Iª BATALHA DE CONFETE DO REDENTOR

4
Nº 176 - ANO XV - 2019 FEVEREIRO Veja na WEB este boletim e os anteriores:www.cristoredentor-rj.com.br NOSSA SENHORA DE LOURDES 11 DE FEVEREIRO As dezoito aparições de Nossa Senhora a uma menina de 14 anos, de nome Bernadete, na cidade de Lourdes, situada no sudeste da França, transformou aquele local num dos lugares mais procurados por peregrinos de diversos países. Em 25 de março de 1858, perguntada por Bernadete, quem era, a dama de aparência sobrenatural respondeu: "Eu sou a Imaculada Conceição". Numa das aparições Maria Santíssima deu, à vidente, a ordem de beber água e se lavar na fonte, que até então não existia, mas que começou a jorrar água, que até hoje jorra, é bebida e usada em banhos pelos peregrinos que vão, em grande número a Lourdes. Depois das aparições, em abril de 1864, foi colocada na gruta de Massa Bielle uma imagem da Imaculada Conceição já que o Bispo local reconheceu o caráter sobrenatural das aparições. Doze anos depois, sagrou-se a Igreja e Pio IX concedeu-lhe o título de Basílica. A afluência de devotos a Lourdes vindos de todas as regiões da França, dos países europeus e de todo mundo, na busca de cura para seus males, aumenta continuamente. Veja na última pagina as atividades comemorativas de N S de Lourdes em Nossa Paróquia. Tomando o Evangelho de Lucas (Lc 2, 22-40), podemos dividi-lo em três partes: início; infância (parte dela); e vida pública (incluindo-se aqui a morte e ressurreição). Começa com o anúncio do nascimento de João Batista, termina o período da infância com a apresentação. No templo, local onde se cumprem as obrigações para com Deus, o próprio Filho de Deus ali é levado, cumprindo a Lei. Todos os fatos que antecedem de imediato à apresentação de Jesus no templo têm por finalidade a “apresentação em si”, para mostrar que Ele é o “Santo” por excelência. Porém, Jesus não é só um profeta consagrado, mas o próprio Kyrios, o Ungido, que traz a Salvação definitiva. Completa-se a apresentação com a presença de Simeão e Ana, representantes dos judeus piedosos, que aguardavam o cumprimento das promessas de Deus em Israel. O velho Simeão representa, também, toda a humanidade que anseia pela Salvação. E este ao ser apresentado à criança e pela ação do Espírito Santo, nEla reconhece a Luz que é Salvação em si. Deixa-se, então, entregar-se nos braços daquEle que lhe era apresentado. Em cada celebração da Santa Missa o Verbo nos é apresentado na proclamação da Palavra, na Consagração “... Isto é o Meu Corpo...”. “...Este é o cálice do Meu Sangue...”. Será que temos a consciência da Apresentação do Senhor em cada um destes momentos? APRESENTAÇÃO DO SENHOR DIA: 23/ 02 19H00 SALÃO PAROQUIAL VALOR: R$ 30, 00 - INGRESSOS A VENDA NA SECRETARIA PAROQUIAL Rua das Laranjeiras, 519, Laranjeiras- Rio de Janeiro RJ Tel. (21) 2558- 5179 Iª BATALHA DE CONFETE DO REDENTOR VENHA SE ALEGRAR COM A SUA FAMILIA E OS SEUS AMIGOS

Transcript of Iª BATALHA DE CONFETE DO REDENTOR

Page 1: Iª BATALHA DE CONFETE DO REDENTOR

Nº 176 - ANO XV - 2019

FEVEREIRO

Veja na WEB este boletim e os anteriores:www.cristoredentor-rj.com.br

NOSSA SENHORA DE LOURDES11 DE FEVEREIRO

As dezoito aparições de Nossa Senhora a uma menina de 14 anos, de nome Bernadete, na cidade de Lourdes, situada no sudeste da França, transformou aquele local num dos lugares mais procurados por peregrinos de diversos países. Em 25 de março de 1858, perguntada por Bernadete, quem era, a dama de aparência sobrenatural respondeu: "Eu sou a Imaculada Conceição". Numa das aparições Maria Santíssima deu, à vidente, a ordem de beber água e se lavar na fonte, que até então não existia, mas que começou a jorrar água, que até hoje jorra, é bebida e usada em banhos pelos peregrinos que vão, em grande número a Lourdes. Depois das aparições, em abril de 1864, foi colocada na gruta de Massa Bielle uma imagem da Imaculada Conceição já que o Bispo local reconheceu o caráter sobrenatural das aparições.

Doze anos depois, sagrou-se a Igreja e Pio IX concedeu-lhe o título de Basílica.A afluência de devotos a Lourdes vindos de todas as regiões da França, dos países europeus e de todo mundo, na busca de cura para seus males, aumenta continuamente.

Veja na última pagina as atividades comemorativas de N S de Lourdes em Nossa Paróquia.

Tomando o Evangelho de Lucas (Lc 2, 22-40), podemos dividi-lo em três partes: início; infância (parte dela); e vida pública (incluindo-se aqui a morte e ressurreição). Começa com o anúncio do nascimento de João Batista, termina o período da infância com a apresentação.

No templo, local onde se cumprem as obrigações para com Deus, o próprio Filho de Deus ali é levado, cumprindo a Lei. Todos os fatos que antecedem de imediato à apresentação de Jesus no templo têm por finalidade a “apresentação em si”, para mostrar que Ele é o “Santo” por excelência. Porém, Jesus não é só um profeta consagrado, mas o próprio Kyrios, o Ungido, que traz a Salvação definitiva. Completa-se a apresentação com a presença de Simeão e Ana, representantes dos judeus piedosos, que aguardavam o cumprimento das promessas de Deus em Israel. O velho Simeão representa, também, toda a humanidade que anseia pela Salvação. E este ao ser apresentado à criança e pela ação do Espírito Santo, nEla reconhece a Luz que é Salvação em si. Deixa-se, então, entregar-se nos braços daquEle que lhe era apresentado.

Em cada celebração da Santa Missa o Verbo nos é apresentado na proclamação da Palavra, na Consagração “... Isto é o Meu Corpo...”. “...Este é o cálice do Meu Sangue...”. Será que temos a consciência da Apresentação do Senhor em cada um destes momentos?

APRESENTAÇÃO DO SENHOR

DIA: 23/ 02 19H00 SALÃO PAROQUIALVALOR: R$ 30, 00 - INGRESSOS A VENDA NA SECRETARIA PAROQUIAL

Rua das Laranjeiras, 519, Laranjeiras- Rio de Janeiro RJ Tel. (21) 2558- 5179

Iª BATALHA DE CONFETE DO REDENTOR

VENHA SE ALEGRAR COM A SUA FAMILIA E OS SEUS AMIGOS

Page 2: Iª BATALHA DE CONFETE DO REDENTOR

SANTO DO MÊS

Nasceu Geltrude, mas ficou mais conhecida como Gertrude, em Bienno, Brescia, Itália, a 18 de janeiro de 1847. Desde pequena sentiu grande atração por Jesus Cristo presente na Eucaristia.

Movida pelo Espírito Santo, fez voto de virgindade perpétua e aos 15 anos entrou no Instituto das Irmãs de Caridade de Lovere, mas saiu por problema de saúde.

Em Bérgamo, com sua irmã Bartolomea e uma outra companheira, deu início a um novo Instituto, a Congregação das Irmãs Sacramentinas.

Santa Gertrude Catarina Comensoli - 18 de fevereiro

Em 1867, por adversidade financeira familiar, trabalhou como empregada doméstica em Chiari para o Padre João Batista Rota e depois em S. Gervasio d'Alda (Cremona) como dama de companhia da Condessa Fé-Vitali.

Depois da morte dos pais, foi para Bérgamo onde, sob a orientação espiritual do Padre Spinelli, com sua irmã Bartolomea e uma outra companheira, a 15 de agosto de 1882, deu início a um novo Instituto, a Congregação das Irmãs Sacramentinas.

Decorrido dois anos, a 15 de dezembro de 1884, com a bênção e consentimento do Bispo, D. Camilo Guindani, cinco Adoradoras ou Sacramentinas vestiram o hábito. Gertrude Catarina Comensoli tomou o nome de Irmã Gertrude do Santíssimo Sacramento e foi eleita Superiora do Instituto.

O Instituto difundiu-se rapidamente e tudo parecia correr bem quando, sem culpa dos fundadores, todos os bens do Instituto foram confiscados.

Irmã Gertrudes, por conselho do Bispo Guindani, afastou-se temporariamente de Bérgamo, levando consigo um grupo de religiosas, que tomaram o nome de Sacramentinas. Foram para Lodi, onde o já Bispo João Batista Rota as acolheu favoravelmente e em 8 de setembro de 1891 lhes concedeu a aprovação diocesana.

No ano seguinte, a 28 de março, puderam regressar à casa de Bérgamo, já resgatada da hipoteca. Foi ali que a Madre Gertrudes passou os últimos anos de vida. Aproveitou-os para dar consistência e desenvolvimento ao Instituto e sobretudo para lhe incutir o carisma próprio da adoração e reparação ao Santíssimo Sacramento.

A Santa Sé concedeu-lhes o Breve laudatório a 11 de abril de 1900 e a aprovação definitiva a 14 de dezembro de 1906, quando a fundadora já havia partido para a eternidade. Madre Gertrudes faleceu aos 56 anos, em 18 de fevereiro de 1903.

Em 1962, João XXIII reconhece, que a religiosa praticou todas as virtudes cristãs de modo heroico. Em outubro de 1989, João Paulo II aponta a religiosa como modelo de santidade, declarando-a bem-aventurada. Mais tarde, no dia 26 de abril de 2009, o Papa Bento XVI a proclamou Santa.

Quando falamos em heróis, vêm-nos à mente pessoas famosas com uma vida cheia de brilhos. Mas há uma visão mais precisa que podemos identificar com maior justeza: HERÓI é aquele que nasceu para servir. É alguém que dá a vida por algo maior que ele mesmo. A missão do herói é conceder dádivas a seus semelhantes. Daí concluímos que, além dos heróis fundadores de cidades, dos heróis gloriosos e famosos, há aqueles que estão por aí, anônimos na batalha do cotidiano: provedores de família, criadores de facilidades para a vida de todos. Exaurem-se em sua missão, de acordo com suas potencialidades. Muitos se dedicam ao próximo com pouco (ou nenhum) reconhecimento. É claro que o heroísmo não é apenas masculino. As heroínas têm as mesmas características. São mães que dão vida a seus filhos e cuidam deles sem medir sacrifícios. Muitas se dedicam ao próximo sem pensar em recompensas materiais. Quando desaparecem, pela finitude da vida, ou pela conclusão de sua missão, deixam uma mensagem que certamente irá reverberar por muitas gerações.

HERÓIS

Conceição Vaz Lino Conceição Vaz Lino é escritora e Professora especializada em Mitologia Grega com vários prêmios literários.

FONOAUDIOLOGIA - ORIENTAÇÃO PROFISSIONALPSICANÁLISE - PSICOTERAPIA - ARTETERAPIA

PSICOPEDAGOGIA - TERAPIA DE FAMÍLIA

Você poderá utilizar o seu cartãode crédito e ou débito.

Livros, imagens, terços, calendários,agendas e muitasnovidades.Verifique. Você vai gostar.

Page 3: Iª BATALHA DE CONFETE DO REDENTOR

Estamos no Tempo Comum do Ano Litúrgico e iremos ver no evangelho as palavras e gestos de Jesus.

LITURGIA DE FEVEREIRO

No dia 24, sétimo domingo, ele vai dizer-nos, a nós que o escutamos, que devemos amar os inimigos e fazer bem a quem nos odeia.

No dia 3, quarto domingo deste tempo, veremos que ele, apesar de não ser bem recebido em sua cidade, continua sua missão profética.

Dia 10, à margem do lago de Genesaré, manda que os pescadores, até então sem sucesso na pesca, lancem a rede em águas mais profundas. Depois convida Simão a ser pescador de homens.

Dia 17, o ouviremos anunciar as bem-aventuranças.

Até pouco tempo, o quinto mandamento da Igreja determinava ser dever do católico “pagar o dízimo segundo o costume”. Mas que costume será este? A nova redação dada ao mandamento “pagar o dízimo segundo o costume” tornou-se “ajudar a igreja em suas necessidades”.

Com a proclamação da república em 1889, houve a separação da Igreja e o Estado, tendo então a Igreja que improvisar um meio de sustentar suas atividades. Foi quando surgiu o sistema de cobrança de taxas pelos serviços religiosos tais como: casamentos, batizados, encomendações de missas, etc... que infelizmente, vigora até os dias de hoje, devido a pouca adesão do católico no Brasil à devolução do dizimo.

O QUE É O DÍZIMO?

O dízimo, bem entendido, exclui o egoísmo e integra o amor. Deve ser buscado com desejo constante, ou seja, sentir vontade e amor em participar de coração do dízimo que é fonte de graças, sinal de comunhão com Deus.

E inadmissível o dízimo como pagamento, ele deve ser entendido como devolução a Deus do que ele mesmo nos dá.

Dízimo é a entrada em comunhão com Deus, é a partilha, mas para chegarmos a isso, precisamos educar nossa fé. Quando é Deus que pede, a oferta é conforme manda nossos corações e corações conscientizados conhecem seus deveres, conhecem as necessidades da sua paróquia, e na hora da devolução dos nossos dízimos atenderemos com amor e fidelidade ao pedido de Deus.

(Condensado do Site da Paróquia de N.S.do Loreto)

3

Um sono reparador ajuda a proteger o sistema cardiovascular e diminui o risco de um infarto. O número ideal de horas de sono varia de pessoa para pessoa e conforme a faixa etária. Uma criança necessita em média de um sono de dez a doze horas, um adulto de seis a dez horas e uma pessoa idosa de cinco a sete horas. Durante o sono o nosso sistema nervoso central é restaurado favorecendo o bom funcionamento do cérebro, aumentando o nível de atenção do dia a dia e a memória de uma forma geral. A falta de sono ainda acarreta déficit de aprendizagem nas crianças. Após uma boa noite de descanso, acordamos mais alegres e dispostos a enfrentar o dia que vem pela frente.

A IMPORTÂNCIA DO SONODicas de Saúde

Page 4: Iª BATALHA DE CONFETE DO REDENTOR

Veja essas e outras matérias no site oficial da Paróquia, www.cristoredentor-rj.com.br 4

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES - FEVEREIRO

HORÁRIO DAS MISSAS

Na Matriz: Laranjeiras, 519 De segunda a sab às 8h e 18h

Domingo: 9h, 11h, 19h

Nas Comunidades: N. Sra. Aparecida (Laranjeiras, 336) – Domingo às 8h30min e Quartas Feiras às 19h Santo Antônio - (Amapolo/Coroado) – 2º e 4º Domingos às 10hSanta Luzia – (Rua Júlio Otoni, 298) – 1º e 3º Domingos às 10h

CONFISSÕES E ORIENTAÇÃO ESPIRITUALTERÇAS-FEIRAS: de 9horas às 11h30min - 15horas às 17h30min QUINTAS-FEIRAS: de 9horas às 11h30min - 15horas às 17h30min

HORÁRIO DA SECRETARIASegunda das 14h às 18h. Terça a Sexta de 8h às 12 e de 14h às 18h. Sábado das 8h às 12h e Domingo das 8h30min às 12h30

Rua das Laranjeiras, 519, Laranjeiras, Rio de Janeiro/RJ – Tel. 2558-5179. Site - www.cristoredentor-rj.com.brPara se comunicar com: Redação de “A VOZ DO REDENTOR” – [email protected]

Pároco – Renê Luiz Paulino de Oliveira – [email protected] - facebook - paroquia cristo redentor-laranjeiras.

Vejam essas e outras fotos no site cristoredentor-rj.com.br e na página do facebook Paroquia Cristo Redentor - Laranjeiras

01-DIVA RAINHO SIMAS / MARIA DE FATIMA BARROS DE CARVALHO02-FRANCISCA VIEIRA ROCHA / LYGIA DE AZEVEDO ABREU MARIA NAZARETH RAMOS / NEUZA VIEIRA CARDOSO03-EDY ALEXANDRE06-EDY VILLELA REIS / MARIA FRANCINA DA S.DO NASCIMENTO08-LUIS FELIPE DA SILVA FREITAS10-AYDEÉ FREIRE JAPIASSÚ / VALQUIRIA DOS SANTOS TIBURCIO11-ANA ISABEL VIEIRA BUGELHO12-IRENE JUNQUEIRA BARROS CORREIA / SÂNIR MARIA DUARTE16-HELEN MARIA M. PINHEIRO19-INACIA DIP ABRAHÃO DIAS

20-LUCIANO FRANCISCO MESSIAS22-DOUGLAS CASIMIRO DE SOUZA ROSICLEIDE VITORINO DOS SANTOS23-DANIEL FILISBERTO SCHULZ ANTONIO LUIZ DA SILVA24-EMILIA PEREIRA DE MELLO TÂNIA HENRIQUES 25-ELZA THOME DE ANDRADE SILVIA MARIA PINHO FIGUEIREDO26-MARCOS GUEDES VENEU28-MARIA DO CARMO G. BARROSO MARIA JOSÉ DE S. CIRILO

Dia mundial do enfermo. O Dia Mundial do Enfermo foi instituído a 11 de fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II e é, anualmente, celebrado para apelar à humanidade para que seja promovido um serviço de maior atenção à pessoa doente. Segundo João Paulo II, "a pessoa doente, além de cuidados terapêuticos, deve receber também cuidados humanos que rompem a solidão e oferecem ao enfermo a força e a animação para viver uma situação de grande dificuldade". Maria, mãe de Jesus, é "um modelo cristão de ternura e caridade respeitosa para com o sofrimento dos doentes": sublinha o Papa Francisco.

Celebrações em nossa Matriz:DE 02 A 10 DE FEVEREIRO, ÀS 17 HORAS, Novena de Nossa Senhora de Lourdes.

Dia 11 de fevereiro, às 18 horas, Missa especial pelo dia mundial dos enfermos.

FEVEREIRO - DIA 11 NOSSA SENHORA DE LOURDES HMM... AGORA A

BICHA TÁ MANDANDOLER OS ‘’CÓDIGO

DE BARRAS’’...

UM FINO, UM FINOUM GROSSO, UM FINO,UM FININHO, UM FINOBRANCO, UM GROSSO,

UM GROSSÃO...CELEBRAÇÕES EM NOSSA PARÓQUIA

CANTINHO DO DÍZIMO Venha ser dizimista! A Paróquia necessita da sua ajuda. Deus ama a que dá com alegria. Pegue o seu carne na secretaria da Paróquia e comece a contribuir todo mês. Que Deus lhe retribua pela generosidade.

SORRIA

CATEQUESE DE INICIAÇÃO CRISTÃ

Adultos, Jovens e Crianças: Você já fez a Primeira Comunhão? Já é batizado e já recebeu o Sacramento da Crisma?

SE NÃO, VENHA PARTICIPAR DA CATEQUESE DE INICIAÇÃO CRISTÃ DA PARÓQUIA CRISTO REDENTOR E CONHEÇA JESUS CRISTO, NOSSO SALVADOR, NA COMUNIDADE IGREJA!

Inscrições abertas a partir de 02 fevereiro de 2019 na Secretaria da Matriz Cristo Redentor e nas Comunidades da Paróquia. MAIS INFORMAÇÕES LIGUE PARA 2558- 5179