma metodologia própria.

O segundo projeto é desenvolvido com a WWF Brasil e visa analisar a vulnerabilidade das comunidades no entorno das principais bacias

hidrográficas do País, definir planos de mitigação de impactos e adaptação, mobilizar e educar a sociedade sobre as mudanças climáticas e o seu papel diante dessa problemática, aproveitando as oportunidades para reduzir os riscos, e gerar oportunidades de negócios. O trabalho estava previsto para 2011, mas deve iniciar efetivamente em 2012.

O projeto Seguradora & Sustentabilidade marca uma evolução no esforço da Seguradora para inserir a sustentabilidade na gestão que começou em 2007 com a criação dos Seguros Verdes Lar e Auto. Os produtos foram comercializados de 2007 a 2010 e destinaram R$ 9 milhões à conservação de 4 mil hectares de florestas nativas nos estados do Paraná e de Santa Catarina e na região oeste da Bahia. O trabalho foi feito em parceria com o Programa Desmatamento Evitado da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

Simuladores de objetivos

O banco também disponibiliza informações sobre educação financeira no site. Recentemente, lançou os chamados “simuladores de objetivos”, uma ferramenta on-line de planejamento financeiro que calcula o quanto é necessário economizar para atingir um objetivo pessoal. O cliente fornece os dados solicitados

e a ferramenta apresenta o valor a ser investido por mês, incluindo os encargos. São cinco simuladores: Planeje sua Reserva Financeira, Planeje sua Próxima Viagem, Planeje o Casamento dos seus Sonhos, Planeje a sua Pós-graduação e Planeje o seu Intercâmbio. O serviço está disponível para clientes e não clientes do HSBC.

Araucárias - General Carneiro (PR)Crédito fotógrafo: Zig Kock

Rio São Jorge - Prudentópolis (PR)Crédito fotógrafo: Zig Kock

http://www.hsbc.com.br/1/2/portal/pt/para-voce/investimentos/simulador-de-objetivos

3130

Page 17: HSBC Relatório 2011

Mobilização da sociedade

Um importante destaque no ano foi o papel de liderança assumido pela HSBC Seguros no Grupo de Seguros para América Latina do Programa de Políticas Ambientais das Nações Unidas (UNEP-FI). A entidade reúne cerca de 200 instituições do setor financeiro mundial que, voluntariamente, discutem ações para melhores práticas socioambientais e de sustentabilidade relacionadas ao setor financeiro (bancos, gestoras de fundos de investimento e seguradoras). A instituição trabalhou durante o ano na formulação dos Princípios de Sustentabilidade

Relacionamento com o cliente

A HSBC Seguros adota critérios socioambientais e de governança corporativa no processo de subscrição de risco. A Seguradora avalia se os clientes empresariais desenvolvem práticas sustentáveis e se estão de acordo com a política de sustentabilidade da Seguradora. São mais de 100 ramos de atividades que exigem a análise, como cultivo de cana-de-açúcar, soja, seringueira, eucalipto e bovinos para corte; extração de madeira em florestas nativas e plantadas; e fabricação de adubos e fertilizantes. A comunicação com clientes também foi reformulada. A impressão de peças gráficas foi restringida e as informações passaram a ser disponibilizadas no site do HSBC. Alguns extratos tiveram a periodicidade reduzida e a Seguradora passou a oferecer ao cliente a opção de bloqueio de envio das informações impressas. Com essas iniciativas, em 2011 cerca de 1 tonelada de papel deixou de serimpressa e enviada.

para Seguradoras (Principles for Sustainable Insurance - PSI). Coube ao HSBC organizar um encontro com mais de 60 representantes da indústria seguradora da América Latina e do Caribe em que a proposta de princípios foi apresentada e discutida. O resultado do encontro foi encaminhado para a UNEP-FI. Os PSI devem criar um consenso global sobre sustentabilidade para incentivar a adoção de soluções inovadoras e ações coletivas. A previsão é de que sejam lançados durante a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável –, realizada no Brasil em junho de 2012.

Produtos

Desde 2011, a análise de sustentabilidade também faz parte do fluxo de aprovação dos novos produtos. Para serem aprovados e lançados, esses produtos devem considerar o nível de educação financeira dos clientes, as oportunidades para redução de impacto ambiental, os diferenciais de sustentabilidade e o seu alinhamento com as políticas de risco de sustentabilidade e com os Princípios para Investimento Responsável (PRI). A iniciativa busca assegurar que os novos produtos do banco estejam enquadrados em princípios básicos de sustentabilidade, além de promover o comprometimento dos colaboradores e envolvê-los

na reflexão sobre o tema no desenvolvimento de um produto. A área de Negócios Sustentáveis é responsável por analisar a solicitação e sugerir recomendações para uma eventual necessidade de adequação. Para que o trabalho fosse bem-sucedido foram realizados encontros com áreas envolvidas na criação de modalidades de produtos, como forma de esclarecer o posicionamento do HSBC em relação à sustentabilidade. Em 2011, foram instituídas no fluxo de aprovação sete novas modalidades de produtos, das quais seis tiveram a inclusão de informações sobre sustentabilidade.

“A sustentabilidade não é o trabalho de uma única área, ela é uma construção coletiva. Uma de nossas prioridades é levar para as áreas de negócio o sistema de governança de sustentabilidade, para que cada vez mais esta prática esteja integrada aos processos do banco. Atualmente, a avaliação de aspectos sustentáveis faz parte do fluxo de aprovação de qualquer produto ou serviço novo do HSBC.” Claudia Malchitszky, Superintendente-Executiva de Sustentabilidade e Diretora-Executiva do Instituto HSBC Solidariedade

Dia Solidário

Em maio de 2011, o banco realizou a segunda edição do Dia Solidário, que tem como objetivo divulgar o Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade e prestar contas à sociedade sobre a aplicação dos recursos obtidos com o produto. Foram comercializadas 25.011 unidades, montante 4% superior

ao de 2010. Desses, 18.250 são cartões titulares (aqueles que doam mensalmente R$ 10). Essas doações fixas ajudaram a arrecadar mais de R$ 2 milhões e apoiar 60 novos projetos em um ano, que irão beneficiar cerca de 35 mil pessoas. Se comparado ao Dia Solidário 2010, houve um aumento de 60% em recursos para serem investidos em projetos sociais.

Araucária (Araucaria angustifolia) - Turvo (PR)Crédito fotógrafo: Zig Koch

Ademir Correa – Superintendente-Executivo da Rede PR.

32 33

Page 18: HSBC Relatório 2011

Produtos socioambientais

O HSBC Brasil busca oferecer produtos que incorporam o retorno financeiro à soluçãodos problemas socioambientais. Para isso, estabelece parcerias que geram benefícios aos clientes, à comunidade em que o banco está inserido, ao meio ambiente e ao seu negócio. Seguindo com o objetivo de disponibilizar serviços cada vez mais competitivos, transparentes e conectados aos desafios do mundo de hoje, o banco oferece diversas linhas de produtos que contribuem para causas sociais e ambientais. Conheça os principais ao lado.

Não tem taxa de anuidade e o banco doa até 50% da taxa interchange. Os clientes fazem doações mensais de R$ 10 e o recurso captado é empregado integralmente em projetos educacionais gerenciados pelo Instituto HSBC Solidariedade. Dos recursos arrecadados, 70% financiam os projetos sociais selecionados pelo IHS, 10% são aplicados em capacitação das ONGS parceiras e 20% são destinados à Pastoral da Criança (que investe em projetos de qualidade de vida e nutrição para crianças). O cartão passou a ser confeccionado com material reciclado de garrafas PET.

Deixou de ser comercializado em 2007, mas cerca de 18 mil cartões continuam ativos. O banco também abre mão da taxa de anuidade e doa 50% da taxa interchange para a Pastoral da Criança. Os clientes fazem contribuições mensais, repassadas integralmente à entidade.

O HSBC abre mão de 50% da taxa de administração do fundo, que é repassada a projetos do Instituto HSBC Solidariedade.

É um fundo de investimento off-shore gerido pela HSBC Global Asset Management. O banco doa 7,5% da receita do fundo (com limite de US$ 50 mil por trimestre) para a ONG Brazil Foundation, instituição internacional que apoia iniciativas de educação, saúde, direitos humanos, cidadania e cultura em todas as regiões do País.

O fundo investe em ações de empresas com bom desempenho em aspectos relacionados à governança corporativa, ao meio ambiente e ao desenvolvimento social e que demonstrem potencial de crescimento financeiro. A seleção das empresas integrantes segue uma metodologia própria.

O fundo investe em títulos de companhias que são, ao mesmo tempo, avaliadas pelas equipes de análise de crédito e aprovadas pela metodologia própria do HSBC. A inclusão dos critérios sustentáveis no processo de investimento possibilita uma visão mais ampla das empresas e contribui para decisões mais eficientes.

Programa de recompensas para os usuários dos Cartões de Crédito do HSBC. As compras acumulam pontos que podem ser trocados por prêmios. O catálogo inclui uma seção de Doações e Produtos Sustentáveis que conta com produtos como conjunto de panelas produzidas com materiais recicláveis e de menor impacto ambiental, lixeira específica para separação de lixo reciclável e revisteiro certificado pelo selo Solidarium de comércio justo. Os clientes também podem optar por fazer as doações de pontos para o Instituto HSBC Solidariedade.

Em 2011, 55.026 cartões foram vendidos e geraram doações de R$ 8,7 milhões (banco e clientes), que foram investidos em 152 projetos sociais e beneficiaram mais de 123 mil pessoas. Desde seu lançamento, em 2006, já arrecadou mais de R$ 31 milhões.

Doação de R$ 1,1 milhão(banco e clientes).

Doação de R$ 1,56 milhão (50% da taxa de administração).

Doação de R$ 335 mil (7,5% da taxa de gestão) em 2011.

-

-

2.117 pontos convertidos na doação de R$ 21.170 (clientes).

Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade

Cartão de Crédito Solidariedade

Fundo HSBC FIC Referenciado DI LP Solidariedade

HSBC GIF Brazil Equity Fund

FIC Ações Sustentabilidade

FI Renda Fixa Crédito Privado LP Performance SRI 20

Clube de Benefícios

Cartão de crédito

Fundos de investimento

Outros

Financiamento de projetos sociais, com foco em educação, selecionados, avaliados e monitorados pelo Instituto HSBC Solidariedade.

Apoio à Pastoral da Criança, que recebe integralmente todos os recursos arrecadados.

Financiamento de projetos socioambientais selecionados, avaliados e monitorados peloInstituto HSBC Solidariedade.

Capacitação de organizações sem fins lucrativos brasileiras.

-

-

Financiamento de projetos socioambientais selecionados, avaliados e monitoradospelo InstitutoHSBC Solidariedade.

Linhas de produtos socioambientais Descrição Principais resultados Benefícios sociais e ambientais

Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade, feito de garrafas PET recicladas

3534

Page 19: HSBC Relatório 2011

Sustentabilidade = PessoasConstruindo relações duradouras

O banco tem uma cultura de diálogo com todos os seus públicos de relacionamento, atuando como protagonista na comunicação e na busca conjunta por soluções.

O HSBC Brasil investe na capacitação de líderese colaboradores, envolve seus clientes na temática da sustentabilidade e trabalha no desenvolvimento de seus fornecedores. Em todas as suas atividades, busca impulsionar o bom relacionamento com seus principais públicos e desenvolver ações de engajamento com todos os agentes de sua cadeia de valor.

A gestão de colaboradores do HSBC está focada em três prioridades: o investimento em lideranças, o desenvolvimento de uma comunicação eficaz e a promoção da diversidade e inclusão no quadro de colaboradores. Nesse sentido, a inclusão tem um papel importante: o HSBC defendea ideia de que uma grande empresa deve manter uma equipe tão diversificada quanto a sua carteira de clientes. O banco também vem consolidando um trabalho de aproximação e engajamento com os seus fornecedores, como forma de conhecer as empresas com as quais trabalha e atrelar critérios de desempenho social e ambiental ao processo de seleção. A satisfação

dos clientes é outra prioridade do HSBC. Ano a ano, os canais de comunicação são aperfeiçoados. O objetivo é identificar as principais demandas apresentadas por esse público e coletar as informações com qualidade, para que sirvam de referência na execução dos planos de melhoria.

Prêmio Jornalistas&Cia/ HSBC de Imprensa e Sustentabilidade

O Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade incentiva profissionais e veículos de comunicação de todo o Brasil a produzir informações de qualidade sobre sustentabilidade, estimulando a sociedade a debater o tema. O prêmio é composto por duas categorias (Mídia Nacional e Mídia Regional) subdivididas em diversos segmentos, entre eles

jornal, revista, televisão, rádio, internet e imagem. Também são concedidas três premiações especiais: Veículo do Ano em Sustentabilidade, Veículo do Ano Especializado em Sustentabilidade e Personalidade

do Ano em Sustentabilidade.A escolha dos vencedores é feita a partir de três instâncias de julgamento. A Comissão de Seleção indica os finalistas e a Comissão de Premiação define os vencedores. Já o Conselho Consultivo, formado por especialistas em sustentabilidade de ONGs, empresas e universidades, escolhe os vencedores dos prêmios especiais.

Treinamento de colaboradores sobre liderança para sustentabilidade, em Curitiba (PR).

Manter o cumprimento da cota legal de pessoas com deficiência (5%).

- Em dezembro de 2011, 5,05% do quadro de colaboradores eram pessoas com deficiência.

Realizar uma comunicação efetiva para promover a Diversidade & Inclusão no Grupo HSBC.

- O HSBC divulgou matérias na Intranet sobre diversidade e inclusão, promoveu um concurso regional de fotografias sobre diversidade e publicou uma série de notícias locaisem julho (série diversidade) e uma global em outubro (mês da diversidade).

(PARCIAL) Manter o cumprimento da cota de aprendizes, atendendo aos critérios da legislação vigente (5%), da FEBRABAN (7% de aprendizes por estabelecimento com sete ou mais cargos elegíveis à aprendizagem) e da SA8000.- O HSBC cumpriu a cota geral por empresa segundo os critérios da SA8000 e a lei nacional, resultando em 730 aprendizes em dezembro de 2011 (8,29%). O objetivo agora é cumprir os critérios acordados entre a FEBRABAN e o Ministério do Trabalho, que passaram a determinar 7% por unidade (agências e centros administrativos).

objetivos e realizações 2011

Metas 2012

Manter o cumprimento da cota legal de pessoas com deficiência. Manter o cumprimento da cota legal de aprendizes.

Promover a Diversidade & Inclusão por meio de uma comunicação efetiva.

3736

Page 20: HSBC Relatório 2011

Guias de sustentabilidade

O HSBC está comprometido em engajar todos os seus públicos de relacionamento a atuar de forma mais sustentável. Por isso, lançou em 2011 um conteúdo exclusivo no site do banco com orientações fáceis de serem aplicadas no dia a dia.

O Sustentabilidade em Prática é uma iniciativa do Crédito Imobiliário do HSBC. Trata-se de um guia eletrônico que apresenta conceitos básicos do tema e o compromisso do HSBC com a sustentabilidade, focando em atitudes

O Sustentabilidade sobre Rodas é um guia eletrônico elaborado pela área de Financiamento de Veículos com testes e informações para minimizar o impacto dos veículos no meio ambiente. Também explica de maneira acessível o que é sustentabilidade e como o HSBC se posiciona a respeito do tema. O material destaca a importância da manutenção periódica para a redução da emissão de poluentes, incentiva o uso da carona solidária e apresenta uma calculadora de poluentes para que cada motorista descubra o tamanho de sua pegada ambiental. Conheça os guias em hsbc.com.br > Sustentabilidade > Guias de Sustentabilidade.

sustentáveis para serem aplicadas no dia a dia. Também dá dicas sobre como reduzir o impacto ambiental separando resíduos e economizando a água e a energia usadas em casa. Todos os clientes com crédito imobiliário aprovado recebem o guia em arquivo eletrônico.

Desenvolvimento de colaboradores

Para fortalecer a estratégia global de educação corporativa, o Grupo HSBC implementou em 2011 a HSBC Business School. Formada por 19 Academias de Negócio, a iniciativa desenvolve capacitações técnicas e comportamentais considerando a área de atuação dos colaboradores. Os treinamentos podem ser realizados presencialmente ou a distância – por meio de e-learnings, e-books e outras ferramentas tecnológicas. O HSBC também aumentou o volume dos recursos destinados ao desenvolvimento da liderança. Lançou, recentemente, o Book do Gestor, um material que reúne processos e ferramentas para facilitar a gestão das equipes, o engajamento e o alto desempenho dos colaboradores. O conteúdo inclui, ainda, explicações sobre os processos de Recursos Humanos, os conceitos de gestão no HSBC e o papel do

gestor em todas as etapas do ciclo de vida do colaborador. Todos os capítulos fazem referência aos valores do banco. O Book foi entregue presencialmente aos gestores, em workshopsdesenhados especialmente para falar sobre gestão, e alinhou o comportamento dos líderes do HSBC em todo o Brasil. Desde 2010, o banco realiza o treinamento High Performance Programme (HPP) – Programa de Alta Performance, em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).A iniciativa ocorre em São Paulo e em Curitiba, trazendo o que há de mais moderno em termos de conceitos e ferramentas de gestão. O programa é direcionado ao Comitê Executivo, ao Comitê Gerencial e aos Gestores Comerciais e de Serviços. Até agora foram treinados mais de 600 líderes. Ainda com foco no desenvolvimento das lideranças, o

HSBC conta com o programa Leading Beyond Bounderies (LBB) – “Liderança sem Fronteiras” –, que apresenta aos executivos seniores os temas: atração e retenção de talentos; gestão de carreira; a diferença de desempenho e potencial; e como fazer negócios de acordo com a cultura e os valores organizacionais do HSBC. Lançado no final de 2011, o treinamento foi certificado pela consultoria britânica 3gHR e terá continuidade em 2012. Cerca de 50 pessoas já foram capacitadas. No Brasil, 23.467 profissionais fazem parte da equipe do HSBC. Somente em 2011,foram investidos R$ 22 milhões em treinamentos, totalizando mais de 336 mil horas – 309 mil apenas para colaboradores que integram a categoria dos bancários. Esse investimento representaum aumento de aproximadamente 10% em relação ao ano anterior.

“O símbolo da diversidade. Conversa em LIBRAS em tempo real, no Centro Administrativo Kennedy”. Foto de Renata Martins, Técnica de Tecnologia da Informação. Eleita uma das dez melhores imagens do Concurso Regional Fotográfico do HSBC na América Latina, tema Diversidade e Inclusão (out/11).

38

Page 21: HSBC Relatório 2011

Educação para a sustentabilidade

O HSBC avançou na formação do público interno em questões relativas à sustentabilidade. Desde 2010, a área de treinamento orienta os colaboradores sobre os principais desafios ambientais, sociais e de governança corporativa da empresa. Em 2011, a companhia lançou o e-learning Sustentabilidade para sensibilizar os colaboradores sobre o tema. O conteúdo traz informações referentes às práticas de sustentabilidade no dia a dia dos negócios do banco. Até dezembro de 2011, 50% dos colaboradores da estrutura de pessoa física já haviam realizado o treinamento.Além disso, em janeiro de 2011, a companhia lançou um treinamento global sobre prevenção ao suborno e à corrupção, obrigatório para todos os colaboradores do Grupo HSBC. O curso virtual apresenta uma análise detalhada das principais obrigações das empresas no que se refere ao tema e aborda os impactos trazidos com a Lei do Suborno, aprovada pelo parlamento britânico. Até o final de janeiro de 2012, 20.808 colaboradores que trabalham na unidade brasileira haviam concluído este treinamento – 94% do quadro atual. Outra importante contribuição para o desenvolvimento dos colaboradores foi o lançamento do e-learning sobre riscos de sustentabilidade. A ideia é esclarecer as diretrizes das políticas setoriais de crédito do HSBC e auxiliar os colaboradores na tomada de decisões sobre a concessão de financiamentos.

“Estamos trabalhando para que as pessoas consigam pensar de maneira sustentável no seu dia a dia e em como cada um pode influenciar mais pessoas a colocarem isso na prática, dentro e fora do trabalho.”

Juliana Marques, Superintendente de Comunicação

Damaris Wackerhage, Analista de Serviços – Processos de Recursos Humanos, e Keli Cristina Kuss (na frente), Técnica de Serviços – Operações.

Ambiente de trabalho

No Brasil, o banco possui a certificação SA8000, criada pelo Conselho de Prioridades Econômicas da Organização das Nações Unidas para promover a responsabilidade corporativa. O processo de certificação dos edifícios começou em 2007 e atualmente inclui oito Centros Administrativos. Ao todo, a SA8000 engloba cerca de 8.500 pessoas, entre funcionários, estagiários, aprendizes e fornecedores. Todos os colaboradores recebem treinamento a respeito dessa normatização. Esses locais contam com representantes eleitos pelos colaboradores para receber denúncias. Os prédios que nãopossuem a SA8000 são submetidos às políticas corporativas, que repudiam práticas discriminatórias. Os funcionários também têm acesso ao Voz Ativa, um canal de denúncias sigiloso. Todos os casos registrados nesse meio são investigados. Além disso, o HSBC utiliza a Intranet para divulgar informações sobre não discriminação e sensibilizar os seus colaboradores sobre o tema.

Pesquisa de clima

O HSBC realiza anualmente a pesquisa de clima organizacional Global People Survey (GPS) com o objetivo de identificar o grau de satisfação dos colaboradores em relação a questões que envolvem o ambiente de trabalho, como relacionamento com a liderança,

comunicação interna, entre outras. Em 2011, 20.947 pessoas responderam ao questionário. A participação na pesquisa é voluntária e a adesão foi de 83%. O índice de engajamento registrou uma favorabilidade de 75% (três pontos percentuais acima dos números de 2010), colocando o banco no nível Best in Class pela consultoria Kenexa, uma das mais respeitadas no mundo. Essa colocação reúne apenas empresas contratadas pela consultoria que obtiveram o melhor resultado em engajamento.Entre os principais destaques estão a avaliação da sustentabilidade corporativa, com o maior índice de favorabilidade dos últimos dois anos concecutivos (84% em 2011) e a percepção dos colaboradores a respeito dos valores do HSBC (82% de favorabilidade). As dimensões críticas ficam por conta de temas como remuneração.

Seleção e remuneração

O HSBC conta com um programa de seleção e recrutamento que considera as competências individuais e o desempenho dos candidatos. O objetivo é garantir que a promoção das pessoas seja baseada em mérito e esteja atrelada aos princípios e valores do HSBC e à política global de igualdade de oportunidades – ambos incluem diretrizes de recrutamento interno de colaboradores e de contratação

de candidatos externos.O banco adota o conceito de remuneração total, que inclui três principais elementos: remuneração básica, remuneração variável e benefícios. No caso do HSBC, essa estratégia engloba uma parte fixa, que se reflete no pagamento de acordo com a função e com as responsabilidades assumidas por profissional, e uma parte variável, relacionada ao desempenho do colaborador e ao desempenho geral da empresa em determinado período. Ainda seguindo sua política, o HSBC oferece aos seus funcionários benefícios que superam a obrigatoriedade legal. Entre eles estão o plano de previdência complementar, o plano de saúde e odontológico, a bolsa educacional, o crédito pessoal com taxas especiais e a isenção de tarifas bancárias.

4140

Page 22: HSBC Relatório 2011

Diversidade

Desde 2006, o HSBC Brasil conta com um Comitê de Diversidade responsável por definir as metas de inclusão de mulheres, negros, pessoas com deficiência (PCDs) e colaboradores com mais de 45 anos. A ferramenta Balanced Scorecard mede o crescimento do banco nessa área e orienta os ajustes e as ações necessárias para atingir tais objetivos. O HSBC foi a primeira instituição financeira de grande porte do Brasil a cumprir a exigência da lei federal, em 2010. Atualmente 5,05% dos seus funcionários são pessoas com deficiência. Isso foi possível graças ao sucesso do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, iniciativa desenvolvida entre os anos de 2006 e 2010, que dedicou esforços a fim de preparar mão de obra qualificada para atuar no banco. Para responder de forma adequada às necessidades trazidas por esse público, foram realizadas adaptações em toda a estrutura física do banco e desenvolvidas ações de conscientização entre gestores e funcionários. Atualmente, o banco disponibiliza um curso virtual sobre pessoas com deficiência a todos que desejam se aprofundar no assunto. Em 2011, a companhia participou de uma ação da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) com foco na qualificação de PCDs. O HSBC enviou quatro deficientes intelectuais e 33 pessoas com deficiências físicas para participarem do treinamento realizado pela FEBRABAN.

Programa Aprendiz

Em 2011, o banco cumpriu a cota de contratação de menores aprendizes. Isso ocorreu principalmente por conta de um acordo assinado entre

a FEBRABAN e o Ministério do Trabalho – antes, a porcentagem de cargos elegíveis destinados a aprendizes era de 5% por Estado; agora, passou a ser de 7%por estabelecimento (agências e centros administrativos), desde que a unidade possua sete ou mais colaboradores elegíveis em cargos de aprendizagem. Em 2011, o banco atingiu a cota total por empresa; para 2012, o objetivo é alcançar a meta por estabelecimento. No HSBC, a qualificação desse tipo de mão de obra é realizada por meio do Programa Aprendiz, que tem como foco os jovens das famílias de baixa renda. Durante dois anos, os participantes passam por um treinamento com 25% da carga horária em aulas teóricas e 75% em vivências práticas nas atividades do banco. No HSBC Brasil, participam apenas jovens com idade a partir de 16 anos, seguindo as recomendações da SA8000. No final de 2011, o banco também incluiu na iniciativa 43 participantes do HSBC Educação, programa financiado pelo Instituto HSBC Solidariedade que contribui para o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes moradores de abrigos e casas-lares.

Programa Mentoring para Mulheres

O HSBC Brasil desenvolveu um programa específico para impulsionar o acesso das mulheres a cargos de liderança. Consiste em um treinamento com duração de um ano destinado a mulheres que atuam como coordenadoras e gerentes. O objetivo é dar oportunidade para o seu desenvolvimento pessoale profissional. Em 2011, 65 mulheres foram mentoradas (por homens e mulheres) e 12 se desenvolveram como mentoras.

“Time completo”. Foto de Ednei F. Lopes, Analista de Serviços – Tesouraria. Eleita uma das dez melhores imagens do Concurso Regional Fotográfico do HSBC na América Latina, tema Diversidade e Inclusão (out/11).

números da diversidade

De 2006 a 2011, a participação de pessoas com deficiência nos quadros da empresa subiu de 170 para 1.185. A atuação de profissionais negros, por sua vez, aumentou de 2.664 para 3.214, e a presença de mulheres em cargos de liderança – direção e gerência – cresceu de 327 para 668. O número de aprendizes praticamente triplicou no período, subindo de 265 para 730.

668327

Mulheres em Cargos de Liderança

Criação Comitê Abril/2006 Dezembro/2011

730265

Aprendizes

Criação Comitê Abril/2006 Dezembro/2011

3.2142.664

Negros

Criação Comitê Abril/2006 Dezembro/2011

1.185170

Pessoas com Deficiência

Criação Comitê Abril/2006 Dezembro/2011

Geração Y

Atualmente, cerca de 60% das novas contratações do HSBC são de jovens que nasceram depois de 1980 e fazem parte da chamada Geração Y. A fim de entender melhor os anseios desse público e tornar a carreira no banco atrativa para ele, foi criado o Grupo de Afinidade Geração Y. A equipe é formada por representantes

de diversas áreas e reúne-se mensalmente. Além de se aproximar dos colaboradores jovens, o objetivo do HSBC é estudar o comportamento do consumidor de serviços bancários do futuro. No Brasil, há cerca de 16 milhões de pessoas que fazem parte da Geração Y. Esse é o sexto Grupo de Afinidade do HSBC.

Os outros são: PCDs (Pessoas com Deficiência), Cor e Ação (etnias), Seniores (mais de 45 anos), LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) e Gênero (organizado por mulheres). Essas equipes têm a tarefa de contribuir para que a diversidade seja respeitada e valorizada por todos que fazem parte da instituição.

4342

Page 23: HSBC Relatório 2011

O HSBC Brasil possui um canal direto de atendimentoàs demandas do órgão de defesa do consumidor chamado Procon Phone.

Pesquisas de satisfação

O banco realiza periodicamente pesquisas de satisfação com o objetivo de conhecer a opinião dos clientes no que se refere aos serviços prestados. Trimestralmente, monitora o índice de satisfação e a recomendação dos clientes do HSBC em comparação a outros bancos concorrentes. Também mede, uma vez por ano, os níveis de contentamento com relação aos canais de contato estabelecidos pelo banco – relacionamento com o gerente, caixas automáticos, agências e portal da internet, entre outros. Os resultados de 2011 demonstram uma melhora na percepção dos clientes com relação aos canais de comunicação e ao atendimento prestado pelo gerente de relacionamento. Além disso, o HSBC Premier foi o banco do segmento de alta renda com o maior índice de lealdade entre seus clientes, segundo a pesquisa Net Promoter Score (NPS) – desenvolvida pela consultoria Bain & Company para avaliar os serviços das instituições financeiras. O HSBC também busca oportunidades de melhoria. Em 2011, o call center apresentou um avanço significativo, se comparado ao nível de satisfação registrado no ano anterior. O desempenho positivo foi alcançado por conta das 10 mil horas de treinamento realizadas com os colaboradores de call center e das melhorias nos processos e sistemas.

Clientes

O HSBC Brasil possui diversos canais de diálogo com os seus clientes. A maior parte dos contatos é feita pelo Meu HSBC Telefone e Meu HSBC Internet. Além desses canais, o cliente também pode se manifestar diretamente aos colaboradores que estão nas agências por meio de carta ou fax, pelo Meu HSBC Celular e pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Em 2011, foram estabelecidos mais de 3,6 milhões de contatos pelo canal Meu HSBC. Outra importante ferramenta de comunicação é a Ouvidoria. Em 2011, foram recebidas 7.601 manifestações. Nesse canal, o cliente é atendido por uma equipe especializada que, com um curto prazo para retorno, busca a solução definitiva da demanda do cliente. O banco procura coletar e tabular os contatos recebidos de forma a implementar melhorias contínuas. Após o registro da reclamação, diversas áreas são envolvidas e assumem responsabilidades específicas. Além do retorno ao cliente, uma equipe responsável pela análise do problema identifica as causas raízes. O resultado é encaminhado aos gestores de negócios, processos e produtos, que são responsáveis por desenvolver ações para eliminar ou reduzir os problemas identificados. Esse fluxo acontece em no máximo cinco dias úteis. Na maior parte dos contatos, no entanto, as necessidades do cliente são resolvidas na primeira ligação, sendo assim desnecessária a abertura de processo interno. O HSBC também mantém um relacionamento ativo com os Procons. Além de cumprir normativos e a legislação vigente, o banco participa de discussões para propor ações que garantama satisfação dos clientes.

Conselho de clientes

Em junho, o banco concluiu o projeto Conselho de Clientes. Com início em 2010, a iniciativa consistiu na formação de três grupos compostos por representantes dos segmentos pessoa física de alta renda (Premier), MME (médias e grandes corporações) e HSBC Empresas. Durante um ano e meio, os conselheiros se reuniram trimestralmente com diretores e superintendentes para relatar suas impressões sobre o banco. Também contaram com um portal eletrônico e um blog de acesso exclusivo para trocar informações, propor temas de discussões e enviar sugestões de melhorias. Esses canais continuam ativos para receber manifestações dos clientes. Durante esse período, os conselheiros contribuíram com 151 sugestões de melhoria, das quais 104 foram implementadas. As outras 47 estão em fase de estudo por serem questões mais complexas. No Internet Banking, por exemplo, foi realizado um projeto de melhoria de usabilidade do site, que passou por uma reformulação de layout e navegação e ampliou o horário para a realização de pagamentos. A partir de sugestões da iniciativa Conselhode Clientes, o HSBC investiu na capacitação de colaboradores, migrou para o site algumas atividades operacionais, que antes eram de responsabilidade da gerência, e contratou mais 650 gerentes de relacionamento para atuarem nas agências, reduzindo a quantidade de clientes por profissional. Em 2011, foram formados novos grupos de Conselho de Clientes, compostos por representantes do HSBC Empresas em Curitiba (PR), e, em 2012, do MME no Rio de Janeiro (RJ).

Fornecedores

O Projeto Sustentabilidade & Fornecedores foi criado em 2011 e tem como proposta aproximar os fornecedores dos valores e das práticas de sustentabilidade do HSBC. O objetivo é conhecer as práticas operacionais e o impactosocioambiental dos fornecedores, conscientizá-los sobre as melhores práticas de sustentabilidade e,

no futuro, adotar critérios atrelados a esse desempenho na seleção de novas empresas. Na primeira fase, 45 fornecedores receberam um questionário com 39 perguntas, que avaliavam a presença de políticas e práticas de redução de impacto socioambiental e o relacionamento de trabalho estabelecido com seus colaboradores. Essas informações foram tabuladas e apresentadas presencialmente às empresas analisadas e, nos encontros realizados em Curitiba e São Paulo, foram debatidos os problemas críticos e as alternativas para solucioná-los. Na segunda fase do programa, mais 100 fornecedores serão engajados. Em 2012, o HSBC deu início ao projeto de Certificação de Fornecedores como parte do projeto Sustentabilidade & Fornecedores. Outra importante ferramenta utilizada na gestão dos fornecedores é o Vendor Risk Management. O objetivo dessa política é avaliar, monitorar

Imagem ilustrativa.

“Iniciamos um trabalho que pretende certificar os fornecedores que assumem uma postura de responsabilidade socioambiental, para que cada vez mais estejam alinhados ao nosso modelo de negócio”. Sidnei Pechibilski, Chief Procurement Officer Americas

e controlar os riscos do contrato.

Atualmente, o HSBC possui cerca

de 1.000 fornecedores frequentes.

Desses, 350 são responsáveis

por 80% do volume financeiro

da área de Compras.

Próximos passos

Essas ações ajudarão a definir as

diretrizes para o reconhecimento

de alguns fornecedores do HSBC,

que têm como base três pilares

de atuação: análise das práticas de

sustentabilidade, avaliação por meio

da Política Vendor Risk Management

e o relacionamento com o banco

e desempenho do fornecedor.

Em 2012, será enviada uma cartilha

digital sobre práticas sustentáveis para

todos os fornecedores frequentes.

O conteúdo apresentará as diretrizes

de sustentabilidade que o HSBC

considera essenciais nas operações

de seus fornecedores.

4544

Page 24: HSBC Relatório 2011

9Redução do uso do papel para operações de varejo e clientes.2

Promoção de uma economia sustentável por meio da eficiência e da inovação.

O HSBC Brasil procura reduzir seus impactos no meio ambiente a partir de três eixos de atuação: a condução dos negócios alinhada à sustentabilidade, o engajamento de todos os públicos de relacionamento e a redução da pegada ambiental. O último eixo contempla o gerenciamento dos impactos diretos causado pelas operações e a melhoria permanente da ecoeficiência. No mundo todo, o Grupo HSBC trabalhou com um planejamento de quatro anos que engloba metas de consumo de água, energia, emissão de gases de efeito estufa e descarte seletivo de lixo. Esse ciclo foi encerrado em 2011 e, para o período de 2012 a 2020, um novo plano de dez iniciativas será desenvolvido. São elas:

Meio ambiente

Um dos compromissos do HSBC com a sustentabilidade é difundir para todosos seus públicos de interesse uma cultura que assegure o respeito ao meio ambiente.

Minimizando os impactos

1Engajamento de colaboradores da área de Operações.

3 Investimento em inovações experimentais sustentáveis.

4 Redução do consumo de energia por colaborador.

5Reciclagem de resíduos dos departamentos do HSBC, incluindo lixo eletrônico.

6Aumento da produção e do consumo de energia de fontes renováveis.

7Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para determinados prédios.

10Redução das emissões de gases de efeito estufa, por colaborador, provenientes de viagens.

8 Eficiência de data centres.

Imagem ilustrativa.

objetivos e realizações 2011

Fortalecer o engajamento e a participação de colaboradores em ações ambientais e de ecoeficiência promovidas pelo banco. - Engajamento de 455 colaboradores em campanhas de conscientização sobre educação ambiental e ações de ecoeficiência.- Capacitação de 52 líderes ambientais (Climate Champions) por meio do Programa HSBC Climate Partnership.

Investir em projetos inovadores de gestão de impactos diretos. - Inauguração da Agência Renascença: construção que incorporou a sustentabilidade, a redução do consumode água e a geração local de energia eólica.- Reforma do Centro de Treinamento: incorporou aspectos sustentáveis como redução do consumo de energia e água, tratamento 100% biológico do esgoto gerado nos dormitórios e espaço dedicado à interação dos colaboradores com a sustentabilidade.- Projeto Thin Client: deixou de emitir 50% das impressões dos relatórios das agências. Expectativa de reduzir 30 milhões de impressões ao ano (representando cerca de R$ 1,8 milhão).

Ampliar o número de agências do banco atendidas pelo Programa de Coleta Seletiva.

- Diversas agências receberam lixeiras e foram orientadas sobre a coleta seletiva. Atualmente, o programa engloba os principais centros administrativos e quase 400 agências (45% da rede).

Implementar um Plano de Sustentabilidade que auxilie os fornecedores do HSBC a planejar a gestão ambiental de suas empresas. - O projeto-piloto foi executado com êxito, contando com a participação de 45 fornecedores.

Metas 2012

Aprimorar o Plano de Sustentabilidade

para fornecedores e estender as ações

para mais empresas parceiras.

Implantar o Programa Champions

Brasil, formando lideranças em

sustentabilidade com foco em

engajamento de colaboradores,

ecoeficiência nas operações

e oportunidades de negócios

sustentáveis.

Atuar com as ONGs parceiras

nas ações do Programa HSBC

pela Água, iniciativa do Grupo HSBC

para os próximos cinco anos com

foco em saneamento e gestão

de recursos hídricos.

Desenvolver o novo plano

de iniciativas de ecoeficiência

e eficiência operacional.

o objetivo geral é reduzir as emissões de carbono por colaborador até 2020, de 3,5 para 2,5 toneladas.

4746

Page 25: HSBC Relatório 2011

Pegada ambiental

Durante o ano de 2011, o HSBC trabalhou fortemente para reduzir os seus impactos e, assim, alcançar suas metas de ecoeficiência. Nos últimos dois anos, o banco reduziu 9% do consumo de água. Para cada colaborador de jornada integral, foram abatidos 2% entre 2010 e 2011. Com esse resultado, o banco cumpriu a meta estabelecida para 2011 de reduzir em 0,7% o consumo de água por colaborador de jornada integral. Esses números são decorrentes das iniciativas de conscientização desenvolvidas com os colaboradores e dos novos padrões de ecoeficiência adotados pelo HSBC. Em 2010, todas as agências que passaram por reformas em seus sanitários e receberam metais e louças de baixo consumo, como caixas acopladas nos vasos sanitários e torneiras de fechamento automático, o que impactou diretamente nos resultados obtidos em 2011. O HSBC não alcançou a meta de reduzir em 1,6% o consumo de energia – atingiu uma diminuição de 1% em 2011. Mesmo assim, as iniciativas de conservação e eficiência ajudaram o banco a obter uma economia de cerca de 1,5 milhão de kWh em 2011. Entre as ações que contribuíram para essa redução estão a troca de equipamentos de ar-condicionado e a substituição de lâmpadas por modelos mais econômicos nas agências. Considerando a meta de 1,5% por colaborador em tempo integral, o banco produziu 1% a mais de emissões de CO2. Mesmo com o preço em desvantagem no mercado, aproximadamente 85% da frota terrestre manteve a utilização de etanol como combustível, o que automaticamente reduziu as emissões. No entanto, o aumento de colaboradores (na média anual)

trouxe uma elevação de 4% nos quilômetros rodados. Outra medida adotada são as alternativas para evitar o deslocamento de seus executivos e, consequentemente, o consumo excessivo de combustíveis. As principais unidades operacionais passaram a disponibilizar salas equipadas com ferramentas como videoconferência, audioconferência e WebEx – que oferece a possibilidade de desenvolver apresentações on-line em tempo real. Ao longo de 2011, esses espaços foram utilizados mais de 1.500 vezes, evitando a emissão de 39,1 toneladas equivalentes de CO2. O banco também adotou ações para aumentar a eficiência energética, o que permitiu a redução da emissão de 45 toneladas equivalentes de CO2 em 2011. Somadas às demais estratégias, o HSBC reduziu um total de 84,1 toneladas equivalentes de CO2 em 2011. A destinação de resíduos para aterros também aumentou. A meta era reduzir em 3,2% em 2011, no entanto, a adoção de uma nova metodologia de medição que aprimorou a coleta dos dados de resíduos fez com que o banco tivesse um aumento de 16,0%. Anteriormente, algumas unidades contavam com estimativas, que agora passaram a ser controladas de forma mais efetiva. Se utilizado

o mesmo método de medição, o HSBC teria registrado uma redução de 8% na produção de resíduos por empregado em tempo integral. Desde 2007, o HSBC possui coleta seletiva de resíduos nos centros administrativos e nas agências bancárias. Em 2011, o sistema foi estendido e hoje está presente nos principais centros administrativos e em quase 400 agências (45% da rede). Todos os colaboradores são orientados sobre o descarte consciente e recebem guias com informações e contatos de cooperativas de reciclagem em sua região. Até o final de 2011, 45% das agências e 65% dos colaboradores foram envolvidos no programa, que garante a destinação correta dos materiais recicláveis.O HSBC também disponibiliza para os colaboradores de Curitiba e São Paulo coletores de óleo de cozinha. O material é encaminhado para a reciclagem e transformado em sabão, detergente e outros produtos de limpeza. Além disso, as entradas dos principais centros administrativos de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro contam com locais para coletar pilhas e baterias, como forma de orientar funcionários, clientes e visitantes a fazer o descarte consciente desse material.

Coleta seletiva em agências e Centros Administrativos.

Energia (kWh)

-1,6%

-1,0%

Água (m3)

-0,7%

-2,0%

Resíduos** (t)

-3,2%

+16%

CO2 (t)

-1,5%

+1,0%

*Os avanços nas iniciativas de redução são medidos por colaborador de jornada integral. **O número negativo ocorreu por conta da mudança da metodologia introduzida em 2011 para medir resíduos.

Metas - Resultado 2011*

Meta

Resultado

4948

Page 26: HSBC Relatório 2011

Outras iniciativas

Para garantir a ecoeficiência, em 2011 o HSBC instalou dez novos equipamentos de ar-condicionado no Centro Administrativo Xaxim (Data Centre) e Palácio Avenida, em Curitiba (PR), bem como no Centro Administrativo de São Paulo (CASP). Com a troca desses equipamentos, a expectativa é reduzir aproximadamente em 1,8%o consumo anual de energia elétrica de todo o HSBC Brasil. Em Curitiba, o projeto foi subsidiado pela Companhia Paranaense de Energia (COPEL), que destinou R$ 1,75 milhão à iniciativa. As companhias de energia investem 1% de seus recursos em projetos de eficiência de energia elétrica e o HSBC foi beneficiado em uma chamada pública da empresa. Apesar de os recursos para o investimento terem sido adiantados pela COPEL, o banco irá pagar esse custeio com a economia obtida. No Centro Administrativo Xaxim,o investimento é de R$ 961 mil, no Palácio Avenida é de R$ 785 mil. Em São Paulo, os recursos para a melhoria – de R$ 1,2 milhão – são do próprio HSBC.

Utilização de servidores virtuais com o objetivo de postergar aquisição de novas máquinas e reduzir o consumo de energia dentro dos data centres.

Projetos que buscam reduzir o consumo de energia nos data centres por meio de alocação física e distribuição de máquinas e equipamentos, afetando diretamente o consumo de ar-condicionado.

Definição de um processo de análise, avaliação e certificação verde para projetos de IT como forma de impulsionar as melhores práticas de sustentabilidade.

O projeto busca a melhoria nos processos internos e de logística para a correta administração e descarte do lixo eletrônico gerado.Está alinhado à lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Implantado em todas as agências, o Thin Client, disponível no portal de acesso das agências (OHB), substitui a impressão automática dos relatórios (via EOS).

Senhas de novos cartões de crédito alinhadas às senhas da conta-corrente.

Redução de energia

Redução de energia

Conscientização para soluções sustentáveis

Descarte consciente

Economia de R$ 1,47 milhão e conservação de 2 milárvores por ano.

Inibe a impressão de mais de 600 milfolhas de papel para correspondência de informação de senhas.

Área de Tecnologia da Informação

Área de Tecnologia da Informação

Área de Tecnologia da Informação

Área de Tecnologia da Informação

Área de Serviços

Área deServiços

Virtualização de servidores

Melhorias nos data centres

Certificação verde para projetos de IT

Lixo eletrônico

Thin Client

Alinhamento de senhas

Projeto Responsável Definição Benefícios

ECO Hall: um espaço dedicado à sustentabilidade

No Centro Administrativo do Xaxim, em Curitiba, foi criado um espaço dedicado ao descarte consciente. O objetivo era engajar os colaboradores a utilizar de maneira mais frequente o coletor de óleo à disposição na sede, contribuindo dessa forma para a construção de uma cultura de sustentabilidade no banco.A partir da iniciativa de mais de 20 colaboradores de diversas áreas e do apoio de lideranças e fornecedores, foi construído em apenas três meses o espaço ECO Hall. A obra contemplou piso de material reciclado, estrutura de bambu e telhas de embalagens Tetra Pak recicladas. Na decoração, foram usadas mesas feitas a partir de madeira de bobina de fios elétricos reaproveitada, além de bancos e sofás de garrafas PET revestidos com banners de campanhas antigas. O revestimento foi feito por um fornecedor do HSBC, que cedeu seu trabalho como uma cortesia ao projeto. Na coleta de garrafas PET, matéria-prima utilizada no mobiliário, foram engajados cerca de 300 colaboradores. Como resultado, o espaço, que foi idealizado inicialmente para incentivar a correta destinação de óleo usado, tornou-se referência para ações de engajamento dos colaboradores em relação à sustentabilidade.

“A emoção de ver o ECO Hall foi incomparável! Foi uma ideia que surgiu de uma pequena discussão sobre o coletor de óleo e aos poucos foi crescendo, envolvendo cada vez mais colaboradores, parceiros externos e internos e fornecedores. Quando entregamos o ECO Hall foi possível medir o engajamento dos colaboradores do Xaxim e da nossa liderança, que fez questão de estar presente, já que hoje ele é um espaço usado por todos para os mais variados fins e, principalmente, aumentou a coleta de óleo, de descartáveis e de recicláveis. Sucesso total.”

Patricia Tavares,Gerente Sênior de Operações

“Quando começamos o projeto do Eco Hall, eu não imaginava quantas pessoas iriam se engajar para a construção do espaço. Isso mostra que a sustentabilidade deixou de ser meramente um discurso e tornou-se uma prática entre os colaboradores”.

Thalita R. Alberti, Analista de Serviços - Processos de Recursos Humanos, colaboradora que participou na idealização do projeto

Eco Hall no Centro Administrativo do Xaxim, em Curitiba.

Coleta seletiva no ECO Hall.

“O Eco Hall é um espaço sustentável, que foi construído com materiais recicláveis em sua estrutura e nos objetos e móveis que compõem o ambiente. O time abraçou a causa e não mediu esforços para que esse sonho se realizasse.”

Jeniffer C. Santos, Analista de Serviços – Logística

5150

Page 27: HSBC Relatório 2011

Conheça algumas iniciativas desenvolvidas até o final de 2011:

Diferencial no engajamento Um dos objetivos do Green Team é abranger o maior número possível de colaboradores. Atualmente a área de HTS tem 17% do quadro envolvido em ações de voluntariado (três pontos percentuais acima da média do banco) e ¼ de todos os Climate Champions (lideranças em sustentabilidade formadas pelo Programa Climate Partnership) do HSBC. Além disso, 38% dos projetos apoiados pelo Instituto HSBC Solidariedade têm como padrinhos representantes da área.

Redução do consumo de energia Uma série de ações têm sido desenvolvidas. Até 2011 foi possível reduzir 12 milhões de kWh/ano no consumo de energia elétrica do HSBC Brasil. Isso foi possível principalmente por conta da revisão na infraestrutura tecnológica do banco e de outros projetos para redução de energia

Green Team

Nos últimos anos, o HSBC tem incentivado seus líderes a participarem de forma ativa na estratégia de sustentabilidade e a motivarem suas equipes a se envolverem com o tema. O resultado desse posicionamento pode ser visto nos grupos de trabalho formados em diferentes áreas do banco. A primeira iniciativa aconteceu em 2010, na área de HTS (HSBC Technology and Services). A ideia surgiu depois que o colaborador Aydes Junior – então no cargo de Superintendente-Executivo Planning, Finance and Control – participou de um treinamento de líderes dentro do Programa HSBC Climate Partnership de combate às mudanças climáticas. Ao voltar da capacitação, Aydes apresentou a proposta de envolver a alta administração de forma sistemática na discussão da sustentabilidade. Era o início do Green Team. Entre as ações desenvolvidasestão a implementação de projetos de ecoeficiência, o monitoramento do Balance Scorecard de Sustentabilidade e o apoio ao desenvolvimento de negócios sustentáveis. Até 2011, o grupo liderado por Aydes tinha entre seus membros outras quinze pessoas – entre eles os heads de Engenharia, Tecnologia da Informação e Compras. Além das reuniões mensais, eles estabelecem metas

“Trabalhamos para incluir a sustentabilidade na estratégia. Quando as equipes veem que os líderes investem tempo nesse tema, percebem que é algo importante”, diz Aydes Jr.

- como a troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED. A economia representa mais de 10% do consumo total do HSBC.

Depósito verdeOs envelopes usados para depósitos nas máquinas de autoatendimento foram substituídos por envelopes feitos de matéria-prima reciclada. Trata-se de uma experiência-piloto adotada primeiramente em nove agências – a Renascença, em São Luís (MA), e outras oito, em Curitiba (PR). O novo envelope é composto por 25% de papel reciclado pós-consumo (originado por cooperativas de catadores) e 75% de papel reciclado pré-consumo (originado de aparas dentro da própria fábrica do fornecedor). Uma das vantagens é que a troca de material não impactou em custos.

Construções sustentáveisO Green Team apoiou a construção do novo Centro de Treinamento (CETRE) e da agência Renascença, em São Luís (MA). Os prédios foram erguidos a partir de técnicas e materiais de menor impacto ambiental. Como o custo das obras era maior, o grupo de trabalho defendeu a importância e a necessidade de que esses investimentos fossem realizados.

O HSBC busca conscientizar seus colaboradores sobre a importância de atitudes ecoeficientes.

e propõem ações para reduzir o impacto ambiental causado pelas operações do HSBC.

Categoria Sustentabilidade no Programa Destaque HTSTrata-se de um programa interno que reconhece, trimestralmente, projetos que visam melhoras nos processos. Atualmente, conta com cinco categorias: financeiro, clientes, processos, pessoas e sustentabilidade. Em 2011, 87 projetos foram incluídos na categoria Sustentabilidade e 14 foram reconhecidos. A cada edição, o percentual de projetos reconhecidos aumenta.

Doando vida

Iniciativa do HTS que visa incentivar

os colaboradores a se cadastrarem

para a doação de medula óssea.

Desde o início do programa, em

2008, 1.535 colaboradores

já haviam participado da ação.

Há pelo menos um caso constatado

em que a doação de medula

ajudou a salvar uma vida.

Em 2011, a ação foi desenvolvida

em parceria com o HEMEPAR (PR)

e com o Hospital Samaritano (SP).

Cabeamento

Projeto de engenharia reversa

que prevê a coleta e o descarte

adequado dos cabos que não

serão mais utilizados

e permaneceram sob o piso

elevado das dependências

do banco. A iniciativa é

desenvolvida em parceria

com empresas externas,

que executam o descarte

correto dos cabos recolhidos.

5352

Page 28: HSBC Relatório 2011

Construções sustentáveis

Em 2011, foram entregues as duas primeiras construções sustentáveis do HSBC no Brasil, que servirão de modelo para a implantação de outras obras que atendam a preceitos de sustentabilidade. O novo Centro de Treinamento (CETRE), em São José dos Pinhais, no Paraná, foi reinaugurado em agosto. Dois novos prédios que abrigam 36 dormitórios foram construídos seguindo as orientações do Green Building Council (GBC) – organização não governamental que surgiu para orientar a indústria sobre a adoção de práticas sustentáveis em um processo integrado de concepção, construção e operação de edificações. O GBC atesta a certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design)no Brasil, buscada pelo HSBC para essa obra. Para reduzir o impacto ambiental, foram usadas tecnologias como isolamento térmico, ar-condicionado de menor consumo energético, iluminação eficiente, madeiras certificadas em móveis e pisos, captação da água da chuva e aquecimento por energia solar. Além disso, o tratamento de esgoto é feito por meio de um processo 100% biológico, a partir da filtragem orgânica dos dejetos– quando os microrganismos utilizam os poluentes do esgoto como nutrientes. No HSBC, os jardins foram projetados de modo a garantir a eficiência no tratamento dos esgotos e várias espécies nativas foram usadas para compor a área. O HSBC também adotou uma série de cuidados durante a obra, como o controle de erosão e a correta destinação dos resíduos provenientes da demolição dos antigos prédios. Além disso, todo o mobiliário anteriormente utilizado nesses locais foi reformado

e doado para instituições apoiadas pelo Instituto HSBC Solidariedade. Ao todo, foram entregues mais de 500 itens, entre televisores, camas, colchões, cobertores e mesas.Em São Luís, no Maranhão, o Premier Centre Renascença foi concebido para reduzir seus impactos ambientais desde a elaboração do projeto arquitetônico, com um telhado suspenso e ondulado, adaptado ao clima quente da cidade. Esse formato permite a passagem de ar e diminui a temperatura interna do prédio, colaborando para a redução do uso de ar-condicionado. Seguindo o mesmo objetivo, também foram feitas paredes duplas e janelas com para-sol para evitar a incidência dos raios solares. Além disso, a agência conta com captação de água da chuva e automação da iluminação, com melhor aproveitamento da luz natural. Também mantém um gerador de energia eólica, o primeiro do HSBC no mundo e inédito em agências bancárias brasileiras. O equipamento contribui para gerar cerca de 10% da energia consumida no prédio.

Novos rumos

A Agência Renascença é um projeto-piloto que irá orientar novas construções. Durante todo o ano de 2011, os resultados alcançados em São Luís foram documentados e analisados, servindo de base para a elaboração de um guia de arquitetura e engenharia. O documento será lançado em 2012 e prevê orientações obrigatórias sobre o uso de materiais e as práticas de ecoeficiência para a construção de futuras agências e reformas

de prédios do HSBC.

Centro de Treinamento (CETRE) do HSBC Brasil em São José dos Pinhais (PR).

CETRE: dois novos prédios foram construídos seguindo práticas sustentáveis em um processo integrado de concepção, construção e operação de edificações.

O Centro de Treinamento foi reinaugurado em agosto de 2011. Nos corredores externos, o telhado foi idealizado com bambu e telhas transparentes iluminam o caminho.

Interior da Agência Sustentável Renascença, em São Luís (MA).

Quebra-sol nas janelas para reduzir a incidência solar e a utilização de ar-condicionado - Agência Sustentável Renascença, em São Luís (MA).

54 55

Page 29: HSBC Relatório 2011

CETRE proporciona imersão na sustentabilidade

O novo Centro de Treinamento do HSBC foi projetado não apenas para servir de espaço para a capacitação dos colaboradores, mas também para envolvê-los em uma experiência única, que os leve a refletir a respeito da sustentabilidade. Entre agosto – quando a obra foi inaugurada – e dezembro de 2011, 3.500 pessoas passaram pelo local. A previsão é de que em 2012 esse número

aumente para 10 mil. No início de cada capacitação, os treinadores realizam uma apresentação sobre a estratégia de sustentabilidade do HSBC para que todos entendam como o banco se posiciona a respeito de seus impactos sociais, ambientais e econômicos. O público também visita a Sala de Sustentabilidade, um local onde é possível

conhecer de forma interativa todos os projetos socioambientais apoiados pelo Instituto HSBC Solidariedade, as oportunidades de voluntariado oferecidas pelo banco e os negócios sustentáveis que estão em andamento. A sala também proporciona a geração de recursos não poluentes. Ao pedalar uma bicicleta,

o visitante produz energia e ilumina um painel transmitindo a visualização de um produto financeiro que reverte recursos para projetos sociais. Essa alternativa conscientiza as pessoas sobre as diversas formas de mitigar impactos ambientais. Os visitantes podem fazer um tour pelo Centro de Treinamento no qual têm acesso aos detalhes da construção

do local, que teve como propostaser sustentável desde a sua concepção até a finalização. O público também pode participar de forma voluntária de atividades na composteira do CETRE. Sob orientação de uma ONG responsável pelo trabalho, o colaborador aprende como separar os resíduos e de que forma o material pode ser tratado sem prejudicar o meio ambiente.

“O CETRE tem um papel muito importante no engajamento e na conscientização dos colaboradores. É um espaço de debate que gera curiosidade e dúvidas. Procuramos responder a esses questionamentos para que nossos profissionais conheçam melhor o trabalho do HSBC na área de Sustentabilidade. Queremos envolvê-los, de forma que repliquem tudo o que aprenderam no ambiente de trabalho.”

Cláudia Picanço, Gerente de Recursos Humanos

Sala Vivencial de Sustentabilidade - Centro de Treinamento.

5756

Page 30: HSBC Relatório 2011

HSBC Climate Partnership

Em dezembro de 2011, o HSBC encerrou o Programa HSBC Climate Partnership, projeto do Grupo na área de meio ambiente, realizado no mundo todo. Com duração de cinco anos (2007-2011), o trabalho teve como foco o combate aos efeitos das mudanças climáticas a partir da mobilização de empresas, governos e colaboradores. No total, foram investidos US$ 100 milhões em ações de preservação de fontes de água doce, redução das emissões de gases do efeito estufa nas grandes metrópoles mundiais, pesquisas sobre biodiversidade em florestas tropicais e engajamento dos colaboradores. Só no Brasil, o investimento foi de US$ 10 milhões.

As iniciativas foram realizadas em parceria com instituições internacionais especializadas em conservação ambiental e em pesquisa científica: The Climate Group, Earthwatch Institute, Smithsonian Tropical Research Institute e WWF. Outro destaque do programa foi a capacitação de milhares de colaboradores do banco no mundo todo. O objetivo foi formar uma força-tarefa que, em médio prazo, irá transformar a cultura da empresa e elevar a sustentabilidade a um patamar de destaque nos negócios. São mais de 2,2 mil funcionários em 85 países que podem influenciar positivamente os mais de 80 milhões de clientes e a sociedade como um todo.

No Brasil, foram 150 colaboradores selecionados e treinados para atuarem como disseminadores da sustentabilidade no HSBC e na comunidade, que desenvolveram 72 projetos com foco em negócios, ecoeficiência e engajamento. Na América Latina são 471 Climate Champions. O Brasil

32º time de colaboradores em treinamento.

Desde 2008, o HSBC participa da Hora do Planeta, iniciativa da ONG WWF que convida empresas, governos e cidadãos de todo o mundo a apagar as luzes por 60 minutos. Em 2011, uma iniciativa de Climate Champions reuniu colaboradores, amigos e familiares em frente ao Palácio Avenida, sede do HSBC em Curitiba, para juntos apagarem as luzes por uma hora e promoverem reflexão sobre o aquecimento global.

“É um projeto enorme. Eu acredito que seja um campo em que nós podemos fazer a diferença. E ele está totalmente alinhado aos valores do HSBC”.

Douglas Flint, Chairman do Grupo HSBC

representa quase 32% desse grupo. O HSBC estabeleceu cinco centros climáticos – na China, Índia, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil –, que serviram de base para pesquisas sobre mudanças climáticas e para a capacitação de colaboradores

em temas ambientais. O centro que está no Brasil exerceu papel de liderança no programa para todos os países da América Latina. O Centro Climático de Guaraqueçaba fica no litoral do Paraná, na reserva biológica do Rio Cachoeira. Nesse local foram formados os chamados Climate

Champions, colaboradores que lideram ações como campanhas para reduzir impactos diretos, desenvolver produtos sustentáveis e identificar novas oportunidades. Os Climate Champions foram treinados durante 14 dias no centro climático.

5958

Page 31: HSBC Relatório 2011

Objetivos:

Prover água, saneamento e higiene para comunidades com maiores necessidades.

Proteger bacias hidrográficas vitais para comunidades e negócios.

Evidenciar o valor da água para os colaboradores por meio do aprendizado e do voluntariado.

Metas:

1,1 milhão de pessoas terão acesso à água potável e 1,9 milhão a melhores condições de saneamento e higiene no sudeste da Ásia e oeste da África.

Cinco bacias hidrográficas, onde moram 1 bilhão de pessoas, serão protegidas de poluição.

Engajar cerca de 7.500 colaboradores em programas de um dia de pesquisa sobre água doce e biodiversidade e conectar mais de 100 mil funcionários a uma rede on-line interativa para aprender como preservar e monitorar recursos hídricos.

Principais realizações do HSBC Climate Partnership no Brasil

Criação do primeiro Plano de Gerenciamento de Recursos Hídricos na Amazônia

O acesso à água potável é um tema crítico no Acre, cuja população aumenta a cada ano 2,5 vezes mais do que a média brasileira. A região passou por graves problemas de seca em 2005 e 2010 – eventos que tendem a se tornar frequentes em decorrência das mudanças climáticas.O Plano Estadual de Recursos Hídricos do Acre foi o primeiro desenvolvido para o estado da Amazônia. O WWF-Brasil exerceu um importante papel nesse trabalho, desenvolvendo o conteúdo do plano, mobilizando e treinando a população. Um importante diferencial é a participação da comunidade local na implementação das ações. As comunidades que vivem na Floresta Amazônica viajam cerca de 162 horas, geralmente de barco, para participar de reuniões e treinamentos e colaborar com o plano.

Coleta de dados via satélite sobre desmatamento ilegal

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) trabalha em parceria com o WWF-Brasil no desenvolvimento de uma metodologia para rastrear o desmatamento ilegal na Amazônia. Estima-se que as emissões de gás carbônico geradas pela destruição da floresta sejam responsáveis por 20% das emissões causadorasde efeito estufa no mundo todo. As imagens de satélite mostram a extensão do desmatamento. Comparando-as com informações oficiais coletadas em solo, o WWF-Brasil está desenvolvendo um índice que ajudará os governos local e federal a tomar medidas preventivas.

Controle da poluição no Lago Araruama (RJ)

Cerca de 70% do esgoto não tratado que antes era jogado no Lago Araruama, no Rio de Janeiro, agora está passando por uma limpeza realizada por quatro novos sistemas de tratamento de esgoto que foram construídos no estado. O trabalho é feito em parceria com o Consórcio Intermunicipal Lagos São João e o WWF-Brasil, que ajudaram a renegociar os contratos de manejo de água e desenvolver esse sistema de tratamento de esgoto. A ação envolve a formação de líderes locais para manutenção do projeto, que já registrou resultados como o aumento de turistas no Lago Araruama, considerado um dos mais belos da Região dos Lagos.

Combate à erosão no Pantanal

O Pantanal sofre com a erosão em decorrência da ocupação irregular, do desmatamento e da agricultura. Para reverter essa situação, o WWF-Brasil está trabalhando junto à população e a instituições locais para rastrear a erosão em uma das áreas mais importantes do Pantanal: o Cabaçal. Membros das comunidades locais já plantaram mais de 6 mil mudas a fim de conter o solo e aumentar a resistência contra a erosão. A ação inclui o trabalho de mulheres sem emprego, que estão ajudando a construir redes para conter as margens do rio, obtendo uma renda para a família. O WWF-Brasil também está treinando a população local para desenvolver uma agricultura sustentável na área de Cabaçal. Com o sucesso da iniciativa, a prefeitura já estendeu o programa para comunidades próximas.

Próximos passos

Encerrado o HSBC Climate Partnership, o Grupo HSBC irá desenvolver um programa com foco no gerenciamento de água. Em cinco anos – 2012 a 2016 – a iniciativa empregará investimentos de US$ 100 milhões e contará com o apoio de ONGs como WaterAid, WWF e Earthwatch. A ideia é seguir com o planejamento global de engajamento ambiental, porém, direcionando mais esforços ao envolvimento e participação dos colaboradores e da comunidade. Conheça os objetivos e metas globais:

Pantanal - Mato Grosso do Sul.

Imagem ilustrativa.Imagem ilustrativa.

Imagem ilustrativa.

60 61

Page 32: HSBC Relatório 2011

O Instituto HSBC Solidariedade procura contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades por meio do investimento social eficiente e do engajamento de seus stakeholders.

Impulsionando a sustentabilidade

Instituto HSBC Solidariedade

Ano a ano, o Instituto HSBC Solidariedade (IHS) vem se consolidando como um importante aliado nas ações voltadas ao desenvolvimento social e à promoção da cidadania cultivada pelo banco. A entidade busca estar em sintonia com as principais demandas sociais, ambientais e econômicas do País, assumindo o compromisso de contribuir para que a sustentabilidade seja parte integrante de todas as atividades desenvolvidas pelo HSBC.Desde 2006, o Instituto direciona o investimento social privado do HSBC no Brasil, como forma de atingir efetivamente esse objetivo. Entre as suas responsabilidades, está o financiamento de projetos socioambientais, a coordenação das iniciativas próprias e a implantação de programas globais do HSBC. A entidade também busca impulsionar o fortalecimento e a profissionalização do terceiro setor por meio de capacitações periódicas e do estabelecimento de parcerias que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Mais que financiar projetos, o Instituto HSBC Solidariedade assume o compromisso de apoiar o desenvolvimento de todasessas instituições.

Mensagem do presidente

O Instituto HSBC Solidariedade desde 2006 apoia projetos que têm como foco a educação, o meio ambiente e a geração de renda para a comunidade. Contribuir com entidades parceiras é a forma que escolhemos para fazer parte de um audacioso projeto junto às comunidades, que tem na sustentabilidade um importante valor a ser alcançado. Como reconhecimento desse trabalho, em 2011 o Instituto HSBC Solidariedade associou-se ao Departamento de Informações Públicas da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo

nossas práticas, fortalecer a rede social e disseminar ações da ONU no Brasil. Nos últimos anos, o Instituto assumiu um novo desafio e passou a difundir o conceito de sustentabilidade. E como as pessoas são nossa expertise, encaramos de frente a missão de mobilizar colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade. É a partir do Instituto que nasceram as primeiras ideias e ações que hoje começam a fazer parte da rotina de todas as áreas do banco. A semente da sustentabilidade, plantada por nós, já começa a florescer. Queremos ir além. Nossa missão é criar condições para que as ONGs

que apoiamos cresçam e se fortaleçam. O foco central é a capacitação periódica de representantes das entidades e o contato próximo de colaboradores do banco que atuam como voluntários e são nomeados como padrinhos dos projetos financiados. Dividimos com pequenas instituições o conhecimento que nos levou a sermos gigantes no mercado financeiro.

Helio Duarte,Presidente do Instituto HSBC Solidariedade e Diretor-Executivo de Relações Institucionais

a primeira ONG com origem corporativa no mundo a receber esse status. Ao tornar-se uma entidade acreditada pela ONU, o IHS assume o papel de divulgar ações e mobilizar a opinião pública para alcançar os objetivos das Nações Unidas. Seremos parte de uma rede mundial de organizações da sociedade civil e iremos contribuir localmente para promover programas globais da ONU. O reconhecimento é motivo de orgulho para todos nós e significa que assumiremos responsabilidades ainda maiores daqui para frente. Teremos mais oportunidades de compartilhar

Criança de uma das ONGs apoiadas pelo Instituto HSBC Solidariedade.

6362

Page 33: HSBC Relatório 2011

Desenvolvimento da comunidade

Para estar em consonância com as principais demandas sociais do País, o Instituto HSBC Solidariedade financia projetos de organizações que atuam com foco em educação, meio ambiente e geração de renda para a comunidade. Em 2011, foram investidos R$ 19.854.172,73 em 236 projetos, impactando mais de 197 mil pessoas.

Crianças beneficiadas pelo HSBC Educação: a iniciativa mais antiga do banco na área social.

Financiamento de projetos - 2011

As ações do Instituto são financiadas por doações do HSBC e por recursos gerados com os produtos socioambientais do banco.

Uma das principais fontes de recursos é o Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade, que arrecada doações mensais dos clientes debitadas diretamente na fatura. Outras fontes de financiamento são as doações das empresas do HSBC no Brasil e os produtos socioambientais comercializados pelo banco, em que parte do recurso é destinada a essas iniciativas. O apoio aos projetos sociais tem duração de até dois anos. Mais do que repassar recursos financeiros, o Instituto trabalha com o objetivo

de desenvolver a comunidade e capacitá-la para gerenciar suas próprias ações. Desde 2008, os projetos de geração de renda, por exemplo, contam com uma consultoria técnica da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getulio Vargas (ITCP/FGV), que oferece formação técnica para a constituição de empreendimentos sociais sustentáveis. O Instituto HSBC Solidariedade acompanha de perto o impacto de seu investimento socioambiental. Cabe ao Núcleo de Desenvolvimento, Monitoramento e Avaliação de Projetos (DMA)

manter um contato próximo e frequente com as entidades parceiras, como forma de analisar resultados obtidos e propor melhorias. O monitoramento é feito por meio de relatórios técnicos semestrais, troca de informações por e-mail ou telefone, prestação de contas detalhada da aplicação dos recursos e visitas. O Instituto auxilia a instituição a desenvolver um plano de trabalho, que inclui a definição de metas concretas e o acompanhamento dos avanços. A seleção dos projetos apoiados acontece em etapas, de acordo com o fluxo na página 66.

Principais frentes de atuação do iHS

Educação O objetivo é beneficiar crianças e adolescentes em situação de risco social por meio de iniciativas com foco no sucesso escolar. O IHS acredita que o acesso à educação pode gerar melhoria de renda e qualidade de vida.

Comunidade Uma das diretrizes do HSBC é promover o desenvolvimento econômico das comunidades onde o banco está presente. Para isso, apoia iniciativas de geração de trabalho e renda, tendo a inclusão social como objetivo.

Meio ambiente Trabalhar com a conscientização de pessoas e a minimização dos impactos ambientais é uma das metas do investimento social privado do HSBC Brasil. O foco é água, pois é por meio dela que a população sente os reflexos da questão climática, principalmente nos eventos de enchentes e secas.

Foco

Educação

Comunidade

Meio ambiente

Total

Projetos

193

25

18

236

Investimento (R$)

12.752.450,06

2.221.322,92

4.880.399,75

19.854.172,73

Pessoas beneficiadas

130.091

49.699

17.297

197.087

6564

Page 34: HSBC Relatório 2011

Bibliotecando: relendo o mundo

Antonio Carlos Raquel é Gerente de Relacionamento em Uberaba (MG). Está há oito anos no HSBC e há pelo menos cinco desenvolve ações de voluntariado. Em 2011, ele assumiu um importante papel: ser padrinho do “Projeto Bibliotecando: relendo o mundo”. Com o apoio do IHS, foi elaborada a primeira edição do livro Relendo o mundo. A publicação traz releituras de duas obras clássicas sob a ótica de 100 adolescentes de duas escolas públicas de Uberaba. Dez educadoras supervisionaram o trabalho, que teve como ponto de partida o estudo de A hora da estrela, de Clarice Lispector, e Lucíola, de José de Alencar. Os adolescentes também participaram de visitas a bibliotecas, oficinas de textos (poesias, paródias e quadrinhos) e outras diversas atividades de estímulo à leitura. O projeto foi criado em decorrência do grande número de alunos de escolas públicas com dificuldades de aprendizagem em leitura, escrita e interpretação. A proposta é contribuir para a formação cidadã, o desenvolvimento sociocultural e a melhoria do desempenho escolar. Para isso,

Investimento em capacitação

Em 2011, 81 padrinhos foram capacitados durante um encontro presencial que recebeu colaboradores voluntários do Brasil todo. Eles conheceram o funcionamento de uma organização social, receberam informações sobre o cenário

os estudantes são incentivados a mergulhar no mundo dos livros e a interagir com as histórias no papel de autores. O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES) é uma instituição não governamental e sem fins econômicos fundada em 2000. O IADES foi constituído com o objetivo de exercer a responsabilidade social e participar efetivamente das políticas públicas no município de Uberaba e região.

do terceiro setor e realizaram visitas a instituições parceiras. No último ano, os padrinhos também passaram a integrar o processo de seleção dos projetos, e não apenas a sua indicação. Atualmente, 10% dos recursos do Cartão IHS são revertidos em capacitação das

“Tenho estado presente em várias atividades do projeto. O trabalho é desenvolvido com muito amor e seriedade e conduz os adolescentes ao caminho da educação, para que eles tenham um futuro melhor. Eles trabalharam o ano inteiro na produção do livro. Quando chega o momento do lançamento, de colher o fruto, a gente percebe como o voluntariado é recompensador.”

Antonio Carlos Raquel

entidades parceiras sobre temas como gestão, comunicação, avaliação e planejamento para a sustentabilidade. O primeiro treinamento é feito logo após a formalização da parceria e é reforçado com cursos presenciais realizados pelo menos uma vez ao ano.

Projeto negado Projeto aprovado

Comitê de Sustentabilidade do HSBC

Composto pelo presidente e diretores-executivos do HSBC, o órgão ratifica os projetos indicados

na etapa anterior.

Formalização da parceria com o IHS

As ONGs enviam a documentação necessária para firmar o contrato.

Avaliação do padrinho e madrinha

O colaborador verifica as práticas da ONG e se ela desempenha um importante papel na comunidade.

As entidades só participam da seleção com o aval do padrinho.

Reunião com padrinhos,Superintendentes/Heads e IHS

Por redes e departamentos, sãorealizadas teleconferências para

a indicação dos projetos, que sãoselecionados com base nas notas

atribuídas pelo Comitê Técnicoe os comentários dos padrinhose do IHS acerca das iniciativas.

Comitê Técnico de Avaliação

Composto por profissionais externos especializados no tema de seleção e recrutamento, a equipe voluntariamente fornece seus pareceres sobre

os projetos cadastrados, seguindo oscritérios preestabelecidos pelo IHS.

Capacitação para ONGs parceiras

Os gestores das ONGs passam por cursos anuais de formação nos temas gestão,

comunicação, avaliação e sustentabilidade.

Acompanhamento dos projetos apoiados

Atuação conjunta do padrinho e da equipe de monitoramento do IHS, que oferecem o suporte necessário para atingir os objetivos do projeto.

Formatação e envio do projeto

As ONGs formatam o projeto no formulário padrão e buscam o aval de um colaborador.

Abertura da seleção de projetos

As informações, os formulários e o regulamento são disponibilizados no site do HSBC Sustentabilidade:

hsbc.com.br/sustentabilidade

Fluxo de seleção de projetos

Uma das atividades realizadas pelo projeto.

6766

Page 35: HSBC Relatório 2011

Projetos próprios

Além do apoio a ações de instituições sociais, o IHS coordena projetos próprios. A mais antiga iniciativa é o HSBC Educação, que em 2011 completou dez anos. Anualmente, 530 crianças e adolescentes que vivem em 11 abrigos e casas-lares de Curitiba (PR) e região recebem assistência educacional, médica e psicológica. A iniciativa contribui para o desenvolvimento educacional e psicossocial de centenas de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Dentro do grupo atendido, 40 crianças fazem parte do Coral Infantil permanente do HSBC, que se apresenta em eventos socioculturais e

estão o Amigos do Zippy (programa de educação emocional para crianças de 6 a 8 anos realizado em parceria com a Associação pela Saúde Emocional de Crianças - ASEC - e a Partnership for Children); o Future First (programa de apoio a crianças que vivem nas ruasou em abrigos em parceria com a SOS Children’s Village); o Mais que Dinheiro (programa de educação financeira para alunos do ensino fundamental em parceria com a ONG Junior Achievement); e o Empreendedores Climáticos(que conscientiza alunos sobre o seu papel na mitigação das mudanças climáticas, também uma parceria Junior Achievement).

Coral Infantil do HSBC.

Crianças do Programa HSBC Educação.

educacionais durante o ano todo. No Natal, o grupo recebe mais 120 componentes para cantar no Palácio Avenida, em Curitiba. O programa atua não apenas junto às crianças, mas também na formação de educadores e gestores das casas-lares, como assistentes sociais, psicólogos, educadores e pais sociais. A iniciativa está alinhada à Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, que segue há 40 anos com a missão de garantir os direitos da criança e do adolescente no âmbito do Distrito Federal por meio da prestação jurisdicional. O HSBC Brasil também participa de iniciativas regionais e globais. Entre elas

Incentivo ao terceiro setor

Pelo segundo ano consecutivo, o banco promoveu o Prêmio Instituto HSBC Solidariedade, que tem como objetivo valorizar pessoas que desenvolvem trabalhos de destaque na comunidade. O prêmio, cujo troféu leva o nome da Dra. Zilda Arns Neumann em homenagem à fundadora da Pastoral da Criança, reconheceu lideranças do terceiro setor do Paraná em Educação e Meio Ambiente. Os vencedores de 2011 foram Vânia Regina do Rio Favarão, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE (categoria ambiental), e Roseli Bassi Pregolini, do Instituto História Viva (categoria educação). Cada uma recebeu R$ 50 mil para aplicar nos projetos que coordenam e parte do recurso, obrigatoriamente, deverá ser investida na própria capacitação como líder social, para que esse aprendizado possa ser replicado na comunidade.

Helio Duarte abriu o evento de premiação, em outubro de 2011.

Troféu Dra. Zilda Arns Neumann, criado por um artista plástico paranaense.

68 69

Page 36: HSBC Relatório 2011

Amigos do Zippy

Além de projetos de ONGs sediadas no Brasil, o Instituto HSBC Solidariedade também apoia iniciativas globais do banco. Uma das experiências de maior sucesso é o Programa Amigos do Zippy, desenvolvido em parceria com a Partnership for Children, que tem como objetivo promover a saúde emocional de crianças de 6 a 8 anos. O programa iniciou no Brasil em 2004. A pedido do HSBC, em 2005 foi feito um piloto com 25 crianças da comunidade de Heliópolis, em São Paulo. Desde então a iniciativa não parou de crescer. Em 2011, o apoio do Instituto HSBC Solidariedade beneficiou 5 mil crianças em 73 escolas em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2012, serão 7.500 estudantes.

O parceiro regional é a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), que tem sede em São Paulo e é responsável pelo desenvolvimento do programa no Brasil. Durante 24 aulas, professores de escolas públicas aplicam as aulas para as crianças, que discutem temas relacionados ao dia a dia dos estudantes: sentimentos, comunicação, relacionamentos, perdas e mudanças. As crianças são incentivadas a falar sobre as emoções que vivem, passando a desenvolver estratégias para lidar com elas. Um ponto central é a capacitação dos professores, que tem duração de 32 horas, distribuídas ao longo do ano. O programa baseia-se em estórias com o Zippy – um bicho-pau – e um grupo de crianças

que passam por dificuldades semelhantes às que costumam ocorrer nessa idade. A partir da história, as crianças elaboram sugestões para os personagens, participam de jogos, brincadeiras e dramatizações para treinarem os conceitos na prática. Em 2011, o programa foi estendido para Chile, Costa Rica, El Salvador, Peru e Uruguai. Antes, já havia sido implantado também na Argentina, Panamá e México, sob a coordenação do HSBC Brasil.

“Se crianças pequenas aprenderem a lidar com dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e na idade adulta.”

Dr. Brian Mishara, responsávelpelo grupo que criou o programa Amigos do Zippy

“Crianças podem ser estimuladas, desde cedo, a desenvolverem habilidades emocionais e sociais, tornando-se mais autônomas na solução de seus próprios problemas, o que aumenta sua autoestima, reduz comportamentos violentos e destrutivos e contribuiu para seu desenvolvimento em todas as outras áreas de suas vidas.”

Tania Paris, presidente da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC)

Professora apresenta o poster “Combinados” para as crianças, com regras que devem valer para todas as aulas: levantar a mão, se quiser falar; falar um de cada vez; ouvir uns aos outros; não dizer coisas desagradáveis; pensar em coisas legais para dizer; não falar, se não tiver vontade.

Metas 2012

Ter 80% das ONGs parceiras acompanhadas pela equipe DMA – Desenvolvimento, Monitoramento e Avaliação.

Atingir 80% de projetos com nível bom na execução de suas ações.

Atingir nível bom no relacionamento e na execução dos projetos. - 92% das iniciativas monitoradas alcançaram nível ótimo ou bom.

Capacitar gestores sociais, padrinhos e madrinhas dos projetos apoiados pelo IHS.- 271 gestores e 81 padrinhos(as) foram capacitados(as).

objetivos e realizações 2011

Ampliar o número de voluntários com iniciativas contínuas por meio de ações de valorização e reconhecimento.- 15% de colaboradores voluntários, o que representa o aumento de um ponto percentual em relação a 2010.

Ampliar o número de colaboradores engajados em ações voluntárias.

Reconhecer e valorizar o esforço dos colaboradores dedicados à comunidade em ações voluntárias.- Realização do Programa de Reconhecimento para os voluntários de destaque.

Ampliar o número de colaboradores engajados em ações estruturadas.

Dar continuidade à capacitação de gestores sociais (chegando a 85% dos projetos de seleção), padrinhos e madrinhas das iniciativas apoiadas pelo IHS.

Manter o índice de no mínimo 12% de colaboradores voluntários engajadosem ações socioambientais.

7170

Page 37: HSBC Relatório 2011

14

1

2 10

11

12

13

3

4

5

6

7

8

9

Voluntariado

Coordenado pelo Instituto HSBC Solidariedade, o Programa HSBC de Voluntariado promove o engajamento e a participação comunitária de seus colaboradores em iniciativas de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento da Comunidade. As ações são coordenadas com o apoio dos 14 Comitês Regionais de Ação Voluntária, que cobrem 17 regiões nas quais o banco também atua.

Selma Durães, Secretária – Global Banking, atuando como voluntária na instituição Gotas de Flor com Amor, em São Paulo (SP).

1. Rio Grande do Sul

2. Sul de Minas

3. Pará

4. Santa Catarina

5. Região Amazônica

6. Bahia

7. Mato Grosso do Sul

8. Terras do Sol (RN, CE, PE, AL, PB)

9. São Paulo

10. Rio de Janeiro

11. Paraná

12. Mato Grosso

13. Goiás

14. Brasília

Os voluntários participam

de projetos apoiados

pelo Instituto e também

realizam ações próprias.

Em 2011, o Programa HSBC

de Voluntariado mobilizou

mais de 3 mil pessoas, o

que representa 15% de

engajamento do total de

colaboradores do Grupo

no Brasil.

Portal do VoluntariadoUma das principais ferramentas de comunicação do programa, o Portal Voluntários HSBC permite aos voluntários o compartilhamento de informações e experiências. Os usuários têm uma página pessoal na qual publicam suas ações. O ambiente virtual também divulga oportunidades de trabalho voluntário e disponibiliza uma biblioteca virtual com material de apoio, livros, publicações e pesquisas para consulta. Os Comitês Regionais de Ação Voluntária possuem seus blogs para divulgarem e comunicarem ações e resultados de suas regiões.

Em outubro de 2011, representantes de todos os Comitês Regionais de Ação Voluntária reuniram-se

em um workshop em São Paulo (SP).

Distribuição geográfica dos Comitês Regionais de Ação Voluntária.

72 73

Page 38: HSBC Relatório 2011

Programa HSBC de Voluntariado - Reconhecimento

Em 2011, o Instituto HSBC Solidariedade criou o Programa de Reconhecimento – iniciativa que integra o Programa HSBC de Voluntariado. O objetivo foi reconhecer os colaboradores que se destacam pelo engajamento socioambiental, celebrar as conquistas voluntárias e estimular colaboradores que ainda não praticam voluntariado a iniciar atividades em

benefício da comunidade.Participaram do programa colaboradores e estagiários voluntários do HSBC Brasil. Tanto ações voluntárias promovidas pelo IHS como outras iniciativas espontâneas dos voluntários puderam ser inscritas na iniciativa. Todos aqueles que realizaram uma ação e cadastraram sua participação no site do programa (sistemavoluntarios.com.br) ganharam pontos para

Odair Schusarz, Gestor de Aplicativo - HSBC Technology Services, na Associação Lar CriançArteira, em Curitiba (PR). Ele participou do “Mobilize”, uma ação promovida em 2011 em que equipes de colaboradores dedicaram um dia para a realização de ações voluntárias em todo o Brasil.

o resgate de presentes. Além disso, os 100 melhores pontuados receberam convites para assistir ao espetáculo de Natal do HSBC, em Curitiba. Já os cinco melhores classificados foram premiados com R$ 5 mil para destinar à instituição social de sua preferência. As informações da campanha estão disponíveis no Portal Voluntários HSBC (voluntarios.hsbc.com.br).

Coordenação geralSustentabilidade Corporativa HSBC Brasil

Redação e ediçãoReport Sustentabilidade - www.reportcomunicacao.com.br

RevisãoAssertiva Produções editoriais

Projeto gráfico e diagramaçãoAgência CASA

FotosFrancisco de DeusSilvio AurichioBanco de imagens do HSBC e do instituto HSBC Solidariedade

Impressão e acabamentoMaxigráficaPapel: Capa em couché fosco 230g e miolo em couché fosco 115gtiragem: 1.500 unidadesData: Julho/2012Relatório de Sustentabilidade do HSBC Brasil 2011

Esta publicação é de responsabilidade do HSBC Brasil.Para dúvidas, sugestões ou comentários, entre em contato com:

HSBC Brasil – Sustentabilidade Corporativae-mail: [email protected]

telefone: (41) 3270-8400endereço: Av. Vicente Machado, 2.100

CeP 80440-020, Curitiba-PR

Créditos

74

Page 39: HSBC Relatório 2011

Para mais informações, acesse hsbc.com.br/relatoriodesustentabilidade SAC HSBC 0800 729 5977 | SAC e ouvidoria HSBC Deficientes Auditivos 0800 701 5934 | ouvidoria do HSBC 0800 701 3904 | hsbc.com.br/ouvidoria