ID.MAN

24
moda atitude questionamento

description

Trabalho Editorial Fanzine sobre Moda masculina

Transcript of ID.MAN

Page 1: ID.MAN

moda atitude questionamento

Page 2: ID.MAN

1Sobre mim

SUMÁRIO

2DandismoHistória da Elegância Masculina

6Dica de Leitura

8InterfashionizadosTwits Fashions

10AcessóriosComo usar, onde encontrar

14EnsaioO Cinquentão Metrossexual

20Calendário Oficial da Moda BrasileiraDatas dos maiores eventos de moda do Brasil

Page 3: ID.MAN

3

obre mimS

Pensar Moda, Questionar Moda, Publicar Moda, Criar Moda, Vestir Moda. Vestir pode ser um ato involuntário, aprendido, culturalizado, pode ser uma proteção intrin-seca, somente “necessária”, pode ser uma manifestação, um sentimento, uma reflexão. Moda pode ser um disfarçe, pode ser uma bobagem ou algo muito esquisito. pode ser uma teoria, pode ser...não sei, Moda não é precisa, não é exata, porque Moda é identidade e ponto, é você mais do que teoria, é você mais do que ditadura, é você mais do que você pensa que a Moda pode ser. Eu nunca fui exato e por isso quero compartilhar com você um pouco do que é Moda pra mim, do que julgo importante ser compartilhado. Com essas pequenas páginas espero enfrentar você!

@ge_designer Reginaldo Serafim [email protected]

Ra

fael

Mor

eno

Page 4: ID.MAN

4

O dandy é o cava-lheiro perfeito, é um homem que escolhe viver a vida de manei-ra leviana e superficial. Como uma máscara, ou um símbolo, é uma subespécie de intelec-tual que não desprime o esteticismo e a bele-za dos pormenores. É um pensador, contudo diletante, ocupando o seu tempo com lazer, atividades lúdicas e ociosas. Tem uma ob-sessão pela classe e é um dissidente do vul-gar. Fruto da recém nas-cida burguesia, donos de linguagem refinada e apreciadores das ar-

tes os dândis surgiram para distinguir-se da vulgaridade ao seu redor, usando do seu próprio ridículo para ri-dicularizar com o todo.O dandismo pode ser considerado um dos primeiros estereótipos do comportamento masculino, precursor de movimentos como os emos ou metrossexuais. Os dândis são o que chamavam de snob - sem nobreza. Essa pa-lavra era colocada na porta dos quarto dos alunos de Cambridge. Eles não tinham sobre-nomes aristocráticos, porém, frequentavam a sociedade juntamen-

DANDISMOHistória da elegância masculina

te com poetas, músicos, artistas, se espelhando na aparência destes. Assim, acabaram por criar um novo arquéti-po pop”. Executar uma toalete dândi exigia horas de dedicação diária, não mais para pintar e emperucar, mas para limpar, es-covar, lavar e fazer a barba, para engraxar as botas até a perfei-ção e para dar um nó exímio na gravata, que portava sempre um aspecto de indife-rença. Inventaram o estilo Cool. Seu traje era simultaneamente uma revolta e um chic clássico.

História da Moda

Page 5: ID.MAN

5

George Bryan Brum-mel (1778 – 1840) é apontado como o pri-meiro dândi. O inglês conhecido como “Beau Brummel” era um ho-mem bem excêntrico, ele afirmava que leva-va cinco horas para se arrumar, e como se isso não fosse o bastante, exigia que seus sapatos fossem lustrados com champagne! O seu estilo impecável que influenciou (e influen-cia até hoje) os ternos masculinos, era cha-mado de dandismo.

Foi Baudelaire, na segunda metade do século 19, o primeiro a descrever o dândi. Segundo as palavras do escritor "o dandis-mo não é um deleite excessivo com roupas ou elegância material. Para o dândi perfeito, essas coisas nada mais são do que o símbolo da superioridade aris-tocrática de sua men-te". Baudelaire con-siderava o dândi um rebelde desencantado que tentava criar uma nova aristocracia do gênio, ou pelo menos do talento, soberbo, sem calor e cheio de melancolia.

Talvez o maior exem-plo do dândismo tenha aparecido na Irlanda, na figura do escritor Oscar Wilde. Dota-do de senso de humor corrosivo, tendência ao paradoxo, neste caso superioridade aristo-crática, e vestuário es-palhafatoso, Wilde se tornou ilustre pela ma-neira como retratou a sociedade britânica, além de traçar algu-mas das mais valiosas considerações literárias a respeito da juven-tude, das paixões e do amor.

História da Moda

fonte: http://cherrynroll.blogspot.com

Page 6: ID.MAN

6

Hoje se busca uma contribuição do dandismo para as criações contemporâ-neas, trazendo toda a elegância proposta por Baudelaire para peças atuais, criando um novo homem a partir da intimidadade dandista com a sofistica-ção, o conforto e a contemporaneidade.

coleção outono/inverno 2010 DamillerChannel

O Dandismo Moderno

Page 7: ID.MAN

7

Acessórios como chapéus, suspensórios, bow tie (gravata borboleta) já fazem parte do repertório de muitos meninos, sendo usados em ocasiões especiais ou mesmo mais descolados, no dia-a-dia . Além disso os blazers e paletós já ganham um desenho mais acinturado, valorizando a sihlueta.

inverno 2011 para o SPFW - João Pimenta Ermenegildo Zegna

Page 8: ID.MAN

Dica de Leitura

Page 9: ID.MAN

9

Usando as palavras de Lula Rodrigues, que as-sina a orelha do livro, o que pode ter a ver Justin Timberlake com George Beau Brummel, o pri-meiro dândi, no século XIX? O que as pi-ups das revistas masculinas que rolavam nas trincheiras da Segunda Guerra tem a ver com os pin-ups boys de Bruce Weber, na guerra pela aceitação da ima-gem homoerótica nas publicações de moda para homens? Quem é esse cara que lê revista de moda no final da primeira década do século XXI? Muitas são as perguntas que permeiam a men-te dos homens sobre sua posição, seu lugar no mundo, suas responsabilidades e seu desejos. O homem, como gênero, tem, ao longo da história da humanidade, um papel muito parecido na cultura ocidental, não existem grandes revoluções, sutians queimados, luta pelos direito iguais, há sim uma grande tensão sobre o que se deve ser e pen-sar, que cria, ao longo da história, barreiras sobre assuntos como a Moda. Mas vemos também, que mesmo parecendo passar despercebida por gran-de parte dos homens, a moda vem trazendo uma contribuição para a igualdade. A imagem do herói ajuda a perceber a relação do homem com suas crenças, sua realidade as vezes escondida num disfarçe que só mostra seus super-poderes, deixando de lado o homem verda-deiro e suas dores contemporâneas. O Herói Desmascarado não se arrisca a somente arrancar a máscara do homem contemporâneo, mas ajuda-o a se libertar de paradigmas impostos sobre sua relação com a Estética, a Moda e seus significados. Arranque sua armadura e deixe-se vencer pela Moda. Boa Leitura!

O H

ERÓ

I DESM

ASC

AR

AD

O - A

ima

gem d

o homem

na m

oda

. Má

rio Qu

eiróz; Estaçã

o da

s Letras e

Cores; 20

09.M

ário é d

esigner, professor e consu

ltor de M

oda

. Ap

resenta su

as coleções no Sã

o Pa

ulo

Fashion W

eek desd

e 200

0 - w

ww

. ma

rioqu

eiroz.com.b

r

Page 10: ID.MAN

10

Minha relação com moda primeiramente é dividida em do que eu gosto em mim do que me sinto bem diferente dos outros. Não é pq eu não uso uma peça que eu acho que fique feia nos outros. O meu gosto sobre o que eu uso é baseado totalmente na música, mas também não são as únicas influências, também tenho base seriados que eu gosto como Supernatural e Lost...

Lucas F. Bittencourt@Lucasfixar Joinville - SCJesus, Família, Fixar, Fotografia e Design Gráfico.http://www.fixarmusic.com

Gosto de estar informado sobre tudo o que é tendência na moda, entretanto, não costumo me vestir à risca com o que estilistas ideali-zam como o correto. Quem sabe quando eu compreender que crité-rios os fazem afirmar o que deve ser usado em determinada estação e em outra não eu mude de idéia. Enquanto esse dia não chega costumo me vestir com o que acho bonito, com o que me faz sentir bem. Se é contemporâneo ou não é indiferente, mas em se tratando de vestuário pra mim menos é mais. O casual é sempre bem-vindo, já que simplicidade é o que há de mais sofisticado.

Vitor Krüger@vitorkruger JoinvilleJornalista, blogueiro e colunista do Portal Nossa Joinville. Apaixonado por comuni-cação, chocolate, cultura, mídias sociais e intervenções urbanas.http://flavors.me/vitorkruger

Interfashionizados

Page 11: ID.MAN

11

Minha relação com a moda é principalmete visar o conforto, sempre tento combinar o “estar bem vestido” com o “estar à vontade”.

Andre berto@andberto

Acho que a moda para homens é mais desfavorecida que a moda para mulheres... depois de muito tempo que o fluor está na moda, só agora que consegui comprar minha camiseta “yellow fluor”... e gostaria muito de ver a moda para mulheres entrelaçada com a para homes... saia masculina, por exemplo acharia muito legal... e adoro acessórios masculinos!!!

Januário@kaiojanuario Joinvilleserá que eu já posso enlouquecer ou devo apenas sorrir?

Page 12: ID.MAN

12

Acessórios

Bolsas são objetos de desejos para as mulhe-res e cada vez mais se tornam itens indispen-sáveis para os homens. Além de inspirarem modernidade e criarem um ar mais sofistica-do elas são totalmente funcionais não tendo somente valor estético mas também aliando praticidade e conforto. Estilo carteiro, mochi-la, saco, ou mais so-fisticadas como bolsas de mão e megabolsas, qual seu estilo?

Lojas RennerLojas Renner

Osklen Osklen

Colcci

Mormmai

Gucci

bolsas

Page 13: ID.MAN

13A

Acessórios

De sol ou de grau, eles são indispensá-veis para a saúde dos olhos e podem informar muito sobre o estilo de uma pessoa. Ray-Bans multicoloridos, Tom Fords elegantíssimos ou, uma ótima dica são as várias opções da Chilly Be-ans. (http://www.chillibeans.com.br/

Historicamente sempre foram respeitados pelos homens e, além de protegerem são aliados do estillo. Panamá, Coco, Boné, Cartola, Boina...a variedade é imensa, é só achar o que mais combina com você. A dica é a C&A, sempre tem modelos bem legais e baratos!

óculos

chapéus

Tom Ford

Ray-Ban

Chilli Beans

Boina tweed Cartola tweed Fedora Boné

Vários modelos de Panamá

cessórios

Page 14: ID.MAN

14

Aposte nas gravatas! Elas sempre foram sím-bolo de classe e sofisti-cação, mas hoje podem até estarem presentes em looks mais discon-traídos ou informais. Sua origem vem dos lenços amarrados ao pescoço para proteger do frio, mas há muito tempo já não tem essa função, mas ainda são essenciais no guarda-roupa masculino. Já são muitos os estilos disponíveis, variando na largura e nos mate-riais como Skinny, slim, de malha, de lã ou ve-ludo, bow tie (borbo-leta), divertidas, com mensagens, xadrez, li-sas; e também muitas as maneiras de usar, seja formalmente com terno ou blaser, seja de forma despojada com muitas variações.

Acessórios

gravatas

Page 15: ID.MAN

15

Uma das funções his-tóricas da Moda é o adorno, seja como ulto espiritual, como segre-gação de grupos, com poderes mágicos ou somente como enfeite, os colares e pulseiras sempre estiveram pre-sentes no corpo do ho-mem, e hoje podemos encontrar muitos estilos e formas de decorar nosso corpo com essas peças. O couro é muito usado hoje, geralmente são confortáveis e dão um toque elegante e despojado. Minha dica é o site www.tangerin-neacessórios.com.br, as peças deles são todas muito lindas!

pulseiras e colares

Acessórios

Page 16: ID.MAN

Bla

zer e Jeans escova

do C

OLC

CI

Coleçã

o Ou

tono/inverno 2011

Ken, o boneco mais famoso e mais fashion do mundo completa 50 anos com pinta de metrossexual.

Page 17: ID.MAN

Ca

saco

pa

ra c

huva

e C

alç

a S

ocia

l P

rest

on F

ield

- R

ENN

ER o

uto

no/

inve

rno

2011

Page 18: ID.MAN

Referência ZARA www.zara.com

Page 19: ID.MAN

Colete Request e Calça Jeans Blue Steel RENNER - Coleção Outono/inverno 2011

Page 20: ID.MAN

Camisa Xadrez e Calça Jeans HERING - Coleção Outono/inverno 2011

Page 21: ID.MAN

Referência ZARA www.zara.com

Page 22: ID.MAN

22

Calendário Oficial da Moda Brasileira

VERÃO 2011

FASHION de 30/05 a 04/06/2011

2012

RIO - À - PORTERde 31/05 a 03/06/2011

SPFW de 13/06 a 18/06/2011

SUL FASHION WEEK

de 09/06 a 11/06/2011DENIM PRÊT-À-PORTER

Duas novas semanas de moda que acontecem em conjunto na cidade de Florianópolis e que promete balançar a moda catarinense que ganha cada vez mais força no cenário nacional.

Já consagrada no cenário brasileiro, o Fashion Rio, sempre aberto pelo Prêmio Rio Moda Hype, traz as coleções dos maiores estilistas nacionais e movimenta o país.

Salão de Negócios de Moda e Design.

Maior evento de moda do Brasil, traz os mais consagrados estilistas e reúne os maiores nomes da moda na passarela, no backstage e na primeira fila!

CASA DE CRIADORESde 24/05 a 26/05/2011

Centrada, inicialmente, num movimento nascido na cena underground paulistana que aliava moda, comportamento e música eletrônica, a Casa de Criadores ampliou seu universo e foi incorporando estilistas e cria-dores de outros estados brasileiros, nos mais variados estágios de carreira.R

Page 23: ID.MAN

04/2011 Joinville - SC

Page 24: ID.MAN