Imitar O Chefe, Apanhar A Cauda, O SéRio

1
Imitar o chefe Organiza-se a classe numa roda e escolhe-se um aluno para ser o primeiro a começar o jogo. Este é o chefe e propõe uma maneira de andar: aos saltos, de gatas, a mancar, etc. Todos na roda o imitam, reproduzindo o movimento proposto e, a um sinal do professor, previamente estabelecido (por exem- plo, um assobio), o aluno seguinte na roda passa a ser o chefe, propondo ele uma nova maneira de andar. O jogo só termina quando todos os alunos tiverem passado pelo papel de chefe. Apanhar a cauda Com a classe organizada em grupos de seis a oito alunos, dispostos em colunas, cada aluno agarra-se com as mãos à cinta do colega da frente. O primeiro ele- mento da fila é a cabeça do cão e o último, com uma corda presa à cinta, é a cauda do animal. O jogo começa com o primeiro, a cabeça, a tentar apa- nhar o último, a cauda, que deve fugir-lhe. Durante esta dis- puta, a fila não pode ser desfeita, isto é, os alunos que for- mam o corpo do cão não podem largar a cinta dos outros. Quando a cabeça apanhar a cauda, o aluno da frente passa para o último lugar da fila, tomando a posição de cauda. Todos os alunos devem experimentar as duas posições. O sério Um aluno senta-se frente à classe. Os colegas, à vez, têm de tentar que ele se ria, fazendo-lhe caretas, macaca- das, contando anedotas, dizendo palavras engraçadas, etc. Quando o Sério se rir, cede o seu lugar àquele que o venceu. 1 Entradas 10 Cabe ao professor gerir o tempo de execução de cada movimento proposto, em função do seu interesse e da eventual dificuldade de alguns alunos em executá-lo correctamente. Não é permitido tocar no Sério, nem este pode fechar os olhos ou tapar os ouvidos.

Transcript of Imitar O Chefe, Apanhar A Cauda, O SéRio

Page 1: Imitar O Chefe, Apanhar A Cauda, O SéRio

Imitar o chefeOrganiza-se a classe numa roda e escolhe-se um

aluno para ser o primeiro a começar o jogo. Este é ochefe e propõe uma maneira de andar: aos saltos, degatas, a mancar, etc.

Todos na roda o imitam, reproduzindo o movimentoproposto e, a um sinal do professor,previamente estabelecido (por exem-plo, um assobio), o aluno seguinte naroda passa a ser o chefe, propondo eleuma nova maneira de andar. O jogosó termina quando todos os alunostiverem passado pelo papel de chefe.

Apanhar a caudaCom a classe organizada em grupos de seis a oito

alunos, dispostos em colunas, cada aluno agarra-se comas mãos à cinta do colega da frente. O primeiro ele-mento da fila é a cabeça do cão e o último, com umacorda presa à cinta, é a cauda do animal.

O jogo começa com o primeiro, a cabeça, a tentar apa-nhar o último, a cauda, que deve fugir-lhe. Durante esta dis-puta, a fila não pode ser desfeita, isto é, os alunos que for-mam o corpo do cão não podem largar a cinta dos outros.

Quando a cabeça apanhar a cauda, o aluno da frentepassa para o último lugar da fila, tomando a posição decauda. Todos os alunos devem experimentar as duasposições.

O sérioUm aluno senta-se frente à classe. Os colegas, à vez,

têm de tentar que ele se ria, fazendo-lhe caretas, macaca-das, contando anedotas, dizendo palavras engraçadas,etc. Quando o Sério se rir, cede o seu lugar àquele que ovenceu.

1 Entradas

10

Cabe ao professor gerir o tempode execução de cada movimentoproposto, em função do seuinteresse e da eventualdificuldade de alguns alunos emexecutá-lo correctamente.

Não é permitido tocar no Sério,nem este pode fechar os olhosou tapar os ouvidos.