I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano:...

16
tt I, LITORAL DE SANTA CATARINA. A herança de uma colonização.

Transcript of I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano:...

Page 1: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

tt

I,

LITORAL DESANTACATARINA.A herança deuma colonização.

Page 2: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

CITUR.

UM CENTRO DE PROMOÇOE~ ;.No Km 137 da BR~101, dispondo de

uma área de 72.800 m2, dos quais 4.356 m2edificados, com equipamentos para qualquertipo de feiras, convenções ou exposições, estálocalizado o Centro de Promoções daCITUR, empresa responsável pela ordenaçãopolítica de desenvolvimento do turismo evinculada à Secretaria da Indústria eComércio do Estado de Santa Catarina.

O pavilhão abriga os mais importantescongressos realizados no estado, através deum grande plenário, sete salas de reuniões,auditório para audio~visual e instalações parasecretarias, imprensa, agências de viagens eextensa área de estacionamento.

Para a realização de qualquer promoção,os organizadores encontrarão todas as

facilidades, desde a locação de standspadronizados até a mais completainfraestrutura em serviços e comunicações.Para maiores informações sobre o calendáriodisponível, visite a Companhia de Turismo eEmpreendimentos de Santa CatarinaCITUR.

Além disto, naquele Centro dePromoções, você encontra à venda ou e • .:. ...:Lsimples exposição, todo o artesanato da I ~rrae produtos das principais indústrias de S: ~taCatarina, durante as feiras.

Page 3: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

BALNEÁRIO CAMBORIÚ.ABERTO O ANO INTEIRO

, :1~<'

Balneário Camboriú, no litoral nortecatarinense, é um dos principais pólosturísticos do sul do Brasil.

Sua praia tem sete quilômetros deextensão. O mar é límpido e calmo.

Camboriú está aberto o ano inteiro parao turismo. Conta com a maior capacidade dealojamento do Estado, em cerca de 50 hotéisde várias categorias.

Ao longo da avenida que margeia apraia, sucedem~se excelentes restaurantes,lanchonetes e churrascarias.

Seis campings bem instalados, motéis,variado comércio, boites e drive~ins,completam o equipamento indispensávelpara o seu lazer e entretenimento.

Além da praia principal, existem outrasbelíssimas ~dentro do perímetro urbano:

Praia das Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas,Pescador, Estaleiro e Mato de Camboriú.

O acesso é feito pela Estrada PanorâmicaCosta Brava.

Linda. Algo para a gente nuncaesquecer.

Page 4: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

km• Gravatai, L-jJ

murmurejando, aos olhos de toda Laguna,~relíquia da guerra que lhe imortalizouo nOH.~·' e.Por fim, restava a carcaça, o cavemameaprodecido. Um dia, dentre as juntas de d~ - svigas, brotou a folha medrosa de uma figueí-=-.,.:..i.~ abrava. Brotou e cresceu. o povo transplant~1 kapara o jardim principal da cidade, numatoc~ . ltecerimonia cívica de recordação à epopéiagloriosa.

Lá está, ainda hoje, a figueirabrava, ~Árvore de Anita".

At

.* t',,;ti

Page 5: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

Laguna guarda a história de violentoscombates durante a Guerra dos Farrapos.Em 1839 a cidade foi invadida por tropasfarroupilhas que proclamaram a RepúblicaJuliana. E fizeram da cidade a sua capital.

No fim do mesmo ano, Laguna se rendeuaos legalistas depois de sangrentas lutas entrerepublicanos e monarquistas nas quais sedestacaram o líder da unificação italianaGiuseppe Garibaldi e sua mulher (Ana de JesusRibeiro). A história conta muitas passagens quemarcaram a bravura de Anita, Giuseppe, e doshomens do Seival, a nau que lhes serviu defortificação, ancorada à entrada de Laguna.

E desta nau, o historiador Oswaldo R.Cabral escreveu:

"O seival, lanchão que assistiu em seuconvés a luta desesperada dos bravos, e semolhou no sangue dos heróis, ficou encalhadona praia de Laguna. Os ventos do sul lhe traziamos rumores de novas guerras, e novas lutas, denovos prélios, e passavam pelas suas frestas

LAGUNA DEANITA GARIBALDI

-,

Page 6: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

Imbituba e Garopaba - A primeira ~ edestaca pela atividade pesqueira. Gran~_;;;;;E:=======~~~~~~presença de surfistas. Garopaba é o para: =:;;;:::: {) dapesca submarina. Na pequena vila, ao (0-. '"ntatodo pescador, a imagem viva da coloniza, 2<10. Emespecial quanto aos pratos típicos.

Em toda a sua extensão, o litoral ap' - (sentadezenas de praias, todas colonizadas pele_ -= ;portugueses, ricas em tradição, costume: - -ebelezas naturais.

• Treze~==--e===="""~~

SãoJ~ ~ -' - quim, 146km

Maio

z "8 Esteves

_ - ;m471

=-=~~;;:;:;:;;;:;:;;========:::::::::::::31 km

Lagoac

Lages,

Esplan~ ----;;==3I!!==_-========:jla. km 460Baln. ' c Pedra, 18 km

VilaNova!!!L.-.

Gravatal,21 k~

Baln. RincãoCriciúma, 20 km

Jaguaruna, km 439 D

Page 7: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

oroteiro do sul possui toda a infraestruturanecessária para receber o turista. A BR-lO 1serve todo o litoral, e as marcas da colonizaçãoportuguesa são grandes e bem preservadas.

Sombrio - Cidade pequena com grandeatração: a praia das Gaivotas, a 5 km da cidade.

Araranguá - Início da povoação portuguesaem 1848, com dois marcos importantes: aEstrada de Ferro D. Tereza Cristina e o Farol doMorro dos Conventos. É o Morro dos

Conventos que hoje abriga um dos maiorescentros de camping do país.

Lagoa dos Esteves - Completo village ecamping organizado.

Tubarâo e Criciúma - Pouco afastadas da

costa. A primeira com importante usinaterinoelétrica e a atração das termas da Guarda eGravatal. Criciúma é a principal regiãocarbonífera do estado.

Laguna - Centro colonial da região.Fundada ~ colonizada pelos vicentinos, em1684. Grande riqueza em traços da colonização,especialmente a arquitetura colonial preservada.Museu Anita Garibaldi, instalado no prédio daantiga Cadeia e Paço Municipal, com completoacervo colonial. Cidade da Heroína dos Dois

Mundos, com vivas lembranças das batalhas queali se desemolararn. Hotéis de categoriainternacional em suas praias (Mar Grosso, Gi eItapirubá). Visitas também ao Farol de SantaMarta, Morro da Glória, e à Lagoa do Imaruí.

Page 8: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

N.S. da Conceição (1730) na Lagoa daConceição, Santo Antonio de Lisboa (1730)na mesma praia e a igreja de São Pedro daLagoa, que em 1845 recebeu a visita de D.Pedro lI, que lhe doou a custódia de prata e ossinos para os seus campanários. Além daCatedral Metropolitana, no centro deFlorianópolis, e o Convento dos Jesuítas, noMorro das Pedras, todo construído emgrandes blocos de pedra.

Os fortes de Santa Cruz do

Anhatomirim (1744) na ilha doAnhatomirim, São José da Ponta Grossa(1741) na praia do Jurerê, Santana (1750)atual Museu de Armasda Polícia Militar, Nossa Senhora daConceição (1741) na ilha do mesmo nome,em Naufragados, e Santo Antonio dos Ratos(1760) na Ilha Ratão Grande, na Baia Norte,asseguravam a defesa da ilha contra asinvasões espanholas e a pirataria. Hoje estãoexpostos à visitação, com fácil acesso, porrodovias ou barcos.

Em 1803, Langsdorff, chegando aquicom uma expedição russa, falou da ilha:

"A terra é boa, de gente humilde,serviçal e hospitaleira, ao mesmo tempoalegre e galante. E ainda fascina o meuespírito este sítio encantador, onde reinamtodas as belezas imagináveis. A gente, suacultura, seus víveres e suas casas. Existe tudoque pode encantar a vida e deleitar o- "coraçao .

LITORAL Sl JL

Page 9: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

ILHA DE SANTAeATARINA

raia dos Naufragados

ILHA DESANTACAlARINA

Foi com a chegada de Sebastião Caboto,navegador veneziano pelos espanhóis, em1526, que a ilha recebeu o nome de Ilha deSanta Catarina, em homenagem ao diaconsagrado a Santa Catarina, dia de suachegada na ilha.

Antes a ilha era chamada de

"Meiembipe'" ("coisa erguida ao correr daágua") pelos indígenas, ou Ilha dos Patos,pelos europeus.

Mas foi somente no século segutnte quese iniciou a povoação portuguesa. Em 1675,foi fundada a Vila de Nossa Senhora do

Desterro, atual Florianópolis, por FranciscoDias Velho. A continuação destepovoamento veio através dos imigrantesaçorianos, em diversos pontos da ilha.

A primeira freguesia foi Nossa Senhorada Necessidade, hoje Santo Antonio deLisboa, em 1698. Depois Armação daPiedade (1741), Ribeirão (1748), Lagoa(1750), Canasvieiras (1830) e Trindade(1748 a 1756), que recebeu o maior númerode famílias.

Marcam a herança arquitetônica asigrejas e os fortes, por toda a ilha. Igrejascomo a N.S. da Lapa (1763) em Ribeirão,

Page 10: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

Na Lagoa da Conceição. <------------os melhoresrestaurantes de víveres marinh.( ~ )s, as rendas debilfo, village, e grande vida no· j uma. Sãofamosos os pratos de camarões.

Praias como Canasvieirasp. ---,aristocrática,Joaquina, iovem, Armação, B;·· Irra da Lagoa,Pântano do Sul, Santo Antori. •... - - o de Lisboa eRibeirão da Ilha, históricas, e o. Itras mostrama presença do açoriano e seusCT "Jstumes.

No Mercado Público, o a 'lesanato embarro e palha.

No centro, um forte mov; ----::::::;mentocomercial.

A herança cultural, entre- arquitetura,pratos típicos, folguedos e arte,.. anato éimensa. Em toda parte da ilha ' -stá presenteum passado de mais de 300 ano(• >S.

Page 11: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

\ 'LITORAL DE FL()RlANOPOLIS

I

L~

o litoral de Florianópolis foi colonizadopelos portugueses, em sua maioria açorianos,com poucas povoações de origem vicentina.No continente, as praias pequenas, vidanoturna e movimento intenso marcam

contraste com a igreja, os casarões e oaqueduto colonial de São Miguel, emprocesso de restauração.

N a parte sul estão as praias deCoqueiros, Praia do Meio, Itaguaçú e BomAbrigo.

Na Ilha de Santa Catarina, o centro de

Florianópolis. Uma cidade moderna, mas queguarda valiosos traços da arquiteturaaçoriana. E todá a sua cultura ainda traz alembrança viva de sua colonização.

A ilha é ligada ao continente por duasmajestosas pontes: a Hercílio Luz,cinqüentenária, maior ponte pênsil do país, ea Colombo Saltes, inaugurada em 1975.

Toda a ilha é rica em belezas naturais,

espalhadas em suas 42 praias, duas lagoas, epromontórios. Sua gente é alegre,descontraída e hospitaleira.

Page 12: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

Brusque, 31 km

Blumenau.44 km

Penha, km 193

" ... Deixou alguns discípulos que seencheram de incrível alegria com a nossachegada e nos assistem até nos causarmoléstia. lao grande é o número debatizddos, que quase nada podemos fazer aforadeste ministério. Nem para dormir ou comerhá quase tempo. De boa vontade casam comuma só mulher e os que estavam acostumadosa ter mais de uma, separavam,se das outras.Os velhos, dos quais alguns tem mais de100 anos, recebem com mais fervor a fé e aque de nós aprendem comunicam,napublicamente aos outros".

Page 13: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

SÃo FRANCISCO

DO SUL I

A região foi descoberta em 1504 pelonavegador francês Binot Paulmier deGoneville. É a segunda cidade mais antiga doBrasil. Ponto estratégico dos espanhóis noséculo XVI e povoada pelos portuguesesvicentinos em 1658, quando foi fundada SãoFrancisco do Sul.

Durante longos anos, São Franciscoesteve simultâneamente sob a jurisdição doBispado do Rio de Janeiro, da Junta daFazenda de São Paulo, do Ouvidor daComarca de Paranaguá e do Governador deSanta Catarina. Tal situação gerou um fatopitoresco: foram edificadas as casas queabrigavam suas representações, uma ao ladoda outra, mantendo exatamente as mesmascaracterísticas arquitetônicas. Essasedificações se encontram em bom estado deconservaçao.

No século XVII, São Francisco do Sultinha na pesca sua principal atividadeeconômica, e seu porto (atualmente um dosmais movimentados do sul) já mostravatrânsito intenso. Por ali chegaram osimigrantes alemães que vieram à região deJoinville.

Num relato de Frei Bemardo, ao redorde 1538, descobre-se a boa vontade dohomem da terra e seus fundadores, segundo ahistoriadora Alice Bértoli Ams:

Page 14: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

Florianópolis

Baln. Camboriú, km 222

Piçarras, km 190 •• =

Joinvllle

Itapema - Bela enseada de mar calmo, pratostípicos, campings organizados e selvagens e algunsdos melhores hotéis da costa.

Porto Belo - Quase trezentos anos de

colonização com imensa herança arquitetônica.Esconderijo dos espanhóis no século XVI. Junto aPerequê, uma das praias mais belas do litoral.

Mais uma grande quantidade de praiascompletam uma maravilhosa viagem pelo litoralnorte catarinense.

Blumenau, Joinville e Brusque - Grandescidades industdais de colonização alemã. Inúmerasatrações com ótima infTaestrutura, passeios e toda atradição, pratos típicos, arquitetura e costumes doimigrante germânico.

Page 15: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

~:'~.

LITORALNORTE

!l

Em todo o litoral catarinense você encontra

os traços vivos da colonização européia. Sua genteprefere guardar seus costumes e legados àmodernização das cidades.

O litoral norte de Santa Catarina explica agrande procura do turista pelas suas praias.

Garuva ~Divisa com o Paraná pela BR~1Ol.Os primeiros traços da presença européia.

São Francisco do Sul ~A segunda cidade maisantiga do Brasil. Inexistência total de construçõesque não sejam as de estilo colonial ~proibiçãomunicipal. Cidade de ladeiras íngremes, casarioportuguês e ruas estreitas calçadas com pedrasredondas. Ubatuba e Capri ~suas praias maisprocuradas. Pratos típicos e especiariaspor:tuguesas. Em Capri, grande complexo turísticoe, com atração especial, o Forte Marechal da Luz.Construção antiga, com armamento bempreservado.

Barra Velha e Piçarras ~Além da Lagoa deBarra Velha, de água salgada, separada do mar porestreita faixa de terra, o agitado centro balneário.Piçarras tem esse nome pelas pedras argilosas, dadopelo francês Saint Hilaire, em 1820.

Itajaí ~Localizado na foz do rioJtajaí~Açú, égrande centro pesqueiro, famoso pela pesca decamarões. O maior porto do estado. Em julho, ogrande Festival de Inverno é importantemanifestação cultural do Vale. São famosas aspraias de Navegantes, Penha, Armação e aaristocrática Cabeçudas.

Balneário Camboriú ~Maior centro balneário

catarinense. Desmembrado da antiga povoação,fundada em 1758 pelos vicentinos. Grande vidanoturna e excelente complexo turístico, comgrande movimento durante todo o ano.

Page 16: I, CATARINA. - vivabrazil.com de Santa Catarina.pdf · belíssimas ~ dentro do perímetro urbano: ... do pescador, a imagem viva da coloniza, 2

LITORAL DE SANTA CATARINA.

NATUREZA, GENTE E HISTÓRlA.

Percorrendo os caminhos do litoral catarinense,você vai conhecer toda a herança de suacolonização. Sua gente, seus costumes,seu jeito próprio de ser.A tradição e as cores de uma terra cheiade surpresas e histórias para contar.

A herança dos colonizadores. O português e seuartesanato. Todo o seu amor e respeito pelomar. O mar que lhe forneceo alimento e que lhe enriquece os olhosem mágica beleza. O alemão e sua tradição.Uma colonização rica. O pioneirismodos italianos. Um vale de grandesindústrias. São estes os traçosdos colonizadores que permanecem vivos em toooo roteiro de sua viagem.Mais as centenas de praias belas e selvagens.

Conhecer a herança cultural é umavolta ao passado. Você vai participar, juntocom essa gente, de todo o amor por estaterra de Santa Catarina.

l

~,