Identidade: Poder e Propósito -...

18
Identidade: Poder e Propósito 1

Transcript of Identidade: Poder e Propósito -...

Identidade: Poder e Propósito

1

Identidade: Poder e Propósito

2

Dicas para a leitura desse eBookOlá, este eBook é especialmente para você LÍDER e APREN-DIZ, mas também vai trazer algumas ideias para o seu GRUPO DE RELACIONAMENTO (exemplo, dinâmicas e músicas).

Nosso principal alvo é equipar você para multiplicar os valo-res essenciais do Movimento Missional.

Este eBook é um PDF interativo, e para um melhor aprovei-tamento de todo conteúdo, recomendamos que o abra nos aplicativos Adobe Reader ou Adobe Acrobat, caso ainda não o tenha instalado, faça o download gratuitamente na Google Play (android) ou App Store (iOS).

Quando você encontrar esses botões

sinta-se a vontade para clicar, pois eles te levarão para uma página externa de vídeo, texto ou download de algum mate-rial, que ajudará você a aprofundar o conteúdo.

Esperamos que essas funções te ajudem na leitura do texto. Boa leitura!

Identidade: Poder e Propósito

3

ObjetivosSABERCompreender a importância da Unidade no Corpo de Cristo.

SERCrescer na identidade Cristocêntrica.

FAZERAssumir a responsabilidade de construir relacionamentos que promovam a unidade.

Esse E-BOOK foi desenvolvido a partir de esboços ministrados no Retiro de Líderes de Grupo de Relacionamento da IBC, 2017.

Direção editorial e texto: Christiane Roswitha W. Massambani e Luis Fernando Velasco.Projeto Gráfico e Diagramação: Euriano SalesFotos: Afonso RochaColaborador: Armando BispoProdução: Núcleo de Capacitação da Igreja Batista Central de FortalezaEdição 1: Fortaleza, 15 de setembro de 2017

Identidade: Poder e Propósito

4

Índice5

11

15

17

1. Unidade e Missão......................................................................... - Suportar uns aos outros - Promover e nos esforçar para preservar a unidade - Promover a mútua edificação fazendo uso dos dons que o Espírito Santo. - Música: Unidade e Diversidade

2. Identidade..................................................................................... Os 3 C`s - Caráter, Competência e Compromisso

3. Responsabilidade Pessoal.......................................................

4. Sugestão de Livros....................................................................

Identidade: Poder e Propósito

5

1. Unidade e Missão

Neste momento da história, Deus está levantando uma ge- ração de discípulos a fim de cumprir o seu plano maior: Recon- quistar o que Adão entregou nas mãos de Satanás. A reconquista tem como estratégia a UNIDADE da Igreja. Jesus orou por uni- dade dos discípulos, tal qual a unidade que Ele tinha com o Pai, por um simples e objetivo propósito: “...para que o mundo creia” (João 17).

Na carta aos Efésios, o apóstolo Paulo fundamenta a fé e a prática dos crentes nas verdades eternas agora reveladas. Desde a eternidade bençãos espirituais são reservadas ao seu povo. Se aposse delas por meio do sacrifício de Cristo. Nele nos tornamos uma nova humanidade unida por meio da cruz e cuja força e po-der espiritual abalariam principados e potestades desse mundo tenebroso.

“Ele faz que todo o corpo se encaixe perfeitamente. E cada parte, ao cumprir sua função específica, ajuda as demais a crescer, para que todo o corpo se desenvolva e seja saudável em amor”. Efésios 4:16

Identidade: Poder e Propósito

6

Juntos com Cristo, unidos em um só Corpo - a sua Igreja, as manifestações poderosas de Deus se tornariam conhecidas dos poderes espirituais, não pelo indivíduo isolado, mas conectado ao Corpo e como parte de uma nova humanidade. Paulo apela para a unidade demonstrando a base comum dela: Somos um Corpo, temos um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, assim como cremos num único e verdadeiro Deus.

Unidade não é uniformidade. Só o sistema mundano promove uniformidade – todos têm que se vestir de um só jeito, usar um determinado tipo de equipamento, etc. Por comodismo e por preferência essa é a tendência natural, valorizarmos o que é semelhante ou igual. Enquanto o inimigo procura uniformidade, Deus cria UNIDADE na beleza da diversidade.

Por isso, não nos congregamos apenas com os que têm o mesmo gosto ou as mesmas preferências pessoais, mas com todos que embora diversos e até desconhecidos, concordem em adorar e servir Àquele que nos faz um.

“A igreja é aresposta para

os dias de hoje”Armando Bispo

Clique no botão e assista na íntegra a palavra do Pr. Armando Bispo sobre Unidade.

Identidade: Poder e Propósito

7

Como Deus nos fez diferentes e imperfeitos, Paulo nos dá três importantes recomendações para a preservação da unidade entre nós:

1. Suportar uns aos outros. Suportar é saber absorver como uma rede que absorve a bola, sem devolvê-la com a mesma força que recebeu, ou seja, tolerar o impacto da diferença, co-locar-se ao lado, ser mais ouvido do que voz, aceitar o outro. Ao invés de querer torná-lo parecido conosco no jeito de ser, devemos apontar sempre para a conformidade com o caráter de Cristo.

2. Promover e nos esforçar para preservar a unidade. Todos somos filhos adotivos do mesmo Pai, por isto não faz sentido pensar em divisão, falar mal uns dos outros, não perdoar e não buscar reconciliação quando houver qualquer tipo de ofen-sa. O que somos em Cristo nos desafia a cooperar com Deus naquilo que Cristo conquistou com sua vida – Nossa Unidade num só Corpo.

Identidade: Poder e Propósito

8

3. Promover a mútua edificação fazendo uso dos dons que o Espírito Santo livremente dá a cada um de nós. Todos rece-bemos pelo menos um dom espiritual. Todos somos habitados em igual medida pelo Espírito Santo de Deus, por isso, tanto podemos edificar a vida de outros, como somos por eles edi-ficados na medida que servimos ou compartilhamos de for-ma recíproca o que Deus tem nos falado pela meditação na Palavra. Assim, crescemos e somos edificados em amor.

Jesus é o Cabeça da Igreja e nós somos o Seu Corpo Vivo na Terra. Nenhum membro do corpo subsiste ou funciona sem estar ligado ao restante do corpo, por isso, concluímos que não pode-mos andar sozinhos como se um pé resolvesse caminhar sem o resto do corpo, da mesma forma a UNIDADE nos ensina que so-mos interdependentes e precisamos uns dos outros.

Enquanto estamos em Cristo, RELACIONAMENTO uns com os outros é o que nos define como Corpo Vivo, Saudável e gerador de novas vidas em Cristo. Por isso, não podemos nos dispersar. Vamos orar, preservar e celebrar a UNIDADE da Igreja da qual somos parte importante e vital para o cumprimento da missão.

Clique no botão e veja como aplicar a dinâmica em seu grupo

Identidade: Poder e Propósito

9

Unidade e DiversidadeVencedores Por Cristo

Da multidão dos que creram era só um o coraçãoE a alma, uma somente, uma sementeSomente uma esperança brotando dentro da genteNosso era o pão cada dia, Nosso era o vinho, santa foliaO que se parte reparte a própria vidaGalho ligado à parreira, vida em comum verdadeira.

Sempre grande poder, curas, milagres de Deus.Sempre proclamação Cristo, o Senhor, ressurgiu.Da multidão dos que creram era só um o coraçãoE a alma, muita alegria, singela a vida.Na simpatia de todos nasce a igreja de novoPovo de Deus, sal e luz pra todos os povos.

Clique no botão e assista ao vídeo com a música.

Identidade: Poder e Propósito

10

Unidade e DiversidadeCifra simplificada para uso nos grupos

D A G GmDa multidão dos que creram era só um o coraçãoF#m Bm Em AE a alma, uma somente, uma sementeD/F# E7 Em D/F# G ASomente uma esperança brotando dentro da genteD A G GmNosso era o pão cada dia, nosso era o vinho, santa foliaF#m Bm Em AO que se parte reparte a própria vidaD/F# E7 Em D/F# G A D G DGalho ligado à parreira, vida em comum verdadeira.F#m Bm G D/F# E7 ASempre grande poder, curas, milagres de Deus.F#m Bm G D/F# Em D C ASempre proclamação Cristo, o Senhor, ressurgiu.D A G GmDa multidão dos que creram era só um o coraçãoF#m Bm Em AE a alma, muita alegria, singela a vida.D/F# E7 D/F# E7Na simpatia de todos nasce a igreja de novoEm D/F# G A G DPovo de Deus, sal e luz pra todos os povos.

Identidade: Poder e Propósito

11

2. IdentidadeA vida de um organismo vivo está distribuída em suas

células. Estima-se que o corpo humano possua mais de 200 tri-lhões de células. Cada uma delas, no seu DNA, possui todas as in-formações e todo potencial que precisa para viver, crescer, ama-durecer e reproduzir. Embora a vida esteja dentro da célula, essa vida somente pode se manifestar, crescer e se desenvolver se estiver conectada às outras células que formam o corpo.

Assim como acontece num organismo biológico, é no interior de cada uma das células do Corpo de Cristo que está deposita-do o código genético da vida espiritual. Em cada discípulo há o que define identidade e propósito. Somos feitos para compor um Corpo Vivo, espiritual cujo funcionamento depende da justa co-operação de cada parte unida e conectada a Cristo – O Cabeça! (Col 1.18, Ef 4.15-16)

Identidade: Poder e Propósito

12

“Somos filhos, somos amados,

somos escolhidos, somos chamados,

temos uma missão!”Luis Fernando Velasco

Temos uma identidade! Somos cristocêntricos, missionais, multiplicadores porque Ele nos resgatou, nos purificou e nos fez filhos amados selando-nos com o Espírito Santo (Efésios 1.3-5).

Não somos mais órfãos, abandonados, vivendo em busca de valor, aceitação e significado; Deus nos adotou, somos chama-dos filhos de Deus. Essa identidade indica que temos um pro-pósito, uma razão pela qual viver, temos uma missão (João 20.21).

Qual é nossa identidade e propósito? Somos filhos amados chamados para Amar a Deus, Amar uns aos outros e Proclamar Jesus.

A identidade definida pela presença do Espírito em cada discí-pulo, além do propósito, indica que como membros do Corpo de Cristo, precisamos assumir a Responsabilidade para crescer-mos e amadurecermos em função da UNIDADE e EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO.

Identidade: Poder e Propósito

13

Embora ligados em um mesmo Corpo, com mesmo pro-pósito e poder, cada discípulo é diferente, distinto e singular (1 Co.11:12,18-28). Cada um carrega características próprias, virtu-des, vícios, pecados, maus hábitos e disfunções.

Alguns membros do Corpo são:

• Desequilibrados no Caráter, e por isso mais irados e pas-sionais. Eles geram e reproduzem feridas emocionais, amar-gura e isolamento no Corpo.

• Disfuncionais no Compromisso, e por isso mais críticos e arrogantes. Eles reproduzem dúvidas, desalinhamento e divisões no Corpo.

• Deficientes na Competência, e por isso mais passivos e murmuradores. Eles multiplicam descontentamento, des-motivação e indiferença no Corpo.

Identidade: Poder e Propósito

14

No Corpo existem membros saudáveis que crescem, amadure-cem e produzem vida; mas também há discípulos não-saudáveis, que adoecem, não crescem e não reproduzem vida. Por que isso acontece se todos receberam a mesma vida do Cabeça - Cristo?

A questão é que embora a vida esteja potencialmente depositada no DNA de cada célula, essa vida só se repro-duz quando as células estão conectadas uma às outras.

Células desconectadas, que não se relacionam com outras células, adoecem e fazem adoecer.

Identidade: Poder e Propósito

15

O Espírito Santo produz no discípulo o desejo e a habilidade de compreender a vontade de Deus. Por isso, cada discípulo é o principal responsável por submeter-se a ação do Espírito bus-cando ativamente seu crescimento pessoal e do Corpo.

Embora a responsabilidade pessoal de crescer, amadurecer e reproduzir vida esteja em cada discípulo, a fonte desse po-der não é da pessoa, mas do Espírito que nele habi-ta (Jo.14:16-17,26). Por isso, é importante aprender a depender e cultivar esse poder.

Responsabilidade pessoal significa que cada discípulo: • Tem a capacidade, a autonomia e a habilidade de cumprir seu papel, função e chamado. • Tem a habilidade de responder pelo seu próprio comportamento.• É independente, não depende do ambiente e das circuns- tâncias a fim de ser o que foi designado para ser.

3. Responsabilidade Pessoal

Identidade: Poder e Propósito

16

É preciso estar ligado e conectado à fonte. A respon-sabilidade primária de cada membro do Corpo de Cristo é per-manecer ligado à fonte. Permanecer é pré-requisito para repro-duzir e multiplicar (Jo.15.4).

A forma mais eficaz de permanecer ligado e receber poder do Espírito Santo é cultivar a prática do MAPA. Essa ferramenta facilita o nosso encontro e a nossa cami-nhada com Deus no dia-a-dia, onde procuramos continu-amente saber o que Deus está nos dizendo e o que vamos fazer a respeito.

O MAPA é um estilo de vida que estimula a Respon-sabilidade Pessoal no contexto relacional do Corpo de Cristo. Quanto mais permanecermos ligados, mais vida será GERADA EM NÓS e mais vida será MULTIPLICADA ATRAVÉS DE NÓS.

“Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:5

Clique no botão e acesse um infográfico sobre o que é o MAPA.

Identidade: Poder e Propósito

17

Se você quer aprofundar sugerimos a leitura dos seguintes livros:

Uma vida com Propósitos – para que estou na terra.Autor: Rick WarrenEditora Vida

O Deus Esquecido – revertendo nossa trágica negligência com o Espirito Santo.Autor: Francis ChanEditora Mundo Cristão

Caminhos Esquecidos – reativando a Igreja Missional.Autor: Alan HirschEditora Esperança

4. Sugestão de Leitura

Identidade: Poder e Propósito

18