Igreja Matriz Paulo

6

Click here to load reader

Transcript of Igreja Matriz Paulo

Page 1: Igreja Matriz Paulo

Igreja Matriz

Page 2: Igreja Matriz Paulo

Notícias.• A Igreja Matriz de São João Baptista em Vila do Conde é, em

termos de área utilizável, uma das maiores igrejas de Portugal. Embora a sua construção se tenha iniciado nos anos finais do século XV, em termos práticos, as obras decorreram, na parte mais significativa e definitiva, entre 1511 e 1514, no período em que as orientou o arquitecto biscainho João de Castilho.

• A este arquitecto se devem o pórtico, as colunas e os arcos que dividem as naves letrais da central, o coro e a capela-mor. São obra posterior as capelas do transepto e a torre sineira.

• Estilisticamente, enquadra-se no tardo-gótico, pois poucos e pouco significativos são os elementos que remetem para o Manuelino.

Page 3: Igreja Matriz Paulo

Imagem

• Igreja matriz

Page 4: Igreja Matriz Paulo

Mapa

Igreja Matriz A primitiva matriz era um pequeno templo de uma só nave, em que as paredes dos altares estavam ornamentadas com diversas imagens pintadas.Em 1538 pediam ao Mestre da Ordem Militar de São Tiago que lhes desse esmola para construir uma nova igreja. As obras começaram pouco depois, estando concluídas em 1554. É um dos melhores exemplares do Primeiro Renascimento no Algarve, atribuindo, Horta Correia, a autoria ao mestre pedreiro de Tavira, André Pilarte. De entre os patrocinadores aponta-se o Comendador de Alcoutim, o Marquês de Vila Real, D. Simão de Meneses, cujo brazão encima o portal.

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.portugalvirtual.pt/_tourism/algarve/alcoutim/mapcity300.gif&imgrefurl=http://www.portugalvirtual.pt/_tourism/algarve/alcoutim/ptindex.html&h=268&w=300&sz=12&hl=pt-PT&start=18&tbnid=FAMvjR83sTqWgM:

Page 5: Igreja Matriz Paulo

Igreja matriz.• No Outono de 1502, o rei D. Manuel acompanhado do seu séquito,

dirigiu-se a Compostela em peregrinação ao túmulo do Apóstolo. Está documentada a sua passagem por Vila do conde, tendo-se instalado em casa nobre e abastada para muros, tendo cada diedro sido reforçado por um forte gigante escalonado. Quase todas as faces são rasgadas por luminosas frestas. Encostado ao lado sul, eleva-se o campanário de simples empena sineira, de parapeito, também com ameias.

• No interior, destaca-se a artística obra de marcenaria, patente nos tectos de madeira, em caixotões, que cobrem a nave longitudinal e parte do transepto, importante trabalho, considerado dos mais notáveis do nosso país. Á esquerda da entrada, ladeando o corpo do templo, surge um amplo arco, de decoração manuelina, assinalando a existência da Capela dos Fundadores ou de Nossa Senhora da Conceição.

Page 6: Igreja Matriz Paulo

TRABALHO REALIZADO:

• POR :

• Paulo Ricardo Gomes Pereira.

•Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_Baptista_%28Vila_do_Conde%29"