IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP...

31

Transcript of IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP...

Page 1: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas
Page 2: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas
Page 3: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

Para nós do IABAS, atuar em parceria com a iniciativa pú-blica com o intuito de melhorar, cada vez mais, o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma forma de contribuir para a me-lhoria da qualidade de vida da população. O Balanço Social conta um pouco mais sobre essa trajetória no maior sistema de saúde pública do mundo, que já atua em cidades do Rio de Janeiro, em São Paulo e no estado do Mato Grosso do Sul.

Em 2009, fomos selecionados para gerenciar a primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) municipal na cidade do Rio de Janeiro e, desde então, estamos trabalhando para atender às metas pactuadas com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo é melhorar os indicadores de saúde dos cariocas atendidos pelo SUS, sempre superando as ex-pectativas dos nossos usuários.

Em 2016, ampliamos nossa atuação para além da cidade maravilhosa e assumimos novos desafios. Em março, ini-ciamos a gestão das unidades do Centro e da Zona Norte da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e, no segun-do semestre do ano, chegamos aos hospitais Rocha Faria e Adão Pereira Nunes, referências em urgência e emergência de grande porte na Zona Oeste do Rio de Janeiro e na região da baixada do Estado, respectivamente.

O trabalho e a responsabilidade crescem à medida que avançamos, mas é o que nos motiva a seguir investindo em qualificação e motivação dos profissionais para que juntos possamos oferecer à população serviços de saúde de quali-dade e com padrão de excelência.

Page 4: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

01

03

02

04

IABAS RIO DE JANEIRO

IABASSÃO PAULO

GESTÃO

APRESENTAÇÃO

Page 5: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

APRESENTAÇÃO 1

Page 6: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

1110 APRESENTAÇÃO | Balanço Social 2016APRESENTAÇÃO | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

Boas práticas de gestão em serviços de saúdeFundado em 2008, o Instituto de Atenção Básica e Avan-çada à Saúde - IABAS é uma Organização Social de direito privado, sem fins lucrativos, habilitada a atuar na adminis-tração de projetos e prestação de serviços na área de saúde por intermédio de convênios e contratos.

Com a missão de acolher, cuidar e produzir ações que contri-buam para a qualidade de vida dos cidadãos, o IABAS já re-alizou mais de seis milhões de atendimentos em Clínicas da Família (CF), em Centros Municipais de Saúde (CMS) e em Unidades de Pronto-atendimento (UPAs).

No Rio de Janeiro, é responsável pela gestão de três Áreas Programáticas de Estratégia de Saúde da Família (ESF); de

Mais de6.000.000

11.679

de atendimentos

Colaboradores

A P R E S E N T A Ç Ã O

três Unidades de Pronto Atendimento (UPA); de cinco áreas de atuação do Programa de Atenção Domiciliar (PADI) e dos Hospitais Rocha Faria e Adão Pereira Nunes.

Em São Paulo, assumiu, em fevereiro, a gestão das unidades de saúde e serviços do Centro e Zona Norte.

Durante o período que atuamos, muitos desafios foram en-frentados e grandes conquistas foram alcançadas. Temos contribuído para dar às pessoas, às famílias e à sociedade melhores condições de vida, de progresso verdadeiro, con-victos de que nosso papel é garantir o acesso do cidadão a serviços de saúde de alto padrão. O ano de 2016 foi de mui-ta determinação e valorização dos indivíduos por meio dos serviços prestados. Com foco na humanização, atuamos com ética e responsabilidade sempre buscando de forma permanente a melhoria dos processos, dos resultados e a satisfação dos seus usuários.

A CIDADE DO RIO DE JANEIRO É DIVIDIDA EM DEZ ÁREAS PRO-GRAMÁTICAS (APS). O IABAS ATUA EM 8 APS, COMO SE PODE VER NO MAPA.

Excelência em gerir contratos de gestão de instituições, progra-mas e projetos nos setores da saúde e da educação, através de melhores equipes e práticas gerenciais, atuando de forma hu-manizada, respeitando a ética e o compromisso social.

Ser referência em Gestão na Saúde Pública, com base nos mais elevados padrões de qualidade.

Ética: Atuar com responsabilidade no exercício das suas atividades.

Humanização: Oferecer tratamento humanizado, com base na va-lorização do indivíduo.

Excelência: Trabalhar permanentemente a melhoria dos processos, dos resultados e da satisfação das necessidades presentes e futuras dos clientes.

Transparência: Adotar uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos contratuais e aos compromissos éticos da or-ganização, fortalecendo a legitimidade social de suas atividades.

Valorização das Pessoas: Estabelecer relações formais com os colaboradores, criando condições para a constante atualização e crescimento profissional, valorizando a maximização de resultados, a assiduidade e o comprometimento.

Inovação: Promoção de um ambiente favorável à criatividade, à experimentação e à implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.

ap 5.3

ap 3.2

ap 4.0

ap 5.1

ap 5.2

ap 3.3

ap 2.2ap 2.1

ap 1

ap 3.1

Missão

Visão

Atuação

Valores

A P R E S E N T A Ç Ã O

ESF - ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

UPA - UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

PADI - PROGRAMA DE ATENÇÃO DOMICILIAR AO IDOSO

HMRF - HOSPITAL MUNICIPAL ROCHA FARIA

HEAP - HOSPITAL ADÃO PEREIRA NUNES

UBS - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

RT - RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA

CAPS - CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

URSI - UNIDADE DE REFERÊNCIA DE SAÚDE DO IDOSO

PS - PRONTO-SOCORRO

AMA - ASSISTÊNCIA MÉDICA AMBULATORIAL

UAI - UNIDADE DE ATENDIMENTO INTEGRADO

UAA - UNIDADE DE ACOLHIMENTO ADULTO

OESTE

CIDADE DE SÃO PAULO

CIDADE DO RIO DE JANEIRO

CENTRO SUDESTE LESTE

SUL

NORTE

Page 7: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

1312 APRESENTAÇÃO | Balanço Social 2016APRESENTAÇÃO | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

IABAS RIO DE JANEIRO 2

Page 8: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

1514 ESF | Balanço Social 2016ESF | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

Atenção Primária em Saúde

IABAS no Rio de Janeiro

Clínicas da família: um ganho para a população do Rio de Janeiro

Serviços disponíveis

Equipes

P E R F I L P R O D U Ç Ã O

As Clínicas da Família fazem parte do Programa Saúde Presente, que tem como objetivos trabalhar a prevenção e cuidar da saúde do cidadão, representando um marco na reformulação do sistema de saúde da cidade maravilhosa. O IABAS mantém parceria com a Secretaria Municipal de Saúde desde 2010, administrando unida-

Presente em todas as etapas da maior reforma do sistema de saúde da cidade, o IABAS atua no Rio de Janeiro desde 2009, admi-nistrando clínicas da família, UPAs e serviços como o Programa de Atendimento Domiciliar.

Em 2016, assumimos dois grandes desafios no Rio de Janeiro. Primeiro, em agosto, passamos a gerir o Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, e, em novembro, firmamos o primeiro contrato de gestão no Estado do Rio de Janeiro fora da capital e passamos a administrar o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias

Conheça as unidades e serviços geridos pelo IABAS no estado:

Consultas individuais e coletivas Visita domiciliar Saúde bucal Vacinação

• Médico Generalista• Farmacêutico• Enfermeiro

I A B A S R J

Pré-natal Exames de raio X Eletrocardiograma Ultrassonografia

Exames laboratoriais Curativos Verificação de pressão arterial Dispensação de medicamentos

• Educador Físico• Dentista• Técnico de Enfermagem

• Técnico em Higiene Bucal• Agente Comunitário de Saúde

Unidades

Total da população**

Total da população cadastrada***

Equipes de Saúde da Família***

Equipes de Saúde bucal***

Total de colaboradores*

Consultas 2016

4.0

5.1

5.2

Total

Fonte: Cadastro IABAS*; IBGE**; PEP VITACARE*** Fonte: Cadastro IABAS

des de saúde nas áreas programáticas 4.0 (região da Barra e de Jacarepaguá), 5.1 (Realengo, Bangu, Padre Miguel) e 5.2 (Campo Grande e Guaratiba), contando atualmente com 74 clínicas, todas localizadas na Zona Oeste da cidade. É uma notável contribuição para ampliação da cobertura de Saúde da Família.

AP

RE

SE

NT

ÃO

AP 4.0

AP 5.1

AP 5.2AP 5.3

AP 3.3

AP 3.2

AP 2.2

AP 2.1

AP 1

AP 3.1

Atuação do IABASnas Clínicas da Família

Cidade doRio de Janeiro

2016

2011

Usuários cadastrados

Área Programática 4.0

Jacarepaguá, Anil, Gardênia Azul, Cidade de Deus, Curicica, Fregue-sia, Pechincha, Taquara, Tanque, Praça Seca, Vila Valqueire, Joá, Itanhangá, Barra da Tijuca, Cam-orim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Grumari.

Área Programática 5.1

Deodoro, Vila Militar, Campo dos Afonsos, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Realengo, Padre Miguel, Bangu, Gericinó, Senador Camará.

Área Programática 5.2

Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Inhoaí-ba, Cosmos, Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba.

410.607

1.182.387

76

452

2.245.607

134

1.182.387

4.688

501.522901.751

1.172.4322.575.705

UNIDADES/SERVIÇOS

UPA 24H PADIHOSPITAIS

CFClínica da

FamíliaUnidade de Pronto Atendimento 24h

Programa de Atendimento

Domiciliar

Page 9: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

1716 ESF | Balanço Social 2016ESF | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

AP 4.0

2016

2009

COBERTURA

2,90%

47,04%2016

2010

COBERTURA

42,60%

84,54%

mais de

900.000 atendimentos

em 2016

mais de

500.000 atendimentos

em 2016

mais de

1.000.000 atendimentos

em 2016

2016

2011

2010 2010

2016

2016 2016

2010

62.443

6.244 79.399

901.751

501.522 1.172.432

COBERTURA

22,51%

84,83%

AP 5.1

AP 5.2

Saúde da Família

Page 10: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

1918 ESF | Balanço Social 2016ESF | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

Promoção da SaúdeAo longo dos sete anos de gestão, desenvolvemos conjuntos orientados de estratégias e ações pro-gramáticas integradas com o objetivo de prevenir riscos, agravos e doenças, promovendo a compre-ensão da morbidade e o aumento da qualidade de vida das pessoas. Durante o ano, várias ações são desenvolvidas com enfoque na saúde da criança, saúde da mulher, saúde do idoso, hábitos saudáveis e atividades físicas.

Page 11: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

2120 ESF | Balanço Social 2016ESF | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

INFRAESTRUTURA

REFORMAS E ADEQUAÇÕES

INAUGURAÇÕES

CF Helena Besserman

CAPS Neusa Souza

CF Ana Gonzaga CF Isabela Severo da Silva CF Lecy Ranquine CF Valdecir Salustiano Cardozo

CF Medalhista Olimpico Arthur Zanetti

CF Medalhista Olimpico Bruno Schmidt

CF Rogerio Pinto da Motta

CF Bárbara Mosley CF José de Souza Herdy CF Maicon Siqueira

CMS Raphael de Paula Souza CMS Álvaro Ramos

AP 4.0

AP 5.1

AP 5.2

O setor de infraestrutura do IABAS é responsável pelas reformas, adequações e climatização das clínicas, além de cuidar da manutenção predial das unidades. Para isso, o setor conta com equipe composta por gerente de arquitetura, arquiteto, técnicos de edificações e técnicos de manutenção.

Contamos com uma equipe de engenharia e obras responsável por avaliar a estrutura física de cada unidade e elaborar um plano de intervenção para ser apresentado aos clientes. Ao longo de nossa gestão, várias reformas foram realizadas para que as unidades de saúde estejam sempre adequadas às necessidades dos usuários.

Ao longo de nossa gestão, inauguramos mais de 30 unidades de saúde, proporcionando condições dignas de trabalho para os profissionais assim como disponibilizamos um ambiente confortável aos pacientes. Em 2016 foram inauguradas 14 unidades de saúde nas áreas programáticas que administramos em parceria com a SMS. Para isso, contamos com uma equipe especializada, que é responsável pela aquisição dos mobiliários, equipa-mentos, seleção de profissionais, contratação de serviços continuados e organização da cerimônia.

Page 12: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

2322 ESF | Balanço Social 2016ESF | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

Academia CariocaPromover o acesso da população à prática regular de atividade física. Este é o objetivo que a Academia Carioca tem cumprido com louvor, proporcionando uma vida mais saudável e bem-estar para cerca de 31.200 inscritos nas unidades administradas pelo IABAS.

Dispostas em unidades de saúde em toda a cidade, sendo 49 geridas pelo IABAS, as academias estão sob a supervisão constante de profissionais de Educação Física, que acompanham de perto cada usuário.

09 51

2016

2010

UNIDADES COM ACADEMIA CARIOCA

2010

2016

NÚMERO DE ALUNOS

31.2721.387

Page 13: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

2524 PADI | Balanço Social 2016PADI | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

PADI - Programa de Atenção DomiciliarO Programa de Atenção Domiciliar (PADI) oferece assistên-cia contínua prioritariamente a idosos, mas também a por-tadores de doenças crônicas e incapacitantes, com aten-dimento em domicílio por uma equipe multiprofissional de saúde, baseada nas necessidades individuais que não demandem internação ou equipamentos para suporte de vida. O serviço possui como foco de atuação a desospitali-zação, a promoção, a prevenção e a reabilitação da saúde. Os objetivos são gerar rotatividade de leitos nos hospitais, reduzir o risco de infecção dos pacientes e diminuir o tem-po de internação.

Atualmente, são 15 equipes multidisciplinares sediadas nos Hospitais Municipais Salgado Filho, Miguel Couto, Louren-ço Jorge, Francisco Telles e Pedro II, formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e técnicos de enfermagem. Dependendo da necessidade, o paciente conta com o apoio de toda a equipe. Os profis-sionais envolvidos cobrem o município do Rio de Janeiro, totalizando 75 bairros que estão distribuídos entre o Centro, Zona Norte, Zona Sul e Zona Oeste da cidade.

1.203 desospitalizações

em 2016

Objetivos:• Reduzir o tempo médio de permanência dos pacientes internados com patologias de média complexidade;

• Permitir o direcionamento para os hospitais da rede, pela Central de Regulação de Vagas nos casos com necessidade de internação;

• Identificar os usuários que realmente neces-sitam de cuidados hospitalares e aqueles que podem ser cadastrados no programa;

• Contribuir para a redução do tempo médio de internação hospitalar;

• Favorecer a otimização da oferta de leitos hospitalares de emergência na rede SUS;

• Desospitalizar eventos desnecessários;

• Manter o usuário integrado à família e ao seu ambiente, promovendo a integralidade do cuidado;

• Aumentar a adesão ao tratamento e diagnos-ticar complicações de forma mais eficiente, possibilitando melhores resultados clínicos;

• Potencializar a utilização de recursos fi-nanceiros.

P A D I

CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Visitas Procedimentos2010 2010

2016 2016

7.118 15.443

68.082 194.268Miguel Couto: Anil, Botafogo, Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Freguesia, Gardênia Azul, Gávea, Humaitá, Ipa-nema, Itanhangá, Jardim Botânico, Joá, Lagoa, Laranjeiras, Leblon, Leme, Rio das Pedras, Rocinha, São Conrado, Urca, Vidigal.

Salgado Filho: Abolição, Água Santa, Brás de Pina, Cacham-bi, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Complexo do Alemão, Del Castilho, Encantado, Engenho da Rainha, Engenho de Dentro, Higienópolis, Inhaúma, Jacaré, Jacarezinho, Lins de Vasconcelos, Manguinhos, Maria da Graça, Méier, Olaria, Pe-nha, Penha Circular, Piedade, Pilares, Quintino Bocaiúva, To-dos os Santos, Tomás Coelho.

Lourenço Jorge: Anil, Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia (JPA), Gardênia Azul, Grumari, Ita-

nhangá, Jacarepaguá, Pechincha, Praça Seca, Recreio dos Bandeirantes, Rio das Pedras, Tanque, Taquara, Vargem Gran-de, Vargem Pequena, Vila Valqueire.

Francisco da Silva Teles: Acari, Anchieta, Bangu, Barros Filho, Bento Ribeiro, Campos dos Afonsos, Coelho Neto, Colégio, Cordovil, Costa Barros, Deodoro, Engenheiro Leal, Gericinó, Guadalupe, Honório Gurgel, Irajá, Jardim América, Jardim Sulacap, Madureira, Magalhães Bastos, Marechal Her-mes, Oswaldo Cruz, Padre Miguel, Parada de Lucas, Parque Anchieta, Parque Colúmbia, Pavuna, Realengo, Ricardo de Albuquerque, Rocha Miranda, Senador Camará, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vigário Geral, Vila da Penha, Vila Kennedy, Vila Kosmos, Vila Militar, Vista Alegre.

Pedro II: Barra de Guaratiba, Campo Grande, Cosmos, Gua-ratiba, Inhoaíba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Vasconcelos, Sepetiba.

Page 14: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

2726 UPA 24H | Balanço Social 2016UPA 24H | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

UPA MadureiraAP 5.1AP 3.3

UPAVila Kennedy

UPACosta BarrosCIDADE DO RIO DE JANEIRO

As Unidades de Pronto Atendimento - UPAs realizam atendi-mento de urgência e emergência para a população, funcio-nando 7 dias por semana, 24 horas por dia.

UPA 24h - Unidade de Pronto Atendimento

Objetivos- Facilitar o acesso da população ao atendimento de urgência e emergência;- Reduzir a procura pelas emergências hospitalares;- Apoiar o sistema de atendimento pré-hospitalar móvel.

Estrutura- 1.300 m²- Sala de observação clínica- Sala de sutura- Salas de procedimentos- Laboratório de análises clínicas- Raio-X digital- Eletrocardiógrafo- Farmácia- Central de esterilização de materiais

Área de abrangênciaUPA Vila Kennedy: Bangu, Santíssimo, Campo Grande e Senador Camará.UPA Madureira: Praça Seca, Cascadura, Realengo e Vila Valqueire.UPA Costa Barros: Pavuna, Barros Filho, Honório Gurgel e Coelho Neto.

U P A 2 4 H

378.468 Atendimentos

em 2016

MadureiraVila Kennedy

Clínica médica, pediatria e odontologia.

Costa Barros

CLÍNICAMÉDICA

294.950

PEDIATRIA

62.506

ODONTOLOGIA

21.012

EXAMESRADIOLÓGICOS

214.219

EXAMESLABORATORIAIS

34.956

144.182123.533110.753

PRODUÇÃO 2016

ATENDIMENTOS 2016

As UPAs solucionam 97% dos casos na própria unidade, o que contribui para diminuir as filas nas unidades de ur-

gência e emergência e inter-nações hospitalares.

As UPAs utilizam o sistema de acolhimento com classificação de risco, onde o atendimento não é realizado por ordem de chegada, mas pelo grau de necessidade de cada usuário. Pos-suem equipe de plantonistas preparados e dispõem de todos os equipamentos necessários para atendimento qualificado. Atualmente, o IABAS é responsável pela gestão de UPAs de três regiões: Vila Kennedy, Madureira e Costa Barros.

Page 15: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

2928 HMPF | Balanço Social 2016HMRF | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

Em agosto de 2016, assumimos a gestão do Hospital Municipal Rocha Faria (HMRF), no Rio de Janeiro. Esse foi, sem dúvida, um dos nossos principais desafios no ano. A unidade, localizada no bairro de Campo Grande, é uma das maiores emergências da Zona Oeste da cidade, com média de 15 mil atendimentos mensais.

O HMRF foi o primeiro hospital que administramos no Rio de Janeiro. A unidade foi municipalizada no início de 2016, pas-sando da gestão Estadual para a Prefeitura. Com a necessida-de de diversas melhorias estruturais, uma de nossas primeiras medidas foi realizar obras de infraestrutura e manutenção que deixaram a emergência e a maternidade completamente no-vas. Além disso, inauguramos uma brinquedoteca para os pe-quenos pacientes do hospital e mudamos fluxos que deram agilidade aos atendimentos.

De extrema importância para os moradores da região de Cam-po Grande e com um quadro de mais de 1400 funcionários, o

Hospital Municipal Rocha Faria

24 12

0448

28

62

16 30

Sala Amarela Pediatria

TraumaClínicaMédica

Clínica Cirúrgica

Maternidade

UTI UI

10

LEITOS

Sala Vermelha

H O S P I T A I S

hospital passou por uma reforma administrativa assim que o assumimos. Criamos comissões internas, que ajudam a com-pilar indicadores técnicos, permitindo que as mudanças sejam melhor planejadas.

E o resultado não tardou a aparecer. Antes de assumirmos, 40% das faturas emitidas para o SUS eram glosadas (rejeitadas). Com isso, o hospital perdia receita. Depois que começamos a atuar, esse número caiu para apenas 0,26% de glosa, o menor índice entre todos os hospitais municipais do Rio.

Em relação aos atendimentos, houve um aumento signifi-cativo, saltando de 11 mil por mês para 17 mil. Foram realiza-dos em média 365 partos por mês na unidade sob a gestão do IABAS.

Acreditamos em atendimento de qualidade e humanizado, seja na Atenção Primária ou Hospitalar, e os principais respon-sáveis por isso são os nossos colaboradores. Para garantir essa qualidade no Hospital Municipal Rocha Faria, realizamos trei-namentos, avaliação de desempenho e aplicação de medidas disciplinares para orientação e melhoria de desempenho.

7.45116

105.301601

12.016103

1.731317

198

267.991144

130.63560

Cirurgias Gerais

NÚMERO DEPROFISSIONAIS

Exames porImagem

Técnico deEnfermagem

Partos

Cordenações eSupervisões

Internações

Multiprofissionais

CirurgiasOrtopédicas

Médicos

Exames Laboratoriais

Administrativos

Enfermeiros

AtendimentosEmergenciais

Radiologia/Patologia/Gesso Ortopédico

Atendimentos2.451

1.439

Page 16: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

3130 HMPF | Balanço Social 2016HMRF | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

A partir do dia 23 de novembro de 2016, passamos a adminis-trar o HEAPN. Conhecido como Hospital de Saracuruna, a uni-dade de Duque de Caxias é referência na Baixada Fluminense, realizando cerca de 19 mil atendimentos por mês, sendo oito mil de emergência. Com isso, cerca de dois mil novos colabo-radores passaram a fazer parte da nossa equipe.

Hospital Estadual Adão Pereira NunesInaugurado em 1998, o hospital possui 311 leitos. Suas especialidades incluem neurocirurgia, pediatria, UTI, obs-tetrícia, além de emergência adulta e pediátrica. Por mês, são realizadas 1,5 mil internações e 600 cirurgias. A uni-dade é referência em reimplantes de membros.

16

30

25 17

3625

2220

6

8

88 12

CentroObstétrico

ClínicaCirúrgica

Pediatria CTIAdulto

OrtopediaNeurocirurgia

Sala VerdeCTI neonatal

SalaVermelha

CTIpós operatório

TraumaSala

AmarelaEmergência

Pediátrica

37

30

11

AlojamentoConjunto

Clínica Médica

CTI pediátrico

mais deA filial Botafogo, constituída em 2014 no Hospital São Za-charias, é uma unidade de saúde filantrópica, que oferece serviços de oftalmologia para a população, como consultas e exames de tonometria e fundoscopia.

Nosso objetivo é atuar de forma complementar à rede as-sistencial do Sistema Único de Saúde, cuidando da visão de crianças e adultos, visto que é o sentido mais utilizado pelos seres humanos.

Neste ano, efetuamos mais de 5.300 procedimentos, e des-tes, 65% foram realizados de forma gratuita para os pacien-tes do SUS.

Foram atendidos mais de 2.400 usuários. O nível de satisfa-ção foi de 99%.

Serviço OftalmológicoIABAS BOTAFOGO

3.440PROCEDIMENTOS

GRATUITOS REALIZADOS EM

2016

LEITOS

Page 17: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

3332 TRANSPARÊNCIA | Balanço Social 2016 TRANSPARÊNCIA | Balanço Social 2016Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

3IABAS SÃO PAULO

Page 18: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

3534 IABAS SP | Balanço Social 2016IABAS SP | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

Em 2016, passamos a atuar, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, em unidades e serviços de atenção básica e es-pecializada, de saúde mental e de urgência e emergência na capital. Hoje, o Instituto conta com 2.719 colaboradores na cidade.

Assumimos a administração de 47 unidades e 69 serviços de saúde na cidade. O primeiro contrato firmado teve como objeto o gerenciamento de unidades de saúde da Zona Nor-te paulistana, mais especificamente na Supervisão Técnica de Saúde Santana, Tucuruvi, Jaçanã e Tremembé. Já o segun-do abrange a região do Centro.

Atuação na maior cidade do país

I A B A S S P

O IABAS tem se destacado nos indicadores desde junho, o pri-meiro mês em que foi realizada a medição completa das me-tas da Zona Norte. Enquanto o alcance mínimo esperado é de 85%, foram realizados 97% dos atendimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Estratégia de Saúde da Família da região e 128% das consultas de UBS tradicionais. Unidades com os dois tipos de atenção fecharam o mês com 93%. Já os CAPS chegaram a 149% dos atendimentos previstos.

Os números e a evolução do trabalho confirmam, na prática, a meta firmada pelo IABAS ao assumir unidades e serviços da Zona Norte e do Centro: ser referência na gestão de saúde pú-blica local.

1.298 1.421colaboradores colaboradores

Zona Norte Centro

845.000atendimentos

UNIDADES

Desde a assunção de serviços e unidades em São Paulo, o IABAS realizou mais de

UBS AMA CAPS

SRT

AMA Especialidades

UAPS

Unidade Básica de Saúde

Unidade de Assistência Médica Ambulatorial

Centro de Atenção Psicossocial

Serviço de Residência Terapêutica

Unidade de Acolhimento

Pronto-Socorro

Atendimento Médico Ambulatorial em Especialidades

Page 19: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

3736 IABAS SP | Balanço Social 2016IABAS SP | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

O IABAS gerencia 7 UBS no Centro de São Paulo e 15 na Zona Norte, que cumprem papel essencial dentro do Siste-ma Único de Saúde atuando como organizadoras do cui-dado integral à saúde. Realizam ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção da saúde, prevenção de agravos, vigilância em saúde, diagnóstico, tra-tamento e reabilitação.

As UBS podem estar organizadas segundo a Estratégia de Saúde da Família, com especialidades da atenção básica ou com ambos os atendimentos. Há, ainda, as AMA/UBS Integradas, que realizam o cuidado continuado e de pronto atendimento reunindo informações relevantes do usuário.

UBS

Mensalmente, são realizadas mais de

visitas domiciliares de Agentes Comunitários de Saúde das unidades IABAS com Estratégia de Saúde da Família

50.000

Mais de

consultas de especialidades da Atenção Básica

foram realizadas em unidades IABAS do Centro e Zona Norte

pessoas foram atendidas por

cirurgiões dentistas nas unidades IABAS

90.000 47.000

Page 20: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

3938 IABAS SP | Balanço Social 2016IABAS SP | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

As AMAs são unidades de Atenção Básica que atendem, sem agendamento, usuários com quadros de baixa e média complexidades para que serviços de Urgência e Emergência atendam casos mais graves. O IABAS gerencia três AMAs no Centro e outras três integradas a UBS na Zona Norte.AMA

AMA Boracea

AMA Sé

AMA Prates

3.20013 mil

3.500atendimentos

atendimentos

atendimentos

por mês

por mêspor mês

A AMA Especialidade Santa Cecília conta com 11 especialidades:

É uma unidade de atenção especializada que atua como referência para a UBS da região onde se encontra. O IABAS geren-cia a AMA Especialidade Santa Cecília, no Centro, que conta com 11 especialidades.

AMA Especialidade

• Angiologista• Cardiologista• Endocrinologista• Neurologista (infantil e adulto)• Ortopedista• Infectologista• Pneumologista (infantil e adulto)• Reumatologista• Urologista• Proctologista• Oftalmologista

mais de30.000consultas

foram realizadas na AMA Especialidades

Santa Cecília de julho a dezembro

Page 21: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

4140 IABAS SP | Balanço Social 2016IABAS SP | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

Com estrutura física para atender pessoas em situação de urgência e emergência, os PS funcionam de maneira ininterrupta, 24 horas por dia. A assistência é realizada considerando a gravidade do quadro. Dois Prontos-Socorros são gerenciados pelo IABAS, um na Zona Norte e um no Centro.

O Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) re-aliza procedimentos e exames para complementar as linhas de cuidado da Atenção Básica e da Atenção Espe-cializada. Geralmente com agendamento prévio, o SADT oferece exames de ecocardiograma, eletroencefalogra-ma, HOLTER, MAPA, teste ergométrico, ultrassom com doppler, ultrassom geral, radiologia e eletrocardiograma.

Pronto Socorro

SADTmais de

PS DR ÁLVARO DINO DE ALMEIDA

(BARRA FUNDA)

PS DR LAURO RIBAS BRAGA

(SANTANA)

mais de11 mil 10 mil

atendimentos atendimentospor mês por mês 5,5 mil

exames foram realizados no SADT gerenciado pelo IABAS

desde julho

mais de

São unidades residenciais de saúde mental que acolhem usuários com a perspectiva de reinserção social. O Serviço Resi-dencial Terapêutico é um lugar para moradia de pessoas com transtornos mentais graves que permaneceram mais de dois anos internados em Hospitais Psiquiátricos e com vínculos sociais rompidos. Já a Unidade de Acolhimento é uma moradia transitória que tem como objetivo o cuidado de pessoas que fazem uso de substâncias para um trabalho de reinserção social e reorganização da vida em diversos aspectos.

SRT e UA

NOSSOS SERVIÇOS

EMAD EMAP SADTNASF

NIRAPD PAI URSI

Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Núcleo Integrado de Reabilitação

Programa Acompanhante de Saúde da Pessoa com Deficiência

Programa Acompanhante

de Idosos

Unidade de Referência à Saúde do Idoso

Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar

Equipe Multiprofissional de Apoio

Serviço de Apoio Diagnóstico

Terapêutico

O NIR é um serviço com equipe multiprofissional destinado a usuários que precisam de algum tipo de reabilitação, es-pecialmente pessoas com deficiência. São desenvolvidas ações de reabilitação, prevenção de deficiências secun-dárias, orientação familiar, prescrição, acompanhamento, agendamento e fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

NIR3.200pessoas foram atendidas pelo Núcleo Integrado de

Reabilitação Jaçanã desde abril de 2016

Page 22: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

4342 IABAS SP | Balanço Social 2016IABAS SP | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) é um serviço de cuidado domiciliar prestado a pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social em São Paulo. Entre os serviços prestados pelo programa está o acompanhamento de idosos em consultas médicas, além do agendamento de consultas e exames.

O Nasf tem o objetivo de apoiar de maneira integrada as equipes de ESF, Consultório na Rua e demais programas da Rede de Atenção Básica. Consiste em uma equipe com profissionais de diferentes áreas de conhecimento que oferecem suporte especializado ao atendimento das ESF, compartilhando e apoiando as práticas de saúde nos territórios.

PAI

NASF

Mais de 4 mil idosos foram acompanhados pelas

equipes do PAI no Centro e na Zona Norte desde abril

de 2016

São unidades que realizam atendimentos de saúde mental criadas para substituir as internações em hos-pitais psiquiátricos. Cada unidade tem como foco um segmento específico: Adulto, Infanto-juvenil e Álcool e outras Drogas (AD).

Todos os CAPS são serviços de porta aberta que ofere-cem atendimento multidisciplinar com psiquiatras, psi-cólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, oficineiros (de música, arte, artesanato), educadores físicos, nutricionistas e agentes redutores de danos.

CAPS

Os CAPS do Centro e da Zona Norte

possuem mais de

usuários ativos2 mil

Page 23: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

4544 IABAS SP | Balanço Social 2016IABAS SP | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

Pacientes acamados que precisam de acompanhamento contínuo de uma equipe saúde, mas que não necessitam de interna-ção em unidades hospitalares contam com o atendimento da Equipe de Multiprofissio-nal de Atenção Domiciliar (Emad) ou da Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap). Ambas prestam o apoio necessário em con-sonância com os serviços de referência.

O objetivo deste serviço é fazer com que os pacientes fiquem menos tempo internados, diminuindo o risco de infecção hospitalar e promovendo um contato mais próximo com a família. Ele é oferecido a pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamen-to ou em situação pós-cirúrgica.

EMAD e EMAP Melhor em casa

2.114atendimentos

em 2016

As equipes de EMAD e EMAP do IABAS realizaram

É voltado para o cuidado de pessoas com deficiência intelectual em situação de fragilidade e vulnerabili-dade social e suas famílias. O APD foi pensado para estar em constante contato com o usuário, a família e a comunidade, atuando nos processos de inclusão. Entre as ações realizadas estão o acompanhamen-to em atendimentos de saúde, atividades de lazer e educação, auxílio na mediação de acordos e suporte às ações de empregabilidade.

APD

2.100 pessoas em

2016

As equipes de APD do Centro

e da Zona Norte acompanharam

mais de

Page 24: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

4746 IABAS SP | Balanço Social 2016IABAS SP | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

Trabalhamos para organizar o Sistema Local de Saúde (SLS) a partir do fortalecimento da Atenção Básica. Formação em serviço, sistematização das ações, acompanhamento dos indicadores de produção e qualidade são as quatro frentes de trabalho da linha de cuidado.

São realizados encontros quinzenais com as lideranças e a equipe técnica das unidades, visando diagnosticar, analisar e propor estratégias para dar andamento aos processos de trabalho das diferentes áreas técnicas.

Também articulamos a rede, formando conexões entre as unidades e os programas sob gestão do IABAS e das Coor-denadorias Regionais de Saúde (CRS). Melhorando a comunicação entre os serviços, é dado um importante passo para garantir, de forma integral e articulada, a assistência aos usuários.

Avanços em São PauloAtenção Básica

• 372 mil visitas domiciliares de agentes da Estratégia de Saúde da Família

• Unidades IABAS com ESF realizaram mais de 52 mil consultas de enfermagem desde abril

• Médicos generalistas e clínicos gerais IABAS realizaram quase 160 mil consultas em 2016

O trabalho do IABAS no âmbito da Saúde Mental visa ao fortalecimento e à articulação com a rede de atenção psi-cossocial de São Paulo e à qualificação do processo de trabalho nas unidades gerenciadas. Alinhamos as diretri-zes nos diversos equipamentos de Saúde Mental. Todos os CAPS também passaram por um alinhamento in loco para capacitar os novos colaboradores.

No final de 2016, também foi realizada a mudança de en-dereço do CAPS Infanto-juvenil Santana para uma sede nova, com melhores condições de acessibilidade para o atendimento a crianças e adolescentes. A UAI Santana também tem novo endereço desde outubro, com melho-res condições para a moradia dos usuários. Agora, a casa está localizada próxima ao CAPS AD Santana, que é a uni-dade de referência.

Saúde Mental

Desde que o IABAS assumiu CAPS, Unidades de Acolhimento e Residências Terapêuticas em São Paulo, foram realizados

atendimentos no Centro e na Zona Norte

23.329

Em outubro, o IABAS assumiu a gestão

de cinco hotéis do programa De Braços

Abertos na região Central, que atendem

usuários de crack e outras drogas em processo de ressocialização

Page 25: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

4948 IABAS SP | Balanço Social 2016IABAS SP | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

Nos dois Prontos-socorros administrados pelo IABAS, foram promovidas melhorias em cinco frentes: gestão do acesso, qua-lificação do cuidado, participação social, articulação da Rede de Atenção à Saúde e regularizações em órgãos fiscalizatórios.

O IABAS se destaca pela rigorosidade na cobertura dos plantões de sua responsabilidade nos Prontos-socorros. Em novem-bro, o índice chegou ao nível que demonstra o padrão do Instituto: 100% de cobertura no PS Barra Funda e 99,38% de co-bertura no PS Santana.

Digitalização dos exames de raio-X, padronização da Comissão de Avaliação de Prontuários e da ferramenta de avaliação, atualização da Comissão de Ética Médica e otimização do abastecimento de materiais e medicamentos são outras melho-rias assistenciais promovidas desde a chegada do IABAS.

Urgência e Emergência

Série histórica do número de atendimentos durante a gestão IABAS:

14000

12000

10000

8000

6000

4000

2000

0

núm

ero

de

aten

dim

ento

s

MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV

Atendimentos PS Santana

10000

8000

6000

4000

2000

0

núm

ero

de

aten

dim

ento

s

JUL AGO SET OUT NOV

Atendimentos PS Barra Funda - Gestão IABAS 2016

Total Atendimentos durante a Gestão IABAS

PS Santana (maio a novembro de 2016)

PS Barra Funda (julho a novembro de 2016)

78.117

50.909

Ampliação do número de altas com encaminhamento

Ampliação do número de remoções para internação ou avaliação de especialista

80%

MAI - NOV

2 0 1 6PS Santana

77%

MAI - NOV

2 0 1 6PS Santana

59%JUL - NOV

2 0 1 6PS Santana

138%

JUL - NOV

2 0 1 6PS Barra Funda

Page 26: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

4GESTÃO

Page 27: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

5352 GESTÃO DE PESSOAS | Balanço Social 2016GESTÃO DE PESSOAS | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

Nossas diretrizes se expressam por meio da competência e do profissionalismo na seleção, contratação, integração, aloca-ção e promoção dos Recursos Humanos e da busca constante pela excelência dos serviços prestados. São utilizados pro-gramas sistematizados de acompanhamento e avaliação de resultados e fomentada a promoção e manutenção do bom ambiente de trabalho. Hoje, contamos com aproximadamente 11.679 profissionais comprometidos na atuação de contratos de gestão de saúde, acreditando em um atendimento qualificado, humanizado e transformador.

Diretrizes

Gestão de Pessoas

Excelência. Esse é o principal objetivo do IABAS. Excelência em atendimento. Excelência em administração. Excelência em gestão. Isso só é possível com uma equipe qualificada e moti-vada, por isso investimos muito na gestão de pessoas.

Além disso, qualquer organização que atue em contratos públi-cos, precisa ter, antes de qualquer atributo, transparência. Para

Gestão

G E S T Ã O D E P E S S O A S

isso, possuímos diversas ferramentas de controle e divulgação.A divulgação, aliás, fica a cargo da nossa equipe de comuni-cação, que garante a transparência de nossas ações e integra nossos colaboradores, usuários e comunidade utilizando ins-trumentos voltados para cada público específico.

Conheça as principais iniciativas de gestão do IABAS.

No IABAS, sempre buscamos os melhores resultados e isso só é possível quando se investe em pessoas. O nosso trabalho tem como base orientar e construir atitudes positivas entre colaboradores e clientes externos. A equipe de gestão de pessoas busca permanentemente facilitar uma abordagem mais próxima dos gestores com as suas equipes na ponta. Dentro desta prática estão o incentivo do gerenciamento participativo em um modelo de liderança empreendedora, o fortalecimento da importância de motivar pessoas e reter talentos e o estímulo do ambiente criativo e inovador.

Profissionais qualificados e motivados para alcançar as me-tas propostas. Esse é o principal objetivo do Planejamento Anual de Pessoas, que permite identificar as necessidades do IABAS, assim como o Programa de Atração e Seleção, contando com as diretrizes de recrutamento, remaneja-mento e alocação da equipe. Para contar com os melhores profissionais, utilizamos políticas de seleção que permitam o aproveitamento do potencial de talentos internos, bem

Programa de Atração e Seleção de Pessoas

O programa de Avaliação de Desempenho do IABAS permi-te avaliar fatores de aspectos interpessoal e habilidades dos colaboradores, identificando os talentos e o desempenho alcançado. O programa identifica competências e poten-cialidades, necessidades de treinamento e/ou aperfeiçoa-mento, estabelecendo metas e novas conquistas com base nos objetivos organizacionais. As avaliações são realizadas anualmente de forma que possam ser obtidos os índices al-cançados pela Instituição através das suas áreas, alcançan-do os indicadores estabelecidos nos Contratos de Gestão de responsabilidade do IABAS.

Para o IABAS é primordial manter seus colaboradores moti-vados e capacitados e, consequentemente, trazendo melhor desempenho e melhores resultados. Atuar de forma preven-tiva com todos os aspectos relacionados ao trabalho é o ob-jetivo do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, tanto no lado profissional (diminuição da produtividade, absente-ísmo, turnover), quanto no pessoal (doenças, insatisfação, conflitos internos, entre outros).

Desenvolvimento e Performance

Qualidade de Vida no Trabalho

como a contratação de pessoas alinhadas aos nossos valo-res e objetivos estratégicos.

Como fator de grande relevância, atendemos aos princípios da transparência, moralidade e economicidade, de acordo com os termos da lei das organizações sociais, tendo reali-zado e divulgado no site oficial do IABAS dezesseis Proces-sos Seletivos Públicos em 2016, além dos Processos Seleti-vos Internos, de acordo com a necessidade das áreas.

Page 28: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

5554 GESTÃO DE PESSOAS | Balanço Social 2016GESTÃO DE PESSOAS | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

Este grupo busca prevenir acidentes e doenças do trabalho por meio de treinamentos, monitoramento dos riscos nos ambientes de trabalho e da promoção da segurança. A principal finalidade é orientar as atividades de prevenção de danos, de promoção e de proteção à saúde, reintegração ao trabalho, assim como promo-ver a qualidade de vida no trabalho. No período 2012 a 2016, tive-mos um total aproximado de 8.937 participantes em capacitações diversas.

Anualmente, são realizadas campanhas de prevenção e conscien-tização por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A principal função deste grupo é prevenir acidentes, realizar inspeções, organizar e promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Agregadas às atribuições, são realizadas inspeções periódicas garantindo boas condições ergo-nômicas, ambientais e de segurança, cumprindo as resoluções da Norma Regulamentadora NR32. Com o objetivo de propiciar um ambiente de trabalho saudável, o IABAS realiza ações multidisciplinares de segurança, integrando as equipes e atuando nos fatores que influenciam a qualidade de vida do trabalhador.

A qualificação das equipes de saúde fortalece a atuação dos serviços e dos profissionais da saúde para que sejam capa-zes de analisar os problemas da sociedade e procurar solu-ções para os mesmos.

A Educação Permanente busca colocar a pertinência dos conteúdos e recursos para a formação técnica, partindo do pressuposto da aprendizagem significativa, que promove e produz sentidos e conhecimentos no cotidiano das institui-ções de saúde, da realidade vivida pelos atores envolvidos, e tendo como base de interrogação e mudança os problemas enfrentados no cotidiano e as experiências desses atores.

Segurança do Trabalho

Educação Permanente UPA RF ESF

PADISPSEDE

229 74 82

381634

12.118 2.377

590ATIVIDADES

participantes horas de treinamentos

Dessa forma, os processos de qualificação são estruturados a partir da problematização do seu processo de trabalho, com o objetivo de transformar as práticas profissionais e a própria organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das populações, da gestão seto-rial e do controle social em saúde.

Utilizamos uma lógica descentralizadora, ascendente e transdisciplinar, com uma abordagem que propicia a demo-cratização institucional, o desenvolvimento de capacidade de aprendizagem, de docência e de enfrentamento criativo das situações de saúde, e de melhorar permanentemente a qualidade do cuidado à saúde.

Page 29: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

5756 COMUNICAÇÃO EM SAÚDE | Balanço Social 2016COMUNICAÇÃO EM SAÚDE | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

Sendo a comunicação um fator primordial para o acesso à saúde no âmbito do SUS e para que os 11.679 mil funcionários do IABAS participem dos avanços da instituição, o nosso cres-cimento veio acompanhado de um grande investimento na área.

Atualmente, o IABAS se comunica com quatro públicos: cola-boradores, usuários, comunidade e imprensa.

Para que a comunicação seja estabelecida de forma direta e eficaz, atingindo seus objetivos primordiais, informar aos diver-sos públicos e, especificamente da comunicação institucional,

Para garantir a uniformidade das mensagens da Instituição nos três estados onde atua, o IABAS reforçou as atividades via portal, redes sociais e materiais impressos, produzindo folhetos, cartazes e cartilhas, além de peças para Facebook e Instagram.

Com base em datas de oportunidade identificadas no plano de Comunicação, ações foram desenvolvidas em cada perí-odo comemorativo. Peças exclusivas foram produzidas para exposição em unidades, redes sociais e e-mail marketing para os colaboradores.

Comunicação em saúde

Comunicação Institucional

G E S T Ã O D E P E S S O A S

As atividades do IABAS ultrapassaram os muros da instituição e foram pauta em diversos veículos no país. A historia do menino Davi, que foi atendido na UPA Vila Kennedy e recebeu 270 pontos no rosto após ser atacado por cachorro, foi destaque no jornal Extra, na Band e na Record, assim como a história do Dr. Dulcídio, pediatra de 87 anos da UPA Madu-reira, que encantou em materia veículada no jornal O Globo. Além disso, os jornais O Globo e Estado de S. Paulo publicaram artigos assinados por colaboradores do instituto.

Seguindo tendência mundial, cada vez mais, a internet aproxima as pessoas via mídias sociais. Não foi diferente com o IABAS. Por meio de linguagem acessível e investimento em posts ilustrados e com imagens no Facebook e no Instagram, conseguimos estreitar contato com colaboradores e pacientes. Dessa forma, as informações sobre serviços, campanhas e realizações foram compreendidas pe-los diversos públicos.

Um vídeo produzido pela Secretaria de Saúde no Hospital Rocha Faria para o Na-tal com a apresentação do coral Cantareiros, alcançou mais de 10 milhões de in-ternautas. Compartilhado mais de cem mil vezes, viralizou nas redes e, a repercus-são foi tanta, que o grupo de cantores chegou a participar de um dos programas de maior audiência no país.

O trabalho de comunicação visual também foi reforçado. A identidade visual e a ambi-ência das unidades contou com a colabo-ração das equipes da ponta em unidades básicas e de emergência e avançou, me-lhorando o fluxo das unidades e deixado o ambiente mais agradável para funcionários, pacientes e seus acompanhantes.

O Hospital Rocha Faria, no Rio de Janeiro, ganhou uma brinquedoteca com painel grafitado pelo artista Renan Esteves. A nova sala, aprovada pelas crianças, é um exemplo da importância da comunicação na humanização das unidades de saúde.

Além de toda a identificação de setores nas unidades, uniformes e ambulâncias ganharam padronização de acordo com a rede de saúde em que estão inseridos, garantindo uma imagem única em todas as unidades geridas pelo IABAS.

Relação com a imprensa

Mídias Sociais

Comunicação visual

atuar na valorização da equipe e disseminação dos resultados, o IABAS, ao longo de 2016, fortaleceu alguns canais, garantin-do acesso às informações sobre a evolução do instituto e dos indicadores de saúde nas unidades e territórios geridos pela organização, por meio de cartilhas, portal, mídias sociais e re-lacionamento com a imprensa.

A equipe de comunicação foi reforçada e ganhou quatro no-vos colaboradores, sendo uma em São Paulo. Dessa forma, o setor ganhou agilidade e intensificou as atividades de comuni-cação interna, estreitando o vínculo com as equipes da ponta.

Page 30: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

5958 TRANSPARÊNCIA | Balanço Social 2016 TRANSPARÊNCIA | Balanço Social 2016Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

A utilização consciente dos recursos financeiros envolve a busca pela otimização e diminuição dos custos, garan-tindo a qualidade dos serviços oferecidos. O IABAS busca comprar materiais, equipamentos e a contratação de diver-sos serviços como limpeza, manutenção e vigilância, com menores preços e com padrão de qualidade que atenda da melhor forma às unidades de saúde que administramos. A contratação segue sempre a lógica do menor preço pela melhor qualidade do produto. Seguindo por esses dois eixos conseguimos alcançar a excelência na gestão dos contratos geridos pelo IABAS.

Visando garantir a qualidade e assegurar eventuais correções nos diversos processos internos passa-mos pelo controle das auditorias.

A auditoria é o exame de demonstrações e aponta-mentos administrativos que avalia a exatidão, inte-gridade e autenticidade dos registros, documentos e processos de trabalho, evitando fraudes.

O IABAS passa periodicamente por processos de auditorias financeiras e nos departamentos de compras, de pessoal, de prestação de contas e con-tábil. Isso garante transparência e consolida o traba-lho de gestão para os diversos órgãos externos de fiscalização como Prefeituras, Controladorias, Pro-curadorias, Tribunal de Contas e Ministério Público.

TransparênciaUtilização consciente dos recursos

Auditorias

T R A N S P A R Ê N C I A

Nos dias de hoje é importante assegurar que as relações de trabalho entre empregados e empresas se deem de maneira legal, satisfatória e segura para ambos. A implantação do controle biométrico de ponto assegura ao empregado a correta remuneração de suas horas trabalhadas, evitando perdas. A empresa, por sua vez, consegue atuar de acordo com as leis trabalhistas e se torna capaz de comprovar eventuais ações junto a fiscalização por parte do Ministério do Trabalho e Empre-go ou Ministério Público. O ponto biométrico é o comprovante de presença de cada funcionário contratado. É um sistema moderno, atualizado e de segurança, que busca garantir maior controle por parte do IABAS sobre a vida funcional de cada colaborador, gerando mais transparência e (otimizando) a produtividade.

Aferição de carga horária trabalhada

Page 31: IABAS,iabas.org.br/wp-content/uploads/2017/08/IABAS_BALANCO_SOCIAL_… · APRESENTAÇÃO AP 4.0 AP 5.1 AP 5.2 AP 5.3 AP 3.3 AP 3.2 AP 2.2 AP 2.1 AP 1 AP 3.1 Atuação do IABAS nas

60 COMUNICAÇÃO EM SAÚDE | Balanço Social 2016 Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.