Iêmen – nova guerra no Oriente Médio Tempestade decisiva : Arábia Saudita x Iêmen.

8
Iêmen – nova guerra no Oriente Médio Tempestade decisiva : Arábia Saudita x Iêmen

Transcript of Iêmen – nova guerra no Oriente Médio Tempestade decisiva : Arábia Saudita x Iêmen.

Page 1: Iêmen – nova guerra no Oriente Médio Tempestade decisiva : Arábia Saudita x Iêmen.

Iêmen – nova guerra no Oriente Médio

Tempestade decisiva :Arábia Saudita x Iêmen

Page 2: Iêmen – nova guerra no Oriente Médio Tempestade decisiva : Arábia Saudita x Iêmen.

Iêmen• O Iêmen é um pequeno país

situado na península Arábica, é banhado pelas águas do Golfo de Áden.

• Iêmen e Djibut controlam o Estreito de Bab El Mandeb que dá acesso ao Mar Vermelho e, consequentemente ao Canal de Suez – que, por sua vez, dá acesso ao Mar Mediterrâneo.

Page 3: Iêmen – nova guerra no Oriente Médio Tempestade decisiva : Arábia Saudita x Iêmen.

Iêmen – localização estratégica• A posição do Iêmen é, portanto,

estratégica, visto que os navios cargueiros utilizam a rota marítima indicada no mapa, cuja rota é: Oceano Índico, Golfo de Áden, Mar Vermelho, Canal de Suez, Mar Mediterrâneo, Estreito de Gibraltar e Oceano Atlântico. Trata-se de uma verdadeira avenida marítima, em que qualquer conflito com potencial de obstruir a passagem de navios em qualquer dos seus pontos pode acarretar grandes prejuízos para a marinha do mundo.

Page 4: Iêmen – nova guerra no Oriente Médio Tempestade decisiva : Arábia Saudita x Iêmen.

Iêmen • Até 1990 existiam dois países no território iemenita: o Iêmen do Norte e o

Iêmen do Sul que era pró-socialista.• Em 1990 ocorreu a unificação dos dois países formando um só país, cujo

nome é República do Iêmen que passa a ser governado pelo presidente do norte Ali Abdullah Saleh e por um primeiro ministro do sul.

• Em 1994 o sul tenta se separar outra vez, mas é derrotado em guerra civil e o presidente Saleh faz emendas na Constituição e a Lei Islâmica é adotada em todo o país.

• A religião oficial do país é o islamismo (99,1% da população), porém o sul é predominantemente sunita e o norte é habitado pelos houthis que são membros de um grupo rebelde, também conhecido como Ansar Allah ("Partidários de Deus"), seguidores de uma versão do xiismo conhecida como zaidismo. Os zaidis são cerca de um terço da população do Iêmen e governaram o norte do país por quase mil anos, até 1962.

Page 5: Iêmen – nova guerra no Oriente Médio Tempestade decisiva : Arábia Saudita x Iêmen.

Primavera Árabe• Em 2011, inspirados na Revolução Tunisiana, os jovens iemenitas iniciam

protestos por mais liberdade, empregos, participação política e melhoria nas condições de vida.

• A primavera árabe no Iêmen conseguiu retirar o Presidente Saleh do poder e, em junho de 2012 as novas eleições conduzem ao poder o atual Presidente Hadi.

• Em 2014, diante da possibilidade da volta de Saleh ao poder, novos protestos eclodem no país, deixando um vácuo no poder que é aproveitado pelos houthis que passam a dominar maiores porções do território iemenita e, que também abre espaço para o grupo Al Qaeda da Península Arábica (braço da Al Qaeda, fundado em 2009 a partir da junção de grupos fundamentalistas islâmicos sunitas da Arábia Saudita e do Iêmen).

Page 6: Iêmen – nova guerra no Oriente Médio Tempestade decisiva : Arábia Saudita x Iêmen.

Tempestade decisiva• EUA, Arábia Saudita e Egito, preocupados com os

desdobramentos dos embates que colocam em oposição houthis (xiitas) e os sunitas que apoiam o presidente, mais os militantes da AQPA que se aproveitam do caos político para ocupar mais áreas no país, decidiram atacar o Iêmen.

• A Arábia Saudita, em março do ano de 2015, resolveu atacar os houthis do Iêmen numa operação chamada “Tempestade Decisiva”, porém a situação tornou-se mais tensa, pois há o envolvimento de outros grupos no conflito, o que eleva a sua letalidade, ou seja, provocando morte de civis e combatentes.

Page 7: Iêmen – nova guerra no Oriente Médio Tempestade decisiva : Arábia Saudita x Iêmen.

Situação atual no Iêmen Os houthis (xiitas) tentam tomar o poder e enfrentam:•a oposição dos sunitas que apoiam o presidente.•A oposição do Al Qaeda da Península Arábica (AQPA) ou Al Qaeda do Iêmen que assumiu a autoria ao ataque ao Jornal Charlie Hebdo. E a Al Qaeda do Iêmen vem sofrendo ataques por parte do Estado Islâmico, sob a alegação que a organização no Iêmen é incapaz de proteger os sunitas.•A Arábia Saudita que apoia o presidente e tem o apoio do Egito e dos EUA.•A preocupação dos EUA, Arábia Saudita e Egito é intervenção do Irã na guerra do Iêmen.

Page 8: Iêmen – nova guerra no Oriente Médio Tempestade decisiva : Arábia Saudita x Iêmen.