imaturidade e drogadicção.

13
Como identificar os traços infantis da nossa personalidade

Transcript of imaturidade e drogadicção.

Page 1: imaturidade e drogadicção.

Como identificar os traços infantis da nossa personalidade

Page 2: imaturidade e drogadicção.

*através dos estágios de desenvolvimetonaturais da vida o indivíduo vai ganhando habilidades emocionais e racionais que os tornam cada vez mais preparados para enfrentar as situações que a vida lhe apresente.

*vários fatores externos contribuem para a formação de um indivíduo,dentre eles, o mais importante é o ambiente familiar.

Page 3: imaturidade e drogadicção.

* é na infância que o processo de exigências egoistas começam a ser criados, veja como:

A criança chora e os pais ou responsáveis tentam de todas as formas desvendar os motivos do choro avaliando possibilidades como fome,sede,dores,febre etc...

Neste contexto a criança acaba por se tornar o centro do universo das pessoas ao seu redor e suas necessidades são atendidadas de forma imediata.

Page 4: imaturidade e drogadicção.

Pessoas com problemas de adicção,seja ela de qual natureza for(drogadicção, farmacodependência,alcoolismo etc...) tem em comum em suas personalidades traços caracteristicos de imaturidade e infantilidade.

Isto aconteçe por que os adictos não se desenvolvem emocionalmente como as pessoas

“normais”.

Page 5: imaturidade e drogadicção.

“ a imaturidade é caracterizada pela pouca capacidade racional e emocional para interagir com as situações e a realidade!!!!!!

Page 6: imaturidade e drogadicção.

*pessoas adictas tem em sua natureza o egocêntrismo, a necessidade de satisfação imediata e a tendência a transferir responsabilidades;

*adictos tem caracterizados em sua natureza

o defeito de caráter mais comum em pessoas imaturas; A REBELDIA.

adictos em especial desejam que tudo gire ao seu redor,mas ele mesmo, o ADICTO, tem pouca responsabilidade com suas atitudes e consequências.

Page 7: imaturidade e drogadicção.

* ao longo da adicção ativa os comportamentos do adicto vai aos poucos destruindo as relações interpessoais e emocionais, causando prejuizosa si mesmo e em todos ao seu redor,acabando assim por adoeçer o ambiente onde vive.

*cada vez menos ele consegue desmpenhar e cumprir suas responsabilidades e cada vez mais é cobrado por isso...e o conflito acaba por se tornar “justificativa”para alimentar mais os padrões de imaturidade e rebeldia.

Page 8: imaturidade e drogadicção.

*adictos que estão iniciando um processo de recuperação normalmente criam mecanismos de defesa e agem com imaturidade e infantilidade tentando a todo custo evitar um sentimento que não suporta: A DOR!!!

Sentimentos negativos de culpa,vergonha começam a cobrar o individuo que inicia um processo de recuperação,isso é normal, mas ADICTOS em particular tem pouca tolerância a sentimentos negativos.

Page 9: imaturidade e drogadicção.

*em recuperação encontramos ferramentas para começar a superar e a desenvolver mais capacidade de desenvolver a maturidade que vai nos auxiliar no processo de recuperação como:

ACEITAÇÃO: encontrar maneiras mais responsáveis de lidar com as situações da vida.

RENDIÇÃO: deixar de culpar tudo ao redor pelo que lhe aconteçe de desagradável,assumir suas responsabilidades e enfrentar as dificuldades,tenha calma, EXISTE AJUDA!!!!!

Page 10: imaturidade e drogadicção.

VAMOS COMPREENDER DE FORMA PRÁTICA O PERFIL DO IMATURO, INFANTIL...E DE FORMA DIVERTIDA TAMBÉM....

a criança acorda e logo diz para sua mãe:

BOM DA MAMÃEZINHA QUERIDA QUE EU AMO, TEM CAFÉ DA MANHÃ????

nada de assustador correto?????

Page 11: imaturidade e drogadicção.
Page 12: imaturidade e drogadicção.

A CRIANCINHA ESTÁ ACORDANDO AS 10 HORAS DA MANHÃ E TEM 38 ANOS...

Page 13: imaturidade e drogadicção.