Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · aberta para crianças de 3 a 12...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Não andeis ansiosos “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mt 6.25-26). A ansiedade é a antíte- se da convicção. A pes- soa ansiosa é aquela que tem dúvidas sobre o que há de vir. Podemos dizer que um indivíduo ansioso é alguém que está com sua fé abalada, pois “a fé é a certeza de coi- sas que se esperam, a convic- ção de fatos que se não veem” (Hb 11:1). Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa su- ceda ou não, a chamada an- siedade faz parte da vida das mais diferentes pessoas, nos mais diferentes contextos. O receio ou dúvida so- bre o que vai acontecer na vida profissional, com o futuro dos filhos ou com seu próprio futuro toma as pessoas de ansiedade. E isso não é privilégio de ri- cos ou pobres, velhos ou novos, crentes ou descrentes. Nós, seres humanos, somos inseguros por natureza. Queremos que as coisas e até as pessoas es- tejam sob nosso domínio, para termos um sentimento, ainda que falso, de con- trole sobre a vida. No Sermão da Montanha, em Mateus, Jesus afirma a Seus discípulos que eles não deveriam ficar ansiosos por nada que estivesse por vir, basicamente por- que quem cuida de nós, em todos os detalhes, é Deus. Ainda que saibamos que servimos a Jeová Jiré (Deus Provedor), nossa natureza limitada e pecami- nosa faz de nós seres ansiosos e, consequentemente, descrentes. A falta de fé acomete a todos(as), inclusive importantes personagens bíblicos, como Davi, Pedro e Maria Madalena. Há situações enfrentadas por nós que nos levam a duvidar se terão uma solução. Isso é natural, é humano. O que não po- demos permitir é que a ansiedade nos consuma a ponto de anular nossa fé. João Wesley, fundador do metodismo, dizia que, quando não tinha fé, orava pe- dindo a Deus que a concedesse. Podemos até ficar ansiosos por alguns mo- mentos e, às vezes, nossa fé pode ficar abalada. Mas, quando isso ocor- BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIII | Nº 575 | 28 DE JUNHO DE 2015

Transcript of Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · aberta para crianças de 3 a 12...

Page 1: Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · aberta para crianças de 3 a 12 anos de idade. Convi-de amigos, vizinhos e familiares para participar. Jesus quer

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Não andeis ansiosos“Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mt 6.25-26).

A ansiedade é a antíte-se da convicção. A pes-soa ansiosa é aquela

que tem dúvidas sobre o que há de vir. Podemos dizer que um indivíduo ansioso é alguém que está com sua fé abalada, pois “a fé é a certeza de coi-sas que se esperam, a convic-ção de fatos que se não veem” (Hb 11:1).

Comoção afl itiva do espírito que receia que uma coisa su-ceda ou não, a chamada an-siedade faz parte da vida das

mais diferentes pessoas, nos mais diferentes contextos. O receio ou dúvida so-bre o que vai acontecer na vida profi ssional, com o futuro dos fi lhos ou com seu próprio futuro toma as pessoas de ansiedade. E isso não é privilégio de ri-cos ou pobres, velhos ou novos, crentes ou descrentes. Nós, seres humanos, somos inseguros por natureza. Queremos que as coisas e até as pessoas es-tejam sob nosso domínio, para termos um sentimento, ainda que falso, de con-trole sobre a vida.

No Sermão da Montanha, em Mateus, Jesus afi rma a Seus discípulos que eles não deveriam fi car ansiosos por nada que estivesse por vir, basicamente por-que quem cuida de nós, em todos os detalhes, é Deus. Ainda que saibamos que servimos a Jeová Jiré (Deus Provedor), nossa natureza limitada e pecami-nosa faz de nós seres ansiosos e, consequentemente, descrentes.

A falta de fé acomete a todos(as), inclusive importantes personagens bíblicos, como Davi, Pedro e Maria Madalena. Há situações enfrentadas por nós que nos levam a duvidar se terão uma solução. Isso é natural, é humano. O que não po-demos permitir é que a ansiedade nos consuma a ponto de anular nossa fé.

João Wesley, fundador do metodismo, dizia que, quando não tinha fé, orava pe-dindo a Deus que a concedesse. Podemos até fi car ansiosos por alguns mo-mentos e, às vezes, nossa fé pode fi car abalada. Mas, quando isso ocor-

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIII | Nº 575 | 28 DE JUNHO DE 2015

Page 2: Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · aberta para crianças de 3 a 12 anos de idade. Convi-de amigos, vizinhos e familiares para participar. Jesus quer

rer, temos de fazer aquilo que Jeremias nos propõe: “Trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lm 3:21). Lembrar de tudo o que Deus já fez em nós e por meio de nós não soluciona magicamente nossos problemas, mas acalma o coração, alimenta a esperança e nos dá as condições necessárias para rom-permos em fé.

Que Deus nos ajude a controlarmos nossas ansiedades e a ter-mos fé em sua misericórdia, providência e amor.

Com carinho e estima pastoral,

Rev. Tiago ValentinTexto publicado originalmente no Boin de 15 de maio de 2011.

“ A ansiedade e o medo envenenam o corpo e o espírito. ”

George Bernard Shaw, dramaturgo e jornalista irlandês (1856-1650)

AtualidadeA propósito da tragédia em Charleston

A tragédia ocorrida no templo meto-dista na cidade americana de Charles-ton, na Carolina do Sul, em 17 de ju-nho, evidentemente teve motivação ra-cial. O atirador Dylan Roof, de 21 anos, sempre fez comentários racistas, ex-pressando seu ódio aos negros inclusi-ve durante o tiroteio. Isso é repugnante!

Mas um detalhe desse episódio me chamou a atenção. Segundo divulga-do pela imprensa, Dylan ganhou como presente de aniversário uma arma de seu próprio pai. Apesar de nos EUA o porte de arma ser legalizado, esta me parece uma atitude inadmissível. Per-gunto: que motivação teria um jovem de 21 anos ao ganhar uma arma? Cer-

tamente só alimentaria sua intolerância. A Bíblia diz, em Provérbios 22:6: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles”. Que objetivo teria um pai ao presentear seu filho com uma arma? Claro que a atitude do pai não justifica o feito trágico de Dylan, mas pode ter contribuído.

Será que os filhos não estão pedindo pães e seus pais lhes dando pedras? Será que não estão pedindo peixes e os pais lhes dando cobras? Que referência você, pai, tem sido para os seus filhos nesses dias de perda de valores? Que objetivos você tem para eles? As ordens do Senhor ao povo de Israel, em Deuteronômio 6:7, eram: “Ensine [as palavras, a lei, as ordenanças] com persistência a seus fi-lhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver an-dando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar”.

Num tempo de crise de valores familiares, morais e existenciais, quando o in-dividualismo prevalece e o tempo para o outro é escasso, é preciso resgatar a

Page 3: Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · aberta para crianças de 3 a 12 anos de idade. Convi-de amigos, vizinhos e familiares para participar. Jesus quer

orientação bíblica de ensinar nossos filhos, sentar com eles, caminhar com eles.

Que o lamentável episódio ocorrido com nossos irmãos metodistas nos desper-te para muitas reflexões. Para a intolerância ao racismo cla-ro, mas também para pensarmos o que temos despertado na mente e no coração dos nossos filhos. Que Deus nos ajude!

Pr. Sílvio César Leite, da Igreja Metodista em Moreira César

“ Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas

precisam aprender e, se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”Nelson Mandela, político e ativista sul-africano (1918-2013)

MeditaçãoPedro, nosso fiel retrato

Pedro é o personagem mais contradi-tório da História. Oscilava como uma gangorra desde os picos mais altos da coragem até as profundezas da covardia mais vil. Com a mesma velo-cidade que avançava rumo à devoção mais fiel, dava marcha à ré e tropeça-va em suas próprias palavras. Pedro é mais do que um homem paradoxal; é um emblema. Pedro é o nosso fiel re-trato. É a síntese da nossa biografia.

O sangue de Pedro corre em nossas veias e o coração de Pedro pulsa em

nosso peito. Temos o DNA de Pedro. Os-cilamos também entre a devoção e a apostasia. Subimos aos píncaros e caímos nas profundezas. Falamos coisas lindas para Deus e depois tropeçamos em nos-sa língua e blasfemamos contra Ele. Prometemos inabalável fidelidade e depois re-velamos vergonhosa covardia. Revelamos uma fé robusta num momento e em se-guida naufragamos nas águas revoltas da incredulidade. É isso que somos, Pedro!

E quem era Pedro? Pedro era filho de Jonas e irmão de André. Nasceu em Bet-saida, bucólica cidade às margens do Mar da Galileia. Pedro era um pescador ru-de e iletrado, mas detentor de uma personalidade forte. Era notório seu dom de liderança. Pedro era casado. Fixou residência em Cafarnaum, quartel general de Jesus em Seu ministério. Nessa cidade, tinha uma empresa de pesca em socie-dade com Tiago e João, os filhos de Zebedeu.

Pedro foi levado a Cristo pelo seu irmão André. Desde que foi chamado por Cris-to para ser um pescador de homens, ocupou naturalmente a liderança do grupo apostólico. Seu nome figura em primeiro lugar em todas as listas neotestamentá-rias que apresentam os nomes dos apóstolos. Foi o líder inconteste dos apósto-los antes da morte de Cristo e o destacado líder depois da ressurreição de Cris-to. Ele foi o homem que abriu as portas do evangelho tanto para os judeus co-mo para os gentios.

“São Pedro Orando”, por Matthias Stomer (c. 1600).

Page 4: Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · aberta para crianças de 3 a 12 anos de idade. Convi-de amigos, vizinhos e familiares para participar. Jesus quer

Seu ministério foi direcionado especialmente aos judeus, aos da circuncisão. Foi o grande pregador da igreja primitiva em Jerusalém, aquele que levou a Cristo cerca de 3.000 pessoas em seu primeiro sermão depois do Pentecostes. Tam-bém foi dotado pelo Espírito Santo para operar grandes milagres. Até mesmo sua sombra era instrumento poderoso nas mãos de Deus para curar os enfermos.

Pedro foi como uma pedra bruta burilada pelo Espírito Santo. De homem violento, tornou-se um homem manso. De homem afoito e precipitado, tornou-se um ho-mem ponderado. De homem explosivo, tornou-se um homem controlado e pa-ciente. De homem covarde tornou-se um gigante, que enfrentou prisões, açoites e a própria morte com indômita coragem.

Pedro foi um homem de oração. Tinha intimidade com Deus. Porque prevalecia secretamente diante de Deus em oração, levantava-se com poder diante dos ho-mens para pregar. Pedro foi um pescador de homens e um presbítero entre ou-tros presbíteros. Jesus colocou em sua mão o cajado de pastor e ordenou-lhe apascentar Seus cordeiros e pastorear Suas ovelhas. Pedro foi um homem que encorajou a igreja a enfrentar o sofrimento da perseguição e também denunciou com inabalável coragem os falsos mestres que a perturbavam. Esse foi o te-or respectivo de suas duas epístolas. Pedro foi um missionário que, juntamente com sua esposa, anunciou o evangelho em muitos redutos do império romano.

Pedro exaltou a Cristo em sua vida e glorificou a Deus por meio de sua morte. Que você e eu, sigamos as pegadas desse ho-mem de Deus e que em nossa geração, Cristo seja conhecido em nós e por meio de nós!

Por Hernandes Dias Lopes, pastor presbiterianoTrês regras de John Wesley sobre o uso do dinheiro1. Ganhe o máximo que puder – sem prejudicar a si mesmo (nem a saúde nem a al-ma) ou o próximo. Ganhe o quanto puder com honestidade, atividade e bom senso.

2. Economize e guarde o máximo que puder – não gaste em desejos da carne, dos olhos ou do orgulho. Tampouco gaste para essas finalidades com seus filhos, nem deixe fortuna alguma para eles gastarem.

(Se parássemos nessas primeiras duas regras, pareceria mais uma receita pa-ra a ganância do que um caminho para combatê-la. Por isso, devemos prosse-guir para a terceira regra.)

3. Dê o máximo que puder. Providencie o necessário:

Para você mesmo, com prudência e critério, como diante de Deus;

Para todos os que dependem de você, familiares e empregados; e

Tudo que sobrar, para Deus. Lembre-se de que não é a décima parte que per-tence a Deus, ou a quinta, ou a terça, ou a metade, mas tudo.

AvisosFérias da Equipe PastoralNo mês de julho, a Equipe Pastoral da nossa igreja gozará de um tempo de des-canso e de momentos com suas famílias. As férias dos pastores e do seminaris-ta ficaram organizadas assim:

Pr. Tiago e Pra. Laura – de 6 a 15 de julho;Sem. Lucas – de 18 a 27 de julho.

Page 5: Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · aberta para crianças de 3 a 12 anos de idade. Convi-de amigos, vizinhos e familiares para participar. Jesus quer

Escola Bíblica de Férias (EBF) 2015De 16 a 18 de julho de 2015, das 14h00 às 17h00, e no dia 19 de julho, às 9h00, será realizada em nos-sa igreja a tradicional Escola Bíblica de Férias (EBF), aberta para crianças de 3 a 12 anos de idade. Convi-de amigos, vizinhos e familiares para participar. Jesus

quer ensinar a todas as crianças o caminho em que devem andar. O encerramento será no domingo (19/7), durante o culto, a partir das 19h00.

Ministério de Trabalho com Crianças

Curso: “Haggai na Sua Igreja” – Módulo 2Hoje é o último dia de inscrições. Precisamos de, no mínimo, 30 ins-critos para podermos realizar o curso. Por isso, quem for partici-par deve procurar o Pr. Tiago hoje, sem falta, para inscrever-se. Ca-so não cheguemos ao número de 30 participantes, teremos de can-celar o curso.

Quando: O Módulo 2 será no sábado que vem (4/7), das 8h30 às 16h30;Valor por módulo: R$ 45,00;Inscrições: Com o Pr. Tiago.

Aniversariantes28/6 Marilene Carli dos Santos Nogueira

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Ore-mos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Célia, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Elenice (irmã da d. Neusa), do Enemézio (irmão da Ed-na), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jar-

bas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Te-reza (sogra da Maria José) e do Wanderlei;

• Pela Clínica Neemias e pelo tratamento do Leandro;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

Page 6: Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De ... · aberta para crianças de 3 a 12 anos de idade. Convi-de amigos, vizinhos e familiares para participar. Jesus quer

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (28/6) PRÓX. DOMINGO (5/7)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Marcel Almir

INTERCESSÃO Manoel/Marilene –

MINISTÉRIO INFANTIL Jéssica/Equipe pastoral Bia Bentley/Carol Z./Thaís

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Ziza

OPERADOR DE CÂMERA Guto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Marilene Pra. Laura/Sem. Lucas

PREGADOR Pra. Laura Pr. Tiago